Plantando e organizando uma assembleia à luz do Novo Testamento: crente semeia e prega sempre e onde puder, começo em casa solicitante ou bem receptiva, batismos em água, alistamentos como membros, ensino, treinamento, líderes locais, organização legal, construção por último.
Nós não somos anciãos - pastores, nem missionários, nem "especialistas" em plantar e organizar assembleias locais; mas, durante os últimos 30 anos, tivemos o privilégio de participar bastante ativamente do plantio e organização de uma assembleia local (que começou se reunindo na nossa casa e da qual fomos um dos seus primeiros membros, e ancião - serviçal (diácono), e professor, e vice-moderador, e ajudamos na sua organização formal e legal) e tivemos também o privilégio de acompanhar de perto e ajudar no plantio e organização de algumas outras assembleias locais, e, principalmente, cremos que somos bons observadores e ponderadores dos acertos e dos erros nossos e daqueles ao nosso redor. Agora, nos esforçaremos para que os princípios que aqui apresentaremos para o plantio e organização de uma assembleia local venham somente, estritamente, de preceitos e de exemplos do Novo Testamento, estes são nossas únicas referências em que podemos realmente confiar: nós, particularmente, além de evitar pisar nas pisadas proibidas na Bíblia, também evitamos pisar nas pisadas que, mesmo não tendo sido expressamente proibidas, também não foram ordenadas nem exemplificadas pelo nosso Senhor Jesus Cristo nem pelos seus santos apóstolos e discípulos. Quem quiser que pise nessas "pisadas cinzentas", nós preferimos pisar exata e somente nas pisadas ordenadas ou exemplificadas no Novo Testamento.
(Sua assembleia local já pode ou não já tê-lo
reconhecido como pregador, e pregador enviado, missionário.)
Atos 8:4 (todos os crentes de Jerusalém, foram chamados e enviados, mesmo que
através de perseguição e forçada dispersão);
8:5 (Filipe enviado à cidade de Samaria);
8:14,25 (Pedro e João, na capital e aldeias da Samaria, como apóstolos,
"usando as chaves a 2a vez", com a 2a
manifestação do Espírito Santo, inaugurando salvação na dispensação das
assembleias locais, para os mestiços de judeus com gentios);
8:26 em diante (Filipe enviado ao etíope);
8:39 (cremos que o etíope começou a organizar uma assembleia em sua cidade e, a
partir desta, outras foram organizadas no seu país);
9:20 (Paulo prega em Damasco);
10 (Pedro enviado a Cornélio, como apóstolo, "usando as chaves a 3ª vez",
com a 3ª manifestação do Espírito Santo, inaugurando salvação na dispensação das
assembleias locais, para gentios); ... ;
13 (Barnabé e Paulo chamados e enviados pela assembleia de Antioquia, como
missionários para plantarem e organizarem assembleias locais em países
gentios); ...;
19 (Paulo, em Éfeso, como apóstolo, "usando as chaves a 4ª e última
vez", com a 4ª manifestação do Espírito Santo, inaugurando salvação na
dispensação das assembleias locais, para os discípulos de João o
batista).
4 ¶ Mas os que andavam dispersos iam
por toda a parte, anunciando a palavra. 5 E, descendo Filipe à cidade de
Samaria lhes pregava a Cristo. (At 8:4-5)
Os apóstolos, pois, que estavam em Jerusalém, ouvindo que
Samaria recebera a palavra de Deus, enviaram para lá Pedro e João. (At
8:14)
25 Tendo eles, pois, testificado e falado a palavra do Senhor,
voltaram para Jerusalém e em muitas aldeias dos samaritanos anunciaram o
evangelho. 26 ¶ E o anjo do Senhor falou a Filipe, dizendo: Levanta-te, e vai
para o lado do sul, ao caminho que desce de Jerusalém para Gaza, que está
deserta. (At 8:25-26)
E, quando saíram da água, o Espírito do Senhor arrebatou a Filipe,
e não o viu mais o eunuco; e, jubiloso, continuou o seu caminho. (At
8:39)
E logo nas sinagogas pregava a Cristo, que este é o Filho de
Deus. (At 9:20)
(Nota: Parece, no Novo Testamento, que Deus dá a cada
"missionário plantador e organizador de assembleias locais" um
"companheiro de pregação e auxiliar no ministério", podendo este
último ser da mesma assembleia ou origem do primeiro, ou ser do local onde a
nova assembleia está nascendo, ou de outro local.
Parece, no Novo Testamento, que um "missionário" pode
ser extra-oficial, não sustentado e não ainda "oficialmente"
reconhecido pela sua assembleia local, que só depois reconhecerá o chamado do
Senhor sobre ele. Neste sentido, parece que todo e cada crente da assembleia
pode e deveria ser um "missionário".)
Prega por todo e qualquer modo
(desde que exatamente exemplificado no Novo Testamento!).
Prega (e isto é muito importante e muito ignorado!) sem ter
determinado na força do seu braço "Por meu empenho, vou começar a
organizar uma assembleia na cidade C, bairro B, e não tem quem me leve a ser
noutra cidade e bairro", antes estando disponível e sensível à orientação
do Espírito, pois Este fecha umas portas e abre outras inesperadas...
Prega com todo coração, intimamente chorando pelas almas perdidas.
Disposto a sacrificar-se e a perseverar.
Prega com simplicidade e poder do Espírito, sem truque algum do
moderno "pragmatismo religioso".
Portanto ide, fazei discípulos de
todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;
Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que
eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém. (Mt
28:19-20)
Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? e como crerão
naquele de quem não ouviram? e como ouvirão, se não há quem pregue? E como
pregarão, se não forem enviados? como está escrito: Quão formosos os pés dos
que anunciam o evangelho de paz; dos que trazem alegres novas de boas coisas.
(Rm 10:14-15)
Depois das pregações iniciais, as mais
amplas possíveis, nos locais amplos ou mais promissores que Deus nos abra as
portas, depois de alguns serem salvos e dos demais se endurecerem e nos
repudiarem, então teremos que mais particularmente nos dirigir a
(concentrar em) todos os que nos quiserem ouvir de boa mente e nos
abrirem as portas. Estejamos disponíveis e sensíveis à orientação do
Espírito, pois Este fecha umas portas e abre outras inesperadas...
44 E no sábado seguinte ajuntou-se quase
toda a cidade para ouvir a palavra de Deus. 45 Então os judeus , vendo a
multidão, encheram-se de inveja e, blasfemando, contradiziam o que Paulo
falava. 46 Mas Paulo e Barnabé, usando de ousadia, disseram: Era mister que
a vós se vos pregasse PRIMEIRO a palavra de Deus; mas, visto que a rejeitais, e
não vos julgais dignos da vida eterna, EIS QUE NOS VOLTAMOS PARA OS GENTIOS;
... 48 E os gentios, ouvindo isto, alegraram-se, e glorificavam a palavra do
Senhor; e creram todos quantos estavam ordenados para a vida eterna. (At
13:44-48)
De sorte que disputava na SINAGOGA com os judeus e religiosos,
e todos os dias na PRAÇA com os que se apresentavam. (At 17:17) Note
que, em todos os locais, Paulo só pregava na Sinagoga se e enquanto fosse
bem-vindo, ele não invadia e pregava à força.
4 E todos os sábados disputava na sinagoga, e convencia a
judeus e gregos. 5 E, quando Silas e Timóteo desceram da Macedônia, foi
Paulo impulsionado no espírito, testificando aos judeus que Jesus era o
Cristo. 6 Mas, resistindo e blasfemando eles, sacudiu as vestes, e disse-lhes:
O vosso sangue seja sobre a vossa cabeça; eu estou limpo, e desde agora parto
para os gentios. 7 E, saindo dali, entrou em casa de um homem chamado Tício
Justo, que servia a Deus, e cuja casa estava junto da sinagoga. 8 E Crispo,
principal da sinagoga, creu no Senhor com toda a sua casa; e muitos dos
coríntios, ouvindo-o, creram e foram batizados. (At 18:4-8)
8 E, entrando na sinagoga, falou ousadamente por espaço de três
meses, disputando e persuadindo-os acerca do reino de Deus. 9 Mas, como alguns
deles se endurecessem e não obedecessem, falando mal do Caminho perante a
multidão, retirou-se deles, e separou os discípulos, disputando todos os dias
na escola de um certo Tirano. 10 E durou isto por espaço de dois anos; de tal
maneira que todos os que habitavam na Ásia ouviram a palavra do Senhor Jesus,
assim judeus como gregos. (At 19:8-10)
(ver também At 13:14-15, 42-43; 14:1-6; 17:1-6; 18:19)
ou local da propriedade particular e oferecido
por um dos CRENTES, NOVOS crentes.
E dizia-lhes: Na CASA em que entrardes,
ficai nela até partirdes dali. (Mr 6:10)
E uma certa mulher, chamada Lídia, vendedora de púrpura, da
cidade de Tiatira, e que servia a Deus, nos ouvia, e o Senhor lhe abriu o coração
para que estivesse atenta ao que Paulo dizia. 15 E, depois que foi batizada,
ela e a sua casa, nos rogou, dizendo: Se haveis julgado que eu seja fiel ao
Senhor, entrai em minha CASA, e ficai ali. E nos constrangeu a isso. (At 16:14-15) (Ver também At 18:7, acima)
Saudai também à igreja que está em sua CASA. ... (Rm 16:5)
aS igrejaS da Ásia vos saúdam. Saúdam-vos
afetuosamente no Senhor Áquila e Priscila, com a igreja que está em sua
CASA. (1Co 16:19)
Saudai aos irmãos que estão em Laodicéia e a Ninfa e a igreja
que está em sua CASA. (Cl 4:15)
E à nossa amada Afia, e a Arquipo, nosso camarada, e a igreja
que está em tua CASA: (Fm 1:2).
nem sequer ele deve escolher as acomodações,
nem o mobiliário, nem o equipamento, nem nada material para a nova assembleia:
seus novos convertidos e discípulos com certeza vão implorar por isto, mas ele
deve ensinar que, a longo prazo, isto lhes enfraqueceria, e que a mais total e
absoluta ausência de preceito ou exemplo para tal, no Novo Testamento, os proíbe.
Certamente Deus tem Suas razões, melhores que as nossas...
e que agora dizem aceitar as nossas!
Às vezes são sinceros e de boa mente para aprenderem e se submeterem à Bíblia;
às vezes são sinceros mas serão sempre confusos, nunca se libertando totalmente
do fermento antigo;
às vezes são invertebrados sem convicções ou que não dão a mínima importância a
ter violadas suas mais fundamentais convicções;
mas, às vezes, são traiçoeiros sabotadores planejando causar confusão, tumulto
e insurreição.
Observemo-los por muito, muito tempo, testemo-los com muita, muita cautela,
antes de podermos confiar-lhes quaisquer responsabilidades.
De sorte
que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele
dia agregaram-se quase três mil almas, (At 2:41)
36 E, indo eles caminhando, chegaram ao pé de alguma água, e disse
o eunuco: Eis aqui água; que impede que eu seja batizado? 37 E disse Filipe:
É lícito, se crês de todo o coração. E, respondendo ele, disse: Creio que Jesus
Cristo é o Filho de Deus. 38 E mandou parar o carro, e desceram ambos à água,
tanto Filipe como o eunuco, e o batizou. (At 8:36-38)
E uma certa mulher, chamada Lídia, vendedora de púrpura, da
cidade de Tiatira, e que servia a Deus, nos ouvia, e o Senhor lhe abriu o coração
para que estivesse atenta ao que Paulo dizia. 15 E, depois que foi batizada, ela e a sua casa, nos rogou, dizendo: Se
haveis julgado que eu seja fiel ao Senhor, entrai em minha casa, e ficai ali. E
nos constrangeu a isso. (At 16:14-15)
E Crispo, principal da sinagoga, creu no Senhor com toda a sua
casa; e muitos dos coríntios, ouvindo-o, creram e foram batizados. (At 18:8)
At 2:41, acima.
At 8:36-38, acima.
E, tomando-os ele consigo naquela mesma
hora da noite, lavou-lhes os vergões; e logo foi batizado, ele e todos os
seus. (At 16:33) Este "todos" se refere aos que receberam
a pregação, verso 32. Portanto, este "todos" se refere aos que
ouviram e entenderam e creram. A Bíblia, tomada como um todo, não deixa margem
para uma criancinha (ou alguém inconsciente em estado de coma, ou um parente
que estava longe e não ouviu, etc.) crer e ser salva e submersa. Como diz Rm
10:14 "Como, pois, invocarão aquele em quem
não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram? e como ouvirão, se não
há quem pregue?" Compare também com At 8:36-38, acima.
E os que ouviram foram
batizados em nome do Senhor Jesus. (At
19:5) A seqüência sempre foi:
crente pregar -> descrente ouvir -> crer -> ser submerso -> ser
vivo membro de uma boa assembleia local.
Nunca se pare no meio; nunca se omita; nunca se inverta a ordem.
Louvando
a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias ACRESCENTAVA o
Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar. (At 2:47) "Acrescentava",
além de indicar que havia um número de crentes que já compunham a 1ª assembleia
de Jerusalém antes do dia de Pentecostes, indica que este número era bem
definido, que os componentes eram bem definidos, quer seus nomes estivessem
registrados somente na memória de alguns anciões disso encarregados, ou, muito
mais prático e esperável, anotados por escrito, formando um rol de membros.
Muitos, porém, dos que ouviram a palavra creram, e chegou o
número desses homens a quase cinco mil. (At 4:4)
E a multidão dos que criam no Senhor, tanto homens como
mulheres, crescia cada vez mais. (At 5:14)
E desta
maneira me esforcei por anunciar o evangelho, não onde Cristo foi nomeado,
para não edificar sobre fundamento alheio; Antes, como está escrito: Aqueles
a quem não foi anunciado, o verão, E os que não ouviram o entenderão. (Rm
15:20-21)
19 Portanto ide, fazei DISCÍPULOS de
todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;
20 ENSINANDO-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que
eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém. (Mt
28:19-20)
E ficou ali um ano e seis meses, ENSINANDO entre eles A PALAVRA
de Deus. (At 18:11)
Ele [Apolo] começou a falar ousadamente na sinagoga; e, quando o
ouviram Priscila e Áquila, o levaram consigo e lhe declararam MAIS
PRECISAMENTE o caminho de Deus. (At 18:26)
Como NADA, que útil seja, deixei de vos ANUNCIAR, e ENSINAR
publicamente e pelas casas, (At 20:20)
Se é ministério, seja em ministrar; se é ENSINAR, haja
DEDICAÇÃO ao ensino; (Rm 12:7)
Por esta causa vos mandei Timóteo, que é meu filho amado, e fiel
no Senhor, o qual vos LEMBRARÁ os meus caminhos em Cristo, como por toda a
parte ENSINO em cada igreja. (1Co 4:17)
E o que de mim, entre muitas testemunhas, ouviste, confia-o a
homens fiéis, que sejam idôneos para também ENSINAREM os outros. (2Tm 2:2)
Ver Capítulos 11 ("Ancião - Pastor")
e 12 ("Anciãos - Serviçais").
artigos de fé, estatutos, regimento, normas
parlamentares, registros (nos órgãos governamentais), etc.
Todos estes documentos sejam os mais detalhados e
prudentes possíveis, inclusive sob aspectos jurídicos (este conselho é a
gritante voz da observação da experiência secular!).
Todos estes documentos sejam a soma da sabedoria das melhores
assembleias locais da nossa mesma doutrina e prática, assembleias já bem
amadurecidas e experimentadas. (Mas é a assembleia local que está sendo
organizada que [se e quando e a quem quiser] deve tomar a iniciativa de pedir
cópias desses documentos para analisar; e que [se e quando e a quem quiser]
deve pedir opiniões e sugestões sobre o que quiser. A assembleia deve ser
plenamente livre e soberana para fazer a escolha do conteúdo e da redação
finais, sem qualquer tipo da mais remota e disfarçada interferência!).
Lembremos sempre:
Dai pois a César o que é de César, e a
Deus o que é de Deus. (Mt 22:21)
1 Toda a alma esteja sujeita às potestades superiores; porque
não há potestade que não venha de Deus; e as potestades que há foram ordenadas
por Deus. 2 Por isso quem resiste à potestade resiste à ordenação de Deus; e os
que resistem trarão sobre si mesmos a condenação. 3 Porque os magistrados não
são terror para as boas obras, mas para as más. Queres tu, pois, não temer
a potestade? Faze o bem, e terás louvor dela. 4 Porque ela é ministro de Deus
para teu bem. Mas, se fizeres o mal, teme, pois não traz debalde a espada;
porque é ministro de Deus, e vingador para castigar o que faz o mal. 5 Portanto
é necessário que lhe estejais sujeitos, não somente pelo castigo, mas também
pela consciência. 6 Por esta razão também pagais tributos, porque são ministros
de Deus, atendendo sempre a isto mesmo. 7 Portanto, dai a cada um o que
deveis: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem temor, temor;
a quem honra, honra. (Rm 13:1-7)
- o desejo, a motivação, a idéia, a proposta, a iniciativa e o dinamismo para a construção;
- o estilo e o projeto (ambos sem ostentação, maximamente funcionais, simples, modestos, econômicos, mas duráveis) arquitetônicos + da decoração + do mobiliário + do ajardinamento + etc.;
- a administração e os recursos financeiros para a construção,
...
todas estas
coisas devem ser estritamente da parte dos membros da assembleia local!
E tudo deve ser projetado, decidido, licenciado, escolhido, comprado, alugado,
executado e registrado em nome dela.
Este conselho é a gritante voz da observação da experiência
secular, dos resultados práticos e espirituais!
A herança que no princípio é adquirida
às pressas, no fim não será abençoada. (Pv
20:21)
Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em BibliaLTT.org, com ou sem notas. Para começar a
ter uma idéia da gravidade de muitas das MILHARES de deturpações de todas as
"Bíblias" alexandrinas (baseadas no Texto dos incessantes Críticos),
em relação às Bíblias do TR, leia, por EXEMPLO, http://solascriptura-tt.org/Bibliologia-Traducoes/AAlmeidaAtualizadaExposta-Helio.htm
http://solascriptura-tt.org/Bibliologia-PreservacaoTT/ExpondoErrosNVI-Jun2000-Emidio.htm
(retorne a http://solascriptura-tt.org/EscatologiaEBatistas/00Helio-index.htm
retorne a http://solascriptura-tt.org/EscatologiaEBatistas/
retorne a http://solascriptura-tt.org/)
Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.