Às vezes parece difícil saber ao certo que postura o cristão deve
tomar diante das bebidas alcoólicas. De um lado, acham-se muitos textos
que parecem incentivar a abstinência, mas, por outro lado, há trechos em
que Jesus transformou a água em vinho, bebeu vinho etc. Qual é o ensino
das Escrituras acerca do uso do álcool? Para entendermos esse assunto
corretamente, é necessário começar com uma postura adequada. Devemos
descartar as idéias preconcebidas e não procurar encaixar as Escrituras
à força na posição que preferimos ou já concluímos ser a mais
correta. Precisamos tratar da questão com a mente aberta e tentando
apenas descobrir o que a Palavra de Deus ensina sobre o assunto. Este
artigo tratará de vários aspectos das Escrituras e, somente após de
analisarmos vários textos e conceitos, chegaremos em uma conclusão
sobre o cristão e as bebidas alcoólicas. Quando ler esses trechos que
mencio-naremos, procure entender cada um por vez, mas aguarde para só no
fim do estudo formular uma conclusão que lee em conta todos os aspectos
em questão.
Esses textos serão citados com poucos comentários. Estude cada um e
analise com cuidado o seu significado.
"O vinho é escarnecedor, e a
bebida forte, alvoroçadora; todo aquele que por eles é vencido não é sábio"
(Provérbios 20:1).
O sábio mostra que há um perigo no vinho e que ele
é enganador.
"Ouve, filho meu, e sê sabio; guia retamente no
caminho o teu coração. Não estejas entre os bebedores de vinho nem
entre os comilões de carne. Porque o beberrão e o comilão caem em
pobreza; e a sonolência vestirá de trapos o homem" (Provérbios
23:19-21).
"Para quem são os ais? Para quem, os pesares? Para quem,
as rixas? Para quem, as queixas? Para quem, as feridas sem causa? E para
quem, os olhos vermelhos? Para os que se demoram em beber vinho, para os
que andam buscando bebida misturada. Não olhes para o vinho, quando se
mostra vermelho, quando resplandece no copo e se escoa suavemente. Pois ao
cabo morderá como a cobra e picará como o basilisco. Os teus olhos verão
cousas esquisitas, e o teu coração falará perversidades. Serás como o
que se deita no meio do mar e como o que se deita no alto do mastro e dirás:
Espancaram-me, e não me doeu; bateram-me, e não o senti; quando
despertarei? Então tornarei e beber" (Provérbios 23:29-35).
Que
cena patética a do homem que se deixou vencer pelo álcool.
"Palavras do rei Lemuel, de Massá, as quais lhe ensinou sua mãe.
Que ti direi, filho meu? Ó filho do meu ventre? Que ti direi, ó filho
dos meus votos? Não dês às mulheres a tua força, nem os teus caminhos,
às que destroem os reis. Não é próprio dos reis, ó Lemuel, não é próprio
dos reis beber vinho, nem dos príncipes desejar bebida forte. Para que não
bebam, e se esqueçam da lei, e pervertam o direito de todos os aflitos.
Dai bebida forte aos que perecem e vinho, aos amargurados de espírito;
para que bebam e se esqueçam da sua pobreza, e de suas fadigas não se
lebrem mais" (Provérbios 31:1-7).
O vinho não serve para os reis,
mas sim para os que não têm nada por que viverem. "Ai dos que se
levantam pela manhã e seguem a bebedice e continuam até alta noite, até
que o vinho os esquenta!" (Isaías 5:11).
"Ai dos que são heróis
para beber vinho e valentes para misturar bebida forte" (Isaías
5:22).
"O Senhor derramou no coração deles um espírito
estonteante; eles fizeram estontear o Egito em toda a sua obra, como o bêbado
quando cambaleia no seu vômito." (Isaías 19:14).
"Mas também
estes cambaleiam por causa do vinho e não podem ter-se em pé por causa
da bebida forte; o sacerdote e o profeta cambaleiam por causa da bebida
forte, são vencidos pelo vinho, não podem ter-se em pé por causa da
bebida forte; erram na visão, tropeçam no juízo. Porque todas as mesas
estão cheias de vômitos, e não há lugar sem imundícia" (Isaías
28:7-8).
Junto com a vergonha da embriaguez, as Escrituras geralmente
frisam o efeito causado sobre a mente. Quando sacerdotes, profetas e juízes
bebem, eles desviam os homens de Deus.
O texto a seguir ressalta o mesmo
pensamento: "A sensualidade, o vinho e o mosto tiram o
entendimento" (Oséias 4:11).
"Ai daquele que dá de beber ao
seu companheiro, misturando à bebida o seu furor, e que o embebeda para
lhe contemplar as vergonhas! Serás farto de opróbrio em vez de honra;
bebe tu também e exibe a tua incircuncisão; chegará a tua vez de
tomares o cálice da mão direita do SENHOR, e ignomínia cairá sobre a
tua glória" (Habacuque 2:15-16).
"Ou não sabeis que os
injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem impuros,
nem idólatras, nem adúlteros, nem efeminados, nem sodomitas, nem ladrões,
nem avarentos, nem bêbados, nem maldizentes, nem roubadores herdarão o
reino de Deus." (1 Coríntios 6:9-10).
"Ora, as obras da carne são
conhecidas e são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias,
inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissenções, facções,
invejas, bebedices, glutonarias e cousas semelhantes a estas, a respeito
das quais eu vos declaro, como já, outrora, vos preveni, que não herdarão
o reino de Deus os que tais cousas praticam" (Gálatas 5:19-21).
"Porque basta o tempo decorrido para terdes executado a vontade dos
gentios, tendo andando em dissoluções, concupiscências, borracheiras,
orgias, bebedices e em detestáveis idolatrias. Por isso, difamando-vos,
estranham que não concorrais com eles ao mesmo excesso de devassidão"
(1 Pedro 4:3-4). A embriaguez é um pecado muitas vezes condenado.
A bebida forte tem um passado sórdido.
O justo Noé caiu por causa do
vinho: "Bebendo do vinho, embriagou-se e se pôs nu dentro de sua
tenda" (Gênesis 9:21).
Parece que a bebida alcoólica influencia a
pessoa para fazer o que jamais faria se estivesse sóbria. Quando as
filhas de Ló desejaram ter filhos do pai, elas o embrigaram e depois o
procuraram. O álcool em si não estimulou a concepção, mas elas sabiam
que Ló ficaria muito mais passível de cometer essa imoralidade se
estivesse bêbado. "Subiu Ló de Zoar e habitou no monte, ele e suas
duas filhas, porque receavam permanecer em Zoar; e habitou numa caverna, e
com ele as duas filhas. Então, a primogênita disse à mais moça: Nosso
pai está velho, e não há homem na terra que venha unir-se conosco,
segundo o costume de toda terra. Vem, façamo-lo beber vinho, deitemo-nos
com ele e conservemos a descendência de nosso pai. Naquela noite, pois,
deram a beber vinho a seu pai, e, entrando a primogênita, se deitou com
ele, sem que ele o notasse, nem quando ela se deitou, nem quando se
levantou. No dia seguinte, disse a primogênita à mais nova: Deitei-me,
ontem, à noite, com o meu pai. Demos-lhe a beber vinho também esta
noite; entra e deita-te com ele, para que preservemos a descendência de
nosso pai. De novo, pois, deram aquela noite, a beber vinho a seu pai, e,
entrando a mais nova, se deitou com ele, sem que ele o notasse, nem quando
ela se deitou, nem quando se levantou. E assim as duas filhas de Ló
conceberam do próprio pai" (Gênesis 19:30-36).
Absalão decidiu
matar Amnom enquanto este bebia, talvez por crer que ele seria menos capaz
de se defender se estivesse num estado um tanto inebriado:
"Absalão
deu ordem aos seus moços, dizendo: Tomai sentido; quando o coração de
Amnom estiver alegre de vinho, e eu vos disser: Feri a Amnom, então, o
matareis. Não temais, pois não sou eu quem vo-lo ordena? Sede fortes e
valentes" (2 Samuel 13:28).
Um dos pecados de Belsazar, na noite em
que viu a mão na parede e em que seu reino foi tomado, foi o fato de
estar bebendo:
"Beberam o vinho e deram louvores aos deuses de ouro,
de prata, de bronze, de ferro, de madeira e de pedra" (Daniel 5:4).
O termo vinho na Bíblia tem vários significados. Nos textos acima,
está claro que a palavra se refere à bebida alcoólica. Mas, em outras
ocasiões, significa suco de uva.
Examine, por exemplo, Lucas 5:36-38:
"Também lhes disse uma parábola: Ninguém tira um pedaço de veste
nova e o põe em veste velha; pois rasgará a nova, e o remendo da nova não
se ajustará à velha. E ninguém põe vinho novo em odres velhos, pois o
vinho novo romperá os odres; entornar-se-á o vinho, e os odres se
estragarão. Pelo contrário, vinho novo deve ser posto em odres
novos."
O vinho novo nesse texto diz respeito ao suco de uva fresco.
A idéia é que quando o suco é posto nos odres, ele aumenta durante o
processo de fermentação. Se colocado em odres velhos que já estão
esticados, estes se romperão. É um fato geralmente aceito, como mostra
claramente esse texto, que o vinho na Bíblia nem sempre era alcoólico.
Talvez as nossas palavras beber e bebida possam ser um bom exemplo da
mesma duplicidade de sentido. Dependendo do contexto, beber pode
certamente estar relacionado com bebidas alcoólicas ou apenas significar
a ingestão de algum líquido qualquer. É muito importante lembrarmos
desse sentido duplo da palavra vinho.
Em João 2, Jesus transformou perto
de 600 litros de água em vinho. Fez isso depois que os convidados da
festa "beberam fartamente". Jesus fez vinho suco de uva ou vinho
alcoólico? Lembre-se que as duas coisas são possíveis tendo em vista a
própria definição do termo vinho. Mas há duas considerações que nos
levam a crer firmemente que se tratava de suco e não de bebida alcoólica.
Em primeiro lugar, Jesus o fez na hora. No primeiro momento em que o vinho
daquela época era produzido, ele era suco. Somente após um processo de
envelhecimento e de fermentação é que se tornava alcoólico. Em segundo
lugar, o que é mais importante, se Jesus tivesse feito vinho alcoólico,
ele teria estado incentivando a embriaguez. A questão aqui não é um ou
dois copos de vinho. Essas pessoas, após já terem bebido muito,
receberam mais umas centenas de litros. Jesus jamais incentivou os pecados
do homem, tampouco contribuiu para eles. Portanto, parece claro que esse
vinho era do tipo não-alcoólico.
É também útil entender algumas coisas sobre os vinhos alcoólicos
das terras bíblicas. Naquela época, só havia fermentação natural.
Eles ainda não tinham inventado a tecnologia para acrescentar mais álcool
às bebidas fermentadas por processo natural. Isso significa que o mais
alcoólico dos vinhos da Palestina tinha cerca de 8% de álcool. Pela lei,
esses vinhos eram diluídos em água, normalmente três ou quatro partes
de água para uma parte de vinho. Esses vinhos fracos, enfraquecidos mais
ainda pela adição de enormes quantidades de água, passaram a ser usados
como bebidas para acompanhar as refeições. Não eram usados como
bebidas, mas apenas como se usa um copo de água ou uma xícara de café
que se bebe com a refeição. Vários textos bíblicos parecem apontar
para esse uso do vinho --como uma bebida para acompanhar as refeições
(observe 1 Timóteo 3:3, 8; Tito 1:7; Mateus 11:18-19).
Provérbios 23, já citado, condena o uso do vinho "vermelho"
que brilha no copo. O tipo de bebidas alcoólicas usado em nossa sociedade
é o mesmo tipo sistematicamente condenado na Bíblia. Jamais fiquei
sabendo de alguém que tomasse um pequeno copo de vinho fraco diluído na
proporção 4:1 de água como acompanhamento de uma refeição. Os vinhos,
as cervejas e os licores de hoje enquadram-se na categoria de bebida
forte, e nenhum texto sequer pode ser encontrado na Bíblia que permita
que sejam consumidos por um filho de Deus.
- Paulo estimulou a Timóteo de modo especial para que tomasse "um
pouco de vinho" por questões de saúde (1 Timóteo 5:23). Às vezes
se usa esse texto para mostrar que é possível beber. Mas, de fato, o que
ele faz é justamente o oposto. Se Timóteo tivesse tido o hábito de
beber uma cerveja aqui e ali, por que precisou que Paulo lhe desse uma
permissão especial para usar um pouco de vinho como remédio? Esse texto
nos leva à conclusão de que o uso de álcool pelo cristão deve ser uma
exceção, não uma regra. Muitos remédios de nossos dias contêm álcool
ou outras drogas intoxicantes. O discípulo de Cristo deve ser muito
cuidadoso com eles e usá-los apenas com muita moderação. O fato de que
uma exceção precisou ser dada para permitir o uso de remédios com teor
alcoólico sugere que é errado beber por prazer.
- O servo de Cristo deve sempre analisar o efeito de seus atos sobre o
próximo: "É bom não comer carne, nem beber vinho, nem fazer
qualquer outra cousa com que teu irmão venha a tropeçar" (Romanos
14:21). Mesmo que o cristão pudesse beber moderadamente, de qualquer modo
esse texto ainda o estaria proibindo na maioria dos casos. A bebida alcoólica
leva tantos cristãos a cair, que aquele que tenta ajudar o seu irmão a não
tropeçar certamente não lhe dará o exemplo, bebendo diante dele.
- A Bíblia sistematicamente exige que sejamos sóbrios (leia com
cuidado 1 Tesssalonicenses 5:6; 2 Timóteo 4:5; 1Pedro 4:7; 5:8). Entre as
primeiras conseqüências da bebida são a ausência de inibições, o
enfraquecimento do autocontrole, a falta de juízo. Essas conseqüências
ocorrem bem antes da pessoa começar a perder o controle das habilidades
motoras, a falar arrastadamente etc. O diabo está sempre procurando-nos
tentar; para enfrentar a essas tentações, o filho de Deus deve estar
profundamente alerto e sóbrio em todo tempo.
Embora não fosse possível afirmar, com base nas Escrituras, que
ingerir qualquer quantidade de álcool por qualquer motivo é sempre
pecado, parece claro que o servo de Deus não será alguém que
simplesmente bebe canecas de cerveja ou taças de vinho. O beber
socialmente que vemos hoje em dia é o tipo condenado em muitos textos das
Escrituras. "O vinho é escarnecedor, e a bebida forte, alvoroçadora;
todo aquele que por eles é vencido não é sábio" (Pròverbios
20:1).
Gary Fisher
Copiado de http://www.pastoronline.com.br/
Peço perdão a todos pois, em 4 artigos do site sola
e alguns do boletim sola, tenho me confundido e tomado Gary Fisher como
se fosse Gary Gilley (bastante bíblico e fundamentalista). Fisher pode
defender algumas coisas boas nas suas páginas que postei, mas, em
outras, tem muito da doutrina campbelista, que nega a total depravação
do homem (herança do pecado original), a tribulação, o arrebatamento, e
o anticristo, e que prega a regeneração batismal e a imprescindibilidade
das "obras de uma fé obediente" para a salvação.
http://www.pilb.t5.com.br/igcmissouri.htm. Vou manter as páginas de
Fisher já postadas, mas com esta ressalva. Hélio.
Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em BibliaLTT.org, com ou sem notas).
(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de http://solascriptura-tt.org)
Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.