Não às ritmantes palmas e instrumentos, ritmos dançáveis, balanços, dancejos, danças nas músicas da igreja. Identificam e levam ao mundo, carne, pragmatismo, renovação carismática dos pentecostais e carismáticos.




21. NÃO PALMAS, RITMOS E INSTRUMENTOS DE DANÇA, OU CARISMÁTICOS






Já houve 3 ondas de Pentecostalismo: A 1a. onda, desde o início do século XX, criou (e restringiu-se a) novas denominações; A 2a. onda, desde os anos 1950 e 1960, sutilmente invadiu e levou outras denominações, inclusive Romanismo, à "renovação carismática", e promove certo tipo de interdenominacionalismo e ecumenismo; A 3a. onda, desde os anos 1970 e 1980, atrai as pessoas lhes oferecendo um evangelho prioritariamente de poder, vantagens, prosperidade, muitas vezes por místicos meios físicos.

Todas essas 3 ondas têm se caracterizado, entre outras coisas, por introduzirem nas igrejas formas litúrgicas que antes caracterizavam os espetáculos mundanos. Notemos que essas estranhas formas litúrgicas completamente inexistiram nas igrejas verdadeiramente cristãs, por 19 séculos! (Só em 1912 foi feita a 1a. experiência, tentativa [por Ruth St. Dennis], de se introduzir nos cultos [primeiramente dos Romanistas] algo parecido com dança!).

Estas mudanças têm sido tão tremendamente intensas, profundas, e militantes, que parece que todas as igrejas, mesmo batistas e reformadas, mesmo alegando ser de linha fundamentalista, bíblica, etc., já estão sob algum grau de influência das mesmas ou, pelo menos, estão sob forte ataque e precisam clamar por sabedoria, coragem e poder vindos de Deus, para enfrentarem o inimigo. Clamemos agora, e estudemos o assunto com coração totalmente submisso e maleável à Palavra:

Que dizem os Santos Escritos de Deus sobre:

a) a prática de acompanhar a música da assembleia local com ritmado e sensual BATER DE PALMAS?
b) a adoção de ESTILOS MUSICAIS (letra, melodia, acordes harmônicos, ritmo, instrumentos, autor, cantor- instrumentista) característicos dos Renovados? Ou característicos do mundo?
c) a adoção de desde "discretos movimentos do corpo mas não dos pés" até "escancaradas DANÇAS sexuais culturais"?


Bem, comecemos analisando todos os versos que podem se referir ao assunto.


1. PALMAS:

Só aparecem no Velho Testamento! E nunca relacionadas com marcar o ritmo de música dançante! E nunca em cultos diretos ao Senhor, quer no Tabernáculo, quer no Templo!

a) 05606 câphaq = bater (as palmas das mãos) em demonstração de desagrado (isto é, de dor, pesar, indignação, zombaria, punição, etc.).
    Cada um baterá as palmas da mão {em desagrado} contra ele {o ímpio}, e do seu lugar o assobiará (Jó 27:23). Importante: a) neste artigo, nos versículos, tudo que estiver entre chaves {} é explicação que não estava na Almeida Corrigida Fiel; e b) Nas seções (1) e (2) as traduções da ACF ou ARC às vezes foram por nós corrigidas, com o propósito de torná-las mais exatas, conforme justificado em cada caso.
   
{Elifaz acusa Jó injustamente:} Porque ao seu pecado acrescenta a transgressão, entre nós bate as palmas {em desagrado}, e multiplica contra Deus as suas razões (Jó 34:37).
    Todos os que passam pelo caminho batem palmas
{em desagrado}, assobiam e meneiam as suas cabeças sobre a filha de Jerusalém, ... (Lm 2:15).
    Ver também: Nu 24:10; 1Re 20:10; Jó 34:26; Is 2:6; Jr 31:19; 48:26; Ez 21:12


b) 08628 tâqa = bater (palmas) aplaudindo = aplaudir com uma salva de palmas (batendo as palmas da mão rápida e fortemente). Não há nenhuma semelhança com sensualmente marcar o ritmo de músicas dançáveis.
    Batei palmas {aplaudindo}, todos os povos; aclamai a Deus com voz de triunfo (Sl 47:1).
    ... Todos os que ouvirem a tua fama
{isto é, tua destruição, ímpia cidade de Nínive} baterão as palmas {aplaudindo} contra ti; ... (Na 3:19).
    
c) 04222 mâchâ = esfregar ou bater as mãos (em pura alegria, como uma criancinha faz ao ganhar um bom presente). Novamente, não há nenhuma semelhança com sensualmente marcar o ritmo de músicas dançáveis.
    Os rios batam as palmas {em alegria}; regozijem-se também as montanhas (Sl 98:8). Obviamente, "batam palmas (em alegria)" não são palmas humanas, são linda linguagem figurada atribuindo mãos aos rios.
    ... os montes e os outeiros exclamarão de prazer perante a vossa face {ó Deus}, e todas as árvores do campo baterão as palmas {em alegria} (Is 55:12). Novamente, o texto não trata de crentes adorando a Deus, antes a linguagem é figurada, atribuindo mãos às árvores).
   Porque assim diz o Senhor DEUS: Porquanto bateste com as mãos {em alegria}, e pateaste com os pés, e com todo o desprezo do teu coração te alegraste contra a terra de Israel, (Ezequiel 25:6)



d) 05221 nâkâh = golpear as mãos (ou golpear com as mãos). Pode ser em aplauso, ou esmurrando, etc.
    Então ele tirou {Joás,} o filho do rei, ..., e bateram as mãos {em aplauso, aclamação}, e disseram: Viva o rei! (2 Re 11:12).
    Tu, pois, ó filho do homem, profetiza e bate com as mãos uma na outra (
em alegria); e dobre-se a espada até a terceira vez, a espada dos mortos; ela é a espada para a grande matança, que os traspassará até o seu interior. (Ezequiel 21:14)
   
E também eu baterei (em alegria) com as minhas mãos uma na outra, e farei descansar a minha indignação; eu, o SENHOR, o disse. (Ezequiel 21:17)



Note:

1) Nenhuma dessas 8 passagens (todas as passagens com "palmas", no Velho Testamento: Jó 27:23; Jó 34:37; Lm 2:15; Sl. 47:1; Na 3:19; Sl 98:8; Is 55:12; 2 Re 11:12) força a menor, a mais remota conotação entre "palmas" e música! (nem mesmo a música secular e profana!)

2) Palmas, mesmo divorciadas de músicas, só são mencionadas no Velho Testamento: o Novo Testamento não faz nenhuma referência a bater as palmas das mãos.

3) Definitivamente, portanto, não há, em toda a Bíblia, absolutaamente nenhuma ordem, sugestão, exemplo ou sequer menção de, nenhum espaço para palmas ritmarem músicas!

4) Quanto aos cultos de adoração ao Senhor no Tabernáculo, Templo, sinagogas e igrejas, o "argumento do silêncio" (isto é, a mais absoluta ausência de referências a palmas nesses cultos, quer tolerando-as quer reprovando-as) tem peso esmagador contra, nunca a favor do uso das palmas: se elas foram ou devessem ou fossem toleradas ser usadas, seriam um dos elementos mais importantes e chamadores da atenção, e se a Bíblia é tão rica em detalhes sobre instrumentos e outros tantos detalhes relativamente muito menores, sobre a música de culto ao Senhor, não teria de modo algum deixado de lado um dos seus aspectos mais notáveis! Assim, a Bíblia definitivamente não autoriza nem tolera nenhum crente a sensualmente marcar com palmas o ritmo de músicas cada vez mais dançáveis e sensuais, nos nossos cultos ao Senhor, nas nossas igrejas!

5) Entre 1991 e 1994, em João Pessoa, os Pastores Walter Russell Gordon e Aureliano Colaço leram de vários púlpitos (em várias igrejas Batistas Regulares) um artigo do "Jornal Batista" com o título "Palmas que Valem Milhões". Este artigo cita que um pastor norte-americano, depois de profundo estudo da Bíblia e de todas a fontes arqueológicas e históricas disponíveis, desde há muitos anos estabeleceu o prêmio de alguns milhões de dólares para quem conseguisse provar que jamais músicas foram acompanhadas por palmas (marcando-lhes o ritmo) nos cultos, quer no Tabernáculo, ou no Templo, ou nas igrejas do Novo Testamento, ou nas inúmeras igrejas primitivas. Este prêmio foi depositado na Justiça Americana, e até hoje lá está, ninguém nunca conseguiu ganhá-lo. Você não concorda conosco que isto é muito impressionante?


2. DANÇAS:

nunca ocorreram em cultos oficiais e diretos ao Senhor, mesmo no V.T. (no Tabernáculo, no Templo, ou nas sinagogas)! Nem nas igrejas no N.T.! Nem nas igrejas primitivas!


a) Verbo 02342 chîyl = girar, rodopiar, dançar em roda (circulante).
    E olhai, e eis aí as filhas de Siló a rodopiar {02342}em alegres girar numa roda {04246}, saí vós das vinhas, e arrebatai cada um sua mulher das filhas de Siló, e ide-vos à terra de Benjamim. (Jz 21:21). Note que este "rodopiar em alegres girar numa roda" foi só na presença e participação feminina, não de toda uma igreja; foi em festa folclórica (não em culto, culto direto a Deus); foi nos campos (não no Tabernáculo, muito menos em igreja neotestamentária); foi na dispensação de Israel (não em igreja neotestamentária). Além disso, a Bíblia simplesmente o cita (como à poligamia, etc....), sem nem de longe recomendar que crentes e igrejas do N.T o imitem.
    E os filhos de Benjamim o fizeram assim, e levaram mulheres conforme ao número deles, daquelas que rodopiavam numa roda  {02342}{*}, as quais arrebataram; e foram-se, e voltaram à sua herança, e reedificaram as cidades, e habitaram nelas. (Jz 21:23). Mesma observação de v. 21.

b) Verbo 07540 râqad = dar grandes saltos (de alegria), saltar (de alegria), dar saltos (de alegria), pinotear (de alegria).
    E sucedeu que, chegando a arca do concerto do Senhor à cidade de Davi, Mical, a filha de Saul, olhou duma janela, e, vendo a Davi dar pinotes de alegria e tocar, o desprezou no seu coração (1Cr 15:29). Note que "râqad" não pode ser dança sensual, pois é a mesma palavra usada para os pulos dos bodes barbudos, em Is 13:21! De alegria, bodes e cabritos não dançam, e sim dão pulos, saltos, pinotes! E os pinotes dos bodes são muito diferentes dos requebros dos John Travolta's e Madona's que querem sutilmente se introduzir nas nossas igrejas. A própria Bíblia é seu léxico e dicionário e tradutor e interpretador: "Râqad" tem que ser traduzido como dar pinotes de alegria, de forma alguma é dançar! Note também que esta tem que ter sido a 1a. vez que Davi fez o que fez, do contrário Mical não teria se surpreendido e indignado tanto, não é?... Foi também a única vez que alguém râqad (deu grandes saltos de alegria), em frente da Arca chegando à sua cidade ou em qualquer outra ocasião de invulgar alegria no Senhor, senão a Bíblia narraria detalhe tão importante.
    Fazem sair as suas crianças, como a um rebanho, e seus filhos andam dando pinotes de alegria (Jó 21:11).
    Tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dar pinotes de alegria (Ec 3:4).
    Mas as feras do deserto repousarão ali, e as suas casas se encherão de horríveis animais; e ali habitarão os avestruzes, e os sátiros ali darão pinotes de alegria. (Is 13:21)
("Sátiros" são bodes barbudos.) Este texto, tão claro, prova que Davi não dançou sensualmente em 1 Cr 13:29 (que usa a mesma palavra "râqad"), apenas deu grandes pinotes de alegria. E isto explica a passagem paralela de 2 Sm 6:14,16.

c) Substantivo 04234 mâchowl deriva de uma raiz que significa simplesmente "volta, giro". Pode significar "alegre girar numa roda". Mas a Almeida Revista e Corrigida admite que, dependendo do contexto, mâchowl também pode ser "flauta que toque em volteios"; Clemente de Alexandria (mesmo que herético em tantos aspectos, notavelmente em adulterar manuscritos da Bíblia e idolatrar erudição), no ano 190 depois de Cristo, era muito melhor hebraísta que ninguém a partir da Idade Média, e traduz a palavra "mâchowl " em Sl 150:4 como "coral-eco", isto é, "coro que responde em eco", ver "The instructor, Fathers of the church", p. 130).
   Tornaste o meu pranto em coral que responde em eco {*}; desataste o meu pano de saco {sinal de luto}, e me cingiste de alegria, (Sl 30:11) {* "04234 mâchôwl" pode ser traduzido como "alegre girar numa roda", ou como "flauta volteante" ou como "coral que responde em eco"; esta última tradução é melhor, pois o contexto é de expressão vocal em emoção: clamei, cantai, choro, alegria, risos, dizia, clamei, supliquei, louvará, anunciará, ouve, pranto, alegria, cante, cale, louvarei, etc.}
   Louvem o Seu nome em coral que responde em eco {*}, cantem-Lhe o seu louvor com adufe e harpa (Sl 149:3). {* "04234 mâchôwl" pode ser traduzido como "alegre girar numa roda", ou como "flauta volteante" ou como "coral que responde em eco"; esta última tradução é melhor, pois o contexto é de expressão vocal em emoção: louvai, cantai, cântico, louvor, alegre-se, regozijem-se, louvem, cantem, louvor, alegrem-se nas suas camas, estejam na sua garganta os altos louvores, etc. A Almeida Revista e Corrigida prefere "flauta volteante", por casar com a lista de instrumentos musicais (adufe e harpa), isto também faz sentido. De qualquer modo, note que o contexto parece ser o de um desfile militar-cívico de Israel, numa ocasião sem similar, a vitória de Armagedon, não é o contexto de adoração direta, no Templo, muito menos em uma igreja, no Novo Testamento}
    Louvai-o com o tamborim e a flauta volteante {*}, louvai-o com instrumentos de cordas e com órgãos. (Sl 150:4) {* "04234 mâchôwl" pode ser traduzido como "alegre girar numa roda", ou como "flauta volteante", ou como "coral que responde em eco"; a 2a. tradução é melhor e preferida pela Almeida Revista e Corrigida, por casar com o fato de estarmos no meio de uma lista de 9 instrumentos musicais! De qualquer modo, note que o contexto, continuando Sal 149, parece ser o de um desfile militar-cívico de Israel, numa ocasião sem similar, a vitória de Armagedon; ou o contexto é o céu, o "firmamento do seu poder", onde não há som no sentido físico usual, portanto não há instrumento musical no sentido usual, portanto a linguagem é figurada. O que é certo é que o contexto não é aquele de adoração direta a Deus, no Templo, muito menos em uma igreja, no Novo Testamento}
    Ainda te edificarei, e serás edificada, ó virgem de Israel! Ainda serás adornada com os teus tamboris, e sairás no coral que responde em eco, dos que se alegram. (Jr 31:4) {* "04234 mâchôwl" pode ser traduzido como "alegre girar numa roda", ou como "flauta volteante" ou como "coral que responde em eco"; esta última tradução é melhor (e adotada por Young's Literal Translation), pois o contexto é de expressão vocal em emoção: dizendo, gritarão, cantai com alegria, exultai, proclamai, cantai louvores, dizei, choro, súplicas, etc. De qualquer modo, note que o contexto parece ser o de um desfile militar-cívico de Israel, numa ocasião sem similar, a comemoração da vinda do Cristo para reinar, não é o contexto de adoração direta a Deus, no Templo, muito menos em uma igreja, no Novo Testamento}
   Então a virgem se alegrará em coro que responde em eco, como também os jovens e os velhos juntamente; e tornarei o seu pranto em alegria, e os consolarei, e lhes darei alegria em lugar de tristeza (Jr 31:13). "04234 mâchôwl" pode ser traduzido como "alegre girar numa roda", ou como "flauta volteante", ou como "coral que responde em eco"; esta última tradução é melhor, pois o contexto é de expressão vocal em emoção: virão com choro, súplicas, ouvi, anunciai, exultarão, tristes, alegrará, voz, ouviu, lamentação, choro amargo, chora, voz de choro, etc. De qualquer modo, não podemos imaginar verdadeiros anciões praticando muitas das danças agitadas, acrobáticas, e sensuais como as que hoje se introduziram em algumas igrejas tidas como evangélicas. De qualquer modo, ainda, note que o contexto parece ser o de um desfile militar-cívico de Israel, numa ocasião sem similar, no Milênio, não é o contexto de adoração direta a Deus, no Templo, muito menos em uma igreja, no Novo Testamento
    15  Cessou o gozo de nosso coração; converteu-se em lamentação o nosso coro que responde em eco (Lm 5:15) "04234 mâchôwl" pode ser traduzido como "alegre girar numa roda", ou como "flauta volteante", ou como "coral que responde em eco"; esta última tradução é melhor, pois o contexto é de expressão vocal em emoção: música, gozo de coração, lamentação, etc.

d) Substantivo 04246 mechôwlâh = forma feminina de mâchowl (vide acima), portanto também significa "flauta volteante", ou "alegre girar numa roda", ou "coro que responde em eco". A Almeida Revista e Corrigida admite que, dependendo do contexto, mâchowl pode ser flauta que toque em volteios.
    Então Miriã, a profetiza, a irmã de Arão, tomou o tamboril na sua mão, e todas as mulheres saíram atrás dela com tamboris e com flautas volteantes (Ex 15:20).
{* "04246 mâchowlah" pode ser traduzido como "alegre girar numa roda", ou como "flauta volteante", ou como "coro que responde em eco"; A 2a. tradução, "flauta volteante", é melhor, pois o contexto é de uma lista de instrumentos musicais: tamboris, etc. A 3a. tradução, "coral que responde em eco", é um pouco menos provável, mas ainda é plausível, pois o contexto também é de expressão vocal em emoção: respondia, cantai, etc. A 1a. tradução, "alegres girar numa roda", é a menos plausível. Se, pior de todas, a tradução fosse simplesmente para "danças", teríamos que notar que a Bíblia simplesmente cita o que Miriã fez (como cita a poligamia, etc....), sem nem de longe recomendar que crentes e igrejas do Novo Testamento a imitem; teríamos que lembrar quão carnal foi Miriã em outras ocasiões; e teríamos que deduzir que as danças poucos dias depois, (israelitas nus, bêbados, fornicando, adorando um ídolo, trocando Deus por um bezerro de ouro, ver Ex 32:17-19!) bem poderiam ter sido conseqüências, o fruto final desse hipotético mau exemplo de Miriã}
    ..., e vendo o bezerro {de ouro} e as danças, acendeu-se o furor de Moisés ... (Ex 32:19). Estas danças (quer sensuais, quer não sensuais!), ofenderam a Deus, o ofenderam tanto quanto a confecção e adoração do bezerro de ouro!
    Vindo, pois, Jefté a Mizpá, à sua casa, eis que a sua filha lhe saiu ao encontro com adufes e com flautas volteantes; e era ela a única filha; não tinha ele outro filho nem filha. (Jz 11:34) "04246 mâchowlah" pode ser traduzido como "alegre girar numa roda", ou como "flauta volteante", ou como "coral que responde em eco". Considerando que tudo indica que a filha de Jefté estava com um grupo de companheiras (no verso seguinte, Jefté diz: "tu estás entre oS que me turbam"), a 2a. tradução é melhor, pois o contexto é de uma lista de instrumentos musicais: tamboris, etc. A 3a. tradução, "coral que responde em eco", também é bastante plausível. A 1a. tradução, "alegre girar numa roda", é a menos plausível; ainda menos é a tradução simplesmente para "danças". De qualquer modo, temos que notar que a Bíblia simplesmente cita o que a jovem fez (como cita a poligamia, etc....), sem nem de longe recomendar que crentes e igrejas do Novo Testamento a imitem; temos que notar que não temos aqui adoração direta a Deus, no Templo, muito menos numa igreja, no Novo Testamento; temos que lembrar a terrível conseqüência, o fruto final de toda esta triste história.
    (Jz 21:21). Ver letra (a), acima.
    ... as mulheres ... saíram ao encontro do rei Saul, para cantar, os corais que  respondem em eco {*}, com adufes, com alegria, e com instrumentos de música (1Sm 18:6). "04246 mâchowlah" pode ser traduzido como "alegre girar numa roda", ou como "flauta volteante", ou como "coral que responde em eco". A 3a. tradução, "coral que responde em eco", é a melhor, tendo em vista as notas de 1Sm 21:11 e 29:5, e que o contexto em torno de 18:6 é de expressão vocal em emoção: para cantar, se respondiam, dizendo, aquela palavra, etc. A 2a. tradução, "flauta volteante", também é bastante plausível, pois o contexto também pode ser visto como uma lista de instrumentos musicais: adufes, instrumentos de música, etc. A 1a. tradução, "alegres girar numa roda", é a menos plausível; Ainda menos é a tradução simplesmente para "danças". De qualquer modo, temos que notar que a Bíblia simplesmente cita o que as mulheres fizeram (como cita a poligamia, etc....), sem nem de longe recomendar que crentes e igrejas do Novo Testamento as imitem; temos que notar que não temos aqui adoração direta a Deus, no Templo, muito menos numa igreja, no Novo Testamento; teríamos que lembrar a terrível conseqüência, o fruto final de tudo isto, Saul se enchendo de ciúmes, passando a viver obcecado pelo desejo de matar Davi. O fruto da carne sempre é carne. Carnalidade sempre gera mais carnalidade.
   ... Não é Davi o rei da terra? Não se cantava deste nos corais que respondem em eco, ... (1Sm 21:11). "04246 mâchowlah" pode ser traduzido como "alegre girar numa roda", ou como "flauta volteante", ou como "coral que responde em eco". A 3a. tradução, "coral que responde em eco", é a melhor, pois o contexto é de expressão vocal em emoção: "cantava", "dizendo". A 1a. tradução, "alegres girar numa roda", é a menos plausível; Ainda menos é a tradução simplesmente para "danças". Ver notas 1Sm 18:6 e 29:5.
    Não é este aquele Davi, de quem uns aos outros respondiam nos corais que respondem em eco, dizendo: Saul feriu os seus milhares ... (1 Sm 29:5). "04246 mâchowlah" pode ser traduzido como "alegre girar numa roda", ou como "flauta volteante", ou como "coral que responde em eco". A 3a. tradução, "coral que responde em eco", é a melhor, pois o contexto é de expressão vocal em emoção: "cantaram", "dizendo". A 1a. tradução, "alegres girar numa roda", é a menos plausível; Ainda menos é a tradução simplesmente para "danças". Ver notas 1Sm 18:6 e 21:11.

e) Verbo 03769 kârar = torcer, voltear, rodar, girar, rodopiar, saltar em giro, dar giros e cambalhotas (assim, por extensão, pode ser dançar).
   E Davi girava acrobaticamente {03769} com todas as suas forcas diante do Senhor; e estava Davi cingido dum éfode de linho (2 Sm 6:14). E sucedeu que, entrando a arca do Senhor na cidade de Davi, Mical, a filha de Saul, estava olhando pela janela e, vendo ao rei Davi que ia saltando {06339} e girando acrobaticamente {03769} diante do Senhor, o desprezou em seu coração (2 Sm 6:16). O uso de "07540 râqad" em relação a Davi, na passagem paralela em 1 Cr 15:29 (vide acima, letra (b)), igual ao uso de "07540 râqad" em relação a bodes barbados em Is 13:21, afasta a possibilidade de Davi ter praticado danças sensuais: ele deu foi enormes saltos, giros (e, talvez, cambalhotas) de alegria sem precedentes! Ademais, nada força que Davi deixou aparecer certas partes eróticas do corpo, como alguns insinuam: a vaidosa rainha pode ter simplesmente abominado o fato do rei ter se despojado das roupas mais externas, suntuosas e formais, e ter se portado como um simples e humilde acrobata, ao invés de ter contratado um deles.

f) Verbo 06452 pâcach = saltar (ou dançar) como que manquejando, ajoelhando alternadamente em cada um dos joelhos.
   ...; e {os profetas de Baal} saltavam (como que manquejando) sobre o altar que se tinha feito (1Rs 18:26). Nada exige que houve dança (quer sensual, quer não sensual) aqui, bem podem ter sido saltos com guinchos, ambos animalescos e diabólicos. Mas, seja como for, a Bíblia simplesmente cita o fato (como à poligamia, etc....), sem nem de longe recomendar que crentes e igrejas do N.T imitem tais terríveis servos e adoradores de um dos mais terríveis ídolos e demônio.

g) Verbo 02287 chagag celebrar em festival, provavelmente com danças
    E, descendo, o guiou e eis que estavam espalhados sobre a face de toda a terra, comendo, e bebendo, e celebrando {*}, por todo aquele grande despojo que tomaram da terra dos filisteus e da terra de Judá. (1Sm 30:16).  "02287 chagag" é "celebrar em festa" (podendo esta ser sem nenhuma dança) e assim foi traduzido em 13 locais (Ex 5:1; 12:14; 23:14; Lv 23:39,41; Nu 29:12; Dt 16:15; Sl 42:4; 107:27; Na 1:15; Zc 14:16, 18, 19.), por que traduzíamos por "dançando", somente aqui? Mas, seja como for, a Bíblia simplesmente cita o fato (como à poligamia, etc....), sem nem de longe recomendar que crentes e igrejas do N.T imitem tais terríveis idólatras amalequitas, nenhuma identificação tenhamos com eles.

h) Verbo 3738 orcheomai = dançar (especialmente não formando e não movendo-se em círculo, mas sim movendo-se linearmente, sem girar).
   E dizem: Tocamos-vos flauta e não dançastes; cantamos-vos lamentações e não chorastes (Mt 11:17). São semelhantes aos meninos que, assentados nas praças, clamam uns aos outros e dizem: Tocamos-vos flauta e não dançastes; cantamos-vos lamentações e não chorastes (Lc 7:32). A imagem que faço na minha mente é como de uma criancinha imitando o "baliza" da banda dos fuzileiros navais. Mas, seja como for, a Bíblia simplesmente cita o fato (como à poligamia, etc....), sem nem de longe recomendar que crentes e igrejas do Novo Testamento, particularmente nos seus cultos diretos a Deus, imitem tais meninos tão carnais, imaturos, descrentes, e que estão sendo censurados por nosso Senhor e Salvador.
   Festejando-se, porém, o dia natalício de Herodes, dançou {sensual e pecaminosamente} a filha de Herodias diante dele, e agradou {lasciviamente} a Herodes (Mt 14:6). Entrou a filha da mesma Herodias e dançou {sensual e pecaminosamente}, e agradou {lasciviamente} a Herodes e aos que estavam com ele à mesa; ... (Mr 6:22). A Bíblia simplesmente cita o fato (como à poligamia, etc....), sem nem de longe recomendar que crentes e igrejas do Novo Testamento, particularmente nos seus cultos diretos a Deus, imitem fornicárias, devassas, idólatras, assassinas de crentes, como tal filha e mãe.

i) Substantivo 5525 choros = "grupo de cantores (um coro, um coral)" ou "grupo de dança de roda", folclórica.
   E o seu filho mais velho estava no campo; e quando veio, e chegou perto de casa, entendeu {*} as palavras da sinfonia {**} e dos coros {***} (Lc 15:25).. {* "191 akouo" = "ouvir entendendo o significado das palavras"} {** "4858 sumphonia" = "música harmoniosa e bela". Pode ser música a capela, de um coral com várias vozes em harmonia. Desta palavra se deriva a portuguesa "sinfonia"} {*** "5525 choros": dependendo do contexto, pode ser um grupo de cantores (um coro, um coral) ou um grupo de dançarinos. Desta palavra se derivam as portuguesas "coro" e "coral". O contexto do verso é de coral de várias vozes em linda harmonia} Mas, seja como for, isto foi uma festa familiar, folclórica, Israelita, no campo, e a Bíblia simplesmente cita o fato (como à poligamia, etc....), sem nem de longe recomendar que crentes e igrejas do Novo Testamento, particularmente nos seus cultos diretos a Deus, o imitem.



Note:

1) Nenhum desses 28 versículos (Jz 21:21; Jz 21:23 / 1Cr 15:29; Jó 21:11; Ec 3:4; Is 13:21 / Sl 30:11; 149:3; 150:4; Jr 31:4,13; Lm 5:15 / Ex 15:20; 32:19; Jz 11:34; 21:21; 1Sm 18:6; 21:11; 29:5 / 1Sm 30:16 / 2Sm 6:14,16 / Mt 11:17; 14:6; Mr 6:22; Lc 7:32 / Lc 15:25 ) nem de longe autoriza nenhum crente a sensualmente balançar o corpo em sensual "dança mansa" (mesmo "dança mansa") acompanhando o ritmo de músicas cada vez mais dançáveis, nos nossos cultos diretos e exclusivos ao Senhor, nas nossas igrejas neotestamentárias!

2) A Bíblia tem 120 referências ao emprego de música no louvor ao Senhor Deus. Embora nem todas essas referências sejam vistas por todos (inclusive por nós mesmos) como de louvor direto a Deus (isto é, atitude e atividade que são única, total e exclusivamente um culto a Deus, quer no Tabernáculo, ou no Templo, ou numa igreja), assim são vistas por alguns.
Dessas 120 referências, só há 8 delas que, de forma muito disputada (inclusive por nós mesmos) também mencionam algo que possa receber o nome "dança"; mas já vimos que absolutamente TODAS essas 8 referências TÊM, DEVEM, SÃO MELHOR TRADUZIDAS por coisas outras que "dança mansa e santa".
Dessas 8 referências, há 5 (1Cr 15:29 = 1Sm 18:6 = 1Sm 21:11 = 1 Sm 29:5 = 2 Sm 6:16) que são irrespondivelmente esclarecidas por Is 13:21: a tradução correta irretrucavelmente TEM que ser "dar pinotes de alegria"! (E notemos que a ocasião foi mais uma invulgar, especial, irrepetível festa militar-cívica, do que um solene culto direto, único, total e exclusivo a Deus, quer no Tabernáculo, ou no Templo, ou numa igreja).
Restam 3 referências em que reconhecemos que há a possibilidade de alguém sincero (mesmo que errado, mesmo sem ter estudado melhor o contexto, etc.) possa inicialmente ver "dança santa e mansa" ou "alegres girar numa roda" associada com música, no louvor direto a Deus: a) Logo após a vitória no Armagedon, e no Milênio (Sl 149:3; 150:4); e b) Quando Miriam celebrou o livramento do Mar Vermelho (Ex 15:20).
Mas um estudo mais aprofundado facilmente prova que, para uma mente imparcial e que não quer forçar danças, em Ex 15:20 a tradução "flauta volteante" ganha de todas as outras com hectômetros de vantagem; em Sl 149:3 a tradução "coro em eco" ganha de todas as outras com quilômetros de vantagem; e em Sl 150:4 a tradução "flauta volteante" ganha de todas as outras com léguas de vantagem. Caso encerrado.

3) Mesmo que pudéssemos (e, honestamente, não podemos) ver a mais remota sombra de possibilidade da tradução "danças" ou "alegres girar numa roda" em Ex 15:20; Sl 149:3 e 150:4:

a) Seria significativa a ausência de "danças, mesmo mansas" nas outras 117 referências! Mesmo que Ex 15:20; Sl 149:3 e 150:4 se referissem a "alegres girar numa roda" ou "danças mansas e santas" reais, elas só teriam ocorrido em 1 referência em cada 40, isto no máximo sugeriria termos 1 semana por ano com louvor "mais animadinho" (mas sempre reverente e espiritual!!! !!! !!!), por exemplo, no grande retiro anual da mocidade, não é?
Ou não seria mais prudente notarmos que estes cultos só ocorreram e poderiam ocorrer em 2 ocasiões super-especiais, únicas na História? Assim, nunca deveriam ser repetidos.
Ou, se quiséssemos alegorizar, poderíamos ter estes cultos "animadinhos" (cuidando que ainda fossem reverentes e espirituais!!! !!! !!!) 1 ou 2 vezes na vida de uma ou outra raríssima igreja, talvez uma dessas ocasiões sendo quando toda a igreja escapasse milagrosamente de ser toda ela morta ao fugir de um país em guerra, talvez outra dessas ocasiões sendo quando a igreja experimentasse de novo a presença do Senhor após alguns séculos sem ela. Etc.

b) Essas referências só ocorrem no Velho Testamento, envolvendo israelitas. Não seria mais seguro e melhor deixarmos este possível "louvor envolvendo alguma santa expressão corporal" para os judeus convertidos o oferecerem durante o Milênio?

c) Com certeza estas "danças", se realmente tivessem acontecido, não teriam sido danças no sentido atual, sensual, mas teriam sido "prodigiosos saltos de pura alegria", quando Davi introduziu a Arca em Jerusalém, e "alegres girar de um círculo de pessoas", quando as companheiras de Miriam festejaram o livramento do Senhor através do Mar Vermelho.

d) Mesmo se tivessem realmente ocorrido estes dois "louvores envolvendo alguma santa expressão corporal", eles nunca, jamais, de modo nenhum ocorreram nos 4 cultos mencionados nos 4 evangelhos, nem ocorreram nas igrejas citadas no Novo Testamento: ocorreram apenas no Velho Testamento Além e acima disso, tiveram lugar bem longe e completamente dissociados do Tabernáculo e do Templo, que representavam, de forma especial, a presença de Deus. Por que nunca houve palmas e danças no Tabernáculo e no Templo??? Por que? Bem, responderemos isto imediatamente, a seguir:



3. OS CULTOS (no Tabernáculo, no Templo, nas sinagogas, nas igrejas do N.T., e nas igrejas primitivas) SEMPRE (!!!) FORAM SINÔNIMOS DA MAIS PROFUNDA (!!!) REVERÊNCIA (!!!)

    ... tira os teus sapatos dos teus pés, porque o lugar em que tu estás é terra santa  (Ex 3:5).
    ... E marcarás limites ao povo em redor, dizendo: Guardai-vos que não subais ao monte {Sinai}, nem toqueis o seu termo; todo aquele que tocar o monte, certamente morrerá ... (Ex 19:9-24). Sim, mesmo se você adotar em Ex 15:20 a errada tradução "com alegres girar numa roda" ao invés da correta "com flautas volteantes"; sim, mesmo se Miriam, na ocasião única após a travessia do Mar Vermelho, tivesse liderado as mulheres em roda alegre (mas santa e pura, diametralmente oposta às danças dos adoradores do bezerro de ouro!) que girava cantando ao Senhor; sim, note agora, em Ex 19:9-24, que enorme diferença da reverência que Deus exige quando a Sua Palavra está para ser entregue!
    E fê-lo Moisés; conforme a tudo o que o Senhor lhe ordenou, assim o fez ... lavavam-se, como o Senhor ordenara a Moisés ... Então a nuvem cobriu a tenda da congregação e a glória do Senhor encheu o Tabernáculo ... (Ex 40:16-38). Novamente, mesmo se você adotar em Ex 15:20 a errada tradução "com alegres girar numa roda" ao invés da correta "com flautas volteantes", que tremenda diferença há entre as companheiras de Miriam, na ocasião única da salvação do Mar Vermelho, e a reverência extrema nos cultos, nos cultos no Tabernáculo! Por que não houveram danças no culto inaugural do Tabernáculo, e em todos os cultos posteriores aí feitos diariamente?? Por que? Então, por que ter "danças-mansas" hoje? Por que??!!...

Só o sumo-sacerdote entrava no Santo dos Santos, super, super reverentemente, 1 só vez por ano (He 9:7), antes tendo que fazer expiação por si próprio e sua família (oferecendo o sangue desta expiação, Lv 16:11), e pelo povo (verso 15), e oferecendo incenso (verso 12), tremendo com medo de morrer se acalentasse o pecado de Nadabe e Abiú.
    E os filhos de Arão, Nadabe e Abiú, tomaram cada um o seu incensário, e puseram neles fogo, e puseram incenso sobre ele, e trouxeram fogo estranho perante a face do Senhor, o que não lhes ordenara. Então saiu fogo de diante do Senhor, e os consumiu; e morreram perante o Senhor (Lv 10:1,2). Deus matou os inovacionistas Nadabe e Abiú. O pecado deles foi o de trazer fogo ateado pelos homens e não por Deus (compare com 6:13), ou o de estarem sob certa influencia do álcool (compare com 10:9).

À luz de Ef 5:19 (Falando entre vós em salmos, e hinos, e cânticos ESPIRITUAIS ...), você se arriscaria a achar que podemos oferecer a Deus música carnal (ateada pelos homens e voltada a lhes agradar) ao invés de música espiritual (ateada por Deus e só a Ele voltada para agradar)?

À luz de Ef 5:18 (E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito ...), você se arriscaria a achar que podemos nos inebriar com álcool (e outras coisas de semelhante efeito arrebatador das emoções e embotador do discernimento autocontrole e espiritualidade, tais como músicas ritmadas, alto volume, palmas, danças, gritinhos, lasers estroboscópicos, luzes piscantes, fumaça de gelo seco, etc.)?

Deus matou Uzá porque ele, aparentemente, tentou ajudar a arca de Deus a não cair! (2 Sm 6:6,7). Deus não quer que "aperfeiçoemos" Suas ordens (assim achando-as antiquadas, burras, incompetentes), quer somente que as sigamos de todo o coração!

Sim, mesmo que Davi, na ocasião única em que trouxe a arca para Jerusalém, "deu grandes pinotes acrobáticos de pura alegria", que grande diferença da reverência no culto, no culto da inauguração do Templo por seu filho, Salomão: "... encurvaram-se com o rosto em terra sobre o pavimento, e adoraram e louvaram ao Senhor ... instrumentos músicos ... e os sacerdotes tocavam trombetas diante deles, e todo o Israel estava em pé ..." (2 Cr 6:12 - 7:10). ("em pé" é diferente de "animada e sensualmente balançando os corpos no ritmo de sensual música voltada para atrair o mundo por satisfazer seu gosto"!)

    ... Santo, santo, santo é o Senhor dos Exércitos ... Ai de mim, que vou perecendo porque eu sou um homem de lábios impuros . Mas um dos serafins voou para mim trazendo na sua mão uma brasa viva que tirara do altar com uma tenaz; e com ela tocou a minha boca e disse: Eis que isto tocou os teus lábios; e a tua iniqüidade foi tirada e purificado o teu pecado ( Is 6:1-7). A mais absoluta reverência é essencial ao verdadeiro culto- adoração, à verdadeira visão do Santíssimo, à verdadeira comunhão com o Altíssimo!

    ...Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao Senhor ... E Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas ... E atentou o Senhor para Abel ... Mas para Caim e para sua oferta não atentou ... (Gn 4:3-5). Deus recusou os pequenos "aperfeiçoamento de culto," "culturalização", "modernização" trazidos por Caim! Em milhares e milhares de anos até o Calvário, Deus não mudou o mínimo detalhe de conteúdo nem de formato dos sacrifícios. Ele jamais mudou sequer em 1 mm nada que Ele levou ao menos 1 segundo e 1 letrinha para nos esclarecer, seja explicitamente ou através de Seus princípios! Não é evidente que Deus é imutável mesmo nos detalhes que parecem mais insignificantes, mesmo que pareçam de mera forma, não de conteúdo? Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vêem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não ha mudança nem sombra de variação (Tg 1:17). ... Eu, o Senhor, não mudo... (Ml 3:6).

À luz desta extrema reverência nos cultos do Tabernáculo, do templo, e das igrejas do Novo Testamento, quem seria louco de imaginar-se, por exemplo, na inauguração do Templo de Salomão, lá dentro do Santo dos Santos, batendo palmas rítmica e sensualmente, acompanhando uma irreverente e superficial música balançante, enquanto sensuais animadoras meneiam o corpo em vestes colantes ou rodopiam as saias de esvoaçantes franjinhas, animadores chamam a atenção para seus pulsantes quadris, tudo ao som de erotizantes instrumentos musicais, tudo parecendo um moderno conjunto (de 2a. classe) de música pop?

Ora, se vemos o horror, o absurdo de apresentar-nos assim no Santo dos Santos, no Templo, como poderíamos admitir tudo isto (sensuais músicas, instrumentos, ritmos, palmas, movimentos e balanços de corpo) nos cultos das igrejas neo-testamentárias???!!!


4. O OBJETIVO DO VERDADEIRO CULTO É PLENAMENTE (!!!) AGRADAR A DEUS, SOMENTE (!!!) A DEUS


Poderíamos ter iniciado este estudo, amado irmão, procurando fazê-lo perceber, e, se necessário, corrigir, sua posição sobre o ponto mais importante e crucial deste estudo. Este posicionamento inicial que você adotar é que inevitavelmente decidirá a posição que você afinal tomará quanto às palmas, músicas e danças nos nossos cultos. A questão vital é a seguinte:

QUAL O GRANDE, O PREPONDERANTE OBJETIVO DOS CULTOS DAS NOSSAS IGREJAS?

1) AGRADAR O MUNDO? Atrair os descrentes, oferecendo-lhes aquilo de que eles gostam, assim obtendo muitas decisões por Cristo, não importa muito como elas forem obtidas?

Não! Se assim fosse, aonde chegaríamos? A sorteios? A imitações de circos, shows, carnavais, forrós, rock pauleira, Sodoma, bacanais, etc.?     "... a amizade do mundo é inimizade contra Deus. Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus ... O Espírito que em nós habita tem ciúmes" (Tg 4:4,5).     "O qual se deu a si mesmo por nós para nos remir de toda a iniqüidade e purificar para si um povo ESPECIAL, zeloso de boas obras" (Tt 2:14).     "... porque amaram mais a glória dos homens do que a glória de Deus" (Jo 12:43).

2) AGRADAR NOSSO CORAÇÃO? Atrair, ganhar, agradar e assim manter multidões de crentes?

Não! Isto pode parecer muitíssimo certo, prático e espiritual, mas sempre tem fracassado completamente. Afinal, cultuarmos a nós mesmos no fundo é i-d-o-l-a-t-r-i-a, não é?    Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e pervertido; quem o conhecerá? (Jr 17:9).     ... assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são ... os meus pensamentos mais altos do que o vosso pensamento ...  (Is 55:8-9).     Há caminho que ao homem pare direito, mas o fim dele são os caminhos da morte (Pv 14:12).

O único e verdadeiro objetivo que devemos ter para os cultos nas nossas igrejas deve ser:
3) AGRADAR PLENA E SOMENTE A DEUS.

    ... assim falamos, não para que agrademos a homens e sim a Deus, que prova os nossos corações (1 Ts 2:4).     ... Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento (Mt 22:37,38).     Deleita-te também no Senhor, e Ele te concederá o que deseja o teu coração (Sl 37:4).


Aí está o dulcíssimo milagre: quando intensamente procuramos (e somente quando intensamente procuramos), agradar somente a Deus, agradar de uma forma plena, então atraímos e agradamos os descrentes que foram eleitos para serem salvos, e também atraímos e mantemos os verdadeiros crentes, e também, nós mesmos, alcançamos plena felicidade e contentamento!




5. EXPRESSÕES CULTURAIS DEVEM SER FILTRADAS, NÃO SOMENTE ADOTADAS.

Outro ponto inicial deste estudo, que definirá a posição que afinal tomaremos quanto às palmas, músicas e danças nos nossos cultos, poderia ter sido o seguinte:

QUE DEVEMOS FAZER QUANTO AOS COSTUMES E MODISMOS DA NOSSA ÉPOCA?

1) ADOTÁ-LOS INTEGRALMENTE?

Deus nos livre disto, pois terminaríamos como Rev. XX1, Ph.D., renomada autoridade mundial em comunicação e missões transculturais, expulso da missão XX9, quando esta descobriu que, em nome de "culturalização", ele terminou andando completamente nu entre os índios, dormindo na gigantesca oca que abrigava toda a tribo, para lá presenciar sexo grupal e até adotar casamento grupal juntamente com os índios.

2) ADAPTÁ-LAS? Simplesmente dourar a pílula antes de engoli-la?

Deus também nos livre disto, terminaríamos como os Católicos Romanos com o Carnaval, que ficticiamente é a preparação para a contrição da quaresma, mas que realmente é a maior festa atual do Diabo! Depois do rock evangélico, que viria: "fornicação para a glória de Deus"???!!!... Aqui perto de nós, na praia de Tambaba, Paraíba, há um grupo "evangélico" nudista, (mas a foto que me mostraram, do pastor, tinha uma tarja preta estrategicamente adicionada ...)

3) FILTRÁ-LAS DISCRIMINATORIAMENTE?

Sim, filtrando todos os costumes e expressões culturais, adotando somente os que são 100% bons e 0% ruins (por exemplo: usar roupas de frio no Alaska) e recusando os que são ao menos 0,1% ruins, mesmo que tenham 99.9% bons.


6. SÓ QUEM QUER SER CEGO NÃO ENXERGA O MAL QUE A "MÚSICA EVANGÉLICA CONTEMPORÂNEA" PODE FAZER E TEM FEITO ÀS VERDADEIRAS E FIÉIS IGREJAS

Obviamente, todas igrejas evangélicas de linha ortodoxa- conservadora- fundamentalista originalmente tinham doutrina sã e saneadora, e música verdadeiramente espiritual. No entanto, abra bem seus olhos espirituais, olhe bem ao redor e responda-nos honestamente:

QUANTAS DAS MAIS SÃS IGREJAS COMEÇARAM A ESCORREGAR NOS 10 PASSOS, ABAIXO LISTADOS, DO ABISMO DA "RENOVAÇÃO CARISMÁTICA ATRAVÉS DA MÚSICA", E CONSEGUIRAM RECUPERAR-SE?

1o. degrau na queda: MORNIDÃO - A pregação e a doutrina pouco a pouco tornam-se superficiais e sem poder, alguns pecados são encobertos e acalentados (como os de Acã, os de 1 Co 5, etc.), e a mornidão de Laodicéia se instala. Como conseqüência inevitável, o Espírito do Santo se entristece. Ao invés de voltarem ao amor, pureza, pregação e obras antigas, os crentes começam a murmurar que "a música está fria", "a igreja não tem vida nem amor, está morta". O diagnóstico está correto (alguma coisa está errada), mas a prescrição do remédio será mortiferamente errada.

2o. degrau na queda: PALMAS NA MOCIDADE - Como importante parte do que pensam ser a solução contra a mornidão acima, os cultos da mocidade aposentam os hinários tradicionais e começam a adotar instrumentos e músicas dançáveis, com "incendiárias" palmas ritmando-as. O diagnóstico da tepidez foi certo, mas o remédio é tragicamente errado, como quando Israel exigiu ter um rei, Saul. Os resultados serão enganosos, meramente exteriores e satisfatores da carne (sim, da carne, sob o disfarce da religiosidade).
(Você não diria que apenas uns 20% das igrejas que desceram até este 2o. degrau ainda conseguem se recuperar, mas sofrem e perdem pelo menos uns 5% dos membros?)

3o. degrau na queda: PALMAS EM TODA A IGREJA - Os cultos de toda a igreja passam também a aceitar instrumentos e músicas dançáveis, com "incendiárias" palmas marcando-lhes o ritmo.
(Você não acha que apenas uns 15% das igrejas que chegaram a este ponto conseguem se recuperar, mas com dores e muito esforço e lutas, perdendo uns 10% dos membros?)

4o. degrau na queda: BALANÇOS NA MOCIDADE - Os cultos da mocidade passam a adotar balanços do corpo (isto é, "dança mansa") acompanhando as músicas cada vez mais "animadas" e dançáveis.

5o. degrau na queda: BALANÇOS POR TODA A IGREJA - Os cultos de toda a igreja também passam a aceitar balanços de corpo marcando o ritmo das músicas, cada vez menos tradicionais, mais dançáveis, e mais preponderantes sobre a pregação.
(Você concorda que apenas uns 5% das igrejas neste ponto conseguem se recuperar, mas com tremendas dores, esforço e lutas, perdendo uns 30% dos membros?).

6o. degrau na queda: MÃOS DADAS COM RENOVADOS - Começa a haver um intercâmbio (de conjuntos musicais, pregadores, etc.) cada vez mais amplo e aprofundado com igrejas e grupos neo-pentecostais (isto é, com os adeptos da "renovação carismática" de todas as denominações, buscando emoções, experiências e os dons apostólicos; aliás, esta busca tem ficado tão mais importante que a da verdade, que o movimento da renovação carismática está fazendo o que o ecumenismo não conseguiu fazer: esta busca está dissolvendo identidades de denominações, juntando todas elas e até católicos e espíritas (pasmemos!) numa só bagunça sem cabeça).

7o. degrau na queda: INCHAÇÃO PELO FERMENTO - Os números de membros e de freqüentadores da igreja parecem aumentar enormemente. Esta "explosão", no entanto, deve-se à grande atração de renovados oriundos de outras igrejas ou de nômades sem igreja, e às conversões algo duvidosas (como a de Simão Mago) resultantes de métodos, evangelismo, e iscas bem duvidosas.
(A partir daqui, quase nenhuma igreja tem conseguido se recuperar; no entanto, o remanescente fiel, que estava acovardado e inerte, ainda pode, até aqui mas provavelmente não depois, tanto corajosamente altear a voz [antes de ser expulso], como também ainda começar uma nova e sã igreja).

8o. degrau da queda: NEO-PENTECOSTALISMO DISFARÇADO - Começam a formar-se e ser tolerados "discretos e refinados grupos renovados" na igreja (de início, são discretos, só praticam parte dos "dons apostólicos", mesmo assim "educadamente", ou em reuniões fora da igreja).

9o. degrau da queda: NEO-PENTECOSTALISMO ESCANCARADO - Os grupos renovados, já uma maioria super forte, ostensivamente dominam com mão de ferro todos os aspectos da igreja. Como mortífero golpe final, rompem final e totalmente com as últimas raízes históricas, porventura restantes, da igreja (nome, denominação, membros fiéis, etc.).

10o. degrau na queda: DESERÇÃO/FINGIMENTO/JIM-JONES - Com o passar dos anos,
a) alguns simplesmente decepcionam-se com a renovação e desistem dela (destes, uns poucos e raros voltam à igrejas e à vida centradas na Palavra e não em experiências, os outros vagam sem saber para onde ir);
b) alguns decepcionam-se com a renovação mas continuam a fingir dentro dela;
c) outros afundam-se cada vez mais no engano, muitas vezes chegando, dentro de alguns anos, a outras e piores heresias, a pecados grosseiros, etc.
De qualquer modo, o testemunho desta assembleia local já há muito está totalmente destruído, diríamos que desde o 5o. ou 6o degrau de degeneração.



Exemplos bem próximos:

a) Em 1990, XX2, pastor da super conservadora Igreja XX3 de Campina Grande, começou a trazer anualmente o conjunto XX4 cada vez com músicas mais agradáveis ao mundo (primeiro country, finalmente samba e rock bem balançados). Em princípios de 1994 o pastor revolucionou a música da igreja, introduzindo músicas dançáveis acompanhadas por palmas e balanços de corpo. Em início de 1995, sob resistência a certos pecados pessoais e outros problemas, o pastor renunciou e levou consigo uns 30% dos membros da igreja. O remanescente ainda ficou algo contaminado pelas inovações, e hoje (1995) a igreja, que por um lado floresce, por outro lado ainda tem que muito lutar espiritualmente e orar a Deus para sarar algumas feridas.

b) Em 19XX, a tradicional Igreja XX5 de Campina Grande desceu o 2o. degrau com Pr. XX6 e com o "Cantinho XX7" (que funciona nos 30 dias e no local do "Maior Forró do Mundo", tentando atrair o mundo com cara e bem produzida tentativa de pôr o Evangelho de Cristo dentro de uma mistura dos ritmos baianos, aché, baião, e forró). Pr. XX6 teve que sair ao tentar impedir a descida a degraus bem mais baixos. Hoje, a igreja está em vias de descer ao 9o degrau, "Neo- Pentecostalismo Escancarado.".

c) Em 1991/1992, 4 super conservadoras Igrejas Batistas XX7 de Natal começaram a descer os degraus acima discutidos. Em 1994, 3 delas estavam totalmente renovadas e saíram da denominação, expulsando os membros fiéis. Só 1 das 4 igrejas salvou-se, porque retrocedeu nos 1os. degraus; mas, mesmo assim, de uma só vez perdeu cerca de 30% dos seus membros, os que mais favoreciam a renovação. O Seminário XX8 quase se acabou, tendo que expulsar 8 dos seus 12 professores.

d) Em 199?, XX super conservadoras Igrejas Batistas XX7 do Grande Recife começaram a descer os degraus da "Renovação Carismática através da Música", em 1994 o Neo- Pentecostalismo já havia tomado quase todas as IBXX7's da área (somente 2 escaparam quase ilesas, por terem se recusado a descer os 1os degraus).

 e) Em 1990/1991, a 1a. Igreja XX8 de João Pessoa começou a descer os 1os. degraus do abismo da "Renovação Carismática através da Música", hoje está entre o 8o. e o 9o. degraus (a renovação carismática já tomou conta de cultos com centenas de membros, nas casas de Dra. XX9 e Dr. XX10, ardorosos defensores da prática de todos os dons apostólicos, operadores de "milagres e maravilhas"; só falta tomar conta total dos demais cultos da igreja; centenas de jovens saem do culto e vão para o chamado "bar dos crentes", na praia, e brincaram carnaval em locais tais como o clube Cabo Branco).



Note bem:

1) Sim, há algumas igrejas renovadas que não adotam palmas e balanços de corpo acompanhando sensuais músicas. Mas não há igreja, por mais sã que seja (conservadora na doutrina e frutuosa nas obras) a qual, uma vez tendo começado a se entregar aos sentidos nesta área de música, depois não se entregou às experiências da renovação neo-pentecostal (da qual não precisamos falar dos seus terríveis enganos, erros e males ao verdadeiro evangelho!) ou à prostituição espiritual do pragmatismo da linha das "igrejas com propósitos" [de inchar os números aparentes, não importa o custo espiritual, nem o afastamento da verdade em direção ao mundo e à carne].

2) Em analogia à fermentação da massa e ao gangrenamento do corpo humano, há igrejas sãs (conservadoras na doutrina e frutuosa nas obras) que se renovaram, mas não há nenhuma igreja que, depois de degenerar renovando-se, voltou depois a ser sã. Ora, se nos estágios avançados da gangrena há morte inevitável, se apenas nos estágios iniciais pode talvez haver salvação (mesmo assim somente ao dolorosíssimo custo de amputação), não é melhor evitarmos o mal de sequer se instalar o 1o. milímetro???!!! Ou, se ele sutilmente já começou a se introduzir, não é melhor fazer a amputação o mais cedo possível, para que todo o corpo não gangrene e morra?


7. PALMAS RITMADAS, INSTRUMENTOS E RITMOS DANÇÁVEIS, BALANÇOS DO CORPO, ETC., RESULTAM EM MORTÍFEROS FRUTOS.

a) Caracterizam larga e intensamente as mais baixas religiões:
Os profetas de Baal caracterizavam-se por danças nos seus cultos (1 Rs 18:26) "E tomaram o bezerro que lhes dera, e o prepararam; e invocaram o nome de Baal, desde a manhã até ao meio dia, dizendo: Ah! Baal, responde-nos! Porém nem havia voz, nem quem respondesse; e saltavam sobre o altar que tinham feito.";
Os adoradores do bezerro de ouro também (Ex 32:19) "E aconteceu que, chegando Moisés ao arraial, e vendo o bezerro e as danças, acendeu-se-lhe o furor, e arremessou as tábuas das suas mãos, e quebrou-as ao pé do monte;";
Todas as religiões animistas africanas (inclusive dos canibais) batem ritmadas palmas e dançam nos seus cultos; 
Os cultos das religiões afro-brasileiras (xangô, umbanda, quimbanda, candomblé, catimbó, etc.), das religiões afro-americanas (vodu haitiano) e dos índios (inclusive canibais) também se caracterizam fortemente por palmas e por danças;
E assim por diante, até os modernos satanistas com seus sacrifícios humanos.

b) As incendiárias palmas ritmadas, os contagiantes ritmos dançantes, os instrumentos voltados para criarem "embalos alucinantes", a música sensual, as palavras estimulantes, o hipnótico repetir de refrões, a atmosfera, os gritos, o rítmico e erótico balançar dos corpos, o cheiro do suor, todos se juntam para controlar, para induzir, para hipnotizar, para "enfeitiçar" para pecar, e têm parte importante naquilo que de pior acontece nos festivais de rock mais pesados, no carnaval, nos forrós, nas casas de prostituição, e na esmagadora maioria dos casos de sedução de menores, de fornicação e de adultério. Na Bíblia, basta que recordemos Salomé (Mt 14:6) e o "bacanal" do bezerro de ouro (Ex 32:19, vide acima).
    Festejando-se, porém, o dia natalício de Herodes, dançou a filha de Herodias diante dele, e agradou a Herodes. (Mt 14:6)

8. O N.T. ESPECIFICA TUDO O QUE DEVE COMPOR NOSSOS CULTOS, E OMITE PALMAS E BALANÇOS DE CORPO

Deus, no Seu Novo Testamento, toma grandes cuidados em nos instruir sobre o que pode e deve fazer parte do cultos verdadeiros das igrejas do Novo Testamento:

a) ORAÇÕES
    E perseveraram unânimes na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações (At 2:42).
    E, havendo dito isto pôs-se de joelhos, e orou com todos eles (At 20:36).
    E, havendo passado ali aqueles dias, saímos e seguimos nosso caminho, mulheres e filhos, até fora da cidade; e, postos de joelhos na praia, oramos (At 21:5).
    Que farei pois? Orarei com o espírito, mas também orarei com o entendimento; cantarei com o espírito, mas também cantarei com o entendimento (1Co 14:15).


b) MÚSICA ESPIRITUAL
    Que fareis pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vos tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para EDIFICAÇÃO (1 Co 14:26).
    A palavra de Cristo habite em vos abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos ESPIRITUAIS; cantando ao Senhor com graça em vosso coração (Cl 3:16).
    Falando entre vós em salmos, e hinos, e cânticos ESPIRITUAIS; cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração; Dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo (Ef 5:19,20).


c) LEITURA DA PALAVRA
    Persiste em ler, exortar e ensinar, até que eu vá (1Tm 4:13).
    E até hoje, quando é lido Moisés, o véu está posto sobre o coração deles (2 Co 3:15).


d) PREGAÇÃO DA PALAVRA, NO PODER DO ESPÍRITO
    E no primeiro dia da semana, ajuntando-se os discípulos para partir o pão, Paulo, que havia de partir no dia seguinte, falava com eles; e alargou a prática até a meia noite (At 20:7).
    E sucedeu que todo um ano se reuniram naquela igreja, e ensinaram muita gente; e em Antioquia foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos (At 11:26).
    Eu próprio, meus irmãos, certo estou, a respeito de vos, que vós mesmos estais cheios de bondade, cheios de todo o conhecimento, podendo admoestar-vos uns aos outros (Rm 15:14).
    Mas, se não houver intérprete, esteja calado na igreja, e fale consigo mesmo, e com Deus. E falem dois ou três profetas, e os outros julguem (1 Co 14:28,29).
    Falando entre vós em salmos, e hinos, e cânticos espirituais; cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração; dando sempre graças por tudo a nosso Deus e pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo (Ef 5:19,20).
    A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros ...(Cl 3:16).

e) DÍZIMOS E OFERTAS
    E olhando Ele, viu os ricos lançarem as suas ofertas na arca do tesouro; E viu também uma pobre viúva lançar ali duas pequenas moedas; E disse: Em verdade vos digo que lançou mais do que todos, esta pobre viúva; Porque todos aqueles deitaram para as ofertas de Deus, do que lhes sobeja; mas esta, da sua pobreza, deitou todo o sustento que tinha (Lc 21:1-4).
    No primeiro dia da semana cada um de vós ponha de parte o que puder ajuntar, conforme a sua prosperidade, para que se não façam as coletas quando eu chegar (1 Co 16:2).
    Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza ou por necessidade. Porque Deus ama ao que dá com alegria (2 Co 9:7).


f) BATISMO
    De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas (At 2:41).
    E os que ouviram foram batizados em nome do Senhor Jesus (At 19:5).


g) CEIA DO SENHOR
    E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações. E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração (At 2:42,46).
    E no primeiro dia da semana, ajuntando-se os discípulos para partir o pão, Paulo, que havia de partir no dia seguinte, falava com eles; e alargou a prática até a meia noite (At 20:7)
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Por que Deus, tão minucioso em nos dar detalhadas instruções sobre tudo que Ele quer que seja incluído nos cultos de adoração das igrejas neo-testamentárias, nem sequer uma, uma única vez, nos instruiu a cantarmos músicas "quentes", dançáveis, e que mexam com o corpo e a carne? Por que não nos instruiu a acompanhar essas músicas com sensuais, "deliciosas" palmas ritmadas, sensuais balanços do corpo ou mesmo danças? Será que Ele "esqueceu"? Será que Ele não é muito competente nestes assuntos de louvor? Será que podemos fazer bem melhor que Ele?... De modo algum! A resposta é simples: Todas essas inovações, que sem dúvida agradam ao mundo e à nossa carne, não são desejadas por Deus!

Oh, amadíssimos irmãos! Seremos tão cegos e carnais que não queremos ver e aceitar? ... Só quem quer fazer sua própria vontade não vê que o Novo Testamento, a História de 19 séculos do cristianismo, a razão sábia e santa, a sabedoria do alto, o bom senso prático e realista, a observação com olhos espirituais do que está ocorrendo nas igrejas contemporâneas, os ouvidos da consciência atentos e totalmente submissos à voz do Espírito Santo, todos eles unanimemente apontam na mesma direção: palmas ritmadas, as danças, os movimentos do corpo, e outros modismos, nunca tiveram e nunca devem ter lugar nos cultos das igrejas verdadeiramente neo-testamentárias.

Deus não quer "cultos- show", quer cultos espirituais!


9. MESMO SE NO V.T. PUDESSEM HAVER PALMAS E DANÇAS NOS CULTOS, DEUS, NO N.T., APERFEIÇOOU O CULTO

    Mas a hora vem e AGORA é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade ... (Jo 4:23,24). Deus planejou e concedeu uma grande diferença (aperfeiçoamento) entre a adoração dos israelitas, no Velho Testamento, e a dos crentes, no Novo Testamento A adoração, agora, não tem que ser feita em Jerusalém, não exige sacrifícios de animais, etc. A adoração agora tem que ser espiritual. Quem, em são juízo, logo não vê que ela deve dispensar os elementos rudimentares e supérfluos que dizem respeito ao relacionamento entre os homens e não à relação íntima entre o adorador e o Deus Trino? Afinal, este é o objetivo do culto!


10. A MÚSICA DOS CULTOS A DEUS, PELAS IGREJAS, TEM QUE SER ESPIRITUAL, NÃO PODE SER CARNAL


    ...Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem ... Faça-se tudo para edificação (1 Co 14:26). Será que sensuais palmas e danças me edificam, será que certamente e somente me edificam, espiritualmente? E a todas as pessoas presentes nos cultos? Será que, com toda a certeza, todos nós cresceremos mais à estatura completa de Cristo através da adoção de sensuais palmas e danças? 

    A Palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais; cantando ao Senhor com graça em vosso coração. E quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei tudo em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças ao Deus Pai (Cl 3:16, 17). As sensuais músicas, palmas, etc., características de certas igrejas alexandrinas, modernas, são seguramente espirituais? Posso praticá-las como legítimo representante de Jesus?

    Não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito; Falando entre vós em salmos, e hinos, e cânticos espirituais; cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração; Dando sempre graças por tudo a nosso Deus e pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo (Ef 5:18-20).

Podemos dizer que a música tem 5 componentes (se um, um só deles falhar em 1%, então tudo terá falhado, a música não será espiritual, não agradará a Deus):

a) Compositor, tocador e cantor: todos estes têm que ser crentes salvos, e estarem no Espírito;
b) Letra
c) Melodia
d) Harmonia
e) Tipo de Ritmo



A música espiritual se caracteriza pela absoluta espiritualidade de todos e cada um dos seus 5 componentes, sem insuficiência em nenhum deles. Todo e cada um deles agrada 100% ao Espírito e só ao Espirito, 0% à carne!!! Se algo agrada um pouquinho que seja, à carne, não pode agradar nada o Espírito!: Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito. ... Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, ... Portanto os que estão na carne não podem agradar a Deus (Rm 8:5,7,8). Adúlteros e adulteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se INIMNIGO de Deus (Tg 4:4).

* * * * * * * * * *

Bem, já vimos até agora, claramente, que músicas dançáveis e acompanhadas de palmas ritmadas e de balanços de corpo (mesmo que "dancinhazinha mansinha e santinha") não têm lugar nos cultos de nenhuma igreja realmente neo-testamentária.

Além disso, mesmo SE as "palmazinhas e balançozinhos mansinhos e santinhos" não tivessem nada, absolutaamente nada de mal, veremos agora que a igreja e cada crente que só anelem agradar a Deus, e agrada-lo plenamente, teriam que renunciar totalmente a este hipotético direito:


11. MESMO SE TIVÉSSEMOS TODO O DIREITO A PALMAS, INSTRUMENTOS E MÚSICAS DANÇÁVEIS, BALANÇOS DE CORPO, ETC., TERÍAMOS QUE RENUNCIAR A ELES, POIS:


a) NÃO SEGURAMENTE GLORIFICAM A DEUS, infalivelmente e plenamente e somente a Deus
    Portanto, quer comais quer bebais, ou façais qualquer outra coisa, fazei tudo para a glória de Deus (1 Co 10:31).

b) NÃO SEGURAMENTE EDIFICAM MEU PRÓXIMO, nfalivelmente edificam, e somente edificam
    Porque nenhum de nós vive para si, e nenhum morre para si. ... seja o vosso propósito não pôr tropeço ou escândalo ao irmão. Bom é não comer carne, ... nem fazer outras coisas em que teu irmão tropece, ou se escandalize, ou se enfraqueça (Rm 14:7,13,21).
    Mas vede que essa liberdade não seja de alguma maneira escândalo para os fracos... Ora, pecando assim contra os irmãos, e ferindo a sua fraca consciência, pecais contra Cristo. Pelo que, se o manjar escandalizar a meu irmão, nunca mais comerei carne, para que meu irmão se não escandalize (1 Co 8:9,12,13)
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c) NÃO SEGURAMENTE EDIFICAM A MIM, infalivelmente edificam, e somente edificam 
    Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isto também ceifará. Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna (Gl 6:7,8).
    Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam  (1 Co 10:23).


d) PODEM DAR MÁ APARÊNCIA (das terríveis heresias da Renovação Carismática, ou do mortífero mundanismo, ou de outros males)
    Abstende-vos de toda a aparência do mal (1 Ts 5:22).

e) PODEM FAZER TROPEÇAR ( seja ao menos 1 irmão, seja toda minha assembleia local)
    Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma (1 Co 6:12).
    Portai-vos de modo que não deis escândalo nem aos judeus, nem aos gregos, nem à igreja de Deus. Como também eu em tudo agrado a todos, não buscando o meu próprio proveito, mas o de muitos, ... (1 Co 10:32,33).



12. A PALAVRA DO DEUS DE AMOR, NOSSO SENHOR (!!!), NOS DÁ OUTRAS INSTRUÇÕES QUE NOS LEVAM A SEPARAR-NOS TOTALMENTE DAS PALMAS E DANÇAS.

    Rogo-vos pela compaixão de Cristo, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus (Rm 12:1-2). Não devemos oferecer nossos corpos às paixões. Ofereceremos nossos corpos à santidade de Deus, ou à sensualidade das danças? Cultuaremos a Deus carnalmente ou racional e espiritualmente? Nos conformaremos com este mundo ou transformaremos nosso entendimento para demonstrarmos a mente de Deus?
    Irmãos, não sejais meninos no entendimento, mas sede meninos na malícia e adultos no entendimento (1 Co 14:20). Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito (Rm 8:5) Insistir em palmas e danças é próprio de adultos no entendimento ou o é de meninos? Palmas e danças são a carne inclinando-se para a carne, ou o Espírito para o Espírito?
    Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não esta nele (1 Jo 2:15; Compare "Ninguém pode servir a dois senhores..." [Mt 6:24] e "Mas os cuidados deste mundo... sufocam a palavra, e fica infrutífera" [Mr 4:19]). Teimar em adotar palmas e danças do mundo no culto direto ao Deus puríssimo não seria amar o mundo?
    Segui a paz com todos e a santidade, sem a qual ninguém verá o Senhor (He 12:14). Estaríamos seguindo a santidade ao sensualmente batermos palmas e dançarmos nos cultos ao Deus Santíssimo?
    ... onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade (2 Co 3:17). Esta liberdade é libertação da condenação e do domínio do pecado, não é liberdade para pecar. Compare: "Que diremos pois? Permaneceremos no pecado para que a graça abunde? De modo nenhum. Nós que estamos mortos para o pecado, como viveremos ainda nele? Considerai-vos como mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus nosso Senhor. Não reine portanto o pecado em vosso corpo mortal, para lhe obedecerdes em suas concupiscências. Nem tão pouco apresenteis os vossos membros ao pecado por instrumentos de iniqüidade; mas apresentai-vos a Deus como vivos dentre mortos, e os vossos membros a Deus, como instrumentos de justiça. Pois que? Pecaremos porque não estamos debaixo da lei, mas debaixo da graça? De modo nenhum. Não sabeis vós que a quem vos apresentardes por servos para lhe obedecer, sois servos daquele a quem obedeceis, ou do pecado para a morte, ou da obediência para a justiça?" (Rm 6:1-16). "Estai pois firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a meter-vos debaixo do jugo da servidão" (Gl 5:1). Não estaríamos apresentando nossos membros ao pecado se imitássemos, nos nossos cultos ao nosso Senhor, as sensuais palmas e danças do mundo? Não estaríamos nos tornando servos da carne?
    Mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo, e não façais provisão para a carne em suas concupiscências (Rm 13:14). Loucamente teimando em querer cultuar a Deus com sensuais músicas, palmas, e danças, estaríamos fazendo provisão para a carne ou para o Espírito? Estaríamos nos revestindo cada vez mais do Senhor Jesus Cristo?
    ... Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra... Mortificai pois os vossos membros que estão sobre a terra... A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos, e cânticos espirituais, cantando ao Senhor com graça em vosso coração (Cl 3:1-17). Com as sensuais palmas, músicas e danças na nossas igrejas, estaríamos nós buscando as coisas que são de cima, ou as que são da terra? Estaríamos mortificando ou exercitando nossa carne? Seria o cântico voltado para satisfazer e fortalecer o espírito ou para satisfazer a carne? Caracterizar-se-ia por graça no coração ou por balanços da carne?
    Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas? (2 Co 6:14). Mesmo se a letra da música for sã e até mesmo uma passagem da Bíblia, mas um dos outros 4 elementos não for sã (por exemplo: compositor/divulgador/cantor/identificação da música com mau testemunho; ou ritmo de country, rock, guarânia, funk, lambada, samba, etc.; ou uso de baterias e similares; ou estilo "gospel"), como casar a mensagem de Deus com um veículo mundano??? Não seria isto como tentar beber água pura, mas depositada num imundo vaso sanitário?
    Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isto também ceifará. Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna. E não nos cansemos de fazer bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido (Gl 6:7-9). Para quem semearíamos, se adotássemos, nos cultos a Deus, sensuais músicas, palmas e danças?



Hélio de Menezes Silva, professor da Igreja Batista Fundamentalista
Campina Grande, PB, março 1995
(revisado em dez/1999 e nov/2003)


Todas as citações bíblicas na seções 1 e 2 são nossa tradução (tornando mais exatas as traduções ARC e ACF). Depois disso, todas as citações bíblicas são da ACF (Almeida Corrigida Fiel, da SBTB), autêntica herdeira da Bíblia da Reforma (Almeida 1681/1753) e traduzida somente da Palavra de Deus infalivelmente preservada (e finalmente impressa, na Reforma) como o Textus Receptus. Para começar a ter uma idéia da gravidade de muitas das MILHARES de deturpações de todas as "Bíblias" alexandrinas (baseadas no Texto dos incessantes Críticos), em relação às Bíblias do TR, leia, por EXEMPLO, http://solascriptura-tt.org/Bibliologia-Traducoes/AAlmeidaAtualizadaExposta-Helio.htm
http://solascriptura-tt.org/Bibliologia-PreservacaoTT/ExpondoErrosNVI-Jun2000-Emidio.htm



(retorne a http://solascriptura-tt.org/EscatologiaEBatistas/00Helio-index.htm
retorne a http://solascriptura-tt.org/EscatologiaEBatistas/
retorne a http://solascriptura-tt.org/)