Santificação: não é ser perfeito e sem pecado, não é perfeição impecável, não é perfeição incapaz de pecar, não é impecabilidade, não é erradicação da natureza pecaminosa. Mas é consagração, dedicação, separação do pecado, para Deus; é ser santo, separado, consagrado, dedicado, piedoso; é viver santamente, piamente.

20. SANTIFICAÇÃO

VERSOS CHAVE:   E por eles me santifico a mim mesmo, para que também eles sejam santificados na verdade. (João 17:19)
   25 ... Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, 26 Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra, (Efésios 5:25-26)
   E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. (1 Tessalonicenses 5:23)


1. Importância, Necessidade Da Santificação

É patente nas palavras de Deus, tais como em 1Pe 1:15; Heb 12:14;
A importância da santificação também é patente no fato que, na vida futura, só os verdadeiros santos [i.é os verdadeiros salvos] verão a Deus.


   Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; (1 Pedro 1:15)
   Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor; (Hebreus 12:14)

(note que o comando, exigência de Deus NÃO é alcançarmos santidade completa e perfeita nesta vida, mas sim o "segui-la", procurá-la com todos nossos coração + alma + entendimento!)

2. Santificação Não É:

a. Erradicação da natureza pecaminosa; sinless perfection; perfeição impecável; impecabilidade

a.a. A Bíblia chama Noé (ler depois: Gên 6:9); (ler depois: Jó 1:1); Ló (ler depois: 2Pe 2:7); Davi (ler depois: 1Re 3:6; 9:4; 14:6; 15:3; Ato 13:22); e outras pessoas de "justo", "'integro", "temente a Deus", "perfeito", ou "sem culpa", mas isto não significa que chegaram a ser "absolutamente sem pecado e incapazes de pecar", pois Noé se embriagou vergonhosamente (ler depois: Gên 9:20-27); Jó confessou pecado (Jó 42:6); Ló andou pela vista, quis viver entre homossexuais, embriagou-se e caiu em incesto com as filhas; Davi adulterou, depois providenciou a morte do marido; etc.!

Por isso me abomino e me arrependo no pó e na cinza. (Jó 42:6)
a.b. Deus ordenou perfeição a Abrão (Gên 17:1), aos discípulos (Mat 5:48), etc. Mas:
. se isto significa absolutas perfeição, impecabilidade e semelhança a Deus, então tanto a Bíblia, como nossas próprias experiências [conosco mesmo], como nossas observações de todos os crentes que pudemos observar (bem de perto e longamente) mostram que nenhum crente jamais alcançou cumprir esses preceitos plenamente. Aqueles que se vangloriam da erradicação da sua natureza pecaminosa pretendem e fingem ter alcançado aquilo que Deus [através de Paulo, Tiago e João] ensinou não ser alcançável na presente vida Fp 3:12-14; cf. Tia 3:2; 1Jo 1:8-9; ler depois: 1Jo 2:1.
. o contexto de Mat 5:48 (acima) indica que Cristo exorta seus seguidores a serem como o Pai, em mostrar amor tanto aos bons quanto aos maus.
   ... anda em minha presença e sê perfeito. (Gênesis 17:1)
   Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus. (Mateus 5:48)
   12 Não que já a tenha alcançado, ou que seja perfeito; mas prossigo para alcançar aquilo para o que fui também preso por Cristo Jesus. 13 Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, 14 Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. (Filipenses 3:12-14)
   ... todos tropeçamos em muitas coisas ...  (Tiago 3:2)
   8 ¶ Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós ... (1 João 1:8-9)
a.c. A solução virá de estudarmos toda a Bíblia, e o fazermos com o máximo cuidado.
- Por exemplo, Paulo em uma respiração clama ainda não ser perfeito e, na seguinte, clama ser perfeito Fp 3:12 (acima) e Fp 3:15! Evidentemente, na 1a vez fala de perfeição experiencial, progressiva, do dia a dia; e, na 2a, da perfeição posicional, jurídica, legal.
- Col 1:28; 4:12 (ler depois: Heb 12:23) falam de perfeição como nosso alvo, do qual nem por 1 instante devemos desviar os olhos nem arrefecer no esforço para avançar naquela direção, alvo que com toda certeza será plenamente alcançado ao final, mas não durante esta vida.
   Por isso todos quantos já somos perfeitos, sintamos isto mesmo ... (Filipenses 3:15)
   ...; para que apresentemos todo o homem perfeito em Jesus Cristo; (Colossenses 1:28)
   ... Epafras ... combatendo sempre por vós em orações, para que vos conserveis firmes, perfeitos e consumados em toda a vontade de Deus. (Colossenses 4:12)
a.d. Alguns usam 1Jo 3:8-9 em suporte da perfeição, da impecabilidade. Mas se estes 2 versos ensinassem isto, contradiriam  o que Deus diz na mesma carta 1Jo 2:1-2! E em 1Jo 1:7. E em 1Jo 1:8.

Sabemos que muitos comentaristas e teólogos tentam explicar 1Joã 3:8-9 alegando que os tempos presentes do grego sempre devem ser traduzidos como presentes contínuos: "8 Quem comete [costumeiramente] o pecado é do Diabo; porque o Diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do Diabo. 9 Qualquer que é nascido de Deus não comete [costumeiramente] pecado; porque a sua semente permanece nele, e não pode pecar [costumeiramente], porque é nascido de Deus."

- Mas este tão difundida idéia causa grandes problemas se a tentarmos aplicar consistentemente (sempre e uniformemente):
A) No uso afirmativo, centenas de expressões tais como "Ato 16:31 ... crê [continuamente] no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, ..." dariam margem à falsa interpretação de que é possível se crer para a salvação, depois se interromper mesmo que temporariamente o crer, sendo necessária nova salvação; e a pessoa só seria salva se, ao morrer, estivesse num desses estirões de crer!
B) No uso negativo também temos centenas de grandes problemas, por exemplo:
b.a) se "Joã 3:18 ... mas quem não crendo já está condenado ..." significasse "quem, incessantemente não crê [i.é, aquele que, de modo incessante, não crê], já está condenado", então isentamos todo o mundo, pois todos, durante pelo menos um instante, de algum modo, crêem em pelo menos uma coisa de Deus;
b.b) mas, se significasse "quem não crê incessantemente [i.é, aquele que não se caracteriza por crer de modo incessante], já está condenado", então condenamos todo o mundo, pois todos, durante pelo menos um instante, de algum modo fraquejam em crer pelo menos uma coisa de Deus (lembre de Pedro afundando, negando, duvidando da ressurreição, etc.).
A coisa não é simples! Toda esta "regra inflexível do grego" é impossível de ser usada inflexivelmente, tem que ser uma ficção, não pode ter imperado na mente grega!

- Qual a solução? Cremos que é aceitar exatamente a tradução da Bíblia Almeida 1683 (hoje a ACF - Almeida Corrigida Fiel), da King James Version 1611, de Reina , de Lutero, e de todas as abençoadas Bíblias da Reforma (que não colocam milhares de "costumeiramente" na Bíblia) e simplesmente entendermos que esta difícil passagem de 1Jo se refere ao novo homem que existe em cada crente (mesmo que temporariamente acompanhado do velho homem) e que a passagem também antecipa nosso abençoado estado escatológico (depois que nos reunirmos a Cristo pela morte ou pelo arrebatamento, para sempre estaremos livres do homem velho e do pecado). Somente assim há segurança, pois o que é nascido de Deus não peca nem sequer pode pecar. Esta interpretação harmoniza-se com o contexto [2:28-3:10] circundando a passagem, que contrasta a nova contra a velha natureza do crente, em uma antecipação escatológica.
   8 Quem comete o pecado é do diabo; porque o diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo. 9 Qualquer que é nascido de Deus não comete pecado; porque a sua semente permanece nele; e não pode pecar, porque é nascido de Deus. (1 João 3:8-9)
   1 ¶ Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo. 2 E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo. (1 joão 2:1-2)
   7 Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado. 8 ¶ Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós. (1 João 1:7-8)
a.e. O mesmos argumentos acima (a.a. - a.d.) valem contra a variante da impecabilidade que diz que Rom 6:1-10 (ou Gál 2:20; etc.) ensina que "já morremos para o pecado no sentido de que já podemos jamais pecar" (alguns loucamente diriam que jamais pecamos, mesmo que pareça que pecamos!...). Ademais, estes versos se referem a uma experiência factual, objetiva, judicial, posicional, definitiva, infalível, na qual o crente é identificado com Cristo: o instante da salvação. Se os versos se referissem a uma morte absoluta e definitiva para a capacidade de pecarmos nesta presente vida, então por que, logo no verso seguinte, Deus insiste que devemos nos considerar a nós mesmos como mortos para o pecado e vivos para Deus (v. 11)?! Ora, se estivéssemos mortos para o pecado no sentido que os "holiness" querem dar, não precisaríamos nos considerar a nós mesmo mortos, nem Deus nos exortaria a tal: simplesmente estaríamos mortos, quer ou não o reconhecêssemos! Pense bem: tudo não faria sentido nenhum!.
   1 ¶ Que diremos pois? Permaneceremos no pecado, para que a graça abunde? 2 De modo nenhum. Nós, que estamos mortos para o pecado, como viveremos ainda nele? ... 4 ... andemos nós também em novidade de vida ...  6 ... para que não sirvamos mais ao pecado ... (Romanos 6:1-10)
   Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim. (Gálatas 2:20)
   Assim também vós considerai-vos como mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus nosso Senhor. (Romanos 6:11)

a.e. Antinomianismo

Vista a grosseira heresia dos que pregam que a perfeita impecabilidade é alcançável nesta vida e deve ser a vida cristã normal, ó Deus ajuda-nos a não errarmos e nos inclinarmos em direção à heresia oposta, de que a vida de constantes quedas no pecado, de constantes derrotas, de constante esterilidade e não produção de frutos, ou mesmo de proposital afundamento no pecado, tem que ser a vida cristã normal. Ajuda-nos a nunca resvalarmos em direção à heresia do antinomianismo, que é a "oposição ou desprezo a toda e qualquer lei". A heresia da perfeição impecável finge ter eliminado o pecado da vida do crente, a heresia do antinomianismo delicia-se nele e o cultiva. Ambas heresias ignobilmente contrariam Deus na Sua Palavra: ela ensina que, embora o crente não possa alcançar a impecabilidade nesta vida, deve odiar o antinomianismo (o pecado); e que, através de cultivada, progressiva santificação, deve anelar e esforçar-se para (e pode conseguir) pecar cada vez menos, nisto sendo feliz e agradando a Deus. Tanto quanto a doutrina da perfeição impecável, antinomianismo é tremendamente antibíblico, assim também qualquer armistício com o pecado é doutrina diabólica.
Deus, muito diferentemente de fechar os olhos e tolerar pecados na vida do crente, definitivamente os proíbe e exige que vivamos uma vida de vencê-los usualmente e cada vez mais. A pergunta "Que diremos pois? Permaneceremos no pecado, para que a graça abunde?" (Rom 6:1) é respondida da forma mais enfática possível: "De modo nenhum. Nós, que estamos mortos para o pecado, como viveremos ainda nele?" (Rom 6:2). Nada mais claro em toda a Bíblia! Lembremos que aqueles que vivem em pecado não herdarão o reino de Deus (1Co 6:10)! (se sua vida está sendo uma vida caracteristicamente em pecado, então examine-se a si mesmo, pois só há duas possibilidades: ou você é crente e será amargamente disciplinado e até mesmo será morto muito em breve [1Co 5:5; ler depois: 1Co 11:30; 1Jo 5:16]; ou você não é realmente salvo [1Co 6:10] e urgente e desesperadamente precisa ser salvo!).

   Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus. (1 Coríntios 6:10)
   Seja entregue a Satanás para destruição da carne, para que o espírito seja salvo no dia do Senhor Jesus. (1 Coríntios 5:5)
   Por causa disto há entre vós muitos fracos e doentes, e muitos que dormem. (1 Coríntios 11:30)
   Se alguém vir pecar seu irmão, pecado que não é para morte, orará, e Deus dará a vida àqueles que não pecarem para morte. Há pecado para morte, e por esse não digo que ore. (1 joão 5:16).
(morte física em conseqüência de disciplina sem perda de salvação; não morte eterna em decorrência de perda da salvação eterna)

b. "Segunda bênção, de 2Co 1:15"

Todos os crentes (inclusive os corintianos em foco):
- Judicialmente, já estão definitiva e completamente santificados por Deus e para Deus, desde a salvação, sem necessidade de 2a. bênção (ver "Separação para Deus", "Imputação de Cristo como nossa santidade", ou, pelo menos, 1Co 1:2; 6:11);
- Experiencialmente, estão sendo progressivamente santificados por Deus e para Deus, mesmo nunca alcançando a perfeição nesta vida (mas sempre se esforçando e caminhando em direção a ela, olhos fitos nela) (ver "Purificação do mal moral" e "Conformação à imagem de Cristo");
- Completamente, serão santificados, por Deus e para Deus, somente quando se despirem deste corpo mortal (ver "Santificação completa e final").

   E com esta confiança quis primeiro ir ter convosco, para que tivésseis uma segunda graça; (2 Coríntios 1:15)
   À igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados santos, com todos os que em todo o lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso: (1 Coríntios 1:2)
   E é o que alguns têm sido; mas haveis sido lavados, mas haveis sido santificados, mas haveis sido justificados em nome do Senhor Jesus, e pelo Espírito do nosso Deus. (1 Coríntios 6:11)

c. Batismo do Espírito Santo

Cada verdadeiro crente (não importa sua condição pessoal, espiritual) já está batizado pelo Espírito Santo em Cristo 1Co 12:13, tem o todo do Espírito Santo, é habitado por todo Ele, foi batizado por Ele em Cristo. Mas, a cada instante, pode estar andando espiritualmente [esta deve ser sua situação habitual, normal] ou pode estar andando carnalmente [esta situação deve ser esporádica, fora do normal] 1Co 3:1-4). Ver http://solascriptura-tt.org/EclesiologiaEBatistas/BatismoComEspiritoSanto-SoEmPentecoste-Evans.htm; ver http://solascriptura-tt.org/Seitas/Pentecostalismo/; ver http://solascriptura-tt.org/Pneumatologia/ .


   Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito. (1 Coríntios 12:13)
   1 ¶ E eu, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a meninos em Cristo. 2 Com leite vos criei, e não com carne, porque ainda não podíeis, nem tampouco ainda agora podeis, 3 Porque ainda sois carnais; pois, havendo entre vós inveja, contendas e dissensões, não sois porventura carnais, e não andais segundo os homens? 4 Porque, dizendo um: Eu sou de Paulo; e outro: Eu de Apolo; porventura não sois carnais? (1 Coríntios 3:1-4)

3. Santificação É:

"Santificar" tem 3 significados nos dicionários:
- Tratar, considerar, encarar, reconhecer como sumamente venerável Luc 11:2; 1Pe 3:15;
   ... Quando orardes, dizei: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino; seja feita a tua vontade, assim na terra, como no céu. (Lucas 11:2)
   Antes, santificai ao Senhor Deus em vossos corações; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós, (1 Pedro 3:15)
- Separar DE uso e mistura com  coisas mundanas e dedicar total e exclusivamente PARA Deus, consagrar 2Ti 2:21; ler depois: Mat 23:17; Joã 10:36; 17:19; 
   De sorte que, se alguém se purificar destas coisas, será vaso para honra, santificado e idôneo para uso do Senhor, e preparado para toda a boa obra. (2 Timóteo 2:21)

- Purificar Efé 5:26; 1Te 5:23; ler depois: Heb 9:13;


Neste estudo, teologicamente, santificação tem os 4 significados: a) Separação para Deus; b) Imputação de Cristo como nossa santidade; c) Purificação de mal moral; e d) Conformação à imagem de Cristo. Vejamos:
   Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra, (Efésios 5:26)
   E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. (1 Tessalonicenses. 5:23)

a. Separação PARA Deus

Santificação é DE (ou para fora de) a corrupção (2Cr 29:5,15-19)
e é (total + exclusivamente) PARA Deus
. Vejamos:

   5 E lhes disse: Ouvi-me, ó levitas, santificai-vos agora, e santificai a casa do SENHOR Deus de vossos pais, e tirai do santuário a imundícia. ... 15 E ajuntaram a seus irmãos, e santificaram-se e vieram conforme ao mandado do rei, pelas palavras do SENHOR, para purificarem a casa do SENHOR. 16 E os sacerdotes entraram na casa do SENHOR, para a purificar, e tiraram para fora, ao pátio da casa do SENHOR, toda a imundícia que acharam no templo do SENHOR  ... )
- (Ver "Exemplos de santificação").  
- Os salvos são definitivamente santificados, separados DO pecado (total + exclusivamente) PARA Deus, ao momento de suas conversões. Esta separação para Deus é a partir da conversão, é definitiva e incapaz de ser perdida, é ato [instantâneo], é de Deus. Ver "Separação para Deus", ou "Imputação de Cristo como nossa santidade", ou, ao menos, 1Co 1:2; 1Pe 1:2; Heb 10:14.    À igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados santos ...  (1 Coríntios 1:2)
   Eleitos segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo: ... (1 Pedro 1:2)
   ... com uma só oblação aperfeiçoou para sempre os que são santificados. (Hebreus 10:14)
- Jeremias e Paulo foram santificados antes de nascerem Jer 1:5; Gál 1:15.
   Antes que te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre, te santifiquei; às nações te dei por profeta. (Jeremias 1:5)
   Mas, quando aprouve a Deus, que desde o ventre de minha mãe me separou, e me chamou pela sua graça, (Gálatas 1:15)

b. Imputação de Cristo como Nossa Santidade,

Cristo foi feito para nós tanto justificação como santificação 1Co 1:30 (isto é, ambas Sua justiça e santidade nos são imputadas).

Não recebemos Cristo mais santificação: Cristo é a santificação do crente.

O crente está completo em Cristo Col 2:10;
é herdeiro da justiça e santidade de Cristo (que lhe são imputadas por causa da relação estabelecida com Cristo, não por qualquer obra que o crente tenha feito ou mérito que possa ter alcançado).
É à semelhança de Cristo que o crente comparece ante Deus  Rom 8:29; 1Co 1:30 (acima).

Esta imputação de Cristo como nossa santidade:
é pela fé em Cristo Ato 26:18;
segue-se à "lavagem de água com a Palavra" Efé 5:26;
é definitiva e incapaz de ser perdida;
é ato [instantâneo], ato judicial e legal,
e é totalmente de Deus.

   Mas vós sois dele, em Jesus Cristo, o qual para nós foi feito por Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção; (1 Coríntios 1:30)
   E estais perfeitos nele, que é a cabeça de todo o principado e potestade; (Colossenses 2:10)
   Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. (Romanos 8:29)
   Para lhes abrires os olhos, e das trevas os converteres à luz, e do poder de Satanás a Deus; a fim de que recebam a remissão de pecados, e herança entre os que são santificados pela fé em mim. (Atos 26:18)
   Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra, (Efésios 5:26)
Neste sentido, todos os crentes são declarados e contados como santos (Rom 1:7; 1Co 1:2 (acima); Fp 1:1; ler depois: Efé 1:1; Col 1:2; Heb 10:10; Judas 1:3),
não importam suas realizações e estados espirituais (tanto totais acumulados, como presentes, como ao morrerem ou serem arrebatados).
   A todos os que estais em Roma, amados de Deus, chamados santos: Graça e paz de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo. (Romanos 1:7)
   Paulo e Timóteo, servos de Jesus Cristo, a todos os santos em Cristo Jesus, que estão em Filipos, com os bispos e diáconos: (Filipenses 1:1)
Os crentes corintianos ainda eram carnais e bebês (1Co 3:3), mas já haviam sido definitivamente contados como santos [judicial, posicionalmente, por causa da conversão] (1Co 6:11; ler depois: 1Co 3:1-4; 5:1-2; 6:1,11; 11:17-22), e eram exortados a se santificarem [progressivamente, em experiência e prática, no andar diário] 2Co 7:1;
   Porque ainda sois carnais; pois, havendo entre vós inveja, contendas e dissensões, não sois porventura carnais, e não andais segundo os homens? (1 Coríntios 3:3)
   E é o que alguns têm sido; mas haveis sido lavados, mas haveis sido santificados, mas haveis sido justificados em nome do Senhor Jesus, e pelo Espírito do nosso Deus. (1 Coríntios 6:11)
Os crentes hebreus eram imaturos (ler depois: Heb 5:11-14), mas foram contados como santos Heb 3:1 (ler depois: Heb 2:11). 

Os crentes tessalonicenses foram chamados de santos 2Te 2:13 mas também foram esperados que se santificassem progressivamente 1Te 5:23-24;
   Por isso, irmãos santos, participantes da vocação celestial, considerai a Jesus Cristo, apóstolo e sumo sacerdote da nossa confissão, (Hebreus 3:1)
   Mas devemos sempre dar graças a Deus por vós, irmãos amados do Senhor, por vos ter Deus elegido desde o princípio para a salvação, em santificação do Espírito, e fé da verdade; (2 Tessalonicenses 2:13)
   23 ¶ E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. 24 Fiel é o que vos chama, o qual também o fará. (1 Tessalonicenses. 5:23-24)

c. Purificação do Mal Moral

Os sacerdotes, além de viverem vidas santas, tinham que se santificar de forma toda especial antes de se aproximarem de Deus (ler depois: Êxo 19:22).

Esta purificação do mal moral é progressiva; é processo; o homem tem parte e deve se esforçar neste processo: Deus já separou definitivamente para Si próprio cada salvo; agora, cada salvo tem que perseverante e progressivamente se separar a si mesmo para Deus, para o Seu uso. Separar-se:
- De sua própria má natureza 2Co 7:1; Rom 6:11-12; Efé 4:25-32; 1Te 4:3,7; ler depois: Col 3:5-9;

  ... purifiquemo-nos de toda a imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoando a santificação no temor de Deus. (2 Coríntios 7:1)
   11 ... considerai-vos como mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus nosso Senhor. 12 Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, para lhe obedecerdes em suas concupiscências; (Romanos 6:11-12)
   25 ... deixai a mentira, e falai a verdade ..
. 26 Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira. 27 Não deis lugar ao diabo. 28 Aquele que furtava, não furte mais; antes trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom ... 29 Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem. 30 E não entristeçais o Espírito Santo de Deus ... 31 Toda a amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmia e toda a malícia sejam tiradas dentre vós, 32 Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros ... (Efésios 4:25-32)
   ...esta é a vontade de Deus, a vossa santificação; que vos abstenhais da prostituição; (1 Tessalonicenses 4:3)
   ... não nos chamou Deus para a imundícia, mas para a santificação. (1 Tessalonicenses 4:7)
- De tudo que é pecaminoso, em geral; 2Co 6:17-18;
   17 Por isso saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor; E não toqueis nada imundo, E eu vos receberei; 18 E eu serei para vós Pai, E vós sereis para mim filhos e filhas, Diz o Senhor Todo-Poderoso. (2 Coríntios 6:17-18)
- Dos falsos mestres e falsas doutrinas 2Jo 1:9-10; ler depois: 2Ti 2:21 (abaixo); 
   ... 10 Se alguém vem ter convosco, e não traz esta doutrina, não o recebais em casa, nem tampouco o saudeis. (2 João 1:9-10)

d. Conformação à Imagem de Cristo

Rom 8:29; 2Co 3:18; Fp 1:6; 1Jo 3:2; Gál 5:22-23 (o fruto do Espírito, abaixo); ler depois: Fp 3:10; 
- Uma vez que o salvo tem "se despojado" e "se despido", ele agora tem que "se vestir" e "se revestir" Col 3:8-13.
- Esta conformação à imagem de Cristo é progressiva, é processo que se estende por toda a vida e só chegará  à completa fruição quando nos reunirmos a Ele.

   Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho ... (Romanos 8:29)
   ... refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor. (2 Coríntios 3:18)
   ... aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo; (Filipenses 1:6)
  ... quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele ... (1 João 3:2)
   8 ... despojai-vos também de tudo: da ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes da vossa boca. 9 Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do velho homem com os seus feitos, 10 E vos vestistes do novo, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou; ... 12 ¶ Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade; 13 Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros ... (Colossenses 3:8-13)
Onde não se aderiu à rendição, há a necessidade primeiramente de uma definida e total (sem nenhuma reserva!) apresentação da vida a Deus antes que santidade prática seja possível Rom 6:13; 12:1-2;
   ... apresentai-vos a Deus, como vivos dentre mortos, e os vossos membros a Deus, como instrumentos de justiça. (Romanos 6:13)
   1 ... apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. 2 E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. (Romanos 12:1-2)
Mas quando o crente já tem se dedicado total e exclusivamente a Deus, e (total e exclusivamente) se rededica a Deus numa base diária (não importa o dia anterior, antes 70 x 7 vezes sinceramente confessando e repudiando e abandonando no coração seus pecados e falhas, pedindo e confiando na vitória para o novo dia, tudo somente pelo poder e obra do Espírito Santo o controlando),
então o progresso em santificação é assegurado:
Deus o Espírito Santo:
- Mortificará as obras da carne Rom 8:13;
- Desenvolverá e operará obediência à Palavra 1Pe 1:22;
- Produzirá o fruto do Espírito Gál 5:22-23;
- Usará o crente no serviço do seu Senhor e Deus 2Ti 2:21.
     Porque, se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis. (Romanos 8:13)
   Purificando as vossas almas pelo Espírito na obediência à verdade, para o amor fraternal, não fingido; amai-vos ardentemente uns aos outros com um coração puro; (1 Pedro 1:22)
   22 Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. 23 Contra estas coisas não há lei. (Gálatas 5:22-23)
   De sorte que, se alguém se purificar destas coisas, será vaso para honra, santificado e idôneo para uso do Senhor, e preparado para toda a boa obra. (2 Timóteo 2:21)
Então o crente que diariamente se dedica a Deus (de palavra, mente, coração, vontade e atos):
- Estará fazendo verdade, em si mesmo, o crescimento de "Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo ..." (2 Pedro 3:18)
- Estará fazendo verdade, em si mesmo, o aumento e abundância de amor, de "E o Senhor vos aumente, e faça crescer em amor uns para com os outros, e para com todos ..." (1 Tessalonicenses 3:12)
- Purificará a si próprio "de toda a imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoando a santificação no temor de Deus" 2Co 7:1;
- Será transformado em direção a ser a imagem de Cristo 2Co 3:18; Efé 4:1-16;
- Poderá sempre orar como Deus quer que possamos orar: "Não que já a tenha alcançado, ou que seja perfeito; mas prossigo para alcançar aquilo para o que fui também preso por Cristo Jesus" (Fp 3:12).


   ... somos transformados de glória em glória na mesma imagem .... (2 Coríntios 3:18)
   1 ... andeis como é digno da vocação com que fostes chamados, 2 ¶ Com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor, 3 Procurando guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz ... 12 Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; 13 Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo, 14 Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente. 15 Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo ... (Efésios 4:1-16)

4. Exemplos De Santificação

a. Dias isolados e períodos de dias foram santificados: o sábado: Deu 5:12; ler depois: Gên 2:3; Nee 13:19-22 (negociantes deixados fora dos muros); (mas lembre que o sábado foi instituído exclusivamente para judeus, ver http://solascriptura-tt.org/Seitas/SabatismoSobLuzEscrituras-longo-Helio.htm); um dia de jejum e assembleia solene: Joe 1:14; ler depois: Joe 2:15.

   Guarda o dia de sábado, para o santificar, como te ordenou o SENHOR teu Deus. (Deuteronômio 5:12)
   Santificai um jejum, convocai uma assembleia solene, congregai os anciãos, e todos os moradores desta terra, na casa do SENHOR vosso Deus, e clamai ao SENHOR. (Joel 1:14)
b. Objetos físicos foram santificados. Estes incluíram:
   O Monte Sinai Êxo 19:23.
   As ofertas levíticas Êxo 29:27.
   A casa ou parte dos campos de um homem (ler depois: Lev 27:14-16,22).
   O Tabernáculo, o Templo e seus utensílios e mobília (altar) Êxo 29:44; 40:10-11; ler depois: Núm 7:1; 2Cr 7:16;
   Os portões da cidade (ler depois: Nee 3:1).
   ... Marca termos ao redor do monte, e santifica-o. (Êxodo 19:23)
   E santificarás o peito da oferta de movimento e o ombro da oferta alçada ... (Êxodo 29:27)
   E santificarei a tenda da congregação e o altar; também santificarei a Arão e seus filhos, ... (Êxodo 29:44)
   10 Ungirás também o altar do holocausto, e todos os seus utensílios; e santificarás o altar; e o altar será santíssimo. 11 Então ungirás a pia e a sua base, e a santificarás. (Êxodo 40:10-11)
c. Deus santificou para Si os primogênitos de Israel Êxo 13:2; ler depois: Núm 3:13;
   Santifica-me todo o primogênito, o que abrir toda a madre entre os filhos de Israel, de homens e de animais; porque meu é. (Êxodo 13:2)
d. As pessoas deviam santificar a si mesmas Lev 11:44.
    Porque eu sou o SENHOR vosso Deus; portanto vós vos santificareis, e sereis santos, porque eu sou santo; e não vos contaminareis com nenhum réptil que se arrasta sobre a terra; (Levítico 11:44)
e. Um homem podia santificar a outro Êxo13:1-2.
   1 ¶ Então falou o SENHOR a Moisés, dizendo: 2 Santifica-me todo o primogênito, o que abrir toda a madre entre os filhos de Israel, de homens e de animais; porque meu é. (Êxodo 13:1-2)
f. Malfeitores santificavam a si mesmos Isa 66:17.
   Os que se santificam, e se purificam, nos jardins uns após outros; os que comem carne de porco, e a abominação, e o rato, juntamente serão consumidos, diz o SENHOR. (Isaías 66:17)
g. Moisés foi punido por não santificar a Deus Deu 32:51.
   Porquanto transgredistes contra mim no meio dos filhos de Israel, às águas de Meribá de Cades, no deserto de Zim; pois não me santificastes no meio dos filhos de Israel. (Deuteronômio 32:51)
h. O Pai santificou o Filho Joã 10:36.
   Àquele a quem o Pai santificou, e enviou ao mundo, vós dizeis: Blasfemas, porque disse: Sou Filho de Deus? (João 10:36)
i. O Filho santificou a Si mesmo Joã 17:19.
    E por eles me santifico a mim mesmo, para que também eles sejam santificados na verdade. (João 17:19)
j. O crente casado pode santificar o cônjuge descrente 1Co 7:14.
   Porque o marido descrente é santificado pela mulher; e a mulher descrente é santificada pelo marido; de outra sorte os vossos filhos seriam imundos; mas agora são santos. (1 Coríntios 7:14)
k. Cristãos carnais devem ser declarados santos [posicional, judicialmente; não experiencialmente, não no real viver deles] 1Co 1:2; cf. 3:3.
   À igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados santos ... (1 Coríntios 1:2)
   Porque ainda sois carnais ... (1 Coríntios 3:3)
l. Crentes devem santificar a Deus 1Ped 3:15.


   ... santificai ao Senhor Deus em vossos corações; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós, (1 Pedro 3:15)

5. Santificação Contrastada contra a justificação

1Pe 3:15 (acima)

JUSTIFICAÇÃO SANTIFICAÇÃO
refere-se à nossa posição judicial, final refere-se ao nosso estado ou andar, atual
é aquilo que Deus faz por nós (em nosso lugar e para nosso benefício)  é o que Deus faz em (dentro de) nós
é um ato instantâneo é um trabalho progressivo
é o meio é o fim
nos torna seguros nos torna sãos
nos declara bons nos faz bons
remove a culpa e penalidade do pecado remove a invencibilidade do poder do pecado (somente a completação da santificação removerá a presença do pecado)


 

6. Tempos da Santificação

[justificação é um ato de uma vez para sempre, mas] Santificação é tanto um ato (instantâneo, posicional, judicial, legal, de Deus) quanto é também um processo (perseverante e progressivo, experiencial). Vejamos:
 

a. [no passado:] Ato Inicial da Santificação

Esta separação DO pecado PARA Deus é a partir da conversão, é definitiva e incapaz de ser perdida, é ato [instantâneo] judicial e legal, é de Deus. Ver "Separação para Deus" e "Imputação de Cristo como Nossa Santidade".

 

b. [no presente:] Processo da Santificação

Ver "Purificação do Mal Moral" e "Conformação à Imagem de Cristo". Esta separação do pecado para Deus é progressiva; é processo para toda a presente vida e só chegará  à completa fruição quando nos reunirmos a Ele; o homem tem parte e deve se esforçar neste processo.

 

c. [no futuro:] Santificação Completa e Final

A completa e final conformação do crente a Cristo espera a reunião do servo ao Senhor (quer na morte Heb 12:22-23 ou no Arrebatamento 1Tes 3:13; 1Jo 3:2; ler depois: 1Co 15:51-53; 1Te 4:16-17; Heb 9:28; Judas 1:21).
Depois, não mais haverá possibilidade alguma de pecarmos Apo 21:27; 1Jo 3:2 (acima); Isa 65:17; ler depois: Is 51:16; 66:22; 2Pe 3:10-13; Ap 21:1-2; 22:4,11; 
No Arrebatamento, nosso corpo será glorificado (Rom 8:23; Fp 3:20-21) e se tornará perfeito instrumento de obediência a Deus.

A perspectiva desta completa conformação à imagem de Cristo deve nos impelir a nos desfazermos de todas as coisas profanas das nossa vidas 1Jo 3:2-3.


   22 Mas chegastes ...23 À universal assembleia e igreja dos primogênitos, que estão inscritos nos céus ... e aos espíritos dos justos aperfeiçoados; (Hebreus 12:22-23)
   ... para que sejais irrepreensíveis em santidade diante de nosso Deus e Pai, na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo com todos os seus santos. (1 Tessalonicenses
3:13)
   ...
ainda não é manifestado o que havemos de ser. ... quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele .... (1 João 3:2)
   E não entrará nela coisa alguma que contamine, e cometa abominação e mentira; mas só os que estão inscritos no livro da vida do Cordeiro. (Apocalipse 21:27)
  
Porque, eis que eu crio novos céus e nova terra; e não haverá mais lembrança das coisas passadas, nem mais se recordarão. (Isaías 65:17)
   ... gememos em nós mesmos, esperando a adoção, a saber, a redenção do nosso corpo. (Romanos 8:23)
   20 Mas a nossa cidade está nos céus, de onde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, 21 Que transformará o nosso corpo abatido, para ser conforme o seu corpo glorioso ... (Filipenses 3:20-21)

7. Meios da Santificação


As 3 pessoas da Trindade operam na santificação do crente:

a. Deus o Pai:
- Atribui, imputa a santidade de Cristo ao crente 1Co 1:30;
- Opera no crente aquilo que é agradável à Sua vista Heb 13:21;
- Disciplina o crente, em amor, tendo em vista restaurá-lo e aperfeiçoá-lo Heb 12:9-10; 1Pe 4:17-18; ler depois: 1Pe 5:10.
    Mas vós sois dele, em Jesus Cristo, o qual para nós foi feito por Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção; (1 Coríntios 1:30)
   Vos aperfeiçoe em toda a boa obra, para fazerdes a Sua vontade, operando em vós o que perante Ele é agradável por Cristo Jesus, ao qual seja glória para todo o sempre. Amém. (Hebreus 13:21)
   9 Além do que, tivemos nossos pais segundo a carne, para nos corrigirem, e nós os reverenciamos; não nos sujeitaremos muito mais ao Pai dos espíritos, para vivermos? 10 ... (Hebreus 12:9-10)
   17 Porque já é tempo que comece o julgamento pela casa de Deus; e, se primeiro começa por nós, qual será o fim daqueles que são desobedientes ao evangelho de Deus? 18 ... (1 Pedro 4:17-18)
b. Deus o Filho:
- Derramou Seu sangue para comprar salvação (portanto santificação, que lhe é indissociável) ao crente Heb 10:10; 13:12;
- Produz santidade no crente, através do Espírito Rom 8:13; Heb 2:11
   ... temos sido santificados pela oblação do corpo de Jesus Cristo ... (Hebreus 10:10)
   ...
Jesus, para santificar o povo pelo seu próprio sangue, padeceu fora da porta. (Hebreus 13:12)
   ...
se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis. (Romanos 8:13)
   ... assim o que santifica, como os que são santificados, são todos de um ... (Hebreus 2:11)
c. Deus o Espírito Santo:
- Liberta o crente da velha, carnal natureza Rom 8:2;
- Milita contra a manifestação da velha, carnal natureza Gál 5:17;
- Mortifica a velha, carnal natureza, à medida que o crente entrega-se a Ele para crucificá-la Rom 8:13;
- Produz o fruto do Espírito Gál 5:22-23.
   Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte. (Romanos 8:2)
   Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis. (Gálatas 5:17)
   Porque, se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis. (Romanos 8:13)
   22 Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. 23 Contra estas coisas não há lei. (Gálatas 5:22-23)
Em si mesmo o homem (mesmo o crente) nada pode fazer para iniciar, progredir e alcançar santificação: é Deus que tem que tomar a iniciativa em tudo Fp 2:13.

Mas Deus deu ao homem meios bem definidos que ele deve usar para sua santificação:

a. Fé em Cristo é o 1o passo a tomar Ato 26:18,
com isto o homem é instantânea e definitivamente santificado (judicial, legal e posicionalmente),
e Cristo é feito santificação por e para ele.
(em Deus + na Palavra Escrita + na Palavra Viva) é o alicerce para tudo na vida cristã: "O justo viverá da fé" Rom 1:17;
   Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade. (Filipenses 2:13)
   Para lhes abrires os olhos, e das trevas os converteres à luz, e do poder de Satanás a Deus .... (Atos 26:18)
   Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá da fé. (Romanos 1:17) 
b. Ávida, esforçada, sacrifical,  perseverantemente buscar  a santidade. Quem não o faz não verá a Deus 2Co 7:1; Heb 12:14; 
   ... purifiquemo-nos de toda a imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoando a santificação no temor de Deus. (2 Coríntios 7:1)
   Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor; (Hebreus 12:14)
c. Estudar [para praticar] as Escrituras, que revelam o estado do coração e apontam os remédios para ele Joã 17:17; Efé 5:26; 1Ti 4:5; ler depois: Joã 17:19; Tia 1:25 ("... não sendo ouvinte esquecido mas fazedor da obra ...");
    Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade. (João 17:17)
  
Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra, (Efésios 5:26)
Porque pela palavra de Deus e pela oração é santificada. (1 Timóteo 4:5)
d. Pastores realmente instituídos por (e nas mãos de) Deus que apontem a necessidade de santificação, encorajem e impulsionem para a buscarmos com afinco Efé 4:11-13; ler depois: 1Te 3:10.
   11 E ele mesmo deu ... outros para pastores e doutores, 12 Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; 13 Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo, (Efésios 4:11-13)
e) Bem definidas, totais e incondicionais: rendição inicial e re-rendições diárias Rom 6:13, 19-21; 12:1-2; ler depois: 2Ti 2:21 ("De sorte que, se alguém se purificar destas coisas, será vaso para honra, santificado e idôneo para uso do Senhor, e preparado para toda a boa obra." (2 Timóteo 2:21)).


   ... apresentai-vos a Deus, como vivos dentre mortos, e os vossos membros a Deus, como instrumentos de justiça. (Romanos 6:13)
   19 ... apresentai agora os vossos membros para servirem à justiça para santificação.  (Romanos 6:19-21)
   1 ¶ Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. 2 E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. (Romanos 12:1-2)

8. O Plano para Santificação em Rom 6

(Fortemente baseado em Willmington's Guide to The Bible).

Deus, em Romanos 6, claramente dispõe o programa para aquele processo vital (de crescimento nas graça e maturidade espiritual) que é a santificação. O plano envolve 4 comandos simples:

a. "Conheça-se!" Rom 6:1-10.
(1) Que nós "fomos sepultados COM Ele [Cristo] pelo batismo na morte" 6:4.
- Cristo não somente morreu por mim como, também, morreu COMigo! Eu também morri, juntamente com Ele!
- "Batismo" (imersão) implica identificação. Eu tenho que conhecer que me identifico com Cristo na Sua morte (estou morto), no Seu sepultamento (estou sepultado), e na Sua ressurreição (estou revivificado, para viver uma nova vida).
Esta identificação com Cristo no Calvário é uma das muitas "imersões sem água" na Bíblia. Outras incluiriam:
   (a) A imersão do pecado e sofrimento que imergiram Cristo (eu estou [e devo reconhecer que estou] imerso com a imersão com que Cristo foi imerso). Ler depois: Mat 20:22 "Jesus, porém, respondendo, disse: Não sabeis o que pedis. Podeis vós beber o cálice que eu hei de beber, e ser batizados com o batismo com que eu sou batizado? Dizem-lhe eles: Podemos."
   (b) A imersão do Espírito Santo, sobre todos os crentes da dispensação da graça, em Pentecostes (a imersão COM o Espírito Santo ocorreu somente em Pentecostes e difere da imersão PELO Espírito Santo, para dentro do corpo de Cristo, à cada conversão"). Ler depois: Ato 1:5 "Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias." Ver  http://solascriptura-tt.org/EclesiologiaEBatistas/BatismoComEspiritoSanto-SoEmPentecoste-Evans.htm.
   (c) A imersão de crentes, para dentro do
corpo de Cristo, alguma das assembleias locais. Ler depois: 1Co 12:13 "Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito."
   (d) A imersão "pelos mortos". Ler depois: 1Co 15:29 "Doutra maneira, que farão os que se batizam pelos mortos, se absolutamente os mortos não ressuscitam? Por que se batizam eles então pelos mortos?" (ato de crentes vivos identificarem a si mesmos com os crentes mártires, e reerguerem as bandeiras deles, caídas, repreenchendo as posições de batalha deixadas vazias pelos bravos soldados que já tombaram).
   (e) A imersão "em Moisés". Ler depois: 1Co 10:2 "E todos foram batizados em Moisés, na nuvem e no mar,"
   (f) A imersão do julgamento durante a Tribulação. Ler depois: Mat 3:11-12 "11 E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ele vos batizará com o Espírito Santo, e com fogo. 12 Em sua mão tem a pá, e limpará a sua eira, e recolherá no celeiro o seu trigo, e queimará a palha com fogo que nunca se apagará." (a imersão COM o Espírito Santo foi uma só vez, em Pentecostes, e é completamente diferente da imersão com fogo, que é o fato dos perdidos sendo ajuntados e lançados para dentro do fogo que nunca se apagará).

   1 ¶ Que diremos pois? Permaneceremos no pecado, para que a graça abunde? 2 De modo nenhum. Nós, que estamos mortos para o pecado, como viveremos ainda nele? 3 Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte? 4 De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida. 5 Porque, se fomos plantados juntamente com ele na semelhança da sua morte, também o seremos na da sua ressurreição; 6 Sabendo isto, que o nosso homem velho foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, para que não sirvamos mais ao pecado. 7 Porque aquele que está morto está justificado do pecado. 8 Ora, se já morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos; 9 Sabendo que, tendo sido Cristo ressuscitado dentre os mortos, já não morre; a morte não mais tem domínio sobre ele. 10 Pois, quanto a ter morrido, de uma vez morreu para o pecado; mas, quanto a viver, vive para Deus. (Romanos 6:1-10)
(2) Que temos sido "plantados juntamente com Ele na semelhança ... da sua ressurreição" 6:5. O crente tem sido transplantado 3 vezes: 
   (a) Para o Jardim do Éden, onde pecou juntamente com Adão.
   (b) Para a cruz, onde sofreu a morte juntamente com Cristo.
   (c) Para o túmulo, onde ressuscitou juntamente com Cristo.
   5 Porque, se fomos plantados juntamente com ele na semelhança da sua morte, também o seremos na da sua ressurreição;
(3) Que, por causa destes dois fatos, o crente [definitivamente] está::
   (a) "Morto para o pecado" 6:2.
   (b) "Justificado do pecado" 6:7
.

A morte cancela todas as obrigações. O pecado, aqui, é personificado como um cruel algoz que oprime e tortura sua vítima além de toda paciência. O único meio de combater seu terrível assédio é morrer. Isto, então, torna inativo (mas não remove) o corpo do pecado e o torna sem poder. Ler depois: Efé 4:22-24; Col 3:9-10.
   2 De modo nenhum. Nós, que estamos mortos para o pecado, como viveremos ainda nele?
   7 Porque aquele que está morto está justificado do pecado.
   22 ... vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano; 23 E vos renoveis no espírito da vossa mente; 24 E vos revistais do novo homem .... (Efésios 4:22-24)
   9 ... já vos despistes do velho homem com os seus feitos, 10 E vos vestistes do novo, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou; (Colossenses 3:9-10)
b. "Considere-se" Rom 6:11-12. Isto, simplesmente, significa que, pela fé, devemos agir sobre estes fatos indiferentemente a qualquer sentimento pessoal.
   11 Assim também vós considerai-vos como mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus nosso Senhor. 12 Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, para lhe obedecerdes em suas concupiscências; (Romanos 6:11-12)
c. "Apresente-se" Rom 6:16-23.

   (1) Devemos parar de apresentar os membros dos nossos corpos como instrumento de imundícia:
O presente do imperativo em "Não ... apresenteis" (Romanos 6:13) implica parar algo que era, que estava sendo praticado.
   (2) Definidamente, já apresentamos a Deus nós mesmos e os membros de nossos corpos:
Rom 6:17-19,22. Os aoristos indicam ação considerada como um todo, isto é, ação considerada puntilear (... obedecestes de coração ... fostes entregues ... libertados do pecado, fostes feitos servos da justiça ... libertados do pecado e feitos servos de Deus ...); todos os aoristos sendo do indicativo, indicam que o tempo é passado; todos eles sendo do tipo "efetivo", enfatizam que a ação foi concluída, completada)
   (3) Devemos continua e incessantemente apresentar a Deus nós mesmo (como vivos dentre os mortos) e os membros de nossos corpos (como instrumentos de justiça):
Rom 6:13 e 6:19. O presente do imperativo em "apresentai-vos" e "apresentai agora" implicam ação repetida continuamente, sem cessar.
   13 Nem tampouco apresenteis os vossos membros ao pecado por instrumentos de iniqüidade; mas apresentai-vos a Deus, como vivos dentre mortos, e os vossos membros a Deus, como instrumentos de justiça. 14 Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça. 15 Pois que? Pecaremos porque não estamos debaixo da lei, mas debaixo da graça? De modo nenhum. 16 Não sabeis vós que a quem vos apresentardes por servos para lhe obedecer, sois servos daquele a quem obedeceis, ou do pecado para a morte, ou da obediência para a justiça? 17 Mas graças a Deus que, tendo sido servos do pecado, obedecestes de coração à forma de doutrina a que fostes entregues. 18 E, libertados do pecado, fostes feitos servos da justiça. 19 Falo como homem, pela fraqueza da vossa carne; pois que, assim como apresentastes os vossos membros para servirem à imundícia, e à maldade para maldade, assim apresentai agora os vossos membros para servirem à justiça para santificação. 20 Porque, quando éreis servos do pecado, estáveis livres da justiça. 21 E que fruto tínheis então das coisas de que agora vos envergonhais? Porque o fim delas é a morte. 22 Mas agora, libertados do pecado, e feitos servos de Deus, tendes o vosso fruto para santificação, e por fim a vida eterna. 23 Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor. (Romanos 6:13-23)
d. "Obedeça".

(1) A quem é que devemos obedecer?
   (a) Devemos obedecer ao nosso novo Mestre e ignorar o antigo Rom 6:16. Só podemos servir a um mestre (ler depois: Mat 6:24; Tia 4:4);
   (b) Devemos obedecer àquela forma de doutrina na qual fomos libertos Rom 6:17. Como ponto de partida, fomos salvos por sermos definitivamente inseridos na forma de salvação. Agora, devemos obedecer os preceitos desta fôrma e deixá-los modelar e conformar nossa nova vida.
   16 Não sabeis vós que a quem vos apresentardes por servos para lhe obedecer, sois servos daquele a quem obedeceis, ou do pecado para a morte, ou da obediência para a justiça? 17 Mas graças a Deus que, tendo sido servos do pecado, obedecestes de coração à forma de doutrina a que fostes entregues. 18 E, libertados do pecado, fostes feitos servos da justiça.(Romanos 6:16-18)
   Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom. (Mateus 6:24)
   Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus. (Tiago 4:4)
(2) Por que temos que obedecer?
   (a) Porque somos "libertados do pecado e feitos servos de Deus" Rom 6:18 (acima) e 6:22.
Há quatro frases teológicas (em Latim) que podem esclarecer esta preciosa doutrina (libertação da penalidade, do poder, e da presença do pecado). Eles são:
- Posse non pecare (posso, tenho a capacidade de não pecar). Isto se refere somente a Adão e Eva, antes da queda.
- Non posse non pecare (não posso, não tenho a capacidade de não pecar). Isto se refere a todos os homens ainda não salvos.
- Posse non pecare (posso, tenho a capacidade de não pecar). Isto se refere aos salvos que ainda estão vivendo com o atual corpo mortal. Agora, embora ainda tenham a capacidade de pecar, eles têm o poder de viver vidas vitoriosas.
- Non posse pecare (não posso, não tenho a capacidade de pecar). Isto se refere aos salvos que já estão no céu e aos salvos depois que vierem a receber o corpo glorificado.


   (b) Por causa da vontade de Deus: os frutos de justificação dos crentes que só podem vir através da obediência. Rom 6:21-22.
   21 E que fruto tínheis então das coisas de que agora vos envergonhais? Porque o fim delas é a morte. 22 Mas agora, libertados do pecado, e feitos servos de Deus, tendes o vosso fruto para santificação, e por fim a vida eterna. (Romanos 6:21-22)

organizado por Hélio de Menezes Silva, 2002.


Todas as citações bíblicas são da ACF (Almeida Corrigida Fiel, da SBTB), autêntica herdeira da Bíblia da Reforma (Almeida 1681/1753) e traduzida somente da Palavra de Deus infalivelmente preservada (e finalmente impressa, na Reforma) como o Textus Receptus. Para começar a ter uma idéia da gravidade de muitas das MILHARES de deturpações de todas as modernas "Bíblias" alexandrinas (baseadas no Texto dos incessantes Críticos), em relação às Bíblias do TR, leia, por EXEMPLO, http://solascriptura-tt.org/Bibliologia-Traducoes/AAlmeidaAtualizadaExposta-Helio.htm
http://solascriptura-tt.org/Bibliologia-PreservacaoTT/ExpondoErrosNVI-Jun2000-Emidio.htm



(retorne a http://solascriptura-tt.org/SoteriologiaESantificacao/ 00-Soteriologia-Curso-Helio-index.htm
retorne a http://solascriptura-tt.org/SoteriologiaESantificacao/
retorne a http://solascriptura-tt.org/)


Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.