Só o Bem Aceito Expert em
Manuscritologia e Baixa Crítica
Sabe (e Pode Nos Dizer) Qual é a Bíblia?




PERGUNTA (alguns detalhes podem ser fictícios, mas representam e sumariam inúmeros casos semelhantes):
Um pastor é tido como um expoente da erudição e da ortodoxia e do conservadorismo e de muitas coisas boas, mas é contra o fundamentalismo e o separatismo e o uso exclusivo e defesa das Bíblias fiéis ao Textus Receptus e ao Texto Massorético (acho que ele diz que admite como igualmente aceitáveis algumas Bíblias da vertente do Textus Receptus e algumas Bíblias da vertente do Texto Crítico; mas, certamente, ele prefere as do Texto Crítico). Eu, humilde e amorosamente, tentei lhe falar da necessidade dele também defender o fundamentalismo e separatismo, e de também defender somente as Bíblias fiéis ao Texto Receptus e ao Texto Massorético. Sobre este último assunto, ele me respondeu mais ou menos assim:

"Você tem diploma de doutorado de Teologia em seminário internacionalmente renomado? Ou tem mestrado? Ou tem, pelo menos, bacharelado? Você lê grego e hebraico com absoluto domínio, como nossos grandes eruditos? Você tem especialização em Manuscritologia Bíblica? Quantas centenas de manuscritos você já examinou pessoalmente, tocando neles? Você tem fotocópias de quantos milhares de páginas de manuscritos, que estudou e colatou cuidadosamente? Você tem especialização em Baixa Crítica? Você é algum tipo de Indiana Jones e tem um revolucionário achado de Arqueologia? Bem, se sua resposta é não a pelo menos uma dessas perguntas, então quem é  você para ousar enfrentar a erudição modernamente estabelecida, e ousar duvidar da esmagadora maioria dos modernos críticos textuais? Pode você provar, com provas indiscutíveis (científicas, tecnológicas, de métodos, nada doutrinário e fanático!), que não é o Texto Receptus ou Majoritário que acrescentou a e adulterou o texto original, e que não é o Texto Crítico que melhor o representa? Ora, recolha-se à sua insignificância!"
 

Minha pergunta, Hélio, é:
"Só o Bem Aceito Expert em Manuscritologia e Baixa Crítica Sabe (e Pode Nos Dizer) Qual é a Bíblia?"

Seu irmão,
JJJJ




RESPOSTA:
Para que TODO e QUALQUER crente sincero, que intensamente ama e estuda com toda reverência a Palavra de Deus, que tem seu espírito controlado pelo Espírito Santo de Deus, saiba, com toda convicção e acerto, que há versões da Bíblia que perfeitamente representam o texto original, e há outras que terrivelmente dele se afastam, este crente não precisa saber um grama de manuscritologia nem de baix crítica: Basta que observarmos duas coisas muito simples, ao alcance de TODO e QUALQUER crente sincero, que intensamente ama e estuda com toda reverência a Palavra de Deus, que tem seu espírito controlado pelo Espírito Santo de Deus:

a) Qual foi o texto que foi usado como base para a tradução, para as línguas modernas, de TODAS as Bíblias usadas por TODOS os crentes do mundo, durante vários séculos depois da invenção da imprensa e do advento da Reforma? Se houve este texto grego e este texto hebraico que foi o ÚNICO usado como base para a tradução de TODAS as Bíblias usadas por TODOS os crentes de TODOS os países e línguas aonde o Evangelho chegou nos séculos XVI - XIX, então este texto é a puríssima e perfeitíssima Palavra de Deus, pois Ele prometeu que ela seria PRESERVADA perfeitamente, isto implica que não seria PERDIDA por vários séculos para ser RESTAURADA (À SUA PERFEIÇÃO ORIGINAL) pelo gênio humano, somente no século XX!

Como prometeu, Deus não só inspirou como também PRESERVOU a Bíblia. Preservou PERFEITAMENTE, jota por jota, til por til! (1Cr 16:15; Sl 12:6-7; 19:7-8; 33:1; 100:5; 111:7-8; 117:2; 119:89,152,160; 138:2b; Is 40:8; 59:21; Mt 4:4; 5:18; 24:35; Lc 4:4; 16:17; 21:33; Jo 10:35b; 16:12-13; 1Pd 1:23,25; Ap 22:18-19):

Lembrai-vos perpetuamente da Sua aliança e da palavra que prescreveu para mil gerações;  (1Cr 16:15) (Note: ainda não chegamos a 300 gerações desde Adão!)

As palavras do SENHOR são palavras puras, como prata refinada em fornalha de barro, purificada sete vezes.    Tu AS {*} guardarás, SENHOR; desta geração AS {*} livrarás para sempre.  (Sl 12:6-7) {* NOTA:“As” (referindo-se às palavras de Deus) e “os” (referindo-se aos crentes fiéis) são, ambas, traduções perfeitamente possíveis! (Gramaticalmente, "as" é melhor, pronomes usualmente se referem ao mais próximo antecedente que lhes casa!) Até mesmo por segurança, temos que crer AMBAS as doces alternativas! Louvado seja Deus por elas! E não descarte, não jogue no lixo nenhuma delas!}

As obras das Suas mãos são verdade e juízo, seguros todos os Seus mandamentos.    Permanecem firmes para todo o sempre; e são feitos em verdade e retidão.  (Sl 111:7-8)

Lámed. Para sempre, ó SENHOR, a Tua palavra permanece no céu.  (Sl 119:89)

Acerca dos Teus testemunhos soube, desde a antigüidade, que Tu os fundaste para sempre.  (Sl 119:152)

A Tua palavra é a verdade desde o princípio, e cada um dos Teus juízos dura para sempre.  (Sl 119:160)

Inclinar-me-ei para o Teu santo templo, e louvarei o Teu nome pela Tua benignidade, e pela Tua verdade; pois engrandeceste a Tua PALAVRA acima de todo o Teu nome.  (Sl 138:2)
      (Note, em todos estes versos: "palavra", não "conceitos gerais")

Seca-se a erva, e cai a flor, porém a palavra de nosso Deus subsiste eternamente.  (Is 40:8)

Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de TODA a PALAVRA que sai da boca de Deus (Mt 4:4, cf. Lc 4:4)
      (Note que, como não temos os originais, cada palavra destes tem que ter chegado perfeitamente preservada às mãos de cada fiel, para que vivamos!)

Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido.  (Mt 5:18) (O N.T. é melhor e mais glorioso que a Lei!  [2Co 3:8,7; He 7:22; 8:6] Portanto, nenhuma letra do N.T. jamais sucumbiu!)

O céu e a terra passarão, mas as Minhas palavras não hão de passar.  (Mt 24:35, cf. Lc 21:33)

E é mais fácil passar o céu e a terra do que cair um til da lei.  (Lc 16:17) (O N.T. é melhor e mais glorioso que a Lei!  [2Co 3:8,7; He 7:22; 8:6] Portanto, ... )

... (e a Escritura não pode ser anulada),  (Jo 10:35b)

Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre.  (1Pd 1:23)

Mas a palavra do Senhor permanece para sempre.  (1Pd 1:25)

Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro;    E, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro.  (Ap 22:18-19)




Quanto a esta preservação:
a) sendo perfeita, tem que ter sido CONTÍNUA;
b) sendo para NOSSO proveito, tem que ter sido aqui na terra, em uso ativo, uso ativo incessante, pelos fiéis (isto elimina Roma); Pv 22:20-21 (começar do verso 17) é passagem chave: "Porventura não te escrevi excelentes coisas, acerca de todo conselho e conhecimento, 21 Para fazer-te saber a CERTEZA das PALAVRAS da verdade, e assim possas responder palavras de verdade aos que te consultarem?” Isto ensina que as palavras de Deus foram ESCRITAS, e escritas para que quem as lê possa SABER a CERTEZA das PALAVRAS da verdade (2Tm 2:15), assim podendo oferecer as PALAVRAS de verdade àqueles que o consultarem!!! Isto exige que foram escritas as EXATAS, exatas PALAVRAS não apenas os "conceitos principais", (vagamente) de DEUS, e elas INCESSANTEMENTE foram preservadas e modo PERFEITO, absolutamente PERFEITO, aqui na TERRA, em USO INCESSANTE pelos crentes FIÉIS (não por Roma). Não faz o menor sentido alguém dizer que crê que a Bíblia foi e está sendo preservada perfeita, porém o está apenas no terceiro céu, não na terra! Que proveito isto teria para nós?!... Ora, a Bíblia foi dada por Deus para NOSSO proveito, não [somente] dos anjos e dos salvos que já estão na glória! Rom 15:4; 2Ti 3:16-17. Quem precisa de médico são os doentes, não os sãos!
c) portanto, tão maravilhosa preservação (perfeita, incessantemente em uso por fiéis, na terra) tem que ter sido através do Texto Massorético (o Velho Testamento) e através do que chamamos de TEXTO TRADICIONAL ou TT (o Novo Testamento).
 

b) Qual é o texto em que as diferenças, tomadas como um todo, FORTALECEM as doutrinas cardeais da Bíblia, e qual o texto em que as diferenças ENFRAQUECEM estas doutrinas? Esta pergunta vem do fato, já profetizado na Bíblia e esperado pelo bom senso, que homens realmente crentes e respeitando em extremo a Palavra de Deus nada acrescentariam a ela, mas o Diabo usaria homens para tentar falsificar a Palavra Escrita. A pergunta também tem sentido por causa do fato que é de se esperar que o Diabo não tente fazer todos os gols contra ele mesmo, mas contra Deus!!! Em outras palavras, "Quando o Diabo atira uma seta, não almeja atingir a si mesmo nem suas hostes, portanto as direções das setas identificam os exércitos."



Seu irmão em Cristo,

Hélio, 2007.





Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em BibliaLTT.org, com ou sem notas).



(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de http://solascriptura-tt.org)




(retorne a http://solascriptura-tt.org/ Bibliologia-PreservacaoTT/
retorne a http:// solascriptura-tt.org/ )


Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.