A instituição da assembleia local (isto é, a assembleia local
tomada como instituição, conceito) (portanto, toda e cada assembleia local), e a assembleia local totalizada
futura, obviamente tiveram seus inícios no início da primeira de todas as igrejas
locais. Óbvio. E este início da primeira de todas as assembleias locais:
(como dizem alguns dos divididos hiperdispensacionalistas. Tudo dá a
aparência que todos os hiperdispensacionalistas têm uma única coisa em comum:
um extremado e feio objetivo de descartarem a ordenança da submersão em água, de
fazerem confusas e inúmeras subdivisõezinhas na dispensação das igrejas
locais, de
serem diferentes, e de se sentirem superiores):
Uma das contraprovas definitivas do erro dos hiperdispensacionalistas está no
fato que, em Atos 2:41,47, almas foram acrescentadas à assembleia local de
Jerusalém, portanto tal assembleia local já existia!...
At 2:41 Assim que, os que de boa mente receberam a sua
palavra, foram batizados; e FORAM ACRESCENTADOS naquele dia, À IGREJA,
quase três mil almas, {esta é a tradução de Almeida, 2a.
edição, 1693, atualizada para as atuais regras do português; tradução igual
às King James 1611, Reina-Valera - 1602, Berry, Young, etc.}
At 2:47 Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo.
E todos os dias ACRESCENTAVA o Senhor À IGREJA aqueles que se haviam de
salvar.
(idem): (mesma contraprova).
(idem): (mesma contraprova).
(idem): (mesma contraprova). Ademais, o erro desse ensino é
evidente: a Bíblia ensina que todos os membros de uma assembleia local (quer ex-judeus, quer
ex-gentios, agora todos eles convertidos) são um só corpo sem distinções,
mas jamais a Bíblia diz que uma igreja não pode ser somente de ex-gentios, ou
não pode ser somente de ex-judeus, todos eles nascidos de novo!
(idem): (mesma contraprova).
A maioria dos protestantes e mesmo dos batistas crê que a 1a. assembleia local
foi a de Jerusalém e que ela teve início real exatamente em Pentecostes,
At 2. Portanto, crê que o modelo para todas as assembleias locais que viriam, e
para a
assembleia local tomada como instituição, conceito, e paraa assembleia local totalizada
futura, tiveram seus inícios em Pentecostes. [NOTA1],
[NOTA2]
Mas o Novo Testamento jamais DISSE nada disto (ou exibam as provas de que estamos enganados). Pelo menos nunca o disse de forma explícita e entendível. Não será este ensino uma herança de tradição humana?... Examinemos o
Novo Testamento, retroativamente:
- Em Atos 2:41, almas foram acrescentadas à assembleia local que estava
reunida em Jerusalém, portanto tal assembleia local já existia (mesmo que de forma
ambulante)!...
At 2:41 "Assim que, os que de boa
mente receberam a sua palavra, foram batizados; e FORAM ACRESCENTADOS naquele dia,
À IGREJA, quase três mil almas".
Esta é a tradução de Almeida, 2a. edição, 1693, atualizada para as atuais
regras do português. As 2 palavras "À IGREJA" estão em
itálicas, significando que não existem explicitamente no grego, mas que são
implícitas com força irresistível, significando que todo crente de fala grega
entenderia assim. Bem, por alguns instantes, para efeitos de raciocínio,
aceitemos que você queira eliminar estas 2 palavras, "à igreja":
resta o fato que "FORAM ACRESCENTADOS naquele dia quase três mil almas".
Perguntamos, acrescentadas a o que? A resposta não pode ser ao grupo de 11
apóstolos e 70 discípulos para terem também estas qualidades específicas; a
resposta tem que ser ao grupo que ali estava reunido, mas tem que ser num sentido mais
geral, para ter uma qualidade mais geral. E este sentido mais geral (que o do
grupo dos 11
apóstolo e 70 discípulos, nessas qualidades) é o sentido de igreja, como o prova o verso 47, onde
as 2 palavras "à igreja", descrevendo aquilo a que os novos
convertidos eram adicionados, estão explícitas, no grego:
At 2:47 Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo.
E todos os dias ACRESCENTAVA o Senhor À IGREJA aqueles que se haviam de
salvar.
Portanto, só desatenção ou cegueira à Bíblia, ou maior apego às
tradições humanas, podem levar alguém a continuar a crer que a 1a. igreja
local teve início em At 2!
g.a. O início da 1a. assembleia local neotestamentária não ocorreu com ou
sob "João, o submersor"
Mt 11:11 Em verdade vos digo que, entre os que de mulher têm nascido, não apareceu alguém maior do que João o Batista; mas
aquele que é o menor no reino dos céus é maior do que ele.
Lc 16:16 A lei e os profetas duraram até João; desde então é anunciado o reino de
Deus, e todo o homem emprega força para entrar nele.
Notemos que, mesmo que João tenha tido o privilégio de ser o 1o. submersor e o
precursor imediato do Cristo preparando-Lhe o caminho, seu ministério pertenceu ao
Velho Testamento e não ao Novo Testamento. Ver Mt 11:11 (= Lc 7:8 ),
acima.
b.b. O início da 1a. assembleia local neotestamentária não ocorreu com ou sob
a sinagoga, a Lei, Moisés, Israel, Abraão, Adão, etc. Ver capítulo 2 -
"O Que Nenhuma Igreja É".
(Os discípulos ainda
faltavam receber a submersão com / em / dentro de o Espírito Santo, em Pentecostes. Mas
tanto esta submersão como também a habitação pelo Espírito Santo
(iniciada em João 20:21-22 "... E, havendo dito isto, assoprou sobre eles e disse-lhes:
Recebei o Espírito Santo.") nunca foram DITAS ser pré-requisitos
indispensáveis para que, mesmo durante os dias do Cristo sobre a terra, os salvos
pudessem compor e ser uma igreja. Rm 8:9 e 1Co 12:13 estão noutro contexto,
posterior à ressurreição do Cristo)
A igreja foi explicitamente nomeada em Mt 18:17, com
verbos no tempo presente. "E, se não as escutar,
dizE-o à IGREJA ; e, se também não escutar a IGREJA, considerA-o como um gentio e
publicano." Portanto, seguramente, a assembleia local
já existia durante os dias de Cristo.
A palavra "ekklesia" aparece pela primeira vez em Mt 16:18 "Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra
edificarei a minha IGREJA, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;"
[NOTA3]
Primeiramente, recordemos a definição bíblica do que é uma igreja:
No Novo Testamento, cada e toda igreja (ekklesia) de crentes é:
(1) um grupo, um corpo, um organismo (diferente de organização)
(2) local e
(3) organizado de
(4) pessoas que já foram salvas do caminho do Inferno (isto é, o Espírito Santo já as "chamou para fora" do mundo e do pecado, e elas biblicamente arrependeram-se, creram, foram regeneradas, convertidas [He 12:23], foram feitas novas criaturas radicalmente diferentes de antes), depois
(5) pediram e foram submersas em água, e
(6) foram aceitas e arroladas como membros daquela igreja local.
(7) Os membros de cada igreja se reúnem física e corporalmente,
(8) uma ou mais vezes por semana, sob a liderança de um ancião-pastor, mestre,
(9) num local físico, para,
(10) todos eles (física e espiritualmente juntos),
(11) cultuarem ao Deus verdadeiro, o da Bíblia, com
(12) uma só doutrina + prática
(13) perfeitamente definidas,
(14) absolutamente neotestamentárias, e
(13) unanimemente cridas e convictamente defendidas por todos os seus membros.
(14) E tendo os objetivos de: proclamar e expandir o Evangelho de nosso Senhor e Salvador Jesus, o Cristo de Deus;
(15) organizar outras igrejas da mesma fé e prática;
(16) edificar seus membros espiritualmente (isto inclui pregação, exortação, repreensão e, quando necessário, disciplinamento);
(17) praticar amor, comunhão e beneficência entre os irmãos da assembleia local;
(18) praticar beneficência entre outros irmãos de outras igrejas de mesma fé e práticas, e, dentro de suas possibilidades, a quantos dela precisem; e
(19) observar as 2 ordenanças memoriais simbólicas (submersão e ceia).
Agora, vejamos as seis possibilidades para o início da 1a. assembleia local (seguramente nos dias do Cristo sobre a terra):
i.a. A reunião da noite do domingo da ressurreição: Cristo veio e assoprou e os discípulos
(realmente reunidos, reunidos em um local) receberam o Espírito Santo (Jo
20:21-22). Não faltou a esta reunião nenhum dos
19 elementos (acima) mais fundamentais para ser uma reunião de uma
ekklesia neotestamentária. (Cheque, por favor.)
Jo 20:21-22 21 Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Paz seja convosco; assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós. 22 E, havendo dito isto, assoprou sobre eles e disse-lhes:
Recebei o Espírito Santo. [NOTA4]
i.b. A Ceia em Mt 26 = Mr 14 = Lc 22 = Jo 13, onde foi instituída e praticada a 2a. das 2
ordenanças simbólicas
que o Cristo deixou para as suas assembleias locais. Também desta reunião
observamos que não lhe faltou nenhum dos
19 elementos (acima) mais fundamentais para ser uma reunião de uma
ekklesia neotestamentária. (Cheque, por favor.).
i.c. A chamada dos 12 apóstolos, em Mt 10:1-4 [ou mesmo antes de Cristo dar-lhes este título? Mr 3:14-19 = Lc 6:13-16]:
Mt 10:1-4 1 ¶ E, chamando os seus doze discípulos, deu-lhes poder sobre os espíritos imundos, para os expulsarem, e para curarem toda a enfermidade e todo o mal. 2 Ora, os nomes dos doze apóstolos são estes: O primeiro, Simão, chamado Pedro, e André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão; 3 Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o publicano; Tiago, filho de Alfeu, e Lebeu, apelidado Tadeu; 4 Simão o Zelote, e Judas Iscariotes, aquele que o traiu.
Mr 3:14-19 14 E nomeou doze para que estivessem com ele e os mandasse a pregar, 15 E para que tivessem o poder de curar as enfermidades e expulsar os demônios: 16 A Simão, a quem pós o nome de Pedro, 17 E a Tiago, filho de Zebedeu, e a João, irmão de Tiago, aos quais pós o nome de Boanerges, que significa: Filhos do trovão; 18 E a André, e a Filipe, e a Bartolomeu, e a Mateus, e a Tomé, e a Tiago, filho de Alfeu, e a Tadeu, e a Simão o Zelote, 19 E a Judas Iscariotes, o que o entregou.
Será que tanto uma dessas duas reuniões como a outra não satisfaziam todas as
19 características mais essenciais (acima) de uma reunião de uma assembleia local? Tinham um ancião-pastor (Cristo) (tinham até mesmo um
tesoureiro :-) ...); agiam como uma unidade corporativa, um dócil corpo sob uma cabeça; tinham um padrão doutrinário bem definido; tinham comunhão entre si, como crentes; observavam a
submersão e observariam a ceia do Senhor; reuniam-se para, todos juntos,
cultuar a Deus (entoação de hinos, pregação do evangelho e doutrina, ofertas, socorro aos necessitados,
etc.). (Cheque todos os 19 itens, por favor).
i.d. A primeira reunião com os seus discípulos, em Mt 5:1 (mesmo antes da
especial seleção e envio de setenta deles, em Lc 10:1). Mesmos
argumentos.
Mt 5:1 E Jesus, vendo a multidão, subiu a um monte, e, assentando-se, aproximaram-se dele os seus discípulos;
i.e. A primeira reunião com o primeiro salvo que satisfez os devidos pré-requisitos e se reuniu sob o pastorado do Senhor Jesus
Cristo. (No mais tardar esse salvo foi Pedro, ao confessar Cristo em Mt 16:18, onde há a 1a. menção de ekklesia; No menos tardar, foi Simão (Pedro)
ou André, em Mt 4:18-20; Mr 1:16-18;
Ou foi André ou outro de quem o nome não foi dado, em Jo
1:37-41).
Mt 16:18 Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;
Mt 4:18-20 18 ¶ E Jesus, andando junto ao mar da Galiléia, viu a dois irmãos, Simão, chamado Pedro, e André, os quais lançavam as redes ao mar, porque eram pescadores; 19 E disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens. 20 Então eles, deixando logo as redes, seguiram-no.
João 1:37-41 37 ¶ E os dois discípulos ouviram-no dizer isto, e seguiram a Jesus. 38 E Jesus, voltando-se e vendo que eles o seguiam, disse-lhes: Que buscais? E eles disseram: Rabi (que, traduzido, quer dizer Mestre), onde moras? 39 Ele lhes disse: Vinde, e vede. Foram, e viram onde morava, e ficaram com ele aquele dia; e era já quase a hora décima. 40 Era André, irmão de Simão Pedro, um dos dois que ouviram aquilo de João, e o haviam seguido. 41 Este achou primeiro a seu irmão Simão, e disse-lhe: Achamos o Messias (que, traduzido, é o Cristo).
É seguro que, em Mt 16:18, Pedro já apreendera e cria todas as verdades sobre
o Cristo as quais faziam de Pedro um crente neotestamentário. Não temos
certeza que isto foi verdade em Mt 4:18-20 = Mr 1:16-18, e em Jo 1:37-41.
Inclinamo-nos a pensar que não. De qualquer maneira, supondo que foi verdade,
então podemos observar que a cada uma dessas 3 reuniões descritas nessas 4
passagens (Mt 16:18; Mt 4:18-20 = Mr 1:16-18; Jo 1:37-41) não faltou nenhum dos
19 elementos (acima) mais fundamentais para ser uma reunião de uma
ekklesia neotestamentária. (Cheque, por favor.)
i.f. Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, ao ser submerso por João o
submersor, em Mt 3:16-17. Embora algumas figuras (e.g. a da Noiva) não indiquem este início, lembremos que a
figura da pedra principal e de esquina, o indica, pois ela foi a primeira pedra componente do edifício.
Mt 3:16-17 13 ¶ Então veio Jesus da Galiléia ter com João, junto do Jordão, para ser batizado por ele. 14 Mas João opunha-se-lhe, dizendo: Eu careço de ser batizado por ti, e vens tu a mim? 15 Jesus, porém, respondendo, disse-lhe: Deixa por agora, porque assim nos convém cumprir toda a justiça. Então ele o permitiu.
16 E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele. 17 E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.
Nossa conclusão sobre essas 6 possibilidades:
- Uma vez que o Cristo é a pedra principal e de esquina da assembleia local, então
o lançamento da 1a. pedra da 1a. assembleia local (e de cada assembleia local, e
da assembleia local totalizada futura) está nEle, no Cristo, e ocorreu no início
do Seu ministério público sobre a terra, na Sua submersão por João o
submersor.
- Com a adição daqueles que seriam os apóstolos e os discípulos escolhidos
por Cristo, temos claramente a 1a. assembleia local (local, mesmo que sendo ambulante até fixar-se
em Jerusalém) em processo de edificação, numa fase de transição
entre a dispensação da Lei e a dispensação das assembleias locais.
- Na ceia descrita em Mt 26 = Mr 14 = Lc 22 = Jo 13 temos a 1a.
reunião da 1a. assembleia local que já estava plenamente edificada (isto
combina com o "tendo consumado a obra" de Jo 17:4 e o "está
consumado" de Jo 19:30). 1a. reunião ocorrendo já na dispensação das
assembleias locais, pois a profecia das
69 semanas de Daniel 9:25 (69 x 7 anos = 483 anos proféticos = 483 x 360 dias =
173.880 dias depois do decreto do rei Artaxerxes) tinha se completado exatamente no chamado "domingo de
palmas" (quando o Cristo entrou em Jerusalém).
- Mas nada objetamos a quem veja a o início da 1a. assembleia local noutra ocasião, contando que seja durante os dias do Cristo sobre a terra,
isto é absolutamente seguro.
[NOTA1]:
DIVISÕES ENTRE OS QUE VÊM O INÍCIO DAS IGREJAS EM AT 2: Alguns o vêm no:
- verso 1, no cenáculo;
- verso 3, na submersão com / em / dentro de o Espírito Santo (não deixemos de ler
o Capítulo 6 "Submersão com / em / Dentro de o Espírito Santo", agora);
- versos 41-42, nas submersões em água + arrolamento como membros + cultos regulares + Ceia.
[NOTA2]:
PRINCIPAIS ARGUMENTOS DO INÍCIO EM PENTECOSTES, ALGUM PONTO EM AT 2 (mas ver argumentos da nossa
posição, acima):
a. "No Novo Testamento, as salvações e as igrejas não dependem da esperança,
da expectativa na obra redentora do Cristo (a qual ainda estava no futuro), mas sim da sua completação.
Portanto, igrejas não podiam existir antes de Sua:
- a.a. "Morte, pois foi Seu sangue que nos salvou e purificou (He 9:22);"
- a.b. "Ressurreição, pois foi ela que nos deu vida ressurreta, e as assembleias locais são edificados sobre Sua ressurreição (Ef 1:19-20)".
- a.c. "Ascensão, a qual:". "O fez nosso Advogado (Rm 8:34);"
. "O fez a Cabeça, e à assembleia local fez o Seu corpo (Cl 1:18);"
. "Trouxe o advento do Espírito Santo" (ver refutação no texto principal, acima, e em Jo 20:21-22, acima);"
. "Possibilitou dons às assembleias locais (Ef 4:7-12)."
b. "A submersão com / em / dentro de o Espírito Santo ainda não ocorrera em At
1:5 (..., mas vós serEIS batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias.), só ocorreu em At 2 (prova em At
11:15-16: E, quando comecei a falar, caiu sobre eles o Espírito Santo, como também sobre nós ao princípio.
...).".
- A nossa resposta está (além de nos argumentos específicos que apresentamos
para nossa posição) em que nenhum desses versos há pouco alegados estabelece
definitivamente que o início da 1a. assembleia local foi em At 2, nem proíbe
definitivamente que tenha sido conforme acreditamos (foi em algum ponto anterior do Seu
ministério, antes da crucificação), nem, o que é de maior peso, explica como, em Atos 2:41, almas foram acrescentadas à assembleia local de
Jerusalém, portanto tal assembleia local já existia!... Isto completamente demole
toda a teoria do início em At 2!
[NOTA3]
Alguns crêem que A EKKLESIA AINDA ERA FUTURA EM MT 16:18 ( "... e sobre esta pedra edificaREI {oikodomêsô} a minha igreja, e
..." )
No entanto, o verbo "oikodomeô" {"erigir, edificar, construir uma casa, inclusive ou exclusive a
fundação"} não necessariamente exige a idéia de fundar, de criar a
partir do nada, de iniciar algo inexistente, de começar um processo de construir a partir do nada. Lembrando que o único dicionário e gramática infalível é a
própria Bíblia, vejamos, por exemplo, 1Ts 5:11 "... edificai-vos {oidodomeite} uns aos outros, como também o
fazeis". Este edificar é assentar tijolos sobre tijolos já assentados. Ver também Rm 15:20
"..., para não
edificar {oikodomô} sobre fundamento alheio;". Aqui, o verbo é aplicado à ação de erigir sobre um alicerce ou algo
PREexistente.
Portanto, a promessa "erigiREI" (*) pode se referir à garantia do futuro & infalível sentar de pedras, pelo Senhor, sobre algo que já
existia (criado por Ele, durante seu ministério sobre a terra), não a que a instituição do igreja e a fundação de sua primeira instância (a assembleia local de Jerusalém) ainda eram futuras.
(*) "ErigiREI" {oikodomêsô} é futuro do indicativo, que geralmente é pontilear, mas também pode ser
linear. Aqui, contexto e estrutura podem até mesmo admitir que seja o linear
"erigirei continuamente" ou "estarei
edificando". Por isso (e porque a construção da assembleia local
totalizada futura só estará completa no Arrebatamento) é que é dito que nós
colaboramos com Deus, quando
estamos erigindo uns aos outros e às igrejas (sempre locais!): At 9:31; 1Co 8:1; 10:23; 14:4,17; 1Ts 5:11.
At 9:31 Assim, pois, as igrejas em toda a Judéia, e Galiléia e Samaria tinham paz, e
ERAM EDIFICADAS; e se multiplicavam, andando no temor do Senhor e consolação do Espírito Santo.
1Co 8:1 Ora, no tocante às coisas sacrificadas aos ídolos, sabemos que todos temos ciência.
A ciência incha, mas O AMOR EDIFICA.
1Co 10:23 Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas
nem todas as coisas EDIFICAM.
1Co 14:4 O que fala em língua desconhecida edifica-se a si mesmo, mas o que profetiza
EDIFICA a igreja.
1Co 14:17 Porque realmente tu dás bem as graças, mas o outro não é
EDIFICADO.
1Ts 5:11 Por isso exortai-vos uns aos outros, e EDIFICAI-vos uns aos
outros, como também o fazeis.
[NOTA4]:
RECEBER O ESPÍRITO, ser Sua HABITAÇÃO-TEMPLO:
Aos discípulos contemporâneos de João, isto foi prometido em Jo 14:16,26; 15:26; 16:7 e foi cumprido em Jo
20:22.
Jo 14:16 E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre;
Jo 14:26 Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.
Jo 15:26 Mas, quando vier o Consolador, que eu da parte do Pai vos hei de enviar, aquele Espírito de verdade, que procede do Pai, ele testificará de mim.
Jo 16:7 Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei.
Jo 20:22 E, havendo dito isto, assoprou sobre eles e disse-lhes:
RECEBEI O ESPÍRITO SANTO.
Quanto aos demais crentes, todos, sem exceção, já recebemos o Espírito e
já somos Sua habitação-templo (1Co 3:16; 2Co 6:16; ver Capítulo 4
"As Principais Figuras [dos 3 Tipos] das Igrejas (Sempre Locais), e dos seus
Membros", letra "a").
1Co 3:16 Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus
HABITA EM VÓS?
2Co 6:16 E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque
vós SOIS o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles HABITAREI, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.
Portanto, tal habitação tem que ter se cumprido individualmente no mesmo instante da
salvação de todo crente, sem exceção.
Diferenciemos "recebimento do Espírito Santo, ser sua habitação-templo"
(isto está ocorrendo no instante da salvação de cada crente desta
dispensação)
da "submersão com / em / dentro de o Espírito Santo" (prometida em Mt 3:11; Mr 1:8; Lc 3:16; Jo 1:33; At 1:5), que ocorreu de uma só vez para
sempre na História, nas "inaugurações para 3 classes" (ver 1Co 12:13 e ver
Capítulo 6 "Submersão com / em / Dentro de o Espírito Santo").
Diferenciemos "recebimento do Espírito Santo, ser sua habitação-templo"
(1 só vez na vida de cada crente desta dispensação, na sua salvação)
de "continuadamente nos deixarmos ser cheios pelo Espírito, receber Seu poder, ser
revestido de Sua virtude".
Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.