Versões Bíblicas: Pode Você Resumir Este Debate Para Mim?
 



Salmo 12:6-7: "6 As palavras do SENHOR são palavras puras, como prata refinada em fornalha de barro, purificada sete vezes. 7 Tu AS guardarás, SENHOR; desta geração AS livrarás para sempre."


1. As Escrituras são PURAS (verso 6) = inerrantes
2. As Escrituras são DO SENHOR (verso 6) = inspiração plenária (2Tim 3:16)
3. As Escrituras são PRESERVADAS (verso 7) = elas sempre estiveram e estão em uso real por igrejas fiéis.

As "palavras" (do verso 6) não são uma referência às Escrituras como um todo, mas às palavras individuais, elas mesmas. Em Mat 4:4, Jesus declara que devemos viver por toda e cada palavra de Deus. Mat 5:18 declara que nem sequer um jota ou til dela serão perdidos, passarão. Portanto, Deus preservou não somente as grandes porções das Escrituras, não somente os pensamentos principais, mas sim as menores partes de cada uma das suas menores letras e sinais gráficos e de acentuação. Sua PALAVRA estão estabelecidas no céu para toda a eternidade, escreve o Salmista (Salmo 119:89).

Resumamos todos os fatos em 1 ou poucos parágrafos: Cerca de 5000 manuscritos do Novo Testamento em grego foram encontrados até hoje. Desses, cerca de 4950 deles (99% de todos os manuscritos) são basicamente idênticos, vieram de vários locais no mundo e geralmente de igrejas sãs em doutrina, enquanto os restantes cerca de 50 manuscritos (1% do total de todos os manuscritos) são diametralmente opostos mesmo um contra o outro, a maioria deles tendo sido encontrada em Alexandria, do Egito, que foi uma tremenda sementeira de tremendas heresias (tais manuscritos tanto se contradizendo um ao outro e vindo de tão sórdido local, têm que ser imediata e completamente rejeitados), e quase o restante daqueles 50 manuscritos são reconhecidos por todos serem cópias feitas de uma só empreitada um do outro, ao invés de serem reais manuscritos individuais. Os mais importantes desses 50 manuscritos são tremendamente raspados e rasurados e reescritos cada um por caligrafias de pelo menos 10 pessoas, cada uma raspando e rasurando e reescrevendo sobre os demais. Portanto, a rigor deveríamos imediata e completamente desprezar estes 50 manuscritos provenientes de igrejas heréticas, tendo sido desprezados e esquecidos durante séculos, manuscritos rasurados e discordantes entre si e dos demais 4950, No máximo nossos inimigos deveriam contar esses 50manuscritos como se fossem apenas 2, portanto a percentagem dos  manuscritos sãos e basicamente idênticos aumenta para algo como 99,99%, e a dos manuscritos discordantes cai para algo como 0,01%.

Bem, uma vez que você, que crê na Bíblia, crê que DEUS, por sua providencial interveniência, preservou de forma absolutamente perfeita a Sua palavra aqui sobre a terra -- Onde é que esta perfeitamente preservada Palavra de Deus deve ser encontrada?

a) Em Alexandria do Egito - uma conhecida sementeira de erro e de paganismo? Ou

b) Espalhada através das regiões onde se sabe que sãs igrejas neo-testamentárias estavam presentes - onde crentes fiéis viveram?



Com esta resposta, então o que temos que fazer é procurar uma Bíblia que é uma tradução FORMAL daqueles 99,99% dos manuscritos que são basicamente idênticos, e não devemos jamais adicionar nenhum grãozinho do fermento dos 0,01% dos manuscritos, que são alexandrinos. Nós bem sabemos o que as Escriturs dizem: um pouco de fermento fermenta e estraga toda a massa.

De todas as versões da Bíblia em português, ao meu conhecimento só há uma delas que está sendo presentemente impressa e vendida, e que é uma tradução formal unicamente daqueles 99,99% dos manuscritos: A ACF - Almeida Corrigida Fiel, da SBTB (Sociedade Bíblia Trinitariana do Brasil).
Das outras versões, algumas partem daqueles 99,99% dos manuscritos, mas lhe fazem "somente" 1% de modificações (modificações em cerca de 1000 palavras do Novo Testamento), enquanto outras versões piores partem direta e unicamente daqueles 0,01% dos manuscritos (os alexandrinos) e produzem uma coisa que modifica até 7% (modificações em até 10 mil palavras) do Novo Testamento. Estas versões com 1 a 7 de corrupção não é mais a perfeita palavra de Deus: Quem teria coragem de comer um alimento se soubesse que contém, em locais que não pode identificar, de 1 a 7% de mortífero veneno???

É trágico que, desde a década de 1950,  Bíblias corrompidas foram sendo paulatinamente introduzidas no Brasil, sem nenhum seminário ensinar claramente aos pastores que formava, nenhuma editora dizer claramente na capa ou no prefácio, nenhum pastor dizer claramente a suas ovelhas: "Atenção, vamos lhes inculcar nas mentes esta nova Bíblia e queremos honestamente dizer que esta NÃO é mais a Bíblia usada por TODAS as igrejas féis em TODOS os séculos e em TODAS as línguas de TODOS os países do mundo, até agora. Há mais de 10.000 modificações de palavras somente contando o Novo Testamento. Doutrinas fundamentais foram afetadas em muitos versos. Repetimos, esta Bíblia é muito, MUITO diferente da Bíblia usada desde a Reforma de 1522, usada por mais de 350 anos por TODAS as igrejas batistas e reformadas em TODAS as línguas de TODOS os países do mundo, até agora. OK".

Por que nos esconderam isto?




Pr. Miguel Jurna escreveu,

Hélio traduziu e (substancialmente) adaptou.


 



Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em BibliaLTT.org, com ou sem notas).



(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de http://solascriptura-tt.org)




(retorne a http://solascriptura-tt.org/ Bibliologia-PreservacaoTT/
retorne a http:// solascriptura-tt.org/ )


Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.