d. Estas passagens referem-se ao crente poder perder o melhor que
Deus desejou para usá-lo para o Seu serviço. Mas quem creu biblicamente, foi salvo irreversivelmente, nunca
perderá sua salvação:
1Co 9:27; 10:5; Heb 3:11-19; 4:1-16; 12:14-15.
[as passagens em nada afetam a Imperdibilidade
da Salvação, garantida por Deus]
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14 Segui a paz com todos, e
a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor; 15 Tendo cuidado
de que ninguém se prive da graça de Deus, e de que nenhuma raiz de
amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem. (Hebreus
12:14-15)
NOTA DE HÉLIO: À luz das "Provas
da Imperdibilidade da Salvação", do contexto e de passagens correlatas,
concluo que a expressão "se prive da graça de Deus" refere-se à
perda não da salvação eterna, mas sim às perdas da doce comunhão com o
Senhor, das mais elevadas bênçãos espirituais, da usabilidade para o serviço
do Senhor, dos galardões e recompensas internos e externos, nesta e na futura
vida. Quanto à "santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor",
ver a página http://solascriptura-tt.org/SoteriologiaESantificacao/20-Santificacao-Helio.htm.
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1. 1Co 9:27 A palavra "reprovado", aqui,
é adokimos, [que não significa condenado e deportado, para
o Inferno eterno, mas sim] que significa apenas "não aprovado num
teste" [sem implicar se este teste era definitivo e para a coisa máxima,
ou se era temporário e para uma coisa menor ou secundária]. Paulo não estava
de maneira nenhuma preocupado com a sua salvação por Deus (2Ti 1:12),
mas ele estava muito preocupado sobre seu serviço para Deus. Ele não
queria "ser posto de lado e ficar sem ser usado, em uma prateleira
espiritual"].
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Antes
subjugo o meu corpo, e o reduzo à servidão, para que, pregando aos outros,
eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado. (1
Coríntios 9:27)
Por cuja causa padeço também isto, mas não me
envergonho; porque eu sei em quem tenho crido, e estou certo de que é
poderoso para guardar o meu depósito até àquele dia. (2 Timóteo 1:12)
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2. 1Co 10:5; Heb 3:11 [até v. 19?]
Estes versículos revêem, no Velho Testamento, o trágico relato da
descrença de Israel em Kadesh-Barnea em Número 14, onde eles recusaram entrar
na Palestina. Por causa disto, Deus não permitiria que ninguém então acima de
vinte anos de idade (com exceção de Josué e Calebe) entrasse [na Terra
Prometida]. Mesmo a Moisés (por causa de um pecado posterior) foi recusado
entrar. No entanto, tudo isto não tem, absolutamente, nada a ver com
condenação espiritual [eterna, ao Inferno], mas antes com destruição
[morte] física. Simplesmente (e tristemente), significa que a
maioria daquela geração nunca saiu do estéril deserto para uma terra em que
mana leite e mel. Nos Salmos, somos alertados da reação de Deus ao terrível
pecado de Israel no deserto. Note [o amor, a misericórdia, a longanimidade e
paciência de Deus]: Sal 78:37-38; Sal 106:43-44.
A eventual salvação de Moisés certamente não pode ser questionada: embora ele
não tenha tido permissão de entrar na terra, é mencionado no Novo Testamento
(Mat 17:1-4 [Moisés e Elias, no Monte da Transfiguração] [; Heb 11 (a galeria
dos heróis da fé); etc.]).
O ponto [importante] de tudo que foi dito acima é simplesmente isto: o autor
de Hebreus usa este exemplo histórico para exortar crentes a avançar em suas
vidas cristãs e entrar na perfeita vontade de Deus.
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Mas Deus não se agradou da
maior parte deles, por isso foram prostrados no deserto. (1 Coríntios
10:5)
11 Assim jurei na minha ira Que não
entrarão no meu repouso. 12 Vede, irmãos, que nunca haja em qualquer
de vós um coração mau e infiel, para se apartar do Deus vivo. 13 Antes,
exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama Hoje,
para que nenhum de vós se endureça pelo engano do pecado; 14 Porque nos
tornamos participantes de Cristo, se retivermos firmemente o princípio da
nossa confiança até ao fim. 15 Enquanto se diz: Hoje, se ouvirdes a
sua voz, Não endureçais os vossos corações, como na provocação. 16 Porque,
havendo-a alguns ouvido, o provocaram; mas não todos os que saíram do
Egito por meio de Moisés. 17 Mas com quem se indignou por quarenta anos? Não
foi porventura com os que pecaram, cujos corpos caíram no deserto? 18 E a
quem jurou que não entrariam no seu repouso, senão aos que foram
desobedientes? 19 E vemos que não puderam entrar por causa da sua
incredulidade. (Hebreus 3:11-19)
37 Porque o seu coração não era reto para com
ele, nem foram fiéis na sua aliança. 38 Ele, porém, que é misericordioso,
perdoou a sua iniqüidade; e não os destruiu, antes muitas vezes desviou deles
o seu furor, e não despertou toda a sua ira. (Salmos 78:37-38)
43 Muitas vezes os livrou, mas o provocaram
com o seu conselho, e foram abatidos pela sua iniqüidade. 44 Contudo, atendeu
à sua aflição, ouvindo o seu clamor. (Salmos 106:43-44)
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3. Heb 4:1-16 (primeira metade)
1 Temamos, pois, que, porventura, deixada a promessa de entrar no
seu repouso, pareça que algum de vós fica para trás. 2 Porque também
a nós foram pregadas as boas novas, como a eles, mas a palavra da pregação
nada lhes aproveitou, porquanto não estava misturada com a fé naqueles que a
ouviram. 3 Porque nós, os que temos crido, entramos no repouso, tal como
disse: Assim jurei na minha ira Que não entrarão no meu repouso; 4 Porque em
certo lugar disse assim do dia sétimo: E repousou Deus de todas as suas obras
no sétimo dia. 5 E outra vez neste lugar: Não entrarão no meu repouso. 6
Visto, pois, que resta que alguns entrem nele, e que aqueles a quem primeiro
foram pregadas as boas novas não entraram por causa da desobediência, 7
Determina outra vez um certo dia, Hoje, dizendo por Davi, muito tempo depois,
como está dito: Hoje, se ouvirdes a sua voz, Não endureçais os vossos corações.
8 Porque, se Josué lhes houvesse dado repouso, não falaria depois disso de
outro dia. 9 Portanto, resta ainda um repouso para o povo de Deus. 10 Porque
aquele que entrou no seu repouso, ele próprio repousou de suas obras, como
Deus das suas.
Aplicam-se as explicações acima.
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Heb 4:1-16 (segunda metade)
11 ¶ Procuremos, pois, entrar naquele repouso, para que
ninguém caia no mesmo exemplo de desobediência. 12 Porque a palavra de
Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e
penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta
para discernir os pensamentos e intenções do coração. 13 E não há criatura
alguma encoberta diante dele; antes todas as coisas estão nuas e patentes aos
olhos daquele com quem temos de tratar. 14 Visto que temos um grande sumo
sacerdote, Jesus, Filho de Deus, que penetrou nos céus, retenhamos firmemente
a nossa confissão. 15 Porque não temos um sumo sacerdote que não possa
compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi
tentado, mas sem pecado. 16 Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça,
para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos
ajudados em tempo oportuno. (Hebreus 4:1-16)
Aplicam-se as explicações acima.
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