d. Estas passagens referem-se ao crente poder perder o melhor que Deus desejou para usá-lo para o Seu serviço. Mas quem creu biblicamente, foi salvo irreversivelmente, nunca perderá sua salvação:


1Co 9:27; 10:5; Heb 3:11-19; 4:1-16; 12:14-15
.
[as passagens em nada afetam a Imperdibilidade da Salvação, garantida por Deus]

      14 Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor; 15 Tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem. (Hebreus 12:14-15)

NOTA DE HÉLIO: À luz das "Provas da Imperdibilidade da Salvação", do contexto e de passagens correlatas, concluo que a expressão "se prive da graça de Deus" refere-se à perda não da salvação eterna, mas sim às perdas da doce comunhão com o Senhor, das mais elevadas bênçãos espirituais, da usabilidade para o serviço do Senhor, dos galardões e recompensas internos e externos, nesta e na futura vida. Quanto à "santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor", ver a página http://solascriptura-tt.org/SoteriologiaESantificacao/20-Santificacao-Helio.htm.

1. 1Co 9:27 A palavra "reprovado", aqui, é adokimos, [que não significa condenado e deportado, para o Inferno eterno, mas sim] que significa apenas "não aprovado num teste" [sem implicar se este teste era definitivo e para a coisa máxima, ou se era temporário e para uma coisa menor ou secundária]. Paulo não estava de maneira nenhuma preocupado com a sua salvação por Deus (2Ti 1:12), mas ele estava muito preocupado sobre seu serviço para Deus. Ele não queria "ser posto de lado e ficar sem ser usado, em uma prateleira espiritual"].

      Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo à servidão, para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado. (1 Coríntios 9:27)

      Por cuja causa padeço também isto, mas não me envergonho; porque eu sei em quem tenho crido, e estou certo de que é poderoso para guardar o meu depósito até àquele dia. (2 Timóteo 1:12)

2. 1Co 10:5; Heb 3:11 [até v. 19?]
Estes versículos revêem, no Velho Testamento, o trágico relato da descrença de Israel em Kadesh-Barnea em Número 14, onde eles recusaram entrar na Palestina. Por causa disto, Deus não permitiria que ninguém então acima de vinte anos de idade (com exceção de Josué e Calebe) entrasse [na Terra Prometida]. Mesmo a Moisés (por causa de um pecado posterior) foi recusado entrar. No entanto, tudo isto não tem, absolutamente, nada a ver com condenação espiritual [eterna, ao Inferno], mas antes com destruição [morte] física. Simplesmente (e tristemente), significa que a maioria daquela geração nunca saiu do estéril deserto para uma terra em que mana leite e mel. Nos Salmos, somos alertados da reação de Deus ao terrível pecado de Israel no deserto. Note [o amor, a misericórdia, a longanimidade e paciência de Deus]: Sal 78:37-38; Sal 106:43-44.

A eventual salvação de Moisés certamente não pode ser questionada: embora ele não tenha tido permissão de entrar na terra, é mencionado no Novo Testamento (Mat 17:1-4 [Moisés e Elias, no Monte da Transfiguração] [; Heb 11 (a galeria dos heróis da fé); etc.]).

O ponto [importante] de tudo que foi dito acima é simplesmente isto: o autor de Hebreus usa este exemplo histórico para exortar crentes a avançar em suas vidas cristãs e entrar na perfeita vontade de Deus.

      Mas Deus não se agradou da maior parte deles, por isso foram prostrados no deserto. (1 Coríntios 10:5)
      11 Assim jurei na minha ira Que não entrarão no meu repouso. 12 Vede, irmãos, que nunca haja em qualquer de vós um coração mau e infiel, para se apartar do Deus vivo. 13 Antes, exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama Hoje, para que nenhum de vós se endureça pelo engano do pecado; 14 Porque nos tornamos participantes de Cristo, se retivermos firmemente o princípio da nossa confiança até ao fim. 15 Enquanto se diz: Hoje, se ouvirdes a sua voz, Não endureçais os vossos corações, como na provocação. 16 Porque, havendo-a alguns ouvido, o provocaram; mas não todos os que saíram do Egito por meio de Moisés. 17 Mas com quem se indignou por quarenta anos? Não foi porventura com os que pecaram, cujos corpos caíram no deserto? 18 E a quem jurou que não entrariam no seu repouso, senão aos que foram desobedientes? 19 E vemos que não puderam entrar por causa da sua incredulidade. (Hebreus 3:11-19)
      37 Porque o seu coração não era reto para com ele, nem foram fiéis na sua aliança. 38 Ele, porém, que é misericordioso, perdoou a sua iniqüidade; e não os destruiu, antes muitas vezes desviou deles o seu furor, e não despertou toda a sua ira. (Salmos 78:37-38)
      43 Muitas vezes os livrou, mas o provocaram com o seu conselho, e foram abatidos pela sua iniqüidade. 44 Contudo, atendeu à sua aflição, ouvindo o seu clamor. (Salmos 106:43-44)

3. Heb 4:1-16 (primeira metade)
   1 Temamos, pois, que, porventura, deixada a promessa de entrar no seu repouso, pareça que algum de vós fica para trás. 2 Porque também a nós foram pregadas as boas novas, como a eles, mas a palavra da pregação nada lhes aproveitou, porquanto não estava misturada com a fé naqueles que a ouviram. 3 Porque nós, os que temos crido, entramos no repouso, tal como disse: Assim jurei na minha ira Que não entrarão no meu repouso; 4 Porque em certo lugar disse assim do dia sétimo: E repousou Deus de todas as suas obras no sétimo dia. 5 E outra vez neste lugar: Não entrarão no meu repouso. 6 Visto, pois, que resta que alguns entrem nele, e que aqueles a quem primeiro foram pregadas as boas novas não entraram por causa da desobediência, 7 Determina outra vez um certo dia, Hoje, dizendo por Davi, muito tempo depois, como está dito: Hoje, se ouvirdes a sua voz, Não endureçais os vossos corações.   8 Porque, se Josué lhes houvesse dado repouso, não falaria depois disso de outro dia. 9 Portanto, resta ainda um repouso para o povo de Deus. 10 Porque aquele que entrou no seu repouso, ele próprio repousou de suas obras, como Deus das suas.

Aplicam-se as explicações acima.

Heb 4:1-16 (segunda metade)
      11 ¶ Procuremos, pois, entrar naquele repouso, para que ninguém caia no mesmo exemplo de desobediência. 12 Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração. 13 E não há criatura alguma encoberta diante dele; antes todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele com quem temos de tratar. 14 Visto que temos um grande sumo sacerdote, Jesus, Filho de Deus, que penetrou nos céus, retenhamos firmemente a nossa confissão. 15 Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado. 16 Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno. (Hebreus 4:1-16)

Aplicam-se as explicações acima.




Extraído do excelente livro Guide to the Bible, de H.L. Willmington. Traduzido por Valdenira Nunes de M. Silva, para seu esposo Hélio ensinar na sua igreja. Temos certeza de que o autor não fará objeção à tradução (sem fins lucrativos e para grande benefício de crentes que só lêem português) desta pequena parte do seu monumental livro, mas não conseguimos seu endereço. Rogamos a quem o saiba que no-lo envie, para que possamos contatar o autor.


Todas as citações bíblicas são da ACF (Almeida Corrigida Fiel, da SBTB), autêntica herdeira da Bíblia da Reforma (Almeida 1681/1753) e traduzida somente da Palavra de Deus infalivelmente preservada (e finalmente impressa, na Reforma) como o Textus Receptus. Para começar a ter uma idéia da gravidade de muitas das MILHARES de deturpações de todas as modernas "Bíblias" alexandrinas (baseadas no Texto dos incessantes Críticos), em relação às Bíblias do TR, leia, por EXEMPLO, http://solascriptura-tt.org/Bibliologia-Traducoes/AAlmeidaAtualizadaExposta-Helio.htm
http://solascriptura-tt.org/Bibliologia-PreservacaoTT/ExpondoErrosNVI-Jun2000-Emidio.htm





(retorne a http://solascriptura-tt.org/SoteriologiaESantificacao/ 00-Soteriologia-Curso-Helio-index.htm
retorne a http://solascriptura-tt.org/SoteriologiaESantificacao/
retorne a http://solascriptura-tt.org/)



Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.