Hélio de Menezes Silva, ago.2017.
a) Deus nos proíbe jurar, pelo menos quando é em blasfêmia, em irreverência,
em desafio, é jurar pelo céu/ terra/ cidade/ parte do corpo (generalizando:
jurar por qualquer coisa ou pessoa, viva ou morta, por mais
elevados que pareçam, e jurar por falso deus)
[depois procuraremos analisar se a proibição é completamente geral, de todo
e qualquer tipo de juramento, ou se é limitada a jurar nas condições mencionadas
na linha acima]
EXEMPLOS de juramentos abomináveis: "juro pela alma de minha mãe morta e
minhas filhinhas vivas, que elas queimem no inferno se estou mentindo;
juro pelo céu e pela terra, sejam eles extintos, ou o céu vire inferno, e o céu
vire inferno, se estou mentindo;
juro por Jerusalém, pelo Templo, pela cruz, pelo sangue de Cristo, sejam eles
mentira e malditos, se eu não fizer o que prometi; etc."
VERSOS comprovando a proibição, pelo menos de tais juramentos: "Mt
5:33-36 "33
Outrossim, ouvistes que foi dito pelos antigos: 'Não jurarás falsamente;
pagarás, porém, os teus juramentos a o Senhor '; 34 *Eu*, em
clarificação [a isso] , vos digo que NÃO JUREIS, DE MANEIRA NENHUMA:
nem pelo CÉU, porque [o] trono ela é de Deus; 35 Nem pela TERRA,
porque [o] escabelo é dos Seus pés; nem por JERUSALÉM, porque [a] cidade
ela é do grande Rei; 36 Nem pela TUA CABEÇA jurarás, porque não podes a
um [só] cabelo tornar branco ou preto;"
b) Deus nos proíbe jurar por algo que julgamos de pouco valor, já planejando
aplicar o "o truque do sabidão das pegadinhas", quando não cumprirmos
nossas promessas (que talvez nem planejámos cumprir, desde o início)
Mais EXEMPLOS de juramentos abomináveis: "OK, jurei pelo lugar- santo, mas
enganei você e Deus, rá-rá-rá, porque o que tem valor é o ouro do
santíssimo. Como não jurei pelo ouro, enganei vocês dois, rá-rá-rá!"
VERSOS: Mt 23:16 "Ai de
vós, ó condutores cegos! Que [estais]
dizendo: 'Todo- e- qualquer- homem que jurar pelo lugar- santo, nada isso é;
mas todo- e- qualquer- homem que jurar pelo OURO do lugar- santo, devedor é.'
"
c) Deus nos proíbe jurar pelo verdadeiro Deus (o da Bíblia), mas limita tal
proibição a "jurar EM VÃO" (sem real e total reverência e
adoração) (ou com falsidade)
Mais EXEMPLOS de juramentos abomináveis: "OK, juro por Deus, pelo
diabo, e por quem você quiser. Escolha. Ra-ra-ra.";
"solenemente juro por Deus que ainda vou comer assado o fígado desse ...
[palavrão]";
"Juro por Deus que, se me elegerem, vou dar a cada um o salário que sempre
sonhou receber."
VERSOS: Ex 20:7 "Não
tomarás o nome do SENHOR teu Deus EM VÃO; porque o SENHOR não terá por
inocente o que tomar o seu nome EM VÃO"
Hb 7:21 "... Jurou o Senhor, e não se
arrependerá; Tu [és] sacerdote eternamente, Segundo a ordem de
Melquisedeque)"
Hb 6:13 "Porque
[quando] a Abraão havendo Deus feito [a] promessa, [então], uma vez que
segundo ninguém maior tinha Ele por Quem jurar, jurou segundo Si
mesmo,"
[em certas e raras ocasiões, de
certo modo]:
Dt 6:13 "O SENHOR teu Deus temerás e a Ele
servirás, e pelo Seu nome JURARÁS." /* jurarás
temendo, cultuando e servindo a Ele, para trazer glória ao nome dEle, e jurarás
no nome e para glória somente dEle */
Dt 10:20 "Ao SENHOR teu Deus temerás; a Ele
servirás, e a Ele te achegarás- e- aderirás, e pelo Seu nome JURARÁS."
/* jurarás temendo, cultuando e servindo a Ele, e jurarás no nome e para glória
somente dEle */
Ex 22:10-11 " 10 Se [alguém] der a seu
próximo a guardar um jumento, ou boi, ou ovelha, ou outro animal, e este
morrer, ou for dilacerado, ou arrebatado, ninguém o vendo, 11 [Então] haverá
JURAMENTO do SENHOR entre ambos, de que não pôs a sua mão nos bens
do seu próximo; e seu dono o aceitará, e o outro não o restituirá." /*
juramento temendo, cultuando e servindo a Ele, e jurarás no nome e para glória
somente dEle */
Is 65:16 [Assim que] aquele que se bendisser
na terra, se bendirá no Deus da verdade; e aquele que JURAR na terra,
JURARÁ pelo Deus da verdade; porque já estão esquecidas as angústias
passadas, e estão escondidas dos meus olhos. /*
juramento temendo, cultuando e servindo a Ele, e jurarás no nome e para glória
somente dEle */
Sl 63:11 Mas o rei se regozijará em Deus; qualquer
que por Ele JURAR se gloriará; porque serão fechadas as bocas dos
que falam a mentira. /* jurar temendo, cultuando e servindo a Ele, e
jurar no nome e para glória somente dEle */
- Sim, o único
modo de tradução da Bíblia que respeita sua natureza de rigorosa inspiração
(assopro por Deus) palavra por palavra (e não apenas vaga inspiração
"mensagem principal" por "mensagem principal") é o da Tradução
Por Equivalência Formal.
- Sim, o único método de entendermos (interpretarmos), explicarmos e pregarmos
a Escritura, e que também respeita sua natureza de rigorosa inspiração palavra
por palavra, é a "Interpretação Literal- Gramatical- Natural (Simples
e Óbvia)- Dando Autoridade Só Às Escrituras", onde
"Natural" significa que é uma interpretação literal mas que:
a) dá espaço
e boas- vindas para a raramente usada linguagem figurada, sendo interpretada da
forma usual, óbvia (por exemplo "Eu sou a porta ..."), ou que é
alhures explicitamente interpretada pela própria Bíblia (por exemplo, os 4
tipos de solo);
b) compara Escritura com Escritura;
c) sempre interpreta em harmonia com o CONTEXTO de todo o capítulo, todo o
livro e toda a Bíblia (interpretando literalmente, mas diferenciando entre
diferentes dispensações, claro), e
d) as passagens claras- explícitas explicam as raras passagens que parecem não
tão claras- explícitas (ao invés destas anularem aquelas).
- Sim, Deus
e Seu Livro nunca se contradizem em sequer uma palavra, de Gênesis 1 a
Apocalipse 22. Deste fato e da necessidade de literalismo nos moldes acima
explicado, surge, com toda a naturalidade, a necessidade de reconhecermos que
Deus dividiu seu plano para humanidade (único, perfeito, incapaz de ser
frustrado em 1 mm e 1 seg (dentro de Sua vontade permissiva), firmado desde a
eternidade passada) em dispensações, que são períodos de tempo diferentes
e onde Ele lidou/ lida/ lidará de um modo particular com o homem no que diz
respeito ao pecado e à responsabilidade do homem. Portanto, há alguns poucos
aspectos de uma dispensação que podem ser diferentes das outras dispensações.
Por exemplo, tudo que é de aspecto moral (por exemplo, "não matarás")
e que vem da dispensação de Israel continua válido na dispensação das Igrejas
Locais, mas tudo que é aspecto secundário da natureza exclusiva da adoração
judaica (por exemplo, a circuncisão como sinal de herdeiro da promessa terrena
dada a Abraão) não é exigido na nossa adoração, e não há nisso contradição
nenhuma. Em particular, Cristo não veio para abolir nenhuma letra de nenhuma
lei moral. Tudo em Mt 5 trata de leis morais e que não foram abolidas, nem
mudadas, nem "aperfeiçoadas". Deus não fez nenhuma delas mais
estreita ou mais larga que está registrada no Pentateuco. Cristo apenas
reafirma o que era o claro desejo de Deus desde que deu a Lei, e que foi
entendido por Moisés, Elias e todos os sinceros e verdadeiros crentes, mas que
os fariseus e escribas e saduceus, todos eles dos dias de Cristo, tinham
hipocritamente deturpado da lei. Portanto, o sentido que Cristo deu ao
casamento e ao divórcio foi precisamente o mesmo que Deus deu desde Adão,
Moisés, etc. E o sentido que Deus deu ao jurar também foi precisamente o mesmo
que Deus deu desde Adão, Moisés, etc.
- Isto posto, partamos da passagem em foco, Mt 5:34-36 ("34 *Eu*, em clarificação [a
isso] , vos digo que NÃO JUREIS, DE MANEIRA NENHUMA: nem pelo
céu, porque [o] trono ela é de Deus; 35 Nem pela terra, porque [o]
escabelo é dos Seus pés; nem por Jerusalém, porque [a] cidade ela é do
grande Rei; 36 Nem pela tua cabeça jurarás, porque não podes a um [só]
cabelo tornar branco ou preto;").
Isto é repetido em Tg 5:12 "Acima de tudo, porém, ó irmãos meus, não
jureis nem [pelo] céu
nem [pela] terra,
nem [façais]
qualquer outro juramento. Mas seja de vós o sim, sim, e o não, não; a
fim de que não, para dentro de condenação , caiais. "
- Mas, ao invés de prosseguir apressadamente, pensemos na passagem 4 versos
anterior, isto é importantíssimo e não pode deixar de ser feito, pois só isso
nos dará o contexto que precisamos. Mt 5:27-30: "27 Ouvistes
que foi dito pelos antigos: 'Não cometerás adultério'; 28 *Eu*,
em clarificação [a isso] , vos digo
que quem quer que [está] atentando
numa mulher para a cobiçar, já cometeu adultério com ela no coração dele; 29 Se,
porém, o teu OLHO, o direito, te é isca de armadilha, ARRANCA-O e
atira-[o] para longe de ti; porque te é
proveitoso que se faça perecer um [só]
dos teus membros, e não [que]
todo o teu corpo seja lançado para dentro do Inferno ; 30 E se
a tua MÃO direita te é isca de armadilha, AMPUTA-A e atira-[a]
para longe de ti, porque te é proveitoso que se faça
perecer um [só] dos teus
membros, e não [que]
todo o teu corpo seja lançado para dentro do Inferno ."
A não ser uns poucos insanos como o sacerdote católico (também
reverenciado por alguns reformados) Orígenes (que castrou a
si mesmo, conforme registrou Eusébio em, sua História Eclesiástica,
VI.8) (maior pai do alegorismo mas que foi literalista onde menos devia ser),
ninguém, de toda a verdadeira e falsa "Cristandade", jamais acreditou
que Deus, em Mt 5, está desejando e
ordenando que milhões incontáveis de Seus filhos e filhas literalmente se façam
mutilar e tenham apenas uma mão e um olho, que absurdo, seríamos a religião dos
manetas e caolhos! O grande objetivo e ordem de Jesus, aqui em Mt
5:27-30, não é "cortem fora suas
mãos direitas e olhos direitos!" Todos os cristãos sempre temos
discernido que Sua grande mensagem, aqui, é que será infinitamente melhor ter
somente um olho e uma mão, mas ter sido salvo e ir para o céu, do que ter dois
olhos e duas mãos, mas não ter sido salvo, portanto tendo que ir para o
inferno. A grande ordem do Cristo, aqui, é "Não cobicem [quem não é seu/sua cônjuge]"
Não é isso óbvio? Este é o ponto. Não é "rápidinho, arranquem e lancem
fora um olho e uma mão."
- Agora, sendo nós reais literalistas, mas entendendo isso que vimos no
perágrafo imediatamente acima, o contexto estará bem estabelecido para os
versos vizinhos, versos 33-36 do mesmo capítulo 5 do mesmo Evangelho Segundo
Mateus.
A não ser por um parte dos maiores ramos dos Anabatistas do século 16
(Anabatistas do sul da Alemanha, Menonitas da Holanda, Huteritas da Áustria,
Amish da Suiça) (mas não se pode dizer o mesmo de todos os outros ramos
rebatizadores dos 15 séculos anteriores), e por todos os Quackers (da
Inglaterra), e por todos os Testemunhas de Jeová,
todos da assim chamada "Cristandade" sempre discerniram que a
grande ordem de Cristo, em Mt 5:34-36, não é a de nunca jurarmos nada, de modo
nenhum. é a de não jurarmos de nenhum modo que seja semelhante aos dos
hipócritas e falsos judeus, isto é, não é a ordem para nenhum de nós, em
nenhum tempo, de nenhum modo, jurarmos, mas é somente a de não jurarmos de modo
semelhante aos dos escribas e fariseus condenados nos versos 5:20
"... se a vossa justiça não exceder à
dos escribas e (que também são)
fariseus, de modo nenhum entrareis para o reinar dos céuS. ... ",
particularmente nunca julgarmos pelo céu, nem pela terra, nem por nenhuma
cidade, nem por nenhuma pessoa, nem por parte do corpo (e, claro, por nenhuma
mentira, e por nenhum falso deus).
Deus permite, em raríssimas ocasiões superimportantes, jurarmos, mas jurarmos somente no
sentido de SOLENEMENTE PROMETERMOS REAL, TOTAL,
EXCLUSIVA LEALDADE A ELE como nosso único e total Senhor- Dono-
Controlador- Rei. Deus não permite nenhum outro tipo de jurar.
-- "Sim, podem me matar, mas eu SOLENEMENTE PROMETI e SOLENEMENTE PROMETO
lealdade somente ao Deus Trino, conforme Sua Palavra, cada palavra da Bíblia
perfeita. Solenemente O adoro e O reverencio, ao SOLENEMENTE DECLARAR que nunca
renegarei o nome do meu Salvador, Senhor- Dono- Controlador Jesus, que é Deus,
o Deus- Filho. Em dependência da Sua graça que me dará forças, eu nunca
renegarei e porei em dúvida uma só palavra de toda Sua palavra, a Bíblia;"
-- "Sim, sim, estou ciente das penalidades por jurar falsamente; mas, sim,
sim, SOLEMENTE DECLARO em reverência ao nome do meu Deus e para a glória dEle, isto
é, SOLENEMENTE EMPENHO MINHA HONRA ao PROMETER que, em dependência da Sua graça
que me dará forças, tudo o que direi será a verdade, toda a verdade, somente a
verdade;"
-- "SOLEMENTE DECLARO em reverência ao nome do meu Deus, e para a glória
dEle, SOLENEMENTE EMPENHO MINHA HONRA ao PROMETER que, em dependência da Sua
graça que me dará forças, como soldado eu defenderei minha pátria com toda
lealdade, em toda guerra contra qualquer invasor, toda guerra que não seja para
invadir e matar inocentes, mesmo de outras religiões, e que não realmente
puseram em risco nossa sobrevivência e liberdade;"
-- "SOLEMENTE DECLARO em reverência ao nome do meu Deus, e para a glória
dEle, SOLENEMENTE EMPENHO MINHA HONRA ao PROMETER que, em dependência da Sua
graça que me dará forças, exercerei minha profissão de Médico com toda ética e
compaixão, sem ganância sórdida."
Todo verdadeiro e sincero crente que estudou o assunto com
todas suas forças, orou, e decidiu perder seus 6 anos de estudo de Medicina,
para não pronunciar a palavra "juro" na colação de grau;
todo soldado crente que preferir enfrentar terríveis consequências por se
recusar a pronunciar a palavra "juro" em relação à defesa da pátria;
e todo marido e pai crente que preferir ver sua esposa e filhas serem
selvagemente estupradas e mortas, mas ele não resistir a isso,
podem fazer como quiserem, eu não me separarei dele, este assunto não forma um
ponto pelo qual eu me separo de bons e sinceros crentes, não me oporei a ele
adotar e crer como está na Confissão dos Anabatistas, de Schleitheim, 1525,
mesmo que eu não a considere perfeita nesses assuntos de juramentos, defesa
própria, etc.:
....
Sétimo. Estamos de acordo quanto ao
juramento: o juramento é uma confirmação entre aqueles que estão brigando ou
fazendo promessas. Na Lei [do Velho Testamento] é ordenado que [o juramento]
seja realizado em Nome de Deus, mas [seja feitl] apenas na verdade, não
falsamente. Cristo, que ensina a perfeição da Lei, proíbe todo juramento aos
Seus seguidores, sejam [tais juramentos] verdadeiros ou falsos -- não [jurar]
pelo céu, nem pela Terra, nem por Jerusalém, nem por nossa cabeça -- e por isso
[tem a] razão que Ele pouco depois explica, "pois você não é capaz de
tornar um [seu] cabelo branco ou preto." Então, você vê que é por esta
razão que todos os juramentos são proibidos: não podemos cumprir o que
prometemos quando juramos, pois não podemos mudar [mesmo] a menor coisa em nós
mesmos.
Agora, existem alguns que não dão crédito à ordem [tão] simples de Deus, mas se
opõem com esta pergunta: "Ora, ora, [porventura] Deus não jurou a Abraão
por Ele mesmo (desde que Ele era Deus) quando Ele prometeu que Ele estaria com
ele e que Ele seria seu Deus se ele cumprisse os Seus mandamentos? [ver Hb 6:13
+ Gn 22:16 + outros versos do VT] Porque então eu também não deveria jurar
quando prometo a alguém? Resposta:
Ouça o que a Escritura diz [Hb 6:17-18a]: " ... [o] mais abundantemente
querendo Deus mostrar aos herdeiros da promessa a imutabilidade do propósito-
decreto dEle, Se interpôs com juramento; A fim de que, através de duas coisas
imutáveis n[as] quais [é] impossível Deus mentir, firme consolação tenhamos
..." Observe o significado desta Escritura: o que Deus lhe proíbe de
fazer, Ele tem poder para fazer, pois tudo é possível para Ele. Deus jurou um
juramento a Abraão, diz a Escritura, para que Ele mostrasse que Seu conselho é
imutável. Ou seja, ninguém pode resistir nem impedir a vontade de Deus;
Portanto, Ele pode cumprir o juramento dEle. Mas nós não podemos fazer nada,
como dito acima por Cristo, para manter ou realizar [nossos juramentos]:
portanto, não devemos jurar absolutamente nada.
Então outros dizem o seguinte: "no Novo Testamento, não é proibido por
Deus que juremos (enquanto, no Velho [Testamento] isso [jurar] é realmente
ordenado [que façamos]), mas somente é proibido [no Novo Testamento] pelo céu,
terra, Jerusalém e nossa cabeça. Resposta:
Ouça a Escritura [Mt 23:22], "E aquele havendo jurado pelo céu, jura pelo
trono de Deus e por Aquele estando- assentado sobre ele."Observe: é
proibido jurar pelo céu, que é apenas o trono de Deus: quanto muito mais é
proibido [jurar] pelo próprio Deus! "Ó insensatos e ó cegos! Pois qual é
maior: o trono, ou Aquele que está assentado sobre ele)?" [paráfrase de Mt
23:17]
Alguns dizem: Porque o mal está agora [no mundo e] porque o homem precisa de
Deus para [o estabelecimento da] verdade, por isso os apóstolos Pedro e Paulo
também juraram. Resposta:
Pedro e Paulo apenas testemunharam o que Deus prometeu a Abraão com o
juramento. Eles não prometeram nada, como o exemplo indica claramente.
Testificar e jurar são duas coisas diferentes. Pois, quando uma pessoa jura,
ele está, em primeiro lugar, prometendo coisas futuras, como Cristo foi
prometido a Abraão, o Qual [Cristo] recebemos muito tempo depois. Mas quando
uma pessoa testemunha ela está testemunhando a respeito do [tempo] presente,
seja bem ou mal, como Simeão falou a Maria sobre Cristo e testemunhou:
""Eis que Este [menino] é posto para queda e levantamento de muitos
em Israel, e para sinal [que estará] sendo contradito,"
Cristo também nos ensinou na mesma linha quando Ele disse: "Seja, porém, a
vossa palavra: 'Sim, sim; Não, não'; aquilo, porém, que [é] mais que estas, é
proveniente- de- dentro- do mal." [No entanto] quando alguém não deseja
entender, ele permanece fechado ao significado. Cristo é simplesmente Sim e
Não, e todos aqueles que o procuram simplesmente entenderão Sua Palavra. Amém.
(Veja a confissão completa em http://taborita.blogspot.com.br/2009/12/confissao-schleitheim.html
)
Hélio de Menezes Silva, ago.2017.
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Contribuição do Pr. CCCC, 14.8.2017):
Somente Deus pode jurar, pois sendo Todo Poderoso, não há limites ou
impedimentos para Ele não cumprir o que prometeu. Assim Abraão cria! Por isso,
Deus também é um juiz que não pode ser silenciado pelo tempo! Jesus ensinou em
Mateus 5: 37 - Seja, porém,
o vosso falar: Sim, sim; Não, não; porque o que passa disto é de procedência
maligna. Creio que quando nos colocamos acima ou contra a Palavra de
Deus, tal atitude é maligna, como satanás o fez e faz. Criaturas finitas e tão
fracas como nós só podem cumprir o que juram [senão] com o auxílio e aprovação
de Deus.
CCCC (Pr. de Igreja Batista Independente)
Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.