Na Eternidade Futura Estarão Os Salvos Na Terra Ou No Céu? Haverá Nações (Países)?

Hélio de Menezes Silva




PERGUNTA:

Bom dia amado irmão. Que a paz do Senhor Jesus Cristo seja contigo e com tua casa.
Tenho uma dúvida que, creio, o irmão saberá saná-la:

Em Joel 3:20 a palavra de Nosso Deus diz:
Mas Judá será habitada para sempre, e Jerusalém de geração em geração.

Mas na eternidade não existirá mais Terra nem planetas... Como Judá será habitada se estaremos nos céus? Esta Jerusalém referida no texto seria a celestial?

Em Cristo.
RRRR


RESPOSTA:

Estimado irmão,

Obrigado por sua pergunta. Os versículos comprobatórios e as argumentações mais detalhadas e completas você pode ver em http://solascriptura-tt.org/EscatologiaEDispensacoes/EscatologiaComVersos-CursoHelio.htm e, melhor ainda, em obras mais extensas e profundas, tais como o excelente "Manual de Escatologia", de Dwight Pentecost. Vou fazer somente um esboço da resposta:

1) Seguramente, assim que o crente, HOJE, morre, vai direta e instantaneamente para o terceiro CÉU, conscientemente, em indescritível gozo santo.

2) Mas, 7 anos depois de termos sido arrebatados para o céu, voltaremos com nosso Salvador até à TERRA, para termos a alegria de operar no Seu reino milenar. Mesmo que moremos na Nova Jerusalém suspensa no céu a quilômetros de altura, operaremos sobre a TERRA.

3) Depois do Milênio terminar, depois de assistirmos o Julgamento do Grande Branco e a criação de novos céus e terra, a Jerusalém Celestial pousará sobre a terra e a humanidade (só de salvos, agora sem a menor possibilidade de jamais cair em nenhum pecado) passará a interminável eternidade no gozo do nosso Senhor, sobre a nova TERRA em que não haverá pecado nem morte nem doença.

4) É uma coisa difícil de entendermos, mas que devemos aceitar: 3 versículos de Apocalipse (e talvez outros de outros livros da Bíblia, não lembro) parecem indicar que, durante toda a eternidade aqui sobre a TERRA, haverá distinção entre as nações dos salvos, Ap 21:24,26;21:3:

“24  E as nações dos salvos andarão à sua luz; e os reis da terra trarão para ela a sua glória e honra. 25  E as suas portas não se fecharão de dia, porque ali não haverá noite. 26  E a ela trarão a glória e honra das nações.” (Ap 21:24-26 ACF)

“E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão oS povoS dEle, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus.” (Ap 21:3)

Como, por que, etc, eu não sei. Mas a Bíblia diz que assim será, e eu assim eu creio.

5) Certamente, na eternidade futura, entre as muitas nações existirá a nação de Israel literalmente falando, constituída dos descendentes biológicos de Abraão e Isaque e Israel (mas somente dos que creram), diferenciados de nós que cremos e faremos parte da igreja totalizada. O verso que você citou é uma prova disso:

1 ¶  Porque, eis que naqueles dias, e naquele tempo, em que removerei o cativeiro de Judá e de Jerusalém, 2  Congregarei todas as nações, e as farei descer ao vale de Jeosafá; e ali com elas entrarei em juízo, por causa do meu povo, e da minha herança, Israel, a quem elas espalharam entre as nações e repartiram a minha terra. 3  E lançaram sortes sobre o meu povo, e deram um menino por uma meretriz, e venderam uma menina por vinho, para beberem. 4  E também que tendes vós comigo, Tiro e Sidom, e todas as regiões da Filístia? É tal o pago que vós me dais? Pois se me pagais assim, bem depressa vos farei tornar a vossa paga sobre a vossa cabeça. 5  Visto como levastes a minha prata e o meu ouro, e as minhas coisas desejáveis e formosas pusestes nos vossos templos. 6  E vendestes os filhos de Judá e os filhos de Jerusalém aos filhos dos gregos, para os apartar para longe dos seus termos. 7  Eis que eu os suscitarei do lugar para onde os vendestes, e farei tornar a vossa paga sobre a vossa própria cabeça. 8  E venderei vossos filhos e vossas filhas na mão dos filhos de Judá, que os venderão aos sabeus, a um povo distante, porque o SENHOR o disse. 9 ¶  Proclamai isto entre os gentios; preparai a guerra, suscitai os fortes; cheguem-se, subam todos os homens de guerra. 10  Forjai espadas das vossas enxadas, e lanças das vossas foices; diga o fraco: Eu sou forte. 11  Ajuntai-vos, e vinde, todos os gentios em redor, e congregai-vos. Ó SENHOR, faze descer ali os teus fortes; 12  Suscitem-se os gentios, e subam ao vale de Jeosafá; pois ali me assentarei para julgar todos os gentios em redor. 13  Lançai a foice, porque já está madura a seara; vinde, descei, porque o lagar está cheio, e os vasos dos lagares transbordam, porque a sua malícia é grande. 14  Multidões, multidões no vale da decisão; porque o dia do SENHOR está perto, no vale da decisão. 15  O sol e a lua enegrecerão, e as estrelas retirarão o seu resplendor. 16  E o SENHOR bramará de Sião, e de Jerusalém fará ouvir a sua voz; e os céus e a terra tremerão, mas o SENHOR será o refúgio do seu povo, e a fortaleza dos filhos de Israel. 17  E vós sabereis que eu sou o SENHOR vosso Deus, que habito em Sião, o meu santo monte; e Jerusalém será santa; estranhos não passarão mais por ela. 18 ¶  E há de ser que, naquele dia, os montes destilarão mosto, e os outeiros manarão leite, e todos os rios de Judá estarão cheios de águas; e sairá uma fonte, da casa do SENHOR, e regará o vale de Sitim. 19  O Egito se fará uma desolação, e Edom se fará um deserto assolado, por causa da violência que fizeram aos filhos de Judá, em cuja terra derramaram sangue inocente. 20  Mas Judá será habitada para sempre, e Jerusalém de geração em geração. 21  E purificarei o sangue dos que eu não tinha purificado; porque o SENHOR habitará em Sião.” (Jl 3:1-21 ACF)




Hélio, 5.8.2013

 


Todas as citações bíblicas são da ACF (Almeida Corrigida Fiel, da SBTB). As ACF e ARC (ARC idealmente até 1894, no máximo até a edição IBB-1948, não a SBB-1995) são as únicas Bíblias impressas que o crente deve usar, pois são boas herdeiras da Bíblia da Reforma (Almeida 1681/1753), fielmente traduzida somente da Palavra de Deus infalivelmente preservada (e finalmente impressa, na Reforma, como o Textus Receptus).



(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de 
http://solascriptura-tt.org)



(retorne a http://solascriptura-tt.org/ EscatologiaEDispensacoes/ 
retorne a http:// 
solascriptura-tt.org/ )

 



Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.