(rogo que você aperfeiçoe esta
tradução de Google, cole os versículos da ACF ou da LTT, e envie a Hélio)
(In Essentials Unity)
Updated January 22, 2019
(first published March 18, 2010, traduzido em http://solascriptura-tt.org )
https://www.wayoflife.org/reports/in_essentials_unity.html
David Cloud
Way
of Life Literature, PO Box 610368, Port Huron, MI 48061
866-295-4143, fbns@wayoflife.org
A filosofia evangélica é frequentemente afirmada pelo dito: “Na
unidade essencial; na liberdade não essencial; em todas as
coisas caridade.
Embora comumente atribuído a Agostinho, foi aparentemente declarado pela
primeira vez pelo luterano do século XVII Rupertus Meldenius (também conhecido
como Peter Meiderlin).
Tornou-se o grito de guerra dos Morávios, que tinham um maravilhoso zelo
missionário, mas mantiveram tais heresias romanistas como batismo infantil e um
sacerdócio ordenado e que promoveram a unidade acima da verdade absoluta da
Palavra de Deus com o propósito de "reavivamento".
O princípio “na liberdade não essencial” foi adotado pelo movimento
fundamentalista do século XX. O fundamentalismo enfocou uma unidade
construída em torno dos “fundamentos da fé” enquanto minimizava “questões
menores”. O objetivo pragmático era criar a maior frente única possível contra
o modernismo teológico e para evangelismo e missões mundiais.
“O fundamentalismo histórico sempre foi caracterizado por um núcleo de
doutrinas bíblicas, históricas e ortodoxas. ... A maioria
dos fundamentalistas se contentaria com termos como "doutrinas
principais" ou "doutrinas cardeais" para descrever seu consenso. ... [T] aqui
estão outros distintivos doutrinários que alguns podem reivindicar como
fundamentalistas. Mas, para fazer essas crenças, os artigos de fé fundamentalista
cortariam o canal do movimento mais estreitamente do que a história permitiria
”(Rolland McCune, Detroit Baptist Seminary Journal, outono de
1996).
Esta tem sido também uma marca da Convenção Batista do Sul. Ao descrever
por que ele está contente em ser um Batista do Sul, o Pastor Ben Simpson diz:
“Estou cativado pelo compromisso com a unidade nos fundamentos e missão de
Cristo, enquanto permitimos a diversidade nos aspectos não essenciais e na
metodologia” (“Duas visões divergentes dos jovens”. Pastores, ”Baptist Press,
14 de abril de 2011).
Os líderes da SBC David Dockery, Timothy George e Thom Rainer expressam a
filosofia predominante nas seguintes palavras:
Embora eu possa discordar de alguns sobre questões secundárias e terciárias,
não deixarei que esses pontos de desacordo derrubem pontes de relacionamentos
com irmãos e irmãs em Cristo. ... Precisamos de um novo espírito de
respeito mútuo e humildade para servir junto com aqueles com quem temos
diferenças de convicção e opinião. É possível dar
as mãos a irmãos e irmãs que discordam em questões secundárias e terciárias de
teologia ... ”( Building Bridges , 2007, pp.
11, 34).
Esse dito tem sido uma filosofia integral do Novo Evangelismo. Eles podem
representar dez ou vinte ou trinta “cardeais”, mas eles se recusam a fazer uma
pergunta sobre o conselho inteiro de Deus.Particularmente quando se trata de
associações, eles acreditam que existem “não essenciais” que não devem
atrapalhar a unidade.
Líderes evangélicos influentes, como Chuck Swindoll, mantêm essa filosofia. Ele escreve:
“Houve um tempo em minha vida em que eu tinha uma posição de que a vida era tão
rígida que eu lutaria por cada jota e titulo. Quero dizer,
não consegui listar coisas suficientes pelas quais morreria.Quanto mais velho
fico, mais curta fica essa lista ”( Grace
Awakening , p. 189).
Isso nos lembra que, uma vez que você adquire o princípio de “liberdade não
essencial”, sua lista de “não essenciais” tende a crescer cada vez mais à
medida que suas associações se ampliam.
O movimento Promise Keepers promoveu essa filosofia como base de sua ampla
unidade. O livreto do Embaixador dos Guardadores da Promessa alistou os
seguintes exemplos de questões que devem ser ignoradas em prol da unidade: segurança
eterna, dons do Espírito, batismo, profecia pré-tribulação ou pós-tribulação,
sacramentos ou ordenanças ”(livreto do Embaixador do PK).
Nos últimos anos, muitos pregadores batistas fundamentais
proeminentes adotaram o princípio de “unidade essencial”.
Em seu livro Thinking Outside the Box , Charles Keen
disse:
“Sou um aprendiz lento, mas finalmente percebi que nem toda a verdade é de igual
valor. Algumas verdades eu diferem dos outros e dividir ou até mesmo
morrer (pelo menos eu deveria). Com os outros, posso ficar
desconfortável com a forma como são tratados por meus irmãos, mas ainda posso
ter comunhão com eles pessoalmente ou, em alguns casos, eclesiásticos. Precisamos
desenvolver algum "ecumenismo dentro dos parâmetros do
fundamentalismo". ... Vamos decidir quem são os inimigos da cruz e dividir a partir
deles. Então vamos decidir quem são os amigos da graça e tolerá-los. Não precisamos
nos unir, mas precisamos de unidade ”( Thinking
Outside the Box , 2003, p. 81).
Clayton Reed, da Southlake Baptist Church, Southlake, Texas, e chefe da Global
Church Planters, * em seu artigo sobre "Separação Eclesiástica", diz
que não devemos nos separar de não-fundamentais. Ele cita John
Rice dizendo que devemos trabalhar com aqueles que discordam sobre o batismo,
as línguas, a profecia, a eleição, a associação com a SBC. Reed conclui:
“Devemos nos unir a todo cristão disposto e caloroso no avanço do reino de
nosso Senhor enquanto é dia.” (* Na época em que ele escreveu este artigo, Reed
era o chefe da Global Church Plantters, mas foi posteriormente transformado
para a Igreja Batista Peachtree Road de Suwanee, Georgia.)
Paul Chappell, pastor da Igreja Batista de Lancaster, juntou-se a Reed como
co-autor de Church Still Works . Observe o
seguinte trecho:
“Por outro lado, uma das fraquezas dos batistas independentes tem chamado os
não-essenciais, essenciais. ... Praticamente falando - será
impossível para nossas igrejas ser o que Deus planejou e fazer a diferença que
'sal e luz' devem fazer se estivermos debatendo questões menores ”( Church Still
Works , p. 215).
Pastor Chappell não nos diz quais são essas “questões menores”. Ele diz que não
devemos fazer “preferências pessoais” em questões importantes, mas quais são
essas “preferências pessoais”? Ele diz que a segurança eterna e a
realidade de um inferno literal e a doutrina da igreja local são “verdades
essenciais”, mas estas não estão em questão entre os batistas mais
fundamentais. O que Chappell não lida são as doutrinas que são questões reais
hoje entre os batistas fundamentais, tais como arrependimento, modéstia no
vestir, música de adoração contemporânea, textos bíblicos e versões, eleição e
construção de pontes para batistas do sul e evangélicos. São estas
"questões menores"? Os batistas independentes devem ser
unidos apesar dessas questões? Não obtemos respostas claras, apenas
afirmações vagas sobre uma unidade que desconsidera "preferências".
Isso nos lembra que muitos homens que estão usando os termos “essencial” e “não
essencial” se recusam a nos dizer exatamente o que querem dizer e exatamente
onde as linhas devem ser desenhadas.
Kevin Bauder, presidente do Seminário Batista Central em Minnesota, elogia
"evangélicos conservadores" em seu blog e promove a filosofia
"não essencial":
“O evangelicalismo conservador abrange um espectro diversificado de líderes
cristãos. John Piper, Mark Dever, John
MacArthur, DA Carson, Al Mohler, RC Sproul ... Esses indivíduos e organizações
exibem uma notável variedade de diferenças, mas podem ser classificadas juntas
devido ao seu vigoroso compromisso e defesa do evangelho ”( No Nick of
Time , blog de Bauder, março de 2010).
Em uma correspondência para seus ex-alunos anunciando sua Conferência Nacional
de Liderança em fevereiro de 2011, o Calvary Baptist Seminary de Lansdale,
Pensilvânia, declarou:
“Devemos conceder um ao outro a liberdade de manter pontos de vista diferentes
e de nos abstermos de campanhas de cartas cáusticas para ou sobre aqueles com
quem podemos diferir. ... em nosso zelo de lutar fervorosamente pela fé, o
fundamentalismo tornou-se mais preocupado com questões menores e menos
preocupado com o que a Bíblia claramente apresenta como os principais. ”
As “questões menores” são, supostamente, coisas como: qual texto grego ou
tradução para o inglês usar, padrões de vestuário, estilos musicais, eleição e
batismo. Somos informados de que tais coisas não devem determinar a
comunhão. O seminário usou essa filosofia para explicar por que convidaram
Ed Welsh, um presbiteriano, como palestrante para a Conferência Nacional de
Liderança anual em 2009 e para o Novo Evangélico Batista do Sul Mark Dever em
2010. (A igreja de Dever, Capitol Hill Baptist em Washington, DC é um membro da
Convenção Batista do Distrito de Columbia, que é uma parceria com a muito
liberal American Baptist Church, a Cooperative Baptist Fellowship e a Baptist
World Alliance.)
Clarence Sexton está promovendo este princípio através de suas conferências da
Independent Baptist Friends International. Em 2012 ele
disse:
“Existe um IRREDUCIBLE BODY OF TRUTH (por exemplo, quem é Deus, qual é a Sua
Palavra, o que Ele diz sobre a salvação, a igreja local do Novo Testamento). Há uma série
de coisas que estão neste corpo irrecuperável da verdade. E acredito que
em todo o mundo Deus levantará círculos de amigos. Eles têm a
verdade; as pessoas precisam do Senhor; e eles vão
trabalhar juntos ”(Sexton,“ No Alto Caminho com uma Alta Visão de Deus ”,
YouTube.com, 9 de abril de 2012).
O “corpo irredutível da verdade” refere-se aos “essenciais” que são a alegada
base para a unidade e o ministério conjunto.
Em nome do evangelismo e das missões mundiais, Sexton considera coisas como a
questão do texto bíblico, vestuário, música, calvinismo, modos e candidatos ao
batismo, e separação da SBC como “não essenciais” que não devem impedir a
comunhão. Ele não diz isso de imediato, mas é óbvio, já que ele tem homens
representando uma ampla variedade de opiniões sobre esses assuntos como oradores
em sua igreja, escola e conferências.
Matt Olson, ex-presidente da Northland University, usou a filosofia “in
essentials unity” como base para as mudanças que ele introduziu na escola. Ele disse que
questões como “traduções da Bíblia, música, roupas, métodos de ministério,
associações secundárias” não são essenciais e tais coisas não devem ser usadas
como base para a separação (“Perseguindo a Transparência com a Mudança”,
MatthewOlson.com, abril de 18, 2013).
John Van Gelderen e James Hollandsworth também estão promovendo a filosofia “em
unidade essencial”. Em um blog de RevivalFocus Ministries, Hollandsworth diz:
“A união é um dos efeitos abençoados do avivamento. Pequenas
diferenças, e muitas vezes distinções denominacionais, tendem a se tornar de
menor importância quando o Espírito de Deus, o Espírito do Amor, desce. A desunião,
por outro lado, é um dos grandes obstáculos ao reavivamento corporativo ”(“
Buscando o Espírito de Amor e Unidade: Parte 1 ”, revivalfocusblog.com, 13 de
dezembro de 2012).
O Espírito de Deus é de fato o Espírito do amor, mas também é chamado o
Espírito da Verdade múltiplas vezes nas Escrituras. Ele nunca
minimizaria qualquer parte da Escritura inspirada por qualquer objetivo,
incluindo "reavivamento".
Mais uma vez, esses homens não definem “pequenas diferenças” ou “distinções
denominacionais”, propositalmente deixando o assunto vago. Se as
“diferenças insignificantes” corresponderem a coisas que não são claramente
ensinadas nas Escrituras, como a época dos cultos da igreja e se devem ou não
ter uma Escola Dominical, isso é uma coisa, mas se elas estão se referindo a
coisas que são claramente ensinadas nas Escrituras, eles não são "mesquinhos".
O fato de Hollandsworth usar os morávios como um exemplo da verdadeira unidade
cristã, ignorando o fato de que eles eram batizados infantis e sacramentalistas
e místicos contemplativos, está claro que eles estão se referindo a questões
bíblicas. Van Gelderen e Hollandsworth, e outros , aceitariam o
batismo infantil como um “não essencial”? Aparentemente
eles o fariam se pudessem escapar com isso aos olhos de seus irmãos.
Hollandsworth escreve:
“Se eu estivesse vivendo nos dias anteriores à ascensão do movimento
fundamentalista, eu poderia me unir em oração por avivamento com alguns homens
de um rótulo denominacional diferente, homens como Jonathan Goforth, DL Moody,
George Whitefield e John Wesley” (“ Buscando o Espírito de Amor e Unidade: Parte
2 ”, revivalfocusblog.com, 13 de dezembro de 2012).
Whitefield e Wesley, é claro, praticavam o batismo infantil, enquanto Moody era
um ecumenista inovador que se unia a modernistas teológicos. Ainda
Hollandsworth diz: "Eu tenho um espírito de unidade com esses homens,
porque eles eram fundamentais na doutrina e apaixonados por avivamento."
Esses homens, assim como os morávios, tinham um zelo pela causa de Cristo, na
medida em que entendiam isso, mas isso não desculpa suas heresias, e isso não
significa que devamos seguir seus passos doutrinariamente confusos, e isso não
acontece. significa que devemos nos unir a homens que praticam as mesmas
heresias hoje.
Somos informados de que os Morávios fizeram bem em tratar “questões
soteriológicas e santificação calvinistas - incluindo padrões pessoais” como
não essenciais em prol da unidade e que os “fundamentalistas” hoje devem imitar
seu exemplo (revivalfocusblog.com, 13 de dezembro. 2012).
Dizem-nos que o Conde Zinzendorf foi guiado pelo Espírito de Deus quando
elaborou um pacto que exortava as pessoas a “procurar e enfatizar os pontos em
que concordaram, em vez de enfatizar suas diferenças”. É-nos dito que Deus
estava tão satisfeito com isso, Ele "enviou um grande derramamento de Seu
Espírito".
Isso é presunçoso. Em nenhum lugar a Bíblia sequer sugere que Deus ficaria satisfeito
quando um grupo de cristãos minimizar o ensino claro de qualquer parte de Sua
Palavra em prol da unidade.
Um erro fundamental nesse pensamento é que ele busca preservar “o movimento
fundamentalista”. O movimento fundamentalista sempre esteve disposto a
comprometer a Palavra de Deus em prol da unidade. A filosofia
fundamentalista da unidade não estava certa na década de 1920 e não está bem
hoje.
Na parte 2 do seu blog “Buscando o Espírito de Amor e Unidade”, Hollandsworth
diz que não está pedindo por unidade com “evangelismo mais amplo”, mas é
exatamente isso que está acontecendo em todos os lados entre os
“fundamentalistas”. , Liberty, Tennessee Temple, Calvário Batista Lansdale, Seminário
Batista Central. Veja a Trinity Baptist, Jacksonville, Flórida. Veja como Paul
Chappell e seus amigos estão recomendando os escritos dos homens no
“evangelismo mais amplo” em seu blog. (Para
documentação, ver "Revisão da Igreja ainda funciona" em
www.wayoflife.org).
Por que o princípio de Hollandsworth iria parar na porta dos batistas
fundamentais? Por que não inclui "evangélicos conservadores" como Al
Mohler e Ed Stetzer e John MacArthur? A resposta é
que seu princípio guia e levará os “fundamentalistas” a unirem-se aos “evangélicos
conservadores”, se for aplicado consistentemente, e isso, por sua vez,
certamente levará ao “evangelismo mais amplo”, porque o evangelismo hoje é uma
casa ampla com muitos quartos e caminhos entre todos os quartos, desde os mais
conservadores aos mais liberais. Nós documentamos isso em muitos
relatórios. (Veja, por exemplo, o e-book gratuito The Emerging
Church Is Coming e o eVideo gratuito O Espírito Estrangeiro da Música
Contemporânea de Adoração , disponível em www.wayoflife.org.)
Matt Olsen, ex-presidente da Northland University, disse que os evangélicos
conservadores estão "no espírito do fundamentalismo histórico"
("Perseguindo a Transparência com a Mudança", MatthewOlson.com, 18 de
abril de 2013).
Esse pensamento recentemente levou Northland aos braços da Convenção Batista do
Sul. (Veja “Northland Officially uma Instituição Batista do Sul”, Friday Church
News Notes , 24 de outubro de 2014).
Eu desafio qualquer um a fornecer uma sólida base bíblica para a “unidade
essencial”; na doutrina da liberdade não essencial ”.
Eu não quero uma lição na história da igreja. O que os
morávios ou fundamentalistas de tempo antigo fizeram ou não fizeram é
interessante e educacional, mas tem autoridade zero, a menos que se alinhe
corretamente com as Escrituras.
Eu também não quero uma lição de pragmatismo. Se a “unidade
no essencial” promoveria ou não “reavivamento” ou “evangelismo” ou “trazer a
América de volta a Deus” ou “ciência da criação” ou qualquer número de outros
objetivos dignos não está aqui nem ali, porque o pragmatismo não tem
autoridade.
A única autoridade para fé e prática é a Bíblia, e não há suporte para “na
unidade essencial” nas Escrituras. É um princípio
criado pelo homem criado para promover uma agenda pragmática.
Considere a lei do Antigo Testamento. Sua exigência
foi resumida em Deuteronômio 27:26, que Paulo citou como segue:
“Maldito todo aquele que não permanece em TODAS as
coisas que estão escritas no livro da lei para fazê-las” (Gálatas 3:10).
O salmista pregou o princípio de todas as coisas.
Portanto, amo os teus mandamentos acima do ouro; sim, acima do
ouro fino. Portanto, eu consideroTODOS OS SEUS PRECEITOS concernentes a TODAS AS
COISAS ; e eu odeio todas as maneiras falsas ”(Salmos 119:
127-128).
Observe que a razão pela qual o salmista estimava todos os preceitos de Deus
era que ele tinha um relacionamento apaixonado e uma visão elevada da Palavra
de Deus, amando-a acima do ouro.
Observe que o salmista não apenas odiava as coisas que eram contrárias às
doutrinas “essenciais” da Palavra de Deus. Ele odiava todo caminho falso.
Não há princípio “não essencial” no Novo Testamento também.
O Senhor Jesus Cristo ordenou a Seus discípulos que ensinassem a seus
convertidos “a observar TODAS AS COISAS que eu lhes ordenei” (Mateus 28:20).
O apóstolo Paulo lembrou aos élderes em Éfeso que a razão pela qual ele estava
livre do sangue de todos os homens era que ele havia pregado TODO CONSELHO DE DEUS (Atos
20:27).
Quanto mais clara e fervorosamente você pregar todo o conselho de Deus, menor
será a probabilidade de você se unir ao ministério com aqueles que possuem
diferentes doutrinas.
Em 1 Coríntios 11: 2 Paulo disse à igreja em Corinto: “Agora eu vos louvo,
irmãos, que vos lembrareis de mim em TODAS AS
COISAS e guardai as ordenanças, como as entreguei a vós”.
Esta passagem trata do comprimento do cabelo e da Ceia do Senhor, que são
amplamente considerados “não essenciais”, mas Paulo elogiou a igreja por
lembrar-se dele em TODAS as coisas.
À luz deste claro ensino bíblico, rejeito a filosofia que repreende aqueles que
fazem uma questão de comprimento do cabelo ao invés de repreender aqueles que
ostentam sua "liberdade" nesta questão.Quando a Palavra de Deus fala,
nossa liberdade acaba. Quando a Palavra de Deus fala sobre qualquer assunto, nossa
liberdade termina. Quando a Palavra de Deus diz que é uma vergonha que um homem tenha
cabelos longos e que o cabelo comprido seja a cobertura e a glória da mulher,
esse é o fim da questão e é nossa parte honrar a Deus obedecendo à Sua Palavra.
Paulo instruiu Timóteo a “guardar este mandamento SEM SPOT ,
irrepreensível, até o aparecimento de nosso Senhor Jesus Cristo ”(1 Timóteo
6:14). Um ponto é uma coisa pequena, aparentemente insignificante.
Esta epístola em particular contém mandamentos sobre coisas como o papel da mulher
no ministério (1 Timóteo 2:12), que é amplamente considerado um “não essencial”
hoje. Paulo ensinou a Timóteo uma abordagem totalmente diferente em
relação a tais ensinamentos.
Eu desafio qualquer um a me mostrar onde a Escritura encoraja o crente a tratar
alguma doutrina como “não essencial” por qualquer motivo. Eu tenho
emitido esse desafio há anos e ainda estou esperando por uma resposta.
Algumas heresias são chamadas de "heresias condenáveis"
(2 Pedro 2: 1). Isso se refere às heresias que condenam a alma, heresias que um
verdadeiro crente não pode suportar. São heresias
referentes a coisas como o nascimento virginal, divindade, humanidade,
ressurreição e expiação de Jesus Cristo, a Trindade, um evangelho sadio e a
inspiração divina da Escritura.
Considere as seguintes questões que são amplamente tratadas como “não
essenciais” hoje, até mesmo por aqueles que se dizem batistas fundamentais.
A modéstia é considerada um não essencial, mas na realidade é uma doutrina
fundamental, porque a Bíblia tem muito a dizer sobre isso. (No livro Vestindo-se
para o Senhor , exegetamos 25 passagens bíblicas importantes sobre este tópico
que contêm princípios que podem ser aplicados a qualquer época ou cultura.) A
Bíblia falou sobre a questão da modéstia e não trataremos isso como algo
Aqueles que honram a Palavra de Deus podem desenhar linhas de vestuário de
maneiras ligeiramente diferentes, mas não tratarão esse assunto como um “não
essencial”.
A música sagrada, outro assim chamado não essencial, é na verdade uma doutrina
fundamental (Efésios 5:19; Colossenses 3:16). Centenas de
Escrituras lidam diretamente com a música e muitas outras contêm princípios que
são aplicáveis à música. A música é uma
das forças mais poderosas da sociedade moderna. A música está
no coração e alma do mundanismo, compromisso e apostasia hoje. É um elemento
importante na construção de uma igreja mundial. Tratar a
música como uma espécie de não essencial é loucura espiritual.
A inconformidade com o mundo é uma doutrina fundamental. Muitas
Escrituras ensinam direta e claramente a doutrina da separação do mundo (por
exemplo, Romanos 12:22; Efésios 5:11; Tito 2:12; Tiago 1:27; 4: 4; 1 João 2:
15-17; 5: 19; Provérbios 4: 14-15).
Adoração em espírito e verdade é uma doutrina fundamental (João 4:23), então a
questão de adoração contemporânea NÃO PODE ser um não essencial.
A preservação das Escrituras é uma doutrina fundamental (1Pe 1:25).
"Quem quiser" eleição é uma doutrina fundamental (em oposição à
eleição "soberana"). "Todo aquele que crê" é
repetido sete vezes em cinco livros. A Bíblia
ensina claramente que todos são convidados a serem salvos e todos podem ser salvos.
O arrependimento e o bom ganho de almas é uma doutrina fundamental. (Estou
convencido de que a "oração rápida" é condenável e me recuso a me
associar estreitamente e ministrar com aqueles que a praticam.)
O batismo é uma doutrina fundamental, e o ensino da Bíblia sobre o método do
batismo é tão claro quanto seu ensino sobre o propósito do batismo. É por isso que
eu recusei um convite alguns anos atrás para pregar em um seminário
presbiteriano bíblico. Eu não posso tratar a eleição ou o batismo como "não
essenciais".
A humildade pastoral é uma doutrina fundamental (1 Pedro 5: 1-3).
A disciplina na igreja é uma doutrina fundamental (1 Coríntios 5).
A separação dos irmãos comprometedores é uma doutrina fundamental (por exemplo,
2 Tessalonicenses 3: 6).
Reprovar os pregadores comprometedores é uma doutrina fundamental (Gálatas 2:
11-15).
Alguns tentam usar Romanos 14 para sustentar a filosofia da
“liberdade não essencial”, mas Romanos 14 não diz que alguma doutrina bíblica é
não essencial. Diz que devemos permitir uns aos outros liberdadeem assuntos em
que a Bíblia é silenciosa ! Os exemplos
que Paulo dá para ilustrar seu ensino são a dieta e a guarda dos dias santos. Essas são
coisas sobre as quais a fé do Novo Testamento é silenciosa. Não há
doutrina de dieta no Novo Testamento, portanto, é estritamente uma questão de
liberdade cristã.
A “doutrina não essencial” é uma doutrina não ensinada nas
Escrituras ou uma doutrina que não é clara nas Escrituras. Quando estamos
lidando com coisas como dieta ou dias sagrados ou a ordem do serviço ou a hora
e o dia das reuniões de oração ou o número de diáconos ou usar ou não
instrumentos musicais ou se envolver ou não na política ou ter ou não ter uma
Escola Dominical ou um ministério formal de jovens ou o tempo e a frequência da
Ceia do Senhor ou ter ou não um ministério de ônibus ou quanto apoiar os
missionários ou o que o pregador deve usar ao pregar ou é certo vender livros
ou outras coisas nos cultos da igreja e em mil outras coisas semelhantes,
estamos lidando com opinião, tradição e praticidade, em vez de com o ensino
claro da Palavra de Deus, e cada igreja deve ter uma opinião própria nesses
assuntos.
Estes são os tipos de coisas que são "não essenciais".
E se algo não está exatamente claro nas Escrituras, não deve ser uma questão de
divisão. Há muitas coisas como esta, como as seguintes: Quem são os “filhos
de Deus” em Gênesis 6? Quem é o 12º apóstolo (Matias ou Paulo)? Quando a
igreja começou? 1 Timóteo 2:12 significa que uma mulher não pode liderar um coro
misto? Quem são as duas testemunhas de Apocalipse 11? Qual é a
cobertura da cabeça de 1 Coríntios 11? A Bíblia
ensina comunhão fechada ou comunhão íntima?
Existem diferenças de opiniões sobre tais coisas pela simples razão de que as
Escrituras não falam com uma voz clara sobre essas questões específicas. Não é
completamente silencioso, mas também não é completamente claro. Como o Senhor
sabe falar claramente, isso deve ser por uma razão, e concluo que, em tais
assuntos, devemos permitir diferenças de opinião.
Cada igreja pode tomar sua própria decisão em tais coisas, mas as decisões em
tais assuntos não chegam ao nível da lei e da doutrina dogmática.
E quanto à unidade cristã? Não devemos
lutar pela união? De fato, devemos interpretar isso de acordo com a Bíblia e não de
acordo com o pensamento “fundamentalista”.
Vemos a base da verdadeira unidade cristã em passagens como as seguintes:
“Agora, irmãos, peço-vos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que TODOS FALAM A
MESMA COISA e que não haja divisões entre vós; mas que vocês
estejam perfeitamente unidos na MESMA MENTE e no mesmo
julgamento ”(1 Coríntios 1:10).
“Somente seja a vossa conversação conforme se converta no evangelho de Cristo:
para que, quer eu venha e veja-te, ou esteja ausente, possa ouvir de vossos
assuntos que vos apresentes num só espírito,COM UMA MENTE lutando juntos
pela fé. do evangelho ”(Filipenses 1:27).
Esta é a genuína unidade cristã. Não é unidade na diversidade. Não é uma unidade
baseada em compromisso compartilhado; é baseado na
verdade compartilhada. É uma unidade entre aqueles que acreditam na mesma coisa.
Muitos argumentarão que esse tipo de unidade seria muito estreito, e isso é
certamente verdade, mas é exatamente o que a Bíblia requer. Qualquer outra
coisa é uma unidade feita pelo homem, baseada no pensamento humano e no
pragmatismo, e não na Palavra de Deus.
É importante notar que ambos os versos anteriores (1 Coríntios
1:10; Fp 1:27) são encontrados no contexto das epístolas escritas às igrejas
locais: a igreja em Corinto e a igreja em Filipos.
É a igreja que é o pilar e a base da verdade (1Tm 3:15), e no contexto esta é a
“igreja” que tem pastores e diáconos (1Tm 3: 1-14).
Uma das principais razões pelas quais os homens comprometeram o ensino da
Bíblia sobre a unidade e ampliaram a base da unidade é porque eles não estão
contentes com a igreja. Eles querem construir escolas e associações e denominações e
missões e movimentos que operam além dos limites da igreja do Novo Testamento,
independentemente de quão formal ou informal.
Dentro de uma igreja local, podemos praticar a verdadeira unidade bíblica
cristã, tendo, e de fato aplicando, uma mente em doutrina e prática. Nossa igreja,
por exemplo, tem uma longa declaração de fé e aliança, e ninguém pode ser um
membro que não tenha a mesma semelhança. Nós reforçamos
essa posição de “mente única” sobre a autoridade da Palavra de Deus.
Além da igreja, podemos ter comunhão, associar-nos com outros cristãos, na
medida em que compartilhamos “uma só mente” na verdade.
Se estou contente com a igreja local e não estou tentando construir algo além
disso, não me sinto tentado a comprometer a verdade em prol de uma “unidade
mais ampla” e de uma “tenda maior”.
São indivíduos e famílias e igrejas que cumprem a Grande Comissão do Senhor.
1. Devemos
rejeitar o princípio de "unidade nos essenciais nos une" como
heresia.
Devemos traçar as linhas relativas à unidade e separação no lugar ensinado pela
Palavra de Deus, não o lugar ensinado por qualquer outra
"autoridade".
2. Como nos
referimos a “toda doutrina”?
Tendo visto que toda doutrina tem alguma importância do ponto de vista bíblico,
como nos posicionamos por toda a doutrina?
Primeiro, ensinamos toda a doutrina. Isto é o que
nos é ordenado que façamos por Cristo (“ensinai-lhes todas as coisas”, Mateus
28:19) e este é o exemplo que Paulo nos deixou (“Eu vos declaro todo o conselho
de Deus”, Atos 20:27). .
Em segundo lugar, nos recusamos a limitar nossa mensagem por qualquer motivo,
porque não temos autoridade bíblica para fazê-lo. Em 1955, o
Pastor David Nettleton advertiu sobre o princípio “em unidade essencial” em sua
mensagem “Uma Mensagem Limitada ou uma Sociedade Limitada”. Ele deu sua própria
experiência de como ele participou de ministérios de jovens
interdenominacionais e que ele foi incentivado a evite certas doutrinas porque
elas eram controversas dentro das igrejas que se reuniam para esses
ministérios. Coisas como o batismo e a segurança eterna. Nettleton
disse que Deus falou com ele através de Atos 20:27 e ele viu que Paulo se
recusou a ser atraído para qualquer coisa que limitaria sua mensagem. Ele então
avisou sobre o princípio “em unidade essencial”:
“Muitos foram levados da obediência plena por um lema de som nobre que foi
aplicado ao trabalho cristão. "Na unidade essencial, na
liberdade não essencial e em todas as coisas de caridade." Algumas coisas
não são essenciais para a salvação, mas são essenciais para a plena obediência,
e o cristão não tem liberdade sob Deus para classificar as Escrituras em coisas
essenciais e não essenciais! É nosso dever declarar todo o conselho
de Deus e fazê-lo onde quer que estejamos. ”(David Nettleton,“ Uma Mensagem
Limitada ” , Boletim Batista , dezembro de 1955).
Os líderes batistas independentes mencionados acima não estão chamando por
inter-denominacionalismo ou ecumênico ecológico, mas eles estão comprando o
mesmo princípio não-bíblico que levará ao mesmo grande compromisso
eventualmente.
Terceiro, defendemos qualquer doutrina que esteja sob ataque. Os tempos
mudam e os problemas mudam. Este não é o século XVII, nem o XVIII,
nem o XIX, nem o XX. Este é o século 21, e os problemas enfrentados pelos batistas
fundamentais não são os mesmos hoje como eram quando cheguei a Cristo há 40
anos.
Considere Judas 3, onde somos instruídos a “lutar fervorosamente pela fé uma
vez entregue aos santos” (Judas 3). Como Jude não
delineou que parte da fé deve ser defendida, o significado óbvio é que devemos
defender qualquer aspecto da fé que esteja sob ataque em um determinado
momento.
Hoje, entre os batistas fundamentais, muitas doutrinas estão sob ataque que não
foram muito amplamente atacadas há 25 anos, incluindo as doutrinas da música
sacra, o arrependimento bíblico, a preservação bíblica e a salvação de “quem
quer que seja”. Não é hora de menosprezar essas coisas como “não essenciais”. É
hora de redobrar nossa posição por elas e reprovar aqueles que as estão
comprometendo!
3. O princípio “unidade
nos essenciais nos une” é um declive escorregadio.
A lista de “não essenciais” tende a crescer com o passar do tempo e a ampliação
das associações.
Considere novamente a declaração de Chuck Swindoll, citada no início deste
relatório:
“Houve um tempo em minha vida em que eu tinha uma posição de que a vida era tão
rígida que eu lutaria por cada jota e titulo. Quero dizer, não consegui
listar coisas suficientes pelas quais morreria.Quanto mais velho fico, mais
curta fica essa lista ”( Grace Awakening , p.
189).
Que isto seja um aviso alto para os Batistas fundamentais que estão promovendo
o princípio de “unidade essencial”, e para aqueles que são tentados a ouvir
estas vozes proeminentes.
4. O princípio “unidade
nos essenciais nos une” tende a empurrar a separação para fora.
Aqueles que pregam “na unidade essencial” tendem a falar cada vez menos sobre a
separação. Eles podem fingir que estão se separando, especialmente no começo,
mas na prática eles dizem pouco sobre isso e pensam pouco sobre isso e agem
pouco sobre isso. A ênfase de suas vidas e ministérios não está na separação do
erro, mas na unidade. A ênfase se torna "positiva". Eles não escrevem
muito sobre a separação em seus blogs. Eles não pregam muito sobre a separação
de seus púlpitos.
Não conheço nenhuma das faculdades bíblicas que pressionem “na unidade
essencial” que também tenha uma forte ênfase na separação. Eles não têm
conferências sobre separação. Eles não tendem a informar os alunos do
compromisso e erro em seus próprios "grupos". Eles não trazem homens
informados para alertar os alunos. Eles não têm muito material de aviso claro
em suas livrarias.
As igrejas e escolas que ainda enfatizam a separação são aquelas que rejeitam o
princípio “em unidade essencial”.
Quando “na unidade essencial” é aceito, a separação tende a ficar em segundo
plano, então é colocada no porta-malas (ou bota para você, britânico),
finalmente é expulsa do veículo inteiramente, particularmente pela segunda
geração.
E, finalmente, a heresia “em unidade essencial” levará seus proponentes aos
braços da “igreja” do mundo do fim dos tempos.
5. A Bíblia
adverte que um pouco de fermento leveda toda a massa. Quando se trata de
compromisso espiritual, pouco é grande.
Se o erro não for interrompido precocemente, não poderá ser interrompido. É por
isso que eu aviso os batistas independentes que estão ficando moles na
separação e estão brincando com música de adoração contemporânea e recomendando
os escritos de evangélicos "conservadores". Aqueles que estão fazendo
isso estão construindo pontes para coisas muito perigosas, e esse compromisso
trará mudanças não intencionais.
Eu prefiro errar do lado de ser muito rigoroso do que não estrito o suficiente,
muito separado do que não separado o suficiente. Nós não vivemos no século XVII
ou no século XVIII ou no século XIX. Vivemos no século 21, e se você não
consegue discernir que essa é a era mais espiritualmente perigosa, mais
apóstata e mais comprometedora da história da igreja, você é cego.
6. Devemos pensar
na próxima geração.
Alguém como Paul Chappell pode ser capaz de se envolver com música de adoração
contemporânea como ele está fazendo e manter rédeas apertadas sobre as mudanças
que vêm como resultado, pelo menos na superfície, mas o que acontecerá com a
próxima geração?
Um pregador comparou isso a brincar com uma cobra em uma cesta. Mais cedo ou
mais tarde, a naja sairá do cesto e o veneno do compromisso com o mundo
perigoso da música de adoração contemporânea se espalhará amplamente e as
mudanças serão dramáticas. Naquele dia, alguns observadores dirão: “Meu, como
as coisas mudaram na Igreja Batista de Lancaster e na Faculdade Batista da
Costa Oeste! Pena que o irmão Chappell ainda não está no leme. ”Mas as sementes
da queda estão sendo plantadas no relógio de Chappell, por descuido espiritual
e a recusa em dar ouvidos à repreensão divina. (Veja “O Espírito Estrangeiro da
Música de Adoração Contemporânea” e “O Poder Transformador da Música de
Adoração Contemporânea”, que estão disponíveis em DVD na Way of Life Literature
e como downloads grátis de vídeos em www.wayoflife.org.)
7. A separação é
um questão de proteção espiritual.
Quando se trata de associações, devemos pensar em nosso próprio povo e no
efeito que nossas associações terão sobre eles. Por exemplo, fui convidado para
ensinar em uma escola bíblica baptista independente que era um projeto conjunto
apoiado por uma grande variedade de missionários da IFB. Declinando isso, fui
mais tarde convidado a pregar em um dos serviços de pós-graduação daquela
escola. Alguns professores usaram o CCM e outros não. Alguns se importavam com
trajes modestos e outros não queriam ser “rigorosos” ou “legalistas” nessa
questão. Um dos professores foi um graduado recente de uma faculdade batista do
sul do rock & roll. Uma das igrejas proeminentes envolvidas no empreendimento
opera uma livraria cristã que vende CCM e lixo carismático.Se eu aceitasse tal
convite, eu estaria enviando uma mensagem alta para as pessoas em nossas
próprias igrejas que esta escola está bem e os homens que a operam estão
seguros, mas eu não acredito nisso e não quero para enviar esta mensagem.
Conheço alguns desses homens pessoalmente e gosto deles em um nível pessoal e
aprecio muitas coisas sobre eles, mas acredito que eles são comprometedores e
que a escola é construída sobre compromissos e que dentro de uma geração suas
igrejas (e seus filhos) estarão fora e-out New Evangelical ou pior. Assim, não
quero que nosso pessoal seja influenciado por eles, na medida em que posso
ajudá-lo.mas eu acredito que eles são comprometedores e que a escola é
construída sobre compromissos e que dentro de uma geração, suas igrejas (e seus
filhos) serão totalmente novos evangélicos ou piores. Assim, não quero que
nosso pessoal seja influenciado por eles, na medida em que posso ajudá-lo.mas
eu acredito que eles são comprometedores e que a escola é construída sobre
compromissos e que dentro de uma geração, suas igrejas (e seus filhos) serão
totalmente novos evangélicos ou piores. Assim, não quero que nosso pessoal seja
influenciado por eles, na medida em que posso ajudá-lo.
8. Estamos vivendo
no tempo final do fim dos tempos.
Estamos testemunhando a maior explosão de apostasia e comprometimento que a era
da igreja já testemunhou. Se alguma vez houve um tempo para fortalecer os
muros da separação, é hoje. Como dissemos, não vivemos nos séculos XVII,
XVIII, XIX ou XX.
Vivemos no século 21 e é hora de elevar ainda mais os muros da separação,
porque a separação é proteção espiritual.
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