Sinopse: À medida que a sociedade adota as filosofias pós-modernas, o conceito
de verdade absoluta torna-se mais reduzido na mente das pessoas. Esse processo é
chamado de "Mudança de Paradigma". Em oposição a essa mudança de mentalidade, a
igreja cristã precisa se posicionar contra as mudanças que atacam a Palavra de
Deus como verdade absoluta. Entretanto, a Igreja do Novo Paradigma busca
justamente atrair aqueles que têm uma mentalidade pós-moderna por meio da
aceitação da cultura pós-moderna. À medida que este manuscrito se aprofunda nas
origens da metodologia usada no Movimento de Crescimento de Igrejas "com
propósitos" e "sensível aos que procuram", as descobertas tornam-se não somente
surpreendentes, mas também absolutamente chocantes. Este capítulo expõe a origem
da metodologia, a fonte do financiamento e o trágico impacto da Religião
Orientada Para Resultados do Novo Paradigma.
Os artigos anteriores desta série podem ser lidos em
http://www.espada.eti.br/pragmatismo.htm
O que é uma "mudança de paradigma"? Melhor ainda, o que é um paradigma? O termo
"mudança de paradigma" foi cunhado por Thomas Kuhn, em seu livro The Structure
of Scientific Revolutions, publicado em 1962; e, de acordo com Marilyn Ferguson,
as idéias de Kuhn "aumentam a compreensão do surgimento de novas perspectivas e
analisam as causas da resistência às novas mudanças sistêmicas". (1) A própria
Marilyn Ferguson então descreve a definição de Kuhn da palavra "paradigma" da
seguinte maneira:
"Uma estrutura de pensamento (do grego paradigma, "padrão"). Um paradigma é um
esquema para a compreensão e explicação de certos aspectos da realidade ... "uma
mudança de paradigma" é um modo completamente novo de pensar sobre antigos
problemas." (2)
(O contexto dos comentários da autora Ferguson é tirado de seu famoso livro A
Conspiração de Aquário, publicado em 1980. Esse livro tornou-se conhecido como
"a Bíblia da Nova Era" e está estruturado dentro de uma cosmovisão panteísta que
dita que "tudo é deus". A autora Ferguson tornou-se bem conhecida como uma
mestra da Nova Era.)
É dentro dessa estrutura que a Igreja do Novo Paradigma e a Religião Orientada
Para Resultados emergiram. A Igreja do Novo Paradigma reavaliou o cristianismo
baseado na Bíblia e desenvolveu um "novo modo de pensar" sobre os velhos
princípios da Palavra de Deus. A reação inicial a esses novos métodos discutidos
até este ponto neste manuscrito podem ser candidamente resumidos como um
afastamento dos "antigas veredas" da Palavra de Deus. Esse afastamento coloca em
questão um conceito crítico da doutrina bíblica - o fato que o próprio Deus é
imutável - Ele não muda. Deus não se adapta à cultura pós-moderna, de modo que
por que deveriam se adaptar aqueles se afirmam serem seus seguidores? Deus nunca
desenvolveu "um novo modo de pensar"; por que então deveriam Seus filhos adotar
essas metodologias? Se a Palavra de Deus é inspirada, infalível e inerrante, por
que deveriam os filhos de Deus acreditar que precisam desenvolver uma nova
mentalidade quando na realidade possuem a "velha história?" Em essência, esse
afastamento pode ser chamado de apostasia, mas o termo bíblico é infidelidade.
A ascensão da infidelidade espiritual dentro da Igreja do Novo Paradigma é
apenas outro exemplo da incapacidade da humanidade de aprender com as lições
ensinadas nas Escrituras do Velho Testamento. O Velho Testamento registra
explicitamente a infidelidade espiritual da nação de Israel, que resultou no seu
distanciamento de Deus e a adoração aos falsos deuses da cultura cananita. A
Igreja do Novo Paradigma imita essas ações freqüentemente condenadas,
distanciando-se da metodologia e dos padrões bíblicos de modo a abraçar a
cultura pós-moderna atual. Portanto, a ênfase da Religião Orientada Para
Resultados do novo paradigma pode ser resumida como uma transição das "antigas
veredas" delineadas e determinadas pela Palavra de Deus para os "novos modos"
detalhados na filosofia pós-moderna.
É esse processo de transição que é considerado uma mudança de paradigma, e essa
mudança de paradigma está ocorrendo bem diante dos olhos da igreja professa.
Essa mudança na consciência não foi disparada por algum evento cataclísmico, mas
está ocorrendo em "passos de bebê" - um pequeno passo de cada vez. A despeito
dessa implementação gradual, a transição não está ocorrendo sem oposição, pois
muitas vozes dentro dos círculos fundamentalistas e até mesmo no círculo
evangélico estão clamando para fazer soar o alarme. Entretanto, os números do
novo movimento estão crescendo como uma onda gigante que potencialmente abafa
essas vozes até o nascer da próxima geração. Como disse o físico Max Planck,
"Uma nova verdade científica (ou uma mentira - autor) não triunfa convencendo
seus oponentes e fazendo-os ver a luz, mas, ao contrário, por que seus oponentes
eventualmente morrem, uma nova geração cresce que está familiarizada com ela."
(3) Para interpretar esse comentário em um contexto bíblico, pode-se certamente
acrescentar este exemplo: "... e outra geração após ela se levantou, que não
conhecia ao SENHOR, nem tampouco as obras que ele fizera a Israel." [Juízes
2:10]
A Educação Progressiva e a Religião Orientada Para Resultados
A mudança de paradigma que habilita a transição do passado para o futuro, das
velhas estrutura para a nova, e de antigas crenças para novas cai nos ouvidos
como ecos dos princípios que estão sendo promovidos pelos educadores
progressivos há quase três quartos de século. Como os paralelos encontrados nas
metodologias da Igreja do Novo Paradigma e a Educação Progressiva (Baseada em
Resultados) têm sido referenciados diversas vezes neste manuscrito, é preciso
lembrar que a mais fundamental de todas as similaridades é o objetivo central de
ambos os movimentos - a transição. Como na Religião Orientada Para Resultados, a
Educação Progressiva tem como objetivo principal uma completa transição do
"antigo" para o "novo". O diagrama a seguir foi tirado de um relatório feito
para a Secretaria da Educação da Carolina do Sul, propondo um plano de educação
pragmática para as escolas estaduais. Ele ilustra muito sucintamente os dogmas
básicos da pedagogia da educação progressiva como o veículo para levar o aluno a
fazer a transição para um novo paradigma: (4)
*** Inserir figura cap-13fg1.gif
Este documento é uma forte evidência do desejo de produzir uma mudança sistêmica
completa nas atitudes e valores do aluno de modo a prepará-lo para um futuro
percebido. O termo técnico para isso é "Educação Progressiva Tranformacional",
conforme promovido pelo marqueteiro da educação progressiva William Spady. O
processo implementado para obter essa transição está baseado no estabelecimento
de uma série de objetivos (ou resultados) a serem alcançados por meio de um
esforço cooperativo (dinâmica de grupo) por uma série de grupos pequenos (ou
equipes) de alunos com o professor (o agente de mudança) funcionando como
facilitador. O facilitador não ensina nada ao grupo pequeno, mas influencia-o a
alcançar um consenso predeterminado introduzindo situações emocionais ou
afetivas em conflito com conceitos cognitivos para alcançar o resultado
especificado. Esse processo dialético de dinâmica de grupo é replicado na
Religião Orientada Para Resultados por aqueles que querem obter o crescimento da
igreja por meio da criação da assim-chamada meta-igreja, formada por grupos
pequenos que podem ser facilitados por meios pragmáticos para o status de uma
mega-igreja.
A Conexão Drucker / Demming
Como a Educação Progressiva e a Religião Orientada Para Resultados compartilham
aquilo que parece ser um número desproporcional de similaridades, é preciso
questionar a origem desses princípios e buscar uma fonte comum para essas
similaridades, ou então consigná-las à mera coincidência. Entretanto, não
existem coincidências, porque a fonte desses pontos em comum pode ser
prontamente descoberta e a busca inicia olhando-se para as vidas de dois homens,
Edward Demming e Peter Drucker. Demming (já falecido) e Drucker (com
aproximadamente 95 anos) estão entronizados como especialistas renomados
internacionalmente na administração empresarial e como gurus da metodologia da
administração. Esses dois indivíduos estavam entre os membros principais de um
grupo seleto de americanos (embora Drucker seja um cidadão americano, ele na
verdade nasceu na Áustria) que são louvados como parte do esforço quase
sobre-humano que desenvolveu filosofias de administração baseada em sistemas que
começaram a ganhar reconhecimento público no Japão após a Segunda Guerra
Mundial. A história popular é que americanos desenvolveram uma metodologia
empresarial avançada que foi rejeitada pelas empresas ocidentais mas que foi
avidamente adotada pelos japoneses. Quando essas filosofias foram postas em
prática no Japão, o país derrotado se ergueu como a mitológica fênix de sua
morte, devastação, desmoralização e destruição para se tornar um gigante
industrial em pouco mais de uma década.
Embora essa história seja parcialmente verdadeira, a realidade é que a abordagem
de Demming está baseada principalmente em "processo" e "melhoria contínua do
processo", e a "Administração Por Objetivos", de Peter Drucker, é inteiramente
baseada em resultados. Entretanto, embora a abordagem dessas metodologias
originem-se de um ponto-fonte diferente, as filosofias orientadas para
resultados de Drucker podem se mapeadas com os mesmos princípios de processos
incorporados por Demming. Por exemplo, o tema de Drucker de "construir
comunidades" com "trabalhadores do conhecimento" é precisamente equivalente à
busca de Demming para implementar um "espírito de equipe" de modo a "cultivar a
lealdade corporativa e uma identidade compartilhada". (5) Essencialmente,
Demming é menos baseado em resultados, mas Drucker incorpora processos que
imitam ou são idênticos àqueles propostos por Demming para alcançar o resultado
predeterminado. Portanto, a busca precisa continuar para uma origem comum desses
métodos, pois os pontos filosóficos em comum são óbvios demais para serem apenas
uma coincidência. Essa busca, entretanto, levará a pessoa para o lado mais
tenebroso da administração empresarial.
A "Administração por Objetivos" de Peter Drucker não foi uma idéia original, mas
emanou de dentro das fileiras da filosofia esotérica alemã do século XIX. Os
conceitos sistêmicos e orientados para resultados podem ser rastreados
diretamente aos ensinos de Hegel, Marx, Nietzsche, Wellhausen, Blavatsky, e
outros que foram fortemente influenciados pelo paganismo alemão. Por sua vez,
esses mesmos princípios foram depois adotados pelos socialistas fabianos no
início do século XX e facilmente comunicados a tipos como John Dewey, o "Pai da
Educação Progressiva" (daí a origem do termo Educação Baseada em Resultados).
(6) De forma muito preocupante, um exame mais profundo dos dogmas básicos desse
sistema revela influências esotéricas e muito tenebrosas. Isto não é segredo nem
mesmo para as fontes seculares da administração, que têm a coragem de fazer uma
avaliação honesta do sistema. Por exemplo, em um artigo publicado pelo The
Journal of Organizational Change Management, David M. Boje e Robert D. Winsor
tratam do Gerenciamento da Qualidade Total (TQM, do acrônimo em inglês) - o ímã
da metodologia de Demming / Drucker:
"A tese deste artigo é que como um fenômeno econômico, a Administração da
Qualidade Total tem sido posicionada como um conjunto cuidadosamente criado de
modificações dos processos tecnológicos que objetivam levar a níveis avançados
de qualidade do produto ou a custos menores e, dessa forma, fornecem a
capacidade de alcançar e sustentar uma vantagem competitiva global. Entretanto,
para alcançar esses objetivos, TQM direta e encobertamente altera os valores, a
cultura e as mentalidades dentro de uma organização. Como resultado, e em
paralelo com essas modificações tecnológicas, TQM estabelece um programa
cuidadosamente integrado de engenharia social e psicológica que é crítico para
sua implementação "bem-sucedida" e que tem um impacto significativo no
comportamento e na consciência dos gerentes e dos funcionários." (7)
Observe a frase que inicia no meio da citação, "... TQM direta e encobertamente
altera os valores, a cultura e a mentalidade ... um programa integrado de
engenharia social e psicológica...". Esse mesmo artigo diz, "TQM busca
aperfeiçoar os sistemas de controle que produzem e impõem a uniformidade dentro
dos produtos, componentes, trabalhadores, fornecedores e todo o sistema geral de
produção. O problema é que uma maioria desse controle, em linha com os
princípios de Taylor (1911), está direcionado aos corpos, almas e espíritos dos
trabalhadores." (8) Compare essa observação de mudança sistêmica com o diagrama
mostrado no início deste capítulo e que retrata a Educação Progressiva
Tranformacional. Esse aspecto da metodologia de Drucker / Demming busca os
mesmos resultados - uma mudança de paradigma - uma mudança da mente do velho
para o novo, do passado para o futuro, do individualismo para a dinâmica de
grupo, e do nacionalismo para o globalismo. Em seu livro de 1959, Landmarks of
Tomorrow, Drucker estende-se longamente para descrever o que ele via com uma
"mudança do sistema cartesiano linear de causa e efeito". (9) Ele não chama isso
de "mudança de paradigma", pois Kuhn somente cunhou essa expressão em 1962.
Entretanto, o dogma básico desse mesmo conceito é engenhosa e deliberadamente
expresso nas filosofias de Drucker pré-1962. Por outro lado, o aspecto esotérico
desta questão vem à frente quando começa-se a dirigir os princípios da
administração para o corpo, alma e espírito. Essa metodologia cruza o limiar do
secular para o religioso; e uma vez que a pessoa mergulhe em arenas religiosas
com metodologias humanistas, a situação transiciona-se rapidamente do mundano
para os níveis esotéricos.
(Nos anos 50s, o público americano não estava exatamente estusiasmado em adotar
o "druckerismo" ou o "demmingismo". Na verdade, as bases esotéricas mencionadas
anteriormente foram componentes críticos para a rejeição dos métodos de Drucker
pelos magnatas da indústria americana. Entretanto, os mistérios esotéricos
estavam no centro das religiões orientais, de modo que esses aspectos foram mais
um incentivo do que um obstáculo para a mentalidade japonesa. Portanto, Demming
tornou-se o pai de um novo paradigma empresarial que floresceu no Japão vinte
anos antes de dar grandes passos no ocidente, mas a sorte estava lançada para
trazer o ocidente a bordo também. Com o sucesso de TQM e da "Administração Por
Objetivos" no oriente, a General Motors abriu suas portas para Peter Drucker e a
implementação de seu plano. Uma vez que as primeiras portas se abriram, as
comportas foram abertas em seguida. Hoje, a pouca base industrial que resta nos
EUA luta sob a maldição das filosofias de Drucker / Demming, e essas mesmas
filosofias contribuíram grandemente para o êxodo maciço dos empregos industriais
americanos para os polos de mão de obra barata nos países do Terceiro Mundo e do
sudeste asiático.)
Na realidade, existe uma explicação muito lógica para a natureza esotérica da
metodologia de Drucker / Demming. Esses indivíduos basearam suas metodologia na
"Teoria Geral dos Sistemas" (TGS). A TGS foi originalmente proposta pelo biólogo
húngaro Ludwig von Bertalanffy, em 1928. Ele propôs que "um sistema é
caracterizado pelas interações de seus componentes e a não-linearidade dessas
interações." (10) Kuhn, o criador da expressão "mudança de paradigma" aplicou a
TGS à cultura e à sociedade, e via as culturas como sub-sistemas de interligação
de uma sociedade planetária mais ampla. (11) Em 1980, o cosmólogo Stephen
Hawking então expandiu o pensamento sistêmico para a plataforma global
introduzindo a "Teoria do Caos" (12), que afirma a "interconectividade de todas
as coisas" - (isto é, a batida das asas de uma borboleta na Ásia pode afetar o
curso dos furacões no Atlântico). Como resultado, a Teoria Geral dos Sistemas
tornou-se muito esotérica quando levada às suas conclusões lógicas:
a.. TGS é sintomática de uma mudança na nossa cosmovisão. Não vemos mais o
mundo em um jogo cego de átomos, mas ao invés disso, como uma grande
organização." (13)
b.. De acordo com a TGS, nada pode ser compreendido em isolamento, mas precisa
ser visto como parte de um sistema." (14)
c.. Se a pessoa aceitar a teoria que o mundo é um sistema holístico
interconectado e interdependente (e dentro desse sistema há uma infraestrutura
que é análoga de um sistema para outro), deverá logicamente concluir que a
Hipótese de Gaia é verdadeira.
d.. "A Hipótese de Gaia, de James Lovelock, apareceu em 1979 e evoluiu para se
tornar um livro - Gaia: A New Look at Life on Earth, publicado pela Oxford Press
em 1982. A Hipótese de Gaia defende a posição que a própria Terra é um organismo
vivo, a fonte de toda a vida, que tem a capacidade de regular-se, ou curar a si
mesma sob condições "naturais". A posição de Lovelock é que a espécie humana
desenvolveu a tecnologia para sobrepujar a capacidade de Gaia de "curar" a si
mesma, e está, portanto, condenada à destruição, a não ser que a espécie humana
interrompa esse assalto tecnológico." (15)
e.. Essencialmente, a Hipótese de Gaia não é nada mais do que a antiga
adoração da deusa Mãe-Terra do paganismo antigo e da feitiçaria moderna.
Com base em tudo o que foi dito acima, pode-se concluir que a Teoria Geral dos
Sistemas é um sistema de crenças esotérico baseado em uma fusão de darwinismo e
do misticismo oriental - muito similar ao que agora é chamado de "Nova Era". A
TGS afirma que o homem está se movendo para o próximo nível de evolução, mas
para alcançar esse patamar mais elevado, a humanidade precisa adotar uma
consciência universal e comum, ou sistema de crenças ("as velhas crenças"
precisam fazer a transição para "novas crenças"). Peter Drucker confirmou sua
adesão a esse conceito por meio do desenvolvimento do modelo do "banquinho de
três pernas". As pernas representam o sistema empresarial, o estado e o "setor
privado". O assento do banquinho representa o alcance daquilo que ele chama de
"comunidade", ou consenso, desses três setores separados (ou sub-sistemas) da
sociedade. Drucker gastou a última metade de sua vida concentrando-se nesse
"setor privado" (igrejas e organizações não-lucrativas) porque esse segmento
oferece a plataforma para o consenso dialético para unir toda a humanidade para
produzir o "fenômeno do salto" (16) para o próximo nível de "evolução social".
De acordo com a Teoria Geral dos Sistemas e a Hipótese de Gaia, o "antigo
sistema" precisa ser quebrado para que o "novo sistema" possa irromper.
À medida que alguém se aprofunda nesse cenário, a ênfase de Drucker no setor
não-lucrativo deve vir sem qualquer surpresa - especialmente se a pessoa
compreender o que Barry Goldwater compreendia. Em seu livro, With no Apologies,
o senador Goldwater descreveu a estratégia da Comissão Trilateral, o Conselho
das Relações Exteriores, e outras entidades globalistas em uma tentativa de
controlar os "Quatro Cantos do Poder" para fazer a transição do mundo para o
modelo planetário que eles imaginavam. Ele descreveu esses "quatro cantos" como
os campos político, econômico, teológico e intelectual; e defendeu a posição que
aqueles que controlam os Quantro Cantos do Poder controlam o mundo. (17) O
modelo do "Banquinho de Três Pernas" de Drucker simplesmente combina os cantos
teológico e intelectual de poder na perna "setor privado / não-lucrativo",
exatamente como o modelo de Drucker para alcançar a "comunidade" fará surgir uma
nova sociedade. Contudo, o fato é que o setor não-lucrativo - e a igreja
evangélica em particular - representa a maior ameaça para alcançar a síntese da
"comunidade" - ou pelo menos representava - até que Bill Hybels, Bob Bufford,
Rick Waren e Cia. Ltda. começaram a levar os membros das igrejas para a
transição às centenas de milhares para uma posição de se alinhar com o modelo
dos sistemas completos.
Peter Drucker & Cia. Ltda. na Igreja do Novo Paradigma
Para trazer esses conceitos de volta ao contexto da Igreja do Novo Paradigma, o
nome "Peter Drucker" aparece muitas vezes quando se investiga as fontes para a
metodologia desse novo movimento religoso híbrido. De acordo com a revista
Christianity Today, Drucker declarou à revista Forbes, "... as mega-igrejas
pastorais são certamente o fenômemo social mais importante na sociedade
americana nos últimos trinta anos." (18) No mesmo artigo, Drucker descreveu
"administração" como um ministério para salvar nossa sociedade e assim
direcionou os líderes de igrejas a adotarem suas filosofias da "Administração
Por Objetivos" - essencialmente, a Religião Orientada Para Resultados.
Entretanto, conforme o artigo da Christianity Today continuou, tornou-se muito
aparente que o autor do artigo simplesmente não entendeu nada.
Ele afirmou que Drucker fez todas as tentativas de prover "comunidade" por meio
da implementação de seus princípios no local de trabalho - mas esses esforços
fracassaram. Ele então admitiu que uma tentativa "de fornecer comunidade" dentro
da estrutura do estado também fracassaria. Entretanto, Drucker conclui que "As
organizações não-lucrativas são a comunidade americana". (19). Ele também
afirmou que "uma nova forma de sociedade está tentando emergir", e as igrejas e
as organizações não-lucrativas precisam representar um novo e central papel:
"O pastor, como gerente, tem de identificar suas forças e especializações (os
líderes na igreja), posicioná-los, equipá-los para o serviço e habilitá-los para
trabalhar no todo harmonioso e produtivo conhecido como corpo de Cristo." (20)
No contexto da plataforma da TGS do Peter Drucker, esse artigo da Christianity
Today pode ser comparado com uma maravilhosa refeição temperada com arsênico.
Ele exalta Drucker por seu reconhecimento da importância da igreja e o coloca em
um pedestal como um "bom cristão" interessado nos negócios do reino. Entretanto,
a falta de compreensão de Stafford das verdadeiras definições da terminologia de
Drucker e sua falta de pesquisa no sistema de crenças de Drucker fazem com que
ele negligencie completamente o fato que a ênfase de Drucker na igreja e nas
organizações não-lucrativas não é nada mais que uma afirmação que dentro do
contexto da igreja pode ser alcançado o consenso dialético para conceber a nova
sociedade emergente. Esse processo é descrito pelos globalistas como "Transição
do Sistema Inteiro", e essa transição está sendo realizada pela "quebra do
sistema" do sistema existente para iniciar a "ruptura do sistema" para um novo
sistema e uma nova sociedade planetária. O artigo de Tim Stafford na
Christianity Today ingenuamente confirmou esse fato quando disse, "Drucker vê
uma nova forma de sociedade lutando para sair de sua crisálida, com as igrejas e
as organizações não-lucrativas representando um novo e central papel." (21)
Quando se lê Uma Igreja com Propósitos, de Rick Warren, e Transição - Conduzindo
Sua Igreja na Mudança, de Dan Southerland à luz desses princípios, novas
realizações vêm à frente tão distintamente quanto a observação da explosão de
uma supernova.
A dissertação acima na verdade não é suficiente para igualar Rick Warren e
companhia com o Dr. Drucker. As similaridades estão lá, mas existe alguma prova
sólida que Warren modelou sua metodologia com base na de Peter Drucker? Essa é
realmente uma boa pergunta, mas antes de apresentar uma resposta, é preciso
voltar ao Capítulo 12 e ver novamente a Galeria da Fama do Novo Paradigma. O
indivíduo na Galeria da Fama que precisa ser tratado ao se discutir Peter
Drucker é Bob Buford, o fundador da Rede de Liderança, uma fundação privada com
a função principal de identificar, criar redes e capacitar os ministérios e
equipes das congregações com 1.000 membros ou mais. Buford também é o presidente
e fundador da Junta de Diretores da Fundação Peter F. Drucker Para a
Administração Não-Lucrativa. No prefácio de seu livro, Halftime, Buford
refere-se a Drucker como "o homem que formou minha mente". (22) A Organização de
Bob Buford então identifica-se com Drucker e trabalha de mãos dadas com ele com
esforços de fazer a transição da igreja para trazer as igrejas existentes para o
modelo do novo paradigma. De acordo com o artigo referido da Christianity Today,
a Rede de Liderança de Bob Buford "convidou Drucker para falar em conferências
de líderes de grandes igrejas e o tem ligado a muitos pastores que buscam
orientações." Esse artigo também diz que Drucker interagiu com "muitas igrejas
'pastorais'. Essas igrejas incluem mega-igrejas, como a Igreja da Comunidade de
Willow Creek, de Bill Hybels, e a Igreja da Comunidade de Saddleback, de Rick
Warren." (23)
Portanto, de acordo com a Christianity Today, Rick Warren e Bill Hybels foram
educados na metodologia de Drucker, conforme promovida por Bob Buford. Na
verdade, Drucker já chamou Rick Warren de "o inventor do reavivamento perpétuo"
(24), mas isso somente não confirma que Warren tem feito interface diretamente
com Drucker. Entretanto, em um artigo escrito por Warren no site da The Southern
Baptist Press, ele próprio diz, "Uma vez perguntei a Peter Drucker, o pai da
administração moderna, com que freqüência uma organização crescente precisa se
reestruturar..." (24). O Dr. Warren também faz referências de ter recebido Peter
Drucker em sua residência. Quando se começa a somar esses incidentes e avaliar
suas totais implicações, o quadro começa a se tornar muito claro. Esses
flautistas de Hamelin evangélicos estão utilizando os métodos de homens cuja
cosmovisão holística permeia seus estilos de administração e todos os demais
aspectos de suas filosofias pessoais. Uma vez que eles começam a utilizar essa
metodologia para criar ou fazer a transição de uma igreja, essa igreja cai
direto nas mãos dos engenheiros globalistas de sistemas que estão procurando uma
avenida para fazer a ruptura do sistema e estabelecer a Igreja da Mudança de
Paradigma. Como foi explicado anteriormente neste manuscrito, após somente uma
geração de tal manipulação generalizada, a igreja não terá absolutamente nenhuma
semelhança com a igreja daqueles que lutaram contra o modernismo, contra a
infidelidade espiritual e contra o ecumenismo aberto nos anos 1960. O efeito da
Teoria Geral dos Sistemas nesses líderes evangélicos fica ainda mais evidente
pela própria terminologia usada pelo Dr. Warren em seu website, Pastors.com.
Observe as seguintes afirmações de Dr. Warren no artigo "Como Pensar Como um
Cristão de Classe Mundial" (esse artigo é um excerto de seu livro Uma Vida com
Propósitos):
a.. O sub-título inicial, "mudança do pensamento auto-centrado para centrado
nos outros" - esta seção utiliza frases tais como "uma difícil mudança mental",
"mudança de paradigmas", e fala de "orações com a respiração".
b.. O próximo sub-título é "Mudança do pensamento local para o global". Aqui
ele diz, "Deus é um Deus global", diz que a maior parte do mundo já "pensa
globalmente" e menciona conglomerados multinacionais. Ele então diz, "Estamos
mais conectados do que percebemos."
c.. Ele também diz, "As pessoas são mais receptivas a Deus quando estão são
sob tensão e transição." (26)
Todos esses pontos contêm uma certa dose de verdade, mas o leitor deste
manuscrito precisa agora exercer o discernimento para analisar criticamente
essas afirmações com o total conhecimento do que foi apresentado até aqui. Como
um modo de revisão, os pontos para avaliação são como seguem:
a.. A frase "mudança de paradigma" foi cunhada por Thomas Kuhn, um subscritor
da Teoria Geral dos Sistema. A TGS, quando executada em suas conclusões lógicas,
leva a pessoa a uma jornada para as crenças esotéricas e até ocultistas da deusa
Mãe-Terra.
b.. Marilyn Ferguson, autora do livro A Conspiração de Aquário (juntamente com
outros aderentes da Nova Era) popularizou o conceito de "mudança de paradigma" e
a ruptura para um novo sistema que sinalizará o fim da Era de Peixes, a aurora
da Era de Aquário e a vinda do novo nível de evolução humana, o homo noeticus.
c.. Peter Drucker baseia suas filosofias na TGS e utiliza o Processo Dialético
Hegeliano na formulação de suas teorias da "comunidade" (consenso ou síntese). A
abordagem holística dele dos princípios da administração deram origem ao seu
sistema de "Administração Por Objetivos" - um modelo baseado em resultados que
utiliza os processos de Edward Demming (outro discípulo da TGS) que mudam os
valores e a cosmovisão daqueles que estão envolvidos no modelo holístico.
Com essas considerações em mente, no mínimo deve-se questionar o intento do Dr.
Warren em fazer afirmações tão permeadas com implicações sistêmicas. Por
exemplo:
a.. Todas as referências à mudança, transição, e mudança de paradigma do
pensamento auto-centrado para o centrado nos outros faz alguém pensar exatamente
o que ele tem em mente. Se o Dr. Warren está realmente falando de missões
mundiais e trabalhando para o plano bíblico de Deus; ele certamente poderia ter
escolhido a terminologia bíblica, em vez de uma terminologia holística e
pós-moderna.
b.. Ao recomendar "orações de respiração", o Dr. Warren está se aventurando em
um terreno perigoso. A oração de respiração incorpora uma oração de uma frase
simples que é repetida com o ritmo da respiração. A técnica para isso é descrita
como segue:
"Sente-se calado e repita a frase calmamente em sua mente por vários minutos.
Permita que a oração tome o formato de sua respiração para que as palavras
acompanhem sua respiração. Faça uma caminhada, repetindo a oração enquando você
se mover. Observe como a oração molda suas percepções. Permita que a oração
acompanhe o ritmo de seus passos e da sua respiração... os instrumentos da
oração contemplativa são usados somente para ajudar a nos guiar a uma
experiência de união com Deus..." (27)
O artigo citado acima também mostra fotografias de adolescentes caminhando em um
labirinto enquanto entoam essas orações repetitivas. Embora isso possa parecer
ser muito espiritual, uma rápida leitura de revistas e boletins ocultistas de
nova era mostram esses mesmos labirintos e falam de atingir os estados alterados
de consciência via meditação transcendental. Essa é uma técnica utilizada por
aqueles que desejam contactar os "espíritos-guia" em seus "lugares seguros". A
"oração" repetitiva e a entonação originam-se nas religiões ocultistas, e não
têm lugar na prática cristã. Não há absolutamente dúvida da natureza ocultista
desses métodos quando se percebe o significado da afirmação, "ajudam a guiar-nos
a uma experiência de união com Deus." Esse não é um conceito cristão, mas, ao
contrário, é um princípio panteísta. O cristão nunca será "um com Deus". Somente
Jesus Cristo é ou pode ser um com o Pai. Esse ensino está baseado nas religiões
orientais e em ensinos ocultistas. Todavia, esse princípio está no website da
Igreja Presbiteriana dos EUA, e Rick Warren promove e apóia "as orações com a
respiração" em seu livro Uma Vida com Propósitos. O próprio Jesus Cristo
advertiu que os cristãos não devem usar de "vãs repetições nas orações, como
fazem os gentios" [Mateus 6:7] pois comprendeu perfeitamente os perigos
envolvidos nessa prática. Todavia, o Dr. Warren defende isso que Jesus condenou
claramente.
a.. Sim, Deus ama a todos os indivíduos no mundo. Sim, Deus mandou os cristãos
irem a todo o mundo e pregarem o evangelho. Sim, os cristãos devem ter a mente
em missões e sentir amor pelos perdidos. Entretanto, dizer que "Deus é um Deus
global" implica que Deus é favorável à ascensão do globalismo político e
religioso tão proeminentemente exibido na cultura pós-moderna. Se a pesssoa
ignora o treinamento que Rick Warren recebeu de Peter Drucker até poderia lhe
dar o benefício da dúvida.
b.. Pode-se até acusar este autor de estar forçando demais em um ou dois
desses pontos, e francamente, talvez o Dr. Warren mereceria que "déssemos um
tempo" nessas questões se não fosse pela próxima afirmação que revela seus
verdadeiros intentos. A afirmação dele, "Estamos mais conectados do que
percebemos" oferece evidência suficiente para acusá-lo de adotar a filosofia da
TGS, e circunstancialmente diz que ele engoliu a filosofia de Drucker "vara,
anzol e linha". No mínimo, essa afirmação condena o Dr. Warren de tornar-se um
inocente útil para as filosofias de "ruptura do sistema" de forças luciferianas
em todo o mundo.
c.. Finalmente, essa afirmação de as pessoas se tornarem mais receptivas a
Deus sob tensão ou transição contém algumas sementes de verdade... MAS... as
filosofias da Teoria Geral dos Sistemas ensinam que a evolução ocorre em tempos
de contestação e maciça agitação e tanto a contestação quanto a maciça agitação
precisam estar presentes para a próxima fase da evolução social ocorrer.
Como observado anteriormente, Rick Warren, Bob Buford, Dan Southerland, Bill
Hybels, e outros, agora já treinaram centenas de milhares de pastores na
Religião Orientada Para Resultados. Muitos que verdadeiramente sentem amor e uma
responsabilidade pelos perdidos têm sido sugados para dentro desses programas, e
outras igrejas estão adotando muitos dos aspectos individuais dessa filosofia de
modo a atrair os "sem-igreja" e construir seus ministérios. Entretanto, as
filosofias holísticas e pós-modernas estão vindo para a igreja por influência
das mega-igrejas e de seus seminários de treinamento; e infelizmente, as
questões não param com essas preocupações - elas se tornam piores.
Siga o Rastro do Dinheiro
Uma igreja autônoma geralmente não é iniciada com muito dinheiro no banco. Na
verdade, algumas mega-igrejas informam em seus históricos que seus fundadores
começaram a trabalhar com pouco ou nenhum dinheiro. (Alguns exemplos mais
notáveis disso são Robert Schuller e Jerry Falwell.) Embora algumas igrejas sem
afiliação possam começar como um programa missionário de outra igreja, ou grupo
de igrejas, essas doações tendem a prover somente uma pequena parte dos recursos
necessários para o sustento de um pastor em tempo integral. Muitos pastores de
obras independentes e menores mantêm um emprego secular até que a igreja tenha
condições financeiras de sustentá-los em tempo integral.
O dinheiro é um tópico muito discutido na igreja local, e é também discutido com
uma certa extensão na Palavra de Deus. Freqüentemente, é também um motivo de
disputa quando envolve as questões da separação bíblica. Por exemplo, uma igreja
firmada nas Escrituras não aceitará dinheiro de fontes abertamente hostis ao
evangelho ou até mesmo de fontes questionáveis. Essa é uma questão até com
alguns grupos conservadores, como a Convenção Batista do Sul, pois os seminários
batistas sulistas que são membros da Associação das Escolas Teológicas pertencem
a uma organização que é patrocinada pela Luce Foundation e pela Lilly Endowment
(Fundo Lilly). Uma igreja independente, por outro lado, não pertence a qualquer
instituição que é financiada ou patrocinada por organizações seculares em
qualquer nível. Para ilustrar esse princípio, um fluxograma mostrará o caminho
de financiamento de três igrejas. Duas serão imaginárias; a outra será a Igreja
da Comunidade de Saddleback, do pastor Rick Warren.
O primeiro caminho de financiamento será uma igreja bíblica independente e não
vinculada a uma denominação. O pastor dessa igreja é (por facilidade de
ilustração) formado pela Universidade Bob Jones e o pastor assistente e ministro
de música é graduado pela Universidade Cristã de Pensacola:
*** Inserir figura cap-13fg2.gif
Nessa igreja, o pastor recebe sua direção diretamente do Espírito Santo de Deus,
conforme é comunicada a ele por meio da Palavra de Deus. O financiamento para as
atividades da igreja é recebido dos membros, à medida que eles contribuem de
acordo com a proporção que Deus prosperou a cada um. O relacionamento do pastor
e do pastor assistente com suas respectivas instituições de ensino é reduzida à
associação e orientação; e neste caso, essas instituições recebem fundos de
doações privadas e ofertas de fé. Além disso, a metodologia nas operações é
também conforme especificado na Palavra de Deus, e não existem influências
exteriores nas operações dessa igreja-modelo. Essa é a verdadeira posição
bíblica.
O próximo exemplo está baseado na Igreja da Comunidade de Saddleback, pastoreada
por Rick Warren:
Inserir figura cap-13fg3.gif
Esse diagrama torna-se extremamente complicado e confuso. Entretanto, em uma
tentativa de preservar algum vestígio de simplicidade, não serão mostrados os
pastores assistentes e outros membros da equipe ministerial. Tenha também em
mente que a Igreja da Comunidade de Saddleback está afiliada à Conveção Batista
do Sul dos EUA, e isso a vincula a todos os outros membros dessa organização.
Além disso, devido ao vasto número de associações envolvidas na Igreja da
Comunidade de Saddleback, a página é pequena demais para criar um diagrama
detalhado. Entretanto, a extensão dessa ilustração será adequada o suficiente
para comunicar a contemporização que é criada com essa situação. Como o Dr.
Warren tem Doutorado em Ministério pelo Seminário Teológico Fuller, está ligado
em rede à linha de financiamento de Fuller, que inclui a Fundação Rockefeller e
a Luce Fundation. (Henry Luce foi um maçom de grau muito elevado), o Lilly
Endowment (a Lilly é um grande laboratório fabricante de medicamentos para
doenças mentais), bem como a Associação das Escolas Teológicas. Após uma análise
crítica da situação da Igreja de Saddleback, as perguntas mais profundas podem
ser simplesmente estas: Se a metodologia de Saddleback está baseada na
Administração Por Objetivos, de Peter Drucker, onde é que a Palavra de Deus e
suas doutrinas fundamentais entram na equação? Levando esse raciocínio ao
próximo nível, se as doutrinas e a metodologia da Palavra de Deus ficam
subordinadas a uma técnica gerencial, onde é que o próprio Deus realmente entra
nesse cenário?
Finalmente, para propósitos de comparação, um diagrama será mostrado para uma
igreja afiliada à Igreja Luterana na América:
*** Inserir figura Cap-13fg4.gif
Os conceitos utilizados pelas igrejas protestantes tradicionais estão mais em
linha com as metodologias católicas. O sínodo é colocado como um intercessor
entre o pastor e Deus: o pastor local recebe seus sermões da ILA, a igreja local
sustenta a ILA, e a ILA, por sua vez, redistribui a riqueza para as igrejas
individuais de acordo com a necessidade estabelecida ou pré-determinada. Esse é
um sistema hierárquivo que vai contra os princípios bíblicos, mas há
definitivamente um movimento em andamento para adotar o modelo orientado para
resultados do novo paradigma.
Juramentos, Pactos e Promessas de Fé
Quando se começa a seguir o cheiro do dinheiro dentro da Igreja do Novo
Paradigma e nas igrejas protestantes tradicionais, algumas coisas surpreendentes
começam a se revelar - surpreendentemente, isto é, em comparação com o modelo
bíblico encontrado no Novo Testamento. A visão tradicional dos cristãos bíblicos
com respeito ao dinheiro e às ofertas é definido de forma simples: "Se Deus
tiver o controle do coração de um homem, também controlará sua carteira." A
Bíblia ensina especificamente que os cristãos devem ofertar para a igreja
"conforme a sua prosperidade" [1 Coríntios 16:2] Como resultado, nas igrejas
bíblicas, o dinheiro é discutido principalmente no contexto dos projetos
especiais de construção, uma necessidade incomum de um membro da igreja, ou um
projeto missionário especial - entretanto, há (como regra) pouca menção de
ofertas ou dinheiro do púlpito das igrejas bíblicas simplesmente por que tais
sermões são sem sentido. Entretanto, nas igrejas que apenas se inclinam em
direção ao modelo do novo paradigma, há no mínimo um "mês da mordomia" em que o
único assunto discutido a partir do púlpito e na Escola Dominical é dinheiro e
ofertas.
Embora o "mês da mordomia" seja geralmente procedimento padrão para manter a
oferta em um nível apropriado para atender aos requisitos mínimos do orçamento,
as congregações do novo paradigma que alcançam um resultado de crescimento de
igreja ótimo são forçadas a se envolverem em um programa de construção perpétuo.
Isso freqüentemente toma mais dinheiro que o orçamento permite e, portanto,
requer assistência que ultrapassa as paredes da igreja. Esse fenômeno deu origem
às agências de consultoria em crescimento de igreja, como a Injoy Ministries, de
John Maxwell. A Injoy oferece programas que consistem de programas de liderança,
compromissos, pactos e "promessas de fé" que têm um registro comprovado de
aumentar grandemente a receita da igreja. Entretanto, existem várias questões
com esses programas que não somente "forçam muito", mas vão a extremos que são
claramente sem base bíblica. Os programas das agências de consultoria em
crescimento de igrejas baseiam-se no fato que a maioria das igrejas do novo
paradigma já tem uma declaração de missão, uma declaração dos valores
fundamentais, e uma declaração de visão. Esses documentos vêm diretamente do
mundo de Demming e Drucker e não são em parte alguma encontrados na Palavra de
Deus. (A Bíblia não diz que sem uma declaração de visão o povo perece.) Usando
como base esses documentos principais, esses programas também implementam uma
série de juramentos e pactos que requerem a assinatura dos membros em geral e
"da liderança da igreja" em particular. (A "liderança da igreja" nesse caso não
é a equipe pastoral, mas, ao invés disso, pessoas leigas que ocupam "posições de
liderança" dentro do corpo de membros. John Maxwell e outros estão conduzindo
seminários muito caros e escrevendo livros para desenvolver a próxima geração de
liderança da Igreja do Novo Paradigma.) A Injoy e outras firmas de consultoria
em crescimento de igrejas baseiam-se nessa premissa e ajudam a "liderança da
igreja" recém-treinada pela Injoy a estabelecer um sistema de "promessa de fé"
que, em efeito, suga dinheiro das contas bancárias dos membros da igreja para
erigir edifícios maiores e mais bonitos para abrigar com mais conforto a todos.
Existem várias questões que saltam à vista com a implementação desse plano:
a.. Os juramentos são expressamente proibidos pela Palavra de Deus. Isso não
somente é aplicável às ofertas, mas também à assinatura de pactos da igreja,
declarações de visão, declaração de missão, e a declaração dos valores
fundamentais.
"Mas, sobretudo, meus irmãos, não jureis, nem pelo céu, nem pela terra, nem
façais qualquer outro juramento; mas que a vossa palavra seja sim, sim, e não,
não; para que não caiais em condenação." [Tiago 5:12]
a.. O espírito bíblico de ofertar é aquele em se dá com alegria. As táticas de
manipulação e intimidação não são apropriadas para a formação de pessoas que dão
com alegria, que dão com amor para a obra do Senhor.
b.. Táticas de manipulação freqüentemente somente alcançam conformidade
instilando culpa e medo nos indivíduos que são envergonhados ou intimidados a
assinar o pacto ou a "promessa de fé".
O fato da matéria é que a igreja que baseia sua metodologia nos princípios da
administração empresarial em vez de nos princípios da Palavra de Deus tem uma
massacrante tendência de se tornar dependente da mesma droga intoxicante que
vicia muitos no mundo corporativo. Esse vício é a busca por mais - mais
dinheiro, edifícios maiores e mais suntuosos, mais administração do patrimônio,
e mais crescimento financeiro. Embora nem todas as igrejas do novo paradigma
enquadrem-se nessa categoria, o perigo de cair presa dessa tendência é muito
mais provável nesse tipo de igreja pois, se o pastor vê a si mesmo como um
executivo, o tesoureiro da igreja vê-se como um executivo financeiro, os
"membros da "equipe de liderança" são equivalentes a membros da diretoria de uma
empresa, e a metodologia vem da "Administração Por Objetivos" - o todo-poderoso
dólar ou real tem um papel muito mais significativo do que em uma igreja cujas
finanças e ofertas são entregues a Deus sem coerção ou manipulações externas.
Escoamento das Mega-Igrejas Para as Congregações Menores
Aqueles que são velhos o suficiente para se lembrar das eleições americanas em
1980 em que Ronald Reagan enfrentou o então presidente Jimmy Carter, também se
lembram do remédio de Reagan para os desesperadores problemas econômicos da
nação. Essa teoria econômica foi chamada de "escoamento econômico" por que
Reagan defendia a posição que qualquer alívio nos impostos concedidos à classe
social mais rica daria um alívio correspondente às famílias das classes
trabalhadoras que se beneficiariam grandemente com a prosperidade dos ricos,
cujas empresas iriam contratar mais funcionários e dar aumentos salariais à
medida que os lucros aumentassem. Não é intenção deste autor defender a validade
ou não dessa teoria na área econômica, mas o efeito dela existe nas igrejas do
Novo Paradigma e nas tradicionais.
Referenciando novamente os diagramas que ilustram os caminhos de financiamento
que fluem pelas igrejas ilustradas nesses exemplos, uma análise "da base para
cima" pode ser o método mais esclarecedor de explicar o efeito do "escoamento".
Para ilustrar isso, inicia-se com o pastor ou com o pastor assistente da igreja.
Observe que todos os três diagramas mostram uma linha pontilhada do pastor até a
instituição de ensino superior ou seminário. A linha pontilhada, e não uma linha
sólida, aparece aqui por que a igreja, como regra, não recebe ofertas monetárias
das instituições em que o pastor estudou (embora o contrário freqüentemente
aconteça). Entretanto, a conexão importante para a academia é o estabelecimento
e suporte de redes que transmitem metodologias e relacionamentos comuns que
contribuem para a formação de filosofias derivadas da experiência do indivíduo
obtidas em uma determinada instituição. Os princípios centrais dessas
metodologias e relacionamentos são então transferidos e disseminados entre os
alunos formados por essas instituições.
Portanto, se uma instituição é membro da Associação das Escolas Teológicas (que
é patrocinada pela Lilly Endowment e pela Luce Foundation), que efeito isso terá
nas igrejas individuais? Melhor ainda, por que iria a Lilly, que fabrica o
Prozac e outras drogas para as doenças da mente, estaria interessada nas igrejas
cristãs? O mesmo pode ser perguntado a respeito da Luce Foundation, já que Henry
Luce foi um maçom de grau elevado. Como os efeitos práticos no ministério dos
graduados pelos seminários que estão associados com a Associação de Escolas
Teológicas são as redes de contatos, relacionamentos, e filosofiass que "escoam"
pelos corredores da rede - onde é que as fundações filantrópicas da elite
econômica se encaixam na missão da igreja?
Como uma resposta a essa questão, os programas específicos que vêm por meio
dessas duas fundações filantrópicas podem ser detalhados por suas próprias
palavras:
Bolsistas em Teologia da Fundação Henry Luce III
Estabelecido em 1993, o programa Bolsistas em Teologia da fundação Henry Luce
III suporta a pesquisa de acadêmicos juniores e seniores cujos projetos ofereçam
contribuições significativas e inovadorass aos estudos teológicos. O programa
procura patrocinar a excelência em erudição teológica e fortalecer os vínculos
entre a pesquisa teológica, as igrejas e o público mais amplo.
O programa é gerenciado pela Associação das Escolas Teológicas, a agência que
define os programas, regula e autoriza a educação teológica em nível graduado
nos EUA e Canadá. Suas 235 instituições-membro são escolas teológicas católicas,
ortodoxas, e protestantes, incluíndo seminários independentes e escolas
teológicas vinculadas às universidades." (28)
O Fundo Lilly
"Lilly Endowment Inc. é uma fundação filantrópica privada baseada em
Indianápolis, criada em 1937 por três membros da família Lilly - J. K. Lilly Sr.
e seus filhos J. K. Jr. e Eli - por meio da oferta de ações de sua indústria
farmacêutica, a Eli Lilly and Company. Mantendo os desejos dos seus três
fundadores, o Fundo Lilly existe para suportar a causa da educação, o
desenvolvimento comunitário e a religião.
Os objetivos da divisão de religião do Fundo Lilly são:
1.. Aprofundar e enriquecer as vidas religiosas dos cristãos americanos,
principalmente ajudando a fortalecer suas igrejas.
2.. Suportar o recrutamento e educação de uma nova geração de ministros
talentosos e outros líderes religiosos;
3.. Encorajar a reflexão teológica e as práticas religiosas que recuperam a
sabedoria da tradição cristã para nossa situação contemporânea.
4.. Suportar os acadêmicos e educadores que procuram ajudar o povo americano
a compreender melhor a religião contemporânea e o papel que ela realiza nas
nossas vidas públicas e privadas; e
5.. Fortalecer as contribuições que as idéias, práticas, valores e
instituições religiosas fazem para o bem comum da nossa sociedade.
De todas essas formas, o fundo Lilly Endowment Inc. busca suportar as pessoas
e as organizações que estão lutando para gerar conhecimento, comunicar visões,
desenvolver as práticas, e renovar e sustentar as instituições que oferecem os
recursos religiosos dos quais uma sociedade florescente e humana depende." (29)
Depois de ler essas notas de marketing, mais algumas perguntas estão em ordem:
Por que esses indivíduos ricaços estão tão interessados em religião e teologia?
Eles possuem motivos ou agendas ulteriores? Estão esses indivíduos poderosos
tentando moldar a direção dos movimentos religiosos ou simplesmente facilitando
suas consciências culpadas? Estão genuinamente preocupados com os perdidos?
Existe um aspecto financeiro a ser considerado? Estão eles simplesmente tentando
comprar seu caminho para o céu? OU - Essas organizações aspiram chegar ao modelo
do banquinho de três pernas de Peter Drucker; e percebem que de modo a "alcançar
a comunidade" ou realizar a "transição de todo o sistema" precisam controlar os
"canto teológico do poder", conforme expressou o senador Goldwater?
Pode-se somente especular quais são as verdadeiras respostas a essas perguntas.
Por exemplo, uma indústria farmacêutica veria a igreja como um veículo para
avançar o evangelho ou como um mercado potencial? Bem possivelmente a última,
pois de acordo com G. A. Pritchard, a Igreja da Comunidade de Willow Creek faz
centenas de encaminhamentos a cada ano para o atendimento psiquiátrico, (30) e
com o surgimento da "Psicologia Cristã", esse mercado está se expandindo
rapidamente. Além disso, quem se beneficiaria com um extenso banco de dados
religioso? O Fundo Lilly está construindo um banco de dados religioso no Arquivo
Religioso Americano. Um pastor estaria inclinado a oferecer suporte a uma
organização que fornece a ele férias e retiros espirituais? O Fundo Lilly também
financia um programa intitulado "Sustentando a Excelência Pastoral":
"... o programa estabelecerá projetos para permitir que os ministros criem
ambientes de contínuo estudo bíblico, reflexão teológica, renovação espiritual
..... identificar, nutrir, e educar uma talentosa nova geração de pastores
suportando os excelentes que já temos.... Aprendizado com a pressão do grupo -
este é um grupo de pastores que se reúne regularmente ... muitos programas
incluem um componente de mentores ou liderança." (31)
Independente de quais possam ou não ser as respostas, o efeito do escoamento das
filosofias das fundações filantrópicas está chegando até a porta da frente das
igrejas tradicionais e as do Novo Paradigma. Os efeitos dessas filosofias estão
tendo um profundo efeito sobre a "grande comunidade evangélica" até ao ponto em
que os aspectos doutrinários e metodológicos das igrejas estão mais rapidamente
fazendo a transição do modelo bíblico para a total conformidade com a Religião
Orientada Para Resultados. Além disso, e talvez ainda mais importante, esse
processo é mais um componente da criação da mudança de paradigma - uma mudança
no modo como os indivíduos pensam sobre a religião, os valores religiosos, as
doutrinas bíblicas e sobre as igrejas.
As Areias da Mudança de Paradigma Produzem Bases Instáveis
O tema recorrente deste manuscrito é o perigo imposto sobre o destino eterno das
futuras gerações devido ao desejo de "fazer tudo o que for necessário" para
aumentar os números de pessoas no rol da igreja. O Dr. Bob Jones Sr. advertiu
contra esse princípio quando disse, "Nunca sacrifique o permanente no altar do
imediato." (32) Embora o Dr. Jones nunca em seus mais lúcidos pesadelos pudesse
ter visualizado uma igreja construída com base nas filosofias pragmáticas do
"fim justifica os meios" dos flautistas de Hamelin do Novo Paradigma, a grande
comunidade evangélica atual está sacrificando seus filhos no altar do
pós-modernismo ao mesmo tempo em que proclama pragmaticamente seu grande sucesso
na "construção do reino de Deus". Entretanto, quando se faz um exame mais atento
naqueles que estão envolvidos na cena religiosa do ocidente, a triste verdade da
condição desesperadora desta geração vem para o primeiro plano.
A evidência dessa questão generalizada é confirmada por uma pesquisa feita pelo
Barna Research Group com 2.033 adultos em novembro de 2003. Os resultados são
chocantes, para dizer o mínimo:
a.. 4% dos adultos pesquisados têm uma cosmovisão bíblica.
b.. 9% dos "cristãos nascidos de novo" pesquisados têm uma cosmovisão bíblica
c.. 7% dos protestantes pesquisados têm uma cosmovisão bíblica
d.. 2% dos protestantes tradicionais pesquisados têm uma cosmovisão bíblica
e.. 0,04% dos católicos romanos pesquisados têm uma cosmovisão bíblica
f.. 13% dos protestantes não-denominacionais pesquisados têm uma cosmovisão
bíblica
g.. 10% dos pentecostais pesquisados têm uma cosmovisão bíblica
h.. 8% do batistas pesquisados têm uma cosmovisão bíblica
Barna então acrescentou:
"Entre as cosmovisões alternativas prevalecentes estava o pós-modernismo, que
parecia ser a perspectiva dominante entre as duas gerações mais novas... Para os
propósitos da pesquisa, uma cosmovisão bíblica foi definida como: crer que
existe uma verdade moral absoluta; que tal verdade é definida pela Biblia; e uma
crença firme em suas visões religiosas específicas. Essas visões eram que Jesus
Cristo viveu uma vida sem pecado; que Deus é o onipotente e onisciente criador
do universo e que Ele ainda o governa hoje; que a salvação é um dom de Deus e
que não pode ser obtida por meio de esforços próprios; que Satanás é real; que
um cristão tem a responsabilidade de compartilhar sua fé em Cristo com outras
pessoas; e que a Bíblia é correta em todos os seus ensinos." (33)
Como as informações coletadas por essa pesquisa foram chocantes, Barna realizou
uma segunda pesquisa. Nessa segunda pesquisa, que utilizou o mesmo conjunto de
perguntas para determinar a cosmovisão, 601 pastores titulares foram
entrevistados em todo o país. Os resultados foram igualmente surpreendentes.
a.. 71% dos pastores batistas sulistas têm uma uma cosmovisão bíblica
b.. 59% dos pastores pesquisados e que não freqüentaram seminário têm uma
cosmovisão bíblica
c.. 57% dos pastores batistas não vinculados à Convenção Batista do Sul
pesquisados têm uma cosmovisão bíblica
d.. 51% dos pastores protestantes pesquisados têm uma cosmovisão bíblica
e.. 51% dos pastores protestantes não denominacionais pesquisados têm uma
cosmovisão bíblica
f.. 45% dos pastores pesquisados que são graduados em seminários têm uma
cosmovisão bíblica
g.. 44% dos pastores carismáticos e pentecostais pesquisados têm uma
cosmovisão bíblica
h.. 35% dos pastores das igrejas de negros pesquisados têm uma cosmovisão
bíblica
i.. 28% dos pastores protestantes tradicionais pesquisados têm uma cosmovisão
bíblica
j.. 27% dos pastores metodistas pesquisados têm uma cosmovisão bíblica
k.. 15% das mulheres pastoras pesquisadas têm uma cosmovisão bíblica (34)
Embora esses números sejam absolutamente aterrorizadores para qualquer genuíno
filho de Deus, o mais horrivel de todas essas estatísticas é o fato que somente
9% daqueles que foram pesquisados e que afirmam serem "nascidos de novo"
professam uma cosmovisão bíblica. O verdadeiro crente compreende que a prova
está feita e a maioria questionaria como qualquer indivíduo que respondeu
negativamente a qualquer uma dessas perguntas de Barna poderia ser um cristão de
acordo com os padrões bíblicos. Por exemplo:
a.. Um indivíduo que nega a existência da verdade absoluta é salvo?
b.. Um indivíduo que nega que a verdade absoluta é definida pela Palavra de
Deus, conforme encontrada na Bíblia, é salvo?
c.. Um indivíduo que nega que Jesus Cristo viveu uma vida imaculada é salvo?
d.. Um indivíduo que nega o poder onipotente de Deus como o criador do
universo é salvo?
e.. Um indivíduo que crê na salvação por meio das obras é salvo?
f.. Um indivíduo que nega a existência de Satanás e a exatidão da Bíblia é
salvo?
O fato da matéria é que ninguém pode conhecer o coração do homem, somente Deus;
entretanto, a Bíblia diz claramente, "Pelos seus frutos os conhecereis" [Mateus
7:16]. Assim, qualquer um que negar uma dessas doutrinas fundamentais ou é muito
ignorante da Palavra de Deus - ou esse indivíduo é um perdido.
A única possível responsabilidade pela falha exibida nesses fatos aponta
diretamente para o pastorado da cristandade professa. Se somente a metade dos
pastores protestantes é doutrinariamente sólida o suficiente para ter a
cosmovisão bíblica, o que se pode esperar dos membros de suas igrejas? Além
disso, quando a luz é mostrada na cosmovisão desses pastores, a questão
arrasadora torna-se óbvia: A falta de pregação doutrinária expositiva a partir
dos púlpitos deste país está produzindo uma nova geração que é "cristã" nominal
somente. Todavia, a despeito disso, a Igreja Evangélica proclama que existe mais
"cristãos" no mundo hoje do que em qualquer outro período histórico.
(Dificilmente pode-se resistir à tentação de imaginar se essa afirmação ainda
soaria verídica se o número fosse dividido por dez de modo a refletir as
proporções indicadas pela pesquisa.) De acordo com a pesquisa de Barna, menos de
um em cada dez indivíduos que professa ser nascido de novo tem qualquer
convicção doutrinária para suportar sua afirmação. Além disso, se homens como
Robert Schuller, Rick Warren, Bill Hybels e outros continuarem a comunicar suas
metodologias orientadas para resultados, mais indivíduos receberão pouca ou
nenhuma instrução doutrinária, e milhares de "cristãos" do Novo Paradigma
estarão condenados a ouvirem um dia as palavras, "Não vos conheço; apartai-vos
de mim, vós que praticais a iniqüidade." Os números crescerão, o patrimônio
financeiro aumentará, o antigo sistema morrerá, e as almas dos participantes
serão enfraquecidas pela falta de ensino doutrinário. Como resultado, as mentes
mudarão, o fundamentalismo desaparecerá, o novo sistema irromperá, e a nova
sociedade de Peter Drucker emergirá.
Thomas Kuhn, em seu livro The Structure of Scientific Revolutions, diz:
"O conhecimento aumenta para os limites do paradigma atual, e então é
substituído por um novo paradigma. A mudança de paradigma que ocorre remodela o
pensamento científico até que seja substituído por um novo paradigma." (35)
Assim, com base na avaliação de Kuhn, agora é o tempo para a mudança de
paradigma. O pensamento religioso está sendo remodelado mais do que a qualquer
tempo desde o primeiro século. Todas as áreas enfocadas por este manuscrito: os
frutos do modernismo, o neo-evangelicalismo, o movimento carismático, a agenda
de mudança de valores daqueles que querem a transição de todo o sistema, a
influência da política na igreja, o financiamento da elite secular e a
tolerância pós-moderna estão vindo a dar seus frutos nas mentes dos membros
doutrinariamente desnutridos da Igreja do Novo Paradigma que foram mesmerizados
pelos flautistas de Hamelin da Religião Orientada Para Resultados.
Notas Finais
1.. Ferguson, Marilyn, The Aquarian Conspiracy, J. P. Tarcher, Inc., Los
Angeles, CA, 1980, pg 26.
2.. Ibidem.
3.. Walonick, David S., Ph. D. "General Systems Theory", www.survey-software-solutions.com/walonick/systems-theory.htm,
pg 15.
4.. Thomas, Don. "Don Thomas Report: A Plan of Action for South Carolina",
Empowered Education Systems for the 21st Century, November 30, 1993, Chart 3.
5.. Boje, David M. &Windsor, Robert D. "The Resurrection of Taylorism: Total
Quality Management's Hidden Agenda", The Journal of Organizational Change
Management, Vol 6, 1993, pg 62.
6.. Blumenfeld, Samuel L., NEA,Trojan Horse in American Education, The
Paradigm Company, Boise, Idaho, 1984, pg 44-47.
7.. Boje, pg 57.
8.. Ibidem, pg 59.
9.. Drucker, Peter. Landmarks of Tomorrow, Dimensions Publishing, 1959.
10.. Walonick, pg 1.
11.. Ibidem.
12.. Ibidem, pg 6.
13.. Ferguson, pg 157.
14.. Ibidem, pg 52.
15.. Lamb, Henry, "Rise of the Global Green Religion", Eco-Logic magazine,
2/12/98.
16.. Houston, Jean, "Whole System Transition and the Rise of the Planetary
Society", audio tape, Association of Curriculum Management and Development,
1989.
17.. Goldwater, Barry, With No Apologies, William Morrow Publishing, 1979, pg
280.
18.. Stafford, Tim, "The Business of the Kingdom", Christianity Today,
11/15/99.
19.. Ibidem
20.. Ibidem
21.. Ibidem
22.. Buford, Bob. Halftime, Zondervan Press, Grand Rapids, MI,Flyleaf.
23.. Stafford.
24.. Drucker, Peter, www.thepurposedrivenlife.com/rick.asp.
25.. Warren, Rick, "First Person: Stifled by Structure", www.scbaptistpress.org/bpnews.asp,
9/22/03, pg 4.
26.. Warren, Rick. "How to Think Like a World Class Christian", excerpt from
The Purpose-driven Life,
http://www.pastors.com/.
27.. "Contemplative Prayers",
http://www.pcusa.org/.
28.. www.hluce.org/4thhlfm.html.
29.. www.centerforcongregations.org/lilly.asp.
30.. Pritchard, G. A., Willow Creek Seeker Services, Baker Books, Grand Rapids,
MI, 1996, pg 228.
31.. www.centerforcongregations.org/lilly.asp.
32.. Bob Jones Sr.
33.. "The Barna Update", 12/1/03,
http://www.barna.org/
34.. "The Barna Update", 1/12/04,
http://www.barna.org/.
35.. Walonick, pg 15.
Autor: Mac Dominick - The Cutting Edge -
http://www.cuttingedge.org
Tradução: Jeremias R D P dos Santos
Data de publicação: 16/8/2004
A Espada do Espírito:
http://www.espada.eti.br
Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em BibliaLTT.org, com ou sem notas).
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