Autor: Pr. Charles Flesher1
Tradução: Marco Aurélio de Castro Lima
Muitos de nós recebem inúmeros periódicos e reportagens reprovando
o presente estado de nossa sociedade. Estas publicações nos lembram que o
aborto, a pornografia, a homossexualidade, e outras atividades pecaminosas e
anti-sociais atingem em cheio o centro de uma sociedade civilizada. Eles nos
lembram que vários níveis do nosso governo na verdade são cúmplices, e, em
algumas instâncias, ajudam financeiramente muitos males os quais os crentes
reconhecem como um sinal da "ira de Deus
a qual está sendo revelada a partir dos céus." [tradução de Rom 1:18]
Freqüentemente estes materiais ou os eventos de hoje em dia pressionam um
pastor fundamentalista a pregar mensagens sobre as questões sociais.
Ocasionalmente nos sentimos tão fortemente movidos a defender a retidão que
escrevemos uma carta ao editor, passamos uma resolução, ligamos para o nosso
político, ou mesmo participamos de um grande ajuntamento público [sem cor
religiosa ou mesmo ecumênico]. Algumas pessoas comuns e pastores podem
participar ou se sentirem inclinados a participar de organizações que se opõem
a um ou mais desses males sociais. Sem dúvida muitos têm sido convocados para a
Right-to-Life (Direito à Vida) ou pela "Concerned Citizens (Cidadãos
Preocupados) por isto ou aquilo".
Como deve o fundamentalista responder aos apelos como "salve nossa
sociedade" ou "erga-se em defesa daquilo que fez a América
grande"? Quão longe alguém deve ir ao tomar uma posição pela justiça num
nível social? Quanto tempo eu posso ou devo dedicar a esta ou aquela causa? Com
quem eu posso me associar neste ou naquele esforço sem comprometer minha
posição separatista ou o testemunho da minha congregação local? Usando as
Escrituras como nosso guia, vamos procurar responder estas questões que são tão
vitais para Cristãos fundamentalistas nesta última década do século vinte.
Quanto tempo deve um pastor fundamentalista gastar na luta contra os males
sociais? A maioria dos pastores que eu conheço não têm este problema de terem
que procurar coisas para conseguirem ficar ocupados [eles já estão
demasiadamente ocupados]. Além to tempo gasto na preparação dos sermões, na
administração [da igreja], no aconselhamento, e na sua própria vida devocional,
há incontáveis outras demandas e nunca precisa-se ir longe ou procurar muito
para achar onde ministrar. A maioria dos pregadores também tem que trabalhar de
verdade nesta área a fim de conseguir ter um tempo adequado com suas famílias.
É óbvio que algo tem que ser deixado de lado se um pastor vai se envolver
profundamente em questões sociais.
Nesta crítica encruzilhada, a questão mais fundamental é:
"Qual a responsabilidade primária do pastor?" A Palavra de Deus é
clara: Alimentar o rebanho, acompanhar a comunidade local, fazer o trabalho de
um evangelista, ser um exemplo, e repreender e exortar. Efésios 4 e as cartas
Pastorais documentam tudo isto. Em nenhum lugar o Novo Testamento faz menção de
responsabilidades pastorais em tais atividades como liderar uma marcha ou passeata
até a prefeitura, fazer piquete ou publicamente boicotar uma clínica de aborto
ou uma livraria especializada em coisas pornográficas, ou distribuir folhetos
sobre as últimas empresas que os crentes devem se negar a ser clientes por
causa das suas políticas de propaganda.
Isto não quer dizer que nunca há nenhum lugar para algo do acima
mencionado, no ministério de ninguém, mas eu argumentaria que isto nunca deve tomar
o primeiro lugar [no ministério de nenhum crente]. O perigo que o pregador
encontra neste âmbito é pregar questões [sociais] ao invés de Cristo,
substituir regeneração pessoal pela reforma pública. Pregando as Palestras de
Beecher na Universidade de Yale (por volta de 1910), John Henry Jowett (autor
do livro "O Pregador: Sua Vida e Trabalho") avisa sobre este perigo:
Eu reconheço a contribuição que alguns homens têm dado na
iluminação de ideais sociais, no desatamento de complexidades sociais, e na inspiração
do serviço social... Mas mesmo com essas admissões eu posso claramente ver este
perigo: Que a alargada concepção da missão do pregador pode levar à ênfase na
mensagem de reforma do Velho Testamento em lugar da mensagem de redenção do
Novo Testamento. Os homens [os ouvintes do pregador] podem-se tornar tão
absorvidos na questão dos erros sociais a ponto de perder de vista a mais
profunda doença do pecado pessoal. Eles podem procurar corrigir as
descontinuidades sociais mas negligenciar a terrível desordem da alma.
Jowett esteve falando numa época onde o evangelho social estava
firmemente entrincheirado nos prestigiados púlpitos das denominações
"principais e mais tradicionais". Crentes na Bíblia daquele tempo
advertiram que pregar as éticas de Jesus sem falar em novo nascimento poderia
levar ao desastre espiritual. Visitando a maioria das igrejas modernistas hoje
em dia, ouve-se muito pouco sobre as grandes doutrinas como a redenção, mas
muito sobre salvar a terra, reciclar nosso lixo, posicionamento feminista,
combater o racismo, desarmamento nuclear, e a reforma do bem-comum. A presença
e a importância das igrejas "principais e mais tradicionais" cada vez
menor é um testemunho eloqüente dos resultados do evangelho social.
Esta grande perda em círculos liberais deve ser um aviso aos conservadores a
não usar sermões sobre homossexualidade, aborto, pornografia, etc. em lugar do
maior de todos os temas: Cristo e Sua Crucificação! Novamente, ouçam Jowett,
falando sobre R. W. Dale, que esteve de alguma forma envolvido em condições
sociais na Inglaterra: "[Mas] Seu púlpito estava reservado
[exclusivamente] para temas vitais e centrais: ele nunca permitiu os clamores
por uma cidadania mais ampla o engodarem para longe do trono [de Cristo, como
tema das pregações]" (O Pregador: Sua Vida e Trabalho, p. 84).
Como se conduziu
o nosso Senhor quanto às questões sociais? O que foi principal na vida de nosso
Senhor neste âmbito? Há dois incidentes em Seu ministério indicando que condições
sociais e justiça social eram problemas de segunda importância para Ele. Um é
encontrado em João
6 e trata sobre alimentar gente faminta. Depois de executar seu
grande milagre de alimentar mais de 5.000 pessoas, nosso Senhor repreende
aqueles que O seguiriam somente por algum pão. O que eles precisavam
desesperadamente era "o Pão do Céu". Ele estava mais preocupado com a
necessidade espiritual deles; eles, com a temporária.
O assunto da justiça social surge em Lucas 12:14. Um homem interrompe o ensino de
Cristo e pede ao Salvador que intervenha num caso de herança. Nosso Senhor
repreendeu o homem pela sua insensibilidade para coisas espirituais. Não que o
Senhor Jesus seja contra o prevalecer da justiça, mas as verdades espirituais
são infinitamente mais importantes.
A igreja do início deu conta das questões sociais praticamente da
mesma maneira. Em Atos
6, por exemplo, temos um problema social. Como os irmãos se saíram?
Eles recusaram se desviar do que é importante: pregar e ensinar a Palavra. Eles
indicaram diáconos para lidar com essas importantes, mas menos essenciais,
questões.
Uma das últimas coisas que Paulo disse a Timóteo (II Timóteo 4:1,2) foi, "Pregue a Palavra". Se os
fundamentalistas não concentrarem suas atenções no ministério da Palavra e suas
grandes doutrinas, somos responsáveis pela culpa do que o Dr. Bob Jones, Sr.,
chamou de "caça ao coelho". Todos nós estamos familiarizados com
comunicadores dotados e outros pregadores grandemente talentosos que gastaram
seus dons [somente ou principalmente] pregando anticomunismo, escolhas morais,
e similares, ao invés de pregar a Cristo.
O "Doutor" (D. Martyn Lloyd-Jones, no seu livro
"Pregação e Pregadores") demonstra a partir da história da igreja que
pregar o evangelho tem contribuído mais para a solução de muitos dos problemas
sócio-políticos do que todos os substitutos humanos. Ele diz:
Meu argumento é que quando a igreja executa sua tarefa primária,
estas outras coisas [menores, tais como justiça social, etc.] invariavelmente
resultam disto... Você vai perceber que os maiores períodos e épocas da
história dos países têm sido aquelas eras que se seguiram ao despertamento
advindo de reformas religiosas e de avivamentos. As outras pessoas falam de
um grande problema sobre as condições políticas e sociais, mas fazem muito
pouco sobre elas. É esta atividade da igreja que realmente lida com a situação
e produz resultados duráveis e permanentes. Logo eu digo que mesmo do ponto de
vista pragmático, pode ser demonstrado que vocês precisam continuar pregando em
primeiro e principal lugar.
A palavra do Dr. Lloyd-Jones sobre esta questão é a Bíblica e
portanto é a posição que o fundamentalista deve tomar para o problema das
questões sociais. Quão trágico é que a seguinte filosofia do "Pai do
Neo-evangelicalismo" capturou muitos conservadores de hoje. Escrevendo a
introdução para o livro "A Inquieta Consciência do Fundamentalismo
Moderno" (1947) de Carl Henry, Harold J. Ockenga promove um retorno ao
falho programa do evangelho social:
Se o Cristão Bíblico está no lado errado dos problemas sociais como
guerra, raça, classe, trabalho, bebida, imperialismo, etc., é hora de pular a
cerca e passar para o lado certo. A igreja precisa de um Fundamentalismo
progressivo com uma mensagem social.
Além de se desviar da tarefa principal como crente, comprometer a
posição separatista no problema de associações é um perigo real para alguém
profundamente envolvido em esforços sociais. Na região central de Ohio, um
número de igrejas conservadoras formou uma associação para preservar os valores
familiares. Originalmente somente igrejas evangélicas participaram. Logo,
lentamente, a liderança chegou a uma constituição mais ampla. Agora, pode-se
encontrar Protestantes liberais, Católicos Romanos e seitas envolvidas neste
esforço para salvar os valores familiares de nosso país. O diretor desta
organização escreve:
Minha oração é que este episódio dos Cristãos trabalhando juntos
por um bem comum seja mais frutífero do que qualquer um até agora. Eu estou
encorajado com o fato de Católicos e Batistas, Metodistas e Presbiterianos,
Carismáticos e a Igreja de Cristo tenham encontrado um denominador comum sobre
o qual nos colocamos.
Meus amigos, crentes [realmente] bíblicos têm poucos denominadores
comuns com Católicos Romanos, com a maioria das igrejas denominacionais
principais e mais tradicionais, e com as igrejas carismáticas. II Coríntios
6:14 e II João 7-10 deixam claro que um crente não tem negócios a fazer com
grupos apóstatas ou comprometidos em qualquer esforço.
["Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque,
que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as
trevas?" (2Co 6:14 ACF2)
"Porque já muitos enganadores entraram no mundo, os quais não confessam
que Jesus Cristo veio em carne. Este tal é o enganador e o anticristo. Olhai
por vós mesmos, para que não percamos o que temos ganho, antes recebamos o
inteiro galardão. Todo aquele que prevarica, e não persevera na doutrina de
Cristo, não tem a Deus. Quem persevera na doutrina de Cristo, esse tem tanto ao
Pai como ao Filho. Se alguém vem ter convosco, e não traz esta doutrina, não o
recebais em casa, nem tampouco o saudeis." (2Jo 1:7-10 ACF)]
Este mesmo diretor faz as seguintes declarações em um artigo
intitulado, "Trabalhando com Outras Igrejas... e Se Tornando Parte da
Solução":
Juntos, podemos realizar o que nunca foi alcançado separadamente...
Se a Comunidade Cristã continuar no curso da não-cooperação reacionária,
somente preocupada com suas pequenas congregações, e sem desejar trabalhar com
aqueles de outras denominações, nós veremos mais uma geração de degradação e
perda espiritual!... Que Deus ajude-nos, ministros, a colocar de lado nossos
pequenos ciúmes, orgulho denominacional, competitividade vazia, e inseguranças
pessoais, para trabalharmos juntos pelo bem de nossa comunidade.
Aqui está um pastor conservador chamando outros conservadores para
quebrarem as barreiras entre verdade e erro, quebrarem as barreiras entre
igrejas que ensinam a Bíblia como a Palavra de Deus e aqueles que dão a ela
pequena autoridade e a ela adicionam suas próprias heresias que levam à
condenação, chamando a eles para darem as mãos em prol de uma causa social. Eu
lembro das palavras de Jeú ao contemporizador Josafá: "Deves tu ajudar o ímpio, e amar aqueles que odeiam ao Senhor?
Portanto virá ira sobre ti, vinda do Senhor" (II Crônicas 19:2)
Há uns anos
atrás um bom casal de nossa igreja estava envolvido num grupo anti-aborto. Eles
viram o real problema que existe em contemporizar, quanto um dia, enquanto
participavam de uma reunião, o líder pediu que todos se curvassem para orar.
Quando ele chamou um padre [um sacerdote católico] para orar, este crente
imediatamente [levantou-se e] anunciou, naquele lugar, que decidiu deixar de
participar. Não que os crentes não possam protestar contra o aborto, mas não
podemos desobedecer o claro ensino nas Escrituras para nos separarmos da
descrença e para não contemporizarmos sob a desculpa de lutar contra um mal
social.
Um crente deve também lembrar que quebrar a lei nunca é a coisa certa a se
fazer. O ensino do Novo Testamento é que nós só temos este direito quando as
autoridades negam nosso direito a pregar e ensinar sobre Cristo (Atos 5:29).
Bloquear portas de clínicas de aborto [e piquetes de greve], invadir
propriedade privada, e pronta desobediência civil nunca devem fazer parte de um
protesto social do crente (Ver I Pedro 4:15 e Romanos 13:1-7).
"Que nenhum de vós padeça como homicida, ou ladrão, ou
malfeitor, ou como o que se entremete em negócios alheios;" (1Pe 4:15 ACF)
"Toda a alma esteja sujeita às potestades3 superiores; porque não há
potestade que não venha de Deus; e as potestades que há foram ordenadas por
Deus. Por isso quem resiste à potestade resiste à ordenação de Deus; e os que
resistem trarão sobre si mesmos a condenação. Porque os magistrados não são
terror para as boas obras, mas para as más. Queres tu, pois, não temer a
potestade? Faze o bem, e terás louvor dela. Porque ela é ministro de Deus para
teu bem. Mas, se fizeres o mal, teme, pois não traz debalde a espada; porque é
ministro de Deus, e vingador para castigar o que faz o mal. Portanto é
necessário que lhe estejais sujeitos, não somente pelo castigo, mas também pela
consciência. Por esta razão também pagais tributos, porque são ministros de
Deus, atendendo sempre a isto mesmo. Portanto, dai a cada um o que deveis: a
quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem temor, temor; a quem
honra, honra." (Rm 13:1-7 ACF)
Outra
preocupação [que eu tenho] quanto a homens [crentes] comuns nesses movimentos
(são estes [particularmente os descrentes] que eu creio que devem primariamente
se envolver pesadamente nesses assuntos sociais, não pastores), é a tendência a
eles irem além da conta e negligenciarem suas responsabilidades diante da
igreja local. Minha experiência tem sido de que pessoas podem ficar
"entusiasmadas" sobre os problemas sociais, mas não estão
freqüentemente "entusiasmadas" para [participarem de todo coração em]
reuniões de oração, visitas, [evangelismo], ou encontros especiais na igreja.
Deixe-me
concluir (o que pode parecer ser um artigo negativo sobre envolvimento social)
com um lembrete aos nossos pastores. Precisamos ser mais sensíveis com questões
sobre as quais os perdidos são sinceramente preocupados. Embora não queiramos
ficar pregando sermões sobre o "Dia da Terra" ou falando sobre
"salvar a coruja que está na mira [dos caçadores", precisamos
perceber que as pessoas estão genuinamente interessadas em problemas ecológicos
e outras preocupações sobre o mundo. Se formos arrogantes, se formos
ridicularizadores, com linguagem impura, e tecendo generalizações e críticas,
perdemos a oportunidade de influenciar os perdidos com o Evangelho. Por
exemplo, sabemos que o Senhor estava preocupado com o gado nos dias de Jonas
(Jonas 4:11), mas Ele estava muito mais preocupado com as pessoas de Nínive.
Como cidadãos responsáveis, nós também temos que estar preocupados com nosso meio
ambiente, e uma lista inteira de outras coisas que afetam nossa vida neste
planeta. Mas vamos nos lembrar de que a grande necessidade não é salvar o meio
ambiente do homem, mas sim a sua alma. Com isto em mente, vamos procurar
direcionar homens (que estão com preocupações terrenas) para "o reino de
Deus e Sua justiça". Teremos uma melhor oportunidade para fazê-lo se
formos cuidadosos em não rebaixar ou sermos sarcásticos [contra eles].
(copiado de http://www.luz.eti.br/cr_ofundamentalismoeasquestoes.html)
1 Charles Flesher é um graduado da
Universidade Bob Jones e é pastor da Igreja Bíblica da Comunidade Greencastle
em Carroll, Ohio.
Esta mensagem foi pregada na Conferência de Pastores da Comunhão Bíblica de
Ohio, em 29 de Junho de 1993.
2 Todos os textos bíblicos citados
neste estudo foram extraídos da tradução de João Ferreira de Almeida - Corrigida
e Revisada Fiel ao Texto Original (ACF), editada pela Sociedade Bíblica
Trinitariana do Brasil, exceto quando houver sido especificado em contrário.
3 O termo "potestade"
nesta passagem pode ser corretamente entendido como "autoridade".
Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em BibliaLTT.org, com ou sem notas).
(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de http://solascriptura-tt.org)
Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.