Hélio de Menezes Silva
Boa Tradução:
1Co 12:28 E alguns homens, em verdade, Deus há posto (para Seu próprio uso) na assembleia:
PRIMARIAMENTE (EM HIERARQUIA DE FUNÇÃO),
apóstolos;
SECUNDARIAMENTE (EM HIERARQUIA DE FUNÇÃO),,
profetas;
TERCIARIAMENTE (EM HIERARQUIA DE FUNÇÃO),,
professores- mestres;
depois, obras- de- poder (de Deus);
depois, dons de (todos os tipos de) curaS, de socorros,
de governos- de- leme, de vários GÊNEROS DE IDIOMAS ESTRANGEIROS
(AOS OUVINTES). (LTT)
Má tradução:
28 E a uns pôs Deus na Igreja universal:
em primeira ocasião-de-tempo, apóstolos,
em segunda ocasião-de-tempo, profetas,
em terceira ocasião-de-tempo, doutores,
depois, milagres,
depois, dons de curar, de socorros,
de governos, de variedades
de línguas.
Só conheço talvez
1 ou 2 pregadores excelentíssimos (entre dezenas ou talvez de centenas de outros
excelentes pregadores que já ouvi ou li sobre este verso) que pensam de 1Co 12:28
como tendo que ser rigorosa uma ordem cronológica.
Bem, mesmo se isso fosse correto, seria completamente desnecessário para a posição
em comum, deles e minha, que é que Atos 2:41,
41 41 Portanto, foram submersos aqueles em verdade havendo recebido de
muito bom grado a palavra dele. E foram ADICIONADAS, naquele mesmo dia, quase
três mil almas;
ensinando que crentes foram adicionados à assembleia local de Jerusalém
no dia de Pentecostes, isso prova que a instituição de assembleias locais, e o nascimento
da 1ª assembleia (volante, móvel, itinerante, acompanhando Cristo por onde
quer que Ele fosse) foi durante os 3 ½ anos do ministério público do Cristo
antes dEle ser crucificado. Isso é que é o importante, e isso é o que já nos une.
Mas tenho muito firme esperança de que tais 1 ou 2 amados pregadores, depois de lerem o que explanarei a seguir, prontamente retroagirão, retrocederão o início da 1ª assembleia (que atualmente defendem ser o dia da designação dos 12 apóstolos) para bem antes. Se não, continuarei a respeitá-los, defendê-los, amá-los, sem problema nenhum.
a) Se olharmos gramáticas gregas, veremos que "primeiramente",
"secundariamente", etc. em grego,
não estão na forma de números ordinais como em "em quarto lugar,
houve ...",
nem na forma de adjetivos qualificando substantivos como em "o
quinto aluno é ...",
mas estão na forma de advérbios, e estou convicto de que nitidamente
são não advérbios de tempo, mas são advérbios de modo [ou de posição], sim,
advérbios de modo [ou de posição] de hierarquia de valor da função exercida,
modificando o verbo "pôr", tal como em "superiormente ele pôs o agir
com amor, secundariamente ele pôs o agir com justiça, só terciariamente ele pôs
o conseguir lucro."
b) Se olharmos os 11 comentaristas [mesmo sendo homens falíveis] em https://biblehub.com/commentaries/1_corinthians/12-28.htm
, então 10 dos 11 comentarista entendem que o assunto é "rank" (no sentido
de hierarquia, superioridade, importância, como a hierarquia entre capitão,
tenente, soldado) e o 1 comentarista restante não dá atenção se se trata de cronologia
ou de hierarquia, somente trata de outros assuntos. Portanto o time de "advérbios
de modo de hierarquia" ganha de 10 a 0 do time de "número ordinal ou advérbio
de tempo".
c) Mas voltemos a ser "Somente as Escrituras":
Bem antes dos doze apóstolos serem comissionados já havia crentes salvos em Cristo
que se reuniam em assembleia (a 1ª ekklesia) de ensino, louvor, adoração e servir:
- Elizabet adorou
a Deus e a Jesus, já antes dEste nascer, Lc 1:41-44
41 41 E aconteceu que,
quando ouviu Elisabet a saudação de Maria, deu- saltos a criancinha dentro do útero
dela, e foi enchida Elisabet de [o] Espírito
Santo.
42 42 E exclamou com
grande voz, e disse: "Tendo sido bendita [és], *tu*
[mesma], entre [as] mulheres;
e tendo sido bendito [é] o fruto
do teu útero.
- É-me inconcebível que José e Maria, crentes em Cristo, não se assembleiassem
em casa em adoração. De certo modo já era uma ekklesia = assembleia, mas deixemos
isso de lado porque alguém poderá responder que ainda havia algum judaísmo. Não
insistiremos nisso. Mas há a possibilidade de se considerar que era uma assembleia
ainda em transição (já tinha um quê de ekklesia neotestamentária) e estrutura ainda
muito embrionária.
- Vemos a 1ª ekklesia = assembleia em forma mais madura, mesmo que ainda não adulta,
em Jo 1:40-49:
40 ¶ Era Andrés (o irmão de Simão Petros) um proveniente- de- entre os dois (aqueles havendo ouvido ao- lado- de Joanes e havendo seguido a Ele); 41 Este acha primeiro o seu próprio irmão Simão, e lhe diz: "Temos encontrado o Messias" (que é, sendo traduzido, "o Cristo"); 42 E o levou em direção a Jesus. E, havendo Jesus olhado para ele, disse: "Tu és Simão, o filho de Jonas; tu serás chamado de Cefas" (que é traduzido[ como '] uma pedra- pequena"). 43 No dia seguinte, quis Jesus partir para dentro da Galileia. E encontra Filipos, e lhe diz: "Segue-Me tu." 44 Ora, era Filipos proveniente- de- junto- de Betsaida, proveniente- de- dentro- da cidade de Andrés e de Petros. 45 45 Filipos encontra Natanael e lhe diz: "[Aquele] a respeito de Quem escreveram Moisés (na Lei) e os Profetas, temos achado: Jesus (o filho de José), proveniente- de- junto- de Nazaré." 46 E lhe disse Natanael: "[Porventura] pode alguma [coisa] boa ser proveniente- de- dentro- de Nazaré?" Diz-lhe Filipos: "Vem tu, e vê tu." 47 Viu Jesus a Natanael vindo em direção a Ele, e diz a respeito dele: "Eis [aqui], um verdadeiramente israelita, em quem enganosa- maquinação não há!" 48 Diz-lhe Natanael: "De onde me conheces?" Respondeu Jesus, e lhe disse: "Antes de Filipos te chamar, [ainda] estando [tu] debaixo da figueira, contemplei Eu a ti." 49 Respondeu Natanael, e Lhe diz: " Grande- Professor, Tu és o Filho de Deus! Tu és o Rei de Israel!"
André e Pedro
(crentes, salvos, antes de serem comissionados como apóstolos) depois Filipe (idem),
depois Natanael (que não foi apóstolo)), já acompanhavam o Cristo em Suas andanças
pela Judeia e Galileia, onde pregou a multidões em cidades, aldeia e campos. Imagine
que, depois de pregar quase toda a tarde, eles jantaram em algum local, depois cantaram
hinos, oraram, louvaram, adoraram, Cristo era o pastor sempre cuidando deles, sempre
os instruindo na Palavra, Cristo lhes dirigiu a palavra, os ensinou, consolou, pregou
a eles, alguns serviram de servos preparando tudo, pessoas trouxeram ofertas de
alimentos, etc. Se isso não foi uma reunião de uma ekklesia = assembleia neotestamentária,
que mais seria?
- Houve uma Páscoa Jo 2:13.
- A 1ª assembleia era volante, móvel, acompanhava Jesus.
- Houve outra Páscoa Jo 6:4,
- Pelo menos no Evangelho de João, os doze só começaram a ser mencionados em Jo
6:67,
67 Disse, pois, Jesus aos doze: "Também vós quereis vos retirar?"
portanto é plausível que os doze só foram comissionados (por Jesus) como apóstolos pelo menos 1 ano depois de já haver quase que diárias reuniões de adoração, pregação, oração e serviço da 1ª ekklesia = assembleia (volante, móvel, itinerante, acompanhando Cristo por onde quer que Ele fosse),
Em outras palavras, acredito que a :
A 1ª ekklesia = assembleia neotestamentária começou na primeira reunião com o primeiro salvo que satisfez os devidos pré-requisitos e se reuniu sob o pastorado do Senhor Jesus Cristo. (Acredito que foi na 1ª reunião para adoração, de Jesus com Simão (Pedro) e/ou André, em Mt 4:18-20; Mr 1:16-18; e/ou foi com André ou outro de quem o nome não foi dado, em Jo 1:37-41).
Mt 4:18-20
18 ¶ E Jesus, andando junto ao mar da Galiléia, viu a dois irmãos, Simão, chamado
Pedro, e André, os quais lançavam as redes ao mar, porque eram pescadores; 19 E
disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens. 20 Então eles,
deixando logo as redes, seguiram-no. (ACF)
João 1:37-41 37 ¶ E os dois discípulos ouviram-no dizer isto, e seguiram
a Jesus. 38 E Jesus, voltando-se e vendo que eles o seguiam, disse-lhes: Que buscais?
E eles disseram: Rabi (que, traduzido, quer dizer Mestre), onde moras? 39 Ele lhes
disse: Vinde, e vede. Foram, e viram onde morava, e ficaram com ele aquele dia;
e era já quase a hora décima. 40 Era André, irmão de Simão Pedro, um dos dois que
ouviram aquilo de João, e o haviam seguido. 41 Este achou primeiro a seu irmão Simão,
e disse-lhe: Achamos o Messias (que, traduzido, é o Cristo). (ACF)
Nessas reuniões não faltou nenhum dos 19 elementos (mais fundamentais) para ser uma reunião de uma assembleia = ekklesia neotestamentária
No Novo
Testamento, cada e toda assembleia (ekklesia) de crentes é:
(1) um grupo, um corpo, um organismo (diferente de organização)
(2) local e
(3) organizado de
(4) pessoas que já foram salvas do caminho do Inferno (isto é, o Espírito
Santo já as "chamou para fora" do mundo e do pecado, e elas biblicamente
arrependeram-se, creram, foram regeneradas, convertidas [He 12:23],
foram feitas novas criaturas radicalmente diferentes de antes), depois
(5) pediram e foram submersas em água, e
(6) foram aceitas e arroladas como membros daquela assembleia local.
(7) Os membros de cada assembleia se reúnem física e corporalmente,
(8) uma ou mais vezes por semana, sob a liderança de um ancião-pastor,
mestre,
(9) num local físico, para,
(10) todos eles (física juntos e podendo se tocar, e espiritualmente juntos),
(11) cultuarem ao Deus verdadeiro, o da Bíblia, com
(12) uma só doutrina + prática
(13) perfeitamente definidas,
(14) absolutamente neotestamentárias, e
(13) unanimemente cridas e convictamente defendidas por todos os seus membros.
(14) E tendo os objetivos de: proclamar e expandir o Evangelho de nosso Senhor
e Salvador Jesus, o Cristo de Deus;
(15) organizar outras assembleias da mesma fé e prática;
(16) edificar seus membros espiritualmente (isto inclui pregação, exortação,
repreensão e, quando necessário, disciplinamento);
(17) praticar amor, comunhão e beneficência entre os irmãos da assembleia
local;
(18) praticar beneficência entre outros irmãos de outras assembleias de mesma
fé e práticas, e, dentro de suas possibilidades, a quantos dela precisem; e
(19) observar as 2 ordenanças memoriais simbólicas (submersão e
ceia).
observando-se que a Bíblia nunca diz que Jesus exigiu nova submersão de quem tivesse sido submerso por João o submersor, e a ceia memorial só foi instituída por Cristo, e praticada, na véspera de Sua crucificação.
Ver também http://solascriptura-tt.org/EclesiologiaEBatistas/05InicioIgrejas-Helio.htm
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[Se você concordar de coração com que este presente escrito, e achar que ele poderá alertar/ instruir/ edificar, então, por favor, o compartilhe (sem apagar nome do autor, nem links abaixo) com todos seus mais achegados amigos crentes (inclusive pastores e professores), e que você tenha certeza de que não desgostarão de receber sua sugestão. Apraza a Deus que cada um que apreciar este escrito o encaminhe a pelo menos 5 crentes que ele saiba que não receberão isso com ódio.]
http://solascriptura-tt.org/ (Sola Scriptura TT - Guerreando Em Defesa Do Texto Tradicional (TT: o Textus Receptus, TR), E Da FÉ (Corpo De Doutrina De Toda A Bíblia))
Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fiéis): LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo, na www.bvloja.com.br), KJB-1611, ou ACF.