David Cloud
- - Este é o registro de um testemunho ocular da Conferência Nacional de
Pastores, realizada em fevereiro de 2009, em San Diego , Califórnia, e uma
admoestação sobre a igreja emergente e sua crescente influência.
- - A Conferência foi patrocinada pela Zondervan e InterVarsity Press, duas das
mais influentes publicadoras. Seus autores representam o principal ramo do
[neo-] evangelicalismo de hoje, bem como sua cortante influência, desde Bill
Hybels e Rick Warren até Rod Bell e Brian McLaren.
- - A revista Christianity Today foi proeminentemente representada na
Conferência por Andy Crouch, um editor sênior, o qual foi um dos principais
preletores e entrevistadores. Ele também conduziu a seção de louvor e adoração.
Entre outros preletores, estavam Bill Hybels, Brian McLaren, Rod Bell, Leighton
Ford, Gordon Fee, Shane Claiborne, J. P. Moreland, John Ortberg, David
Kinnaman, Scot McKnight, Alex McManus e Christopher Wright.
Havia cerca de 1.500 pastores e obreiros cristãos na recepção.
Igreja emergente é um novo enfoque para missões e vida na igreja, tendo o
nome sido cunhado pelos "[neo-] evangélicos" , para os dias atuais.
- - Na realidade, a igreja emergente é simplesmente a última heresia
dentro da ampla tenda do "neo-evangelicalismo" . Quando o [neo-]
evangelicalismo se impôs no cenário, nos anos 1940, com o seu ousado repúdio ao
"separatismo" e sua ênfase sobre o diálogo com os hereges, a porta
foi aberta para todo tipo de heresia se infiltrar no rebanho "evangélico"
, e isto foi exatamente o que aconteceu. Não é em vão que a Bíblia adverte na 1
Coríntios 15:33: "Não
vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes" .
- - O ensino da igreja emergente tende a ser complicado,
intricado, contraditório e confuso. Tentar defini-lo completamente é como
tentar pregar uma bola de mármore vitrificado a uma mesa, com um furador de
gelo. Ele [o ensino da igreja emergente] é móvel e, quando forçado a ficar
parado e ser consistente, ele se racha!
- - Além disso, ele [o ensino da igreja emergente] está sempre mudando e existe
um lado conservador dentro do grande campo da igreja emergente, o qual
complica as coisas.
- - Mesmo assim, devemos tratar da igreja emergente por causa da sua
crescente influência.
Brian McLaren conta que a igreja comunitária
de Willow Creek jamais havia
feito um sermão sobre ambientalismo, pobreza, guerra e paz, até no ano passado;
mas, agora, ela entrou no vagão de "mude- o
- mundo e construa o - reino". A Willow Creek não é apenas
uma mega igreja em Chicago, mas uma associação de 12.000 igrejas.
- - Os emergentes Brian McLaren, Scot McKnight e Shane Claiborne falaram na
Conferência da Mudança, da Willow Creek, em abril de 2008.
- - McLaren descreveu a imersão abrupta de Rick Warren nas águas da igreja
emergente com o seu plano P.E.A.C.E. Quando este foi deslanchado em abril
2005, Warren disse que ele "mudaria o mundo" .Ele deseja
alistar um bilhão de soldados em marcha, a fim de derrotar os cinco gigantes
globais: frigidez espiritual, liderança servindo a si mesma, pobreza, doença e
ignorância (ou analfabetismo). Tendo em vista este objetivo, ele está fazendo
um apelo em prol de uma aliança amplamente ecumênica e
interdenominacional dos evangélicos, modernistas, católicos romanos, judeus,
hindus, budistas, muçulmanos, homossexuais, pro-abortistas, etc.
- - Warren promoveu McLaren em seu site "Ministry Toolbox" .
Ele também recomendou o mui radicalmente liberal Leonard Sweet. A recomendação
de Warren aparece na capa do livro de Sweet, "Soul Tsunami" ,
na qual ele diz: "Chegou o tempo de uma reforma
pós-moderna... Reinvente a si mesmo para o século 21, ou morra" .
(p. 75). Warren e Sweet colaboram em um conjunto de áudio intitulado
"Times of Change" e Sweet falou na igreja de Saddleback, em
janeiro de 2008, numa conferência para um pequeno grupo de treinamento.
- - Rick Warren é um proeminente pastor da Convenção Batista do Sul, uma
denominação permeada pela filosofia da igreja emergente.
Assisti à Conferência em San Diego , por estar preocupado com a
próxima geração. Os
evangélicos emergentes estão de olho em nossos FILHOS E NETOS. Brian McLaren aconselhou os emergentes a serem pacientes
[e se infiltrarem sutilmente, aos pouquinhos], ao contrário de tentarem mudar
as igrejas da noite para o dia. Em seu livro de 2008, "Finding
Our Way Again: The Return to Ancient Practices" , McLaren descreveu o
seu plano de se infiltrar nas igrejas e instituições cristãs, que agora [ainda]
estão rejeitando a igreja emergente. Ele disse: "Mas, com o tempo, o que elas [as igrejas realmente
fundamentalistas] rejeitam vai encontrar ou abrir espaço, bem dentro de suas
fronteiras, e vai se tornar um recurso, de modo que muitos, senão a maioria dos
netos dos fundamentalistas de hoje, vai aprender [o que seus avós
fundamentalistas rejeitam], vai crescer
e vai se afastar das batalhas mal direcionadas dos seus antepassados"
(cristãos bíblicos) (p. 133).
McLaren continua dizendo que a doutrina
emergente vai se infiltrar nas igrejas batistas bíblicas a partir de dentro
delas, através de recursos, como livros, vídeos e websites.
Esta é exatamente a maneira como o [neo-] evangelicalismo tem-se infiltrado
profundamente nas igrejas fundamentalistas bíblicas e nas igrejas
batistas independentes, durante as duas últimas
décadas e, sem dúvida, será como as doutrinas mais radicais da irão
infiltrá-las, nas próximas décadas.
A Conferência representa o fruto do movimento neo-evangélico fundado por Billy
Graham, Harold Ockenga e a geração pós II Guerra Mundial de líderes
evangélicos, que rejeitaram o fundamentalismo bíblico. Eles fundaram o Seminário
Fuller e a [revista] Christianity Today, ambos representados na
Conferência. Há 50 anos, esses homens disseram: "Nós renunciamos ao separatismo [contra
erros doutrinários de denominações e igrejas" e é nesse ponto que se
encontram hoje os seus filhos. Esta é uma sonora advertência aos cristãos
bíblicos que estão sendo tentados a seguir na direção contemporânea.
A igreja emergente tem como objetivo transformar as igrejas bíblicas
tradicionais no novo modelo e, para consegui-lo, ela está empregando muitas
táticas.
- - Uma das táticas é criar dúvidas, realizando um
processo de "repensar", embora este não conduza a pessoa de volta à Bíblia,
para conseguir respostas. Não é errado repensar as coisas,
particularmente repensar as metodologias [mais secundárias], mas o nosso
pensamento deve estar cuidadosamente ligado à Escritura, a fim de não cairmos
num profundo problema espiritual.
- - Outra tática é levar as igrejas a se enxergarem
através dos olhos do mundo, encorajando-as a se
adaptarem aos seus pontos de vista. Por exemplo,
- visto como o mundo não aprova o "julgamento" crítico, as igrejas devem parar de julgar, sendo tolerantes e
suaves, evitando a "pregação negativa"; e,
- uma vez que o mundo não condena o estilo de vida gay, então as igrejas devem adotar uma nova proposta nos assuntos
sexuais.
- - O povo de Deus deve compreender as pessoas que estamos tentando alcançar e
deve ter cuidado, a um certo nível, sobre o que elas pensam a nosso
respeito, embora permaneça o fato de que o mundo sempre tem considerado os
crentes negativamente. Isto foi verdade no primeiro século e continua sendo
verdade ainda hoje. Jesus avisou que o mundo nos odiaria porque ele odeia
Cristo (João 15:18-20; 17:14).
18) Se o mundo vos odeia, vós [já]
sabeis que, primeiro do que a vós outros, a Mim tem ele odiado. 19) Se vós estáveis sendo provenientes-
de- dentro- do mundo, o mundo estava amando o [que era]
de- propriedade- dele. Uma vez, porém, que não estais sendo provenientes- de-
dentro- do mundo, ao- contrário, *Eu* vos escolhi para- fora- do mundo, por
causa disso o mundo vos odeia. 20) Lembrai-vos
da palavra que *Eu* vos disse: [']Não é [o]
escravo maior do que o seu senhor'. Se perseguiram a Mim, também a vós outros
perseguirão. Se à Minha Palavra preservaram- e- obedeceram, também à vossa
preservarão- e- obedecerão.
14) *Eu* lhes tenho dado a Tua Palavra, e
o mundo os odiou porque eles não são provenientes- de- dentro- do mundo, assim
como *Eu* não sou proveniente- de- dentro- do mundo.
A única maneira de mudar a maneira negativa pela
qual o mundo vê os crentes bíblicos é recuar e fazer concessões quanto a
fé. A solução de tornar o Cristianismo "legalzinho" simplesmente não é uma opção aceitável para os crentes
bíblicos.
- - Outra tática usada pela igreja
emergente, fim de trazer a mudança, é promover
posições doutrinárias contraditórias. Trata-se da proposta dialética. A
Zondervan e a InterVarsity Press chegam ao cúmulo, nisto. Elas publicam obras
de homens que afirmam crer que a Bíblia é infalível, têm um testemunho pessoal
de salvação e, supostamente, acreditam no inferno (exemplo, Bill Hybels, Rick
Warren), junto com homens que não creem na morte expiatória e vicária de Cristo
[levando todo nosso pecado sobre Si, morrendo em nossa substituição, pelo Seu
sangue fazendo expiação por nosso pecado], estando convictos de que "um evangelho que exclui pessoas e insiste no inferno
[literal e merecido por todos nós] não produz resultado"
. (Brian McLaren, A Generous Orthodoxy, p. 120, f . 48).
- - Estas posições contraditórias, no final, levam os leitores a concluir que a
doutrina [aquilo que a Bíblia ensina em letras] não pode ser dogmaticamente
conhecida e nem é importante. Isto destrói a estabilidade doutrinária.
O mundanismo que permeia as igrejas emergentes é de tirar o fôlego. As
sessões gerais da Conferência Nacional de Pastores começaram com meia
hora de apresentação de piadas e algumas bem
fortes [picantes e irreverentes, sujas mesmo].
A estas se seguiram concertos de rock, completados com apresentadores de peso, luzes coloridas, fumaça e retroprojetores. Tudo
isso aconteceu num hall enfumaçado. Alguns dos apresentadores, tais como Will
Willimon, líder da Igreja Metodista, usaram piadas [tão sujas] que não poderiam
ser publicadas. As mulheres estavam indecentemente vestidas.
- - Até mesmo os ramos mais conservadores da igreja emergente firmaram
chocantes alianças de transigências com o mundo. Eles dizem que se relacionam
com o mundo, sem se conformarem ao mesmo; mas a verdade é que já estão
conformados com ele.
- - Mark Driscoll, pastor da Mars Hill Church, em Seattle, afirma ser
TEOLOGICAMENTE CONSERVADOR E CULTURALMENTE LIBERAL (Pastor Provocateur, Christianity
Today, 21/09/2007). Ele critica o fundamentalismo "endurecido de
coração", o qual "atira pedras na cultura" (Ibid) e
define a si mesmo como "relevante", "contextual" e
"legalzinho". (Conference Examines the Emerging Church,
Baptist Press, 25/09/2007).
- - Driscoll diz que "os cristãos
restritivos chegam ao extremo de nomear tudo como pecado universal,
proibindo algumas atividades culturais que a Bíblia não proíbe, tais como ouvir certos estilos musicais, fazer tatuagens, ir ao
cinema, fumar cigarros, consumir álcool e colocar piercing" . (The
Radical Reformission, p. 103).
- - Driscol diz que aprendeu a pregar
"baseado nos [indecentes] comediantes". Ele disse
que ver o indecente comediante Cris Rock atuando foi "um estudo melhor
de homilética do que muitas aulas sobre o assunto". (Confessions of a
Reformission Rev.,p. 70).
- - A igreja de Mark Driscol mantém um "bar
com champanhe" nas festas de véspera de Ano Novo, em Nova York. A
festa de dezembro 2007 foi chamada "Red Hot Bash2" e apresentou uma
das bandas de dança mais notáveis do Noroeste. Os participantes foram "convidados a se movimentar na enorme pista de dança"
e foram lembrados a trazer os seus documentos de identidade [Nota da Tradutora:
é ilegal menores de idade beberem álcool, os documentos
de identificação devem ter sido usados para não se servir bebida alcoólica
diretamente a eles]
- - Mars Hills oferece aulas de fabricação de
cerveja e opera o Phoenix Theater, o qual
tem hospedado centenas de concertos seculares de rock. Em um dos
concertos, uma banda japonesa se apresentou despida.
- - Mars Hill apresenta filmes censurados.
De fato, Driscol afirma que alguns dos seus sermões
sobre sexo são censurados e que os grupos de
visitantes jovens ficam embaraçados e dão o fora, na metade da mensagem.
(Confessions of a Reformission Rev., p. 134).
Este é o lado muito conservador da igreja emergente!
A variedade doutrinária representada na Conferência
foi admirável. Havia presbiterianos, metodistas, luteranos, episcopais,
pentecostais, menonitas, Igreja Unida de
Cristo, católicos romanos e outros.
- - Entre os preletores havia um
padre católico (Emmanuel Katongole),
o qual ensina na Duke Divinity School, afiliada aos Metodistas; um judeu agnóstico (A. J. Jacobs, autor do
livro "A Year of Living Biblically" ), Paul Young, autor de
"A Cabana" , o autor que descreve Deus
como sendo uma mulher; Brian McLaren, um homem que nega a infalibilidade
da Escritura, a natureza expiatória e vicária [em nosso lugar, como nosso
substituto] do sacrifício de Cristo, o criacionismo
e uma queda literal (Gênesis 1).
- - Todos estes homens foram calorosamente aceitos por outros preletores e
pelos 1.500 pastores e obreiros cristãos ali presentes. Nenhum dos que
mencionamos na Conferência quis falar uma palavra contra pessoa alguma.
O único inimigo que foi claramente identificado e
atacado ali foi o fundamentalismo bíblico. A Conferência deu honra e fez festas
e agrados a uma ampla variedade de hereges, mas todo crente que leva a Bíblia a
sério e que batalha diligentemente pela fé foi levado ao ridículo. Até mesmo os comediantes os visaram.
Michael Junior os chamou "os demasiadamente salvos". Ele contou uma
piada indecente sobre um cachorro se lambendo e disse: "Quem não achar
graça é porque é salvo em demasia!" .
Brian McLaren ridicularizou os que acreditam na
criação em seis dias.
Rod Bell descreveu os que desejam manter a "pureza doutrinária e a
correção teológica" como quem torna difícil a vida dos pastores
emergentes. Bell citou Tito 3:10 da NVI, dizendo que as pessoas divisoras deveriam ser rejeitadas
e aconselhou que do mesmo modo deveriam os pastores tratar os que pensam que defendem a pureza doutrinária.
Esta perversão da Escritura coloca a verdade de pernas para o ar. Ora, Paulo
não estava admoestando contra as pessoas divisoras em geral. A própria verdade
pode ser divisora; Jesus e os apóstolos causaram grandes divisões. Em vez
disso, Paulo estava admoestando os que eram
DIVISORES ATRAVÉS DO FALSO ENSINO e se recusavam submeter-se à verdade.
[N.T. - Neste caso, os
divisores são exatamente os emergentes].
A igreja emergente é um ímã para os que
rejeitam a fé "obsoleta" do Novo Testamento e desprezam as igrejas
bíblicas, a pregação bíblica dogmática e o "julgamento" bíblico, em
relação às escolhas do estilo de vida.
Numa entrevista registrada em vídeo, Zach Lind, apresentador da banda de rock
secular - Jimmy East World - contou que cresceu numa igreja batista
conservadora e fez sua profissão de fé, quando era jovem; porém, só o fez para
não ficar fora do culto comunitário. Ele amava secretamente o rock & roll e
não gostava de escutar pregações contra esse tipo de coisa, por isso abandonou
a igreja e não mais voltou ao Cristianismo, até que
descobriu a igreja emergente. Agora, diz ele, tem liberdade de ser
cristão e, ao mesmo tempo, ser apresentador de uma banda secular de rock.
Vejamos um excerto de sua entrevista:
- - "O sistema de crença que eles [os líderes da igreja] enfatizavam
não ressoava necessariamente em mim. Por exemplo, quando eu era jovem, eles
apresentaram um vídeo para o grupo jovem chamado "Hell's Bells: The Danger
of Rock & Roll" e como eu era um fã secreto do rock, escutava todos os
tipos diferentes de bandas, que a igreja, obviamente, não aprovaria...
Finalmente, no curso secundário, eu comecei uma banda com alguns amigos; isto
foi há uns 15 ou 16 anos, e continuamos como uma banda, ainda hoje. Somos uma
banda de rock secular. Tenho vivido no mundo e assistido a uma porção de bons
cultos religiosos; mas os que eu provei como criança pareciam vazios, depois
que entrei no mundo real. Enquanto eu estava tentando reconciliar aqueles tipos
de coisas, vivia em queda livre. A moldura do Cristianismo não era viável para
mim. Foi bom entrar em contato com alguns escritores como Brian Mclaren, Rod
Bell e Dallas Willard, os quais me deram um modelo e uma perspectiva diferente
para eu construir uma vida da fé, que, finalmente, ressoou em mim. Por causa da
minha experiência com a banda e com alguma notoriedade que tenho obtido com ela,
posso fazer amizades com algumas pessoas que eu realmente respeito e que,
certamente, têm me edificado. Tem sido uma doação de vida... o evangelho no qual eu agora creio é totalmente diferente
daquele em que eu cresci. O evangelho no qual eu cresci era um evangelho
transacional, uma ideia de que se eu tivesse a verdadeira crença, aqui, seria
salvo de algum castigo futuro... Dallas Willard me
lembrou que o reino de Deus não é um destino futuro; que o reino de Deus é
AGORA" .
- - Este tema percorre toda a igreja emergente.
- - No "Blue Like Jazz" ,Donald Miller conta
como recusou ficar restrito ao ensino das igrejas
do tipo tradicional. Ele queria beber cerveja, ver filmes eróticos e ter
comunhão com os ateus e rebeldes. No "A Renegade's Guide To
God" , David Foster zomba dos
"idiotas bíblicos" e apela a um renegado tipo de Cristianismo, que
"resiste contra receber um rótulo, que se revolte ao ser envergonhado e se
rebele contra ser domado" (p. 8). Ele diz: "Não queremos que nos digam o que fazer ou nos deem ordens
sobre como nos comportarmos" (p. 10). No "If Grace
Is So Amzing" , Why We Don't Like It?" , Donald McCullough
declara que não gosta do tipo de pregação que diz:
"Não faça isto, não faça aquilo, controle seus apetites, desejos,
discipline-se e se sacrifique" (p. 104).
- - Estas pessoas se rebelam contra o claro ensino da Bíblia e, como um ímã
atraindo para a rebelião, a igreja emergente exerce uma ampla atração
nestes últimos dias, conforme foi profetizado na 1
Timóteo 4:1-2 e 2 Timóteo 4:3-4.
1) Mas o Espírito (Santo)
expressamente diz que, n[os]
últimos tempos, se apartarão alguns [homens] de a
Fé , dando atenção a espíritos enganadores e [a]
doutrinas procedentes- de demônios; 2) Em hipocrisia de [homens]
faladores- de- mentiras, tendo sido cauterizados- com- ferro- em- brasa [quanto
à] própria consciência deles;
3) Porque virá um tempo quando à sã doutrina
(os homens) não suportarão; ao contrário, conforme as
concupiscências deles próprios, para si mesmos amontoarão professores- mestres,
(quando) tendo (os homens)
comichão no ouvidO; 4) E, em
verdade, desviarão o ouvidO [deles]
para- longe- de a Verdade, e para os mitos serão desencaminhados.
- - Esta profecia descreve uma grande apostasia da verdade bíblica entre os
cristãos professos. Ela diz que eles rejeitarão o
ensino da Escritura e apelarão a um novo tipo de Cristianismo, o qual permita
viverem conforme suas paixões. Este é um tipo estranho de Cristianismo,
cujo cumprimento estamos vendo, diante dos nossos próprios olhos. A profecia
diz que haverá uma porção de pastores, os quais oferecerão este tipo de
Cristianismo, o que estamos vendo, exatamente, agora.
- - As livrarias cristãs estão repletas de livros e a Internet está cheia de
artigos e blogs, cuja maior parte não contém a Palavra de Deus, a qual reprova,
redargue e exorta (2 Timóteo 4:2). Em vez disso, ela [a Internet] está repleta
de doutrinas que dão comichão nos ouvidos dos que rejeitaram a Bíblia. Ela está
atulhada de novidades pop, de psicologia, de autoestima, de exaltação do ego,
de conformação ao mundo, de heresias, de questionamentos, de vanglória, de
dúvidas, de ilícita adesão ao erro (exemplo, o Movimento da Espiritualidade
Contemplativa); de ataques ao falsamente chamado "legalismo" ; de
contos da carochinha, de romances de ficção, de história reconstruída, de
fascinação pelos hereges antigos, erroneamente chamados de "pais da
igreja" , e de muitas outras coisas perniciosas.
- - O neo-evangelicalismo dos anos 1950 foi uma rebelião contra o Cristianismo
estritamente bíblico e a igreja emergente é exatamente um passo à
frente, nesta temível direção.
- - A rebelião é um produto natural da nossa natureza decaída. O homem velho,
conforme é chamado na Escritura, herdeiro da queda de Adão, está em inimizade
contra Deus e Sua palavra. O verdadeiro Cristianismo exige um novo nascimento.
Não existe uma segunda geração de crentes, no exato sentido bíblico. Tem sido
dito, corretamente, que "Deus não tem netos" . Desse modo,
cada pessoa que nasce num lar cristão deve aderir por si mesma ao evangelho e,
visto como o diabo e a natureza decaída que nela habita são reais, existe uma
forte batalha espiritual a ser travada e vencida.
- - Enfrentei esta batalha em minha juventude. Cresci numa igreja batista e
[somente de lábios] cheguei a receber Cristo e me juntar à igreja; porém, mais
desejava seguir o meu próprio caminho do que seguir Cristo. Então, rejeitei a
Bíblia, abandonei a igreja e entrei de sola no mundo, antes ser convertido, aos
23 anos de idade.
- - Por causa da contínua batalha que ruge em cada nova geração, a rebelião que
faz parte do pacote da filosofia da igreja emergente é muito apelativa
para uma ampla variedade de pessoas.
Um dos preletores da Convenção Nacional de Pastores foi William Young,
autor do livro "A Cabana" . Ele manteve o primeiro lugar na lista de
bestsellers do New York Times, durante nove meses, em janeiro de 2009, e
de lá para cá já havia vendido cinco milhões de cópias. O livro está sendo
traduzido em 30 línguas e um filme sobre o mesmo está em andamento.
- - Young teve sua própria sessão [como pregador] e foi entrevistado em uma das
sessões gerais por Andy Crouch. Disseram que 57% dos frequentadores haviam lido
"A Cabana", e Young foi recebido entusiasticamente. Crouch o
tratou como um confrade crente, sem ter dado o menor sinal da existência de
qualquer problema quanto à maneira pela qual Deus é apresentado no livro de
Young. Quando Young disse: "Não me sinto responsável pelo fato de que
ele (A Cabana) esteja interferindo nos paradigmas das pessoas ... ou
como as pessoas pensem a respeito de Deus", ao que as pessoas
responderam com palmas, bom humor e risos. Esta disposição demonstra a
tendência de renegar a tradicional doutrina bíblica, sem que haja temor algum
em fazê-lo.
- - No livro "A Cabana", Young apresenta o Cristianismo bíblico
tradicional como hipócrita e perigoso. O personagem principal do livro cresce
sob "rigorosas regras" enquanto o seu pai, um ancião na igreja, era
um "beberrão oculto" e tratava cruelmente a família, quando estava
embriagado. (p. 7)
- - A hipocrisia é muito prejudicial à causa de Cristo, porém ela não desmerece
a Bíblia.
"Seja Deus verdadeiro e todo homem mentiroso" (Romanos
3:4). Frequentemente, este tipo de coisa tem sido usado para desculpar a
rebelião. Sei disto por experiência pessoal. Em minha juventude eu costumava
usar as circunstâncias que via nas igrejas batistas para desculpar minha
rejeição à igreja. Contudo, o maior problema não era a tipo de hipocrisia alheia,
mas a minha própria rebelião e o amor pelo mundo. Quando me arrependi da minha
maldade, aos 23 aos de idade, e me voltei para Cristo, tendo aceitado a Bíblia
Sagrada como a legítima Palavra de Deus, deixei de censurar os outros e assumi
minha própria responsabilidade diante do Deus Todo-Poderoso.
- - Regras e direções sob a graça de Deus não são erradas. Elas fazem parte do
Cristianismo bíblico. Somos salvos pela graça, sem as obras, mas somos salvos
para realizar boas obras. (Efésios 2:8-10). As epístolas do Novo Testamento
estão cheias de regras e obrigações que se espera que os crentes obedeçam, e
estão repletas de admoestações sobre a desobediência. A verdadeira graça de
Deus não nos permite viver conforme desejamos. Em vez disso, "...
ensinando-nos que, renunciando à impiedade e às concupiscências mundanas,
vivamos neste presente século sóbria, e justa, e piamente..." (Tito
2:11-12). Este é o exato modelo da vida cristã.
- - Existe hipocrisia na igreja e nos falsos profetas, os quais se embasam na
lei, em vez de se embasarem na graça e, de fato, a maioria das igrejas está
corrompida, conforme a Bíblia profetizou; mas a solução não é rejeitar a
interpretação literal da Escritura e criar um novo deus. Deus é admiravelmente
compassivo e amoroso, tendo comprovado isto na cruz, mas Ele também é justo,
exigindo obediência; Ele odeia e castiga o pecado, e este lado de Deus não pode
ser ignorado sem que se creia num falso deus.
- - A carne se opõe grandemente à santidade de Deus. Posso testificar sobre isto.
De tempos em tempos tenho ficado desanimado com Deus em minha vida cristã. Não
é tão simples reconciliar o amor e a graça de Deus com a Sua tremenda santidade
e justiça. Por um lado, o Novo Testamento nos diz que o crente é perdoado,
redimido, justificado, aceito, amado e abençoado com todas as bênçãos
espirituais em Cristo (Efésios 1:3). Mas, por outro lado, o Novo Testamento
ensina que o crente deve ser excessivamente cuidadoso em como viver diante de
Deus. Devemos nos purificar "de toda a imundícia da carne e do espírito,
aperfeiçoando a santificação no temor de Deus" . (2Coríntios
7:1), sendo este o concebível modelo elevado. O crente que não se empenha
nisto está correndo o perigo de ser julgado. (1 Coríntios 3::13-17; 9:26-27;
11:27-32; Hebreus 13:4; 2 João 8-11; Apocalipse 2:4-5, 16, 22-23; 3:15-16).
- - Existe até mesmo um "pecado para a morte" (1 João 5:16-17; Atos
5:1-11; 1 Coríntios 11:30). Então, deve haver muitas admoestações legítimas na
vida cristã (Atos 20:31; Colossenses 1:28; 2 Timóteo 4:2; Tito 1:13 e 2:15).
- - Estas coisas parecem contraditórias à carne decaída do homem natural; mas,
elas fazem parte do mesmo compassivo e três vezes Santo Deus e quando se
rejeita pelo menos uma [dessas coisas], isto é como rejeitar o Deus verdadeiro,
trocando-O por um ídolo.
REDEFININDO DEUS - A verdade é que a
"A Cabana" pretende redefinir Deus. Young afirma que o livro é para os que "anseiam que Deus seja tão
bondoso e amoroso como desejaríamos que Ele fosse" .
(Entrevista com Sherman Hu, em 04/12/2007).
- - Ele está se referindo ao desejo do homem
natural de um Deus que o ame "incondicionalmente" [sem Deus lhe pedir
nenhum condição] e
não exija obediência,
não exija arrependimento,
não condene o pecado, e
nem faça o homem se sentir culpado pelo que faz.
- - Na mesma entrevista, Young contou que uma mulher lhe escreveu,
dizendo que sua filha de 22 anos aproximou-se dela, após ter lido o livro e lhe
perguntou: "Não seria bom eu me divorciar do velho Deus e casar
com o novo?"
- - Desse modo, Young admite que o deus de "A Cabana" é diferente do
Deus do Cristianismo bíblico tradicional. Ele afirma que "um Deus que
observa à distância e condena o pecado" é "uma visão
cristianizada de Zeus [o cruel maioral dos deuses gregos]" . Isto me
faz lembrar do modernista G. Bromley Oxnam, que chama
o Deus do Velho Testamento de "um imundo raivoso e briguento"
,em seu livro de 1944, "Preaching a Revolutionary Age" .
- - "A Cabana" explora o assunto de como Deus permite a dor e
o mal. Ele trata da narrativa fictícia de um homem amargurado contra Deus, por
ter permitido que sua filha mais nova fosse assassinada; ele volta à cena do
crime, uma velha cabana no meio da floresta, para ter ali um encontro com Deus
que lhe traz uma mudança de vida. Contudo, o deus
que ele encontra não é Deus da Bíblia. Young descreve o Deus trino como
[um conjunto de três seres:] uma jovem mulher asiática chamada
"Saruya" (*) (supostamente o Espírito Santo); um carpinteiro
oriental que ama a boa vida (supostamente Jesus); e uma mulher negra chamada
"Elousia" (supostamente Deus Pai), o qual também é descrito como um
cara que tem cauda de pônei e de bode. (* O nome "Saruya"
provém das escrituras hindus, representando um rio mítico da Índia, em cujas
praias o deus Rama nasceu).
- - O deus de Young é o deus da igreja emergente.
Ele é "legalzinho" , ama o rock & roll, não julga, não se ira
contra o pecado, não envia os incrédulos para o inferno de fogo, não aprecia as
igrejas bíblicas tradicionais, não aceita a Bíblia como a infalível Palavra de
Deus, não se incomoda que os primeiros capítulos da Bíblia sejam considerados
como "mitos" .
- - Observem as seguintes citações do deus de "A Cabana" :
"Não vá [apenas] porque sente que é sua
obrigação. Isto não vai lhe render nenhuma pontuação ao redor
daqui." p. 89). Contraste com a 1 Coríntios 4:2: "Além
disso, requer-se dos despenseiros que cada um se ache fiel" .
"Eu não preciso punir as pessoas por causa
do pecado delas. O pecado já é sua própria punição, devorando você de dentro
para fora." (p. 120). Contraste com Isaías 13:11: "E visitarei sobre
o mundo a maldade, e sobre os ímpios a sua iniquidade; e farei cessar a
arrogância dos atrevidos, e abaterei a soberba dos tiranos" .
Efésios 5:5-6: "Porque bem sabeis isto: que nenhum
devasso, ou impuro, ou avarento, o qual é idólatra, tem herança no reino de
Cristo e de Deus. Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por estas coisas
vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência" .
"Existe uma porção de gente que acha que o Éden foi apenas um mito.
Ora, seu erro não é fatal. Rumores de glória estão em geral ocultos no que
muitos consideram mitos e contos da carochinha" . (p. 134). Contraste
com a 2Pedro 1:16: "Porque não vos fizemos saber a virtude e a vinda de nosso
Senhor Jesus Cristo, seguindo fábulas artificialmente compostas; mas nós mesmos
vimos a sua majestade" .
- - - - "[Seu]
coração é selvagem, belo e perfeitamente em processo" . (p.
133). Contraste com Jeremias 17:9 e Marcos 7:21-23.
- - "Forçar minha vontade sobre você é exatamente
o que o amor não faz... O verdadeiro amor nunca obriga" . (pp.
145,190) Contraste com João 8:31-32; 14:15; Tito 2:11-12; Hebreus 12:5-11;
Apocalipse 2:14-16; 20:23; 13:3, 16-19).
- - "Nosso destino final não é a descrição
do céu que você tem na cabeça - você sabe, a imagem de portões de pérolas e
ruas de ouro" (p. 177). Contraste com Apocalipse 21:22.
- - "Minha igreja gira totalmente em torno
de pessoas, e a vida é totalmente em torno de relacionamentos [entre
pessoas]... você não pode edificar [as pessoas] dela [da igreja] ... Eu não
crio [edifico] instituições: nunca o fiz, nunca o farei" (pp.
178-179). Contraste com Atos 2:41-42, 13-14.
- - "Os que em amam me chegam de cada
sistema que existe. São budistas ou mórmons; batistas ou muçulmanos;
democratas ou republicanos e muitos que não votam e nem participam dos
cultos dominicais ou de instituições religiosas... Não tenho desejo algum de
torná-los cristãos" (p. 182). Contraste com Atos 4:12;
26:28.
- - "Através de sua morte e ressurreição, estou
agora plenamente reconciliado com o mundo... o mundo inteiro... Em Jesus,
perdoei todos os homens dos seus pecados contra mim... quando Jesus perdoou
os que O pregaram na cruz, eles não ficaram mais em débito em relação a Ele,
nem em relação a mim" . (p. 192, 225). Contraste com
João 3:36; Atos 17:30-31; 1 João 5:12,19; Apocalipse 20:11-15.- -
- - "A Bíblia não ensina a seguir regras...
a forçar regras, especialmente em suas expressões mais sutis, como
responsabilidade e expectativa; é vã uma tentativa de criar certeza a partir de
uma incerteza... Por isso não se encontra a palavra ‘responsabilidade’ nas
Escrituras... Porque eu não tenho expectativas, você jamais me decepcionará"
. (pp. 197, 203, 206). Contraste com a 1 Coríntios 4:2; 2 Coríntios
5:18. Somente em Efésios capítulos 4 a 6 existem mais de 80 obrigações
especificas, que os crentes são exortados a cumprir.
"Não
exerço humilhação, ou culpa ou condenação" (p. 223). Contraste com Isaías 2:11; 5:15; João
3:19; Romanos 3:19; 1 Coríntios 11:27; Tiago 3:1; 5:9; Judas 4; Apocalipse
11:18; 20:11-15).
O deus da "a cabana" não é apenas
suspeitosamente semelhante ao deus descrito no ramo mais liberal da igreja
emergente (exemplo: Rod Bell, Donald Miller, Brian McLaren), mas é um forte aparentado do deus da Nova Era promovido
por Oprah Winfrey. O evangelho dela é que o homem
não é um pecador, não é um juiz; que tudo vai bem com o universo e as pessoas
precisam apenas se render ao "fluxo" . Sua mensagem é a celebração
do ego. Ela cresceu numa igreja batista tradicional, mas tem reinterpretado a
Bíblia e moveu-se para longe de suas restrições. Ela diz: "Quando
estudei o Movimento Nova Era, ele parece dizer exatamente o que a Bíblia tem
dito durante anos; porém, muitos de nós fomos criados com uma compreensão
restrita e limitada sobre o que a Bíblia diz" (O Evangelho Segundo
Oprah Winfrey, Vantage Point, julho, 1998).
- - - "A Cabana" é outra pedra na construção da Torre de Babel dos
tempos finais.
Outro erro fundamental da igreja emergente é a rejeição
à iminência da volta de Cristo. [N.T.: Isto acontece a qualquer igreja evangélica, que se prostitui
com a Meretriz de Roma, abraçando a teoria da Substituição, de Agostinho de
Hipona].
- - É por isso que a igreja emergente tem
objetivos a longo prazo, ou seja, salvar a
Terra, resolver o problema da AIDS na África, acabar com a pobreza no mundo e
inaugurar outro "reino de obras" , a fim de renovar a sociedade.
- - Na Conferência Nacional de Pastores, Brian McLaren
disse que a Teologia Dispensacionalista é [malévola e] perigosa,
porque leva os cristãos a não se preocuparem com a Terra. "Na
teologia, a escatologia sempre vence. Esta é uma das nossas crises teológicas.
Por que existe pouca preocupação com o meio ambiente? Porque o povo está sendo
ensinado que o mundo logo vai acabar".
- - McLaren zomba das "expectativas
fundamentalistas", e de uma literal segunda vinda de Cristo, com os Seus
respectivos julgamentos sobre o mundo, e assume como certeza que o mundo
vai continuar como está, por centenas de anos. (A Generous Orthodoxy, p.
305). Ele chama a volta de Cristo, literalmente, de
"Escatologia Pop Evangélica" [Pop significando popular,
mas burrinha] e de "Escatologia [da Covardia] de Abandonar
[minha responsabilidade política e social de reformar o mundo]"
. (Entrevista com o Planet Preterist, em 30/01/2005 - http://planetpreterist.com/content/interview-brian-mclaren
.
- - A rejeição ao Arrebatamento
Pré-Tribulacional é uma característica da igreja emergente,
em todos os seus aspectos, inclusive no lado mais conservador. Mark Driscoll a ele se refere como a "dispensacionalismo
pessimista" . (Listening to the Beliefs of Emerging Churches,p.
146).
Ele tem afirmado que os cristãos de mente
escatológica não são bem-vindos à sua
igreja ( "Mark Driscol Rejects McLaren, But Embraces
Contemplative" - 11/01/08). Ele disse que crentes com mentalidade
escatológica não são bem vindos em sua igreja(
"Mark Driscoll Rejects McLaren but Embraces Contemplative,"
Jan. 11, 2008,
http://www.lighthousetrailsresearch.com/blog/index.php?p=931&more=1&c=1).
- - No livro "Confessions of a Reformissional" ,Driscol zomba da ideia do Arrebatamento e do governo
mundial de um Anticristo, o qual vai exigir que as pessoas usem uma
marca para comprar, vender e negociar. (pp. 49-50). Ele
diz que esta mensagem não foi de Jesus, mas, em vez disso, de um conluio com
uma falsa serpente.
- - No "Radical Reformission" , Driscoll afirma que a doutrina
do Arrebatamento evidencia quão doentes estão os cristãos americanos e zomba dos que alimentam este objetivo de abandonar
"este planeta estacionamento de [frágeis] traillers, antes que o tornado
divino atinja todos os pecadores" . (p. 78).
- - Ele chama os cristãos
dispensacionalistas de "crentes loucos
varridos, e de kazinskis da profecia dos tempos finais." (p. 165) (Red
Kazinski foi o terrorista "Unabomber" ,que assassinou três
pessoas e mutilou outras 23, em seus 18 anos de campanha contra a tecnologia
moderna).
- - A doutrina de um futuro julgamento e da volta de Cristo não é a
fabricação da imaginação de alguns novelistas emergentes! O Senhor Jesus Cristo ensinou que grandes julgamentos virão sobre o
mundo (Mateus 24; Marcos 13; Lucas 21) e que os
crentes devem estar preparados para a Sua volta, [prestes a ocorrer] a qualquer
momento. Ele comparou Sua volta aos dias que precederam o dilúvio,
quando as pessoas zombavam de Noé, ignorando suas admoestações, até o exato dia
em que ele entrou na arca e o julgamento veio, para destruir o mundo. (Mateus
24:36-39).
- - Cristo admoestou: "... estai vós apercebidos também; porque o Filho do homem há
de vir à hora em que não penseis" .(Mateus
24:44).
- - O apóstolo Paulo ensinou o mesmo: "Seja a vossa equidade notória a
todos os homens. Perto está o SENHOR" (Filipenses 4:5).
- - Tiago também disse: "Sede vós também pacientes, fortalecei os
vossos corações; porque já a vinda do Senhor está próxima. Irmãos, não vos
queixeis uns
contra os outros, para que não sejais condenados. Eis que o juiz está à porta"
.
(Tiago 5:8-9).
Pedro ensinou: "E já está próximo o fim de todas as coisas; portanto
sede sóbrios e vigiai em oração" .(1 Pedro 4:7).
- - Os cristãos primitivos viviam em constante expectativa da volta do Senhor: "Porque
eles mesmos anunciam de nós qual a entrada que tivemos para convosco, e como
dos ídolos vos convertestes a Deus, para servir o Deus vivo e verdadeiro, e
esperar dos céus a seu Filho, a quem ressuscitou dentre os mortos, a saber,
Jesus, que nos livra da ira futura" . (1Tessalonicenses 1:
9-10).
- - A doutrina do Arrebatamento Pré-Tribulacional é muito importante. Na
verdade, importa muito como se interpreta a
profecia bíblica.
- - Primeiro,
ela [doutrina do Arrebatamento Pré-Tribulacional] é um grande estímulo à
perfeição na vida cristã.
- - Segundo, ela encoraja os crentes nas tribulações e perseguições: "Não quero,
porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos
entristeçais,
como os demais, que não têm esperança. Porque, se cremos que Jesus morreu e
ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer com
ele. Dizemos-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos
vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem. Porque o mesmo
Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de
Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que
ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar
o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor. Portanto,
consolai-vos uns aos outros com estas palavras" . (1Tessalonicenses
4:13-18).
- - - - Terceiro, ela
mantém o foco da igreja na grande comissão. A iminência da vinda do
Senhor ensina que ganhar almas para Cristo é o
assunto mais urgente [de todos]. Fomos providos com o perdão dos
pecados, no evangelho; somos embaixadores de Cristo e nos foi dada a
responsabilidade de exortar os incrédulos a se reconciliarem com Deus (2
Coríntios 5:20). O evangelista D.L. Moody tinha razão em dizer: "Olho para este mundo como um navio que está afundando.
Deus me deu um bote salva-vidas e me disse: ‘Moody, salve os que você puder’"
É impossível completar a boa obra do evangelismo
mundial e, ao mesmo tempo, tentar construir o reino de Deus [aqui e agora],
envolvendo-nos em maciços esforços sócio-políticos. Não há tempo nem recursos
para fazer os dois e
a história nos mostra que, quando os cristãos
tentam salvar a sociedade (para não dizer a Terra), o evangelho da salvação
pessoal é relegado ao fundo de um vagão e logo atirado para fora.
- - Quarto,
a doutrina do Arrebatamento iminente conserva os cristãos longe da heresia e da
apostasia.
- - O fato da igreja emergente ter rejeitado esta doutrina constitui um
erro muito grave.
O misticismo contemplativo jaz no coração da igreja
emergente. Ele é um elo poderoso que está atraindo os evangélicos a se
aliarem à Igreja de Roma, às religiões pagãs como o Hinduísmo e o Budismo, a
todos os cristãos praticantes da oração contemplativa e aos novaerenses.
- - Roger Oakland observa que: "o vento é para um bote o que a oração
contemplativa é para a igreja emergente" . (Faith Union, p.
81).
- - O misticismo está permeando a cristandade em todos os níveis. Úrsula King
observa que: "Os últimos anos têm visto um maior interesse e fascinação
pelos místicos de todas as eras e todas as fés dos períodos antigos da
história" .(Christian Mystics, p. 22).
- - O misticismo contemplativo é uma tentativa de
se comunicar experimencialmente com Deus e de conseguir uma compreensão
espiritual além das páginas da Bíblia, especialmente através das
práticas monásticas do Catolicismo Romano, tais como:
- oração centralizante,
- oração visualizante,
- Lectio Divina [ou Leitura Orante [da Bíblia]] e
- orações repetitivas, como a "oração de Jesus" .
- - O misticismo contemplativo foi apresentado na Conferência Nacional de
Pastores pelos seguintes livros publicados pela Inter Varsity Press's
Formatio:
- "Sacred Rythms" ,de Ruth Haley Barton, IVP,2006), cujo
capítulo 3 trata da Lectio Divina [Leitura Orante [da Bíblia]];
- "The Pass of Celtic Prayer: An Ancient Way to Everyday Life" ,
de Calvin Miller (IVP, 2007);
- "Celtic Devotions" ,de David A. de Silva (IVP, 2008). Este
livro não ensina o misticismo católico contemplativo em si, mas está conectado
ao mundo mais amplo do misticismo contemplativo, quando apresenta uma
recomendação do místico Quaker, Richard Foster;
- "Spiritual Disciplines Handbook: Practices That Transform Us" ,de
Adele A. Ahlberg Calhoun (IVP, 2005). Este livro trata da contemplação,
solitude [contentamento em estar sozinho, para encontrar a si mesmo], retiro,
silêncio e direção espiritual;
- "A Community Called Taize: A Story of Prayer, Worship and
Revonciliation" ,de Jason Brian Santos (IVP, 2003). Taize é uma
comunidade influente, radicalmente ecumênica na França, meio protestante e meio
católica, liderada por um padre católico.
- - Documentamos o perigo espiritual desta prática no [nosso] novo livro
"Contemplative Misticism: A Powerful Ecumenic Bond" .
O QUE LEVOU O [NEO-] EVANGELICALISMO A ESTE PONTO E O QUE DEVEM OS CRENTES
BÍBLICOS BATISTAS CONCLUIR DISSO?
O movimento evangélico [no sentido de séculos]
sofreu uma dramática mudança de direção 50 anos atrás [com o surgimento do
NEO-evangelicalismo em 1950], e vemos os chocantes frutos dessa mudança,
atualmente. Ela se tornou grande, influente e rica; mas, espiritualmente
destituída e repleta de heresias.
Como o [neo-] evangelicalismo pôde chegar ao ponto dos seus líderes mais
influentes aceitarem uma novela [A Cabana] descrevendo Deus como uma mulher que
nunca julga a ninguém?
Vejamos a seguir algumas coisas que levaram o [neo-] evangelicalismo a
este ponto, aliás, as mesmas coisas que estão aceleradamente entrando nas
igrejas bíblicas fundamentalistas. Quanto às igrejas
batistas independentes, em particular, elas se encontram no mesmo ponto
[ladeira abaixo] em que o neo-evangelicalismo se encontrava há quatro décadas
atrás.
As igrejas evangélicas estão cheias de cristãos
nominais, os quais não têm um claro testemunho do novo nascimento. Na Conferência
Nacional de Pastores, indaguei a várias pessoas quando elas foram salvas e
ouvi os testemunhos de vários preletores. Os testemunhos de salvação bíblica
foram pateticamente raros. Um pastor luterano me disse que sempre [!] havia
sido um cristão.
- - De fato, a Conferência fez o seu próprio levantamento de dados
estatísticos, ao longo desta linha. Aos frequentadores foi indagado:
"Qual a porcentagem da sua congregação que tenta viver ativamente o que a
Bíblia ensina?" Uma assustadora maioria dos pastores, cerca de 80%,
respondeu que menos de ¼ dos membros de sua igreja [diria
que] estava [pelo menos] tentando obedecer a Bíblia!
O que significa isto, senão uma falta de
salvação bíblica? "Confessam que conhecem a Deus, mas negam-no com as
obras, sendo abomináveis, e desobedientes, e reprovados para toda a boa
obra" . (Tito 1:16).O Apóstolo João acrescentou: "Aquele que
diz: Eu conheço-o, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não
está a verdade" . (1 João 2:4).
- - O livro "Emerging Churches" ,de Eddie Gibbs e Ryan Bolger,
contém o testemunho de dúzias de líderes da igreja emergente. Poucos são os [pastores] que têm uma semelhança
com a salvação bíblica. Vejamos os seguintes típicos exemplos:
Jonny Baker de Grace, Londres, Inglaterra: "Eu amava Deus, ou
melhor, sabia que era amado por Ele, desde minha tenra idade [!]. De fato,
recebi o dom de línguas, quando tinha apenas 4 anos de idade" .(p.
240).
Kester Brewin, de Vaux, Londres, Inglaterra; "Não posso apontar
um rally do Billy Graham, em 1984, como uma conversão, mas isso, realmente, foi
mais propriamente um [mero] momento de fortificar a fé, a qual sempre [!] havia
estado ali" (p. 248).
Roger Ellis, da Revelation Church, em Chichester, Inglaterra:
"Nos meus passados anos da adolescência, tive uma forte experiência com
Deus, um encontro com o Espírito, numa louca igreja carismática, estrada
abaixo" .(p. 268).
- - Barry Tailor, do Sanctuary, em Santa Mônica , CA: "Afinal, eu não
pregava o Cristianismo; em vez disso, apanhei Jesus, porque Jesus parecia
legalzinho e tratava as pessoas bondosamente. Desde aquele tempo, prometi
seguir Jesus" (p. 311).
- - Andy Thomas, do Late Service, em Glasgow: "Quando eu tinha 17 anos,
fiz uma oração, o que não foi problema, porque, REALMENTE, EU NÃO [nunca] ME
VIA COMO UM INCRÉDULO. Eu me senti algo aquecido, seguro e muito
energizado" (p. 314).
- - A verdade é que muitos dentro da igreja emergente decidiram que a salvação não é um evento, mas um [gradual]
processo. Shane Hipps, um dos preletores da Conferência Nacional de
Pastores, diz: "... Tem havido uma crescente aceitação de um conceito
de [gradual] processo de salvação e... as categorias de crentes e incrédulos...
já não são usados para definir um objetivo para o evangelismo" (Hipps,
"The Hidden Power of Electronic Culture, Zondervan, 2008, pp.
78, 81).
- - Considerem Robert Webber, uma das vozes mais influentes na igreja
emergente. Ele cresceu no lar de um pastor batista fundamentalista, mas o
que está faltando na narrativa da sua autobiografia é um testemunho bíblico de
salvação. Webber argumentou que a salvação não precisa ser uma experiência
drástica de salvação, tendo admitido que ele mesmo nunca teve esta experiência.
Ele disse que o arrependimento "pode ter um início dramático ou pode
vir, com o tempo, como o resultado de um processo" . (The Divine
Embrace,p. 49). Ele chegou a ver a salvação como um processo sacramental, o
qual se inicia com o batismo e esta é a razão por que ele se juntou à igreja
episcopal e se sente perfeitamente bem em relação ao Catolicismo Romano. Webber
descreveu muitas experiências que teve com os seus alunos, no Wheaton College,
mas não deu exemplo algum de tê-los aconselhado a respeito da salvação pessoal.
A pureza do evangelho e a salvação pessoal são fundamentais para manter a verdade
e conservar as igrejas puras; salvação é um nascimento sobrenatural e
não um processo sacramental. Os que não são salvos não têm o Espírito
Santo de verdade habitando neles, não podem interpretar adequadamente a Bíblia,
nem ter zelo algum em defendê-la.
Os batistas fundamentalistas estão em perigo, por
causa da técnica da mecânica repetição da oração fruto- verde, que é tão
rompante. Refiro-me à metodologia de ganhar almas, que é rápida no sentido de
manipular alguém para que faça a mecânica repetição da oração fruto- verde,
usando a técnica de vendagem, mesmo quando não existe evidência alguma de
convicção de pecado, de arrependimento e de fé salvadora. Ela se apressa em dar
à pessoa uma segurança individual, sem que haja evidência alguma de que ela esteja
salva. Minha esposa e eu tentamos seguir, nos anos passados, campanhas
de ganhar almas, usando a técnica da mecânica repetição da oração fruto- verde.
Uma igreja que frequentamos, há 30 anos, tinha um programa Foster Club [uma
espécie de tentativa de "amamentação espiritual" ] e as mulheres
saíam toda semana, regressando com um registro de como as pessoas tinham sido
"salvas". O pastor nos pediu para fazer visitas de acompanhamento,
tendo nos dado um maço de cartões; mas, quando tentamos fazê-lo, descobrimos que essas pessoas "salvas" não
tinham interesse algum nas coisas de Cristo e nem sequer desejavam falar conosco.
Há uns oito anos, conferimos os cartões de decisões preenchidos com os nomes
dos que haviam feito a mecânica repetição da oração fruto- verde, através de um
ministério de County Fair [feira-livre do condado]. Novamente, das muitas pessoas que haviam sido "salvas" não
conseguimos encontrar uma sequer interessada em frequentar a igreja ou se
encontrar conosco, para estudar a Bíblia. A marca infalível da mecânica
repetição da oração fruto- verde está em quando apenas uma muito pequena
porcentagem de "salvações" registradas têm qualquer realidade
bíblica. Alguns vão argumentar que, pelo menos, o
evangelho está sendo pregado e algumas [0,1% ?] das pessoas contabilizadas
estão sendo [realmente] salvas; mas o fato é que muitíssimas pessoas [as outras
99,9%?] estão sendo inoculadas contra a verdade. Quando se
encontra uma vítima do programa da mecânica repetição da oração fruto- verde e
se tenta falar com ela sobre a salvação de sua alma, ela vai logo respondendo:
"já fiz isso" , mesmo que esteja vivendo uma vida igual à do diabo. O
que ela quer dizer é que já "fez a oração" e recebeu a garantia da
salvação, através de um evangelista da mecânica repetição da oração fruto-
verde.
Pode ser esta [muitas profissões e membresia sem nenhuma
evidência de salvação, pois resultaram de um falso evangelho] uma das
principais razões pela qual o movimento das igrejas batistas [fundamentalistas]
independentes tem fracassado, sempre e sempre: por causa da imoralidade, da
superficialidade bíblica e da carnalidade.
As igrejas que não forem extremamente cuidadosas a
respeito da salvação e do recebimento de membros podem ficar repletas de
cristãos nominais. Em nossa obra missionária de quase duas décadas,
temos pregado para hindus no sul da Ásia e a primeira inclinação deles, após
aceitarem o evangelho, é anexar Jesus aos seus outros deuses e se tornarem meio
hindus e meio cristãos. Visto como não queremos meio hindus e meio
cristãos como membros da igreja, temos o maior cuidado, quando recebemos
pessoas na membresia. Costumamos lidar cuidadosa e pacientemente com eles, a
fim de ter a certeza de que eles realmente entenderam o evangelho e o propósito
do batismo. No final das aulas, eles vão à frente dos líderes da igreja e de
suas esposas, a fim de dar o seu testemunho. Se algum líder tiver dúvida sobre
a convicção de algum deles, nós deixamos o seu batismo de lado. E o processo
não termina aqui. No dia em que temos o culto do batismo, os candidatos
comparecem diante de toda a igreja e aos membros é permitido fazer perguntas,
quando houver alguma dúvida. A razão pela qual agimos assim é para proteger as
igrejas e manter a pureza da obra de Cristo, nestes tempos trabalhosos.
Conservar puro o evangelho e ser cuidadoso a
respeito da salvação e da membresia
da igreja é fundamental para tudo o mais que fazemos.
Outra coisa que tem levado o movimento [neo-] evangélico à sua atual apostasia
é a filosofia de não julgar. Quando o neo-evangelicalismo foi fundado,
depois da II Guerra Mundial, seus líderes rejeitaram a proposta
"negativa" do antigo fundamentalismo. Eles queriam um Cristianismo
mais positivo e menos crítico.
- - Contudo, esta é uma clara rejeição ao comando
da Bíblia de reprovar e corrigir o pecado e o erro. É uma rejeição ao
exemplo dos apóstolos e profetas, os quais exerceram plenamente este
ministério. João, o batista, foi decapitado por ter reprovado o casamento
ilícito de um líder político do seu tempo. O Senhor Jesus Cristo condenou os
fariseus em termos severos (Mateus 23). O Apóstolo Paulo identificou e
condenou, continuamente, o pecado e os hereges, do mesmo modo como o fizeram
Pedro, Tiago e João.
- - Quando esse tipo de julgamento é desprezado, o diabo fica livre para agir,
e o pecado e o erro se espalham, tremendamente.
- - A Conferência Nacional de Pastores, em San Diego , entrevistei
Leighton Ford, cunhado do Billy Graham. Eu lhe disse que esta Conferência
representa o estado atual do [neo-] evangelicalismo e indaguei se ele estava
satisfeito com o rumo que o movimento tem tomado, nos últimos cinquenta anos.
Lembrei-o de que existem altas vozes dentro do [neo-] evangelicalismo que estão
questionando doutrinas cardeais, como o próprio evangelho, a expiação vicária
[pelo sangue de Cristo tomando sobre Si todos os meus pecados, morrendo em meu
lugar, como meu substituto, literalmente] e da eternidade [e literalidade] do
inferno e do seu fogo. Foi uma boa oportunidade para ele ter respondido:
"Estou muito triste pelo fato de termos chegado a este ponto. Os que
ensinam o erro deveriam ser condenados e não louvados. Brian McLaren, por
exemplo, está destruindo a fé das pessoas com as suas heresias, e William Young
está pregando um falso deus" . Mas Leighton Ford não falou nada disso,
é claro. Em vez disso, ele respondeu: "Não vou criticar os outros"
e bruscamente nos fez calar quando tentamos prosseguir no assunto.
Pode parecer muito piedoso não criticar os
confrades cristãos, mas esta é uma clara desobediência à Palavra de Deus,
conforme Romanos 16:17: "E rogo-vos, irmãos, que noteis os que promovem
dissensões e escândalos contra a doutrina que aprendestes; desviai-vos
deles" .
A filosofia do "não quero criticar os
outros" é o princípio fundamental que tem destruído o [neo-]
evangelicalismo. Os que creem na Bíblia e recusam levantar a voz contra o erro
são traidores do Senhor Jesus Cristo.
Eles capacitam o erro a crescer e prosperar. Eles são uns "inocentes
úteis" dos hereges e dos comprometidos com o erro. Quando Billy Graham
pregava nas igrejas católicas, por exemplo, ele o fazia de maneira vaga,
recusando-se a identificar o Romanismo como sendo claramente falso e como o seu
evangelho estava em franco contraste com a Bíblia. O resultado é que os
ouvintes acreditavam piamente que ele estava dizendo as mesmas coisas que os
padres dizem e continuavam perdidos. Isto é indefensável!
Testemunhamos a mesma coisa na Conferência Nacional de
Pastores. Bill Hybels pregou àquela multidão uma mensagem mista [de crentes
e católicos e etc.], dizendo que ela "escutasse os sussurros de Deus",
que prestasse atenção no que Deus lhe dissesse para fazer. O que ele falou não
é falso e ele até mostrou alguns pontos corretos, dando, até mesmo, um
testemunho de [sua própria] conversão; mas ao fingir que seus ouvintes eram
[todos eles, ou mesmo a maioria deles] pessoas salvas, sãs na fé, sem
identificar as heresias ali presentes, Hybel colaborou com o diabo e suas
mentiras,[se qualquer um desses
sussurros não estiver embasado totalmente na Bíblia]. Pois
ele encorajou Brian McLaren, por exemplo, a escutar os sussurros que estão lhe
dizendo para redefinir Deus.
De mãos dadas com a filosofia de "não julgar" é a rejeição à separação
bíblica. Harold Ockenga, o qual afirma ter cunhado o termo
"neo-evangelicalismo" , disse, em 1948: "Rejeitamos o
separatismo" . (Para documentação sobre isto, ver o nosso livro
"New Evangelicalism: Its History, Characteristics and Fruits).
- - Rejeitar o separatismo é o mesmo que rejeitar o
comando de Deus e remover a parede de proteção que Ele nos deu, a fim de
nos proteger dos ventos do erro e das astúcias do diabo. Não é de
admirar que o neo-evangélico esteja, literalmente, cheio de confusão doutrinária.
A Palavra de Deus adverte: "Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons
costumes" (1Coríntios 15:33).
Sob esta luz, é assustador que exista entre os
batistas fundamentalistas uma crescente rejeição ao separatismo bíblico. Existe
uma mudança de atitude e um desprezo ao "julgamentismo" . Existe uma crescente simpatia pelos
neo-evangélicos, ou seja, por Billy Graham, Anne Graham Lotz, Chuck
Swindow, Charles Stanley, James Dobson, David Jeremiah, Kay Arthur,
John Maxwell, Philip Yancey, Max Lucado, Ravi Zacarias e uma porção de outros.
Existe um crescente relacionamento entre [de um lado] os membros das igrejas
batistas independentes e [no lado oposto] os programas de rádio e as livrarias
como a Family Christian Bookstore e Lifeway Christian Stores, as
quais estão repletas da filosofia neo-evangélica. (Para mais informação sobre
isto, ver os artigos: "Danger in Christian bookstores" e
"Danger on Christian Radio" ,no site da Way of Life).
xxxx parei a revisão xxxx
(4) Ignorância bíblica e falta de [verdadeira, bíblica] erudição nos
assuntos que hoje encaramos
A média dos membros das igrejas evangélicas é biblicamente ignorante, não
[biblicamente] erudita nos assuntos espirituais. Muito poucos podem explicar a
natureza do evangelho sacramental de Roma ou da missa. Muitos poucos estão
equipados para refutar os erros e perigos espirituais tão graves como os do
Pentecostalismo, do Adventismo do Sétimo Dia, do Misticismo Contemplativo e da
Nova Era.[N.T. - Um grande número de pastores tem caído
nesse tipo de cilada, por preguiça de pesquisar as seitas e movimentos espúrios
que têm surgido].
- - Duvido que a média dos
membros das igrejas fundamentalistas [chamadas de "crentes na Bíblia"
] tenha mais erudição [bíblica].
É mais imperativo do que nunca que os pastores embasem o seu povo na Palavra de
Deus, treinando-o para discernir os erros atuais. É imperativo que os colégios
e seminários bíblicos fundamentalistas preparem adequadamente os seus alunos
para que estes possam resistir a esta onda de erro.
- - Muito frequentemente pode-se dizer sobre as igrejas cristãs bíblicas
de hoje o mesmo que Oseías 4:6 diz: "O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o
conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei,
para que não sejas sacerdote diante de mim; e, visto que te esqueceste da lei
do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos" .
- - - - A
média dos membros de uma igreja crente na bíblia não está equipada para lidar
efetivamente com os perigos espirituais que espreitam às escondidas nas prateleiras
das típicas livrarias evangélicas e transmissões das estações de rádio cristãs.
A média do povo da igreja recebe pouca ou nenhuma advertência dos seus pastores
e mestres, que não tem interesse algum em fundar uma livraria com material que
possa ajudar a protegê-los dos perigos espirituais. [N.T. -Infelizmente, o amor dos livreiros ao
dinheiro supera o amor à Palavra de Deus. Um exemplo disto é que a maioria está
vendendo hoje a Bíblia Dake e sempre tem vendido todas as edições
corrompidas da Bíblia].
- - Se esta situação não for resolvida, os Brians McLaren deste mundo irão, sem
dúvida alguma, devorar nossos filhos e netos, exatamente como pretendem fazer.
O neo-evagelicalismo rejeita o separatismo e tem tido o objetivo de comunicar-se
com a cultura moderna, sendo surpreendente observar como ele tem se corrompido
através desta comunicação. (1 Coríntios 15:33).
- - Em 1978, Richard Quebedeaux observou: "No curso de estabelecer a
sua respeitabilidade aos olhos da sociedade mais ampla, aos evangélicos têm-se
tornado mais e mais difícil se distinguirem dos outros povos" .(The
Worldly Evangelicals, p. 14) e "... A cultura mais aberta tem
exercido um profundo impacto no movimento evangélico, como um todo" (p.
115). Ele descreve como os evangélicos estão "se habituando à música
rock" , dançando, bebendo, fumando, assistindo a filmes mundanos,
divorciando-se e recasando, aderindo à profanidade, vendo pornografia e até
mesmo fumando maconha" .
- - Também tem acontecido uma capitulação à cultura pop, à música mundana, aos
deuses mundanos do esporte, à modas e às causas mundanas, tais como
ambientalismo, feminismo e direitos civis para os homossexuais.
- - O mundanismo é obra da carne e cega espiritualmente. O Apóstolo Pedro nos
admoesta: "Amados, peço-vos, como a peregrinos e forasteiros, que vos
abstenhais das concupiscências carnais que combatem contra a alma" . (1
Pedro 2:11) [N.T. - e Paulo os exorte a fugir da
carne, porque "a carne cobiça contra o Espírito" Gálatas 5:17].
A aceitação das versões moderninhas tem enfraquecido a autoridade da Bíblia
entre os evangélicos. Quando assisti a um culto na Saddleback Church,
alguns anos atrás, observei que poucas pessoas carregavam uma Bíblia. Quando
entrei no prédio, deram-me um boletim contendo o programa do culto matinal, com
versos bíblicos ali impressos.
[Na Igreja de Saddleback] várias versões da Bíblia foram
usadas para uma única mensagem, de modo que seria impossível seguir a leitura
pela própria Bíblia, conseguindo encontrar os versos que eram usados na
mensagem. [N.T. - E já que quase cada crente leva uma versão
diferente da Bíblia em nossa PIBT , resolvi aderir à variedade, levando a minha
Bíblia King James no original].
Nesse ambiente, um claro "Assim diz o Senhor" é
substituído pela frase: "Minha versão diz assim e assim... e o que
diz a sua?" Essa prática de usar várias versões serve apenas para
"fantasiar" , em vez de entregar uma verdadeira pregação bíblica.[N.T. - E quando estamos numa igreja pentecostal, onde os
pregadores usam somente o Velho Testamento, aí a coisa fica mais
"fantasiada" !].
As igrejas batistas fundamentalistas que estão adotando as novas versões da
Bíblia deveriam observar este perigo, a fim de não se precipitarem no desastre
espiritual.
A música contemporânea cristã é um dos laços
ecumênicos de hoje. A mesma música é usada pelos católicos, luteranos,
metodistas, presbiterianos, batistas e outros. A verdade é que quando eu
preguei nas Filipinas, entrei numa livraria católica romana e ali estava sendo
tocada "música evangélica" contemporânea.
- - Esta música é sensual (como o rock pesado, por exemplo), doutrinariamente
superficial, orientada à experiência, e cheia de repetições. Ela desvia o crente
do senso crítico, encorajando uma proposta de fé emocional mais abrangente. E
quando esta música entre numa igreja crente na Bíblia, eventualmente ela
consegue mudar tudo.
- - O falecido evangelista Gordon Sears admoestou: "Quando o modelo-
padrão de música é rebaixado, então o modelo- padrão das vestes também é
rebaixado. Quando o modelo- padrão das vestes é rebaixado, então o modelo-
padrão de conduta também é rebaixado. Quando o modelo- padrão da conduta é
rebaixado, então o senso de valor da verdade de Deus também é rebaixado" .
Ernest Pickering fez a mesma admoestação: "Talvez nada precipite
mais uma queda em direção ao neo-evangélico do que a introdução da música
cristã contemporânea. Esta conduz, inevitavelmente, a uma queda gradual em
outras áreas, até que toda a igreja seja infiltrada de ideias e programas
alheios à posição [bíblica] original da igreja" .
Frank Gullock diz: "Quando uma igreja começa a usar a música
cristã contemporânea, eventualmente ela perderá outros padrões" .(Para
documentação destas citações ver: "Contemporary Music: Some
Questions Answered and Some Warnings Given" ,disponíveis no Website da
Way of Life).
Outra coisa que eu desejo mencionar, a qual levou o [neo-]
evangelicalismo à sua apostasia atual, é o seu orgulho da [pseudo, falsa,
secular] erudição. Ao falar na Associação Nacional de Pastores, em
1971, Billy Graham disse: "Creio que a Christianity Today tem
desempenhado um papel muito importante ao dar aos evangélicos essa
respeitabilidade intelectual, uma iniciativa que era tão drasticamente
necessária, 29 anos atrás" .
- - J. R. W. Stott, cujos livros são publicados pela InterVarsity Press, disse:
"Durante 50 anos ou mais, instei os autênticos cristãos evangélicos a não
serem fundamentalistas. Os fundamentalistas tendem a ser
anti-intelectuais..." .(Stott, Essencials: A Liberal-Evangelical
Dialogue,1988, p. 90). Os evangelistas mais jovens na igreja anglicana, os
quais foram profundamente influenciados por Stott, estão em uma "busca
por uma teologia respeitável" (Ian Murray, Evangelicalism Divided,
p. 175).
- - A exigência de uma respeitabilidade erudita, aos olhos do Cristianismo
apóstata e do mundo, tem levado os homens a se afastarem muito da simplicidade
e dogmatismo bíblicos.
- - O bom estudo é importante (2 Timóteo 2:15; Tito 1:19), mas o orgulho do
intelecto é letal. Deus nos admoesta contra esse tipo de soberba: "Em vindo a soberba, virá também a afronta; mas com os
humildes está a sabedoria" .
- - O Apóstolo Paulo diz: "Porque, vede, irmãos, a vossa vocação, que não são muitos
os sábios segundo a carne, nem muitos os poderosos, nem muitos os nobres que
são chamados. Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as
sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes;
e Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são,
para aniquilar as que são; Para que nenhuma carne se glorie perante ele" . (1 Coríntios 1: 26-29).
- - Ganhar impressionantes credenciais na erudição exige sentar-se aos pés e se
aliar intimamente aos descrentes e aos apóstatas, o que é excessivamente
perigoso e proibido fazer: (Salmo 1:1-3; Romanos 16:17; 2 Coríntios 6:14; 2
Timóteo 3:5 e 2João 9-11).
- - O orgulho da erudição [intelectual, acadêmica] é um perigo real para muitos
batistas independentes. Esta é uma das razões por que o Calvinismo e a Teologia
Reformada estão se alastrando [entre batistas]. E os supostos intelectuais são
os que estão adotando o texto grego [de Westcott e Hort], nas versões
moderninhas.
- - De fato, a igreja emergente já está alcançando os batistas
independentes. Não se trata de algo "ainda distante" . Suas sementes
destrutivas estão sendo semeadas em nosso exato meio e a ignorância e apatia
não conseguirão vencer esta batalha.
David Cloud- "The Emerging Church Is Coming" -
07/12/2011.
Mary Schultze, 13/12/2011 - www.maryschultze.com
Só use
as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do
Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas
e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a
ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que
v. pode ler e obter em BibliaLTT.org, com ou
sem notas).
Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo
link para esta página de http://solascriptura-tt.org)
(retorne a http://solascriptura-tt.org/ SeparacaoEclesiastFundament/
retorne a http:// solascriptura-tt.org/
)
Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.