A Determinação De Desejar Libertação


Sermão Pr.
Michael Lovett

pastor@grbaptistchurch.org

título: "A DETERMINAÇÃO DE DESEJAR LIBERTAÇÃO (para fora do domínio e penalidade do pecado)"

texto: Mc 5:21-34
tempo e lugar: 03/09/2017 GRBC
assunto: ENTREGA
tema: ALCANÇANDO LIBERTAÇÃO (para fora do domínio e penalidade do pecado)"
P / S: E. C. PODE ALCANÇAR LIBERTAÇÃO
T/ S: ATRAVÉS DE SEGUIR OS PASSOS DA MULHER COMO ESTABELECIDO NO NOSSO TEXTO.


Mc 5:21-34  21 E, passando Jesus outra vez num barco para o outro lado, ajuntou-se a ele uma grande multidão; e ele estava junto do mar. 22 E eis que chegou um dos principais da sinagoga, por nome Jairo, e, vendo-o, prostrou-se aos seus pés, 23 E rogava-lhe muito, dizendo: Minha filha está à morte; [rogo-te] que venhas e lhe imponhas as mãos, para que sare, e viva. 24 E foi com ele, e seguia-o uma grande multidão, que o apertava. 25 E certa mulher que, havia doze anos, tinha um fluxo de sangue, 26 E que havia padecido muito com muitos médicos, e despendido tudo quanto tinha, nada lhe aproveitando isso, antes indo a pior; 27 Ouvindo [falar] de Jesus, veio por detrás, entre a multidão, e tocou na sua veste. 28 Porque dizia: Se tão-somente tocar nas suas vestes, sararei. 29 E logo se lhe secou a fonte do seu sangue; e sentiu no [seu] corpo estar [] curada daquele mal. 30 E logo Jesus, conhecendo que a virtude de si mesmo saíra, voltou-se para a multidão, e disse: Quem tocou nas minhas vestes? 31 E disseram-lhe os seus discípulos: Vês que a multidão te aperta, e dizes: Quem me tocou? 32 E ele olhava em redor, para ver a que isto fizera. 33 Então a mulher, que sabia o que lhe tinha acontecido, temendo e tremendo, aproximou-se, e prostrou-se diante dele, e disse-lhe toda a verdade. 34 E ele lhe disse: Filha, a tua fé te salvou; vai em paz, e sê curada deste teu mal. ACF2007




INTRODUÇÃO: Eu quero continuar com o que eu tenho feito ultimamente em relação às minhas mensagens. E isso é concentrar minhas mensagens sobre as interações e encontros e até mesmo sermões que Cristo pregou a pessoas, como vemos a partir dos Evangelhos.

Encontrei outra história do Evangelho que me inspirou, me ajudou e me incentivou esta semana. Durante meus estudos e procurando uma ilustração para expor sobre o meu ponto e, possivelmente, estabelecer uma conexão entre o espiritual e o físico, encontrei outra história que eu quero compartilhar com vocês para nos fazer decolar no nosso pensamento esta manhã.

Encontrei a história de um homem com o nome de Glenn Verniss Cunningham.

Resultado de imagem para Glenn Verniss Cunningham

Ele nasceu em 4 de agosto de 1909 em Atlanta, Kansas, e morreu aos 78 anos em 10 de março de 1988 em Menifee, Arkansas.
O que se destacou para mim e o que o tornou "famoso", não foram tanto as suas realizações (e ele teve muitas delas) mas sim a sua determinação, [foi isso] que agarrou minha atenção.
Deixe-me explicar; Glenn Cunningham foi um corredor de distância nas Américas e nas Olimpíadas. É considerado por muitos como o maior corredor de uma milha, americano, de todos os tempos. Ele recebeu o prêmio James E Sullivan como o principal atleta amador em 1933. Ele foi apelidado de "Voador do Kansas", "Expresso de Elkhart" e "Cavalo de Ferro de Kansas".

Agora você pode perguntar "o que torna isso tão especial [diferente de outros atletas campeões]?"
Deixe-me explicar:
Uma manhã, aos 8 anos de idade, Glenn foi para a escola em uma velha casa de uma escola no campo. Alguém colocou gasolina em vez de querosene no aquecedor, e ocorreu uma explosão. Seu irmão de 13 anos, Floyd, morreu no acidente e Glenn sobreviveu. Devido à extensa quantidade de danos nas pernas, o médico recomendou amputar suas [duas] pernas por causa da gravidade dos danos. Os pais de Glenn não permitiriam, e assim o médico afirmou que ele nunca mais conseguiria andar [nem um passo].

Ele perdeu toda a carne sobre os joelhos e sobre a parte da frente [as canelas] das pernas, e os dedos dos pés no pé esquerdo. Além disso, o arco transversal do seu pé foi praticamente destruído. [NOTE: ELE FICOU PARA SEMPRE SEM 1/3 DE SEU PÉ ESQUERDO!]
No entanto, a sua grande determinação, juntamente com as horas sobre horas de um novo tipo de terapia, permitiram-lhe recuperar gradualmente a capacidade de caminhar, depois ele progrediu para correr.
(Eu li um relatório de como, logo no início, ele, de sua cadeira de rodas, se jogava ao chão e se arrastava [de lá para cá] ao longo da cerca de piquetes [da sua casa], recusando-se a sucumbir a não poder andar de novo.)

Foi no início do verão de 1919, aproximadamente dois anos após o acidente, quando ele tentou andar novamente. Ele tinha uma atitude positiva, bem como uma forte fé [diretamente] em Deus e estava extremamente "determinado".

Sua determinação eventualmente o levou a essas realizações notáveis.


· Competiu nas Olimpíadas de Verão de 1932 e 1936

· Ganhou a Medalha de Sullivan em 1933, por várias vitórias em corridas

· Nas Olimpíadas de 1932 ele chegou no 4º lugar na prova dos 1500m

· Em 1934, marcou recordes mundiais para a milha (1600m): 4min, 6 segundos e 8 décimos de segundo. (esse recorde permaneceu por 3 anos)

·  Em 1936 conseguiu medalha de prata nos 1500m

· Em 1936 estabeleceu recordes mundiais em 800m de corrida

· Em 1938 estabeleceu recorde [mundial] em pistas cobertas: 4min 4 segundos e 4 décimos de segundo

· Um parque [esportivo e recreativo] recebeu o nome dele em sua cidade natal de Elkhart, Kansas.



Diz-se dele, na maioria dos artigos que li, que ele era um homem profundamente crente em [e dedicado a] Deus
e seu versículo favorito da Bíblia era Isaías 40:31: "
Mas os que esperam no SENHOR renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão."

"Qual é o seu ponto da questão [hoje], ó pregador? [qual é sua sentença principal, neste sermão?]". Minha frase central [hoje] é que ele estava "determinado", ele não seria derrotado! Ele se recusou a ser derrotado. Eu vejo a mesma determinação nesta mulher em nosso texto, esta manhã.

Eu [mesmo] nunca fui um desistidor. Fico cansado de desistidores.
O conjunto de [verdadeiros] crentes não é um lugar para desistidores.
Ano após ano, eu estou assistindo mais e mais pessoas desistindo. É raro ver a maioria dos crentes [de hoje] "pressionando a si mesmos para cruzar a linha de chegada."
Eu ouço muito frequentemente
      "Pregador, você simplesmente não entende" e
      "Pastor, eu não tive as mesmas oportunidades que alguns outros e, portanto, é mais difícil para mim."
Estamos vivendo um dia e uma época em que nos rendemos em qualquer combate [paramos em qualquer corrida, e sucumbimos a apenas fazer o papel de vítimas em vez de vencedores, de perdedores em vez de vencedores.

Deixe-me explicar um pouco melhor e trazer o foco para onde vivemos. Tenho estado aqui [nesta cidade] há alguns anos. Tenho estado aqui [nesta igreja] há quase 5 anos. Você sabe o que eu vi nesse período de tempo, na maior parte do tempo? Pessoas que sucumbem à derrota em vez da determinação. Você precisa de alguns exemplos? Aqui vai um ... e eu não quero desencorajar [ninguém], apenas quero explicar ou expor esse fato.

Nota: Eu amo o [se fazer apelo para as pessoas virem à frente e se ofertarem a Deus no] altar [plataforma na frente] de uma igreja. Eu amo aconselhar pessoas que realmente querem ajuda.
Mas você sabe quantas pessoas apenas conseguem [chegar ao ponto de pedir e ouvir] o conselho [dado usando a Bíblia],
[apenas conseguem] [chegar ao ponto de] visitar o altar [a plataforma na frente] da igreja, depois nada de eterno lhes acontece?
Entre as histórias que eu posso compartilhar esta manhã, há [bem] mais histórias de derrotados do que de determinados!

ILUSTRAÇÃO: Recebi uma mensagem de texto ontem à noite, [enviada às] 10:30h da noite, ou mais. Eu a vi e a li a aproximadamente 11 h. E ela dizia: "Neste exato momento, estou em um lugar ruim de minha vida; se você tiver tempo, por favor ligue para mim."
Eu fui em frente e telefonei para essa pessoa. Passei a maior parte de uma hora no telefone. Ele me explicou várias situações legítimas.
Com tudo que eu compreendi completamente, eu tive empatia e simpatia, eram muito compreensíveis. Em tudo isso, eu ouvi as palavras, senti a dor, compreendi os motivos e as complicações. Em um ponto, a pessoa até gritou repetidamente ... "Estou perdido; Estou perdido, Miguel! Estou perdido! "
Eu consolei e aconselhei onde eu podia,

mas o fim do poço da história é que uma pessoa precisa querer e estar determinada a mudar as circunstâncias. E até que elas o façam... Até que você e eu o façamos, então, infelizmente, você pode continuar esperando derrotas, desânimo e desespero vezes e vezes [sem fim].

Esta senhora em nossa história do evangelho [que lemos há pouco] tomou uma decisão consciente e decidiu que ela iria receber a libertação. Com isso dito, quero pregar neste pensamento nesta manhã ... "A DETERMINAÇÃO DE DESEJAR A LIBERTAÇÃO". Vejamos [no Evangelho de Marcos] exatamente o que ela fez, e eu confio que aqueles que estão aqui nesta manhã estão tendo lutas, também farão o mesmo.



I. Houve Um RECONHECIMENTO DE SEU PRÓPRIO
PROBLEMA Mc 5:25-26 " 25E certa mulher que, havia doze anos, tinha um fluxo de sangue, 26E que havia padecido muito com muitos médicos, e despendido tudo quanto tinha, nada lhe aproveitando isso, antes indo a pior;"

Nota: Posso começar [minha pregação] sendo completamente honesto [mesmo que pareça brutesco]? Esta é a raiz do do maior problema [e desgraça]: As pessoas simplesmente se recusam a reconhecer publicamente o fato de que existe um problema. Agora, isso não significa que eles não percebem que há um problema, eles simplesmente se recusam a reconhecê-lo abertamente. E, com base no meu mandato como pastor, acredito que essa mulher fazia o mesmo, até este ponto. A diferença ocorreu através do que estava transpirando. Deixe-me tentar ilustrar. Eu tenho sabido, por anos, que tenho problemas físicos. Eu simplesmente não gosto de [ir a] médicos e hospitais. Mas quando a dor e os problemas ficaram muito maus, fiquei forçado a reconhecer e a fazer algo sobre isso [meus problemas físicos]. Muito parecido com essa mulher.

O Reconhecimento de seu problema lhe foi trazido...

A. FOI TRAZIDO ATRAVÉS DO SOFRIMENTO vs25-26a "
25E certa mulher que, havia doze anos, tinha um fluxo de sangue, 26E que havia padecido muito com muitos médicos, ..."

B. FOI TRAZIDO ATRAVÉS DE GASTAR vs26a-b "
26E que havia padecido muito com muitos médicos, e despendido tudo quanto tinha, nada lhe aproveitando isso, antes indo a pior;", afirmou.

C. FOI TRAZIDO ATRAVÉS DE VER vs26c "
nada lhe aproveitando isso, antes indo a pior"

Nota: Eu honestamente não sei qual é o gatilho para a maioria das pessoas.
Muitos reconhecerão facilmente um problema. Exercerão esforço mínimo para finalmente resolver, encontrar alívio temporário e ser temporariamente satisfeito ... mas não por muito tempo.
No domínio físico, as pessoas correm prontamente procurando por ajuda. A maioria, mais rápido do que outros. No entanto, no domínio espiritual, muito poucos buscarão ajuda. Porque, no domínio espiritual, você deve ser o instrumento que perpetua os resultados. No domínio físico você confia em outra pessoa.
No entanto, os dois [problema espiritual e problema físico] não são muito diferentes, porque, em última análise, devo reconhecê-lo (ao problema) para começar, mas Ele [Deus] será aquele que o corrigirá. Eu apenas devo permanecer no processo e na reabilitação, para ver essa [reabilitação].
Mas reabilitação tem que ter um começo. Ela começa !!! [Começa. Sim. E, na visão dos nossos olhos humanos, reabilitação começa com] um reconhecimento de ter o problema.

APLICAÇÃO: Deixe-me perguntar-lhe isso e vamos seguir em frente?
Tal como essa mulher [você,] hoje: poderia, pode, quer, irá tomar o ponto inicial da libertação, ao reconhecer [que tem] o [seu] problema? Eu disse a muitas pessoas ao longo dos anos ... "Se o seu caminho está funcionando direito e está se, então, por que não existe nenhuma mudança?"


II. HOUVE UM [ESTENDER A MÃO PARA] ALCANÇAR SEU
POTENCIAL vs 27-34 "27 Ouvindo [falar] de Jesus, veio por detrás, entre a multidão, e tocou na sua veste. 28 Porque dizia: Se tão-somente tocar nas suas vestes, sararei. 29 E logo se lhe secou a fonte do seu sangue; e sentiu no [seu] corpo estar [] curada daquele mal. 30 E logo Jesus, conhecendo que a virtude de si mesmo saíra, voltou-se para a multidão, e disse: Quem tocou nas minhas vestes? 31 E disseram-lhe os seus discípulos: Vês que a multidão te aperta, e dizes: Quem me tocou? 32 E ele olhava em redor, para ver a que isto fizera. 33 Então a mulher, que sabia o que lhe tinha acontecido, temendo e tremendo, aproximou-se, e prostrou-se diante dele, e disse-lhe toda a verdade. 34 E ele lhe disse: Filha, a tua fé te salvou; vai em paz, e sê curada deste teu mal.".

Nota: Agora, uma vez que ela reconhece seu problema, ela agora se propõe a alcançar seu potencial.
Eu digo isso de novo, e o direi vezes e vezes. A maioria das pessoas nunca obtém o prêmio [galardão] porque elas desistem durante o processo [o caminho].
Eu disse anteriormente, vejo mais [pessoas] desistirem do que [vejo pessoas] persistirem seguindo em frente. Eu vejo mais expectativas de que outros tolerem seus problemas do que a aceitação [do encargo] para que eles mudem seus problemas. Por quê? Porque há um custo para se obter ajuda. Não estou sendo cruel, eu sou sincero. Eu assisti as pessoas durante anos orarem as mesmas orações, fazerem as mesmas coisas, oferecerem-se nos mesmos altares uma e outra vez, porém nunca encontrando a solução para o problema. Eu digo muitas vezes às muitas pessoas
"Você está satisfeito em estar onde você está?"
"Que coisa você vai encontrar em sua vida [pela qual você realmente queira] lutar?"

"Você está satisfeito em ficar com a bagunça em que você está?"
Ela [a mulher em Mc 5] tinha chegado a um ponto em sua vida onde ela estava cansada de sofrer, de gastar e de não ver nenhum resultado. Então, ela se decidiu, fez a jornada e chegou à multidão onde Jesus estava, e tomou uma determinação consciente de alcançar o potencial de resolver o problema. Isto veio  ...

A.. POR SUA CONTEMPLAÇÃO Mc 5:27a "
Ouvindo [falar] de Jesus, "

Nota: O que você ouviu sobre Jesus?

B. POR SUA DETERMINAÇÃO vs27b "
veio por detrás, entre a multidão," (vs30-31)

Nota: Onde está o seu nível de determinação esta manhã?

C. POR SUA EXPECTAÇÃO Mc 5:27c-28 "
27 ... e tocou na sua veste. 28 Porque dizia: Se tão-somente tocar nas suas vestes, sararei.".

Nota: Você realmente tem a expectativa de que, chegando a Cristo e vindo à igreja e buscando a orientação dEle, então você poderá ser libertado?

Nota: Algumas coisas a considerar sobre ela "tocar" a bainha de roupa dEle, e sobre as expectativas dela.

1. Na Lei Mosaica, Deus instruiu Seu povo em relação às bordas inferiores, ou franjas, de suas roupas. Os judeus iam a Números 15: 37-41 "
37 E falou o SENHOR a Moisés, dizendo: 38 Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: Que nas bordas das suas vestes façam franjas pelas suas gerações; e nas franjas das bordas ponham um cordão de azul. 39 E as franjas vos serão para que, vendo-as, vos lembreis de todos os mandamentos do SENHOR, e os cumprais; e não seguireis o vosso coração, nem após os vossos olhos, pelos quais andais vos prostituindo. 40 Para que vos lembreis de todos os meus mandamentos, e os cumprais, e santos sejais a vosso Deus. 41 Eu [sou] o SENHOR vosso Deus, que vos tirei da terra do Egito, para ser vosso Deus. Eu [sou] o SENHOR vosso Deus. ACF2007".

Parece uma instrução estranha até que aprendemos que no Oriente Próximo antigo, a borda inferior da roupa de uma pessoa representava sua identidade; era um símbolo de quem ele era e o que ele representava. Por isso, Rute, quando ela estava buscando casamento com Boaz, pediu-lhe para espalhar a borda inferior de sua roupa sobre ela Rute 3:9 "
E disse ele: Quem [és] tu? E ela disse: [Sou] Rute, tua serva; estende pois tua capa sobre a tua serva, porque tu [és] o remidor.".

Isto foi um pedido para ele se identificar com ela. (A mesma palavra hebraica significa "asa" ou "borda inferior de uma peça de vestuário". Assim, o pedido de Rute como "
; estende pois tua capa sobre a tua serva". O duplo significado aqui parece intencional.

Quando Deus falou de fazer uma aliança com Israel, Ele se imaginou como espalhando a borda inferior da Sua roupa sobre ela Ezequiel 16:8 "
E, passando eu junto de ti, vi-te, e eis que o teu tempo [era] tempo de amores; e estendi sobre ti a aba do [meu manto], e cobri a tua nudez; e dei-te juramento, e entrei em aliança contigo, diz o Senhor DEUS, e tu ficaste [sendo] minha."

Nota: - um símbolo de identificação com ela como a noiva dEle [Israel].

Quando Davi cortou um [pedaço] da borda inferior da túnica do rei Saul, "
depois o coração doeu a Davi, por ter cortado a orla [do manto] de Saul." (1 Samuel 24: 5). Essas dores de consciência parecem estranhas, a menos que percebamos que ele havia desfigurado um símbolo importante da identidade de Saul e da realeza divinamente autorizada. Tão importantes foram as bordas inferiores do vestuário de um homem judeu no antigo Israel que o Antigo Testamento fecha com uma profecia do Messias que faz referência às bordas inferiores da Sua roupa: Mal 4: 2 "Mas para vós, os que temeis o meu nome, nascerá o sol da justiça, e cura trará nas suas asas; e saireis e saltareis como bezerros da estrebaria."). No coração da identidade do Messias estaria a cura - espiritual e, eventualmente, física - para todos que confiavam nEle.

Os judeus no dia de Jesus estavam familiarizados com esse histórico do Antigo Testamento. Na verdade, os fariseus usavam borlas [franjas?] elaboradas nas bordas inferiores de suas roupas, de modo que as pessoas as considerassem como identificadas de perto com Deus Mat 23: 5 "
E fazem todas as obras a fim de serem vistos pelos homens; pois trazem largos filactérios, e alargam as franjas das suas vestes," Como judeu devoto, Jesus poderia muito bem ter usado borlas, embora as Suas não tivessem sido peças tão elaboradas como as dos fariseus. Quando as pessoas alcançaram as bordas inferiores do vestuário de Jesus, foi em muitos casos mais do que uma tentativa para alcançar a parte mais próxima e acessível de Sua pessoa. Era um sinal de que eles queriam se identificar com Ele. Não havia nada mágico sobre o pano que trouxe cura. Ela veio pela fé quando as pessoas se identificaram publicamente com Jesus. Como Ele disse à mulher com um fluxo de sangue, Mateus 9:22 "a tua fé te salvou" Talvez Malaquias 4: 2 estava mesmo em sua mente enquanto ela estendia a mão e pensava: "Mas para vós, os que temeis o meu nome, nascerá o sol da justiça, e cura trará nas suas asas; e saireis e saltareis como bezerros da estrebaria.".

D. POR SUA DECLARAÇÃO Mc 5:33 "
Então a mulher, que sabia o que lhe tinha acontecido, temendo e tremendo, aproximou-se, e prostrou-se diante dele, e disse-lhe toda a verdade."

Nota: O que me leva ao meu último ponto.

APLICAÇÃO: Antes que eu faça [qualquer aplicação], eu quero fazer essa pergunta:
Está você alcançando seu potencial?
Ou está você apenas satisfeito em estar insatisfeito? E não diga que você não está ... ... É muito óbvio para os outros.



III. HOUVE UM RECEBIMENTO DE SUA
PAZ Mc 5:33-34 "33Então a mulher, que sabia o que lhe tinha acontecido, temendo e tremendo, aproximou-se, e prostrou-se diante dele, e disse-lhe toda a verdade. 34E ele lhe disse: Filha, a tua fé te salvou; vai em paz, e sê curada deste teu mal.".

Nota: Agora, tudo o que ela ansiava, tudo o que ela procurava, finalmente chegou a se concretizar. Esta é a coisa que é única e que só pode ser encontrada em Cristo ... Paz. Às vezes, é a exata coisa que Cristo tanto quer que você tenha e é realmente fácil de obter, ainda assim é tão difícil, pode levá-lo a uma longa e dolorosa estrada. Alguns pensam que todos os esforços para encontrá-la em outro lugar são difíceis. Quando, na realidade, a parte mais difícil é fazer o que ela [a mulher] finalmente percebeu que devia fazer para ter paz: Ela recebeu para dentro dela a Paz que estava procurando ...

A. EM SEU MEDO Mc 5:33a "
Então a mulher ... temendo e tremendo"

B. NOS SEUS SENTIDOS vs33b "
que sabia o que lhe tinha acontecido"

C. NO SEU CAIR [por terra] vs33c "
aproximou-se, e prostrou-se diante dele",

D. EM SUA FRANQUEZA vs33d "
e disse-lhe toda a verdade".

Nota: Buuuum! Tudo o que ela ansiava, tudo o que ela procurava, agora aconteceu.



Hino: Paz, paz quão doce paz - Wonderful Peace (Peace! Peace! Wonderful peace)

https://www.youtube.com/watch?v=0B9wpgAxIvw


1.Quando a paz do Senhor enche o coração, 
Se infunde e nos faz desfrutar 
Uma calma infinita, que só poderão 
Os amados de Deus, sim, gozar!

Paz, paz, quão doce paz! 
É aquela, Senhor, que nos dás, 
Quando em vero prazer nos infundes o ser, 
Com Tuas ondas de amor celestial.

2.Que tesouro nós temos e paz sem igual, 
Quando nós Te deixamos mostrar, 
Que seguros estamos, já livres do mal, 
E podemos em Ti descansar.

Paz, paz, quão doce paz! 
É aquela, Senhor, que nos dás, 
Quando em vero prazer nos infundes o ser, 
Com Tuas ondas de amor celestial.

3.Esta paz inefável a nos consolar, 
Quando olhamos pra Ti, ó Jesus! 
Pois sabemos que nada irá abalar, 
Esta paz que compraste na cruz.

Paz, paz, quão doce paz! 
É aquela, Senhor, que nos dás, 
Quando em vero prazer nos infundes o ser, 
Com Tuas ondas de amor celestial.

4.Quão sublime momento iremos gozar, 
Quando o Teu rosto nós formos ver! 
E um hino mais doce iremos cantar 
No Teu lar, onde vamos viver.

Paz, paz, quão doce paz! 
É aquela, Senhor, que nos dás, 
Quando em vero prazer nos infundes o ser, 
Com Tuas ondas de amor celestial.



APLICAÇÃO: Foi você libertado, esta manhã, das coisas que o incomodam?
Você gostaria que eu respondesse isso como seu pastor?
Então por que não fazer hoje o dia em que você fica Determinado a Desejar a Libertação que você estava procurando?
Pare de girar os pneus [sem sair do lugar], deixe de culpar todos os outros, deixe de usar isto como uma muleta para não ser nada para Deus e para sua família.
Decida hoje que "eu estou me movendo para frente [para tocar na orla da túnica de Jesus, e ter salvação e paz]."



Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.