A Doutrina da Separação [Bíblica]



Daniel Chew

Adaptação e resumo por Hélio de Menezes Silva (reduzindo a mero esboço), a partir de

http://www.angelfire.com/falcon/ddd_chc82/theology/separation.html






2Co 6:14-7:1  14 Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas? 15 E que concórdia há entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel? 16 E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. 17 Por isso SAÍ DO MEIO DELES, E APARTAI-VOS, diz o Senhor; E não toqueis nada imundo, E eu vos receberei; 18 E eu serei para vós Pai, E vós sereis para mim filhos e filhas, Diz o Senhor Todo-Poderoso. 7:1 ORA, amados, pois que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda a imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoando a santificação no temor de Deus. ACF2007



A doutrina da Separação Bíblica é basicamente a doutrina que nos diz como devemos nos comportar quando nos relacionamos com os incrédulos e com os crentes que fazem concessões doutrinárias, e quando e como nos separamos deles se surgir a necessidade.

Separação Bíblica é pura e simplesmente uma ORDEM. Não é uma "opção elevada e somente para os poucos e superiores". É uma ordem, simplesmente uma ordem. De Deus, nosso criador, salvador e Senhor.

Não seguir uma ordem, qualquer delas, é desobediência e pecado. E mostra a falta do temor a Deus. E de amor.

Separação Quanto Primeiro Passo
é aplicarmos a ordem de Deus, de 2Co 6:14 - 7:1 (releia, acima), na nosso contexto mais imediato.

Odiando e combatendo o MEU PECADO PESSOAL (Rm 12:9; Lc 6:42; Gl 5:17; 1Pe 1:15; 1Jo 1:8; Sl 139:23-24; Pv 8:13; Is 57:15),
Rm 12:9 ... [vós] aborrecendo aquilo [que é] mau [e] estando colados àquilo [que é] bom;
Gl 5:17 ... a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne (e estes são opostos um ao outro), ...
1Pe 1:15 Mas, conforme Aquele (Deus) vos havendo chamado [é] santo, também vós mesmos, santos em toda [a vossa] conversação- e- maneira- de- viver , sede vós;  

Diariamente esforçando-me para tornar a MINHA CARNE como se fosse morta Col 3:5
Tornai como mortos, pois, os vossos membros que [estão] sobre a terra : fornicação , impureza, afeição desordenada, vil concupiscência, e a avareza (a qual é idolatria);
...

Como o casamento é a coisa espiritual mais importante depois da salvação, e o maior contrato, sociedade, parceria de sua vida, então a aplicação de 2Co 6:14-16 (acima) para começar a NOTAR/ NAMORAR/ CASAR é de importância que não pode ser exagerada.

Entre nós e os incrédulos, nossas crenças são diferentes, [portanto] não deve haver casamento entre nós e eles (a menos que a pessoa se converta antes do casamento), pois nossas práticas e costumes são diferentes daqueles do mundo, você sofrerá, seus filhos sofrerão riscos multiplicados, requererão uidados multiplicados. (Mas, se você pecou casando com descrente, rogue pela graça de Deus, evangelize e ame e nunca tome a iniciativa de se separar de seu cônjuge - 1Co 7:10-16)

...


Quanto a RECEBER RELIGIOSO E SUAS PALAVRAS, 2Jo 10-11.
10 Se algum homem vem até vós e (, falando,) esta doutrina não traz, NÃO O RECEBAIS PARA DENTRO D[A VOSSA] CASA, e [tampouco] "Regozijar! " a ele não digais,  11Porque aquele que lhe [está] dizendo "Regozijar!"  participa nas suas obras más.
...

Quanto ao MUNDO EM GERAL, AO NOSSO REDOR:
Através de todo o AT, Israel deveria separar-se das outras nações em sua identidade nacional, em sua etnia, em sua religião (eg Dt 7:1-5, Ez 9), e em seus costumes e práticas (o inteiro livro de Lv).

Dt 7
1 Quando o SENHOR teu Deus te houver introduzido na terra, à qual vais para a possuir, e tiver lançado fora muitas nações de diante de ti, os heteus, e os girgaseus, e os amorreus, e os cananeus, e os perizeus, e os heveus, e os jebuseus, sete nações mais numerosas e mais poderosas do que tu; 2E o SENHOR teu Deus as tiver dado diante de ti, para as ferir, totalmente as destruirás; não farás com elas aliança, nem mostrarás misericórdia sobre elas; 3Nem com elas vos farei genros- e- noras; não darás tuas filhas a seus filhos, e não tomarás suas filhas para teus filhos; 4Pois fariam desviar teu filho de [seguir] após Mim, para que servissem a outros deuses; e a ira do SENHOR se acenderia contra vós outros, e depressa vos consumiria. 5Porém assim lhes fareis: Derrubareis os seus altares, quebrareis as suas imagens- em- pé- colunas- obeliscos; e cortareis - abaixo os seus bosques- com- postes- ídolos- a- Astarote, e queimareis a fogo as suas imagens esculpidas.


Quanto aos irmãos que estejam em pecado que escandalizam até mesmo (alguns) descrentes: Mesmo com amor no coração, mas em obediência a Deus, visando o bem do testemunho que damos dEle e o bem do ofensor (e seguindo todas as etapas de Mt 18:15-18 somente se ele for da nossa igreja), devemos nos separar daqueles [crentes] que são desobedientes a Deus caindo em grave pecado e/ou rebeldemente o cultivando, ou que abraçam grave erro doutrinário: SEPAREMO-NOS DELES, seguindo o exemplo da igreja de Corinto em 1Co 5:1-13.
...

Quanto a propagadores de erros doutrinários, [não em assuntos em que a Bíblia não tem nenhuma palavra clara & explícita & indiscutível, não em preferências etc.] mesmo depois de os instruirmos: são ainda mais sérios e destrutivos do que o erro moral, pois condenam almas [ao inferno] (Gl 1:6-9; 2Pd 2:1-3, 18-22; 1Jo 2:4). Exigem afastamento total e imediato. Expor. Denunciar. Guerrear contra eles com toda força, em todo lugar, em todo tempo.
Gl 1:6-9  6 Espanto-me de que tão depressa sois removidos para- longe- dAquele (o Deus) vos havendo chamado dentro d[a] graça de [o] Cristo, para dentro de um diferente  evangelho (as boas novas);  7 O qual (evangelho) não é [um] outro- e- semelhante  [evangelho], mas alguns (varões) há vos inquietando e querendo perverter o evangelho (as boas novas) de o Cristo.  8 Mas, mesmo se *nós mesmos* ou um anjo proveniente- de- dentro- do céu vos pregue evangelho (as boas novas) vizinho- ao- lado daquele que [já desde antes] vos anunciamos, um declarado- maldito (definitivamente separado) seja ele. 9 Tal como de antemão [vos] temos dito, também agora, de novo, digo: se algum homem vos prega evangelho (as boas novas) vizinho- ao- lado daquele que [] recebestes, um declarado- maldito (definitivamente separado) seja ele.
2Pe 2:1-3
 1 Mas houve também falsos profetas no meio do povo, como também no meio de vós haverá falsos professores- mestres, os quais encobertamente- ao- seu- lado- trarão- para- dentro heresias  de perdição, até- mesmo Àquele Dono- e- Senhor os havendo comprado negando, trazendo [eles] sobre si mesmos repentina destruição;  2 E muitos seguirão- em- minúcias os caminhos traiçoeiramente- destrutivos  deles (dos falsos professores- mestres); em razão dos quais (falsos professores- mestres) o caminho de a Verdade será blasfemado.  3 E, em cobiça- por- ganhos, eles (os falsos professores- mestres), com palavras fingidas , de vós farão negócio; sobre os quais [a] sentença, (lavrada já) de largo- tempo- atrás, não tarda, e a destruição deles não tosqueneja .  
2Pe 2:18-22
 18 Porque, muito infladas [palavras] de vanidade falando, eles engodam- por- isca (n[as] concupiscências d[a] carne, n[as]  dissoluções) aqueles realmente  [] havendo escapado daqueles vivendo em erro.  19 Liberdade prometendo-lhes, [enquanto] eles mesmos escravos sendo d[a] corrupção. Porque de quem algum homem tem sido vencido, do tal também tem sido tornado- escravo. 20 Porquanto se, havendo eles escapado das corrupções do mundo através d[o] correto- conhecimento de o Senhor (isto é, [o] Salvador Jesus Cristo), mas nelas outra vez havendo sido entrançados, eles são vencidos, [então] lhes tem sido tornado o último [estado] (deles) pior do que o primeiro .  21 Porque melhor lhes era não ter[em] conhecido o caminho da justiça, do que, (depois de) [o] havendo eles conhecido, novamente- voltar[em]- atrás, para- fora- do santo mandamento havendo-lhes sido entregue. 22 Mas lhes tem acontecido (segundo) a [palavra] do provérbio verdadeiro: "[O] cão havendo novamente- voltado- atrás [para] sobre o seu próprio vômito", e "[a] porca, (depois de) havendo banhado- todo- o- corpo, [voltou] ao [seu] espojadouro n[a] lama".  
1Jo 2:4
Aquele [que está] dizendo: "Eu O tenho conhecido", e [que] aos Seus mandamentos não [está] preservando- e- obedecendo, mentiroso é, e dentro dele a Verdade não está.


Separação Quanto Segundo Passo
é a separação não só do passo 1 (isto é, daqueles crentes e igrejas que digam e até pareçam que, pessoalmente, creem 100% iguais à Bíblia e a você, mas, na realidade, gravemente pecam em desobedecerem a Deus, ou ensinam graves heresias contrárias a versos claros, explícitos, da Bíblia.)

mas, também, separação daqueles que não praticam separação de passo 1 (isto é, daqueles que digam e até pareçam que, pessoalmente, creem 100% iguais à bíblia e a você, mas, na realidade, não o fazem pelo menos na doutrina de separação, e gravemente pecam em não obedecer o comando de se separar, e aceitam de bom grado e se identificam com crentes e/ou igrejas que pecam/ ensinam o erro.

Exemplos:
-- Igreja1 tem impecável doutrina mas tolera 2 casos de adultério escancarados, e Igreja2 tem impecável moral mas prega que todas as bíblias têm enorme quantidade de palavras que são duvidosas. Eu me separo das duas e, para os 4 cantos da terra, denuncio e combato seus erros e pecados. Eu estarei praticando separação de passo 1.
-- Igreja3 tem impecáveis moral e doutrina, mas dá sustento a missionário da Igreja1 e convida o pastor da Igreja2 para pregar. Eu me separo da Igreja3 e, se perguntado, exorto os irmãos a obedecerem a ordem de separação de passo 1. Eu estarei praticando separação de passo 2.

...

E quanto à unidade ordenada em Jo 13:35?
Nisto todos [os homens] conhecerão que sois discípulos para Mim: se amor tiverdes cada um (de vós) a (cada um de todos) os outros (irmãos)."


Primeiramente, esta ordem foi dada supondo-se, num contexto de unanimidade em doutrina perfeitamente bíblica; não havia nenhuma heresia entre os apóstolos que, então, formavam a primeira igreja, tendo Cristo como pastor, nos Seus dias sobre a terra; nada aqui proíbe que numa situação totalmente diferente, com horríveis pecados dentro da igreja e com vorazes lobos que são falsos profetas trazendo heresias que levam ao inferno, devamos silenciar. Ao contrário, a Bíblia está cheia de ordens para os combatermos com todas nossas forças, dadas por Deus.
Em segundo lugar, em João 13:35 e versos semelhantes, a união, a unanimidade de doutrina, o pulsar em um mesmo coração, é dentro de uma igreja local; uma vez que não há, na minha concordância exaustiva, palavras tais como convenção, associação, etc., nem igreja universal e invisível ajuntando tudo que se diz cristão na Paraíba, nem no Brasil, nem no mundo, então não tenho a menor obrigação de silenciar e aceitar união com igrejas em flagrantes erros colidindo contra a Bíblia. Ao contrário, a Bíblia está cheia de ordens para denodadamente os combatermos.

A unidade nunca deve ser adquirida ao preço de tolerância e concessões na nossa obediência a Deus em santidade. Quando colaboramos com os incrédulos no nosso ministério, então nosso testemunho que damos de Deus é comprometido, e é por isso que é errado colaborarmos. Da mesma forma, quando colaboramos com igrejas, pastores ou crentes em geral que mostram tolerância com quem mostra tolerância e faz concessões no ministério, em vez de reprová-los. Se fizermos isso, estaremos compartilhando de seus pecados. Nosso testemunho em prol de Deus será manchado, nosso ministério será ferido.
...

Devemos nos isolar do mundo inteiro?
Devemos ser santos no sentido de que não mostramos tolerância e concessões na nossa própria caminhada pessoal (ou como igreja) com Deus, nem no nosso testemunho diante de Deus, mas devemos estar ativamente nos estendendo em anelo de alcançar os outros para Deus (Mt 28:18-20; Jd 1:22-23),
Mt 28:18-20  18 E, havendo [Se] aproximado (deles), Jesus lhes falou, dizendo: "Foi-Me dado todo o poder  dentro d[o] céU e sobre [a] terra.  19 Havendo [vós] ido , portanto, ensinai- e- fazei- discípulos de todas as nações (submergindo-os para dentro de o nome de o Pai, e de o Filho, e de o Espírito Santo;  20 Ensinando-os a preservar- e- obedecer todas as coisas, tantas- e- quaisquer quanto Eu vos ordenei): e eis que *Eu* convosco estou todos os dias, [a saber,] até à consumação dos séculos." Amém.
Jd 1:22-23  22 E, em verdade, de alguns apiedai-vos , fazendo- [uma-] distinção- separação.  23 [A] outros, porém, salvai dentro de temor, para- fora- do fogo [os] arrebatando, odiando até- mesmo a túnica tendo sido manchada proveniente- de- junto- da carne.
...

Temos que chegar à separação de 3º, 4º, etc. passos?
Se passarmos do 2º passo tal ocorrer, não haveria fim na propagação do separatismo mais exagerado e abrangente, e então não teríamos que nos separar de quase todos os crentes.
...
Lembre-se, antes de tudo, que a doutrina da separação de 2º passo deve-se à necessidade de santidade e à necessidade de um testemunho imaculado diante de Deus e do mundo. Portanto, inversamente, se algo não faz com que você manche seu testemunho de Cristo, então não há necessidade de se separar da outra pessoa ou coisa.
...


Implementação Prática

Igreja
...
Tudo é possível, pastores morrem um dia, e tudo é possível.Se sua igreja um dia apostar ou passar a tolerar grosseiros pecados, e você tiver que dela sair e se mudar e começar a procurar uma sadia e amorosa e evangelista igreja para se tornar membro dela, de modo nenhum se una a nenhuma igreja apóstata.
....
Onde na Escritura é a "tática de infiltração" recomendada?
....
O justo Ló se afligia em seu espírito pela iniquidade que os sodomitas praticavam (2Pd 2:7) e, no entanto, provavelmente estaria tentando alcançá-los.
...
Devemos pro- ativamente nos estender em direção a eles, no Evangelismo, proclamando- lhes o Evangelho de Deus, mas estando do lado de fora deles.

Ministério
...
Não devemos nos associar com os hereges (separação de primeiro passo), nem devemos participar da tolerância e concessões em matéria da fé- doutrina (separação do segundo passo).
...

Casamento


2Co 6:14- 7:1
14 Não estejais vos submetendo- a- jugo- desigual com [os] descrentes; porquanto, que compartilhamento [há entre a] justiça e [o] desprezo- às- leis? E que comunhão [tem a] luz com [a] treva?   15  E que concórdia [tem o] Cristo com Belial? Ou que parte (em comum) [tem] um crente com um descrente?   16  E que consenso [tem o] lugar- santo (do Templo) de Deus com [os] ídolos? Porque *vós* sois [o] lugar- santo (do Templo) de Deus ([o Qual está] vivendo), como disse Deus: "Neles habitarei, e entre eles andarei; e Eu serei o Deus deles, e eles serão o Meu  povo."    17  Por isso, "saí vós provenientes- de- dentro- do meio deles", "e sede separados", diz [o] Senhor; "e n[o] imundo não toqueis vós", e *Eu* vos receberei (para Mim mesmo);    18  E "Eu serei para vós outros por Pai, e vós sereis para Mim por filhos e filhas," diz [o] Senhor Todo-Poderoso.    7:1   Estas promessas, pois, tendo [nós], ó amados, purifiquemos a nós mesmos para- longe- de toda imundícia d[a] carne e d[o] espírito, aperfeiçoando [a] (nossa) santidade n[o] temor de Deus. 

(Ml 2:15)
E não fez Ele (o SENHOR) somente um, ainda que Lhe sobrava o espírito? E por que somente um? Ele buscava uma semente [dada]- por- [e- voltada]- para Deus. Portanto, guardai-vos em vosso espírito, e ninguém seja infiel para com a esposa da sua mocidade 



Conclusão

Toda a doutrina da separação ... é uma extensão do mandamento de Deus que nos ordena: "
Sede santos, porque eu sou santo." (1Pd 1:16).
...
(Ap 3:22)
Aquele [que está] tendo um ouvido, ouça ele o que o Espírito (Santo) diz às assembleias'."





 



Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.