Por H. D. Williams, M.D.
Editor Associado, DBS News
Os mecanismos para a preservação das Palavras de Deus estão registrados para
nós em muitas passagens da Escritura. Muita gente se surpreende com este
insight. Os mecanismos incluem meios literais assim como providenciais.
O primeiro passo da preservação foi “escrever” Suas Palavras EM UM LIVRO.
[Ex 17:4; 34:27; Nm 5:23; Dt 31:24; Js
23:6; Is 8:1; 30:8; Jr 30:2; Ap 1:19]. É
muito interessante que a expressão “escrito no (ou neste) livro” ocorra 93
vezes.
Segundo: Suas Palavras são escritas em MUITOS LIVROS. [At 1:20; 7:42;
13:33; 15:15; 24:13; Mt 5:17; 23:35 ]
Terceiro: TODAS as Suas Palavras tiveram um comando para serem escritas.
[Ex 24:3,4; Dt 9:10; 27:3; Jr 30:2,4]
Quarto: CÓPIAS de TODAS as Suas Palavras tiveram que ser feitas.
[Dt 10:2,4; 17:8; 27:3; Js 8:32; Jr 25:13; 36:2,28,32; 51:60; Sl 40:7;
102:12,18]
Quinto: as Palavras tiveram que SER LIDAS. [Ex 24:7; Dt 17:19; Js 8:34;
2 Rs 23:2;
2 Cr 34:30; Jr 36:6,10]. A palavra hebraica Kara, usadas em todas essas
passagens também significa proclamar, publicar e pregar as Palavras.
Sexto: todas as gerações foram comandadas a MANTER (guardar, proteger,
preservar, observar) as Palavras. [Ex 15:26; 20:5,6; Lv 18:4,5; Dt 29:9; 1 Rs
2:3;
2 Rs 17:13; 2 Cr 34:31; Nm 1:9; Ec 12:13; Ez 11:20; Dn 9:4; Jo 14:15,23]
Sétimo: todas as gerações foram comandadas a manter as Palavras EM SEUS
CORAÇÕES. (*N.Tradutor) [Dt 6:6-9; Pv 3:3; Sl 40:8; 119:11; Jr
31:33; Mt 28:18-20;
Jo 14:15,21]. Isto também significa entendê-las bem o suficiente para
ensiná-las, especialmente às crianças.
Oitavo: os indivíduos deveriam reconhecer que, [referentes] às Palavras de
Deus, são ESPECÍFICOS os mecanismos [de preservação] já apresentados e
os seguintes. Isto deve ser especialmente reconhecido assim como os fatos
bíblicos são reconhecidos e apreciados. [Ez 13:9; 24:2; 43:11; Dn 5:24,25;
9:13; Os 8:12;
Mq 2:5; Mt 21:13; Jo 12:6]
Nono: a frase “ESTÁ ESCRITO” ocorre 93 vezes na Bíblia e invariavelmente
significa que as Palavras foram escritas no passado e ainda estão presentes
agora e no futuro. [Dr. D. A. Waite, defendendo a Bíblia King, pp. 9-11; e o
Kent Brandenburg, Editor, “Vós Devereis Mantê-Las”, David Sutton, p. 75-81]
Décimo: DEUS GARANTIU a preservação da aliança: SUAS PALAVRAS.
[Ex. 24:7; Dt 7:9; 33:9; 1 Cr 16:15; Sl 12:6-7; 89:34; 105:8; Mt 4:4; 5:17-18;
24:35; 1 Pe 1:23-25]
Décimo Primeiro: O SENHOR JESUS CRISTO e o ESPÍRITO SANTO foram
os meios dos homens receberem as Palavras, que foram registradas. [Jo 3: 31-33;
5:34; 7:38-39; 12:47-48; 14:17; 16:13-14; 17:8; 20:22; 2 Tm 3:15-17]
Décimo Segundo: “Deus deu a RESPONSABILIDADE da preservação do Velho
Testamento a ISRAEL”. [“Vós Devereis Mantê-Las”, p.104]. [Gn 17:9,10; Ex. 20:6;
Dt 6:6-9; Is 26:2; At 7:38; Rm 3:1-2; 9:3-5]
Décimo Terceiro: No Velho Testamento, os santos tiveram que manter as Palavras NO
TABERNÁCULO OU TEMPLO, seu lugar de adoração. [Dt 31:26; 34:30; 2 Rs 23:2]
Décimo Quarto: Na época do Novo Testamento, os membros das IGREJAS deveriam
levar, manter (observar, proteger, guardar e preservar), ensinar, receber e
reconhecer Suas Palavras. [Mt 28:18-20; Jo 10:27; 17:8; 14:21; 15:20;
1 Co 7:19; Gl 2:5; 2 Tm 2:24-26; Tt 3:10; 1 Jo 3:22-24; Ap 1:3; 14:12; 12:17;
22:7,9,18,19].
Décimo Quinto: nossa IGREJA LOCAL deve ser “o pilar e fundamento da
verdade”.
[1 Tm 3:15]
Décimo Sexto: os crentes nas igrejas devem ser os mordomos das Palavras de
Deus. [1Tm 1:11,18-20; 4:6-16; 1 Cr 4:1-2; Ef 3:9].[Muitos dos conceitos
precedentes foram obtidos de “Vós Devereis Mantê-Las”.]
A era do Novo Testamento tem um modo ainda melhor para a preservação das
Palavras de Deus do que nos tempos do Velho Testamento. Dr. Jack Moorman
acrescenta sobre a preservação da Escritura da época atual, dizendo: “Assim
como as glórias divinas do Novo Testamento são muito mais brilhantes que as
glórias do Velho Testamento, assim a maneira pela qual Deus preservou o texto
do Novo Testamento é muito mais fantástica do que a maneira pela qual Ele
preservou o texto do Velho Testamento. Deus preservou o texto do Velho
Testamento por meio de algo físico e externo, isto é, o sacerdócio de Arão.
Deus preservou o texto do Novo Testamento por meio de algo interno e
espiritual, isto é, o sacerdócio universal dos crentes”. [Dr. Jack Moorman,
Estabelecido para Sempre, [DBS #1428] 1999, p. 62]
Sim, as igrejas, cheias dos santos crentes na Bíblia, são responsáveis por
“manter” as Palavras de Deus. E elas fizeram isto. Tem havido muitas igrejas
independentes, cheias do sacerdócio de crentes através dos séculos. Há muitos
autores que discutiriam este fato e eles argumentariam que os indivíduos dentro
das igrejas escreveram livros fraudulentos para contar outras ideologias que
buscavam prevalecer. [Bart
Ehrman, Cristianidades Perdidas, p. 203-227]. A verdade sobre esses autores, porém, é que eles usam
de especulação, teoria e evidência circunstancial. A verdade é que um crente
que nasceu de novo ligado ao Espírito Santo, não poderia, em sã consciência
mudar nem mesmo uma vírgula ou título da Escritura.
Tem havido uma presença contínua de igrejas independentes de crentes na Bíblia
que têm preservado o texto. Muita evidência da existência dessas igrejas tem
sido exposta em livros tais como de Aléxis Muston’s, “O Israel dos Alpes. Uma
História dos Valdenses” publicada em 1875. Muston escreve: “nos primeiros
séculos da era cristã, cada igreja fundada pelos discípulos de Cristo tinha sua
unidade e sua própria INDEPENDÊNCIA. Eles eram unidos pela mesma fé, mas
essa fé não era imposta por autoridade sobre ninguém” [p. 4]. Ele prossegue
discutindo brevemente o conceito da formação da Igreja-Estado sob Constantino,
mas reconhece a persistência das igrejas independentes. Ele afirma mesmo que
Ambrosio (339-397 A.D.) "não reconhece qualquer autoridade na terra
superior à da Bíblia." [p. 5]. No século 6, Muston relata a história de
nove pastores que se “separaram da Igreja Romana, ou ainda, solenemente
renovaram o protesto de sua independência dela". [p. 7]. Ele cita
um pastor no século 7, em Milão: “Para combater a opinião que o papa é o cabeça
da igreja, ele dirige a atenção para o fato de que os Concílios de Nicéia,
Constantinopla, Calcedônia e muitos outros foram convocados pelos imperadores e
não pelo papa”. [p. 8] Muston relata: “a resistência (à visão papal) também se
tornou mais vigorosa nos séculos seguintes e pode ser rastreada até no século
12, quando a existência dos Valdois [Waldenses] não foi mais duvidada por
ninguém”. [p.8]. Ele relata que “O próprio Reino da Lombardia foi solícito
quanto à preservação de sua INDEPENDÊNCIA”. Ele diz: “assim, as DOUTRINAS
que caracterizam a igreja primitiva (apostólica) e que ainda caracteriza a
Igreja dos Vaudois nos dias de hoje (1870), nunca permaneceu sem um testemunho
nos países habitados pelos Vaudois e, se os homens tivessem permanecido em
silêncio, a BÍBLIA TERIA FALADO”. [p.9]. A Bíblia falou e a evidência
para a preservação das Palavras de Deus se superou. As preciosas Palavras de
Deus foram preservadas na era do Novo Testamento pelos mecanismos anunciados na
Escritura e as igrejas independentes ainda honram, reverenciam, protegem,
guardam e defendem as verdadeiras Palavras do Deus Vivo. A DEAN BURGON
SOCIETY [Sociedade Deão Burgon] foi formada para dar assistência às igrejas
para defender, guardar, proteger e manter as Palavras do Deus Vivo.
Durante os primeiros séculos, surgiram corrupções, mas as igrejas independentes
ainda continuam a florescer. G.H.Orchard diz: “Durante o surgimento e
crescimento dessas corrupções, as igrejas por três séculos permaneceram como
foram formadas originalmente, INDEPENDENTES entre si e não estavam
unidas por outra amarra que não a da caridade. [G. H. Orchard, Uma História
Concisa dos Batistas, Capítulo 1, Seção III.4]. "Durante os primeiros três
séculos, as congregações cristãs, em todo o Leste, subsistiram em corpos INDEPENDENTES
e separados, não apoiados pelo governo, e conseqüentemente, sem nenhum poder
secular sobre as outras”.[Orchard, Capítulo 1, Seção III.7].
No século 4, grupos de igrejas independentes se formaram para resistir à
corrupção do poder centralizado, disciplina errada, doutrina errada e as
influências filosóficas erradas dos neo-platonistas em Alexandria, Egito que
levaram homens como Pantaneus, Ammonius Saccas e Orígenes, a rejeitarem as
Escrituras tal como escritas. O centro Alexandrino de apostasia é muito
parecido com a fonte dos manuscritos favoritos dos críticos textuais
modernistas, o Vaticanus e o Sinaiticus. Os grupos independentes que se formaram
para resistir a esses desvios da doutrina apostólica foram malignizados por
Roma e chamados com desprezo de “Puritanos”.[1]
G. H. Orchard diz: “um Novatus, de Cartago, vindo a Roma, se uniu a Novatio e
seus esforços combinados foram atendidos com notável sucesso. É evidente que
muitas pessoas já se viram em situações de abraçar a primeira oportunidade de
se unir a igrejas CUJA COMUNHÃO ERA VINCULADA À ESCRITURA. Novatio se
tornou o primeiro pastor do novo interesse e foi acusado do crime de gerar uma inumerável
multidão de congregações de Puritanos em todas as partes o Império Romano; E
ainda... essas igrejas floresceram no primeiro século... As igrejas assim
formadas, sob um plano de estrita comunhão e rígida disciplina, obtiveram a ACUSAÇÃO
[alcunha] de Puritanos. Eles eram O CORPO MAIS VELHO das igrejas
cristãs, de que temos conhecimento e Uma Sucessão Delas, Provaremos,
Continuou Até Os Dias De Hoje. O exemplo de Novatio teve uma poderosa
influência e as igrejas puritanas surgiram em diferentes lugares, em rápida
sucessão. Tão cedo quanto 254, esses DISSIDENTES (de Roma) foram
acusados de terem infectado a França com suas doutrinas [Mezeray’s Hist., p. 4.
Miln. Ch. Hist., c. 3, c. 13] o que nos ajudará nas igrejas albigensianas, onde
a mesma severidade disciplinar é traçada [Allix’s Pied, c. 17, 156] e [por
Roma] reprovada". [Orchard, Cap.2 Seção 1] (Todos as ênfases são minhas).
A influência dessas igrejas independentes seria sentida na “Era das Trevas” e
na Reforma. É bem conhecido o fato de que os homens da Reforma foram
influenciados por membros das igrejas valdensianas. Foram as igrejas
independentes valdensianas que forneceram os manuscritos que Erasmo et al.
usaram para imprimir o primeiro Texto Tradicional ou Texto Recebido. A
evidência da preservação dada por traduções em outros idiomas, lecionários, os
escritos dos pais da igreja e manuscritos é enorme. Os independentes, das
igrejas fiéis tem preservado, guardado e protegido as Palavras de Deus como
comandado. Continuaremos? Ainda somos aptos a defender a Verdade CONTRA TODAS
AS AMEAÇAS e, como diz meu Pastor, contra os GOLIAS?
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*Nota do Tradutor – (em francês savoir par Coeur – manter no coração = saber de
cor) (????)
Traduzido por Jeanne Rangel (que agradece a revisão por Alexander da Silva
Vasconcelos)
[1] N.R.: Precisamente, “os novacianos foi o primeiro grupo a ser
chamado de catharis, ou seja, os puros. Isso devido a pureza de vida que
levavam”. (STEFANO, G. Lições da História dos Batista, cap. V. acessível em
http://geocities.yahoo.com.br/batistacatanduva )
Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.