1. A palavra
vinho na Bíblia é um termo genérico;
algumas vezes significa suco de uva e
algumas vezes significa bebida alcoólica. Os versos seguintes provam que a
palavra "vinho" pode significar o puro e fresco suco de uva, o fruto da
vide: Gen. 40:11; De. 11:14; 2Cr. 31:5; Ne. 13:15; Pr. 3:10; Is. 16:10;
65:8; 1 Ti. 5:23.
2.
O contexto irá sempre mostrar quando "vinho" se refere a bebida alcoólica.
Em tais casos, Deus discute os maus efeitos do álcool e alerta contra eles.
Um exemplo poderia ser a experiência de Noé após o dilúvio em Gên. 9. No
verso 21 lemos: "E bebeu do vinho e embebedou-se; e descobriu-se no meio de
sua tenda." Isso claramente se refere à bebida alcoólica. Em Prov. 20:1, se
fala da mesma coisa, quando nos é alertado que: "O vinho é escarnecedor, a
bebida forte alvoroçadora; e todo aquele que neles errar nunca será sábio."
O vinho alcoólico é enganador, mas como? Na exata maneira em que as pessoas
estão divulgando hoje, ao dizer que "um pouquinho só não faz mal..." Todo
mundo admite que beber muito faz mal, mas isso é o óbvio! O engano está
quando uma isca é jogada. E a isca é dizer: "só um pouquinho..." Quando um
traficante vai aliciar um adolescente ele também diz: "só um pouquinho..."
Isca! Até mesmo as empresas fabricantes de bebidas nos dizem para não
dirigir e beber, mas eles insistem que "só um pouquinho não faz mal..."
Todavia, isso é exatamente o que é enganoso. Quem é que sabe o quão pouco se
deve beber?. Os especialistas nos dizem que cada pessoa é diferente. Só se
precisa de um copo para afetar uma pessoa, enquanto que muito mais é preciso
para afetar outra. A mesma pessoa vai reagir ao álcool de modo diferente
dependendo da quantidade de comida que comeu, dentre outras coisas.
Portanto, a idéia de que "só um pouquinho não faz mal" é enganosa e não é
sábia! Prov. 23:30-31 se refere ao vinho alcoolizado porque nos diz no verso
anterior que aqueles que bebem têm os ais, os pesares, as pelejas, as
queixas, as feridas sem causa, os olhos vermelhos. Que descrição gráfica
daqueles que se demoram no alcoolismo! Os versos 32 a 35 continuam a mesma
descrição. O contexto deixa claro quando o álcool é que está sendo referido.
3.
As Escrituras alertam para o perigo de se beber vinho alcoolizado.
A Bíblia
é consistente com isso no Velho e no Novo Testamentos. As duas passagens
previamente citadas, Prov. 20:1 e 23:29-35, são bons exemplos de alertas
contra o consumo de álcool. Prov. 23:32 diz: "No fim picará como a cobra, e
como o basilisco morderá." Dor e envenenamento. Por causa da diminuição da
barreira moral, o verso 33 mostra que o álcool irá causar que um homem olhe
com cobiça para as mulheres estranhas (toda aquela que não seja a esposa) e
fale coisas perversas, ou coisas que ele não diria se estivesse sóbrio. O
verso 34 prevê aquelas coisas que irão causar a morte precoce daquele que
bebe álcool como: afogamentos, ou solidão, ou tonturas. É como a situação de
alguém deitado em cima do topo de um mastro. No verso 35, se alerta sobre a
anestesia: "espancaram-me e não me doeu"; e sobre o vício evidenciado pela
dependência: "quando despertarei? aí então beberei outra vez."
Prov. 31:4-5 ensina: "Não é próprio dos reis, ó Lemuel,
não é próprio dos reis beber vinho; nem dos príncipes o desejar bebida
forte; para que bebendo, se esqueçam da lei, e pervertam o direito de todos
os afllitos." O perigo é óbvio.
A propósito, Prov. 31:6.7 nos dá o único legítimo uso do
vinho alcoólico em toda a Bíblia: "Dai bebida forte ao que está prestes a
perecer, e o vinho aos amargurados de espírito. Que beba e esqueça da sua
pobreza, e da sua miséria não se lembre mais." Isto seria um ato de
misericórdia como um anestésico para aliviar moribundos em intensa dor.
Isto todavia não seria para qualquer pessoa como se diz no verso 6: "... ao
que está prestes a perecer..." É evidente que naquela época não se tinha
anestésicos e medicamentos que aliviam a dor como temos hoje. No nosso tempo
não precisamos nem mesmo da única exceção em toda a Bíblia para se ingerir
álcool. Nós temos todo o tipo de anestésicos para aliviar a dor daqueles que
estão morrendo. Naquela época, entretanto, algum tipo de álcool era o único
anestésico disponível pelas pessoas, para os moribundos. O álcool, todavia,
é depressivo, não um estimulante como alguns pensam. Depois de alguns goles,
se fica tonto e se o caminho continuar, vem o desmaio ou até mesmo o coma
alcoólico. Esta passagem, portanto, ensina que a bebida alcoólica seria
apenas para a pessoa que está pronta para morrer, onde não haveria mais
esperança para sua vida. Tudo que seria possível seria um alívio da dor para
ajudar a que se esqueça da sua miséria. Outra passagem é Is. 5:11: "Ai dos
que se levantam pela manhã, e seguem a bebedice; e continuam até à
noite até que o vinho os esquente!" Obviamente isso é o álcool, pois
"inflama." Por que se diz: "Ai dos que..."? O verso 12 responde: "não olham
para a obra do SENHOR, nem consideram as obras de Suas mãos." Todo mundo
sabe que quando alguém se entrega ao beber vinho alcoolizado, essa pessoa
não vai ficar mais espiritual nem mais desejoso de aprender a Palavra de
Deus. Ao contrário, isso vai causar que a pessoa ignore ao Senhor. Os versos
13-14 revelam dois outros terríveis resultados da tragédia maior de
desprezar a Deus: o povo vai ser cativo (ficar escravizado por algo ou por
alguém), e o Inferno vai se alargar, ou seja, essa pessoa será mais um dos
milhões de condenados ao Inferno. O beber do álcool causa com que o Inferno
seja alargado por receber mais uma pessoa (1Co. 6:10). Deus não deseja que
ninguém vá para o Inferno, Ele deu o mais querido e precioso dos dons que
Ele poderia dar para resgatar pecadores desse lugar. O Senhor Jesus disse
que o Inferno foi preparado para o Diabo e seus anjos (Mat. 25:41). Todavia,
por causa do maligno álcool, o Inferno tem tido um alargamento. Aqui está um
alerta claro contra o beber álcool, porque Deus não quer que ninguém vá para
lá. Seria uma contradição muito grande, a Bíblia ensinar o "beber
socialmente" e deixar que isso fosse a isca carnal e Diabólica para que
levasse uma só alma preciosa a ser queimada para todo o sempre nas chamas do
Inferno. O risco é grande demais. Aqui, portanto, está um aviso claro,
solene, e fatal, contra todo o tipo de bebida alcoólica!
Isso é porque Deus não quer que ninguém vá para o
Inferno. Em Is. 28:7, 8 o aviso continua: "Mas também estes erram por causa
do vinho, e com a bebida forte se desencaminham; até o sacerdote e o
profeta erram por causa da bebida forte; são absorvidos pelo vinho;
desencaminham-se por causa da bebida forte; andam errados na visão e
tropeçam no juízo. Porque todas as suas mesas estão cheias de vômitos
e imundícias, e não há lugar limpo." Que coisa trágica que até mesmo
nos dias de Isaías, os profetas e sacerdotes estavam engajados na bebedice
de vinho alcoolizado! Vemos então, que o problema de pregadores recomendando
álcool não é novo. Seis séculos antes de Cristo o demônio do álcool já
fincava suas raízes na religião.
4.
O processo de fazer álcool não é algo natural
Anos atrás eu tinha certeza que se eu pegasse o suco de uva e deixasse por
si só sem refrigerá-lo, ele automaticamente com o tempo se tornaria em vinho
alcoolizado. Há várias razões pelas quais isso não é verdade. Precisa-se
muito mais do que tempo para fazer vinho. Algumas vezes pessoas tentam
defender o consumo de álcool dizendo que deve ser bom, uma vez que foi Deus
quem o fez. Todavia, de fato Deus não o fez. Foi o homem que aprendeu a
fazer o vinho alcoolizado através do processo que ele inventou. Fazedores de
vinho sabem que eles devem ter a correta proporção de água, açúcar e
temperatura, para fazer vinho. Colocando suco de uva no refrigerador, vai
impedir que fermente, pois a temperatura não está certa. Por outro lado,
temperatura de um clima quente e tropical também impedirá a fermentação. Nos
dias antigos, antes que tivéssemos refrigeração e habilidade de selar à
vácuo, as pessoas aprenderam como preservar o suco de uva sem que este se
tornasse em vinho alcoolizado. Muitas pessoas o ferviam até que ficava como
um creme ou pastoso. Fazendo assim, se preservava por longos períodos de
tempo. Quando eles queriam beber, era só adicionar água na proporção
desejada e pronto, se tinha o mesmo efeito como se fosse polpa de fruta
congelada de hoje. Nos tempos Bíblicos, ao contrário do que muita gente
pensa, não era necessário se beber vinho alcoolizado como uma bebida comum
nas refeições. Se recomenda o livro "Bible Wines
and the Laws of Fermentation," escrito por William Patton (Challenge Press,
Emmaus, PA). Há mais de cem anos atrás, este
pregador era o único na sua cidade que acreditava em abstinência total de
álcool. Ele viu que era necessário fazer um extenso estudo para ver o que as
Escrituras ensinavam a respeito. Este livro é o resultado de suas pesquisas
e é o melhor que eu já li sobre o assunto.
[Editor: Processos naturais apenas irão produzir
fermentação sob certas condições muito especiais, mas esses processos, se
não forem ajudados pelo homem, produzirão rapidamente vinagre. A indústria
de bebidas alcoólicas é uma atividade muito bem organizada e conduzida pelo
homem]
Agora vem a parte mais longa e importante desse estudo
porque muitos que querem continuar na bebida alcoólica insistem que Jesus
fez e bebeu vinho alcoólico. Vejamos:
Em Heb. 7:26 lemos que o Senhor Jesus é "santo, inocente,
imaculado, separado dos pecadores." Sem dúvida que "Deus se manifestou em
carne" (1Tim. 3:16), se tornando o Salvador-Homem. Ele poderia ser visto por
qualquer pessoa e elas viam a Sua total santidade. Profanos soldados, por
exemplo, que foram enviados para prendê-lO, deram a desculpa de não terem
trazido-O, a de que "Nunca homem algum falou assim como este homem." (Jo.
7:46). As palavras de Jesus eram diferentes, Ele sem sombra de dúvida tinha
caráter, fala e aparência santos. Por que isso é tão importante? Considere
essa ilustração. A palavra "cidra" pode significar o vinho alcoólico ou
simplesmente suco de uva. Suponhamos que nós vivêssemos durante os anos de
1920, durante o período da proibição de álcoolismo nos Estados Unidos (aliás
um período maravilhoso de diminuição drástica da criminalidade). Suponhamos
que se aproximassem duas pessoas oferecendo um gole de cidra. Uma das
pessoas, o homem mais santo da cidade, fiel na casa de Deus, separado do
mundo, diligente em suas orações, e sempre testemunhando a outros; o outro
um vendedor de bebida alcoólica. Se ambos oferecessem um gole de sua
"cidra," nós assumiríamos que o que o homem santo estava a oferecer era suco
de uva e não haveria dúvida alguma sobre o que o vendedor de álcool estava
se referindo. Obviamente, o caráter da pessoa influencia o que essa pessoa
faz. Desde que Jesus Cristo era "santo, inocente, imaculado, separado dos
pecadores," nós podemos assumir seguramente que Ele não faria o aquilo que
as Escrituras chamam de algo escarnecedor, enganador dos homens, algo que
causa desgraças indescritíveis.
Em Mt. 5:17-18, Cristo deixou muito claro dizendo: Não
cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim abrogar mas
cumprir. Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem
um jota ou um til se omitirá da lei sem que tudo seja cumprido." Portanto,
Cristo não poderia ter entrado em contradição com Hab. 2:15 que diz: "Ai
daquele que dá de beber ao seu companheiro! Ai de ti, que adiciona à bebida
o teu furor, e o embebedas para ver a sua nudez! Certamente Jesus
sabia que esse verso estava na Bíblia, pois Ele é
o Autor dela! Ele não apenas era muito bem familiarzado com as Escrituras,
mas como Dono e Autor, Ele sabe que acerca dEle as Escrituras foram
escritas. Ele não veio para violar as Escrituras, mas para cumprí-las. Ele
não poderia fazer isso se tivesse feito vinho alcoólico e se o tivesse dado
ao seu próximo. Algumas pessoas tentam refutar o uso desse verso e essa
conclusão clara, dizendo que a aplicação seria apenas para aquele que estava
dando de beber ao seu próximo com a intenção de descobrir a nudez. O
pecado seria apenas a intenção, não o beber álcool. Entretanto, mesmo
que não haja essa intenção, devemos nos lembrar que quando alguém dá ao seu
próximo algo que o faz bêbado, ele já está pecando e está colocando a si
mesmo na mesma classe daqueles que têm a intenção: o resultado será o mesmo:
a nudez.
E como as Escrituras ordenam que evitemos "toda a
aparência do mal" (1Ts. 5:22), nós podemos ter a certeza de que o Senhor
Jesus jamais poderia ter feito algo que o associaria com tal prática maligna
descrita em Hab. 2:15. Pela mesma razão, nenhum crente deveria se envolver
na venda de bebida alcoólica.
"Não bebereis vinho nem bebida forte, nem tu nem teus
filhos contigo, quando entrardes na tenda da congregação, para que mão
morrais... para fazer diferença entre o santo e o profano e entre o imundo e
o limpo. E para ensinar aos filhos de Israel todos os estatutos que o SENHOR
lhes tem falado..." Agora, desde que em Heb. 2:17 chama Cristo de
"misericordioso e fiel sumo sacerdote," nós esperaríamos que ele obedecesse
todas a Escritura, inclusive o que diz respeito ao seu ofício. Se Ele
tivesse feito ou bebido vinho alcoólico, Ele teria desobedecido esses versos
e teria se desqualificado para ensinar os filhos de Israel os estatutos do
Senhor.
Era necessário para Cristo obedecer estes versos também, pois Ele é o Príncipe da Paz (Isa. 9:6), e Rei dos
reis (Apoc. 19:16). Em Mat. 27:11 Ele admitiu ser o Rei dos Judeus. Ele
montou num jumentinho para cumprir Zac. 9:9, que profetizou que o rei de
Israel entraria na cidade daquela maneira. Sem dúvida, desde que Ele era
Rei, como tal Ele jamais poderia ter bebido vinho alcoólico, pois teria que
ter obedecido Pv. 31:4-5.
Entretanto, em Prov. 20:1 lemos que o vinho alcoólico faz
as duas coisas. Ao invés de escarnecer e enganar, ele veio para salvar!
Nós já vimos que Isa. 5:11-14 ensina que o Inferno irá se
alargar por causa da bebida alcoólica. Cristo não veio para mandar pessoas
para o Inferno. Ouçamos Jo. 3:17: "Porque Deus enviou o Seu Filho ao mundo,
não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele."
Todavia, lemos em Rom. 14:21 que a pessoa que dá bebida
alcoólica a outra, faz exatamente isso. "Bom é não comer carne, nem
beber vinho, nem fazer coisas em que teu irmão tropeçe, ou se escandalize ou
enfraqueça." Qualquer um que tenha estudado o problema do alcoolismo,
aprendeu que algumas pessoas não podem lidar com nenhuma quantidade de
álcool, enquanto que outras podem beber um ou dois copos "socialmente" e
parar. Especialistas não sabem porque isso acontece. Várias teorias foram
propostas, mas nada foi provado quanto a algo comum a todas as pessoas
afetadas. Alguns dizem que é químico, outros insistem que deve ser
psicológico. O fato é que nós não sabemos com certeza. Em qualquer grupo de
pessoas, pode haver vários alcoólatras em potencial, caso eles comecem a
beber. Que lástima, para uma pessoa, que seria um escravo em potencial,
provar o primeiro gole de álcool na mesa do Senhor em uma igreja, e então
prosseguir no caminho miserável do alcoolismo até o túmulo! Eu certamente
não iria querer que os meus filhos provassem o primeiro gole (nem gole
algum) numa reunião de família, muito menos numa igreja. Um ou mais deles
poderiam ser alcoólicos em potencial. Como isso é possível, devemos
considerar que algumas denominações que servem vinho alcoólico em seus
cultos, também possuem casas de recuperação de alcoólatras para seus
oficiantes! Todavia, podemos ficar absolutamente seguros que Cristo não veio
para causar que outros tropeçassem!
Muitos insistem que aquele vinho era alcoólico com base
em João 2:10 que diz: "Todo o homem põe primeiro o vinho bom e, quando já
têm bebido bem, então o inferior; mas tu guardaste até agora o
bom vinho." Eles dizem que naqueles dias era comum servir o melhor vinho
alcoólico no começo da festa e guardar o pior para depois, quando o paladar
das pessoas já estivesse estragado pela bebedeira. Todavia o ponto é
exatamente o oposto aqui! Essas pessoas podiam reconhecer com certeza, que o
vinho que Jesus fez era muito melhor do que o que fora servido no início.
Isso não seria possível se eles já estivessem no estado de intoxicação
alcoólica! O argumento se auto destrói. O fato é que nenhum dos dois era
alcoólico, mas puro suco de uva.
O verso 11 é de suma importância quando declara que, por
intermédio desse milagre, Jesus "manifestou a sua glória." O verso 10 indica
que as pessoas já tinham bebido "bem"
daquilo que estavam bebendo. Se aquilo que estavam bebendo fosse álcool,
eles estariam intoxicados ou quase. Se Cristo tivesse feito vinho alcoólico,
Ele teria feito gente quase bêbada em mais bêbada ou completamente bêbada!
Tal feito, com certeza, jamais poderia trazer nem manifestar glória nenhuma
nEle.
Todavia no verso 11, lemos que como resultado do que Ele
fez, transformar água em vinho, "seus discípulos creram nEle." Em Jo. 1:41,
vemos que eles já criam nEle como Messias; isso entretanto, aprofundou a fé
deles e uma prova de que eles não estavam errados. Será que fazer pessoas
bêbadas, mais bêbadas iria inspirar tal fé? O oposto é o que aconteceria.
Eles não procuravam por um Messias que distribuísse álcool de graça!
Portanto, por causa da descrição desse milagre e o seu resultado, não
podemos concluir outra coisa senão que esse vinho era suco de uva.
Pr. Bruce Lackey
(Tradução e adaptação: José Pedro M. de Almeida)
Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em BibliaLTT.org, com ou sem notas).
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Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.