O [Incontestável] Raciocínio Preliminar à Toda a Questão das Versões

(Resumido esboço, mesmo sem citar versículos)

(os versículos podem ser encontrados nos artigos de http://solascriptura-tt.org/Bibliologia-PreservacaoTT/ )




Hélio de Menezes Silva
, 2014





Fato 1: Deus prometeu, empenhou Sua honra e Sua palavra, que Ele, Ele mesmo, preservaria, de maneira absolutamente perfeita, Sua Palavra Escrita.



Fato 2: Depois da invenção da imprensa e do advento da relativa libertação da tirania da Igreja Católica Romana, na época da Reforma, não há dúvida que os verdadeiros filhos de Deus, os verdadeiros crentes, os verdadeiros salvos, estavam somente ENTRE as igrejas de doutrina batista (mesmo se usassem outros nomes) e de doutrina reformada (mesmo se usassem outros nomes). Escrevi "entre" porque só Deus vê o coração, não é simplesmente porque uma pessoa é membro de uma igreja local (mesmo que seja a melhor do mundo) que ela é salva, e não é toda igreja batista ou reformada que prega fielmente o evangelho da salvação, e não é verdade que somente há salvos entre os membros das melhores igrejas batistas ou reformadas.



Fato 3: Ora, *****TODAS**** as Bíblias usadas por *TODOS*os crentes membros de *TODAS* as igrejas dos batistas e reformados, em *TODOS* os idiomas de *TODAS* as nações, desde a Bíblia de Lutero de 1522 até o ano de 1881, foram traduzidas a partir do Textus Receptus. Foram 359 anos ININTERRUPTOS sem ter a mais leve sombra de concorrência em *TODAS* as igrejas batistas e reformadas em *TODAS* as centenas de grandes países e milhares de pequenas tribos de pequenas etnias.


- ano 1522: só bíblias do TR em TODAS as igrejas batistas e reformadas;
- ano 1523: só bíblias do TR em TODAS as igrejas batistas e reformadas;
- ano 1524: só bíblias do TR em TODAS as igrejas batistas e reformadas;
- ano 1525: só bíblias do TR em TODAS as igrejas batistas e reformadas;
...
- ano 1878: só bíblias do TR em TODAS as igrejas batistas e reformadas;
- ano 1879: só bíblias do TR em TODAS as igrejas batistas e reformadas;
- ano 1880: só bíblias do TR em TODAS as igrejas batistas e reformadas;



Fato 4: Somente no ano 1881 começou a ser infiltrada entre os batistas e reformados a primeira bíblia “protestante” do Texto Crítico, o qual, somente no Novo Testamento, quando comparado com o TR, subtrai ou põe em dúvida quase 6000 palavras, adiciona quase 2000 palavras, e adultera quase 2000 palavras, totalizando quase 10.000 diferenças de palavras em relação ao TR.



Fato 5: A questão das versões de modo nenhum é uma guerra entre escolha de sinônimos perfeitamente equivalentes. Se uma palavra grega do TR foi traduzida na KJB-1611 por "house", na Almeida-1681 e na ACF-2012 por "casa", na Reina-Valera-1609 por "residência", na Diodatti por "morada", etc., ninguém terá uma batida de coração de discordância. Mas quando, em 1881 na Inglaterra (e em 1959 no Brasil), surgiu uma Bíblia que tirou o sangue de Cristo em Col. 1:14, que tirou a divindade de Cristo, etc., tudo isso centenas de vezes, e omitiu milhares de palavras do TR, acrescentou muitas centenas delas, e totalmente adulterou outras muitas centenas delas (ver, como exemplo meramente representativo, http://www.solascriptura-tt.org/Bibliologia-Traducoes/NVI-PqContBibTrad-Completo.zip ), isso nós recusamos a aceitar que nos enfiem goela a dentro.



Fato 6: Portanto, todas as milhares de traduções do TR para centenas ou milhares de idiomas, formam uma família que pode ser considerada a fiel Palavra de Deus para aquela nação ou pequena tribo, se é que foi traduzida com máxima competência e fidelidade, rigorosamente pelo método de equivalência formal, o único que respeita o que Deus ensina (instruindo-nos que Ele inspirou palavra por palavra, e quer a máxima fidelidade de tradução palavra por palavra).
E todas as milhares de traduções do Texto Crítico, com tantas e tão graves diferenças, um texto que esteve *TOTALMENTE* ausente de todo o universo batista e reformado durante séculos (até 1881), formam uma família que NÃO pode ser considerada a fiel Palavra de Deus para aquela nação ou pequena tribo, pior ainda se não foi traduzida com máxima competência e fidelidade, nem rigorosamente pelo método de equivalência formal.



Desafio qualquer pessoa (honestamente, claro; com provas indiscutíveis) contestar qualquer palavra de qualquer desses 6 fatos acima resumidos. Usando somente a Bíblia, sem recorrer a contraditórios e discutíveis achados arqueológicos, nem a teorias sem prova indiscutível, nem a nenhum artefato da mente humana. Usando somente as palavras da Bíblia, as infalíveis promessas do Deus onipotente que jamais mente, erra, falha, surpreende-se.



Hélio.



 

Todas as citações bíblicas são da ACF (Almeida Corrigida Fiel, da SBTB). As ACF e ARC (ARC idealmente até 1894, no máximo até a edição IBB-1948, não a SBB-1995) são as únicas Bíblias impressas que o crente deve usar, pois são boas herdeiras da Bíblia da Reforma (Almeida 1681/1753), fielmente traduzida somente da Palavra de Deus infalivelmente preservada (e finalmente impressa, na Reforma, como o Textus Receptus).

(Copie e distribua ampla as gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de http://solascriptura-tt.org)

 

(retorne a http://solascriptura-tt.org/ Bibliologia-PreservacaoTT/

retorne a http://solascriptura-tt.org/)