Características da assembleia primitiva, a 1a. assembleia local: perseverança, comunhão, oração, temor, união, unanimidade, padrão doutrinário, tudo em comum, serviço, louvor, grande comissão,  ceia, perseguição, ousadia, santidade,  justiça, gozo, alegria, dons, corpo do Cristo.

7. CARACTERÍSTICAS DAS PRIMEIRAS AssembleIAS LOCAIS  (segundo lemos diretamente na Bíblia)


"e PERSEVERAVAM
(1) na doutrina dos apóstolos, e
(2) na comunhão, e
(3) no partir do pão, e
(4) nas orações. e em toda a alma havia
(5) temor, e
(6) muitas maravilhas e sinais se faziam pelos APÓSTOLOS.    e todos os que criam 
(7) estavam juntos, e
(8) tinham tudo em comum. e vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com todos, segundo cada um havia de mister. e, PERSEVERANDO
(2) unânimes
(9) todos os dias   no templo, e
(3) partindo o pão em casa,   comiam juntos com
(10) alegria e   singeleza de coração,
(11) Louvando a Deus, e
(12) caindo na graça de todo o povo.   e
(13) TODOS OS DIAS acrescentava o
Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar."
(At 2:42-47)


EXORTAÇÃO: As fé e prática daquela assembleia modelo são perfeitamente refletidas no nossa assembleia local? (Esforcemo-nos que sim...).



a. Características das 1as Assembleias Locais, Restringindo-nos Apenas ao Livro de ATOS

Além das 13 características das assembleias locais, vistas em At 2:42-47, vemos outras 27 características, restringindo-nos a Atos:

1. juntos, tinham UM (mesmo e único e definido) padrão doutrinário, seguindo só a Bíblia, e toda a Bíblia. At 2:42a;
E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações. (At 2:42)

2. juntos, tinham comunhão (doce gozo em propósito E trabalhar). 2:42b; [NOTA1]
E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações. (At 2:42)

3. gostavam de comer juntos, nas casas e em assembleia (inclusive tomar juntos a Ceia do Senhor). 2:42c; 46b;
E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações. (At 2:42)

4. juntos, perseveravam em orações e súplicas. 1:12-14; 2:42d; 12:5;
   12 ¶ Então voltaram para Jerusalém, do monte chamado das Oliveiras, o qual está perto de Jerusalém, à distância do caminho de um sábado. 13 E, entrando, subiram ao cenáculo, onde habitavam Pedro e Tiago, João e André, Filipe e Tomé, Bartolomeu e Mateus, Tiago, filho de Alfeu, Simão, o Zelote, e Judas, irmão de Tiago. 14 Todos estes perseveravam unanimemente em oração e súplicas, com as mulheres, e Maria mãe de Jesus, e com seus irmãos. (At 1:12-14)
   E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações. (At 2:42)
   Pedro, pois, era guardado na prisão; mas a igreja fazia contínua oração por ele a Deus. (At 12:5)

5. tinham profundo temor ao Senhor. 2:43a; 5:5,11 (Ananias); 9:31; 19:17
   E em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos. (At 2:43)
   E Ananias, ouvindo estas palavras, caiu e expirou. E um grande temor veio sobre todos os que isto ouviram. (At 5:5)
   E houve um grande temor em toda a igreja, e em todos os que ouviram estas coisas. (At 5:11)
   Assim, pois, as igrejas em toda a Judéia, e Galiléia e Samaria tinham paz, e eram edificadas; e se multiplicavam, andando no temor do Senhor e consolação do Espírito Santo. (At 9:31)
   E foi isto notório a todos os que habitavam em Éfeso, tanto judeus como gregos; e caiu temor sobre todos eles, e o nome do Senhor Jesus era engrandecido. (At 19:17)

6. os APÓSTOLOS faziam muitas maravilhas e sinais. 2:43b; 2:1-11 (Pentecostes); 4:33
   E em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos. (At 2:43)

   1 ¶ E, cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos concordemente no mesmo lugar; 2 E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados. 3 E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles. 4 E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem. 5 ¶ E em Jerusalém estavam habitando judeus, homens religiosos, de todas as nações que estão debaixo do céu. 6 E, quando aquele som ocorreu, ajuntou-se uma multidão, e estava confusa, porque cada um os ouvia falar na sua própria língua. 7 E todos pasmavam e se maravilhavam, dizendo uns aos outros: Pois quê! não são galileus todos esses homens que estão falando? 8 Como, pois, os ouvimos, cada um, na nossa própria língua em que somos nascidos? 9 Partos e medos, elamitas e os que habitam na Mesopotâmia, Judéia, Capadócia, Ponto e Ásia, 10 E Frígia e Panfília, Egito e partes da Líbia, junto a Cirene, e forasteiros romanos, tanto judeus como prosélitos, 11 Cretenses e árabes, todos nós temos ouvido em nossas próprias línguas falar das grandezas de Deus. (At 2:1-11)

7. estavam juntos, unidos, unânimes (espiritualmente, sempre; fisicamente, sempre que possível). 2:44a, 46; 4:32a. Também Ef 4:1-7;
   E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum. (At 2:44)
   E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração, (At 2:46)
   E era um o coração e a alma da multidão dos que criam, e ninguém dizia que coisa alguma do que possuía era sua própria, mas todas as coisas lhes eram comuns. (At 4:32)
   1 ¶ Rogo-vos, pois, eu, o preso do Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados, 2 ¶ Com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor, 3 Procurando guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz. 4 Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação; 5 Um só Senhor, uma só fé, um só batismo; 6 Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos vós. 7 Mas a graça foi dada a cada um de nós segundo a medida do dom de Cristo. (Ef 4:1-7)

8. tinham tudo em comum. 2:44b; 4:32b (voluntariamente, pelo Espírito, não pelo Comunismo! Contraste 2Ts 3:10)
   E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum. (At 2:44)
   E era um o coração e a alma da multidão dos que criam, e ninguém dizia que coisa alguma do que possuía era sua própria, mas todas as coisas lhes eram comuns. (At 4:32)
   Porque, quando ainda estávamos convosco, vos mandamos isto, que, se alguém não quiser trabalhar, não coma também. (2Ts 3:10)


9. juntos, cuidavam dos seus que estivessem em incontornável crise. 2:45; 4:34-35 (voluntariamente, pelo Espírito, não pelo Comunismo! Contraste 2Ts 2:10, acima ); 6:1 (instituição dos anciãos - ordenança); ver também Ef 4:28-32; 1Tm 5:8,16.
   E vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com todos, segundo cada um havia de mister. (At 2:45)
   34 Não havia, pois, entre eles necessitado algum; porque todos os que possuíam herdades ou casas, vendendo-as, traziam o preço do que fora vendido, e o depositavam aos pés dos apóstolos. 35 E repartia-se a cada um, segundo a necessidade que cada um tinha. (At 4:34-35)
   Ora, naqueles dias, crescendo o número dos discípulos, houve uma murmuração dos gregos contra os hebreus, porque as suas viúvas eram desprezadas no ministério cotidiano. (At 6:1)
   28 Aquele que furtava, não furte mais; antes trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com o que tiver necessidade. ... . (Ef 4:28-32)
   Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel. (1Tm 5:8)
   Se algum crente ou alguma crente tem viúvas, socorra-as, e não se sobrecarregue a igreja, para que se possam sustentar as que deveras são viúvas. (1Tm 5:16)

10. juntos adoravam e prestavam serviço ao Senhor, todos os dias. 2:46a; 5:42
   E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração, (At 2:46)
   E todos os dias, no templo e nas casas, não cessavam de ensinar, e de anunciar a Jesus Cristo. (At 5:42)

11. juntos louvavam a Deus (louvar é magnificar Deus por palavras sinceras [não obras, não instrumentos musicais] de testemunhos singelos dados em privado ou em público, de pregação, etc. Muitas vezes a descida para descalabros na área da música começa quando se considera que só ela é louvor, ou é superior: "agora, vamos para a parte de louvor, depois ouviremos um testemunho, finalmente a pregação"; "quem louvará a Deus, hoje, é o levita X" [NOTA2]). 2:47a; 3:8-9;
   Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar. (At 2:47)
   8 E, saltando ele, pôs-se em pé, e andou, e entrou com eles no templo, andando, e saltando, e louvando a Deus. 9 E todo o povo o viu andar e louvar a Deus; (At 3:8-9)


12. juntos caiam na graça de todos ("todos" se refere somente às multidões sinceras, já sendo tocadas por Deus para salvação, não se refere ao sistema mundano, nem àqueles consciente e definitivamente odiando ao Deus verdadeiro, nem à "Religião Oficial": estes três enormes grupos em extremo nos odiarão e perseguirão, se permitido e possível eles nos torturarão e matarão) 2:47b; 5:13
   Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar. (At 2:47)
   Dos outros, porém, ninguém ousava ajuntar-se a eles; mas o povo tinha-os em grande estima. (At 5:13)


13. juntos, recebiam almas acrescentadas PELO Senhor (2:41b, 47c) (e PARA o Senhor ). 5:41. E estas adições eram reais, verdadeiras, pois provinham do Senhor e não do truque, talento e gênio do pregador e da assembleia.
   41 Portanto, os que na verdade receberam de bom grado a sua palavra foram submersos; e naquele dia foram adicionadas à igreja {#} quase três mil almas; (At 2:41) {tradução literal refletindo Almeida-1693, KJV, etc.)
   Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar. (At 2:47)
   Retiraram-se, pois, da presença do conselho, regozijando-se de terem sido julgados dignos de padecer afronta PELO nome de Jesus. (At 5:41) {"pelo" = "por causa de, em prol de, por amor a, para o bem de"}

14. juntos obedeciam à grande comissão, de 1:8; espalhavam o evangelho 8:4 (todos, não só os líderes!); mandavam missionários. At 11:13; 13:1-3. [NOTA3]
   Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra. (At 1:8)
   Mas os que andavam dispersos iam por toda a parte, anunciando a palavra. (At 8:4)
   E contou-nos como vira em pé um anjo em sua casa, e lhe dissera: Envia homens a Jope, e manda chamar a Simão, que tem por sobrenome Pedro, (At 11:13)
   1 ¶ E na igreja que estava em Antioquia havia alguns profetas e doutores, a saber: Barnabé e Simeão chamado Níger, e Lúcio, cireneu, e Manaém, que fora criado com Herodes o tetrarca, e Saulo. 2 E, servindo eles ao Senhor, e jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado. 3 Então, jejuando e orando, e pondo sobre eles as mãos, os despediram. (At 13:1-3)


15. pregavam e ensinavam o evangelho do Cristo. 2:15-17; 5:42; 8:4(todos), 5, 12 (Filipe:Samaria); 9:20; 14:7; 15:35; 20:20.
    42 E todos os dias, no templo e nas casas, não cessavam de ensinar, e de anunciar a Jesus Cristo. (At 5:42)
   4 ¶ Mas os que andavam dispersos iam por toda a parte, anunciando a palavra. 5 E, descendo Filipe à cidade de Samaria lhes pregava a Cristo. (At 8:4-5)
   Mas, como cressem em Filipe, que lhes pregava acerca do reino de Deus, e do nome de Jesus Cristo, se batizavam, tanto homens como mulheres. (At 8:12)
   E logo nas sinagogas pregava a Cristo, que este é o Filho de Deus. (At 9:20)
   E ali pregavam o evangelho. (At 14:7)
   E Paulo e Barnabé ficaram em Antioquia, ensinando e pregando, com muitos outros, a palavra do Senhor. (At 15:35)
   Como nada, que útil seja, deixei de vos anunciar, e ensinar publicamente e pelas casas, (At 20:20)

16. eram chamados cristãos (isto significa que pareciam com Cristo!). 11:26;
   E sucedeu que todo um ano se reuniram naquela igreja, e ensinaram muita gente; e em Antioquia foram os discípulos, pela primeira vez, chamados CRISTÃOS. (At 11:26)

17. eram organizados (eleição de Matias). 1:15-26;
  ... 21 É necessário, pois, que, dos homens que conviveram conosco todo o tempo em que o Senhor Jesus entrou e saiu dentre nós, 22 Começando desde o batismo de João até ao dia em que de entre nós foi recebido em cima, um deles se faça conosco testemunha da sua ressurreição. 23 E apresentaram dois: José, chamado Barsabás, que tinha por sobrenome o Justo, e Matias. 24 E, orando, disseram: Tu, Senhor, conhecedor dos corações de todos, mostra qual destes dois tens escolhido, 25 Para que tome parte neste ministério e apostolado, de que Judas se desviou, para ir para o seu próprio lugar. 26 E, lançando-lhes sortes, caiu a sorte sobre Matias. E por VOTO comum foi contado com os onze apóstolos. (At 1:15-26)

18. submergiam. 2:38,41; 8:12,36-38; 16:33; 18:8;
   E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo; (At 2:38)
   De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas, (At 2:41)
   Mas, como cressem em Filipe, que lhes pregava acerca do reino de Deus, e do nome de Jesus Cristo, se batizavam, tanto homens como mulheres. (At 8:12)
   36 E, indo eles caminhando, chegaram ao pé de alguma água, e disse o eunuco: Eis aqui água; que impede que eu seja batizado? 37 E disse Filipe: É lícito, se crês de todo o coração. E, respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus. 38 E mandou parar o carro, e desceram ambos à água, tanto Filipe como o eunuco, e o batizou. (At 8:36-38)
   E, tomando-os ele consigo naquela mesma hora da noite, lavou-lhes os vergões; e logo foi batizado, ele e todos os seus. (At 16:33)
   E Crispo, principal da sinagoga, creu no Senhor com toda a sua casa; e muitos dos coríntios, ouvindo-o, creram e foram batizados. (At 18:8)

19. eram perseguidos. 4:1-4 (Pedro e João presos); 5:17-18,28,33,40 (apóstolos presos, ameaçados, quase mortos, açoitados); 7:57-58 (Estevão apedrejado); 8:1-3 (Saulo assolando); 12:1-3 (Tiago morto, Pedro preso); etc.;

20. eram ousados, atrevidamente corajosos. 4:13,29,31; 5:29-30; 9:29; 13:46; 14:3; 18:26; 19:8; 26:26;
   Então eles, vendo a OUSADIA de Pedro e João, e informados de que eram homens sem letras e indoutos, maravilharam-se e reconheceram que eles haviam estado com Jesus. (At 4:13)
   Agora, pois, ó Senhor, olha para as suas ameaças, e concede aos teus servos que falem com toda a OUSADIA a tua palavra; (At 4:29)
   E, tendo orado, moveu-se o lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do Espírito Santo, e anunciavam com OUSADIA a palavra de Deus. (At 4:31)
   29 Porém, respondendo Pedro e os apóstolos, disseram: Mais importa obedecer a Deus do que aos homens. 30 O Deus de nossos pais ressuscitou a Jesus, ao qual vós matastes, suspendendo-o no madeiro. (At 5:29-30)
   E falava OUSADAMENTE no nome do Senhor Jesus. Falava e disputava também contra os gregos, mas eles procuravam matá-lo. (At 9:29)
   Mas Paulo e Barnabé, usando de OUSADIA, disseram: Era mister que a vós se vos pregasse primeiro a palavra de Deus; mas, visto que a rejeitais, e não vos julgais dignos da vida eterna, eis que nos voltamos para os gentios; (At 13:46)
   Detiveram-se, pois, muito tempo, falando OUSADAMENTE acerca do Senhor, o qual dava testemunho à palavra da sua graça, permitindo que por suas mãos se fizessem sinais e prodígios. (At 14:3)
   Ele começou a falar OUSADAMENTE na sinagoga; e, quando o ouviram Priscila e Aqüila, o levaram consigo e lhe declararam mais precisamente o caminho de Deus. (At 18:26)
   E, entrando na sinagoga, falou OUSADAMENTE por espaço de três meses, disputando e persuadindo-os acerca do reino de Deus. (At 19:8)
   Porque o rei, diante de quem falo com OUSADIA, sabe estas coisas, pois não creio que nada disto lhe é oculto; porque isto não se fez em qualquer canto. (At 26:26)


21. viviam justa e exemplarmente em todas suas atividades. 2:42-46;
   42 ¶ E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações. 43 E em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos. 44 E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum. 45 E vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com todos, segundo cada um havia de mister. 46 E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração, (At 2:42-46)

22. eram tornados santos e tornados puros. 5:1-11;
   1 ¶ Mas um certo homem chamado Ananias, com Safira, sua mulher, vendeu uma propriedade, 2 E reteve parte do preço, sabendo-o também sua mulher; e, levando uma parte, a depositou aos pés dos apóstolos. 3 Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, e retivesses parte do preço da herdade? 4 Guardando-a não ficava para ti? E, vendida, não estava em teu poder? Por que formaste este desígnio em teu coração? Não mentiste aos homens, mas a Deus. 5 E Ananias, ouvindo estas palavras, caiu e expirou. E um grande temor veio sobre todos os que isto ouviram. 6 E, levantando-se os moços, cobriram o morto e, transportando-o para fora, o sepultaram. 7 E, passando um espaço quase de três horas, entrou também sua mulher, não sabendo o que havia acontecido. 8 E disse-lhe Pedro: Dize-me, vendestes por tanto aquela herdade? E ela disse: Sim, por tanto. 9 Então Pedro lhe disse: Por que é que entre vós vos concertastes para tentar o Espírito do Senhor? Eis aí à porta os pés dos que sepultaram o teu marido, e também te levarão a ti. 10 E logo caiu aos seus pés, e expirou. E, entrando os moços, acharam-na morta, e a sepultaram junto de seu marido. 11 E houve um grande temor em toda a igreja, e em todos os que ouviram estas coisas. (At 5:1-11)

23. eram dedicados até ao ponto de morrer. 7 (Estevão);

24. eram perdoadores. 7:60 (Estevão);
   E, pondo-se de joelhos, clamou com grande voz: Senhor, não lhes imputes este pecado. E, tendo dito isto, adormeceu. (At 7:60)

25. a assembleia LOCAL é onde o crente é alimentado. 20:28
   Olhai, pois, por vós, e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para APASCENTARDES a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue. (At 20:28)

26. juntos, eram inabaláveis. 2:42; Ef 4:14-16
   E PERSEVERAVAM na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações. (At 2:42)
   14 Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente. 15 Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, 16 Do qual todo o corpo, bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor. (Ef 4:14-16)


27. juntos, tinham verdadeiro gozo e alegria. 2:46; Ef 5:18-21
   E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com ALEGRIA E SINGELEZA DE CORAÇÃO, (At 2:46)
   18 E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito; 19 Falando entre vós em salmos, e hinos, e cânticos espirituais; cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração; 20 Dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo; 21 ¶ Sujeitando-vos uns aos outros no temor de Deus. (Ef 5:18-21)


b. Características das 1as Assembleias Locais, Afora o Livro de Atos

A assembleia local, afora o livro de Atos:

1. é o corpo do Cristo. Cl 1:24
   Regozijo-me agora no que padeço por vós, e na minha carne cumpro o resto das aflições de Cristo, pelo seu corpo, que é a igreja; (Cl 1:24)

2. faz ser conhecida a sabedoria de Deus. Ef 3:10
   Para que agora, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus seja conhecida dos principados e potestades nos céus, (Ef 3:10)

3. seus membros são santos, separados à parte. Por e para Deus. 1Co 1:2
   À igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados santos, com todos os que em todo o lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso: (1Co 1:2)

4. será arrebatada e glorificada. 1Co 15:52
   Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. (1Co 15:52)

5. dá testemunho do Cristo. E serve-O. 1Pe 1:15
   Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; (1Pe 1:15)

6. está em sujeição ao Cristo. Ef 5:24
   De sorte que, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo sujeitas a seus maridos. (Ef 5:24)

7. tem o ministério da reconciliação. 2Co 5:19
   Isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados; e pós em nós a palavra da reconciliação. (2Co 5:19)

8 é a plenitude do Cristo. Ef 1:23
   Que é o seu corpo, a plenitude daquele que cumpre tudo em todos. (Ef 1:23)

9 canta, canta louvores a Deus, espiritualmente. Ef. 5:19
   Falando entre vós em salmos, e hinos, e cânticos espirituais; cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração; (Ef 5:19)

10. recebeu e exercitou dons. 1Co 4:17; 12:28,29; Ef 4:11-16; At 1:26; Rm 12:7.
   Por esta causa vos mandei Timóteo, que é meu filho amado, e fiel no Senhor, o qual vos lembrará os meus caminhos em Cristo, como por toda a parte ensino em cada igreja. (1Co 4:17)
   28 E a uns pôs Deus na igreja, primeiramente apóstolos, em segundo lugar profetas, em terceiro doutores, depois milagres, depois dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas. 29 Porventura são todos apóstolos? são todos profetas? são todos doutores? são todos operadores de milagres? (1Co 12:28-29)
   11 E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, 12 Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; 13 Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo, 14 Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente. 15 Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, 16 Do qual todo o corpo, bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor. (Ef 4:11-16)
   E, lançando-lhes sortes, caiu a sorte sobre Matias. E por voto comum foi contado com os onze apóstolos. (At 1:26)
   Se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensino; (Rm 12:7)

11 é do Cristo. Mt 16:18
   Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra EU edificarei a MINHA igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela; (Mt 16:18)

12 é do Deus vivo. 1Tm 3:15
   Mas, se tardar, para que saibas como convém andar na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, a coluna e firmeza da verdade. (1Tm 3:15)

13 é o templo santo do Senhor. Ef 2:20
   Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina; (Ef 2:20)

14 é uma comunhão de crentes com o mesmo pensar. At 2:46 (muito acima); Rm 12.16; 1Co 1:10
   Sede unânimes entre vós; não ambicioneis coisas altas, mas acomodai-vos às humildes; não sejais sábios em vós mesmos; (Rm 12:16)
   Rogo-vos, porém, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que digais todos uma mesma coisa, e que não haja entre vós dissensões; antes sejais unidos em um mesmo pensamento e em um mesmo parecer. (1Co 1:10)

   É inimaginável ignomínia que alguém tenha se tornado membro de uma assembleia local discordando de uma das suas fundamentais doutrinas ou práticas: isto só poderia significar que ele é um molusco sem convicções, ou que não dá a mínima importância a ter violadas suas mais fundamentais convicções, ou que é um traiçoeiro sabotador planejando causar uma insurreição. Por isso, assumamos que todos os crentes piedosos se tornaram membros de suas assembleias locais porque concordavam com todas as suas básicas doutrinas e práticas.
Mas se foi ao longo do tempo que um crente piedoso passou a entender que havia algum grave erro na doutrina ou prática da assembleia local e que ela era contrária à Bíblia, e se ele tiver pacientemente e pela Bíblia mostrado ao pastor (e à porção mais madura) da assembleia local que ela está contra a Bíblia, e eles definitivamente não aceitarem suas instruções e súplicas, então reflita muitíssimo bem se não é ele que está errado. No caso de continuar com a convicção que o grave erro é da assembleia que não lhe quer ouvir, então bata ele a poeira dos sapatos e vá para uma assembleia igual a ele, não fique insistindo para quebrar a comunhão da sua assembleia, para causar-lhe dolorosa divisão, talvez destruí-la! Ele siga sua consciência e deixe que Deus cuide da assembleia.

15 é a noiva do Cristo. Ef 5:25-27; Ap 19:7-9
   25 Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, 26 Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra, 27 Para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível. (Ef 5:25-27)
   7 Regozijemo-nos, e alegremo-nos, e demos-lhe glória; porque vindas são as bodas do Cordeiro, e já a sua esposa se aprontou. 8 E foi-lhe dado que se vestisse de linho fino, puro e resplandecente; porque o linho fino são as justiças dos santos. 9 E disse-me: Escreve: Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro. E disse-me: Estas são as verdadeiras palavras de Deus. (Ap 19:7-9)


16 todos os membros formam UM só corpo. Rm 12:5; 1Co 12:12
   Assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outros. (Rm 12:5)
   Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também. (1Co 12:12)


17 é a despenseira dos mistérios de Deus. 1Co 4:1
   Que os homens nos considerem como ministros de Cristo, e despenseiros dos mistérios de Deus. (1Co 4:1)

18 tem uma cabeça -- Cristo. Ef 1:23; Cl 1:18
   Que é o seu corpo, a plenitude daquele que cumpre tudo em todos. (Ef 1:23)
   E ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência. (Cl 1:18)

19 são os crentes. 1Co 1:2
   À igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados santos, com todos os que em todo o lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso: (1Co 1:2)

20 são os eleitos de Deus. Rm 8:33
   Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica. (Rm 8:33)


c. Quatro Razões Para O Vertiginoso Crescimento Do Cristianismo No Mundo Antigo

O famoso historiador do XVIII século, Gibbon, antagonizava o cristianismo, mas, em "Declínio e Queda do Império Romano", lista 4 razões para o vertiginoso crescimento do cristianismo no mundo antigo:
    a) O inapagável zelo e entusiasmo dos crentes em obedecer à Palavra; (*)
    b) A ardente e segura expectância da vida futura completamente dominando a vida presente; (*)
    c) O miraculoso poder demonstrado pelos apóstolos e crido anos depois deles; (*)
    d) A assombrosamente santa e pura moral dos crentes. (*)

Poderíamos resumir: O objetivo do crente naqueles dias era ser semelhante a Cristo em vida!!! (*)

(*) Perguntemo-nos: "E nós?"





NOTA1: RENITENTE DIVISÃO DENTRO DA AssembleIA LOCAL
Se, em uma assembleia local, crescer uma divisão dolorosa, renitente, profunda, extensa (já é horrível 10% contra 90% da assembleia, pior ainda se chegar, digamos, a 40% contra 60% da assembleia!), e:

(a) causada por carnalidade; ou
(b) acerca de posicionamento em questões doutrinárias ou práticas onde a Bíblia é explícita, mas não ficaram suficientemente explícitos nos Estatutos, Regimento, Artigos de Fé e Termo de Compromisso subscritos,

quase certamente se chegou a este ponto porque o ancião - pastor há tempos vem se acovardando (mercantilmente?), querendo ficar seguro em cima do muro, e se omitindo de tomar posição (continuada e forte e de todo coração) em suas pregações, provavelmente vem sendo assim desde o início do seu ministério.

Suponhamos que o (novo?) pastor e conferencistas e concílios (não necessariamente nessa ordem) jejuaram, oraram, alertaram - exortaram - instruíram - advertiram - repreenderam - disciplinaram, pregando (de forma continuada e forte e de todo coração, em toda sinceridade diante de Deus), esforçando-se vários meses ou até mesmo alguns anos para restaurar a corretude bíblica, o amor genuíno, a humildade, e a unidade de doutrina e coração à assembleia local.
Se, mesmo assim, as mentes ou corações continuarem rebeldes e inarredáveis, então será melhor uma divisão formal (por pior que pareça), a mais pacífica possível (mesmo que não seja tão pacífica quanto tentamos), sendo formadas 2 (ou 3) novas assembleias locais (cada uma passará a ter unanimidade), do que, ao preço do silêncio e tolerância, tentarmos manter 1 só pseudo-assembleia, rica e grande e crescendo em número, mas anômala, constante e fortemente exalando mau odor a Deus. Aliás, com tal rebeldia e carnalidade de corações, este esforço de acomodação não durará muito, não logrará êxito, não será satisfatório a ninguém, e a assembleia terminará se dividindo com prejuízos e dores muito, muito maiores ainda.

Que nenhum lado dessa divisão jamais esqueça Am 3:3; At 15:37-40 conjugado com 2Tm 4:11; Rm 2:24; 12:18; 1Co 6:1-8: 
   Porventura andarão dois juntos, se não estiverem de acordo? (Am 3:3)
   37 E Barnabé aconselhava que tomassem consigo a João, chamado Marcos. 38 Mas a Paulo parecia razoável que não tomassem consigo aquele que desde a Panfília se tinha apartado deles e não os acompanhou naquela obra. 39 E tal contenda houve entre eles, que se apartaram um do outro. Barnabé, levando consigo a Marcos, navegou para Chipre. 40 E Paulo, tendo escolhido a Silas, partiu, encomendado pelos irmãos à graça de Deus. (At 15:37-40)
   Só Lucas está comigo. Toma Marcos, e traze-o contigo, porque me é muito útil para o ministério. (2Tm 4:11)
Sempre deve imperar o amor e perdão interno, sem guardar mágoas. No máximo dentro de alguns anos devem haver sinceros arrependimento, reparação do erro, confissão, pedido de perdão, externa concessão de perdão, reconciliação. Daí, SE voltou a haver unanimidade, talvez poderá voltar a haver cooperação e comunhão, talvez mesmo reunião e identificação.
   Porque, como está escrito, o nome de Deus é blasfemado entre os gentios por causa de vós. (Rm 2:24)
   Se for possível, quanto estiver em VÓS, tende paz com todos os homens. (Rm 12:18)
   1 ¶ Ousa algum de vós, tendo algum negócio contra outro, ir a juízo perante os injustos, e não perante os santos? 2 Não sabeis vós que os santos hão de julgar o mundo? Ora, se o mundo deve ser julgado por vós, sois porventura indignos de julgar as coisas mínimas? 3 Não sabeis vós que havemos de julgar os anjos? Quanto mais as coisas pertencentes a esta vida? 4 Então, se tiverdes negócios em juízo, pertencentes a esta vida, pondes para julgá-los os que são de menos estima na igreja? 5 Para vos envergonhar o digo. Não há, pois, entre vós sábios, nem mesmo um, que possa julgar entre seus irmãos? 6 Mas o irmão vai a juízo com o irmão, e isto perante infiéis. 7 Na verdade é já realmente uma falta entre vós, terdes demandas uns contra os outros. Por que não sofreis antes a injustiça? Por que não sofreis antes o dano? 8 Mas vós mesmos fazeis a injustiça e fazeis o dano, e isto aos irmãos. (1Co 6:1-8)




NOTA2: UMA SUTIL SEMENTE CONDUZINDO À RENOVAÇÃO: TOMAR QUE MÚSICA É O SUPERIOR (OU ÚNICO!) LOUVOR!

   Podemos definir o Pentecostalismo (denominacional) ou o movimento da Renovação Espiritual (que almeja infiltrar-se e tomar todas assembleias de todas as denominações) como

a moderna religião onde as experiências e emoções religiosas, e os desejos religiosos do homem (particularmente o desejo de ter os mesmos dons dos apóstolos + de qualquer modo parecer espiritualmente superior aos irmãos ao lado), querem se igualar ou prevalecer sobre a verdade Bíblica.


O sutil iniciozinho (geralmente desapercebido) da Renovação seguramente se denuncia pelo menos por qualquer um destes sinais (entre outros possíveis):

   a. estimar que louvar é particularmente (e/ou superiormente) através de música, e dar-lhe desequilibrada ênfase (particularmente a música por um "estrela", ou por poucos "estrelas", ou por grupos, corais, bandas, etc., sobre a música por todos [a música por toda a congregação]); 
   b. tolerar e aceitar manifestações exteriores de fácil emocionalismo (tais como levantar as mãos e o rosto para o alto, gritar frases e exclamações, gritar incentivos ao fácil emocionalismo enquanto todos cantam, etc.) como sinal de superioridade espiritual; 
   c. pregação do tipo "vulcão constante de emocionalismo", usualmente com muita fumaça e barulho, mas pouca luz; muita fala e sons e gestos, mas pouca verdade bíblica, pouca teologia bíblica; muito espetáculo e pouca instrução na verdade;
   d. música do tipo pentecostal (dois extremos: o de música mundana - carnal - capaz de ser dançada; ou o de falsamente espiritual música melosa - intimista - efeminada - assexuada como as que mais o são, entre as músicas nova era);
   e. bater palmas (particularmente formando coreografia), gingar as músicas em "expressão corporal", etc.;
   f. etc.




NOTA3: O ARDOR NO CUMPRIMENTO DA GRANDE COMISSÃO, NO SÉCULO I:
Ao final do primeiro século, Plínio relatou ao imperador Trojano que "tantos crêem em Cristo que os templos de adoração pagã estão abandonados."



NOTA4: CADA AssembleIA DEVE SER MISSIONÁRIA, SE ESPALHAR E MULTIPLICAR:
   Uma assembleia firme em doutrina e vibrante no "ide" (evangelismo e missões) sofrerá perseguições, certamente (mas, se seguir a Bíblia, será espiritualmente protegida, abençoada e vitoriosa).
   Porém (atentem!), se o assembleia não se espalhar voluntariamente, Deus vai permitir sua divisão através de problemas externos ou dissensões internas, para que crentes - semente (o crente fiel é a semente em Mt 13:37-38) se espalhem ...
   Portanto, melhor nos espalharmos (ou até nos dividirmos) por bem (quantas alegrias, agora e sempre!) do que por mal (quanta dores agora, e vergonha no futuro!).

   Os apóstolos e discípulos não se espalharam para cumprir a Grande Comissão, daí Deus permitiu perseguições e crentes "comuns" da assembleia de Jerusalém se dispersaram para serem sementes de muitas outras: "Mas os que andavam dispersos iam por toda a parte, anunciando a palavra." (At 8:4)

   15 Verdade é que também alguns pregam a Cristo por inveja e porfia, mas outros de boa vontade; 16 Uns, na verdade, anunciam a Cristo por contenção, não puramente, julgando acrescentar aflição às minhas prisões. 17 Mas outros, por amor, sabendo que fui posto para defesa do evangelho. 18 Mas que importa? Contanto que Cristo seja anunciado de toda a maneira, ou com fingimento ou em verdade, nisto me regozijo, e me regozijarei ainda. (Fp 1:15-18)



Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em BibliaLTT.org, com ou sem notas. Para começar a ter uma idéia da gravidade de muitas das MILHARES de deturpações de todas as "Bíblias" alexandrinas (baseadas no Texto dos incessantes Críticos), em relação às Bíblias do TR, leia, por EXEMPLO, http://solascriptura-tt.org/Bibliologia-Traducoes/AAlmeidaAtualizadaExposta-Helio.htm
http://solascriptura-tt.org/Bibliologia-PreservacaoTT/ExpondoErrosNVI-Jun2000-Emidio.htm




(retorne a http://solascriptura-tt.org/EscatologiaEBatistas/00Helio-index.htm
retorne a http://solascriptura-tt.org/EscatologiaEBatistas/
retorne a http://solascriptura-tt.org/)



Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.