Plantando e organizando uma assembleia à luz do Novo Testamento: crente semeia e prega sempre e onde puder, começo em casa solicitante ou bem receptiva, batismos em água, alistamentos como membros, ensino, treinamento, líderes locais, organização legal, construção por último.

8. PLANTANDO E ORGANIZANDO UMA ASSEMBLEIA LOCAL

Nós não somos anciãos - pastores, nem missionários, nem "especialistas" em plantar e organizar assembleias locais; mas, durante os últimos 30 anos, tivemos o privilégio de participar bastante ativamente do plantio e organização de uma assembleia local (que começou se reunindo na nossa casa e da qual fomos um dos seus primeiros membros, e ancião - serviçal (diácono), e professor, e vice-moderador, e ajudamos na sua organização formal e legal) e tivemos também o privilégio de acompanhar de perto e ajudar no plantio e organização de algumas outras assembleias locais, e, principalmente, cremos que somos bons observadores e ponderadores dos acertos e dos erros nossos e daqueles ao nosso redor. Agora, nos esforçaremos para que os princípios que aqui apresentaremos para o plantio e organização de uma assembleia local venham somente, estritamente, de preceitos e de exemplos do Novo Testamento, estes são nossas únicas referências em que podemos realmente confiar: nós, particularmente, além de evitar pisar nas pisadas proibidas na Bíblia, também evitamos pisar nas pisadas que, mesmo não tendo sido expressamente proibidas, também não foram ordenadas nem exemplificadas pelo nosso Senhor Jesus Cristo nem pelos seus santos apóstolos e discípulos. Quem quiser que pise nessas "pisadas cinzentas", nós preferimos pisar exata e somente nas pisadas ordenadas ou exemplificadas no Novo Testamento.

 

1o passo: Deus chama e envia um crente obediente

(Sua assembleia local já pode ou não já tê-lo reconhecido como pregador, e pregador enviado, missionário.)

Atos 8:4 (todos os crentes de Jerusalém, foram chamados e enviados, mesmo que através de perseguição e forçada dispersão);
8:5 (Filipe enviado à cidade de Samaria);
8:14,25 (Pedro e João, na capital e aldeias da Samaria, como apóstolos, "usando as chaves a 2a vez", com a 2a manifestação do Espírito Santo, inaugurando salvação na dispensação das assembleias locais, para os mestiços de judeus com gentios);
8:26 em diante (Filipe enviado ao etíope);
8:39 (cremos que o etíope começou a organizar uma assembleia em sua cidade e, a partir desta, outras foram organizadas no seu país);
9:20 (Paulo prega em Damasco);
10 (Pedro enviado a Cornélio, como apóstolo, "usando as chaves a 3ª vez", com a 3ª manifestação do Espírito Santo, inaugurando salvação na dispensação das assembleias locais, para gentios); ... ;
13 (Barnabé e Paulo chamados e enviados pela assembleia de Antioquia, como missionários para plantarem e organizarem assembleias locais em países gentios); ...;
19 (Paulo, em Éfeso, como apóstolo, "usando as chaves a 4ª e última vez", com a 4ª manifestação do Espírito Santo, inaugurando salvação na dispensação das assembleias locais, para os discípulos de João o batista). 

   4 ¶ Mas os que andavam dispersos iam por toda a parte, anunciando a palavra. 5 E, descendo Filipe à cidade de Samaria lhes pregava a Cristo. (At 8:4-5)
   Os apóstolos, pois, que estavam em Jerusalém, ouvindo que Samaria recebera a palavra de Deus, enviaram para lá Pedro e João. (At 8:14)
   25 Tendo eles, pois, testificado e falado a palavra do Senhor, voltaram para Jerusalém e em muitas aldeias dos samaritanos anunciaram o evangelho. 26 ¶ E o anjo do Senhor falou a Filipe, dizendo: Levanta-te, e vai para o lado do sul, ao caminho que desce de Jerusalém para Gaza, que está deserta. (At 8:25-26)
   E, quando saíram da água, o Espírito do Senhor arrebatou a Filipe, e não o viu mais o eunuco; e, jubiloso, continuou o seu caminho. (At 8:39)
   E logo nas sinagogas pregava a Cristo, que este é o Filho de Deus. (At 9:20)


   (Nota: Parece, no Novo Testamento, que Deus dá a cada "missionário plantador e organizador de assembleias locais" um "companheiro de pregação e auxiliar no ministério", podendo este último ser da mesma assembleia ou origem do primeiro, ou ser do local onde a nova assembleia está nascendo, ou de outro local.
   Parece, no Novo Testamento, que um "missionário" pode ser extra-oficial, não sustentado e não ainda "oficialmente" reconhecido pela sua assembleia local, que só depois reconhecerá o chamado do Senhor sobre ele. Neste sentido, parece que todo e cada crente da assembleia pode e deveria ser um "missionário".)

passo: Ele prega. Prega a Palavra. Só ela

   Prega por todo e qualquer modo (desde que exatamente exemplificado no Novo Testamento!).
   Prega (e isto é muito importante e muito ignorado!) sem ter determinado na força do seu braço "Por meu empenho, vou começar a organizar uma assembleia na cidade C, bairro B, e não tem quem me leve a ser noutra cidade e bairro", antes estando disponível e sensível à orientação do Espírito, pois Este fecha umas portas e abre outras inesperadas...
   Prega com todo coração, intimamente chorando pelas almas perdidas. Disposto a sacrificar-se e a perseverar.
   Prega com simplicidade e poder do Espírito, sem truque algum do moderno "pragmatismo religioso".

   Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém. (Mt 28:19-20)
   Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram? e como ouvirão, se não há quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados? como está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam o evangelho de paz; dos que trazem alegres novas de boas coisas. (Rm 10:14-15)


passo: Comecemos por onde há mais ouvintes e estes parecem ser mais promissores e parecem ser, se convertidos, mais importantes para levar o evangelho adiante

Depois das pregações iniciais, as mais amplas possíveis, nos locais amplos ou mais promissores que Deus nos abra as portas, depois de alguns serem salvos e dos demais se endurecerem e nos repudiarem, então teremos que mais particularmente nos dirigir a (concentrar em) todos os que nos quiserem ouvir de boa mente e nos abrirem as portas. Estejamos disponíveis e sensíveis à orientação do Espírito, pois Este fecha umas portas e abre outras inesperadas...

   44 E no sábado seguinte ajuntou-se quase toda a cidade para ouvir a palavra de Deus. 45 Então os judeus , vendo a multidão, encheram-se de inveja e, blasfemando, contradiziam o que Paulo falava. 46 Mas Paulo e Barnabé, usando de ousadia, disseram: Era mister que a vós se vos pregasse PRIMEIRO a palavra de Deus; mas, visto que a rejeitais, e não vos julgais dignos da vida eterna, EIS QUE NOS VOLTAMOS PARA OS GENTIOS; ... 48 E os gentios, ouvindo isto, alegraram-se, e glorificavam a palavra do Senhor; e creram todos quantos estavam ordenados para a vida eterna. (At 13:44-48)
   De sorte que disputava na SINAGOGA com os judeus e religiosos, e todos os dias na PRAÇA com os que se apresentavam. (At 17:17)
Note que, em todos os locais, Paulo só pregava na Sinagoga se e enquanto fosse bem-vindo, ele não invadia e pregava à força. 
   4 E todos os sábados disputava na sinagoga, e convencia a judeus e gregos. 5 E, quando Silas e Timóteo desceram da Macedônia, foi Paulo impulsionado no espírito, testificando aos judeus que Jesus era o Cristo. 6 Mas, resistindo e blasfemando eles, sacudiu as vestes, e disse-lhes: O vosso sangue seja sobre a vossa cabeça; eu estou limpo, e desde agora parto para os gentios. 7 E, saindo dali, entrou em casa de um homem chamado Tício Justo, que servia a Deus, e cuja casa estava junto da sinagoga. 8 E Crispo, principal da sinagoga, creu no Senhor com toda a sua casa; e muitos dos coríntios, ouvindo-o, creram e foram batizados. (At 18:4-8)
   8 E, entrando na sinagoga, falou ousadamente por espaço de três meses, disputando e persuadindo-os acerca do reino de Deus. 9 Mas, como alguns deles se endurecessem e não obedecessem, falando mal do Caminho perante a multidão, retirou-se deles, e separou os discípulos, disputando todos os dias na escola de um certo Tirano. 10 E durou isto por espaço de dois anos; de tal maneira que todos os que habitavam na Ásia ouviram a palavra do Senhor Jesus, assim judeus como gregos. (At 19:8-10)


(ver também At 13:14-15, 42-43; 14:1-6; 17:1-6; 18:19)

passo: Começar a assembleia em UMA, uma só ***CASA***

ou local da propriedade particular e oferecido por um dos CRENTES, NOVOS crentes.

   E dizia-lhes: Na CASA em que entrardes, ficai nela até partirdes dali. (Mr 6:10)
   E uma certa mulher, chamada Lídia, vendedora de púrpura, da cidade de Tiatira, e que servia a Deus, nos ouvia, e o
Senhor lhe abriu o coração para que estivesse atenta ao que Paulo dizia. 15 E, depois que foi batizada, ela e a sua casa, nos rogou, dizendo: Se haveis julgado que eu seja fiel ao Senhor, entrai em minha CASA, e ficai ali. E nos constrangeu a isso. (At 16:14-15) (Ver também At 18:7, acima)
   Saudai também à igreja que está em sua CASA. ... (Rm 16:5)
   aS igrejaS da Ásia vos saúdam. Saúdam-vos afetuosamente no Senhor Áquila e Priscila, com a igreja que está em sua CASA. (1Co 16:19) 
   Saudai aos irmãos que estão em Laodicéia e a Ninfa e a igreja que está em sua CASA. (Cl 4:15)
   E à nossa amada Afia, e a Arquipo, nosso camarada, e a igreja que está em tua CASA: (Fm 1:2).


passo: O pregador não deve adquirir nem construir nem alugar nada para passar a ser propriedade da nova assembleia,

nem sequer ele deve escolher as acomodações, nem o mobiliário, nem o equipamento, nem nada material para a nova assembleia: seus novos convertidos e discípulos com certeza vão implorar por isto, mas ele deve ensinar que, a longo prazo, isto lhes enfraqueceria, e que a mais total e absoluta ausência de preceito ou exemplo para tal, no Novo Testamento, os proíbe. Certamente Deus tem Suas razões, melhores que as nossas... 

passo: Extremo cuidado deve ser tomado com crentes vindos de outras doutrinas e práticas,

e que agora dizem aceitar as nossas!

Às vezes são sinceros e de boa mente para aprenderem e se submeterem à Bíblia;
às vezes são sinceros mas serão sempre confusos, nunca se libertando totalmente do fermento antigo;
às vezes são invertebrados sem convicções ou que não dão a mínima importância a ter violadas suas mais fundamentais convicções;
mas, às vezes, são traiçoeiros sabotadores planejando causar confusão, tumulto e insurreição.

Observemo-los por muito, muito tempo, testemo-los com muita, muita cautela, antes de podermos confiar-lhes quaisquer responsabilidades.

passo: [mais] NOVOS nascimentos

   De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas, (At 2:41)
   36 E, indo eles caminhando, chegaram ao pé de alguma água, e disse o eunuco: Eis aqui água; que impede que eu seja batizado? 37 E disse Filipe: É lícito, se crês de todo o coração. E, respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus. 38 E mandou parar o carro, e desceram ambos à água, tanto Filipe como o eunuco, e o batizou. (At 8:36-38)
   E uma certa mulher, chamada Lídia, vendedora de púrpura, da cidade de Tiatira, e que servia a Deus, nos ouvia, e o
Senhor lhe abriu o coração para que estivesse atenta ao que Paulo dizia. 15 E, depois que foi batizada, ela e a sua casa, nos rogou, dizendo: Se haveis julgado que eu seja fiel ao Senhor, entrai em minha casa, e ficai ali. E nos constrangeu a isso. (At 16:14-15)
   E Crispo, principal da sinagoga, creu no Senhor com toda a sua casa; e muitos dos coríntios, ouvindo-o, creram e foram batizados. (At 18:8)


passo: Submersões em água

   At 2:41, acima.
   At 8:36-38, acima.
   E, tomando-os ele consigo naquela mesma hora da noite, lavou-lhes os vergões; e logo foi batizado, ele e todos os seus. (At 16:33) Este "todos" se refere aos que receberam a pregação, verso 32. Portanto, este "todos" se refere aos que ouviram e entenderam e creram. A Bíblia, tomada como um todo, não deixa margem para uma criancinha (ou alguém inconsciente em estado de coma, ou um parente que estava longe e não ouviu, etc.) crer e ser salva e submersa. Como diz Rm 10:14 "Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram? e como ouvirão, se não há quem pregue?" Compare também com At 8:36-38, acima.
   E os que ouviram foram batizados em nome do Senhor Jesus. (At 19:5) A seqüência sempre foi:
crente pregar -> descrente ouvir -> crer -> ser submerso -> ser vivo membro de uma boa assembleia local.
Nunca se pare no meio; nunca se omita; nunca se inverta a ordem.

9o. passo: Alistamentos como membros votantes

   Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias ACRESCENTAVA o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar. (At 2:47) "Acrescentava", além de indicar que havia um número de crentes que já compunham a 1ª assembleia de Jerusalém antes do dia de Pentecostes, indica que este número era bem definido, que os componentes eram bem definidos, quer seus nomes estivessem registrados somente na memória de alguns anciões disso encarregados, ou, muito mais prático e esperável, anotados por escrito, formando um rol de membros.
   Muitos, porém, dos que ouviram a palavra creram, e chegou o número desses homens a quase cinco mil. (At 4:4)
   E a multidão dos que criam no Senhor, tanto homens como mulheres, crescia cada vez mais. (At 5:14)

10º passo: O ideal é que a grande maioria de membros seja de fruto deste trabalho missionário, não de "transferências"

   E desta maneira me esforcei por anunciar o evangelho, não onde Cristo foi nomeado, para não edificar sobre fundamento alheio; Antes, como está escrito: Aqueles a quem não foi anunciado, o verão, E os que não ouviram o entenderão. (Rm 15:20-21)

11º passo: Sólido ensino, discipulamento e treinamento prático, local

  1. De toda assembleia: publicamente (em cada culto!). E de casa em casa.
  2. Dez vezes mais: aos mais interessados e possíveis futuros líderes, em "Seminário" ou "Instituto Bíblico" que é a própria assembleia local (talvez, em casos excepcionais, se possa aceitar recomendado aluno de outra assembleia local com nossa mesma doutrina e prática, mas nunca aceitemos, de fora de nossa assembleia local, a menor das menores ingerências, pressões, ou mesmo insinuações!). Não importa que tal "seminário" ou "instituto" só tenha 1 professor (o ancião pastor-mestre da assembleia) e 10 dos melhores livros sobre a Bíblia. Não importa que funcione em uma casa.
  3. Tanto (a) quanto (b) devem incluir e muito enfatizar não a inchada erudição teórica, mas sim a simplicidade (mesmo com firmeza e profundidade) da Palavra de Deus (Sola Scriptura), e muito treinamento por praticar.


   19 Portanto ide, fazei DISCÍPULOS de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; 20 ENSINANDO-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém. (Mt 28:19-20)
   E ficou ali um ano e seis meses, ENSINANDO entre eles A PALAVRA de Deus. (At 18:11)
   Ele [Apolo] começou a falar ousadamente na sinagoga; e, quando o ouviram Priscila e Áquila, o levaram consigo e lhe declararam MAIS PRECISAMENTE o caminho de Deus. (At 18:26)
   Como NADA, que útil seja, deixei de vos ANUNCIAR, e ENSINAR publicamente e pelas casas, (At 20:20)
   Se é ministério, seja em ministrar; se é ENSINAR, haja DEDICAÇÃO ao ensino; (Rm 12:7)
   Por esta causa vos mandei Timóteo, que é meu filho amado, e fiel no Senhor, o qual vos LEMBRARÁ os meus caminhos em Cristo, como por toda a parte ENSINO em cada igreja. (1Co 4:17)
   E o que de mim, entre muitas testemunhas, ouviste, confia-o a homens fiéis, que sejam idôneos para também ENSINAREM os outros. (2Tm 2:2)


12º passo: Escolha de líderes locais, pela assembleia local

Ver Capítulos 11 ("Ancião - Pastor") e 12 ("Anciãos - Serviçais").

13º passo: Satisfação das exigências da lei (não antibíblicas) e da sabedoria:

artigos de fé, estatutos, regimento, normas parlamentares, registros (nos órgãos governamentais), etc.

   Todos estes documentos sejam os mais detalhados e prudentes possíveis, inclusive sob aspectos jurídicos (este conselho é a gritante voz da observação da experiência secular!).
   Todos estes documentos sejam a soma da sabedoria das melhores assembleias locais da nossa mesma doutrina e prática, assembleias já bem amadurecidas e experimentadas. (Mas é a assembleia local que está sendo organizada que [se e quando e a quem quiser] deve tomar a iniciativa de pedir cópias desses documentos para analisar; e que [se e quando e a quem quiser] deve pedir opiniões e sugestões sobre o que quiser. A assembleia deve ser plenamente livre e soberana para fazer a escolha do conteúdo e da redação finais, sem qualquer tipo da mais remota e disfarçada interferência!). 

Lembremos sempre:
   Dai pois a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus. (Mt 22:21)
   1 Toda a alma esteja sujeita às potestades superiores; porque não há potestade que não venha de Deus; e as potestades que há foram ordenadas por Deus. 2 Por isso quem resiste à potestade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos a condenação. 3 Porque os magistrados não são terror para as boas obras, mas para as más. Queres tu, pois, não temer a potestade? Faze o bem, e terás louvor dela. 4 Porque ela é ministro de Deus para teu bem. Mas, se fizeres o mal, teme, pois não traz debalde a espada; porque é ministro de Deus, e vingador para castigar o que faz o mal. 5 Portanto é necessário que lhe estejais sujeitos, não somente pelo castigo, mas também pela consciência. 6 Por esta razão também pagais tributos, porque são ministros de Deus, atendendo sempre a isto mesmo. 7 Portanto, dai a cada um o que deveis: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem temor, temor; a quem honra, honra. (Rm 13:1-7)


14º passo: Se e quando construir vier a se tornar incontornável necessidade:

- o desejo, a motivação, a idéia, a proposta, a iniciativa e o dinamismo para a construção;
- o estilo e o projeto (ambos sem ostentação, maximamente funcionais, simples, modestos, econômicos, mas duráveis) arquitetônicos + da decoração + do mobiliário + do ajardinamento + etc.;
- a administração e os recursos financeiros para a construção,
...

todas estas coisas devem ser estritamente da parte dos membros da assembleia local! E tudo deve ser projetado, decidido, licenciado, escolhido, comprado, alugado, executado e registrado em nome dela.
   Este conselho é a gritante voz da observação da experiência secular, dos resultados práticos e espirituais!

   A herança que no princípio é adquirida às pressas, no fim não será abençoada. (Pv 20:21)



Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em BibliaLTT.org, com ou sem notas. Para começar a ter uma idéia da gravidade de muitas das MILHARES de deturpações de todas as "Bíblias" alexandrinas (baseadas no Texto dos incessantes Críticos), em relação às Bíblias do TR, leia, por EXEMPLO, http://solascriptura-tt.org/Bibliologia-Traducoes/AAlmeidaAtualizadaExposta-Helio.htm
http://solascriptura-tt.org/Bibliologia-PreservacaoTT/ExpondoErrosNVI-Jun2000-Emidio.htm




(retorne a http://solascriptura-tt.org/EscatologiaEBatistas/00Helio-index.htm
retorne a http://solascriptura-tt.org/EscatologiaEBatistas/
retorne a http://solascriptura-tt.org/)



Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.