As crianças na Escola Dominical têm uma brincadeira em que fazem movimentos
com as mãos e cantam uma rima que diz assim: "Aqui está a igreja e aqui
está a torre, abra as portas e veja o povo!" Por mais interessante que
seja, esse modo básico de brincar de igreja não é totalmente diferente do
modo como muitos adultos brincam com a "grande igreja". Uma versão
adulta dessa rima poderia realisticamente dizer, "Aqui está a igreja -
veja um magnífico e confortável edifício religioso. Abra as portas, ouça a
ótima música Rock com letra religiosa, emocione-se com as belas apresentações
dramáticas, experimente Deus nos nossos grupos de enriquecimento pessoal; ouça
uma mensagem que eleve sua auto-estima e que mostre como se tornar um cristão
lhe trará saúde, relacionamentos perfeitos e uma completa realização psicológica;
e observe como a casa estará lotada de gente todos os domingos." Esse jogo
está se tornando mais comum a cada nova semana, e os pastores estão comprando
aos milhares livros de auto-ajuda e participando de conferências onde aprendem
a metodologia do plano do "novo paradigma". A verdade é que o plano
de jogo para a igreja do novo paradigma funciona. Ele pode não funcionar tão
bem em todas as implementações, mas realmente funciona. Combinado com o curso
de eventos delineados nos capítulos anteriores deste manuscrito, o pragmatismo
religioso está varrendo o país e está influenciando aqueles que chamam a si
mesmos de evangélicos e até os fundamentalistas para aceitarem e promoverem os
homens, métodos e programas que levarão toda a humanidade à Religião do
Mundo Global do Anticristo. Como se pode suspeitar, esses métodos e programas
estão baseados nos desejos e caprichos da cultura popular em vez de na Palavra
de Deus. Basicamente, para ostensivamente ganhar a guerra cultural e levar
multidões a Cristo, a igreja evangélica está se identificando, está sendo
editada e fazendo concessões à cultura popular. A culminância dessas forças
rejeita o plano de Deus para a igreja local, conforme prescrito nas Escrituras,
e cria em seu lugar a Religião Orientada Para Resultados.
Os
sete primeiros capítulos deste manuscrito descreveram os fatores ao longo da
história que contribuíram para a ascenção da Religião Orientada Para
Resultados. Em resumo, toda a história da igreja foi caracterizada por múltiplos
assaltos pelas forças luciferianas em sua tentativa de derrotar Deus. Esses
assaltos ocorreram como emboscadas ao longo da margem do Rio da História, à
medida que suas águas fluíram pelo paganismo, catolicismo, a Reforma
Protestante e o modernismo, antes de chegar ao ponto atual da geografia cronológica.
Além disso, fatores externos no curso da história secular e a paisagem política
não somente exerceram influência, mas moldaram as atitudes e valores em
preparação para a vindoura Religão do Mundo Global do Anticristo. Essa
combinação de fatores contribuintes (especialmente desde a Segunda Guerra
Mundial) está agora culminando na Religião Orientada Para Resultados. A
apostasia da Religião Orientada Para Resultados não é tão facilmente detectável
quanto a do modernismo e de outros ensinos claramente heréticos. O modernista
nega abertamente (entre outras coisas) o nascimento virginal, o sacrifício
expiatório de Jesus Cristo e a inerrância das Escrituras. Aqueles que se
identificam com a Religião Orientada Para Resultados podem se opor à heresia
do modernismo, mas estarão mais do que dispostos a contemporizar com os
modernistas ou até ignorar os claros ensinos da Palavra de Deus para atingir
seu propósito final - o crescimento exponencial da igreja.
Pode-se
legitimamente perguntar, "Qual é o plano bíblico para a igreja
local?" A resposta a essa pergunta pode ser encontrada em um único lugar -
na inerrante, infalível e inspirada Palavra de Deus, e a busca pela resposta na
verdade não é tão difícil. As epístolas de 1 e 2 Timóteo foram endereçadas
a um jovem pastor, e Timóteo recebeu orientações relacionadas com os aspectos
mais críticos do pastorado de uma igreja neotestamentária. Os princípios
aplicáveis nessas epístolas são facilmente observáveis:
1.
O
pastor deve estudar a Palavra de Deus [2 Timóteo 2:15]
2.
O
pastor deve alimentar a congregação com a palavra da fé e da boa doutrina
[1 Timóteo 4:6]
3.
O
pastor deve manejar bem a palavra da verdade [2 Timóteo 2:15]
4.
O
pastor deve pregar a palavra [2 Timóteo 4:2]
5.
O
pastor deve redargüir, repreender, e exortar os membros da igreja com doutrina
[2 Tim. 4:2]
6.
O
pastor deve confiar o depósito da verdade a homens fiéis e idôneos, de modo a
garantir a perpetuação dessa verdade para as gerações seguintes [2 Timóteo
2:2]
7.
O
pastor deve utilizar a inspirada Palavra de Deus para ensinar a doutrina, para
repreender, corrigir e instruir em toda a justiça [2 Timóteo 3:16]
A
segunda fase da busca pela resposta deve ser conduzida pesquisando-se o livro de
1 Coríntios. Essa epístola foi escrita para lidar com problemas específicos
que surgiram na igreja de Corinto. Esses problemas na igreja de Corinto são
melhor identificados quando os membros das igrejas compreendem os seguintes
princípios:
1.
A
pregação da Palavra de Deus é loucura para os que perecem
[2 Coríntios 1:18]
2.
Aprouve
a Deus salvar aqueles que crêem pela loucura da pregação [1 Coríntios
1:21]
3.
Deus
escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias [1 Coríntios
1:27]
4.
O
homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus [1 Coríntios
2:14]
5.
A
sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus
[1 Coríntios 3:19]
Os
livros de 2 Coríntios e 2 Tessalonicenses adicionam o conceito da separação bíblica:
·
O
fiel cristão não deve se colocar em jugo desigual com os incrédulos [2
Coríntios 6:14]
·
O
fiel cristão deve se afastar de qualquer irmão que ande
desordenadamente [2 Tessalonicenses 3:6]
Com
base nesses princípios, o ensino da Palavra de Deus é muito claro:
Quando
os cristãos se reúnem no Dia do Senhor, a ênfase da reunião deve ser a
pregação da Palavra de Deus. Essa pregação, por sua vez, deve
enfatizar a doutrina. Outras passagens tratam de outros aspectos da reunião,
como o canto, a oração, a comunhão, mas a ênfase majoritária do Novo
Testamento está na pregação. É pela pregação expositiva que a
Palavra de Deus é apresentada, explicada e detalhada. Destarte, a pregação da
Palavra de Deus dever ser o ponto focal do serviço de adoração e tal pregação
deve "redargüir, repreender e exortar", conforme o apóstolo Paulo
delineou para Timóteo. Dessa maneira, os fiéis são corrigidos, edificados e
equipados para enfrentar as provações e tentações que encontram fora das
paredes da igreja.
Na
epístola de 1 Coríntios, Paulo fala também dos descrentes que podem estar
presentes nas reuniões da igreja. [1 Coríntios 14:23] Portanto, a reunião dos
crentes não está fechada para os incrédulos, de modo que o evangelismo
precisa ser um componente vital do serviço da igreja. Entretanto, o foco
principal da igreja reunida deve estar direcionado para os salvos - não para os
perdidos. É também desnecessário dizer que (falando com base nas Escrituras)
a participação como membro da igreja está reservada unicamente àqueles que
nasceram de novo. Qualquer "igreja" que receba em seu rol de membros
indivíduos que rejeitam a fé salvadora em Jesus Cristo não é uma igreja
neotestamentária. A verdadeira igreja precisa também (de acordo com 2 Coríntios
6:14-18 e 2 Tessalonicenses 3:6-16) separar-se de qualquer outra organização
religiosa que negue as doutrinas fundamentais da fé, ou de quaisquer cristãos
ou "organizações cristãs" que andem desordenadamente.
A
Religião Orientada Para Resultados ignora completamente os princípios acima
mencionados da Palavra de Deus e emprega a inserção de filosofias humanistas e
mundanas na igreja. A síntese dessas filosofias com o cristianismo bíblico
produz os "novos modos de ser igreja" - ou melhor ainda, um novo modo
de "brincar de igreja". Se uma igreja subordina ou sintetiza o ensino
das Escrituras aos métodos do homem, essa igreja cessa de ser uma verdadeira
igreja [veja o Capítulo 1]. O processo de construir tal organização também
cessa de ser um autêntico ministério, e em seu lugar torna-se apenas um jogo
religioso. Esse jogo não é para ser encarado com leviandade, pois envolve
riscos mais elevados que qualquer outro jogo no mundo. Dependendo dos resultados
desse jogo estão não somente as almas perdidas da geração atual e o
crescimento espiritual dos membros das igrejas do novo paradigma, mas todo o
legado do verdadeiro cristianismo. A Religião Orientada Para Resultados não se
perpetuará. Quando a doutrina é colocada de lado como um ingrediente desnecessário
ou um obstáculo ao crescimento da igreja, nenhum alicerce sólido é
estabelecido - e a casa é construída sobre areias que se deslocam de forma
violenta. O jogo pode realmente continuar em futuras gerações, mas todos os
vestígios da verdade serão subseqüentemente perdidos com a passagem do tempo.
Assim,
chegamos à décima primeira hora e o futuro do verdadeiro cristianismo bíblico
está pendurado de forma precária por um mero fiapo da corda. Mais do que em
qualquer outro tempo desde o primeiro século, aquilo que os indivíduos
verdadeiramente nascidos de novo fizerem terá uma profunda diferença para o
futuro do cristianismo. Além disso, se nada for feito, e se todos os
verdadeiros cristãos continuarem a percorrer cegamente esse caminho precipitoso,
estarão aqueles da geração seguinte, que chamarem a si mesmos de cristãos,
preparados para um mundo movendo-se mais para perto da vinda do Anticristo? Serão
os membros da igreja (ou os jogadores) da próxima geração verdadeiramente
salvos, ou estarão totalmente enganados como resultado da falta de teologia, de
doutrina e da pregação expositiva? E mais, o que a geração atual precisa
fazer para trazer o navio de volta ao curso correto? Os cristãos de hoje que crêem
na Bíblia compreendem o jogo, os jogadores, as novas definições, e as regras
do jogo? A preparação para a guerra contra esse movimento precisa ser feita, e
as batalhas precisam ser lutadas. Chegou a hora de os cristãos que crêem na Bíblia
tirarem a cabeça da areia e se prepararem para fazer parar o rolo compressor da
Religião Orientada Para Resultados.
O
modelo estereótipo do homem atual é o sujeito que senta-se diante de sua
televisão toda tarde de sábado para assistir partidas de futebol. O
"homem real" de hoje come, bebe e respira futebol, e qualquer macho da
espécie que não faça a mesma coisa é considerado um frouxo, ou é conhecido
por qualquer outro título depreciativo. Por outro lado, o estereótipo da
esposa desse "homem real" é uma mulher que ignora totalmente o
futebol. Ela não compreende o jogo, não tem vontade alguma de aprender o jogo,
e detesta o início de cada novo campeonato. Entretanto, ocasionalmente, uma
mulher decide que poderá se relacionar melhor com seu marido e passar mais
tempo de qualidade com ele se aprender a gostar de futebol Essa tarefa não é fácil,
pois ela está em uma desvantagem distinta. Ela nunca aprenderá o jogo fazendo
perguntas ao marido - na mente do "homem real", futebol não é coisa
para mulheres. Assim, para conseguir realizar essa tarefa gigantesca, ela
precisa seguir a abordagem de entrar nesse território desconhecido em etapas.
Ela precisa: 1) Aprender as definições antes de poder compreender as regras e,
em seguida 2) Aprender as regras e, finalmente, para realmente gastar tempo de
qualidade - isto é, discutir os fatos cruciais, por exemplo, quais jogadores
dos dois times são os melhores - ela precisa 3) Aprender algo sobre os melhores
atletas em campo.
O
mesmo é verdade com relação aos cristãos bíblicos que estão se preparando
para a batalha contra a Religião Orientada Para Resultados. Muitos membros das
igrejas do novo paradigma sentem que algo está muito estranho, mas não sabem
como colocar exatamente o dedo no problema. Embora eles possam sentir um vago
senso de desconforto com o modo como as coisas estão sendo feitas na igreja, são
lentamente puxados para dentro de uma rede de enganação. Mesmo se alguns
resistem ao ponto de lutar contra a transformação da igreja, são abertamente
colocados em ostracismo por "não apoiarem o pastor" ou por fazerem
oposição à "obra de Deus" no ministério. Aqueles que fazem objeção
alto demais são isolados ao ponto de serem totalmente marginalizados e não
terem influência alguma para fazer parar o rolo compressor. Portanto, todos
os crentes precisam ser instruídos sobre a metodologia da Religião Orientada
Para Resultados, pois nenhuma igreja está imune a essa nova e enganosa
forma de apostasia. É necessário conhecer as definições dos termos,
conhecer as regras do jogo, e conhecer os líderes do movimento. Sem esse
conhecimento, o combatente estará condenado ao fracasso e à derrota na
batalha. Assim, cada uma das áreas será subseqüentemente detalhada para dar
ao crente a artilharia necessária para ir à batalha.
As
definições utilizadas pelos proponentes da Religião Orientada Para Resultados
precisam ser avaliadas com cuidado. Como discutido em um capítulo anterior, as
definições de certas palavras (como tolerância) foram modificadas pela
cultura moderna. Assim, as palavras e termos com uma definição em uma geração
anterior podem ter mudado completamente por uma cultura subseqüente. Embora na
maior parte das vezes, esse processo seja completamente inocente, a redefinição
de termos também pode ser usada como um plano enganoso para manipular aqueles
que estão operando usando a definição anterior ou fora de moda dos termos.
Portanto, é fundamental que as definições adequadas sejam utilizadas ao
interpretar as regras do jogo da igreja. A seguintes definições e explicações
devem ser bem compreendidas:
IGREJA
DIRIGIDA POR PROPÓSITOS
- Esse termo foi inventado pelo pastor Rick Warren, da Igreja da Comunidade de
Saddleback, no sul de Los Angeles. A idéia é que uma igreja deve colocar sua
visão nos seus propósitos finais e estruturar sua metodologia de modo a alcançar
esses propósitos. O termo "dirigida por propósito" é sinômino de
"orientada para resultados". Em seu livro "Uma Igreja com Propósitos",
Rick Warren relaciona o processo de se tornar "dirigida por propósitos".
Para os objetivos desta análise, a palavra "resultado" foi substituída
por "propósitos". O significado é o mesmo. O plano dele é como
segue:
·
Defina
o resultado
·
Exija
o resultado
·
Baseie
as atividades de modo a alcançar o resultado
·
Inicie
o programa para alcançar o resultado (1)
O
resultado nesse caso é o crescimento exponencial da igreja.
IGREJA
DO NOVO PARADIGMA
- Novamente, o pastor Rick Warren, em seu livro inovador, "Uma Igreja com
Propósitos", diz que o escreveu para oferecer um "novo
paradigma". (2) A definição básica do novo paradigma relaciona-se com um
"novo modo de pensar". Nesse caso, um novo modo de pensar sobre como
"fazer igreja". A razão determina que se esse é um novo modo de
pensar no ministério, o modo antigo deve estar seriamente errado. Isso precisa
então levar a pessoa a avaliar o "modo antigo" conforme criticado
pelo pastor Warren em seu livro. O "velho modo de pensar", de acordo
com Warren, é caracterizado em sua maior parte, por aqueles que continuam a
tentar comunicar o evangelho para a cultura moderna em um "estilo fora de
moda". (3) A filosofia de Warren exibe a superioridade do estilo sobre o
conteúdo, o que é contrário ao ensino bíblico. A Bíblia diz que o homem
deve "procurar apresentar-se aprovado... que maneja bem a Palavra da
Verdade..." [4] A Bíblia também é clara que Deus fala aos seus filhos
por meio de sua Palavra revelada. Os dias dos sonhos e visões (a despeito do
ensino errôneo daqueles que estão envolvidos no Movimento Carismático) já
passaram. [1 Coríntios 13] Entretanto, quando alguém defende o estilo sobre
a substância no caso de uma igreja, está basicamente dizendo que o processo
usado para fazer a igreja crescer é mais importante que o ensino doutrinário
da igreja. O pastor Warren rejeita qualquer problema com essa metodologia
perigosa declarando, "... o estilo de adorar que você tem diz mais sobre
sua origem cultural do que sobre sua teologia." [5] Se isso fosse verdade e
se a cultura determinasse um estilo de adoração utilizando música Rock Acid,
drogas e orgias - isso não implicaria em uma teologia furada? Essa ilustração
pode ser absolutamente risível, mas claramente exibe os extremos que podem ser
derivados da assim chamada abordagem "do novo paradigma" para o ministério.
Em
segundo lugar, a igreja do novo paradigma está intencionalmente projetada para
rápido crescimento, pois o crescimento da igreja é o resultado desejado da
Religião Orientada Para Resultados. Para alcançar esse objetivo, o projeto
desse tipo de igreja baseia-se nos princípios da Administração de Empresas e
nas pesquisas de mercado do Marketing. O problema que surge com essa metodologia
é visto na revelação bíblica, "A palavra da cruz é loucura para os que
perecem." [1 Coríntios 1:18] A Bíblia também ensina que o próprio Jesus
Cristo é "uma pedra de tropeço e rocha de escândalo" [1 Pedro 2:8]
Com base nessa aparente contradição, a pergunta precisa então ser feita,
"Como então você coloca no mercado um produto que é tão ofensivo e
louco?" A resposta é simples. Você precisa modificar o "apelo"
do produto para distrair a percepção das pessoas de sua ofensa e loucura, de
modo a atrair o público-alvo. Essas mudanças necessárias inevitavelmente
resultam em um afastamento da Palavra de Deus e uma apostasia sub-reptícia que
no final apagará o último traço de verdade em um período muito curto de
tempo.
Um
aspecto final e muito preocupante do rótulo "novo paradigma" é o
fato que o termo "paradigma" foi popularizado no fim dos anos 70 e início
dos anos 80 por Marilyn Ferguson em seu livro "A Conspiração de Aquário".
Esse livro foi outra obra de referência que caracterizou o trabalho interno do
Movimento de Nova Era com o termo "Mudança de Paradigmas". A autora
Ferguson afirmava que a nova espiritualidade produzida pelas filosofias de Nova
Era eventualmente levaria a uma "massa crítica" na consciência
humana para provocar uma grande Mudança de Paradigmas que iniciaria um novo nível
de evolução do homo sapiens para o homo noeticus, o homem-deus.
Equiparar Rick Warren com Marilyn Ferguson pode não parecer justo, mas algumas
perguntas simples devem ser feitas: Por que um pastor batista utilizaria
terminologia de Nova Era para descrever sua nova metodologia de crescimento de
igreja? Deve qualquer cristão que crê na Bíblia utilizar qualquer tipo de
terminologia que o equipare (justa ou injustamente) com aqueles que estão
envolvidos com as práticas ocultistas? O senso comum não diria que tais
comparações seriam feitas com a utilização dessa terminologia? Aqueles que
estão envolvidos nas práticas ocultistas não veriam essa terminologia como um
sinal que as coisas não são como realmente parecem no Movimento de Crescimento
de Igrejas? Embora todas essas perguntas possam ser respondidas de uma maneira
positiva, o simples uso dessa terminologia é no mínimo, desconcertante.
OS
SEM-IGREJA
- Os indivíduos que não são membros ativos em alguma igreja são os
"sem-igreja". Esses são os indivíduos que a Igreja do Novo Paradigma
busca alcançar para obter o verdadeiro crescimento da igreja. O pastor Rick
Warren está posicionando a Igreja da Comunidade de Saddleback como "uma
igreja para os sem-igreja" [6]. Se alguém perguntasse novamente: "O
que é uma verdadeira igreja?" A resposta seria a mesma - Uma verdadeira
igreja é um corpo de crentes nascidos de novo reunidos para a adoração,
comunhão, e para estarem equipados para o serviço. Uma vez que uma igreja
aceite um único membro que negue a salvação pessoal em Jesus Cristo, essa
organização cessa de ser uma verdadeira igreja. Como então pode uma igreja
tornar-se "uma igreja para os sem-igreja?" A própria frase não é um
oximoro? Quando isso acontece, a igreja não é nada mais do que um clube, e o
ministério não é nada mais que um jogo.
PREGAÇÃO
EXPOSITIVA
- A pregação expositiva é a pregação verso por verso da Palavra de Deus.
Esse não somente tem sido o método de pregação utilizado pelos mais notáveis
pregadores desde a Reforma Protestante, mas também o método dado pelo exemplo
de Isaías no Antigo Testamento: "A quem, pois, se ensinaria o
conhecimento? E a quem se daria a entender doutrina? Ao desmamado de leite, e ao
arrancado dos seios? Porque é mandamento sobre mandamento, mandamento sobre
mandamento, regra sobre regra, regra sobre regra, um pouco aqui, um pouco
ali." [Isaías 28:9-10]
PRAGMATISMO
- O pragmatismo cristão é a filosofia que declara, "Se algo funciona, está
funcionando como resultado direto das bênçãos de Deus." Embora esse seja
certamente o caso em muitas situações, uma afirmação ampla e genérica desse
tipo simplesmente não é verdade. Se fôssemos assumir que esse é o caso, a
Igreja Católica Romana e a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias
(os Mórmons) seriam as duas organizações mais abençoadas na face da Terra.
O
teste do ácido para qualquer organização religiosa é muito simples: Essa
organização ou metodologia obedece aos princípios da Palavra de Deus? Se
esses princípios são violados, o sucesso, crescimento, ou qualquer outra
medida positiva da perspectiva humana são resultantes de outra fonte que não a
"mão de Deus" nesses assim chamados ministérios.
ADORAÇÃO
- Esse é um termo que foi redefinido pela cultura moderna. No Antigo
Testamento, a palavra hebraica traduzida como "adoração" é shachah.
No Novo Testamento, a palavra grega que foi traduzida como "adoração"
é proskuneo. Em ambos os casos, a definição dessas palavras é
"prostrar-se em humilde homenagem" [7]. Isso simplesmente transmite o
conceito que a verdadeira adoração a um Deus Santo envolve total submissão e
humildade. Em contraste, parece hoje que a influência carismática naquilo que
é percebido como adoração é olhar para o alto e erguer as mãos para Deus
enquanto balança o corpo ao som da música Rock "cristã". Dan
Lucarni, em seu livro "Why I Left The Contemporary Christian Music Movement"
[Por Que Deixei o Movimento da Música Cristã Contemporânea], relata o
seguinte testemunho de sua experiência pessoal:
"Eu
me lembro de quando primeiro mudei meu estilo pessoal de adoração de abaixar
minha cabeça para olhar para o alto. Fui influenciado pelos carismáticos que
oravam em uma das nossas reuniões de oração em toda a cidade. Lembro-me da sensação
boa que ela me proporcionou que eu era pela primeira vez um participante na
adoração com Deus, não um verme desprezível que tinha de se prostrar.
Eu me senti melhor sobre mim mesmo" [8]
A
conclusão é esta: Adorar a Deus não tem que ver com o adorador, mas com
Deus. A adoração a Deus não objetiva fazer o adorador sentir-se melhor
sobre si mesmo, mas a verdadeira adoração a um Deus Santo fará o adorador ver
a si mesmo como ele realmente é diante da magnificente e incompreensível
santidade de Deus. A verdadeira adoração não é acompanhada por música Rock
que apela à carne. A verdadeira adoração envolve a submissão à verdade da
Palavra de Deus. "A verdeiro coração de adoração é o coração que se inclina
diante de Deus e se submete à sua Palavra, nada mais, nada menos."
[9]
A
adoração no novo paradigma é completamente o oposto do que acaba de ser
descrito. Ela envolve a música carnal, de influência carismática, de olhar
para cima para Deus, e fazer o adorador sentir-se bem consigo mesmo. Aqueles que
promovem a Religião Orientada Para Resultados acham que os perdidos não têm
problemas com Deus - eles têm problemas com a igreja local. Eles querem deixar
o serviço da igreja "sentindo-se melhor consigo mesmos, em vez de serem
chamados para o auto-exame, o arrependimento sincero, e a fé em um Deus
santo". [10] Portanto, o serviço precisa ser exatamente como descrito por
Dan Lucarni - eles querem participar na adoração com Deus e elevar-se
em uma pseudo-adoração carnal em vez de se humilhar na presença da santidade
de Deus.
SENSÍVEL
AOS QUE PROCURAM
- De acordo com os "especialistas em crescimento de igrejas", a população
dos EUA está se tornando cada vez mais espiritual. A nova espiritualidade não
é a espiritualidade coerente com os ensinos da Palavra de Deus, mas é mais uma
busca interior por felicidade, realização verdadeira e propósito na vida. Os
mesmos especialistas também revelam que o homem perdido sem-igreja mediano
demostra interesse e amizade em relação a Deus, mas sente-se repelido pela
igreja. [11] Esse indivíduo então está buscando um caminho para Deus, mas
quer evitar a igreja tradicional. Ele acha que a igreja é irrelevante e
fracassou em atender às necessidades de seus membros. Ele acha que a igreja não
pode relacionar-se com ele onde vive e, portanto, não consegue se sentir à
vontade em um serviço da igreja. A despeito de todas as inibições criadas
pela igreja, ele ainda está buscando a Deus, e a paz interior resultante que
encontrar Deus trará à sua vida.
As
conclusões naturais obtidas a partir desse dilema é uma condenação da igreja
por aqueles que desejam um novo paradigma. Eles defendem a idéia que a falha não
é do indivíduo que está buscando a Deus, e certamente não é do próprio
Deus. Portanto, de acordo com os proponentes do novo paradigma, o velho modo de
"fazer igreja" não serve para o homem moderno. O homem moderno está
buscando realização e felicidade, mas aqueles que são rígidos no modo antigo
de pensar estão, na realidade, condenando a cultura atual por meio de uma
completa falta de identidade e empatia com o mundo desse homem moderno. Assim, há
realmente a necessidade de um novo paradigma - um novo modo de pensar, e um novo
modo de "fazer igreja" que seja sensível às necessidades daqueles
que buscam a Deus. A igreja precisa se tornar "sensível aos que
procuram", ou então esta geração atual será perdida.
Em
muitos modos, a igreja têm realmente falhado. A igreja falhou em cumprir a
Grande Comissão. A igreja falhou em viver uma vida separada ao ponto em que os
perdidos não podem ver Jesus Cristo exemplificado nas ações diárias da
igreja. A igreja falhou em não estabelecer um padrão elevado de piedade. A
igreja tornou-se tão distraída e enamorada com o mundo que é muito difícil
discernir a maioria dos cristãos de seus vizinhos incrédulos. Os membros da
igreja estão tão ocupados com seu emprego, com a família e as atividades de
lazer que não têm mais tempo para o Senhor. Sim, a igreja precisa mudar, mas
essa mudança está longe de se tornar "sensível aos que procuram". Os
membros da igreja de Jesus Cristo precisam obedecer as Escrituras. Em
particular, os membros da igreja precisam obedecer ao mandamento "... sede
santos porque eu sou santo." Esse é o mandamento mais repetido em toda a
Palavra de Deus, porém a maioria dos cristãos o ignora completamente. A
santidade pessoal é exemplificada por uma vida correta e separada. Se esse é o
caso, os cristãos não devem se tornar como o mundo para ganhar o mundo. A
abordagem "sensível aos que procuram" exige que o buscador sinta-se
confortável quando vier à igreja. Como a igreja garante que o buscador
sinta-se confortável?
1.
A
igreja não deve ter bancos no estilo tradicional, nem parecer ser muito formal.
2.
Os
buscadores são incentivados a "virem como estão". Não há um código
específico de traje apropriado, e as roupas casuais são incentivadas.
3.
Os
trajes da equipe ministerial e do pastor também devem ser casuais.
4.
O
recinto deve incluir os recursos mais modernos em vídeo e áudio.
5.
Produções
dramáticas com temas espirituais devem ser usadas para sutilmente transmitir
uma mensagem religiosa ou de conteúdo moral.
6.
A
pregação sobre o pecado, sobre mortificar o velho homem e sobre examinar a si
mesmo realmente deixaria o buscador em desconforto. Portanto, os sermões devem
ser voltados mais para as aplicações da vida, a redução do estresse, atender
às necessidades sentidas, os relacionamentos diários, educação de filhos,
auto-estima, e outros assuntos baseados mais na psicologia moderna do que no
"Assim diz o SENHOR".
7.
A
música tocada no serviço deve imitar o estilo musical que o buscador ouve
diariamente em sua estação de rádio favorita.
8.
A
Bíblia na tradução de João Ferreira de Almeida, versão Corrigida e Fiel (Bíblia
da Reforma, equivalente à King James Version, em inglês) não deve ser usada,
mas uma das várias traduções modernas, que deixarão o buscador mais à
vontade.
9.
O
buscador precisa ver que a mensagem da igreja é relevante para sua vida diária.
10.
O
buscador precisa ver que o cristianismo funciona e que lhe trará resultados
imediatos.
A verdade da questão é que as
respostas procuradas pelo buscador não são as respostas fornecidas na Palavra
de Deus. Deus nunca promete ao crente (muito menos ao homem perdido) que ele
viverá em perpétua felicidade. Sim, o crente recebe os frutos da alegria, mas
a verdadeira alegria e felicidade humanas não são termos sinônimos. De uma
perspectiva humana, a felicidade e realização que o buscador deseja tão
fervorosamente podem não ter nenhuma conexão com Deus ou até com a realidade.
Portanto, o único método pelo qual a igreja pode atender às necessidades
percebidas do buscador é pela manipulação emocional e/ou pelo engano. Em
outras palavras, a igreja precisa se conformar à cultura do buscador para
tornar-se "sensível aos que procuram". A Palavra de Deus, porém,
diz, ".. não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus?
Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de
Deus." [Tiago 4:4] Essa advertência das Escrituras exige a abordagem
exatamente oposta para o ministério e, quando uma igreja desafia os mandamentos
das Escrituras, essa igreja está simplesmente brincando com o jogo de igreja.
DOUTRINA
- A doutrina é um ensino fundamental na fé cristã. Sem doutrina, não existe
o verdadeiro cristianismo. Os fundamentalistas acreditam que para ser salvo, o
indivíduo precisa aderir sem reservas aos fundamentos da fé. Embora existam
pequenas variações nesses pontos, os básicos são os seguintes:
·
A
inspiração das Escrituras (a Bíblia é a inerrante e infalível Palavra de
Deus)
·
Criação
do homem por um ato direto de Deus
·
A
encarnação, o nascimento virginal, a morte vicária, a ressurreição física
e a ascensão de Jesus Cristo aos céus, e sua segunda vinda futura.
·
O
novo nascimento por meio da regeneração do Espírito Santo.
·
A
ressurreição dos santos para a vida eterna.
·
A
ressurreição dos perdidos para o julgamento final e a morte eterna.
·
A
comunhão dos santos, que são o corpo de Cristo.
Esses
conceitos formam o núcleo da verdade bíblica, e um verdadeiro crente
permanecerá firme nessas verdades. Aqui está o grande problema. Muitos (se não
a maioria) dos buscadores sem-igreja não afirmam várias dessas crenças. Como
resultado, as igrejas do novo paradigma minimizam o ensino da doutrina, pois a
doutrina não somente divide, mas a pregação expositiva da doutrina pode
deixar o buscador de felicidade e realização em um desconforto tão grande que
ele nunca retornará novamente para assistir os serviços da igreja. Além
disso, sob o modelo do novo paradigma, uma igreja não pode esperar crescer com
base na premissa que oferece a verdade para aqueles que a procuram. A cultura
moderna está convencida que toda a verdade é relativa, e as afirmações de
verdade de todas as religiões são iguais. Se todas as afirmações de verdade
são realmente iguais, a afirmação de exclusividade para a verdade é uma
definitiva deterrência ao crescimento. Portanto, a visão doutrinária das
igrejas do novo paradigma são editadas culturalmente para subordinar o
ensino da doutrina às aplicações da vida, a atender às necessidades
sentidas, os relacionamentos diários, a criação de filhos, a auto-estima, e
outros assuntos baseados mais na psicologia moderna do que em "Assim diz o
SENHOR".
PECADO
- Bill Hybels, pastor sênior da Igreja da Comunidade de Willow Creek define
pecado como "uma estratégia falha para obter realização" [12] Essa
definição é muito parecida com a da ocultista Jean Houston, que descreve o
pecado como "um comportamento não habilidoso". Ambas essas definições
ficam aquém do retrato do pecado na Palavra de Deus. De acordo com as
Escrituras, pecado é aquilo que afasta o indivíduo injusto de um Deus que é
santo. A Bíblia descreve o pecado como um crime contra Deus pelo qual o pecador
será condenado ao tormento eterno nas chamas do Inferno. O retrato que a Bíblia
faz do pecado é muito mais vívido que a versão simplificada e espojosa de
Bill Hybels e Jean Houston. Entretanto, a Palavra de Deus é verdadeira e toda
tentativa de suavizar o pecado é um jogo que resultará em trágicas conseqüências.
EVANGELISMO
- Os proponentes da Igreja do Novo Paradigma não estão totalmente errados
quando dão uma alta prioridade à Grande Comissão. Como afirmado
anteriormente, a igreja falhou na obediência a essa ordem do próprio Jesus
Cristo. Entretanto, aqueles que estão envolvidos na Religião Orientada Para
Resultados não compreendem os verdadeiros propósito e missão da igreja. A
missão da igreja é a edificação e capacitação dos santos, alcançar os
perdidos para Cristo e, subseqüentemente, nutrir esses convertidos para que
alcancem a maturidade espiritual. O terceiro ponto dessa afirmação de missão
poderia ser resumido como "evangelismo". O centro da questão vem à
luz quando se percebe que a Igreja do Novo Paradigma transforma toda a missão
da igreja em evangelismo, e subjuga a edificação e a capacitação ao ponto da
virtual eliminação. O ingrediente que falta nessa fórmula é a distinção da
missão da "igreja reunida" e a missão da igreja
"dispersa". Depois da santificação, o missão principal da igreja
dispersa é o evangelismo - levar outros a Cristo. Entretanto, o evangelismo
deve receber uma baixa prioridade quando a igreja está reunida. A igreja NÃO
está ali reunida para o propósito de evangelismo, mas para a edificação,
capacitação e fortalecimento de seus membros. Isso torna a afirmação de Rick
Warren de "uma igreja para os sem-igreja" um total oximoro. Qualquer
organização para os sem-igreja não é uma igreja. Qualquer pastor que
afirme liderar tal "igreja" está simplesmente brincando com o jogo da
igreja.
ESTRATÉGIA
DE MARKETING
- De acordo com o pensamento do novo paradigma, um pastor local deve empregar os
princípios de marketing das grandes empresas para alcançar seu bairro ou
cidade para Cristo. Rick Warren, por exemplo, identificou os profissionais
urbanos de colarinho branco jovens e financeiramente estáveis como seu
mercado-alvo. A Igreja da Comunidade de Saddleback foi então construída com as
necessidades desse segmento em particular em vista. A chave para a estratégia
de marketing não é a população particular visada mas, em vez disso, a
identificação e desenvolvimento de uma estratégia para atender às
necessidades sentidas daqueles que residem dentro dessa área demográfica. A
conclusão é que "Se pudermos convencer as pessoas que Cristo morreu para
atender às necessidades delas, elas se alinharão diante da porta da igreja
para adquirir nosso produto." [13]
AGENTE
DE MUDANÇA
- Aqueles que estão familiarizados com a Educação Orientada Para Resultados
estão igualmente familiarizados com o termo "agente de mudança".
Esse termo foi empregado por John Dewey e seus camaradas em sua tentativa de
avançar as teorias da Educação Progressiva, que eventualmente foram
implementadas na Educação Orientada para Resultados. Nessa situação, o
professor da Escola Pública deve atuar como um agente de mudança para
transformar o processo de pensamento dos alunos das crenças de seus pais para
as "novas realidades" com as quais são confrontados no mundo moderno.
De um modo similar, o pastor Bill Hybels, da Igreja da Comunidade de Willow
Creek, vê a si mesmo como um motivador e um "agente de mudança"
[14]. A visão dele é como a de John Dewey. Ele precisa facilitar a mudança
das antigas crenças para as novas crenças - de um modo antigo de pensar para
um novo modo de pensar. O objetivo do agente de mudança é a implementação de
uma mudança da mente sem que os indivíduos afetados percebam que uma mudança
ocorreu.
NECESSIDADES
SENTIDAS
- (O oposto das necessidades espirituais) Aliviar a dor, oferecer felicidade,
realização, auto-estima. [15]
RELEVÂNCIA
CULTURAL
- A Igreja de Jesus Cristo é definida e recebe suas instruções da Palavra
escrita de Deus. A Bíblia é muito concisa em sua avaliação que a igreja deve
se manter separada e não contaminada pelo mundo:
"Não
ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não
está nele. Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a
concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo. E o
mundo passa, e a sua concupiscência, mas aquele que faz a vontade de Deus
permanece para sempre." [1 João 2:15-17]
"E
não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do
vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e
perfeita vontade de Deus." [Romanos 12:2]
"A
religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: Visitar os órfãos e
as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo."
[Tiago 1:27]
Essas e outras escrituras traçam uma linha distinta de demarcação
entre o cristão e o mundo. É esse argumento que levanta bandeiras vermelhas ao
avaliar as estratégias de marketing do movimento do novo paradigma. Na busca
por relevância para alcançar o resultado do crescimento da igreja, a cultura
do mundo começou a definir a igreja em lugar da Palavra de Deus.
O que então define a cultura moderna? Embora a cultura de hoje seja com
toda a certeza multifacetada, existem aqueles que reportam que o mundo de hoje
(e os EUA, em particular) é dirigido de uma "cosmovisão psicológica"
[16]. Essa cosmovisão não apareceu magicamente do nada. Ela cresceu em existência
ao longo dos últimos oitenta anos do século XX, concebida com a geração da
Segunda Guerra Mundial. Diz-se que a geração da Segunda Guerra foi a
"Grande Geração". Essa afirmação faz um certo sentido, pois os
rapazes e moças que atingiram a maturidade no início dos anos 40
presumivelmente viveram em um tempo de sublevação sem precedentes. As crianças
que nasceram logo após a Primeira Guerra Mundial foram as crianças dos prósperos
"Anos 20", em que houve uma grande ascensão social. Entretanto,
muitos testemunharam em uma idade bem tenra seu mundo desabar nas profundezas da
Grande Depressão dos Anos 30. Em seguida, como se isso não bastasse, eles
foram obrigados a entregar suas próprias vidas no solo de um país estrangeiro
ou nas praias de alguma ilha distante. A afirmação da Bíblia - "A
tribulação produz a paciência, e a paciência a experiência, e a experiência
a esperança" [Romanos 5:3-4] é certamente adequada a essa geração que
experimentou uma grande dose de tribulação. Eles foram arrancados de uma vida
de relativo conforto nos anos 20 para o "modo de sobreviência" na
Grande Depressão. A mudança de lado para o modo de sobrevivência nem sempre
é completamente negativa, pois o modo de sobrevivência (como afirmado em um
capítulo anterior) tende a fazer as pessoas reavaliarem suas prioridades. Essa
reavaliação levou muitas dessas pessoas jovens a Jesus Cristo e, como
resultado, o fundamentalismo bíblico tornou-se imbuído na fibra moral de uma
geração. Foi essa fibra moral que tornou-se a base para as atitudes e valores
para a década mais amada em toda a história americana - os anos 50.
Houve, entretanto, uma clara fraqueza na Geração da Segunda Guerra
Mundial - a capacidade de educar os filhos. Enquanto a Geração da Segunda
Guerra estava alcançando o "Sonho Americano" de prosperidade material
dos anos 50, seus filhos (chamados de Baby Boomers) estavam crescendo e se
tornando a geração do Rock and Roll que se rebelaria abertamente contra a própria
cultura que seus pais arriscaram a vida para preservar. Não que os pais dessa
nova geração não tivessem suas culpas, pois não é necessário ter um
diploma em astrofísica para ver em retrospecto as causas para a rebelião dos
anos 60. A década dos protestos contra a guerra, dos levantes raciais, da
revolução sexual, e da cultura das drogas podem ser pelo menos rastreadas aos
pais que cresceram com poucos bens materiais durante a Grande Depressão e
queriam que seus filhos tivessem mais - mais oportunidades, mais coisas, mais
diversão. Assim, a geração dos Baby Boomers desenvolveu uma total obsessão
pela auto-gratificação. À medida que essa geração teve seus próprios
filhos, essa nova geração (chamada de Geração X) queria todos os benefícios
materiais do Papai e da Mamãe - e queriam tudo imediatamente. O padrão agora
está se repetindo com a geração mais nova - a Geração Y. Portanto, o
materialismo dos Baby Boomers aumentou dramaticamente nas duas gerações
sucessivas, e a paisagem cultural resultante consiste de três gerações cujas
principais prioridades são o crescimento, a satisfação e a glorificação da
pessoa que eles vêem no espelho. Assim, as três geraçõs que formam a
sociedade do mundo ocidental hoje podem muito bem ser coletivamente rotuladas
como as Gerações do EU. O que há para mim? Como posso me sentir melhor comigo
mesmo? Tudo o que importa sou EU, e ninguém mais.
Ao
dizer que a cultura está preocupada com o EU, existem diversos aspectos de
agradar o EU que precisam ser explorados. Um membro da geração do EU pode ser
alcançado por meio dos seguintes métodos:
·
Solucione
os problemas dele atendendo às suas necessidades.
·
Ajude-o
a alcançar seus objetivos
·
Construa
seu ego
·
Mantenha-o
entretido e satisfeito
Os
três primeiros aspectos podem ser tratados utilizando-se os instrumentos da
psicologia moderna ou por meio da manipulação emocional. O aspecto do
entretenimento e da satisfação é o mais fácil, por que existem muitos indivíduos
talentosos que estão muito ansiosos para exibir seus talentos para qualquer público
que esteja disposto a assistir. Adaptar o equilíbrio desses métodos nos serviços
da igreja requer somente uma mudança na filosofia da verdadeira adoração para
a gratificação da carne. Subitamente, Deus torna-se mais uma "fada
madrinha dos contos infantis" que o Deus das Escrituras. [17] Como
resultado, a igreja torna-se subitamente relevante para o indivíduo dessa geração
do EU, mas será se essa igreja continua sendo uma verdadeira igreja?
Evidentemente, tais questionamentos no novo paradigma de hoje são irrelevantes,
pois o resultado já foi alcançado - o crescimento exponencial da igreja.
PSICOLOGIA
CRISTÃ
- John MacArthur diz que o termo "Psicologia Cristã" é um oximoro.
[18]. Ele está absolutamente correto nessa avaliação. Não existe essa coisa
de psicologia cristã. O que a Psicologia ensina está diametralmente em oposição
aos ensinos das Escrituras. Esses princípios são como segue:
·
A
Psicologia está centrada no homem; a Palavra de Deus está centrada em Deus.
·
O
objetivo da Psicologia é a felicidade do indivíduo; a Palavra de Deus não
garante felicidade a nenhum indivíduo.
·
A
Psicologia ensina que todas as coisas na vida (incluindo Deus) tornam-se meios
para um fim - a felicidade da pessoa.
·
A
Psicologia ensina que a natureza humana é basicamente boa; a Bíblia ensina
exatamente o contrário.
·
A
Psicologia ensina o relativismo, as respostas estão dentro de você mesmo, e as
soluções para os problemas estão no passado - Novamente, a Palavra de Deus
rejeita tudo isso. [19]
A
despeito do fato de a comunidade evangélica ter sido na verdade tomada de
assalto pela Psicologia, a igreja do novo paradigma usa a Psicologia como seu
foco principal. Essa utilização é encontrada tanto no "aconselhamento
cristão" e como base para os sermões no púlpito. Os perigos envolvidos
nesses métodos tornam-se evidentes quando 1) A terapia é aceita como um
aspecto necessário do ministério e 2) Os líderes da igreja começam a
descrever as categorias psicológicas como princípios bíblicos. [20] Nesse
ponto, os perigos ocultos do jogo de igreja são revelados. A nova geração
reconhecerá os ensinos das Escrituras? Ou irão Freud, Jung e Rogers definir os
padrões para a igreja do futuro?
MÚSICA
CRISTÃ CONTEMPORÂNEA
- Rick Warren é taxativo em dizer que a música na Igreja da Comunidade de
Saddleback é o estilo de música que seus membros ouvem no rádio. Como
resultado, o serviço da sua igreja assemelha-se mais a um programa de
variedades de Hollywood do que a uma reunião de adoração a Deus. O pastor
Warren não deve receber todo o crédito (ou, mais precisamente, toda a culpa)
por essa tendência. O movimento da Música Cristã Contemporânea surgiu no
final dos anos 60 com o Movimento Jesus. (Foi a partir das raízes do Movimento
Jesus que o pastor Bill Hybels, da Igreja da Comunidade de Willow Creek,
cresceu.) Uma análise mais detalhada da música será feita em um capítulo
posterior, mas para os propósitos da definição, alguns pontos básicos e
avaliações são relacionados aqui:
·
Os
estilos musicais não são amorais - existem letras morais e imorais.
·
Quando
palavras religiosas são colocadas no lugar de letras imorais, os resultados não
são morais
·
A
Música Cristã Contemporânea é fortemente influenciada pelo Movimento Carismático.
Portanto, muitos dos assim chamados coros de louvor cantados nas igrejas que se
opõem aos ensinos carismáticos estão proclamando exatamente os mesmos ensinos
carismáticos.
·
Uma
igreja não deve fazer concessões na área da música como forma de atrair as
multidões
·
Esta
música ensina teologia sólida?
·
Esta
música exorta a uma vida correta?
·
Esta
múscia adora a Deus em verdade? [21]
O
EVANGELHO
- O evangelho de Jesus Cristo, conforme ensinado nas Escrituras, não é
complicado. Ele é simplesmente as boas novas da morte, sepultamento e ressurreição
de Jesus Cristo para realizar a redenção da humanidade. Em seu livro "This
Little Church Went to Market", Gary Gilley explica que o evangelho na
Palavra de Deus lida com:
·
O
problema do pecado
·
A
necessidade de justificação
·
É
loucura para aqueles que perecem [22]
O
evangelho também reverencia a cruz, pois na cruz os crentes compreendem que:
·
A
cruz mostra aos homens que precisam morrer para si mesmos e viver para Cristo
·
A
cruz condena por causa do pecado
·
A
cruz destrói a confiança na carne [23]
Entretanto,
sob o plano do novo paradigma, o evangelho foi redefinido:
·
Libera
da baixa auto-estima
·
Liberta
do vazio e da solidão
·
É
um modo de realização e motivação
·
Um
modo de receber os desejos do nosso coração
·
Um
modo de satisfazer às nossas necessidades. [24]
Os
efeitos da cruz também foram redefinidos. A visão da cruz sob o novo paradigma
é como segue:
·
A
cruz oferece entretenimento
·
A
cruz diverte
·
A
cruz encoraja a confiança na carne [25]
Em
resumo, a verdade do evangelho está sendo erodida pelos jogos de igreja do novo
paradigma e, assim, o impacto sobre o verdadeiro cristianismo é potencialmente
catastrófico. Tudo isso nos leva a pensar se a pergunta de Jesus Cristo,
"Quando porém vier o Filho do homem, porventura achará fé na
terra?", foi retórica, ou se com a passagem do tempo terá uma resposta óbvia.
Continua...
Autor:
Mac Dominick
Tradução: Eduardo Perez Neto
Data17/8/2003
A
Espada do Espírito
Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em BibliaLTT.org, com ou sem notas).
(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de http://solascriptura-tt.org)
Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.