Erros dos Testemunhas de Jeová, Russelismo, Russelitas, Torre de Vigia: aniquilamento ao invés de sofrimento eterno; Arianismo e unitarianismo; inconsciência ou sono das almas; só Reino e não céu e Reino; negação da divindade de Cristo, da Trindade, do Hades, de transfusão de sangue, do servir nas Forças Armadas em defesa da pátria em guerra, da pátria, Hino Nacional e bandeira; confundir que a alma é o sangue; ... Testemunhas de Jeová (Russelismo, Torre de Vigia, Estudantes da Bíblia)




Testemunhas de Jeová

(Russelismo, Torre De Vigia, A Sentinela, Estudantes Da Bíblia)






0. O Fundador dos Testemunhas de Jeová


O convincente fundador, Russell:

* Enganou os fiéis vendendo-lhes, por preço exorbitante (!), “trigo miraculoso”, que deveria produzir 5 (cinco!) vezes mais que as melhores sementes, mas que apenas ficou na média (!).
- A Bíblia o condena: Êxo 20:15; Lev 19:11; 1Co 6:8; 1Ts 4:6; 1Tm 6:10.

. Não furtarás. (Êxodo 20:15).

. Não furtareis, nem mentireis, nem usareis de falsidade cada um com o seu próximo; (Levítico 19:11).

. Mas vós mesmos fazeis a injustiça e fazeis o dano, e isto aos irmãos. (1 Coríntios 6:8).

. Ninguém oprima ou engane a seu irmão em negócio algum, porque o Senhor é vingador de todas estas coisas, como também antes vo-lo dissemos e testificamos. (1 Tessalonicenses. 4:6).

. Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores. (1 Timóteo 6:10)



* Quanto ao seu divórcio (!): confessou-se culpado (!) ... mas usou truques sujos e vergonhosos (!) para não pagar pensão à mulher (!).

- A Bíblia o condena: 1Tm 5:8

Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel. (1 Timóteo 5:8)



* Ensinou que era pior não ler diariamente seus “Estudos nas Escrituras”, em 6 volumes, do que não ler diariamente a Bíblia (!!!).

- A Bíblia o condena ao inferno: Apo 22:18.

Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro; (Apocalipse 22:18)



- Seu sucessor, Rutherford:

* Disse que Russell não “dormiu” após a morte, antes ganhou natureza divina (!), e está consciente (!), com o Senhor !

- A Bíblia o condena: Ué, com Deus não há acepção de pessoas (Rom 2:11), então por que vocês dizem que todos os mortos, mesmo os outros TJ, estão dormindo, inconscientes???!!!...


* Previu que Abraão, Isaque e Jacó estariam aqui, visivelmente, em 1931...

- A Bíblia o condena: profecia falha assinala profeta mentiroso (portanto do Diabo), sua seita deve ser abominada: Deu 18:20-22; Jer 23:30-32; Zac 13:3.

. 20 Porém o profeta que tiver a presunção de falar alguma palavra em meu nome, que eu não lhe tenha mandado falar, ou o que falar em nome de outros deuses, esse profeta MORRERÁ. 21 ... 22 Quando o profeta falar em nome do SENHOR, e essa palavra não se cumprir, nem suceder assim; esta é palavra que o SENHOR NÃO falou; com soberba a falou aquele profeta; não tenhas temor dele. (Deuteronômio 18:20-22)

. 30 Portanto, eis que eu sou contra os profetas, diz o SENHOR, que furtam as minhas palavras, cada um ao seu próximo. 31 Eis que eu sou contra os profetas, diz o SENHOR, que usam de sua própria linguagem, e dizem: Ele disse. 32 Eis que eu sou contra os que profetizam sonhos mentirosos, diz o SENHOR, e os contam, e fazem errar o meu povo com as suas mentiras e com as suas leviandades; pois eu não os enviei, nem lhes dei ordem; e não trouxeram proveito algum a este povo, diz o SENHOR. (Jeremias 23:30-32)

. E acontecerá que, quando alguém ainda profetizar, seu pai e sua mãe, que o geraram, lhe dirão: NÃO VIVERÁS, porque falaste mentira em nome do SENHOR; e seu pai e sua mãe, que o geraram, O TRASPASSARÃO quando profetizar. (Zacarias 13:3)






1. Os Erros dos Testemunhas de Jeová


1.a. Negação da Trindade:


* TJ`s ensinam: “Trindade é POLITEÍSMO.”

- Não, nós somos MONOteístas, cremos em 1, 1 só Deus (Deu 6:4), indivisível!

Ouve, Israel, o SENHOR nosso Deus é o ÚNICO SENHOR. (Deuteronômio 6:4)

Mas também cremos, mesmo sem entender, o que a Bíblia também ensina expressa e claramente: que o Pai, o Filho e o Espírito Santo, são 3 pessoas distintas, co-iguais, todas elas eternas, de natureza divina, participantes do único Deus!
Ver (1.b) e (1.c).


* TJ`s ensinam: “Trindade é IRRACIONAL INVENÇÃO que homens nos inculcaram. Na Bíblia, não há a menor sugestão de pluralidade de pessoas dentro da unidade de Deus.”

- As Escrituras contradizem, condenando-os: Há, sim:

. 1Joã 5:7:

Porque três são os que testificam no céu: o Pai, a Palavra, e o Espírito Santo; e estes três são um. (1 João 5:7);


. Deus usa “nós”, “nosso”, e outros plurais: Gen 1:26; 11:7; Isa 6:8; 48:16.

. E disse Deus: FaçaMOS [NÓS] o homem à NOSSA imagem, conforme a NOSSA semelhança; e domine ... (Gênesis 1:26)

. Eia, desçaMOS [NÓS] e confundaMOS [NÓS] ali a sua língua, para que não entenda um a língua do outro. (gênesis 11:7)

. Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por NÓS? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim. (Isaías 6:8)

. Chegai-vos a mim, ouvi isto: Não falei em segredo desde o princípio; desde o tempo em que aquilo se fez eu estava ali, e agora o Senhor DEUS me enviou a mim, e o seu ESPÍRITO. (Isaías 48:16)


(note que a desculpa de "plural majestático", tal como em "Vossa Alteza", não se aplica, ver contextos).


. As 3 pessoas da Trindade mostram-se em Mat 3:16,17; 28:19; 2Cor 13:14.

. 16 E, sendo JESUS batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o ESPÍRITO DE DEUS descendo como pomba e vindo sobre ele. 17 E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu FILHO amado, em quem me comprazo. (Mateus 3:16-17)

. Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do PAI, e do FILHO, e do ESPÍRITO SANTO; (Mateus 28:19) As três personalidades não estariam juntas, aqui, se não fossem de uma mesma natureza e divindade!

. A graça do Senhor JESUS Cristo, e o amor de DEUS, e a comunhão do ESPÍRITO SANTO seja com todos vós. Amém. (2 Coríntios 13:14) As três personalidades não estariam juntas, aqui, se não fossem de uma mesma natureza e divindade!


. O primeiro versículo da Bíblia já sugere a Trindade: “No princípio, criOU [singular] Deus [“Elohim” é literalmente”deusES”, implicando uma PLURALIDADE DENTRO DA UNIDADE do singular do verbo]...”. Certamente não podemos entender isto, mas é o que Deus disse. Está escrito, isto basta!
. Deu 4:7; Ecl 12:1:

Pois, que nação há tão grande, que tenha deuses tão chegados como o SENHOR nosso Deus [Elohim, literalmente DeusES, implicando pluralidade de pessoas dentro da unicidade da divindade], todas as vezes que o invocamos? (Deuteronômio 4:7)

Lembra-te também do teu Criador [literalmente, CriadorES, implicando pluralidade de pessoas dentro da unicidade da divindade] nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais venhas a dizer: Não tenho neles contentamento; (Eclesiastes 12:1)


. Em Deu 6:4,

Ouve, Israel, o SENHOR nosso Deus é o único (echod) SENHOR. (Deuteronômio 6:4),

  “0259 Echod” (“um”) é uma unidade composta. Compare com “echod” em Gên 2:24; Eze 37:17:

. Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos UMA (echod) carne. (Gênesis 2:24). O marido e sua esposa são UMA só carne, mas são duas personalidades diferentes. Semelhantemente com "único" (echod) em Deu 6:4: unicidade da divindade, com pluralidade das personalidades dentro da divindade única.

. E ajunta um ao outro, para que se unam, e se tornem UMA-SÓ [echod] vara na tua mão. (Ezequiel 37:17)




1.b. Negação de CRISTO:

-**** TJ`s ensinam: Cristo NÃO É O DEUS (inicial maiúscula); não é o Deus eterno, onisciente, onipotente, todo-poderoso, criador de tudo e jamais criado. É somente UM deus (inicial minúscula, significando apenas “poderoso”, como outras criaturas), UM dos muitos deusinhos. Cristo é o arcanjo Miguel, irmão do Diabo (estes são os 2 filhos diretos e literais de Deus). Cristo é apenas a 1a e mais exaltada criatura, aquela a quem Deus deu maior poder.”

- As Escrituras contradizem, condenando-os:

A. A Bíblia afirma diretamente que Cristo é o Deus: Ato 20:28; 1Joã 5:20; Isa 9:6-7; Ato 9:5; Joã 10:30; 20:28; Rom 9:5; Joã 1:1+14;


.
Olhai, pois, por vós, e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de DEUS, que ele resgatou com SEU PRÓPRIO SANGUE. (Atos 20:28). O pronome "ele" refere-se a Deus, portanto foi o sangue de DEUS que resgatou a sua igreja, portanto Cristo é DEUS e resgatou sua igreja ao ter seu sangue derramado na cruz.

.
E sabemos que já o Filho de Deus é vindo, e nos deu entendimento para conhecermos o que é verdadeiro; e no que é verdadeiro estamos, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro DEUS e a vida eterna. (1 joão 5:20)

.
6 Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, DEUS Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz. 7 Do aumento deste principado e da paz não haverá fim, sobre o trono de Davi e no seu reino, para o firmar e o fortificar com juízo e com justiça, desde agora e para sempre; o zelo do SENHOR dos Exércitos fará isto. (Isaías 9:6-7)

.
E ele disse: Quem és, SENHOR? E disse o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões. (Atos 9:5). A palavra Senhor (kurios), dirigida em adoração a um ser espiritual, é reconhecê-lo e adorá-lo como o Deus.

.
Eu e o Pai somos UM. (João 10:30) Um só e único Deus, três personalidades distintas dentro da natureza divina única.

. E Tomé respondeu, e disse-lhe: Senhor meu, e DEUS
meu! (João 20:28) Tomé estava se dirigindo a Cristo, adorou-o dirigindo-lhe esta palavra que reconhecem que Cristo é SENHOR e DEUS.

.
Dos quais são os pais, e dos quais é Cristo segundo a carne, o qual é sobre todos, DEUS bendito eternamente. Amém. (Romanos 9:5)

.  1  No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era DEUS
.  14  E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade. (João 1:1+14).  (Perversamente, a tradução Novo Mundo diz, no verso 1, “o verbo era deus”, com inicial minúscula. Mas 4 vezes neste capítulo a mesma construção grega é traduzida com inicial maiúscula! O Verbo foi o criador de tudo que foi criado, verso 3; tal criador não pode ter sido criado por Ele mesmo; portanto o Verbo jamais foi criado; logo é Deus).


B. A Bíblia atribui a Cristo nomes ou expressões exclusivas de o Deus: Joã 8:12; 8:58-59 (compare Êxo 3:13-14); 14:9; Col 1:13-19; 2:8-9; Heb 7:3; Luc 22:69-70; Apo 22:13 (compare Isa 41:4; 44:6; 48:12); Heb 1:3,8; Joã 12:41 e 17:5 (Glória que apenas Jeová tem: Isa 42:8; 48:11); Miq 5:2.

. 12 Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: EU SOU a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida. ... 58 Disse-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que antes que Abraão existisse, EU SOU. 59 Então pegaram em pedras para lhe atirarem; mas Jesus ocultou-se, e saiu do templo, passando pelo meio deles, e assim se retirou. (João 8:12, 58-59). Compare "Eu sou" com:

. 13 Então disse Moisés a Deus: Eis que quando eu for aos filhos de Israel, e lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a vós; e eles me disserem: Qual é o seu nome? Que lhes direi? 14 E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós. (Êxodo 3:13-14)


. Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? QUEM ME VÊ A MIM VÊ O PAI
; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai? (João 14:9)

.
13 O qual nos tirou da potestade das trevas, e nos transportou para o reino do Filho do seu amor; 14 Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a saber, a remissão dos pecados; 15 O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; 16 Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele. 17 E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele. 18 E ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência. 19 Porque foi do agrado do Pai que toda a plenitude nele habitasse, (Colossenses 1:13-19) Cristo é a representação visível do Deus invisível. Todas as coisas que foram criadas (quer materiais e visíveis, quer espirituais e invisíveis) foram criadas por ele e para ele, portanto ele não pode ter sido criado. Logo, jamais tendo sido criado e sendo o criador e mantenedor de todas as coisas, é Deus.

.
8 Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo; 9 Porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade; (Colossenses 2:8-9)

. Sem pai, sem mãe, sem genealogia, não tendo princípio de dias nem fim de vida, mas sendo feito semelhante ao Filho de Deus, permanece sacerdote para sempre. (Hebreus 7:3). O Verbo não têm pai nem mãe, não tem genealogia (não tem ascendente nem descendente), não tem princípio de dias nem fim de vida, portanto é criador incriado, é Deus (Melquisedeque foi Cristofania).

.
69 Desde agora o Filho do homem se assentará à direita do poder de Deus. 70 E disseram todos: Logo, és tu o FILHO DE DEUS? E ele lhes disse: Vós dizeis que eu sou. (Lucas 22:69-70) A expressão "Filho de Deus", no sentido especial sempre usado por Cristo em relação a si mesmo, implica divindade, todos o compreenderam claramente, por isto os líderes religiosos resolveram matá-lo.

. Eu sou o ALFA e o OMEGA
, o PRINCÍPIO e o FIM, o PRIMEIRO e o DERRADEIRO. (Apocalipse 22:13) Compare com:

. Quem operou e fez isto, chamando as gerações desde o princípio? Eu o SENHOR, o primeiro, e com os últimos eu mesmo. (Isaías 41:4)

.
Assim diz o SENHOR, Rei de Israel, e seu Redentor, o SENHOR dos Exércitos: Eu sou o primeiro, e eu sou o último, e fora de mim não há Deus. (Isaías 44:6)

.
Dá-me ouvidos, ó Jacó, e tu, ó Israel, a quem chamei; eu sou o mesmo, eu o primeiro, eu também o último. (Isaías 48:12)

. O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a EXPRESSA IMAGEM DA SUA PESSOA, e SUSTENTANDO TODAS AS COISAS PELA PALAVRA DO SEU PODER, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da majestade nas alturas; (Hebreus 1:3)

.
Mas, do FILHO, diz: Ó DEUS, o teu trono subsiste pelos séculos dos séculos; Cetro de eqüidade é o cetro do teu reino. (Hebreus 1:8)

. Isaías disse isto quando viu a sua GLÓRIA e falou dele. (João 12:41)

E agora glorifica-me tu, ó Pai, junto de ti mesmo, com aquela GLÓRIA
que tinha contigo antes que o mundo existisse. (João 17:5). Contraste com Isa 42:8; 48:11

Eu sou o SENHOR; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não darei, nem o meu louvor às imagens de escultura. (Isaías 42:8)

Por amor de mim, por amor de mim o farei, porque, como seria profanado o meu nome? E a minha glória não a darei a outrem. (Isaías 48:11)

. E tu, Belém Efrata, posto que pequena entre os milhares de Judá, de ti me sairá o que governará em Israel, e cujas saídas são desde os tempos antigos, desde os dias da ETERNIDADE. (Miquéias 5:2)

C. Quem nega o Filho, nega o Pai: 1Joã 2:22-23.

22 Quem é o mentiroso, senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? É o anticristo esse mesmo que nega o Pai e o Filho. 23 Qualquer que nega o Filho, também não tem o Pai; mas aquele que confessa o Filho, tem também o Pai. (1 joão 2:22-23)




* TJ`s ensinam: “Pode Deus ter um Filho?”

- As Escrituras contradizem, condenando-os: Sal 2; 110:1.

... 6 Eu, porém, ungi o meu Rei sobre o meu santo monte de Sião. 7 ¶ Proclamarei o decreto: o SENHOR me disse: Tu és meu Filho, eu hoje te gerei. ... 12 Beijai o Filho, para que se não ire, e pereçais no caminho, quando em breve se acender a sua ira; bem-aventurados todos aqueles que nele confiam. (Salmos 2:1-12)

Disse o SENHOR ao meu Senhor: Assenta-te à minha mão direita, até que ponha os teus inimigos por escabelo dos teus pés. (Salmos 110:1) Só há uma explicação para Davi tratar como superior um seu "descendente": este, na realidade, é o Deus eterno (encarnado). Só há uma explicação para Davi chamar seu "descendente" de "Senhor" [dono, controlador]: Davi reconhecia-o como o Deus. Compare Mat 22:42-46.




* TJ`s ensinam: “O título ‘Filho de Deus’ implica que Jesus é menor, não é Deus.”

- As Escrituras contradizem, condenando-os: Ao contrário, este título (dado por Deus Mat 3:17 e 17:5; por Cristo Mar 14:61-62; pelos homens Mat 16:16; pelos anjos Luc 1:32; e pelos demônios Mar 3:11) implica divindade: Mat 26:63-65 (a acusação “blasfemou” deve-se ao entendimento que o título implica divindade); Joã 5:18 (“ison”= “igual em qualidade, quantidade, natureza, nível e autoridade”); 10:33-36; 19:7.
63 Jesus, porém, guardava silêncio. E, insistindo o sumo sacerdote, disse-lhe: Conjuro-te pelo Deus vivo que nos digas se tu és o Cristo, o Filho de Deus. 64 Disse-lhe Jesus: Tu o disseste; digo-vos, porém, que vereis em breve o Filho do homem assentado à direita do Poder, e vindo sobre as nuvens do céu. 65 Então o sumo sacerdote rasgou as suas vestes, dizendo: Blasfemou; para que precisamos ainda de testemunhas? Eis que bem ouvistes agora a sua blasfêmia. (Mateus 26:63-65)

Por isso, pois, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque não só quebrantava o sábado, mas também dizia que Deus era seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus. (João 5:18)

33 Os judeus responderam, dizendo-lhe: Não te apedrejamos por alguma obra boa, mas pela blasfêmia; porque, sendo tu homem, te fazes Deus a ti mesmo. 34 Respondeu-lhes Jesus: Não está escrito na vossa lei: Eu disse: Sois deuses? 35 Pois, se a lei chamou deuses àqueles a quem a palavra de Deus foi dirigida (e a Escritura não pode ser anulada), 36 Àquele a quem o Pai santificou, e enviou ao mundo, vós dizeis: Blasfemas, porque disse: Sou Filho de Deus? (João 10:33-36)

Responderam-lhe os judeus: Nós temos uma lei e, segundo a nossa lei, deve morrer, porque se fez Filho de Deus. (João 19:7)



* TJ`s ensinam: “Pode um FILHO ser Deus?”

- As Escrituras contradizem, condenando-os: Sal 45:6-7. Sal 110:1 (compare Mat 22:45); Zac 13:7.

6 ¶ O teu trono, ó Deus, é eterno e perpétuo; o cetro do teu reino é um cetro de eqüidade. 7 Tu amas a justiça e odeias a impiedade; por isso Deus, o teu Deus, te ungiu com óleo de alegria mais do que a teus companheiros. (Salmos 45:6-7)

<<Salmo de Davi>> Disse o SENHOR ao meu Senhor: Assenta-te à minha mão direita, até que ponha os teus inimigos por escabelo dos teus pés. (Salmos 110:1)

Se Davi, pois, lhe chama Senhor, como é seu filho? (Mateus 22:45)

O espada, desperta-te contra o meu pastor, e contra o homem que é o meu companheiro, diz o SENHOR dos Exércitos. Fere ao pastor, e espalhar-se-ão as ovelhas; mas volverei a minha mão sobre os pequenos. (zacarias 13:7)




* TJ`s ensinam: “Cristo NUNCA ACEITOU SER ADORADO.”

- As Escrituras contradizem, condenando-os: Aceitou!: Mat 8:2; 9:18; 15:25; 28:9,17; Joã 9:35, 38; 20:28; Heb 1:6. Ora, só Deus deve ser religiosamente adorado (Mat 4:10; Ato 10:25-26; Apo 19:10). Portanto, Cristo é Deus!
E, eis que veio um leproso, e o ADOROU, dizendo: Senhor, se quiseres, podes tornar-me limpo. (Mateus 8:2)

Dizendo-lhes ele estas coisas, eis que chegou um chefe, e o ADOROU, dizendo: Minha filha faleceu agora mesmo; mas vem, impõe-lhe a tua mão, e ela viverá. (Mateus 9:18)

Então chegou ela, e ADOROU-o, dizendo: Senhor, socorre-me! (Mateus 15:25)

E, indo elas a dar as novas aos seus discípulos, eis que Jesus lhes sai ao encontro, dizendo: Eu vos saúdo. E elas, chegando, abraçaram os seus pés, e o ADORARAM. (Mateus 28:9)

E, quando o viram, o ADORARAM; mas alguns duvidaram. (Mateus 28:17)

35 Jesus ouviu que o tinham expulsado e, encontrando-o, disse-lhe: Crês tu no Filho de Deus? 38 Ele disse: Creio, Senhor. E o ADOROU. (João 9:35,38)

E Tomé respondeu, e disse-lhe: Senhor meu, e Deus meu! (João 20:28)

E outra vez, quando introduz no mundo o primogênito, diz: E todos os anjos de Deus o ADOREM. (Hebreus 1:6)

Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás. (Mateus 4:10) Portanto, tendo Cristo muitas e muitas vezes aceito adoração, só o fez devido ao fato de que é Deus. 

25 E aconteceu que, entrando Pedro, saiu Cornélio a recebê-lo, e, prostrando-se a seus pés o adorou. 26 Mas Pedro o levantou, dizendo: Levanta-te, que eu também sou homem. (Atos 10:25-26). Nenhum homem de Deus podia aceitar adoração; Portanto, tendo Cristo muitas e muitas vezes aceito adoração, só o fez devido ao fato de que é Deus.

E eu lancei-me a seus pés para o adorar; mas ele disse-me: Olha não faças tal; sou teu conservo, e de teus irmãos, que têm o testemunho de Jesus. Adora a Deus; porque o testemunho de Jesus é o espírito de profecia. (Apocalipse 19:10). Nenhum homem de Deus podia aceitar adoração; Portanto, tendo Cristo muitas e muitas vezes aceito adoração, só o fez devido ao fato de que é Deus.



* TJ`s ensinam: **** Mas há muitos, muitos versículos mostrando a HUMANIDADE de Cristo.“

Nós aceitamos todos estes textos!!!... mas sem jogarmos fora os
outros versos que mostram que Cristo é Deus!!! Cremos, aceitamos em fé simples, tudo a que a Bíblia diz claramente, mesmo que não entendamos os “porquê” e os “como’ de Deus. Assim, cremos que Jesus é tanto 100% homem como 100% Deus, simultaneamente!




* TJ`s ensinam: “Apo 3:14 diz que Cristo foi o “o princípio da criação de Deus”, isto é , o PRIMEIRO SER CRIADO POR DEUS.” E ao anjo da igreja que está em Laodicéia escreve: Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio ("arche") da criação de Deus: (Apocalipse 3:14)



- As Escrituras contradizem, condenando-os:

-
Em primeiro lugar, “arche” também significa “origem, originador, fonte” (como em Joã 1:1), portanto o texto pode estar ensinando que Cristo é “o originador da criação de Deus”, o que corrobora Heb 1:2 e Col 1:16-17; o texto pode estar ensinando que Cristo é o Criador, portanto é o Deus de Gen 1:1.

No princípio ("arche") era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. (João 1:1)

A quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo. (Hebreus 1:2)

16 Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele. 17 E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele. (Colossenses 1:16-17)

No princípio criou Deus os céus e a terra. (gênesis 1:1)


- Em segundo lugar, o corpo ressuscitado de Cristo é o primeiro da NOVA criação de Deus, conseqüentemente o texto pode estar ensinando isto mesmo: que o corpo humano de Cristo é o primeiro a ter sido glorificado, é a primícia, o primogênito antecedendo os corpos glorificados que receberemos. Note, o Verbo é eterno, jamais criado, e somente se tornou o Filho de Deus (isto é, somente se tornou corpo expressa-direta-miraculosamente gerado por Deus Pai, que é Espírito) no dia da milagrosa concepção de Maria, virgem. A ressurreição de Cristo no seu corpo glorificado e como ocorreu, provou e anuncia esta filiação exclusiva.



* TJ`s ensinam: “Mar 13:32-33, Joã 14:28, etc., Mostram Cristo INFERIOR A DEUS.”
32 Mas daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos que estão no céu, nem o Filho, senão o Pai. 33 Olhai, vigiai e orai; porque não sabeis quando chegará o tempo. (Marcos 13:32-33)

Ouvistes que eu vos disse: Vou, e venho para vós. Se me amásseis, certamente exultaríeis porque eu disse: Vou para o Pai; porque meu Pai é maior do que eu. (João 14:28) 




- As Escrituras contradizem, condenando-os: Mas Fp 2:5-8 explica todos os textos que mostram o lado humano de Jesus como inferior: Quando o Verbo (eterno, Joã 1:1-3) se fez carne (Joã 1:14), ele se despiu da sua glória como Deus. Sempre foi (é e será) Deus, mas restringiu-se, tomando a forma de servo. Ver http://solascriptura-tt.org/Cristologia/Kenosis-EsvaziamentoDeCristoFp2-5-11-Helio.htm 
5 De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, 6 Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, 7 Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; 8 E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz. (Filipenses 2:5-8 Almeida Corrigida Fiel)
De sorte que haja em vós este sentimento que há também em Cristo Jesus, 6 o qual, sendo em a forma de Deus, não considerou o ser igual a Deus coisa a que se devia aferrar, 7 mas fez a si mesmo de nenhuma reputação, a forma de servo havendo tomado, havendo sido feito na semelhança de homens; 8 e, na figura havendo sido achado como um homem, humilhou-se a si mesmo havendo se tornado obediente até a morte, morte mesmo de uma cruz. (Filipenses 2:5-8 tradução literal do TR, semelhante à da KJV).




* TJ`s ensinam: “Cristo NÃO RESSUSCITOU corporalmente, mas só como espírito.”

- As Escrituras contradizem, condenando-os:

A. Os apóstolos e discípulos viram, ouviram, tocaram, comeram com Cristo muitas vezes durante 40 dias, depois da ressurreição: 1Cor 15:4-8,14,17; Mat 28:5-6; Mar 16:6; Luc 24:30-31,38-43; Joã 20:16,26-31; Ato 1:3.
4 E que foi sepultado, e que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras. 5 E que foi visto por Cefas, e depois pelos doze. 6 Depois foi visto, uma vez, por mais de quinhentos irmãos, dos quais vive ainda a maior parte, mas alguns já dormem também. 7 Depois foi visto por Tiago, depois por todos os apóstolos. 8 E por derradeiro de todos me apareceu também a mim, como a um abortivo. ... 14 E, se Cristo não ressuscitou, logo é vã a nossa pregação, e também é vã a vossa fé. ... 17 E, se Cristo não ressuscitou, é vã a vossa fé, e ainda permaneceis nos vossos pecados. (1 Coríntios 15:4-8,14,17)

.5 Mas o anjo, respondendo, disse às mulheres: Não tenhais medo; pois eu sei que buscais a Jesus, que foi crucificado. 6 Ele não está aqui, porque já ressuscitou, como havia dito. Vinde, vede o lugar onde o Senhor jazia. (Mateus 28:1-20)

.6 Ele, porém, disse-lhes: Não vos assusteis; buscais a Jesus Nazareno, que foi crucificado; já ressuscitou, não está aqui; eis aqui o lugar onde o puseram. (Marcos 16:6)

30 E aconteceu que, estando com eles à mesa, tomando o pão, o abençoou e partiu-o, e lho deu. 31 Abriram-se-lhes então os olhos, e o conheceram, e ele desapareceu-lhes. ... 38 E ele lhes disse: Por que estais perturbados, e por que sobem tais pensamentos aos vossos corações? 39 Vede as minhas mãos e os meus pés, que sou eu mesmo; apalpai-me e vede, pois um espírito não tem carne nem ossos, como vedes que eu tenho. 40 E, dizendo isto, mostrou-lhes as mãos e os pés. 41 E, não o crendo eles ainda por causa da alegria, e estando maravilhados, disse-lhes: Tendes aqui alguma coisa que comer? 42 Então eles apresentaram-lhe parte de um peixe assado, e um favo de mel; 43 O que ele tomou, e comeu diante deles. (Lucas 24:30-31,38-43)

16 Disse-lhe Jesus: Maria! Ela, voltando-se, disse-lhe: Raboni (que quer dizer, Mestre). ... 26 ¶ E oito dias depois estavam outra vez os seus discípulos dentro, e com eles Tomé. Chegou Jesus, estando as portas fechadas, e apresentou-se no meio, e disse: Paz seja convosco. 27 Depois disse a Tomé: Põe aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos; e chega a tua mão, e põe-na no meu lado; e não sejas incrédulo, mas crente. 28 E Tomé respondeu, e disse-lhe: Senhor meu, e Deus meu! 29 Disse-lhe Jesus: Porque me viste, Tomé, creste; bem-aventurados os que não viram e creram. 30 Jesus, pois, operou também em presença de seus discípulos muitos outros sinais, que não estão escritos neste livro. 31 Estes, porém, foram escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome. (João 20:16,26-31)

Aos quais também, depois de ter padecido, se apresentou vivo, com muitas e infalíveis provas, sendo visto por eles por espaço de quarenta dias, e falando das coisas concernentes ao reino de Deus. (Atos 1:3)


B. Muitas outras vezes a Bíblia afirma a ressurreição literal de Cristo: Joã 11:25; Ato 2:32; 10:40-41; Apo 1:17-18.
Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; (João 11:25)

Deus ressuscitou a este Jesus, do que todos nós somos testemunhas. (Atos 2:32)

40 A este ressuscitou Deus ao terceiro dia, e fez que se manifestasse, 41 Não a todo o povo, mas às testemunhas que Deus antes ordenara; a nós, que comemos e bebemos juntamente com ele, depois que ressuscitou dentre os mortos. (Atos 10:40-41)

17 E eu, quando vi, caí a seus pés como morto; e ele pós sobre mim a sua destra, dizendo-me: Não temas; Eu sou o primeiro e o último; 18 E o que vivo e fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre. Amém. E tenho as chaves da morte e do inferno. (Apocalipse 1:17-18)


C. Bem depois, Cristo apareceu a Paulo: Ato 9:4-6; 22:7-10; 26:13-18,23; ainda depois, ensinou-lhe tudo: 1Cor 11:23; Gál 1:11-12,15-17.
... 4 E, caindo em terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? 5 E ele disse: Quem és, Senhor? E disse o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões. 6 E ele, tremendo e atônito, disse: Senhor, que queres que eu faça? ... 7 ... (Atos 9:4-6)

... 23 Isto é, que o Cristo devia padecer, e sendo o primeiro da ressurreição dentre os mortos, devia anunciar a luz a este povo e aos gentios. (Atos 26:13-18,23)





1.c. Negação do ESPÍRITO SANTO:


* TJ`s ensinam: “O Espírito Santo NÃO É UMA PESSOA, é só a influência, o poder de Deus.”

- As Escrituras contradizem, condenando-os:

A. Joã 14:26 e 16:13-14. O Espírito Santo, muitas vezes, é tratado pelo GÊNERO MASCULINO, não neutro.

Mas AQUELE Consolador, O Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, ESSE vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito. (João 14:26)

13 Mas, quando vier AQUELE Espírito de verdade, ELE vos guiará em toda a verdade; porque não falará de SI mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir. 14 ELE me glorificará, porque há de receber do que é meu, e vo-lo há de anunciar. (João 16:13-14)


B. Joã 14:16; 1Joã 2:1. O Espírito Santo é outro [do mesmo tipo!] CONSOLADOR e é ADVOGADO, exatamente tal como o Filho.
E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará OUTRO ["allos" 243, não "eteros" 2087] Consolador, para que fique convosco para sempre; (João 14:16). Note "allos" 243, que significa "outro, do mesmo tipo", não "eteros" 2087, que significa "outro, de tipo diferente".

Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um ADVOGADO para com o Pai, Jesus Cristo, o justo. (1 João 2:1). Note que a palavra usada para Cristo, "Advogado" (Parakletos 3875) é a mesma "Consolador" usada para o Espírito Santo em João 14:16,26; 15:26; 16:7.


C. 1Cor 2:11; Rom 8:27; 15:30; 1Cor 12:11. O Espírito Santo SABE, tem INTENÇÃO, INTERCEDE, AMA, OPERA, REPARTE, QUER.
Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém SABE as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus. (1 Coríntios 2:11)

E aquele que examina os corações sabe qual é a INTENÇÃO do Espírito; e é ele que segundo Deus INTERCEDE pelos santos. (Romanos 8:27)

E rogo-vos, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e pelo AMOR do Espírito, que combatais comigo nas vossas orações por mim a Deus; (Romanos 15:30)

Mas um só e o mesmo Espírito OPERA todas estas coisas, REPARTINDO particularmente a cada um como QUER. (1 Coríntios 12:11)


D. Joã 16:8-11; Rom 8:26; 1Cor 2:10. O Espírito Santo CONVENCE, AJUDA, INTERCEDE, GEME, PENETRA ATÉ MESMO AS PROFUNDEZAS DE DEUS
8 E, quando ele vier, CONVENCERÁ o mundo do pecado, e da justiça e do juízo. 9 Do pecado, porque não crêem em mim; 10 Da justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais; 11 E do juízo, porque já o príncipe deste mundo está julgado. (João 16:8-11)

E da mesma maneira também o Espírito AJUDA as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito INTERCEDE por nós com GEMIDOS inexprimíveis. (Romanos 8:26)

Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito PENETRA todas as coisas, ainda AS PROFUNDEZAS DE DEUS. (1 Coríntios 2:10)


E. Mat 28:19; 2Cor 13:14. O Espírito Santo é posto no nível onde também só estão o Pai e o Filho.
Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; (Mateus 28:19)

A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo seja com todos vós. Amém. (2 Coríntios 13:14)


F. Ato 5:4; 5:3; Efé 4:30; Isa 63:10; Heb 10:29; Mat 12:31; Rom 15:13. O Espírito Santo é MENTIDO, é DEUS, é ENTRISTECIDO, SELA, é CONTRISTADO, é AGRAVADO, é o ESPÍRITO DA GRAÇA, é BLASFEMADO, TEM E DÁ PODER-VIRTUDE.
3 Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que MENTISSES ao Espírito Santo, e retivesses parte do preço da herdade? 4 Guardando-a não ficava para ti? E, vendida, não estava em teu poder? Por que formaste este desígnio em teu coração? Não mentiste aos homens, mas a DEUS. (Atos 5:3-4)

E não ENTRISTEÇAIS o Espírito Santo de Deus, no qual estais SELADOS para o dia da redenção. (Efésios 4:30)

Mas eles foram rebeldes, e CONTRISTARAM o seu Espírito Santo; por isso se lhes tornou em inimigo, e ele mesmo pelejou contra eles. (Isaías 63:10)

De quanto maior castigo cuidais vós será julgado merecedor aquele que pisar o Filho de Deus, e tiver por profano o sangue da aliança com que foi santificado, e fizer AGRAVO ao Espírito da GRAÇA? (Hebreus 10:29)

Portanto, eu vos digo: Todo o pecado e blasfêmia se perdoará aos homens; mas a BLASFÊMIA contra o Espírito não será perdoada aos homens. (Mateus 12:31)

Ora o Deus de esperança vos encha de todo o gozo e paz em crença, para que abundeis em esperança pela VIRTUDE do Espírito Santo. (Romanos 15:13)



* TJ`s ensinam: “O Espírito Santo NÃO É DEUS.”

- As Escrituras contradizem, condenando-os: Ato 5:3-4 (é atribuído o nome "Deus"); Gen 1:2 (é o Criador); Sal 139:7-10 (Onipresente); Isa 6:9s (compare Ato 28:25-27).
3 Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, e retivesses parte do preço da herdade? 4 Guardando-a não ficava para ti? E, vendida, não estava em teu poder? Por que formaste este desígnio em teu coração? NÃO MENTISTE AOS HOMENS, MAS A DEUS. (Atos 5:3-4)

E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas. (Gênesis 1:2). Vemos o Espírito Santo participando da criação, Ele também é o Criador de todas as coisas.

7 ¶ Para onde me irei do teu espírito, ou para onde fugirei da tua face? 8 Se subir ao céu, lá tu estás; se fizer no inferno a minha cama, eis que tu ali estás também. 9 Se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar, 10 Até ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá. (Salmos 139:7-10). O Espírito de Deus é onipresente, total e simultaneamente presente em todos os pontos da criação.

9 ¶ Então disse ele [Deus, o SENHOR]: Vai, e dize a este povo: Ouvis, de fato, e não entendeis, e vedes, em verdade, mas não percebeis. 10 Engorda o coração deste povo, e faze-lhe pesados os ouvidos, e fecha-lhe os olhos; para que ele não veja com os seus olhos, e não ouça com os seus ouvidos, nem entenda com o seu coração, nem se converta e seja sarado. (Isaías 6:9-10) Comparando com Atos 28:25-27, vemos que Deus, o SENHOR, e o Espírito Santo, são equiparados!

25 E, como ficaram entre si discordes, despediram-se, dizendo Paulo esta palavra: Bem falou o ESPÍRITO SANTO a nossos pais pelo profeta Isaías, 26 Dizendo: Vai a este povo, e dize: De ouvido ouvireis, e de maneira nenhuma entendereis; E, vendo vereis, e de maneira nenhuma percebereis. 27 Porquanto o coração deste povo está endurecido, E com os ouvidos ouviram pesadamente, E fecharam os olhos, Para que nunca com os olhos vejam, Nem com os ouvidos ouçam, Nem do coração entendam, E se convertam, E eu os cure. (Atos 28:25-27)






1.d. Negação da SALVAÇÃO e ESCATOLOGIA:


* TJ`s ensinam: “O sangue de Cristo NÃO PROPICIOU salvação a ninguém, podia no máximo propiciar para 1 homem, assim Cristo apenas deu a cada homem o direito de ser submetido a uma prova (teste, julgamento) em que ele pode se salvar.”

- As Escrituras contradizem, condenando-os: 2Cor 5:21; Isa 53; Ato 8:28-35; 1Ped 3:18. Ver também Joã 1:12; 3:3,16; 6:47; Ato 16:31.

Àquele que não conheceu pecado, o fez pecado por NÓS; para que NELE fôssemos feitos justiça de Deus. (2 Coríntios 5:21). Morte substitutória (vicária) + justificação imputada = a morte de Cristo expiou completa e definitivamente nossos pecados, e propiciou a Deus.

... 4 ¶ Verdadeiramente ele tomou sobre SI as NOSSAS enfermidades, e as nossas dores levou sobre SI; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. 5 Mas ele foi ferido por causa das NOSSAS transgressões, e moído por causa das NOSSAS iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ELE, e pelas SUAS pisaduras fomos sarados. 6 Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o SENHOR fez cair sobre ELE a iniqüidade de NÓS TODOS. 7  8 ... pela transgressão do meu povo ele foi atingido. 9  10 ¶ Todavia, ao SENHOR agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; quando a sua alma se puser por expiação do pecado, verá a sua posteridade, prolongará os seus dias; e o bom prazer do SENHOR prosperará na sua mão. 11 Ele verá o fruto do trabalho da sua alma, e ficará satisfeito; com o seu conhecimento o meu servo, o justo, justificará a MUITOS; porque as iniqüidades deles levará sobre SI. 12 ... derramou a sua alma na morte, e foi contado com os transgressores; mas ele levou sobre SI o pecado de MUITOS, e intercedeu pelos transgressores. (Isaías 53:1-12) Compare com Atos 8:28-35, que provam que Isa 53 se refere a Jesus.

32 E o lugar da Escritura que lia era este: Foi levado como a ovelha para o matadouro; e, como está mudo o cordeiro diante do que o tosquia, Assim não abriu a sua boca. 33 Na sua humilhação foi tirado o seu julgamento; E quem contará a sua geração? Porque a sua vida é tirada da terra. 34  35 Então Filipe, abrindo a sua boca, e começando nesta Escritura, lhe anunciou a JESUS. (Atos 8:28-35)

Porque também Cristo padeceu uma vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus; mortificado, na verdade, na carne, mas vivificado pelo Espírito; (1 Pedro 3:18)

Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que CRÊEM no SEU nome; (João 1:12)

Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. (João 3:3)

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele CRÊ não pereça, mas tenha a VIDA ETERNA. (João 3:16)

Na verdade, na verdade vos digo que aquele que CRÊ em MIM tem a VIDA ETERNA. (João 6:47)

E eles disseram: CRÊ no SENHOR Jesus Cristo e serás SALVO, tu e a tua casa. (Atos 16:31)




* TJ`s ensinam: “HADES é somente o túmulo, a sepultura.”

- As Escrituras contradizem, condenando-os: Luc 16:23; 10:15.
E no inferno, ergueu os olhos, estando em TORMENTOS, e viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio. (Lucas 16:23)

E tu, Cafarnaum, que te levantaste até ao céu, até ao inferno serás abatida. (Lucas 10:15)





* TJ`s ensinam: Após a morte, todos ficam INCONSCIENTES, DORMINDO, até o julgamento.”

- As Escrituras contradizem, condenando-os: Luc 16:22-30; Apo 6:9-10; Fp 1:23-24; 2Cor 5:1-8; Mat 17:1-3; Luc 23:43; Heb 12:1; Mat 22:31-32; Gen 35:18; 1Rei 17:21-22; Sal 73:24.
22 E aconteceu que o mendigo morreu, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; e morreu também o rico, e foi sepultado. 23 E no inferno, ergueu os olhos, estando em TORMENTOS, e VIU ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio. 24 E, CLAMANDO, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e manda a Lázaro, que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua, porque estou ATORMENTADO nesta chama. 25  28 Pois tenho cinco irmãos; para que lhes dê testemunho, a fim de que não venham também para este lugar de TORMENTO. ... (Lucas 16:22-30)

9 ¶ E, havendo aberto o quinto selo, vi debaixo do altar as almas dos que foram mortos por amor da palavra de Deus e por amor do testemunho que deram. 10 E CLAMAVAM com grande voz, DIZENDO: Até quando, ó verdadeiro e santo Dominador, não julgas e vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra? (Apocalipse 6:9-10)

23 Mas de ambos os lados estou em aperto, tendo DESEJO de partir, e ESTAR com Cristo, porque isto é ainda MUITO MELHOR. 24 Mas julgo mais necessário, por amor de vós, ficar na carne. (Filipenses 1:23-24). Comatose inconsciente, no túmulo, não casa com "desejo" e "muito melhor"; gozo imediato e indescritível, no céu, com a Trindade, casa. "Partir e estar com" implica gozo imediato e consciente.

1 ¶ Porque sabemos que, se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos de Deus um edifício, uma casa não feita por mãos, eterna, nos CÉUS. 2 E por isso também gememos, DESEJANDO ser revestidos da nossa habitação, que é do céu; 3   4 ...; não porque queremos ser despidos, mas revestidos, para que o mortal seja absorvido pela vida. 5  6 Por isso estamos sempre de bom ânimo, sabendo que, enquanto estamos no corpo, vivemos ausentes do Senhor 7 (Porque andamos por fé, e não por vista). 8 Mas temos confiança e DESEJAMOS antes deixar este corpo, para habitar com o Senhor. (2 Coríntios 5:1-8). "Deixar ... para habitar" implica gozo imediato e consciente.

1 ¶ Seis dias depois, tomou Jesus consigo a Pedro, e a Tiago, e a João, seu irmão, e os conduziu em particular a um alto monte, 2 E transfigurou-se diante deles; e o seu rosto resplandeceu como o sol, e as suas vestes se tornaram brancas como a luz. 3 E eis que lhes apareceram Moisés e Elias, falando com ele.  (Mateus 17:1-3) Moisés morrera, mas ei-lo aqui, acordado e consciente.

E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que HOJE estarás comigo no PARAÍSO. (Lucas 23:43). Paraíso é um local, mas nele só há o estado de gozo perfeito e eterno, isto implica consciência e, com o "hoje", exclui comatose secular.

Portanto nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de TESTEMUNHAS, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta, (Hebreus 12:1). As testemunhas são os "heróis da fé" e, uma vez que estão nos rodeando, observando e testemunhando, têm que estar conscientes!

31 E, acerca da ressurreição dos mortos, não tendes lido o que Deus vos declarou, dizendo: 32 Eu SOU o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó? Ora, Deus não é Deus dos mortos, mas dos vivos. (Mateus 22:31-32) Os crentes (VT + NT) que morreram já estão no céu, estão mortos e inertes ante os nossos sentidos físicos, mas VIVOS ante os olhos de Deus, que os vê movendo, falando, adorando, servindo, aprendendo, amando, orando, etc.

E aconteceu que, saindo-se-lhe a alma (porque morreu), chamou-lhe Benoni; mas seu pai chamou-lhe Benjamim. (Gênesis 35:18). Morte = separação. Morte física é a alma se separar do corpo.

21 Então se estendeu sobre o menino três vezes, e clamou ao SENHOR, e disse: Ó SENHOR meu Deus, rogo-te que a alma deste menino torne a entrar nele. 22 E o SENHOR ouviu a voz de Elias; e a alma do menino tornou a entrar nele, e reviveu. (1 Reis 17:21-22). Mesmo comentário (de Gên 35:18).

Guiar-me-ás com o teu conselho, e depois me receberás na glória. (Salmos 73:24). "Depois me receberás" implica gozo consciente, imediato, total e definitivo.



* TJ`s ensinam: **** “Após a morte, será dada NOVA OPORTUNIDADE aos perdidos, quem quiser salvar-se-á.”

- As Escrituras contradizem, condenando-os: Heb 9:27; Luc 16:22-28
; 2Cor 5:10; Apo 20:11-15; Mar 8:35-38.
E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo, (Hebreus 9:27). Uma só morte física, imediatamente seguida pelo juízo justo e DEFINITIVO: lançamento, consciente, no Inferno literal. (Ao final do Milênio, sentença com grau de punição, para o Lago de Fogo, eterno, consciente).

E aconteceu que o mendigo morreu, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; e morreu também o rico, e foi sepultado. 23 E no inferno, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio. 24 E, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e manda a Lázaro, que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama. 25 Disse, porém, Abraão: Filho, lembra-te de que recebeste os teus bens em tua vida, e Lázaro somente males; e agora este é consolado e tu atormentado. 26 E, além disso, está posto um grande abismo entre nós e vós, de sorte que os que quisessem passar daqui para vós não poderiam, nem tampouco os de lá passar para cá. 27 E disse ele: Rogo-te, pois, ó pai, que o mandes à casa de meu pai 28 Pois tenho cinco irmãos; para que lhes dê testemunho, a fim de que não venham também para este lugar de tormento. ... (Lucas 16:22-28)

Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal. (2 Coríntios 5:10). Os crentes também são julgados, mas no Tribunal de Cristo, para galardoamento.

11 ¶ E vi um grande trono branco, e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiu a terra e o céu; e não se achou lugar para eles. 12 E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras. 13 E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras. 14 E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte. 15 E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo. (Apocalipse 20:11-15)

35 Porque qualquer que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, mas, qualquer que perder a sua vida por amor de mim e do evangelho, esse a salvará. 36 Pois, que aproveitaria ao homem ganhar todo o mundo e perder a sua alma? 37 Ou, que daria o homem pelo resgate da sua alma? 38 Porquanto, qualquer que, entre esta geração adúltera e pecadora, se envergonhar de mim e das minhas palavras, também o Filho do homem se envergonhará dele, quando vier na glória de seu Pai, com os santos anjos. (Marcos 8:35-38)




* TJ`s ensinam: “A eternidade dos salvos de hoje será exatamente como a que Adão teria se não houvesse caído, incluirá REPRODUÇÃO, uma vida bastante material.”

- As Escrituras contradizem, condenando-os:

-
No iminente arrebatamento dos salvos na dispensação das igrejas (Joã 11:25-26; 1Ts 4:16-17; 1Co 15:50-53):
(a) Os corpos de todos os que morreram EM Cristo (logo, só os salvos do N.T.) serão RESSUSCITADOS;

25 Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; 26 E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá. Crês tu isto? (João 11:25-26)

16 Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram EM CRISTO   RESSUSCITARÃO primeiro. 17 Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor. (1 Tessalonicenses. 4:16-17)

50 E agora digo isto, irmãos: que a carne e o sangue não podem herdar o reino de Deus, nem a corrupção herdar a incorrupção. 51 ¶ Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados; 52 Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos RESSUSCITARÃO incorruptíveis, e nós seremos transformados. 53 Porque convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade, e que isto que é mortal se revista da imortalidade. (1 Coríntios 15:50-53)


(b) Uma fração de segundos depois, os corpos de todos os salvos então vivos serão TRANSFORMADOS.
51 ¶ Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos TRANSFORMADOS; 52 Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos TRANSFORMADOS.


(c) Tanto os corpos ressuscitados como os transformados serão: incorruptíveis; imortais; GLORIFICADOS, semelhantes ao que Cristo tem hoje (1Jo 3:2), e não se reproduzirão (Mat 22:30).
Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifestado o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é o veremos. (1 João 3:2)

Porque na ressurreição nem casam nem são dados em casamento; mas serão como os anjos de Deus no céu. (Mateus 22:30). Não é dito que não teremos gênero, nem que não teremos características do sexo de cada um, nem que não teríamos o potencial de usarmos o sexo: os anjos têm gênero masculino, sempre são referenciados no masculino, têm o potencial de usar o sexo (os anjos caídos entraram às filhas dos homens Gên 6:2,4 + 1Pe 2:4 + Jud 1:6-7), mas os santos anjos do Senhor não têm necessidade, nem permissão, nem a menor possibilidade de desejar ir contra os limites estabelecidos pelo Senhor.


(d) Após isto, TODOS os salvos do NT serão corporalmente arrebatados nos ares, para, em seus corpos glorificados, estarem com o Senhor Jesus Cristo pela eternidade dos séculos, primeiro no céu, depois na terra.



- No Milênio, haverá dois tipos de humanidade, pois, ao final da Tribulação:

(a) todos aqueles com seus corpos já GLORIFICADOS {isto é, os santos ressurretos da dispensação da Igreja (formaremos a Noiva, que reinará com o Noivo) e os santos ressurretos do VT juntamente com os ressurretos mártires da Tribulação}, voltam COM Cristo, para a Noiva REINAR com seu Noivo - Salvador - Senhor (Luc 19:16-19; 1Co 6:2; 2Tm 2:12; Apo 20:4,6), tendo responsabilidades INDIVIDUAIS e não coletivas Luc 19:16-19.
16 E veio o primeiro, dizendo: Senhor, a tua mina rendeu dez minas. 17 E ele lhe disse: Bem está, servo bom, porque no mínimo foste fiel, sobre DEZ cidades terás AUTORIDADE. 18 E veio o segundo, dizendo: Senhor, a tua mina rendeu cinco minas. 19 E a este disse também: Sê tu também sobre CINCO cidades. (Lucas 19:16-19)

Não sabeis vós que os santos hão de JULGAR o mundo? Ora, se o mundo deve ser julgado por vós, sois porventura indignos de julgar as coisas mínimas? (1 Coríntios 6:2)

Se sofrermos, também com ele REINAREMOS; se o negarmos, também ele nos negará; (2 Timóteo 2:12)

E vi tronos; e assentaram-se sobre eles, e foi-lhes dado o poder de JULGAR; e vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus, e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta, nem a sua imagem, e não receberam o sinal em suas testas nem em suas mãos; e viveram, e REINARAM com Cristo durante mil anos. (Apocalipse 20:4)

Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão SACERDOTES de Deus e de Cristo, e REINARÃO com ele mil anos. (Apocalipse 20:6)


(b) Os convertidos da Tribulação, tanto os de Israel (Eze 20:33-38; 36:24-28; Zac 12:10-13:3; Mat 24:20-33) como os das nações (Mt 25:34-40), serão os únicos com corpos ainda MORTAIS e NÃO GLORIFICADOS que serão admitidos no Milênio, para gozarem de bênçãos semelhantes porém ainda maiores que as do Éden, e REPRODUZIR-SE (Zac 8:4-6). Mas, 1000 anos depois, seus descendentes revoltar-se-ão e serão condenados ao Lago de Fogo (Apo 20:7-15).
33  34 E vos tirarei dentre os povos, e vos congregarei das terras nas quais andais espalhados, com mão forte, e com braço estendido, e com indignação derramada. 35 E vos levarei ao deserto dos povos; e ali face a face entrarei em juízo convosco; 36 Como entrei em juízo com vossos pais, no deserto da terra do Egito, assim entrarei em juízo convosco, diz o Senhor DEUS. 37 Também vos farei passar debaixo da vara, e vos farei entrar no vínculo da aliança. 38 E separarei dentre vós os rebeldes, e os que transgrediram contra mim; da terra das suas peregrinações os tirarei, mas à terra de Israel não voltarão; e sabereis que eu sou o SENHOR. (Ezequiel 20:33-38)

24 E vos tomarei dentre os gentios, e vos congregarei de todas as terras, e vos trarei para a vossa terra. 25 ¶ Então aspergirei água pura sobre vós, e ficareis purificados; de todas as vossas imundícias e de todos os vossos ídolos vos purificarei. 26 E dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne. 27 E porei dentro de vós o meu Espírito, e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis os meus juízos, e os observeis. 28 E habitareis na terra que eu dei a vossos pais e vós sereis o meu povo, e eu serei o vosso Deus. (Ezequiel 36:24-28)

10 Mas sobre a casa de Davi, e sobre os habitantes de Jerusalém, derramarei o Espírito de graça e de súplicas; e olharão para mim, a quem traspassaram; e pranteá-lo-ão sobre ele, como quem pranteia pelo filho unigênito; e chorarão amargamente por ele, como se chora amargamente pelo primogênito. 11 ... (Zacarias 12:10-13:3)

20 ... 30 Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem; e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão o Filho do homem, vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória. 31 E ele enviará os seus anjos com rijo clamor de trombeta, os quais ajuntarão os seus escolhidos desde os quatro ventos, de uma à outra extremidade dos céus. 32 ... (Mateus 24:20-33)

34 Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo; 35 Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me; 36 Estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e fostes ver-me. 37 Então os justos lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber? 38 E quando te vimos estrangeiro, e te hospedamos? ou nu, e te vestimos? 39 E quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos ver-te? 40 E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos IRMÃOS, a mim o fizestes. (Mateus 25:34-40). "Irmãos", aqui, são os 144.000 JUDEUS virgens + outros milhares de JUDEUS, todos eles CONVERTIDOS A CRISTO e sendo perseguidos terrivelmente na Tribulação. Só um verdadeiro crente, disposto a morrer, ousará ajudá-los.

4 Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Ainda nas praças de Jerusalém habitarão velhos e velhas; levando cada um, na mão, o seu bordão, por causa da sua muita idade. 5 E as ruas da cidade se encherão de meninos e meninas, que nelas brincarão. 6 Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Se isto for maravilhoso aos olhos do restante deste povo naqueles dias, será também maravilhoso aos meus olhos? diz o SENHOR dos Exércitos. (Zacarias 8:4-6)

7 E, acabando-se os mil anos, Satanás será solto da sua prisão, 8 E sairá a enganar as nações que estão sobre os quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, cujo número é como a areia do mar, para as ajuntar em batalha. 9 E subiram sobre a largura da terra, e cercaram o arraial dos santos e a cidade amada; e de Deus desceu fogo, do céu, e os devorou. 10... (Apocalipse 20:7-15). Final de toda a história de todos os rebeldes!




* TJ`s ensinam: **** “Os perdidos só sofrerão 1 fração de segundo, pois serão ANIQUILADOS, transformados em nada, deixarão completa e definitivamente de existir.”

- As Escrituras contradizem, condenando-os: Apo 20:10-13; Mar 9:47-48; Apo 14:11; Rom 2:6-9.
10 E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde ESTÁ a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão ATORMENTADOS para todo o SEMPRE. 11 ... (Apocalipse 20:10-13) "Está", no presente, indica que a besta e o falso profeta, que tinham "inaugurado" o Lago de Fogo 1000 anos atrás, ainda estão existindo!!! Nada de aniquilamento, nada de deixar de existir! Meditemos, com justo assombro e choro: Em "de dia e de noite"! Em "atormentados"! Em "para todo o sempre"!

47 E, se o teu olho te escandalizar, lança-o fora; melhor é para ti entrares no reino de Deus com um só olho do que, tendo dois olhos, seres lançado no fogo do inferno, 48 Onde o seu bicho NÃO morre, e o fogo NUNCA se apaga. (Marcos 9:47-48)

E a fumaça do seu TORMENTO sobe para todo o SEMPRE; e não têm repouso nem de dia nem de noite os que adoram a besta e a sua imagem, e aquele que receber o sinal do seu nome. (Apocalipse 14:11)

6 O qual recompensará cada um segundo as suas obras; a saber: 7 A vida ETERNA aos que, com perseverança em fazer bem, procuram glória, honra e incorrupção; 8 Mas a indignação e a ira aos que são contenciosos, desobedientes à verdade e obedientes à iniqüidade; 9 Tribulação e angústia sobre toda a alma do homem que faz o mal; primeiramente do judeu e também do grego; (Romanos 2:6-9). Tudo que Deus criou é eterno, nunca deixa de existir. O destino de todos é justo, e é eterno e definitivo! "Eis AQUI, AGORA, o DIA da salvação"!




* TJ`s ensinam: Cristo, como profetizamos, JÁ VOLTOU (em 1874), terminou seu trabalho de restauração (em 1918), mas ficou no templo espiritual, invisível.”

- As Escrituras contradizem, condenando-os: Mat 24:23-27; Ato 1:9,11+Luc 24:39; 1Tes 4:16-18 (visível e audível); Tit 2:13.


23 Então, se alguém vos disser: Eis que o Cristo está aqui, ou ali, não lhe deis crédito; 24 Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos. 25 Eis que eu vo-lo tenho predito. 26 Portanto, se vos disserem: Eis que ele está no deserto, não saiais. Eis que ele está no interior da casa; não acrediteis. 27 Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até ao ocidente, assim será também a vinda [parousia 3952] do Filho do homem. (Mateus 24:23-27). “Parousia 3952” é vinda, chegada física, palpável, fulgurantemente visível, todopoderosamente manifesta e universalmente obedecida in totum; não é presença espiritual - secreta, impalpável, invisível, não todopoderosamente manifesta nem universalmente obedecida mesmo que parcialmente.

9 E, quando dizia isto, vendo-o eles, foi elevado às alturas, e uma nuvem o recebeu, ocultando-o a seus olhos. 11 Os quais lhes disseram: Homens galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir ASSIM COMO para o céu o vistes ir. (Atos 1:11). "Assim como" implica exatamente da mesma maneira: o mesmo corpo físico, visível, com as mesmas cicatrizes e características, movendo-se no ar da mesma maneira, visto da mesma maneira, por todos os olhos físicos, vindo para a mesma Jerusalém terrestre.

Vede as minhas mãos e os meus pés, que sou eu mesmo; apalpai-me e vede, pois um espírito não tem carne nem ossos, como vedes que eu tenho. (Lucas 24:39)

16 Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. 17 Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor. 18 Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras. (1 Tessalonicenses. 4:16-18)

Aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento ["epiphaneia" 2015] da glória do grande Deus e nosso Salvador Jesus Cristo; (Tito 2:13). "Epiphaneia 2015" = manifestação, aparecimento, brilho.


- Profecia falha assinala profeta mentiroso (portanto do Diabo), sua seita deve ser abominada: Deu 18:20-22; Jer 23:30-32; Zac 13:3.




* TJ`s ensinam: Já estamos no REINO INVISÍVEL.”

- As Escrituras contradizem, condenando-os: Isa 11:5-6.
5 E a justiça será o cinto dos seus lombos, e a fidelidade o cinto dos seus rins. 6 E morará o lobo com o cordeiro, e o leopardo com o cabrito se deitará, e o bezerro, e o filho de leão e o animal cevado andarão juntos, e um menino pequeno os guiará. (Isaías 11:5-6). TJ, estás tão louco que vês tal felicidade - paz - justiça - santidade transbordando em cada segundo e cada cm2 da Terra?!!!




* TJ`s ensinam: Os T.J. serão os 144.000 de Apocalipse.”

- As Escrituras contradizem, condenando-os: Não. Os 144.000 são JUDEUS (por que não ser literal?!...), convertidos NA 70A. SEMANA DE DANIEL (por que não ser literal?!...), só HOMENS (por que não ser literal?!...), todos eles VIRGENS (por que não ser literal?!...). Apo 7:4-9; 14:1-5.
4 E ouvi o número dos assinalados, e eram cento e quarenta e quatro mil assinalados, de todas as tribos dos filhos de Israel. 5 Da tribo de Judá, havia doze mil assinalados; ... 6  9 Depois destas coisas olhei, e eis aqui uma multidão, a qual ninguém podia contar, de todas as nações, e tribos, e povos, e línguas, que estavam diante do trono, e perante o Cordeiro, trajando vestes brancas e com palmas nas suas mãos; (Apocalipse 7:4-9)

1 ¶ E olhei, e eis que estava o Cordeiro sobre o monte Sião, e com ele cento e quarenta e quatro mil, que em suas testas tinham escrito o nome de seu Pai. 2 E ouvi uma voz do céu, como a voz de muitas águas, e como a voz de um grande trovão; e ouvi uma voz de harpistas, que tocavam com as suas harpas. 3 E cantavam um como cântico novo diante do trono, e diante dos quatro animais e dos anciãos; e ninguém podia aprender aquele cântico, senão os cento e quarenta e quatro mil que foram comprados da terra. 4 Estes são os que não estão contaminados com mulheres; porque são virgens. Estes são os que seguem o Cordeiro para onde quer que vá. Estes são os que dentre os homens foram comprados como primícias para Deus e para o Cordeiro. 5 E na sua boca não se achou engano; porque são irrepreensíveis diante do trono de Deus. (Apocalipse 14:1-5)







1.e. DIVERSOS:


* TJ`s ensinam: TRANSFUSÃO DE SANGUE é proibida, é melhor morrer do que deixar outra alma entrar em você, ou dar sua alma a outra pessoa.”

- As Escrituras contradizem, condenando-os: Lev 17:11 diz que a alma (no sentido de vida FÍSICA) ESTÁ NO  sangue, não que nossa alma espiritual É sangue! ("está no" é muito diferente de "É O"!)

Porque a vida da carne ESTÁ no sangue; pelo que vo-lo tenho dado sobre o altar, para fazer expiação pelas vossas almas; porquanto é o sangue que fará expiação pela alma. (Levítico 17:11)




* TJ`s ensinam: “Toda autoridade e GOVERNO CIVIL é do Diabo, por isso NÃO SERVIMOS O EXÉRCITO, não defendemos a nação mesmo se ela for agredida e estiver a ponto de total extermínio, não saudamos a bandeira nem cantamos o Hino Nacional, não votamos, não podemos ser policiais, não pagamos impostos, desprezamos os soldados, etc.”

- As Escrituras contradizem, condenando-os:
.
A instituição do governo e das autoridades é uma instituição por Deus, sua PRINCIPAL tarefa é assegurar justiça e segurança de vida, refrear a violência Gen 9:1-17. 
 5 Certamente requererei o vosso sangue, o sangue das vossas vidas; da mão de todo o animal o requererei; como também da mão do homem, e da mão do irmão de cada um requererei a vida do homem. 6 Quem derramar o sangue do homem, pelo homem o seu sangue será derramado; porque Deus fez o homem conforme a sua imagem. (Gênesis 9:1-17)

Temos de amar e nos submeter ao governo e todas as autoridades (exceto no que contrariarem as palavras de Deus, Daniel não adorou ídolo) Mat 22:21; Rom 13:1-7; 1Tim 2:1-2; Tit 3:1; 1Ped 2:13-14.
Dizem-lhe eles: De César. Então ele lhes disse: Dai pois a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus. (Mateus 22:21)

1 ¶ Toda a alma esteja sujeita às potestades superiores; porque não há potestade que não venha de Deus; e as potestades que há foram ordenadas por Deus. 2 Por isso quem resiste à potestade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos a condenação. 3 Porque os magistrados não são terror para as boas obras, mas para as más. Queres tu, pois, não temer a potestade? Faze o bem, e terás louvor dela. 4 Porque ela é ministro de Deus para teu bem. Mas, se fizeres o mal, teme, pois não traz debalde a espada; porque é ministro de Deus, e vingador para castigar o que faz o mal. 5 Portanto é necessário que lhe estejais sujeitos, não somente pelo castigo, mas também pela consciência. 6 Por esta razão também pagais tributos, porque são ministros de Deus, atendendo sempre a isto mesmo. 7 ¶ Portanto, dai a cada um o que deveis: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem temor, temor; a quem honra, honra. (Romanos 13:1-7)

1 ¶ Admoesto-te, pois, antes de tudo, que se façam deprecações, orações, intercessões, e ações de graças, por todos os homens; 2 Pelos reis, e por todos os que estão em eminência, para que tenhamos uma vida quieta e sossegada, em toda a piedade e honestidade; (1 Timóteo 2:1-2)

Admoesta-os a que se sujeitem aos principados e potestades, que lhes obedeçam, e estejam preparados para toda a boa obra; (Tito 3:1)

13 ¶ Sujeitai-vos, pois, a toda a ordenação humana por amor do Senhor; quer ao rei, como superior; 14 Quer aos governadores, como por ele enviados para castigo dos malfeitores, e para louvor dos que fazem o bem. (1 Pedro 2:13-14)


. Você não defenderia sua esposa e filhinhas se elas estivessem sendo estuprada e para serem mortas, e você pudesse talvez salvá-las? Mesmo se o agressor pudesse sair ferido e morrer? Ou você esperaria sem fazer nada além de chorar e orar pela remota possibilidade de um policial aparecer (ele não tem o direito de crer igual a você?!)?

Por analogia, que faria você se sua nação fosse atacada, com a perspectiva de saques estupros escravidão ou morte para milhões, quase seguramente para você e seus familiares, talvez aniquilamento de toda a nação se não nos defendermos bem? Só os outros é que têm a obrigação de morrer defendendo você e os seus???...







2. Como Lidar Com Os Testemunhas de Jeová:

São esforçados, são agressivamente proselitistas exaustivamente treinados - “vacinados” na apresentação cega das suas doutrinas em muitos tipos de situações. Mas alguns são sinceros, todos são dignos de pena.



2. a. Sempre esteja preparado : 2Tim 2:15; Rom 3:19; 1Ped 3:15. BEM preparado, SEMPRE preparado.

Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. (2 Timóteo 2:15)

Ora, nós sabemos que tudo o que a lei diz, aos que estão debaixo da lei o diz, para que toda a boca esteja fechada e todo o mundo seja condenável diante de Deus. (Romanos 3:19)

Antes, santificai ao Senhor Deus em vossos corações; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós, (1 Pedro 3:15)


2. b. Se Testemunhas de Jeová “atacarem sua casa”, “em missão”, explique-lhes amorosa mas muito firmemente que seu amor a Deus lhe proíbe receber o erro em casa: Gal 1:8-9; 2Joa 10-11. Ofereça-se para (com irmão maduro) falar de Cristo, a cada um deles, em separado, em outro local, neutro.

8 Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja ANÁTEMA. 9 Assim, como já vo-lo dissemos, agora de novo também vo-lo digo. Se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja ANÁTEMA. (Gálatas 1:8-9)

10 ¶ Se alguém vem ter convosco, e não traz esta doutrina, NÃO O RECEBAIS EM CASA, NEM TAMPOUCO O SAUDEIS. 11 Porque quem o saúda tem parte nas suas más obras. (2 João 1:10-11)


2.c. Numa oportunidade de falar a um Testemunha de Jeová “não em uniforme de ataque”:

- Concentre-se em apresentar o plano de salvação, como Deus lhe orientar (uma possibilidade: 1Joa 1:8-10; 2Ped 3:9; Efe 2:8-9; Rom 10:8-11).

8 ¶ Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós. 9 Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça. 10 Se dissermos que não pecamos, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós. (1 João 1:8-10)

O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se. (2 Pedro 3:9)

8 Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. 9 Não vem das obras, para que ninguém se glorie; (Efésios 2:8-9)

8 Mas que diz? A palavra está junto de ti, na tua boca e no teu coração; esta é a palavra da fé, que pregamos, 9 A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. 10 Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação. 11 Porque a Escritura diz: Todo aquele que nele crer não será confundido. (Romanos 10:8-11)



- Responda (sem irar-se) às objeções e volte rapidamente à “estrada principal”: o plano de salvação .

- Enfatize graça (Efe 2:8-9) e justificação (Rom 2:24-25; 8:33-34). E a segurança da salvação (Rom 8:31-39; 29-30; 11:29; Joã 10:27-30.// Rom 5:8-10.// Fp 1:6; 2Tim 1:12.//Joã 10:28; 3:14-16,36).

* 8 Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. 9 Não vem das obras, para que ninguém se glorie; (Efésios 2:8-9)

* 24 Porque, como está escrito, o nome de Deus é blasfemado entre os gentios por causa de vós. 25 Porque a circuncisão é, na verdade, proveitosa, se tu guardares a lei; mas, se tu és transgressor da lei, a tua circuncisão se torna em incircuncisão. (Romanos 2:24-25)

31 ¶ Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? 32 Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como nos não dará também com ele todas as coisas? 33 Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica. 34 Quem é que condena? Pois é Cristo quem morreu, ou antes quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós. 35 Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? 36 Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia; Somos reputados como ovelhas para o matadouro. 37 Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou. 38 Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, 39 Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor. (Romanos 8:31-39)

29 ¶ Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. 30 E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou. (Romanos 8:29-30). Pode Deus (que é o Onisciente e Todo-poderoso) falhar em tudo isto que já fez por cada um de seus filhos, desde antes da fundação do mundo?

Porque os dons e a vocação de Deus são sem arrependimento. (Romanos 11:29)

27 As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem; 28 E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão. 29 Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las da mão de meu Pai. 30 Eu e o Pai somos um. (João 10:27-30)

8 Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores. 9 Logo muito mais agora, tendo sido justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira. 10 Porque se nós, sendo inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, tendo sido já reconciliados, seremos salvos pela sua vida. (Romanos 5:8-10)

Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo; (Filipenses 1:6)

Por cuja causa padeço também isto, mas não me envergonho; porque eu sei em quem tenho crido, e estou certo de que é poderoso para guardar o meu depósito até àquele dia. (2 Timóteo 1:12)

E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão. (João 10:28)

14 E, como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado; 15 Para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. (João 3:14-16)

Aquele que CRÊ no FILHO tem a vida ETERNA; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece. (João 3:36)


- Não vá para outros pontos enquanto a pessoa não aceitar que Cristo é O Deus eterno, criador incriado, O Todopoderoso.}

- Mesmo depois disto, não vá para outros pontos enquanto a pessoa não aceitar o Cristo verdadeiro como seu Senhor e seu Salvador único e suficiente (entize salvação pela fé, somente pela fé, nunca pelas obras; e enfatize segurança da salvação). Se ele não fizer isto, nunca será salvo, nunca terá segurança da salvação, conseqüentemente, sem ser habitado pelo Espírito Santo, nunca poderá entender nada espiritual.



Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em BibliaLTT.org, com ou sem notas).



Hélio de Menezes Silva, 1991.






(retorne a http://solascriptura-tt.org/ Seitas/
retorne a http:// solascriptura-tt.org/ )



Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.