Hélio de Menezes Silva
“1 ¶ Escreve ao
anjo da igreja que está em Éfeso: Isto diz aquele que tem na sua destra as sete
estrelas, que anda no meio dos sete castiçais de ouro:
2 Conheço as tuas
obras, e o teu trabalho, e a tua paciência, e que não podes sofrer os maus; e
puseste à prova os que dizem ser apóstolos, e o não são, e tu os achaste
mentirosos.
3 E sofreste,
e tens paciência; e trabalhaste pelo meu nome, e não te cansaste.
4 Tenho,
porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor.
5 Lembra-te,
pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não,
brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te
arrependeres.
6 Tens,
porém, isto: que odeias as obras dos nicolaítas, as quais eu também odeio.
7 Quem tem
ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer, dar-lhe-ei a
comer da árvore da vida, que está no meio do paraíso de Deus.” (Ap 2:1-7 ACF)
Antes de tudo, "ao que vencer, *Eu mesmo* ..." pode
ser promessa de galardão (em oposição a salvação), ou pode ser sinônimo de
verdadeira salvação por fé e não por perseverança e "acumular
pontos". Mas o certo é que o verso não pode destruir outros claríssimos
sobre a salvação ser incapaz de ser perdida (ou Deus seria contraditório e
mentiroso).
Agora, comecemos com outra observação geral, antes de nos determos na
assembleia local de Éfeso:
Podemos olhar de várias facetas essas sete cartas para os mensageiros das sete
igrejas: como dirigindo-se:
A) Aos pastores (varões em carne e osso), das sete igrejas locais
específicas mencionadas (na Ásia, hoje Turquia), na ano específico da escrita
de Apocalipse (95-96 dC);
B) Às sete igrejas locais específicas (da Ásia, atual Turquia) aqui
mencionadas, na situação entre os anos de 95-96 dC;
C) Profeticamente, como a todas as igrejas locais através de todos os
séculos , isto é, as igrejas locais predominantes que seriam mais visíveis
durante as épocas (mas sempre, desde o século I ininterruptamente havendo o
remanescente fiel, perseguida e às vezes quase invisível, mas preservado pelo
Senhor, como Ele prometeu em Mt 16:18):
1) ÉFESO é o
protótipo das assembleias locais ao final do século I:
"ORTODOXIA (!) SEM AMOR" . Ao princípio era pura em doutrina e
ardente em coração; no entaanto, no ano 96, mantinha a perfeita doutrina, mas
já não tinha o primeiro e ardente amor!...
2) ESMIRNA é o protótipo das assembleias locais dos séculos
II e III: "SOB TREMENDA PERSEGUIÇÃO" (todas as igrejas sofriam
perseguições; no entanto, havia igrejas locais puras, mas alguns da igreja
local de Roma já introduziam heresias e queriam inventar a Igreja Universal,
com ela engolindo e submetendo todas as outras);
3) PÉRGAMO é o protótipo das assembleias locais do século
IV: "COMEÇANDO A ASSENTAR-SE COM O MUNDO" (CASAMENTO DO
ROMANISMO COM CONSTANTINO, ANO 316, daí em diante Roma absorveu heresias e
paganismo mais rapidamente, foi ganhando forças
política-financeira-militarmente, foi aumentando a perseguição às igrejas
locais);
4) TIATIRA é o protótipo das assembleias locais dos séculos
V a XV: "ENGOLIDAS PELO PAPADO".
A Idade Média, a Idade das Trevas (o Milênio Satânico).
A força de (e perseguição por Roma) tornou-se tanta que as igrejas fieis
tiveram que passar a viver escondidas na clandestinidade.
As Inquisições (desde a de Teodoro I, Papa entre 642 e 649, até a última
execução na Espanha, em 1826), assassinou entre 75 a 100 milhões de pessoas,
muitas delas verdadeiros crentes rebatizadores, ou judeus.
Balaamismo significa mundanismo.
Nicolaítismo significa domínio de homens (clero) sobre homens (leigos).
Libertinagem.
Jezabel significa infiltração do mais podre paganismo sob a forma de ritos
católicos romanos;
5) SARDES é o protótipo das assembleias locais dos séculos
XVI e XVII: "REFORMA PROTESTANTE." Teve algumas coisas boas
(os 5 "Sola", ou "Somente"), temporariamente quebrou grande
parte do poderio político e militar de Roma, a perseguição aos anabatistas
diminuiu depois de mais várias décadas, mas infelizmente a Reforma reteve
alguns erros herdados do Romanismo;
6) FILADÉLFIA é o protótipo das mais sãs e puras e fervorosas assembleias dos séculos XVIII e XIX: "FERVOR MISSIONÁRIO E
REAVIVAMENTO";
7) LAODICEIA é o protótipo das assembleias locais dos últimos
dias: "RICA, ENORME, FALSA, MORNA, VOMITADA FORA";
D) Teste admonitório (admoestador) para todas as assembleias locais de todas
as épocas. Em cada época, sempre há assembleias locais de cada um desses 7
tipos, e, durante a sua história, cada assembleia local pode passar a ser
qualquer um desses sete tipos;
E) Teste admonitório (admoestador) para todos os pastores- supervisores de
assembleias locais. Em cada época, sempre há pastores de cada um desses 7
tipos de assembleias, e, durante sua vida, cada pastor pode passar a ser
qualquer um desses sete tipos;
F) Teste admonitório (admoestador) para todos os crentes individuais
("Quem
tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas"). Em cada
época, sempre há crentes de cada um desses sete tipos, e, durante sua vida,
cada crente pode passar a ser qualquer um desses sete tipos.
Concentremo-nos hoje na carta ao mensageiro ou à igreja de Éfeso. Mas
apliquemos cada coisa em dois níveis: 1) A esta "Igreja Batista
XXXXXXXXXX", e 2) A cada crente (pessoal, individualmente) que está
presente me ouvindo.
Aqui na Bíblia (tal como, também, neste salão em que estamos) está uma igreja
nascida pelo puro evangelho pregado entusiasticamente, com todo amor, de casa
em casa, nas praças e ruas e feiras, por cada membro. No entanto, agora, 30
anos mais tarde, Jesus escreve uma carta a esta igreja. Pense sobre os
pregadores, evangelistas, obreiros e, por fim, pastores que a igreja de Éfeso
(e esta daqui) teve: Paulo, Apolo, Timóteo e João. Esta era uma igreja com uma
tremenda reputação.
(Quem pode me dar 3 ou 4 nomes dos pioneiros
daqui, e dos pontos altos na obra desta igreja, na cidade e no estado?)
1) JESUS TEM ALGUMAS PALAVRAS POSITIVAS PARA A IGREJA.
2 Conheço as
tuas obras, e o teu trabalho, e a tua paciência, e que não podes sofrer os
maus; e puseste à prova os que dizem ser apóstolos, e o não são, e tu os
achaste mentirosos.
3 E sofreste,
e tens paciência; e trabalhaste pelo meu nome, e não te cansaste
Todos:
A) Têm obras. Fazem obras de amor. Entusiasmo. Dedicação. Que
elogio para o passado distante!
É preciso trabalho, trigo não nasce nem cresce nem sobrevive por si mesmo.
Alguém tem que visitar. Alguém tem que ensinar. Alguém tem que orar.
(Alguém pode elogiar 3 ou 4 pessoas do passado
daqui (dando toda glória a Deus)? Podem falar, não se acanhem)
Olhando para o passado, você já esteve
melhor neste aspecto? Mas não acha que é anormal se, a todo e cada
ano, a árvore não crescer mais e frutificar mais???
Você não quer voltar ao primeiro amor neste aspecto de trabalhar ao invés de
assistir (ou mesmo desencorajar e atrapalhar?)
Trágico: na igreja média de hoje, apenas 10% das pessoas fazem o trabalho, 20%
reclamam e atrapalham, 80% apenas assistem, apáticas.
Isto não teria sido verdade nesta igreja?
Comigo? Com você?
B) Trabalharam (até ao ponto da dor e exaustão). Idem, Idem.
C) Tiveram paciência. Esta palavra significa resiliência,
continuar continuando, perseverança, a capacidade de aguentar sem nunca
desistir, nem mesmo parar, nem ainda diminuir a velocidade e ânimo. Idem, Idem.
D) Não sofreram (toleraram) os maus (em moral ou doutrina, de pessoas ou
de igrejas e organizações), nem mesmo o 1º milímetro. Ao contrário, chocaram-se
e indignaram-se. Com membro da igreja local: seguir as 3 etapas de Mt 18; com
outras coisas/ pessoas: denunciar, separar-se, guerrear contra, em guerra
total, sem recuo, sem transigência, nem contemporização, nem acordos, nem
tréguas, sempre vigilantes. Idem, Idem.
E) Puseram à prova até mesmo os que se diziam apóstolos: Aqui estava uma
igreja que praticava as bíblicas vigilância e disciplina corretiva. Aqui estava
uma igreja que não iria tolerar o mal moral. Eles não iriam colocar-se em
comunhão com o pecado. Eles sabiam que o diabo faria qualquer coisa para
sutilmente corromper a doutrina e a prática e o amor daquela igreja. Idem, Idem.
2) JESUS TINHA ALGUMAS PALAVRAS NEGATIVAS PARA A IGREJA.
7 Tenho,
porém, contra ti ...
Como? Uma igreja (ou eu, ou você) fundada por todos evangelizarem, por ganharem
almas, por entusiasticamente trabalharem até ao ponto da exaustão e dor, uma
igreja que ainda defende a pureza e a doutrina, como pode o Senhor ter e dizer
qualquer coisa contra ela (contra mim, contra você)??? Como?
7 ... que
deixaste o teu primeiro amor
Quero falar com você individualmente. Esqueça a igreja como um todo,
quem está ao seu lado. Aplique isto só a você mesmo:
Ah, o primeiro amor! O amor do noivado!
Que tal se fosse verdade que seu cônjuge, sem você ter dado nem seque 1 milímetro
de razão para isso, não lhe amasse mais como antes, você notasse, e ele lhe
dissesse isso?!?!?
Amor deve sempre crescer e amadurece e aperfeiçoar! Eu amo minha Valdenira mais
do que eu quando nos casamos. A razão é que eu conheço mais sobre ela agora do
que quando nos casamos. O caso com muitos hoje é que eles são salvos, mas nunca
conhecem muito sobre Jesus.
Ó diácono, ó professora de EBD, ó cantor do
coral, ó evangelista, ... e todos os presentes: Se o Senhor lhe perguntasse
"Você me AMA como já Me amou? Ou você Me ama mais ainda?" ...
Oremos em silêncio ... Ah Senhor, que *eu* nunca esfrie, mas cada ano CRESÇA
mais em meu amor ... Também *cada* irmão e irmã aqui ... E toda a igreja como
um corpo ...
Perdoem-me por alguns breves momentos tirar algumas coisas do meu peito:
Eu vejo como errado
.. O crente que
falta a EBD e ao culto no domingo de manhã porque ficou assistindo na TV um
super-evento (ou ficou numa festa de casamento) até 4h da manhã. Para mim, é
como se Valenira me dissesse "Você fique sozinho uma ou duas vezes por
ano, quando vou ver um cara bonito. Afinal, serão somente uma ou duas vezes por
ano em que você não será o máximo e o único para mim". Isto é um absurdo
que me mataria de surpresa e tristeza;
.. O crente que, chegando um amigo ou primo na hora do culto, ao invés do
crente chamá-lo "Tenho um compromisso para adorar a Deus agora, venha
adorar comigo. Não quer? Então fique à vontade aqui em casa, daqui a 2 horas
voltaremos e comeremos juntos"
Eu
poderia usar 1 hora dando 20 outros exemplos de não se pôr sempre Jesus em
supremo lugar em sua vida, mas você já pegou o que eu poderia dizer.
3) JESUS PRESCREVE 3 REMÉDIOS PARA CURAR A DOENÇA
A) Lembra-te.
Lembre-se de quando o simples nome de Jesus lhe inundava tanto de paz e alegria
inexcedível que lágrimas desciam de seus olhos! Que bons foram aqueles tempos.
Mas porque não são melhores a cada ano?
B) Arrepende-te.
Volte para o Senhor. Peça perdão e conserte imediata e plenamente todas as
coisas quebradas ou não funcionam ao máximo que podem funcionar.
C) Pratica
as primeiras obras. Oh, o primeiro amor! Oh, as primeiras obras. Mas
porque não são melhores a cada ano? Por exemplo ...
- Enquanto o pastor vem até aqui em frente, vou
me sentar para orar em silêncio por mim, ore você por você.
Hélio de Menezes Silva
fev.2014
(esboço frouxamente inspirado em sermão por Melvin
Shelton http://www.sermoncentral.com/sermons/ephesus-church-lost-its-first-love-melvin-shelton-sermon-on-apologetics-jesus-60130.asp?Page=3
)
Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em http://BibliaLTT.org, com ou sem notas.
(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de http://solascriptura-tt.org)
Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.