Os 3 sentidos de "ekklesia" no Novo Testamento são apenas o de igreja local, e o de igreja local tomada como instituição, conceito, e o da igreja local totalizada futura. Não há igreja universal - atual - invisível, mas apenas congregação, assembleia local.
At 7:38; 19:32,39,41; He 2:12:
Este é o que esteve entre a congregação {o grupo de todo
Israel reunido corporalmente, num local}
no deserto, com o anjo que lhe falava no monte Sinai, e com nossos pais, o qual
recebeu as palavras de vida para no-las dar. (Atos 7:38)
Uns, pois, clamavam de uma maneira, outros de outra, porque o ajuntamento
{o grupo de efésios adoradores de Diana, reunidos
corporalmente, num local} era confuso; e
os mais deles não sabiam por que causa se tinham ajuntado. (Atos 19:32)
E, se alguma outra coisa demandais, averiguar-se-á em legítima assembleia
{uma assembleia dos efésios a ser legalmente organizada e
reunir-se corporalmente e num local, em contraste com o turbulento
ajuntamento que estava perigosamente ocorrendo, sem nenhuma ordem nem valor
legal}. (Atos 19:39)
E, tendo dito isto, despediu a assembleia {o
grupo de efésios adoradores de Diana, reunidos corporalmente, num local}. (Atos 19:41)
Dizendo: Anunciarei o teu nome a meus irmãos, Cantar-te-ei
louvores no meio da congregação {o grupo de todo Israel
reunido corporalmente, num local}.
(Hebreus 2:12)
As 110 ocorrências restantes da palavra "ekklesia" no Novo
Testamento têm algum dos 3 sentidos muito específicos relacionados com o
contexto da atual dispensação. Estes 3 sentidos únicos encontrados na Bíblia
são aqueles em que a palavra "ekklesia" se refere:
- (1o. sentido): A uma igreja local
específica, visível, atual, independente das outras igrejas, e reunindo-se
num local específico sobre a terra; ou
- (2o. sentido): À expressão "igreja local" tomada como um instituição, conceito (portanto aplicando-se a
cada igreja local); ou
- (3o. sentido): À igreja local totalizada
futura.
Antes de analisarmos essas 110 ocorrências de "ekklesia", vejamos os dicionários
e léxicos organizados pelos maiores especialistas em grego (crentes fiéis, ou
mesmo infiéis, ou mesmo ateus). Estes dicionários e léxicos reconhecem que uma
"ekklesia", a princípio, significava:
- "um ajuntamento de cidadãos chamados fora de suas casas para dentro de
algum local público" (Thayer);
- "uma congregação, assembleia, reunião de pessoas diferenciadas por uma
identificação, status e propósito comuns, e chamadas para fora de suas casas
para dentro de algum local de reunião";
- etc.
Agora, juntemos essas definições (das dezenas dos melhores dicionários e
léxicos) com um estudo de todos os 110 usos da palavra "ekklesia"
referindo-se a crentes neotestamentários.
Constataremos que:
Mt 18:17a,17b; At 2:47; 5:11; 8:1,3; 11:22,26;
12:1,5; 13:1; 14:23,27; 15:3,4,22; 18:22; 20:17; 20:28; Rm 16:1,5,23; 1Co 1:2;
4:17; 6:4; 10:32; 11:18,22; 14:4,5,12,19,23,28,35; 16:19b; 2Co 1:1; Fp 4:15; Cl
4:15,16; 1Ts 1:1; 2Ts 1:1; 1Tm 3:5,15; 5:16; Fm 1:2; Tg 5:14; 1Pe 5:13 (não
contamos, pois faz parte dos títulos e anotações, não do texto da Bíblia em
si); 3Jo 1:6,9,10; Ap 2:1,8,12,18; 3:1,7,14;
E, se não as escutar, dize-o à igreja {local,
de Jerusalém; ou, como instituição, conceito, aplica-se a cada assembleia
local}; e, se também não escutar a igreja,
considera-o como um gentio e publicano. (Mateus 18:17a)
E, se não as escutar, dize-o à igreja; e, se também não escutar a
igreja {local, de Jerusalém; ou, como instituição, conceito,
aplica-se a cada assembleia local}, considera-o
como um gentio e publicano. (Mateus 18:17b)
Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias
acrescentava o Senhor à igreja {local, de Jerusalém} aqueles que se haviam de salvar. (Atos 2:47)
E houve um grande temor em toda a igreja {local, de
Jerusalém}, e em todos os que ouviram estas
coisas. (Atos 5:11)
E também Saulo consentiu na morte dele. E fez-se naquele dia uma
grande perseguição contra a igreja {local, de Jerusalém} que estava em Jerusalém; e todos foram dispersos pelas
terras da Judéia e de Samaria, exceto os apóstolos. (Atos 8:1)
E Saulo assolava a igreja {local, de Jerusalém}, entrando pelas casas; e, arrastando homens e mulheres, os
encerrava na prisão. (Atos 8:3)
E chegou a fama destas coisas aos ouvidos da igreja {local,
de Jerusalém} que estava em Jerusalém; e
enviaram Barnabé a Antioquia. (Atos 11:22)
E sucedeu que todo um ano se reuniram naquela igreja {local,
de Antioquia}, e ensinaram muita gente; e em
Antioquia foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos. (Atos
11:26)
E por aquele mesmo tempo o rei Herodes estendeu as mãos sobre alguns
da igreja {local, de Jerusalém},
para os maltratar; (Atos 12:1)
Pedro, pois, era guardado na prisão; mas a igreja {local,
de Jerusalém} fazia contínua oração por ele a
Deus. (Atos 12:5)
E na igreja {local, de Antioquia} que estava em Antioquia havia alguns profetas e doutores, a
saber: Barnabé e Simeão chamado Níger, e Lúcio, cireneu, e Manaém, que fora
criado com Herodes o tetrarca, e Saulo. (Atos 13:1)
E, havendo-lhes, por comum consentimento, eleito anciãos em cada
igreja {cada assembleia local a que foram: a de Listra, a de
Icônio, a de Antioquia, etc.}, orando com
jejuns, os encomendaram ao Senhor em quem haviam crido. (Atos 14:23)
E, quando chegaram e reuniram a igreja {local, de
Antioquia}, relataram quão grandes coisas Deus
fizera por eles, e como abrira aos gentios a porta da fé. (Atos 14:27)
E eles, sendo acompanhados pela igreja {local, de
Antioquia}, passavam pela Fenícia e por
Samaria, contando a conversão dos gentios; e davam grande alegria a todos os
irmãos. (Atos 15:3)
E, quando chegaram a Jerusalém, foram recebidos pela igreja {local,
de Jerusalém} e pelos apóstolos e anciãos, e
lhes anunciaram quão grandes coisas Deus tinha feito com eles. (Atos 15:4)
Então pareceu bem aos apóstolos e aos anciãos, com toda a igreja {local,
de Jerusalém}, eleger homens dentre eles e
enviá-los com Paulo e Barnabé a Antioquia, a saber: Judas, chamado Barsabás, e
Silas, homens distintos entre os irmãos. (Atos 15:22)
E, chegando a Cesaréia, subiu a Jerusalém e, saudando a igreja {local,
de Jerusalém}, desceu a Antioquia. (Atos 18:22)
E de Mileto mandou a Éfeso, a chamar os anciãos da igreja {local,
de Éfeso}. (Atos 20:17)
Olhai, pois, por vós, e por todo o rebanho sobre que o Espírito
Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja {local,
de Éfeso} de Deus, que ele resgatou com seu
próprio sangue. (Atos 20:28)
Recomendo-vos, pois, Febe, nossa irmã, a qual serve na igreja {local,
de Cencréia} que está em Cencréia,
(Romanos 16:1)
Saudai também a igreja {local, de Roma} que está em sua casa. Saudai a Epêneto, meu amado, que é as
primícias da Acáia em Cristo. (Romanos 16:5)
Saúda-vos Gaio, meu hospedeiro, e de toda a igreja {local,
de Corinto, de onde Paulo escreveu a Epístola aos Romanos, na sua terceira
visita a Corinto}. Saúda-vos Erasto, procurador
da cidade, e também o irmão Quarto. (Romanos 16:23)
À igreja {local, de Corinto} de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo
Jesus, chamados santos, com todos os que em todo o lugar invocam o nome de
nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso: (1 Coríntios 1:2)
Por esta causa vos mandei Timóteo, que é meu filho amado, e fiel
no Senhor, o qual vos lembrará os meus caminhos em Cristo, como por toda a
parte ensino em cada igreja {local, de cada local onde Paulo
plantou uma igreja}. (1 Coríntios 4:17)
Então, se tiverdes negócios em juízo, pertencentes a esta vida,
pondes para julgá-los os que são de menos estima na igreja {local,
de Corinto}? (1 Coríntios 6:4)
Portai-vos de modo que não deis escândalo nem aos judeus, nem aos
gregos, nem à igreja {local, de Corinto} de Deus. (1 Coríntios 10:32)
Porque antes de tudo ouço que, quando vos ajuntais na igreja {local,
de Corinto}, há entre vós dissensões; e em
parte o creio. (1 Coríntios 11:18)
Não tendes porventura casas para comer e para beber? Ou desprezais
a igreja {local, de Corinto} de
Deus, e envergonhais os que nada têm? Que vos direi? Louvar-vos-ei? Nisto não
vos louvo. (1 Coríntios 11:22)
O que fala em língua desconhecida edifica-se a si mesmo, mas o que
profetiza edifica a igreja {local, de Corinto}. (1 Coríntios 14:4)
E eu quero que todos vós faleis em línguas, mas muito mais que
profetizeis; porque o que profetiza é maior do que o que fala em línguas, a não
ser que também interprete para que a igreja {local, de Corinto} receba edificação. (1 Coríntios 14:5)
Assim também vós, como desejais dons espirituais, procurai abundar
neles, para edificação da igreja {local, de Corinto}. (1 Coríntios 14:12)
Todavia eu antes quero falar na igreja {local, de
Corinto} cinco palavras na minha própria
inteligência, para que possa também instruir os outros, do que dez mil palavras
em língua desconhecida. (1 Coríntios 14:19)
Se, pois, toda a igreja {local, de Corinto} se congregar num lugar, e todos falarem em línguas, e
entrarem indoutos ou infiéis, não dirão porventura que estais loucos? (1
Coríntios 14:23)
Mas, se não houver intérprete, esteja calado na igreja {local,
de Corinto}, e fale consigo mesmo, e com Deus.
(1 Coríntios 14:28)
E, se querem aprender alguma coisa, interroguem em casa a seus
próprios maridos; porque é vergonhoso que as mulheres falem na igreja {local,
de Corinto}. (1 Coríntios 14:35)
As igrejas da Ásia vos saúdam. Saúdam-vos afetuosamente no Senhor
Aqüila e Priscila, com a igreja {local, de Éfeso} que está em sua
casa. (1 Coríntios 16:19b)
Paulo, apóstolo de Jesus Cristo, pela vontade de Deus, e o irmão
Timóteo, à igreja de Deus {local, de Corinto}, que está em Corinto, com todos os santos que estão em toda
a Acaia. (2 Coríntios 1:1)
E bem sabeis também, ó filipenses, que, no princípio do evangelho,
quando parti da Macedônia, nenhuma igreja {local, entre todas as
assembleias locais que podiam e deviam ter ajudado} comunicou comigo com respeito a dar e a receber, senão vós
somente; (Filipenses 4:15)
Saudai aos irmãos que estão em Laodicéia e a Ninfa e à igreja {local,
de Colossos} que está em sua casa. (Colossenses
4:15)
E, quando esta epístola tiver sido lida entre vós, fazei que
também o seja na igreja {local, de Laodicéia} dos laodicenses, e a que veio de Laodicéia lede-a vós
também. (Colossenses 4:16)
Paulo, e Silvano, e Timóteo, à igreja {local, de
Tessalônica} dos tessalonicenses em Deus, o
Pai, e no Senhor Jesus Cristo: Graça e paz tenhais de Deus nosso Pai e do
Senhor Jesus Cristo. (1 Tessalonicenses 1:1)
Paulo, e Silvano, e Timóteo, à igreja {local, de
Tessalônica} dos tessalonicenses, em Deus nosso
Pai, e no Senhor Jesus Cristo: (2 Tessalonicenses 1:1)
(Porque, se alguém não sabe governar a sua própria casa, terá
cuidado da igreja {local, de Tessalônica} de Deus?); (1 Timóteo 3:5)
Mas, se tardar, para que saibas como convém andar na casa de Deus,
que é a igreja {a assembleia local em que Timóteo estava} do Deus vivo, a coluna e firmeza da verdade. (1 Timóteo
3:15)
Se algum crente ou alguma crente tem viúvas, socorra-as, e não se
sobrecarregue a igreja {a assembleia local em que Timóteo estava}, para que se possam sustentar as que deveras são viúvas. (1
Timóteo 5:16)
E à nossa amada Afia, e a Arquipo, nosso camarada, e à igreja {local,
de Colossos} que está em tua casa: (Filemon
1:2)
Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja {cada
igreja local dos cristãos (ex-judeus) a quem Tiago escreveu}, e orem sobre ele, ungindo-o com azeite em nome do Senhor;
(Tiago 5:14)
A igreja {local, de Babilônia} que está em Babilônia, eleita juntamente convosco,
vos saúda, e assim o faz, Marcus meu filho (1 Pedro 5:13,
King James Bible. "Ekklesia" só está implícita [e há até quem ache
que a referência é a uma senhora], portanto, não somamos este verso como uma
ocorrência explícita de "ekklesia")
Que em presença da igreja {assembleia local em que
João havia ministrado} testificaram do teu
amor; aos quais, se conduzires como é digno para com Deus, bem farás; (3 João
1:6)
¶ Tenho escrito à igreja {assembleia local em que
João havia ministrado}; mas Diótrefes, que
procura ter entre eles o primado, não nos recebe. (3 João 1:9)
Por isso, se eu for, trarei à memória as obras que ele faz,
proferindo contra nós palavras maliciosas; e, não contente com isto, não recebe
os irmãos, e impede os que querem recebê-los, e os lança fora da igreja {assembleia
local em que João havia ministrado}. (3 João
1:10)
Escreve ao anjo da igreja {local, em Éfeso} que está em Éfeso: Isto diz aquele que tem na sua destra as
sete estrelas, que anda no meio dos sete castiçais de ouro: (Apocalipse 2:1)
E ao anjo da igreja {local, em Esmirna} que está em Esmirna, escreve: Isto diz o primeiro e o
último, que foi morto, e reviveu: (Apocalipse 2:8)
E ao anjo da igreja {local, em Pérgamo} que está em Pérgamo escreve: Isto diz aquele que tem a
espada aguda de dois fios: (Apocalipse 2:12)
E ao anjo da igreja {local, em Tiatira} de Tiatira escreve: Isto diz o Filho de Deus, que tem seus
olhos como chama de fogo, e os pés semelhantes ao latão reluzente: (Apocalipse
2:18)
E ao anjo da igreja {local, em Sardes} que está em Sardes escreve: Isto diz o que tem os sete
espíritos de Deus, e as sete estrelas: Conheço as tuas obras, que tens nome de
que vives, e estás morto. (Apocalipse 3:1)
E ao anjo da igreja {local, em Filadélfia} que está em Filadélfia escreve: Isto diz o que é santo, o
que é verdadeiro, o que tem a chave de Davi; o que abre, e ninguém fecha; e
fecha, e ninguém abre: (Apocalipse 3:7)
E ao anjo da igreja {local, em Laodicéia} que está em Laodicéia escreve: Isto diz o Amém, a testemunha
fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus: (Apocalipse 3:14)
mas, agora, essas 36 ocorrências de "ekklesia" estão no plural,
cada uma delas se aplicando a um conjunto muito específico de 2 ou mais igrejas
locais (os plurais provam que são locais, distintas, independentes!):
At 9:31; 15:41; 16:5; Rm 16:4,16; 1Co 7:17; 11:16; 14:33,34; 16:1,19a; 2Co
8:1,18,19,23,24; 11:8,28; 12:13; Gl 1:2,22; 1Ts 2:14; 2Ts 1:4; Ap
1:4,11,20a,20b; 2:7,11,17,23,29; 3:6,13,22; 22:16;
Assim, pois, as igrejaS {locais} em toda a Judéia, e Galiléia e Samaria tinham paz, e eram
edificadas; e se multiplicavam, andando no temor do Senhor e consolação do
Espírito Santo. (Atos 9:31)
E passou pela Síria e Cilícia, confirmando as igrejaS {locais}. (Atos 15:41)
De sorte que as igrejaS {locais} eram
confirmadas na fé, e cada dia cresciam em número. (Atos 16:5)
Os quais pela minha vida expuseram as suas cabeças; o que não só
eu lhes agradeço, mas também todas as igrejaS {locais} dos
gentios. (Romanos 16:4)
Saudai-vos uns aos outros com santo ósculo. As igrejaS {locais} de Cristo vos saúdam. (Romanos 16:16)
E assim cada um ande como Deus lhe repartiu, cada um como o Senhor
o chamou. É o que ordeno em todas as igrejaS {locais}. (1
Coríntios 7:17)
Mas, se alguém quiser ser contencioso, nós não temos tal costume,
nem as igrejaS {locais} de
Deus. (1 Coríntios 11:16)
Porque Deus não é Deus de confusão, senão de paz, como em todas as
igrejaS {locais}
dos santos. (1 Coríntios 14:33)
¶ As vossas mulheres estejam caladas nas igrejaS {locais} ; porque não lhes é permitido falar; mas estejam sujeitas,
como também ordena a lei. (1 Coríntios 14:34)
Ora, quanto à coleta que se faz para os santos, fazei vós também o
mesmo que ordenei às igrejaS {locais} da
Galácia. (1 Coríntios 16:1)
As igrejaS {locais} da Ásia vos saúdam. Saúdam-vos afetuosamente no Senhor
Aqüila e Priscila, com a igreja que está em sua casa. (1 Coríntios 16:19a)
Também, irmãos, vos fazemos conhecer a graça de Deus dada às
igrejaS {locais}
da Macedónia; (2 Coríntios 8:1)
E com ele enviamos aquele irmão cujo louvor no evangelho está
espalhado em todas as igrejaS {locais}. (2
Coríntios 8:18)
E não só isto, mas foi também escolhido pelas igrejaS {locais} para companheiro da nossa viagem, nesta graça que por nós é
ministrada para glória do mesmo Senhor, e prontidão do vosso ânimo; (2
Coríntios 8:19)
Quanto a Tito, é meu companheiro, e cooperador para convosco;
quanto a nossos irmãos, são embaixadores das igrejaS {locais} e glória de Cristo. (2 Coríntios 8:23)
Portanto, mostrai para com eles, e perante a face das igrejaS {locais}, a prova do vosso amor, e da nossa glória acerca de vós. (2
Coríntios 8:24)
Outras igrejaS {locais} despojei
eu para vos servir, recebendo delas salário; e quando estava presente convosco,
e tinha necessidade, a ninguém fui pesado. (2 Coríntios 11:8)
Além das coisas exteriores, me oprime cada dia o cuidado de todas
as igrejaS
{locais}. (2 Coríntios 11:28)
Pois, em que tendes vós sido inferiores às outras igrejaS {locais}, a não ser que eu mesmo vos não fui pesado? Perdoai-me este
agravo. (2 Coríntios 12:13)
E todos os irmãos que estão comigo, às igrejaS {locais} da Galácia: (Gálatas 1:2)
E não era conhecido de vista das igrejaS {locais} da Judéia, que estavam em Cristo; (Gálatas 1:22)
Porque vós, irmãos, haveis sido feitos imitadores das igrejaS {locais} de Deus que na Judéia estão em Jesus Cristo; porquanto
também padecestes de vossos próprios concidadãos o mesmo que os judeus lhes
fizeram a eles, (1 Tessalonicenses 2:14
De maneira que nós mesmos nos gloriamos de vós nas igrejaS {locais} de Deus por causa da vossa paciência e fé, e em todas as
vossas perseguições e aflições que suportais; (2 Tessalonicenses 1:4)
João, às sete igrejaS {locais} que
estão na Ásia: Graça e paz seja convosco da parte daquele que é, e que era, e
que há de vir, e da dos sete espíritos que estão diante do seu trono;
(Apocalipse 1:4)
Que dizia: Eu sou o Alfa e o Omega, o primeiro e o derradeiro; e o
que vês, escreve-o num livro, e envia-o às sete igrejaS {locais} que estão na Asia: a Éfeso, e a Esmirna, e a Pérgamo, e a
Tiatira, e a Sardes, e a Filadélfia, e a Laodicéia. (Apocalipse 1:11)
O mistério das sete estrelas, que viste na minha destra, e dos
sete castiçais de ouro. As sete estrelas são os anjos das sete igrejaS {locais}, e os sete castiçais, que viste, são as sete igrejaS {locais}. (Apocalipse 1:20)
Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejaS {locais}: Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que
está no meio do paraíso de Deus. (Apocalipse 2:7)
Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejaS {locais}: O que vencer não receberá o dano da segunda morte.
(Apocalipse 2:11)
Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejaS {locais}: Ao que vencer darei a comer do maná escondido, e
dar-lhe-ei uma pedra branca, e na pedra um novo nome escrito, o qual ninguém
conhece senão aquele que o recebe. (Apocalipse 2:17)
E ferirei de morte a seus filhos, e todas as igrejaS {locais}saberão que eu sou aquele que sonda os rins e os corações. E
darei a cada um de vós segundo as vossas obras. (Apocalipse 2:23)
Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejaS {locais}. (Apocalipse 2:29)
Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejaS {locais}. (Apocalipse 3:6)
Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejaS {locais}. (Apocalipse 3:13)
Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejaS {locais}. (Apocalipse 3:22)
Eu, Jesus, enviei o meu anjo, para vos testificar estas coisas nas
igrejaS {locais}. Eu sou a raiz e a geração de Davi, a resplandecente
estrela da manhã. (Apocalipse 22:16)
A etimologia nem sempre vale coisa nenhuma para se entender o significado de
uma palavra numa certa época e nação. Um exemplo: "bagulho" vem do
latim "bacuculum" ("vara"), mas, em português, sempre
significou "objeto sem nenhum uso, que apenas ocupa espaço e
incomoda." Outro exemplo: "vilão" vem da raiz latina
"villanu, habitante de pequena vilagem ou aldeia", mas dizer que
Hitler é um vilão tem um significado completamente diferente de dizer que ele é
um 'villager', aldeão! "Vilão" sempre significa, hoje, "pessoa
completamente má, cruel, desprezível, abjeta, sórdida."
Ademais, palavras compostas de outras menores nem sempre significam uma
combinação do que suas partes significam. Um exemplo, em inglês:
"household" é composta de "house" (casa) e "hold"
(segurar, agarrar, prender), mas nunca significou nada parecido com
"agarrar uma casa" nem "casa agarrada", mas, sim
"conjunto das pessoas (da família ou não) que vivem numa casa." Outro
exemplo, em português: "sarcófago" é uma junção dos gregos
"sarx" (carne) + "phágos" (comer), e seria, literalmente,
"comedor de carne", mas sempre significou, na nossa língua portuguesa,
"urna funerária, geralmente de pedra, colocada sobre ou sob o solo."
Portanto, é comum se usar a etimologia de "ekklesia" ("ek",
para fora; "kaleo", chamar) para ensinar que significava e significa
"os chamados para fora de um grupo maior" ("portanto, no
contexto bíblico, é um POVO, é o conjunto de todos os homens em toda a
cidade/país/mundo/épocas (mesmo que nunca se viram) que foram chamados por Deus
para fora do mundo e destinados para dentro do céu"). Mas nada poderia
estar mais errado. O significado no uso de "ekklesia" visto em toda a
literatura secular do século I (http://www.acu.edu/sponsored/restoration_quarterly/archives/1950s/vol_2_no_4_contents/ward.html),
e, principalmente, em todo Novo Testamento, não é o de um povo por menor que
seja, mas o da REUNIÃO dele, e exige o conceito adicional que o chamamento
também tenha sido para os chamados virem para fora de suas casas para se congregarem
em um local de reunião, estarem corporalmente JUNTOS (como uma assembleia!), e
proíbe o conceito de um grupo invisível e difuso por toda parte. Exige o
conceito de uma ASSEMBLEIA, uma REUNIÃO, de proximidade física, de poder
apertar a mão e olhar nos olhos.
Juntando as numerosas e semelhantes definições das dezenas dos melhores
dicionários e léxicos,
com um estudo de todos os 115 usos da palavra "ekklesia" no Novo
Testamento
(entre muitas, rever pelo menos a passagem de Atos 2:42-47),
com o desejo de sermos crentes fiéis, maximamente fiéis, somente a Deus e à sua
Palavra, não às tradições humanas,
temos que nos render a uma definição tal como a seguinte:
No Novo Testamento, cada e toda igreja (ekklesia) de
crentes é: |
Mt 16:18; 1Co 12:28; 15:9; Gl 1:13; Ef 1:22;
3:10,21; 5:23,24,25,27,29,32; Fp 3:6; Cl 1:18,24;
Pois também eu te digo que tu és
Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja {assembleia
local totalizada futura, e assembleia local tomada como instituição, conceito,
portanto aplicando-se a cada assembleia local, particularmente aquela que
estava se formando e leria localizada em Jerusalém}, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;
(Mateus 16:18)
E a uns pôs Deus na igreja {assembleia local
totalizada futura, e assembleia local tomada como instituição, conceito,
portanto aplicando-se a cada assembleia local},
primeiramente apóstolos, em segundo lugar profetas, em terceiro doutores,
depois milagres, depois dons de curar, socorros, governos, variedades de
línguas. (1 Coríntios 12:28)
Porque eu sou o menor dos apóstolos, que não sou digno de ser
chamado apóstolo, pois que persegui a igreja de Deus {assembleia
local totalizada futura, e assembleia local tomada como instituição, conceito,
portanto aplicando-se a cada assembleia local, particularmente à de Jerusalém,
que Saulo perseguira}. (1 Coríntios 15:9)
Porque já ouvistes qual foi antigamente a minha conduta no
judaísmo, como sobremaneira perseguia a igreja de Deus {assembleia
local totalizada futura, e assembleia local tomada como instituição, conceito,
portanto aplicando-se a cada assembleia local, particularmente à de Jerusalém,
que Saulo perseguira} e a assolava. (Gálatas
1:13)
E sujeitou todas as coisas a seus pés, e sobre todas as coisas o
constituiu como cabeça da igreja {assembleia local totalizada
futura, e assembleia local tomada como instituição, conceito, portanto
aplicando-se a cada assembleia local}, (Efésios
1:22)
Para que agora, pela igreja {assembleia local
totalizada futura, e assembleia local tomada como instituição, conceito,
portanto aplicando-se a cada assembleia local},
a multiforme sabedoria de Deus seja conhecida dos principados e potestades nos
céus, (Efésios 3:10)
A esse glória na igreja {assembleia local totalizada
futura, e assembleia local tomada como instituição, conceito, portanto
aplicando-se a cada assembleia local}, por
Jesus Cristo, em todas as gerações, para todo o sempre. Amém. (Efésios 3:21)
Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a
cabeça da igreja {assembleia local totalizada futura, e
assembleia local tomada como instituição, conceito, portanto aplicando-se a
cada assembleia local}, sendo ele próprio o
salvador do corpo. (Efésios 5:23)
De sorte que, assim como a igreja {assembleia local
totalizada futura, e assembleia local tomada como instituição, conceito,
portanto aplicando-se a cada assembleia local}
está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo sujeitas a seus
maridos. (Efésios 5:24)
Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a
igreja {igreja local totalizada futura, e assembleia local tomada
como instituição, conceito, portanto aplicando-se a cada assembleia local}, e a si mesmo se entregou por ela, (Efésios 5:25)
Para a apresentar a si mesmo igreja {assembleia
local totalizada futura, e assembleia local tomada como instituição, conceito,
portanto aplicando-se a cada assembleia local} gloriosa,
sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível.
(Efésios 5:27)
Porque nunca ninguém odiou a sua própria carne; antes a alimenta e
sustenta, como também o Senhor à igreja {assembleia local
totalizada futura, e assembleia local tomada como instituição, conceito,
portanto aplicando-se a cada assembleia local};
(Efésios 5:29)
Grande é este mistério; digo-o, porém, a respeito de Cristo e da
igreja {igreja local totalizada futura, e assembleia local tomada
como instituição, conceito, portanto aplicando-se a cada assembleia local}. (Efésios 5:32)
Segundo o zelo, perseguidor da igreja {assembleia
local totalizada futura, e assembleia local tomada como instituição, conceito,
portanto aplicando-se a cada assembleia local, particularmente à de Jerusalém,
que Saulo perseguira}, segundo a justiça que há
na lei, irrepreensível. (Filipenses 3:6)
E ele é a cabeça do corpo, da igreja {assembleia
local totalizada futura, e assembleia local tomada como instituição, conceito,
portanto aplicando-se a cada assembleia local};
é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a
preeminência. (Colossenses 1:18)
Regozijo-me agora no que padeço por vós, e na minha carne cumpro o
resto das aflições de Cristo, pelo seu corpo, que é a igreja {assembleia
local totalizada futura, e assembleia local tomada como instituição, conceito,
portanto aplicando-se a cada assembleia local};
(Colossenses 1:24)
Um dos sentidos de "instituição", nos
dicionários, é o que usaremos aqui: instituição é uma prática ou costume
bem-estabelecido com suas características e regras, tal como em "a
instituição da família", que significa "o conceito, a prática da
família com suas regras e características", não significando que Zé e
Mané, suas esposas e filhos, formam literalmente uma só e mesma família.
Deus criou as instituições conceituais do casamento, da família, do
governo, da nação, etc., no sentido, também, de substantivos abstratos
(que são "patterns", padrões, abstrações, generalizações que se
aplicam a cada uma de suas instâncias materializadas, mas que não podem ser
materializados e ter vida própria, enquanto coisas universais). Deus usou estes
substantivos abstratos na sua Palavra. Hoje, eles são usados em frases tais
como:
- "o casamento está sob ataque" (isto é, a instituição conceitual
genérica do casamento está sob ataque),
- "a família é a base da sociedade" (isto é, a instituição conceitual
genérica da família é a base da sociedade),
- "é qualquer governo melhor que nenhum governo?" (isto se aplica a
qualquer governo, em qualquer local e qualquer tempo),
- etc.
Em outras palavras, uma instituição conceitual é um padrão- modelo abstrato,
criado e regulamentado por Deus, para ser seguido pelos homens e existir
concretamente em inúmeras instâncias independentes, cada uma obedecendo tal
padrão- modelo e as regras estabelecidas por Deus, relacionando-se
amistosamente com todas as outras instâncias mas sem se subordinar, nem se
fundir, nem mesmo se juntar a nenhuma outra instância (sob nenhum disfarce de
nomes tais como associação, união, liga, clube, etc.).
Somente coisas específicas (tais como o casamento de Zeca, a família de Juca, o
governo da Paraíba, a nação brasileira, a igreja bíblica da Rua Estreita; etc.)
podem existir como substantivos concretos (isto é, como coisas realmente
existentes, como instâncias ou exemplos particulares das instituições supra
mencionadas, etc.)
Semelhantemente, Deus também criou a instituição conceitual da igreja local
no sentido, também, de instituição, conceito (que é um
"pattern", um padrão, uma abstração, uma generalização que se aplica
a cada uma de suas instâncias materializadas, se aplica a toda e cada
assembleia local específica - visível - atual - reunindo-se num só local sobre
a terra - independente das outras igrejas ... mas que não pode ser
materializada e ter vida própria, enquanto igreja universal - difusa -
invisível - que não se reúne corporal e freqüentemente, etc.). Deus usou
este instituição, conceito em alguns versos que logo veremos. Hoje, muitos o
usam em frases tais como:
- "a igreja [NOTA3] de
hoje equivale à de Laodicéia" (isto se aplica à grande massa das igrejas
do nossos dias),
- etc.
Somente assembleias locais específicas (tais como aquela igreja re-submersora
da Rua Estreita, como a igreja dos Valdenses da Aldeia X no século II, como a
igreja anabatista da Aldeia da Redenção, etc.) podem existir como substantivos concretos,
como coisas realmente existentes, como instâncias ou exemplos particulares da
instituição conceitual da igreja local.
São o mais louco contra-senso as expressões: "o casamento universal
- difuso", "a família universal", "o governo universal",
"a nação universal", e, também, "a igreja universal
- difusa", e até mesmo "os verdadeiros batistas, no universo
do Estado de São Paulo".
Hoje, a assembleia local totalizada futura é o
conjunto de todos que, pelo Espírito Santo tendo sido "chamados para
fora" do mundo e do pecado na atual dispensação, e já dormindo no Senhor,
já se congregam localmente no 3o. Céu. É a "igreja local do
Céu". Esta igreja local só estará completa no Arrebatamento, quando
reunirá todos os salvos desta presente dispensação, passando a ser a
"igreja totalizada e eterna, sendo localizada na Nova
Jerusalém". Lembremos que muitos membros de igrejas locais não são
verdadeiros salvos, portanto não são membros da igreja local totalizada
futura. Só Deus diferencia perfeitamente entre o trigo e o joio, e Ele predisse
que muitas aves (de rapina, significando demônios) se alojariam na aparente
Cristandade, e que o fermento da hipocrisia e do erro totalmente corromperia a
aparente Cristandade. Etc. Mt 13:24-40.
24 ... O reino dos céus é semelhante ao homem que
semeia a boa semente no seu campo; 25 Mas, dormindo os homens, veio o seu
inimigo, e semeou joio no meio do trigo, e retirou-se. 26 E, quando a erva
cresceu e frutificou, apareceu também o joio. 27 E os servos do pai de família,
indo ter com ele, disseram-lhe: Senhor, não semeaste tu, no teu campo, boa
semente? Por que tem, então, joio? 28 E ele lhes disse: Um inimigo é quem fez
isso. E os servos lhe disseram: Queres pois que vamos arrancá-lo? 29 Ele,
porém, lhes disse: Não; para que, ao colher o joio, não arranqueis também o
trigo com ele. 30 Deixai crescer ambos juntos até à ceifa; e, por ocasião da
ceifa, direi aos ceifeiros: Colhei primeiro o joio, e atai-o em molhos para o
queimar; mas, o trigo, ajuntai-o no meu celeiro. ... 37 E ele, respondendo, disse-lhes: O que semeia a
boa semente, é o Filho do homem; 38 O campo é o mundo; e a boa semente são os
filhos do reino; e o joio são os filhos do maligno; 39 O inimigo, que o semeou,
é o diabo; e a ceifa é o fim do mundo; e os ceifeiros são os anjos. 40 Assim
como o joio é colhido e queimado no fogo, assim será na consumação deste mundo.
(Mateus 13:24-40)
He 12:23
A universal assembleia {3831
paneguris} e igreja {1577
"ekklesia" local totalizada futura}
dos primogênitos, que estão inscritos nos céus, e a Deus, o juiz de todos, e
aos espíritos dos justos aperfeiçoados; (Hebreus 12:23)
{3831 paneguris} era ajuntamento especialíssimo de TODOS os cidadãos de
uma cidade (só os cidadãos tinham tal direito, não os forasteiros, servos,
escravos), em festiva celebração pública de algo muito grandioso. Notemos que
era uma reunião no sentido físico, corporal, literal, real, sobre a terra, e local.
A maioria dos autores dos livros de Teologia
Sistemática e dos professores de seminários (mesmo clamando ser de linha
batista fundamentalista e mesmo pondo maior ênfase nas igrejas locais) admite
que sempre houve e há (atualmente, e aqui na terra!) uma tal de "Igreja
Universal", difusa, permeando todas as denominações e países e
diferençazinhas. Eles definem esta "Igreja Católica (católica
significa universal)" como sendo "o corpo místico de Cristo",
do qual Ele é a Cabeça viva e todos os regenerados (vivos ou já no Céu) desta
dispensação são os membros. Como argumento, alegam:
1Co 12:12-13 "12 ¶ Porque, assim
como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo
muitos, são um só corpo, assim é Cristo também. 13 Pois todos nós
fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer
gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito."
Ora, isto é melhor visto como referindo-se à assembleia local tomada como substantivo
abstrato [portanto, aplicando-se a toda e cada assembleia local], e,
também, como referindo-se à assembleia local totalizada futura);
Ef 1:22-23 22 E sujeitou todas as coisas
a seus pés, e sobre todas as coisas o constituiu como cabeça da igreja, 23
Que é o seu corpo, a plenitude daquele que cumpre tudo em todos. (Efésios
1:22-23) Ora, isto é melhor visto como referindo-se à assembleia local
tomada como instituição, conceito (portando, aplicando-se a toda e cada
assembleia local), e, também, como referindo-se à assembleia local totalizada
futura (local à Nova Jerusalém); e
Ef 3:4-6 "4 Por isso, quando ledes,
podeis perceber a minha compreensão do mistério de Cristo, 5 O qual noutros
séculos não foi manifestado aos filhos dos homens, como agora tem sido revelado
pelo Espírito aos seus santos apóstolos e profetas; 6 A saber, que os
gentios são coherdeiros, e de um mesmo corpo, e participantes da promessa em
Cristo pelo evangelho;" Ora, isto é melhor visto como
referindo-se à assembleia local tomada como instituição, conceito, e,
também, como a assembleia local totalizada futura).
Ademais, a maioria dos autores e dos professores escreve coisas lindas, que
poderíamos tentar resumir como "Vejam, na realidade há um só oceano abrangendo
todo o planeta, e há um só e maravilhoso fundo de oceano, mesmo que nem todos o
percebam e vejam como ele é glorioso. Este fundo de oceano aqui se ergue
formando uma ilha isolada, ali se ergue formando um pequeno arquipélago, acolá
se ergue formando um grande continente, etc. Os habitantes de cada um desses
locais talvez não percebam, mas estão todos sobre um mesmo e majestoso lençol
de terra que é único e universal. Aleluia! Semelhantemente é com a igreja: há
dezenas de denominações, há milhões de assembleias locais, há bilhões de
crentes, mas, aleluia, todos formamos uma só igreja universal, o conjunto de
todos os crentes sobre a terra, por sua vez parte da conjunto de todos os
crentes quer sobre a terra quer já no céu."
Tudo isto leva muitas pessoas a dizerem: "Minha igreja mesmo é a
'igreja universal, difusa e invisível aqui na terra', ela é a única que me
interessa, eu não preciso ser membro nem ser fiel a nenhuma assembleia local,
eu freqüento a todas elas sem me amarrar a nenhuma. Abaixo as separações,
abaixo as diferenças doutrinárias, sejamos uma só religião, sejamos 'A
Igreja'."
Todo este pensar, embora prevalente, é ERRO. É simplesmente contrário ao uso de
"ekklesia" em toda literatura, contrário aos dicionários e léxicos do
grego, e, muito pior, contrário à Bíblia, pensar-se que há essa tal de
"igreja universal" englobando os mais "sinceros, dedicados e
conservadores" batistas; ou englobando também os mais "sinceros,
dedicados e tradicionalistas" reformados (protestantes); envolvendo também
todos os pentecostais e todos os evangélicos; envolvendo também os
neopentecostais, os pragmatistas, os modernistas e liberais; e infinitamente
pior envolvendo também os adventistas de 7o. dia e os católico romanos e os
grego ortodoxos, enfim, envolvendo todos os que usam o nome de cristão.
Fazemos nossas as palavras de T.P. Simmons: "No entanto, a imaginária
Igreja Universal, invisível, nunca funciona coletivamente. Não realiza cultos,
não observa nenhuma ordenança, não envia e não sustenta nenhum missionário. É
simplesmente uma colossal não-entidade [uma imaginação, uma não-existência],
sem função, sem propósito, e sem razão para existir. É a assembleia local que
opera por [e para] Cristo. E é somente a assembleia local que pode corretamente
ser chamada o corpo de Cristo."
Por não sabermos escrever melhor, vamos inserir, aqui, um excelente estudo do
Pr. Steve Montgomery, expondo os erros da teoria de que há uma tal de
"Igreja Católica (isto é, Universal)". Pr. Montgomery, durante seu
longo e frutífero e ministério, tem organizado várias igrejas batistas
independentes no estado de São Paulo.
Muitos Protestantes e alguns Batistas acreditam numa igreja universal e
invisível. Creio que este conceito é errado e não suporta um exame criterioso
das escrituras.
Até os dias da Reforma Protestante, achamos muito
pouco na historia sobre uma igreja invisível. É porque as igrejas antigas não
acreditavam em tal igreja. A igreja para eles era local. A igreja era
perseguida, maltratada, caçada, e em alguns casos matada. Ela era visível,
pregava publicamente o evangelho, batizava os crentes feitos, tomava a ceia e
praticava disciplina. Alguns acham que um homem chamado Joviano ou Joviniano
pregava esta doutrina no século 4, mas não temos certeza. Foi Martinho Lutero
que inventou a idéia da igreja invisível porque tinha ensinado que a igreja é
uma só, a Católica, mas quando saiu desta, começou uma outra semelhante! Os
outros reformadores também fizeram o mesmo. A Igreja Católica Romana acredita
numa igreja universal e visível, com hierarquia, e com a sua sede em Roma.
Quando Lutero saiu da Igreja Católica, ele rejeitou a teologia e a pratica das
igrejas Anabatistas na Europa porque estas rejeitaram rigorosamente qualquer
união da igreja com o estado. Os Anabatistas criam na igreja visível e local,
como os Batistas verdadeiros de hoje. Lutero decidiu defender a idéia de que a
igreja é universal, mas invisível, e que consiste de todos os crentes
verdadeiros. Confundiu a igreja com a família de Deus!
A influência da Reforma sobre os Batistas foi tremenda. Pela liberdade política
que começaram a gozar, muitos começaram a ficar relaxados em suas relações com
outros crentes. Alguns verdadeiros continuaram como Anabatistas, isto é, não
aceitaram os batismos dos reformados, mas muitos acompanharam o movimento da
reforma. Por esta razão alguns historiadores pensam que os Batistas começaram
durante a Reforma Protestante. Isto simplesmente não é a verdade.
Hoje, muitos Batistas aceitam a tese das duas igrejas, uma local e visível e a
outra invisível, e assim estão encaminhando rapidamente para o movimento
liberal e ecumênico. Se todos os crentes fazem parte da mesma igreja
(invisível), por que uma vai ser Batista e a outra Pentecostal ou Metodista?
Onde fica o batismo? E a ceia? E a disciplina? Se não há diferença entre uma
igreja Batista e uma igreja Protestante, a conclusão é certa, isto é, que somos
do mesmo corpo e devemos aceitar os batismos de todos e abrir a ceia para
todos. Se aceitarmos esta tese, a assembleia local será desprezada e
prejudicada.
Há varias versões desta doutrina, mas a mais popular se acha na Bíblia Scoffield que diz: "A igreja verdadeira, é composta do número inteiro das pessoas regeneradas desde Pentecostes até a primeira ressurreição (I Co. 15:52), unidas a Cristo pelo batismo do Espírito Santo (I Co. 12:12-13), no corpo de Cristo do qual Ele é a cabeça (Ef. 1:22-23)." Esta doutrina tem muitas falhas.
Vamos examinar I Co. 12:12-13 que Scoffield usa como prova da igreja invisível. Esta passagem da Bíblia não ensina a igreja invisível feita de todos os crentes.
A Bíblia ensina que a igreja é o corpo de Cristo.
Cada assembleia local, que é bíblica, é um corpo de Cristo. Por exemplo, a
igreja em Corinto foi chamada o corpo de Cristo em I Co. 12:27. "Ora, vós
sois o corpo de Cristo, e seus membros em particular."
Quando usamos a expressão "corpo de Cristo," não estamos usando a
palavra literalmente. Corpo é uma metáfora. A igreja é comparada a um corpo.
Quando dizemos que Jesus é a cabeça da igreja, não estamos falando literalmente
ou fisicamente. Não podemos aceitar literalmente a metáfora. A igreja em
Corinto tinha Jesus como sua autoridade. Ela, por sua vez, representava Jesus
na terra porque tinha o mesmo Senhor, mesma fé e mesmo batismo. Cada igreja
verdadeira é um corpo de Cristo em seu devido lugar. Cada igreja está debaixo
da autoridade de Cristo como um corpo está controlado pela sua cabeça.
"Estar em Cristo" significa uma relação com Cristo. Um falso profeta
pode estar dentro de uma igreja mas não está em Cristo. O ladrão na cruz que
foi salvo estava em Cristo, isto é, creu em Cristo e foi salvo, mas não fazia
parte da igreja de Cristo. Todos os crentes do Velho Testamento estavam em
Cristo, isto é, obedeciam a Cristo, mas não faziam parte da igreja do Novo
Testamento. Em outras palavras, "em Cristo" mostra uma relação com
Cristo. Há salvação fora da igreja, mas a igreja deve ser feita de salvos. Ela,
como instituição e organização conceituais deve representar Cristo e sua
doutrina e obra. Portanto, "estar em Cristo" não é a mesma coisa de
"estar no corpo de Cristo."
Em Rm. 6:3 e Gl. 3:27 achamos a expressão, "batizados em Cristo." O
batismo não nos coloca em lugar nenhum, muito menos em Jesus Cristo. Não é o
batismo que nos coloca na igreja, e certamente não nos coloca na redenção. Não
há necessidade de mistificar esta expressão. "Em Cristo" não é uma
condição ou posição que nós adquirimos quando convertidos. É só comparar a
frase com I Co. 10:2, que tem a mesma frase, para chegar a uma conclusão certa.
Será que os Judeus que saíram do Egito ficaram numa mística posição chamada
"Em Moisés"? Não, certamente. Eles seguiram Moisés ou obedeceram A
Moisés e foram batizados na nuvem e no Mar Vermelho. Nós abandonamos nosso
Egito e seguimos Jesus, sendo obedientes ao seu batismo, o batismo de João. É o
batismo de arrependimento. Será que os Judeus entraram numa união mística com
Moisés? Será que Israel ficou em alguma "posição Mosaica?"
Pela fé estabelecemos uma relação com Deus por Jesus. Somos filhos de Deus.
Fazemos parte da Sua família. Pelo batismo também temos uma relação com Cristo
porque o nosso batismo foi uma declaração que nossa vida anterior era da morte
e inútil, mas agora estamos seguindo Jesus numa nova vida. Fazemos parte do seu
corpo, sua igreja. Em I Co. 12:13 achamos a mesma idéia. Por UM SÓ Espírito, O
Espírito Santo, os Coríntios foram levados a obedecer a Jesus no batismo em
água em relação à (eis) UM corpo, a assembleia local. Portanto, sejam judeus,
sejam gentios fazem parte da mesma igreja, isto é, do mesmo corpo de Jesus
Cristo porque foram dirigidos pelo mesmo Espírito.
Uma versão da doutrina da Igreja Universal e Invisível ensina duas igrejas e não uma só. Vamos notar o pronunciamento da Convenção Batista do Sul nos Estados Unidos em 1962 que diz: "O Novo Testamento fala também da igreja como o corpo de Cristo que inclui todos os redimidos de todas as épocas." A palavra "também" nesta declaração indica que a Convenção crê em duas igrejas. Uma é visível e local, mas a outra consiste de todos os crentes de todos os tempos. Esta última é universal e invisível. Eles acreditam na assembleia local mas também numa outra feita de todos os crentes em Cristo, com ou sem batismo, obedientes ou não! Seria um corpo de Cristo feito de pessoas em comunhão com a igreja ou mesmo contra a igreja e que nega suas doutrinas principais. Assim não há uma igreja só, mas duas! Os Fundamentalistas, os Protestantes, as Neo-Evangélicas e até alguns Batistas adotam esta idéia. Será que têm razão? Digo que não!
Conforme a interpretação popular de I Co. 12:13
quem crê em Jesus é batizado no Espírito e assim faz parte do corpo de Jesus,
isto é, a igreja invisível. Dizem que o crente recebe dois batismos, um
na água e outro no Espírito. Esta teoria ensina que existe a assembleia local e
também a igreja invisível. Eles não negam a assembleia local, mas admitem outra
para evitar a questão do batismo em água! Eles admitem dois batismos e também
dois corpos de Cristo. Mas o que diz a Palavra de Deus em Ef. 4:4-5? "Há
um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança
da vossa vocação; Um só Senhor, uma só fé, um só batismo." Então segundo
as escrituras não há dois tipos de corpos de Cristo, mas um só. Não há dois
Espíritos Santos, mas um só. Nós não temos dois tipos de Senhores, mas um só,
Jesus Cristo. Nós temos uma fé só e ela foi dada uma vez só aos crentes, Judas
3. Há um só batismo para o crente, o batismo em água! Não precisamos de um
batismo no Espírito. Se Ef. 4:5 indica um batismo espiritual, não devemos
praticar o batismo em água! Porem, Jesus mandou-nos batizar em água até o fim
do mundo em Mt. 28:19-20! Se devemos batizar em água, então não é necessário
crer que existe um outro em Espírito. Se Paulo estava falando sobre um corpo
místico, então não existe um corpo visível. Isto é um absurdo!
Quem crê na igreja invisível não dá o necessário valor para a igreja local. Não
dá valor ao batismo em água que veio do céu, o mesmo que Jesus recebeu no Rio
Jordão. Acha que o batismo é de pouco valor. Acha que não importa fazer parte
de uma assembleia local verdadeira que vem dos dias de Cristo. Pensa que
qualquer uma é verdadeira porque prega Jesus como Salvador. O resultado deste
pensamento é desprezar a igreja que Jesus instituiu e reconhecer as
organizações humanas como verdadeiras igrejas. Isto é a base do
interdenominacionalismo. O batista que aceita a igreja invisível torna-se cada
vez menos batista e cada vez mais protestante. Se todos os crentes aceitassem a
idéia da igreja invisível, logo a igreja verdadeira que é local seria uma coisa
do passado! Todos os batismos seriam legítimos e nenhuma igreja poderia recusar
a participação de alguém na mesa do Senhor!
O batismo no Espírito Santo foi um fenômeno durante os tempos apostólicos somente. Há somente quatro ocasiões em que ocorreu no Novo Testamento. (a) No dia de Pentecostes em Jerusalém com os Judeus, At. 2:1-8; (b) No meio dos samaritanos e judeus em At. 8:14-24; (c) Em Cesaréia na casa de Cornélio com ele e outros Gentios, At. 10:14-48 e 11:15-17; (d) e em Éfeso no caso dos gentios que precisavam ser rebatizados, At. 19:1-7. Depois destas quatro vezes, não tem outra menção do assunto no Novo Testamento. O que aconteceu é diferente de nascer do Espírito ou ficar cheio do Espírito. Era necessário para autenticar a igreja e dar-lhe poder para obedecer a grande comissão, At. 1:8.
Muitos que acreditam na teoria da igreja
invisível dizem que a igreja e o reino são iguais. Eles fazem muita confusão
sobre este assunto. A Bíblia não ensina que o reino e a igreja são a mesma
coisa. Vamos examinar as escrituras. (1) Lc. 12:32 Jesus disse a sua igreja,
"Não temais, ó pequeno rebanho, porque a vosso Pai agradou dar-vos o
reino." O rebanho é a igreja; vai receber ainda o reino. Não é o reino.
(2) Lc. 11:2 Jesus ensinou seus discípulos a orar, como João Batista ensinou os
seus também. No "Pai nosso," o primeiro pedido é "venha o teu
reino." A igreja não é o reino; ela ora a Deus para que venha o reino onde
a vontade dele será feita perfeitamente. A igreja está aqui agora, mas o reino
não! (3) É possível um pecador entrar na igreja sem salvação. Judas é um caso
patente. Mas todos no reino estão salvos. Jesus disse a Nicodemos que o
descrente não pode entrar no reino, João 3:5. O arrependido entra no reino
através do novo nascimento ou salvação, mas para entrar na igreja como membro,
tem que ser batizado também. João 3:3,5; Atos 2:41; Mc. 10:15. (4) O salvo não
pode ser tirado do reino pelos homens, porque sua salvação está segura, João 5:24;
6:37. Mas um crente que não obedece A Cristo pode ser tirado da igreja, I Co.
5; II Ts. 3:6,14. (5) A Bíblia nunca fala do reino de Deus no plural, mas o
Novo Testamento está cheio de passagens que usam a palavra "igrejas."
Daniel 2:44 fala do reino de Deus "que não será destruído; e este reino
não passará a outro povo; esmiuçará e consumirá todos esses reinos, mas ele
mesmo subsistirá para sempre." É esta passagem que foi mal entendida nos
primeiros séculos e levou as igrejas se unirem ao Império Romano para
conquistar o mundo para Cristo. É a base da doutrina que a igreja vai
conquistar o mundo na ausência de Jesus antes da sua volta a terra. Toda a
inquisição romana foi baseada na idéia de que a Igreja Romana era o reino de
Deus na terra. Recentemente li um sermão por um pregador da Convenção
mencionada acima onde tentou provar a perpetuidade da igreja com Dn. 2:44! É
fato que a igreja não vai morrer, mas Dn. 2:44 fala da segunda vinda de Jesus,
não da primeira! A igreja não vai reinar agora nesta vida, mas depois da vinda
de Cristo em glória.
A palavra
"ekklesia" é usada no Novo Testamento cento e quinze (115) vezes. É
quase sempre traduzida com a palavra igreja. Na maioria dos casos (mais que
noventa) o sentido da palavra é assembleia ou congregação. Este é o conceito
certo da palavra igreja. Nos outros casos há discussão e debate no meio de
alguns crentes. Quem crê na igreja universal e invisível tem que MUDAR o
sentido original da palavra nas outras ocorrências da palavra.
Os Gregos organizaram seu território em pequenas ‘cidades-estados’ ou algo
semelhante aos nossos municípios. Cada cidade tinha seu próprio governo. Certos
cidadãos foram escolhidos para representar seus habitantes numa
"assembleia" legislativa. Estas assembleias foram chamadas, na língua
grega, "ekklesia" ou ekklesia ". Foi um ajuntamento de pessoas
qualificadas para liderar o povo. Quando Jesus usou a palavra em respeito dos
seus seguidores, não inventou uma palavra nova. Jesus chamou seus
discípulos"minha igreja." Mt. 16:18 Usou a palavra
"ekklesia" que já foi entendida por todos. Naquele tempo, a palavra
significava simplesmente um ajuntamento ou uma congregação. Nunca foi usada
para representar algo que não congregava visivelmente. Quem crê na igreja
invisível, tem que mudar o sentido original da palavra em Grego. Isto é
inaceitável.
A palavra "ekklesia" ou igreja é usada no abstrato, isto é, não se
referendo especialmente a nenhuma congregação em particular em algum lugar
específico, mas sim à igreja como uma instituição conceitual. Mas quando a
palavra é usada normalmente, refere-se a uma congregação particular, isto é,
uma igreja LOCAL E BEM VISÍVEL.
Nós usamos a língua assim hoje. Se eu disser, "escola," não estou
falando de alguma escola em particular. Eu estou usando a palavra no abstrato,
não concreto. Estou falando da instituição conceitual escolar. Ou se eu falar,
"o homem é a cabeça da mulher," estou falando no abstrato ou
institucionalmente. Se usar a palavra no sentido concreto, poderia dizer que
José é a cabeça de sua esposa, Maria. NINGUÉM pensaria que todos os homens
fazem um grande homem ou marido! NINGUÉM pensaria de um grande esposo
invisível, feito de todos os outros maridos!
Ou eu poderia dizer que o computador é uma grande invenção. Assim usei a
palavra computador no abstrato. Mas se eu quero falar em particular, poderia
dizer que Pastor Steve tem um bonito e bom computador. Será que alguém vai
entender que só existe um computador e que ele é invisível? Claro que não. Por
que os líderes religiosos nãousam o mesmo bom senso quando ensinam sobre a igreja?
É uma teoria
porque não podemos localizar uma igreja invisível na Bíblia. Você pode procurar
à vontade, nunca vai encontrar na Bíblia uma igreja Estadual, Nacional,
Internacional, ou Universal, visível ou invisível. Sempre vai encontrar um
grupo de crentes em Jesus congregados visivelmente e que defendem a fé uma vez
dada aos santos.
Uma passagem usada muito pelos defensores da igreja invisível é Ef. 5:23:
"Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da
igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo." Será que Paulo introduz
aqui uma nova definição de igreja? Creio que não. Será que este versículo diz
que todos os crentes fazem parte da igreja? Também não. Se esta passagem ensina
que a igreja é invisível, então também ensina que existe um grande invisível
marido e uma grande invisível esposa! Observe as palavras "como também"
neste versículo. Será que todos os esposos no mundo formam um grande esposo?
Será que todas as esposas formam se em uma grande esposa que é invisível? Claro
que não! Esta idéia de que todos os crentes formam uma grande igreja invisível
no céu é nada mais que UMA TEORIA!
A única maneira
de demonstrar a fé cristã junto com outros crentes é através da igreja. A
verdade é que a igreja invisível nunca pregou o evangelho, nunca batizou
ninguém, nunca defendeu a fé, nunca disciplinou o crente desviado, nunca tomou
a ceia do Senhor, nunca recebeu uma oferta, nunca ajudou um pobre sequer, e nem
mandou um missionário ao campo. Todo este trabalho é feito por congregações bem
visíveis! E são locais! Não tem vantagem nenhuma uma igreja que nada faz! Quem
são os membros da igreja invisível? Só Deus pode saber quem é membro. Ela nunca
fez um culto, nunca ajuntou ou congregou em algum lugar. Ela não tem
ordenanças, não tem pastor, nenhuma existência organizacional, nunca faz
oração, nunca louva a Deus, nunca prega, não faz nada. É uma igreja fictícia,
não existente. Não pode ser perseguida e seus membros não podem ser
disciplinados pelos outros. Não tem missão no mundo e não tem mensagem. Não
passa de uma teoria e suposição. É uma igreja que o mundo não enxerga e não
precisa. É somente uma idéia teológica, sem existência no tempo e no espaço.
Não tem historia. Como disse um irmão, "Ela é uma multidão sem
organização, sem ação e sem existência corporal."
Irmãos, cuidado com as igrejas que pregam dois corpos, dois batismos e duas
igrejas.
Preparado por Pr. Steve Montgomery
22 de
novembro de 2000
Caixa Postal 278
Ourinhos, S.P.
Para maiores detalhes, fazer download e ler os seguinte excelentes livros:
- "O Rastro de Sangue
('Acompanhando os Cristãos através dos séculos,' ou 'A História dos Batistas,
desde o tempo de Cristo, seu fundador, até os nossos dias.' ", J. M.
Carroll, um clássico, um dos melhores e mais influenciais livros jamais
escritos. 6 arquivos em www.geocities.com/wbtbrazil.
- "The Myth Of The Universal Invisible
Church EXPLODED" - Roy Mason, URL's desde http://www2.tnweb.com/pbc/RMason/myth1.htm até http://www2.tnweb.com/pbc/RMason/myth8.htm.
Terminamos por sempre lembrar enfaticamente: "igreja
universal-difusa" é um oxímoro, uma violenta e ridícula contradição de termos!
Usando um editor de textos, bastará irmos aos livros que defendem tal coisa, lá
irmos a toda ocorrência da expressão "igreja universal-difusa" e
fazermos 3 coisas:
a) substituirmos "igreja" por uma sua definição sucinta, tal como "um grupo de crentes que se reúne fisicamente a cada semana" (esta definição é obrigatória, adaptando-se o que os dicionários gregos têm sobre o verbete ekklesia, ao contexto cristão);
b) substituirmos "universal" por uma sua definição sucinta, tal como "abrangendo toda a terra e céu e todos os tempos"; e
c) substituirmos "difusa" por uma sua definição sucinta, tal como "tão espalhado e tão abrangente que um não pode sequer ver a todos, talvez não possa ver a nenhum",
e veremos a louca, estapafúrdia, ridícula, impossível, tragicômica, violenta contradição de termos que teríamos em cada expressão resultante:
"o um grupo de crentes que se reúne fisicamente a cada semana, abrangendo toda a terra e céu e todos os tempos, tão espalhado e tão abrangente que um não pode sequer ver a todos, talvez não possa ver a nenhum."
Loucura das loucuras, de onde vieste tu?
NOTA1:
NO NOVO TESTAMENTO, TODA E CADA IGREJA É LOCAL E INDEPENDENTE:
Notemos que as saudações às igrejas são sempre feitas a igrejas locais,
visíveis, sobre a terra, nunca a uma igreja difusa englobando uma província, um
país, muito menos um continente, ou toda a terra;
Notemos, também, que, em Apocalipse, João dirigiu-se individualmente a
cada um dos "O anjo" (homem mensageiro de Deus, o presbítero- pastor-
supervisor de uma assembleia local) em Apocalipse 2, 3. (Aliás, essas cartas
são primordialmente aos supervisores de cada igreja, não às igrejas em
si. A aplicação às igrejas é válida, mas secundária). As igrejas são
endereçadas isoladamente.
Etc.
No Novo Testamento, toda e cada igreja é local e independente.
E todos os irmãos que estão comigo, àS igrejaS da Galácia: (Gl 1:2)
João, às sete igrejaS que estão na Ásia:
Graça e paz seja convosco da parte daquele que é, e que era, e que há de vir, e
da dos sete espíritos que estão diante do seu trono; (Ap 1:4). Ver
também At 8:1; 11:22; 20:17; Rm 16:1; Cl 4:16; 1Ts 2:14)
NOTA2: "CHAMOU PARA FORA DO
MUNDO E DO PECADO":
Todo e cada crente (portanto toda e cada assembleia local) é chamado para fora
do mundo a fim de viver como um separado pôr e para Deus, portanto viver
como um santo:
- Em 1Co 1:2 somos caracterizados como "os santificados em Cristo
Jesus",
"À igreja de Deus que está em Corinto, aos
SANTIFICADOS em Cristo Jesus, chamados SANTOS, com todos os que em todo o lugar
invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso:"
(1 Coríntios 1:2)
- Em Rm 1:7 somos caracterizados como "os chamados santos",
"A todos os que estais em Roma, amados de
Deus, CHAMADOS SANTOS: Graça e paz de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo."
(Romanos 1:7)
- Em 1Pe 2:9 somos caracterizados como "a nação santa".
"Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio
real, a NAÇÃO SANTA, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele
que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;" (1 Pedro
2:9)
NOTA3: "A IGREJA DE HOJE É A DE
LAODICÉIA"
Este uso de palavras não está errado, pois "a igreja" está sendo
usado como instituição, conceito e a declaração se aplica à grande massa das
igrejas do nossos dias. Mas, pessoalmente, à luz do Novo Testamento e para
evitar confusão, nós preferimos e nos esforçamos por usar somente plurais,
portanto preferiríamos dizer "aS igrejaS de hoje SÃO
como a de Laodicéia".
Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por
equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das
palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das
KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT
(Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em BibliaLTT.org, com ou sem notas. Para começar a
ter uma idéia da gravidade de muitas das MILHARES de deturpações de todas as
"Bíblias" alexandrinas (baseadas no Texto dos incessantes Críticos),
em relação às Bíblias do TR, leia, por EXEMPLO, http://solascriptura-tt.org/Bibliologia-Traducoes/AAlmeidaAtualizadaExposta-Helio.htm
http://solascriptura-tt.org/Bibliologia-PreservacaoTT/ExpondoErrosNVI-Jun2000-Emidio.htm
(retorne a http://solascriptura-tt.org/EscatologiaEBatistas/00Helio-index.htm
retorne a http://solascriptura-tt.org/EscatologiaEBatistas/
retorne a http://solascriptura-tt.org/)
Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.