ou
“Não são milagres a norma para hoje e sempre?”
Resposta: Claro que sim! Em Seu poder...
em Sua natureza... Mas Ele nunca sequer insinuou que Suas ações
seriam as mesmas dia a dia [NOTA] e dá esmagadoras evidências de que limitou os
grandes derramamentos de sinais e milagres a três curtíssimos instantes históricos:
a) Alguns dos dias dos ministérios de Moisés e Josué (uns 40 anos de sinais);
b) Alguns dos dias dos ministérios de Elias e Eliseu (uns 40 anos de sinais);
c) Alguns dos dias dos ministérios de Cristo e seus apóstolos (uns 40 anos de
sinais);
NOTA: Quem irá dizer que Deus age exatamente igual a cada dia, repetindo-se literalmente ao recriar a terra e Adão a cada dia, ao trazer dilúvio a cada excesso de maldade, ao destruir com fogo cada nova Sodoma, ao repetir as 10 pragas do Egito em cada País onde há crentes perseguidos, ao dividir o Mar Vermelho e outros mares e rios e lagos? Quem ousará dizer que o mesmo Jesus hoje e sempre está se repetindo diariamente ao morrer na cruz? Etc.
Quanto à sua natureza, Deus É o mesmo, sempre. Quanto às suas ações, Deus pode AGIR diferentemente a cada dia, conforme seu plano para os séculos. Algumas ações foram únicas, como a abertura do mar Vermelho e do Jordão; outras encerraram-se um certo dia, como as festas e sacrifícios da lei cerimonial do VT; outras são repetidas diariamente até a eternidade, como a cessão da seiva da videira aos seus ramos.
Resposta: Os grandes derramamentos de sinais e
milagres estão relacionados com os grandes períodos de revelação,
através dos escritores bíblicos. Os objetivos dos milagres foram:
a) Assinalar uma nova era de revelações;
b) Autenticar os mensageiros dessas revelações (1Rs 17:24; Jo 10:24-25; At
2:22; 14:3);
- Então a mulher disse a Elias: NISTO conheço agora que tu és homem de Deus, e que a palavra do SENHOR na tua boca é verdade. (1 Reis 17:24)
- Rodearam-no, pois, os judeus, e disseram-lhe: Até quando terás a nossa alma suspensa? Se tu és o Cristo, dize-no-lo abertamente. Respondeu-lhes Jesus: Já vo-lo tenho dito, e não o credes. As OBRAS que eu faço, em nome de meu Pai, essas testificam de mim. (João 10:24-25)
- Homens israelitas, escutai estas palavras: A Jesus Nazareno, homem aprovado por Deus entre vós com MARAVILHAS, PRODÍGIOS e SINAIS, que Deus por ele fez no meio de vós, como vós mesmos bem sabeis; (Atos 2:22)
- Detiveram-se, pois, muito tempo, falando ousadamente acerca do Senhor, o qual dava testemunho à palavra da sua graça, permitindo que por SUAS mãos se fizessem SINAIS e PRODÍGIOS. (Atos 14:3)
c) Fazer crer em Cristo, o centro das revelações, E na Bíblia que ainda estava sendo escrita, ainda por ser concluída. Jo 20:31; At 5:12-14.
Estes, porém, foram ESCRITOS para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome. (João 20:31)
E muitos sinais e prodígios eram feitos entre o povo pelas mãos dos APÓSTOLOS. E estavam todos unanimemente no alpendre de Salomão. Dos outros, porém, ninguém ousava ajuntar-se a eles; mas o povo tinha-OS em grande estima. E a multidão dos que criam no Senhor, tanto homens como mulheres, crescia cada vez mais. (Atos 5:12-14)
A norma é viver pela fé, não pela vista (Rm 1:17).
Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá da fé.
- Nada na Bíblia declara explicitamente, exige,
exemplifica, ou sugere que, o que ocorreu na época apostólica, deve ocorrer
posteriormente.
- (b) e (c) foram concluídos e encerrados no passado: Heb 2:3-4 indica que o
dom de falar línguas humanas não aprendidas, e todos os dons de sinais, já
haviam sido completados e cessado completa e definitivamente quando Hebreus foi
escrita (todos concordam que Hebreus foi escrita antes do ano 70 DC):
3 Como escaparemos nós, se não atentarmos para uma tão grande salvação, a qual, começando a ser anunciada pelo Senhor, foi-nos depois CONFIRMADA {akousantwn 191 5660 Aoristo: ação puntilear, considerada como um todo. A. do Indicativo: ação já no passado. A. Efetivo: a ênfase está no fim ou resultado da ação. Portanto entendemos "confirmada COMPLETAMENTE, num tempo passado indeterminado} pelos que a OUVIRAM {ebebaiwyh 950 5681 Aoristo, portanto AÇÃO COMPLETADA}; 4 Testificando também Deus com eles, por SINAIS, E MILAGRES, E VÁRIAS DISTRIBUIÇÕES DE MARAVILHAS E DONS DO ESPÍRITO SANTO, segundo a sua vontade? (Hebreus 2:3-4)
Resposta: Não. Ou
você poderia me mostra onde ela o faz?
Resposta: Não. Sinais miraculosos eram uma característica restrita só dos 83 (crentes ex-judeus que receberam os dons pessoalmente, dos lábios físicos do próprio Senhor quando em carne): os 11 apóstolos + Matias + Paulo + os 70 discípulos [NOTA] Se tal não fora, Paulo não teria usado aqueles sinais miraculosos como provas que o diferenciavam como sendo um apóstolo (2Cor 12:11,12).
NOTA: A) A Bíblia não registra nem sequer uma outra pessoa com estes dons! Mesmo quando um idioma humano não aprendido foi milaculosamente falado por uma outra pessoa (tal como Cornélio, gentio), foi exclusivamente na presença física e pela operação de algum destes 83 judeus.
B) Todos os indícios apontam para Silas e Barnabé terem sido escolhidos dentre os 70 discípulos, nenhum aponta na direção contrária.11 ¶ Fui néscio em gloriar-me; vós me constrangestes. Eu devia ter sido louvado por vós, visto que em nada fui inferior aos mais excelentes apóstolos, ainda que nada sou. 12 Os SINAIS do meu APOSTOLADO foram manifestados entre vós com toda a paciência, por SINAIS, PRODÍGIOS e MARAVILHAS. (2 Coríntios 12:11-12)
*** Pergunta: "Como você explica os não judeus que falaram línguas, ou fizeram outros sinais, no Novo Testamento?"O que o senhor me diz sobre estes casos, onde
gentios receberam o Espírito Santo:. |
Resposta: Porque:
1o) Um apóstolo tinha que ter sido testemunha ocular de todo
o ministério público de Cristo (At 1:21,22),
É necessário, pois, que, dos homens que conviveram conosco todo o tempo em que o Senhor Jesus entrou e saiu dentre nós, Começando desde o batismo de João até ao dia em que de entre nós foi recebido em cima, um deles se faça conosco testemunha da sua ressurreição. (Atos 1:21-22)
especialmente ter sido testemunha ocular da Sua ressurreição ter sido física e corporal (1Cor 15:7,8; At 9:1-9; 18:9; 23:11).
- Depois foi visto por Tiago, depois por todos os apóstolos. E por derradeiro de todos me apareceu também a mim, como a um abortivo. (1 Coríntios 15:7-8)
- E, indo no caminho, aconteceu que, chegando perto de Damasco, subitamente o cercou um resplendor de luz do céu. 4 E, caindo em terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? 5 E ele disse: Quem és, Senhor? E disse o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões. (Atos 9:3-5)
- E disse o Senhor em visão a Paulo: Não temas, mas fala, e não te cales; (Atos 18:9)
- E na noite seguinte, apresentando-se-lhe o Senhor, disse: Paulo, tem ánimo; porque, como de mim testificaste em Jerusalém, assim importa que testifiques também em Roma. (Atos 23:11)
Mas em nada tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira, e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus. (Atos 20:24)
- Porque eu recebi do Senhor o que também vos ensinei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão; (1 Coríntios 11:23)
- Mas, quando aprouve a Deus, que desde o ventre de minha mãe me separou, e me chamou pela sua graça, Revelar seu Filho em mim, para que o pregasse entre os gentios, não consultei a carne nem o sangue, Nem tornei a Jerusalém, a ter com os que já antes de mim eram apóstolos, mas parti para a Arábia, e voltei outra vez a Damasco. Depois, passados três anos, fui a Jerusalém para ver a Pedro, e fiquei com ele quinze dias. (Gálatas 1:15-18)
2o) Um apóstolo tinha que ter recebido pessoalmente, dos lábios do Senhor Jesus Cristo presente no Seu corpo, a comissão para ser seu apóstolo, seu “bastante procurador” com uma missão especial (Mat 10:1-4; Luc 10:1-9).
- E, chamando os seus doze discípulos, deu-lhes poder sobre os espíritos imundos, para os expulsarem, e para curarem toda a enfermidade e todo o mal. Ora, os nomes dos doze apóstolos são estes: O primeiro, Simão, chamado Pedro, e André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão; Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o publicano; Tiago, filho de Alfeu, e Lebeu, apelidado Tadeu; Simão o Zelote, e Judas Iscariotes, aquele que o traiu. (Mateus 10:1-4)
- 1 E depois disto designou o Senhor ainda outros setenta, e mandou-os adiante da sua face, de dois em dois, a todas as cidades e lugares aonde ele havia de ir. ... 9 E curai os enfermos que nela houver, e dizei-lhes: É chegado a vós o reino de Deus. (Lucas 10:1,9)
3o) As 1a e 2a epístolas de
Paulo a Timóteo, e a epístola a Tito, deitam normas para aqueles, dentre os
anciãos (= presbíteros) da assembleia local (o único organismo autorizado pela
Bíblia) que exercerão os 2 únicos tipos de ofício bíblicos da assembleia local:
1) bispos (= pastores = supervisores) e 2) diáconos. Mas nenhuma norma ou
menção é feita de “futuros apóstolos”!... É absurdo se pensar que Deus se
“esqueceu” de dar as normas para o ofício de apóstolo, se este devesse ser
continuado!
4o) Ademais, aproximando-se o tempo da conclusão da Bíblia, já os
dons milagrosos foram sendo removidos por Deus dos próprios “oitenta e três”
(2Cor 12:7-10; 1Tim 5:23; 2Tim 4:20).
- E, para que não me exaltasse pela excelência das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de não me exaltar. Acerca do qual três vezes orei ao Senhor para que se desviasse de mim. E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo. Por isso sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco então sou forte. (2 Coríntios 12:7-10)
- Não bebas mais água só, mas usa de um pouco de vinho, por causa do teu estômago e das tuas freqüentes enfermidades. (1 Timóteo 5:23)
- Erasto ficou em Corinto, e deixei Trófimo doente em Mileto. (2 Timóteo 4:20)
Resposta: Ao contrário, glorificamos a
Deus pelas suas incontáveis maravilhas feitas dia a dia, como o nascer do alto,
o habitar do Espírito, curas em resposta a orações de crentes comuns, a
sobrevivência da igreja nas perseguições, etc, etc, etc. Mas cremos que, tal
como a abertura do Mar Vermelho, também os sinais dos apóstolos tiveram uma
finalidade especial, para um povo e época especiais. Glorifiquemos a Deus pelas
maravilhas que o Seu plano eterno e soberano reservou para hoje.
Resposta:
1) Nesta dispensação das assembleias locais, nenhum crente de verdade, nenhum
dos salvos de verdade, pode jamais, em hipótese ou grau nenhum, nem mesmo por 1
segundo, ser possuído por demônio nenhum. Ver http://www.christiananswers.net/portuguese/q-esp/esp-demonpossession-por.html.
2) 2Cor 12:12 nos fazer saber que o DOM (dado a raras pessoas e não a todas) de
infalivelmente, em toda e qualquer situação, sem jamais falhar, expulsar total
e definitivamente as todos e quaisquer demônios, mandando-os permanentemente
para o Tártaro, de onde só sairão para ser lançados no Lago de Fogo. Este dom,
nesta profundidade e extensão e infalibilidade e permanência durante todo o
ministério ou vida, foi dado única e exclusivamente aos 13 apóstolos e 70
discípulos. Era IDENTIFICATÓRIO deles!!! Se alguém tinha este dom e todos os
outros 5 dons de sinais e maravilhas prometidos por Deus, podia-se ter certeza
de que era um dos 83 apóstolos e discípulos. E, se alguém não tinha algum
desses dons em caráter infalível e permanente, podia-se ter certeza de que ele
não era um dos 83 apóstolo e discípulos do Cristo. Simples assim. Ver http://solascriptura-tt.org/Seitas/Pentecostalismo/So83ApostEDiscTiveramDonsSinais-Helio.htm
e as notas apensas a Marcos 16, na Bíblia LTT Anotada, a qual está na internet.
3) Ao se deparar com uma pessoa endemoninhada, o que deveria TODO e QUALQUER
crente fazer ?
Primeiramente, ter certeza de que está andando uma vida de diário estudo e
prática da Palavra de Deus, de oração, e de comunhão com Deus, sem nenhum
pecado de que não tenha se arrependido e confessado a Deus e Lhe pedido perdão.
Se um crente se deparar com um caso de pessoa endemoninhada, e se o Espírito de
Deus lhe mostrar que ele tem falhado em algum aspecto de tudo isto ou de toda
sua vida pessoal e familiar, então ele deve imediatamente confessar estar em
pecado e pedir a Deus que lhe perdoe. Em qualquer caso, deve orar pedindo a
Deus para lhe dar sabedoria e guiar sobre o que dizer e fazer. Sem exageros que
possam prejudicar a saúde, jejuns em espaçados intervalos e em situações
especiais também devem fazer parte da vida do crente (desde que ele não deixe
ninguém saber disso).
Em segundo lugar, ORAR (silenciosamente ou em voz audível mas sem truques
teatrais, com sinceridade e simplicidade) suplicando a Deus que impeça o(s)
demônio(s) de fazer(em) mal ao culto, ou ao evangelismo que estamos fazendo ao
possesso ou pessoa de sua casa, ou a outra pessoa. Tenho visto (raros) casos
desses, e a oração ordeira sempre foi atendida por Deus, toda a glória seja
dada a Ele, sem sobrar nem uma 1mm dela para ninguém!
Em terceiro lugar, EVANGELIZAR. Não "entreviste", nem discuta, nem
dialogue, nem dê ouvidos, nem dê a palavra, nem fale, nem dê nenhuma atenção
aos demônios do endemoninhado ou que você sabe que estão presentes. Focalize-se
na alma do pobre, do miserável endemoninhado, e pregue-lhe solenemente que a
única maneira dele se livrar para sempre e totalmente dos demônios é se
arrepender de todos seus pecados, desejar deixar totalmente a todos eles, crer
em Cristo como seu único- total- definitivo Salvador e seu único- total-
definitivo Senhor- Dono- Controlador- Deus, e recebê-Lo assim. Apresentar o
evangelho com toda simplicidade e com todo coração.
Quais os RESULTADOS? Tenho visto casos em que a pessoa não quis abandonar seus
pecados e aceitar Cristo, portanto voltou a ser endemoninhado poucas semanas,
dias, ou mesmo horas, depois. E tenho visto casos em que a pessoa realmente se
arrependeu em prantos e recebeu Cristo como Salvador e Senhor, nunca mais,
jamais, sendo possuída por nenhum demônio, assim passando a ser um brilhante
servo de Deus, servindo-O numa boa assembleia local.
Post Scriptum:
O Teste- Prova- Desafio dos 20 Intérpretes
|
Pergunta: minha pergunta é sobre a questão dos 83 Apóstolos
e Discípulos, sim já li se não tudo mais praticamente tudo do site, e sempre
achei a questão de línguas e dons miraculosos algo muito estranho pra mim, não
sei se porque nasci num lar mais tradicional.. mas lendo os seus artigos pude
reforçar minhas convicções.. e estou convicto que realmente que os sinais
prodígios e maravilhas tiveram um propósito na história antes do ano 70 dC
e pelas mãos dos apóstolos e discípulos na presença e como sinal para os Judeus
descrentes..
mas vou direto à pergunta.. se os sinais prodígios são identificatórios dos 83
apóstolos e discípulos, porque estevão, filipe fizeram esses sinais, não
deveriam estes entrar na somas dos 83?
Resposta: Ué, meu raciocínio é o seguinte:
1) Somente os 13 apóstolos + 70 discípulos (todos eles varões e judeus
convertidos a Cristo e por Ele escolhidos diretamente, tendo sido testemunhas
oculares de Sua ressurreição) receberam o poder de fazer milagres e sinais sem
jamais falharem. Com o propósito de convencerem judeus descrentes presentes.
Antes do ano 70 dC. Às vezes faziam os milagres e sinais através de outras
pessoas presentes (como Cornélio), mas ficava claro que o milagre era através
de um dos 83, presente; Às vezes faziam os milagres e sinais através de
emissários que iam representar um dos 83, mas ficava claro que o milagre era
através de um dos 83, mesmo ausente;
2) Filipe e Estêvão tiveram o dom de milagres e sinais;
3) Portanto, Filipe e Estêvão eram dos 70 discípulos. Por acaso há alguém na
Bíblia que dê mais evidência que Filipe e Estêvão, de ter sido um dos 70
discípulos?
Pergunta: e porque Jesus
mandou fazer discípulos isso não implicaria todos nós? não somos discípulos?
Resposta: sim, somos
discípulos, sem dúvidas. Todos nós, os crentes, somos discípulos de Jesus, no
sentido amplo de sermos alunos que aprendemos do Mesrtre e nos
esforçamos por agradá-Lo ao máximo e seguir Seus passos. E todos nós, os
crentes, somos apóstolos de Jesus, no sentido amplo de sermos emissários,
sermos enviados com uma missão, a chamada Grande Comissão, dada pelo nosso
Senhor e Salvador. Mas somente os 12 - Judas + Matias + Paulo foram apóstolos
no sentido específico de terem sido testemunhas oculares da
ressurreição de Cristo e de terem sido pessoalmente escolhidos por Cristo em
carne, como emissários especialíssimos detentores de dons especialíssimos e exclusivos
dos 83, veja 2 Co 12:12, onde Paulo prova que é apóstolo por ter esses dons.
2Co 12:12 Na verdade, os sinais (identificatórios) do apóstolo foram operados entre vós em toda [a] paciência, em sinais, e
prodígios, e maravilhas.E somente os 70 foram discípulos no sentido específico
de terem sido testemunhas oculares da ressurreição de Cristo e de terem sido pessoalmente
escolhidos por Cristo em carne, como alunos- imitadores especialíssimos
detentores de dons especialíssimos e exclusivos dos 83.
OK? Não há outra explicação que respeite TODOS os aspectos da questão. Se havia
e se ainda há pessoas com os dons exclusivos dos 83, o argumento de Paulo em
2Co 12:12 seria ridículo, seria como se eu dissesse "atenção, eu, Hélio,
sou um apóstolo igualzinho aos 12 apóstolos, pois tenho dois olhos,
vejam!" Entende, meu irmão? Para eu crer e ensinar que havia e se ainda há
pessoas com os dons exclusivos dos 83, eu sou forçado a ignorar ou distorcer ou
ignorar 2Co 12:12.
Hélio de Menezes Silva, 2001,
remotamente resumindo adaptando e expandindo a estrutura do 7o capítulo de
"Os Carismáticos", John MacArthur Jr.
Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.