h. Estas passagens referem-se
a o
pecado para a morte [física
!]:
Atos 5:1-11; Rom 6:16; 8:13; 1Co 5:5; 11:30; Heb 6:4-20 (abaixo);
Heb10:26 (abaixo); Tia 1:13-15; 5:19-20; 1Jo 5:16.
[essas passagens em nada afetam a
Imperdibilidade da Salvação, garantida por Deus]
O pecado para a morte [somente física] é um pecado que somente um crente pode
cometer. Põe em risco não a sua alma eterna, mas, sim, o seu servir na terra.
Este pecado é cometido quando o crente permite que sua vida se torne tão
carnal e improdutiva que Deus simplesmente o chama para o lar celestial cedo,
através da morte física. Este pecado (ou talvez pecados) pode variar entre
cristãos:
a. Ananias e Safira cometeram este pecado. Atos 5:1-11;
b. Alguns dos crentes corintianos o cometeram. 1Co 11:30;
c. O homem em 1Co 5 estava prestes a cometê-lo. [Ler depois:] 1Co 1-5;
d. Himeneu e Alexandre estavam prestes a cometê-lo. 1Tm 1:20;
e. Alguns, para quem o livro de Hebreus foi endereçado, estavam prestes a
cometê-lo. Heb 5:1-6:8 [NOTA abaixo]; 10:26 [NOTA abaixo].
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... 3 Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás
o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, e retivesses parte do
preço da herdade? 4 Guardando-a não ficava para ti? E, vendida, não estava em
teu poder? Por que formaste este desígnio em teu coração? Não mentiste aos
homens, mas a Deus. 5 E Ananias, ouvindo estas palavras, caiu e expirou ... 9 Então
Pedro lhe disse: Por
que é que entre vós vos concertastes para tentar o Espírito do Senhor? Eis aí
à porta os pés dos que sepultaram o teu marido, e também te levarão a ti. 10
E logo caiu aos seus pés, e expirou ... (Atos 5:1-11)
Não sabeis vós que a quem vos apresentardes por servos para lhe obedecer, sois
servos daquele a quem obedeceis, ou do pecado para a morte, ou da
obediência para a justiça? (Romanos 6:16)
Porque, se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se pelo
Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis. (Romanos 8:13)
Seja
entregue a Satanás para destruição da carne, para que o espírito seja
salvo no dia do Senhor Jesus. (1 Coríntios 5:5)
Por
causa disto há entre vós muitos fracos e doentes, e muitos que dormem. (1 Coríntios
11:30)
(Tomar a ceia do Senhor com ATITUDES E
MANEIRAS reprováveis)
13 Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque
Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta. 14 Mas cada um é tentado, quando
atraído e engodado pela sua própria concupiscência. 15 Depois, havendo a
concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado,
gera a MORTE. (Tiago 1:13-15)
19 Irmãos, se algum dentre vós se tem desviado da verdade, e
alguém o converter, 20 Saiba que aquele que fizer converter do erro do seu caminho um pecador,
salvará da morte uma alma, e cobrirá uma multidão de pecados. (Tiago
5:19-20)
Se
alguém vir pecar seu irmão, pecado que não é para morte, orará, e Deus
dará a vida àqueles que não pecarem para morte.
Há pecado
para morte, e por esse não digo que ore. (1 João 5:16)
E entre
esses foram Himeneu e Alexandre, os quais entreguei a Satanás, para que
aprendam a não blasfemar. (1 Timóteo 1:20)
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NOTA DE HÉLIO,
sobre Heb 6:4-6; 10:26-31:
- Todos papistas e arminianos (denominações Metodista, Anglicana,
Episcopal, as Pentecostais - Carismáticas - Neopentecostais [tais como
Assembleia de Deus, Congregação Cristã do Brasil, Brasil para Cristo, I.
Universal do Reino de Deus, I. Internacional da Graça de Deus, I. de Deus, I.
de Cristo, etc.] e Adventistas do Sétimo Dia, T. Jeová, Mórmons, etc.),
ensinam:
"[Houve um tempo em que] O homem referido nestas passagens foi
genuinamente salvo, mas todo salvo [de hoje e de sempre] tem que perseverar
até o fim ou cairá da graça e perderá sua salvação."
ERRAM terrivelmente, pois:
. contrariam tudo que já provamos, pela Bíblia, na página web http://solascriptura-tt.org/SoteriologiaESantificacao/22-ImperdibSalvac-PROVAS-Helio.htm
. está escrito "6:4 ... é impossível que ... 6 ... sejam
outra vez renovados para arrependimento ...", e isto inescapavelmente implica que não
há re-arrependimento, nem há re-salvação. (não há
possibilidade de se arrepender e confessar e ser salvo!) (Este gravíssimo
fato de Heb 6:4-6 é totalmente evitado por praticamente todos os arminianos,
imagine a razão ...).
- Scofield parece brilhante (ao mudar "provaram" para algo que pode ser resumido mais ou menos assim
"puseram na boca,
sentiram o gosto, mas nunca engoliram, finalmente cuspiram fora o que nunca
tinha realmente sido parte deles"; ao ligar estas passagens com Heb 3, 4 e interpretar que o
homem de que trata 6:4-6 e 10:26-31 é como os espias de Kades-Barnea [Núm
13,14], os quais viram e andaram na terra prometida, tomaram as uvas
nas mãos, mas retrocederam quando estavam no limiar da salvação).
Mas Scofield ERRA:
. A gregoíte em fazer "provaram"
significar apenas que puseram nos lábios e depois cuspiram fora, é loucura
dentro do seu contexto e ante o uso da mesma palavra em João 8:52.
. Nenhum dos espias das terras de Canaã provou o dom celestial, nem se tornou
participante do Espírito Santo, nem provou as virtudes do século futuro (que
é o Milênio, não a dispensação da igreja), nem de novo crucificou o Filho de
Deus e o expôs ao vitupério, nem foi queimado por não ter entrado na terra
(nem mesmo Moisés entrou)!
. É loucura pensar de judeus perdidos como se fossem participantes do
Espírito Santo, provando os dons celestiais, provando a boa obra do Senhor e
os poderes do século futuro (que é o Milênio, não a dispensação da igreja).
- De Haan parece brilhante (ao se prender ao v. 8 "...espinhos ... abrolhos ...
queimada" e decidir que
somente coisas [não pessoas] é que serão queimadas, a exemplo
de 1Co 3:12-15 "...
madeira ... feno ... palha ...o fogo provará ...").
Mas De Haan ERRA, pois Mal 4:1-4; 2Sa 23:6-7 (entre outros exemplos) mostram
que homens serão queimados no fogo.
- Oliver Greene e Freerkson (este é do Liberty Baptist College,
de Jerry Falwell) parecem brilhantes (ao ensinarem que a passagem é hipotética,
que os "se" das passagens não podem ocorrer mas, SE ocorressem
(i.é, SE um crente [da atual dispensação] pudesse perder sua salvação, o que
foi sobejamente provado que não pode), então seria impossível ele ser salvo
de novo, portanto "toda a passagem foi escrita para que o leitor
possa conhecer a seguridade que possui, de modo a ganhar segurança").
Mas ERRAM, pois é dito "se pecarmos
voluntariamente ...",
nunca foi dito "se
fosse possível pecarmos
voluntariamente ..."
(10:26); é dito "e recaíram", nunca foi dito "se
fosse possível que recaíssem" (6:6); é dito "aquele que pisar o Filho de Deus", nunca foi dito "se fosse possível que alguém pisasse o Filho de Deus..." (10:29). Portanto, Heb 6:4-6 não
trata de algo que jamais poderia acontecer, mas sim de algo que podia
realmente acontecer.
- W. Robertson Nicoll (seu "Expositor's Greek Testament"
edita James Moffatt, Newport White, W.E. Oesterley, Marcus Dods, James
Denney, R.J. Knowling, G.G. Findlay, Alexander Bruce, J.H. A. Hart, J.B.
Mayor, David Smith, R.H. Strachan) parece brilhante (ao ensinar que "o
dom celestial" é o perdão ou o Espírito Santo [alguns eruditos reduzem o
dom somente à iluminação do Espírito Santo], não é exatamente a
salvação; que a passagem trata de um judeu
genuinamente convertido a Cristo mas que retrocedeu e renegou
tudo e voltou a amaldiçoar Cristo na sinagoga, assim perdendo tudo e jamais podendo se re-arrepender e re-salvar).
Mas Nicoll ERRA, pois:
. Desenfatiza (ou mesmo suprime) que a pessoa em foco recebeu não só
iluminação, mas também recebeu o dom celestial, se tornou participante do
Espírito Santo, provou a boa palavra de Deus e a virtude do século futuro;
. Deixa no ar [insinua] que um salvo da presente dispensação (pelo menos se é
um JUDEU convertido a Cristo) pode perder a salvação, e isto contraria tudo
que já provamos, pela Bíblia, na página web http://solascriptura-tt.org/SoteriologiaESantificacao/22-ImperdibSalvac-PROVAS-Helio.htm
- Pink parece brilhante em seu ataque de gregoíte ([NOTA DE HÉLIO] ao
alterar "participantes" para "acompanhantes"; [2] ao alterar "provaram" para algo que pode ser resumido mais ou menos assim
"puseram na boca,
sentiram o gosto, mas nunca engoliram, finalmente cuspiram fora o que nunca
tinha realmente sido parte deles"; e [3] ao ensinar que esta passagem não se refere a
verdadeiros crentes [padrão neeotestmentário]).
Mas ERRA pois:
[1] Isto é contra o uso comum do grego, é contra todos os usos da palavra no
NT (cheque 3353 metochos em 1Co 9:10; 9:12; 10:17,21,30; Heb 2:14 (ele
participou); 3:1,14; 6:4; 12:8,10; etc.), é contra o contexto, é contra todas
as Bíblias da Reforma, ... é contra tudo! Tudo foi feito por Pink somente
para degradar "participação interna" de modo a tornar-se apenas "participação
externa".
[2] Isto não é encontrado em parte alguma das Escrituras, e faria Cristo não
realmente ter morrido (Heb 2:9), e o verdadeiro salvo não realmente ficar
isento da morte [eterna] (João 8:52, acima) nem realmente ter Cristo (1Pe
2:2-3)!
[3] É impossível participar do Espírito Santo mas ainda estar perdido!
- Conclusão, à luz do contexto local (e de toda a Bíblia):
(1) Nenhuma interpretação pode deixar de enfatizar a ressalva para os
verdadeiros crentes da presente dispensação da igreja, poucos versos depois:
"9 Mas de VÓS,
ó amados, esperamos coisas melhores, e coisas que acompanham a salvação
... 18 Para que por duas coisas imutáveis, nas quais é impossível que Deus minta,
tenhamos a firme consolação, nós, os que pomos o nosso refúgio em reter a
esperança proposta; 19 A qual temos como âncora da alma, segura e firme ...
(Hebreus 6:9,18-19).
(2) À luz de tudo que já provamos, pela Bíblia, na página web "Provas da
Imperdibilidade da Salvação"; e à luz do contexto local (e de toda a
Bíblia):
. Nada afeta o verdadeiro salvo, na dispensação das igrejas, quanto à
segurança da salvação. E
. Heb 6:4-6 se refere e aplica, de
forma literal e direta de entender, aos ISRAELITAS (e gentios) que,
maravilhados, ainda em corpo terrestres, conviveram, aprenderam e foram
ministrados:
.. por Cristo e seus apóstolos (anos 30 a 72,
ano da Diáspora sob o general Tito?), mas seguiram o exemplo de Judas
Iscariotes e dos milagreiros de Mat 7:21-27;
.. pelas 2 testemunhas e 144.000 judeus virgens (na Tribulação), mas
pediram para pôr a marca do Anticristo;
.. pelos salvos com corpos já glorificados (no Milênio), mas
terminaram se alinhando com o Diabo na revolta final contra Deus.
Note que todas as pessoas desses 3 grupos realmente provaram (comeram,
engoliram) do dom celestial e das virtudes do século futuro (que é o Milênio,
não a dispensação da igreja), alegaram conversão, se tornaram participantes
do Espírito Santo, mas não ajuntaram obediência e perseverança à fé clamada.
Note também que nenhum dos casos ocorre durante a presente dispensação das
igrejas locais. Na dispensação das igrejas locais a salvação é só pela fé,
sem obras, é preservada por Deus, nada podemos fazer que a faça ser perdida;
nas demais dispensações, particularmente na da Lei e na 70a Semana
de Daniel, as coisas podem ser muito diferentes.
- Ainda não pudemos aceitar certas coisas de Ruckman, mas seria interessante
o leitor examinar um artigo de onde aproveitamos muitas idéias: http://solascriptura-tt.org/SoteriologiaESantificacao/Heb6-1-6-CanYouLoseSalvation-Ruckman.htm
ˆ
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4 Porque é impossível que os que já uma vez foram
iluminados, e provaram o dom celestial, e se tornaram participantes do
Espírito Santo. 5 E provaram a boa palavra de Deus, e as virtudes do século
futuro, 6 E recaíram, sejam outra vez renovados para arrependimento; pois
assim, quanto a eles, de novo crucificam o Filho de Deus, e o expõem ao
vitupério. 7 Porque a terra que embebe a chuva, que muitas vezes cai sobre
ela, e produz erva proveitosa para aqueles por quem é lavrada, recebe a
bênção de Deus; 8 Mas a que produz espinhos e abrolhos, é reprovada, e perto
está da maldição; o seu fim é ser queimada. (Hebreus 6:4-8)
26 Porque, se pecarmos voluntariamente, depois de termos
recebido o conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos
pecados, 27 Mas uma certa expectação horrível de juízo, e ardor de fogo
... 29 De quanto maior castigo cuidais vós será julgado merecedor aquele
que pisar o Filho de Deus, e tiver por profano o sangue da aliança com que
foi santificado, e fizer agravo ao Espírito da graça? ... (Hebreus
10:26-31)
..: Se alguém guardar a minha palavra, nunca provará
a morte. (João 8:51-52)
1 Porque eis que aquele dia vem ardendo como fornalha; todos
os soberbos, e todos os que cometem impiedade, serão como a palha; e o dia
que está para vir os abrasará ... (Malaquias 4:1-4)
6 Porém os filhos de Belial todos serão como os espinhos
que se lançam fora, porque não podem ser tocados com a mão. 7 Mas qualquer
que os tocar se armará de ferro e da haste de uma lança; e a fogo serão
totalmente queimados no mesmo lugar. (2 Samuel 23:6-7)
Vemos, porém, coroado de glória e de honra aquele Jesus
que fora feito um pouco menor do que os anjos, por causa da paixão da
morte, para que, pela graça de Deus, provasse a morte por todos.
(Hebreus 2:9)
2 Desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o
leite racional, não falsificado, para que por ele vades crescendo; 3 Se é
que já provastes que o Senhor é benigno; (1 Pedro 2:2-3)
21 Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino
dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.
22 Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu
nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas
maravilhas? 23 E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos
de mim, vós que praticais a iniqüidade. 24 Todo aquele, pois, que
escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem
prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha; 25 E desceu a chuva, e
correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu,
porque estava edificada sobre a rocha. 26 E aquele que ouve estas minhas
palavras, e não as cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que
edificou a sua casa sobre a areia; 27 E desceu a chuva, e correram rios, e
assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua
queda. (Mateus 7:21-27)
[Note que a parábola se
refere especificamente ao "reino dos céus", portanto não tem
necessariamente que afetar a imperdibilidade da salvação na presente dispensação
da igreja.Ver nota sobre Reino de Deus e sobre Reino dos Céus, em
"Assuntos Específicos".]
NOTA DE HÉLIO, sobre "GREGOÍTE":
gregoíte é a doença de constantemente apelar para algum léxico
grego para então escolher um novo e diferente entre os muitos sentidos de uma
palavra e, clamando superioridade intelectual e recebendo grande admiração,
usá-lo para provar qualquer coisa que lhe agrade, melhor ainda se destoar
completamente do contexto e do que as traduções da Reforma dizem claramente.
O truque é facílimo, deslumbra quase todo mundo, mas:
- Imita o romanismo ao dividir-nos em castas clero domina leigos, onde nós a
gentalha temos que depender e curvarmo-nos deslumbrados, submissos como
cachorrinhos lambendo as botas do dono, jamais ousando pensar em questionar a
altíssima e inquestionável sabedoria dos eruditões do grego que estiverem em
moda, que faríamos sem eles?
- Todos os eruditões que estão na moda estão sempre criticando e corrigindo
qualquer Bíblia, portanto eles é que se tornam o padrão, os decididores de
tudo (mas nunca definitivamente, sempre relativamente, sempre sem total
unanimidade entre eles, sempre nos plantando sutis dúvidas);
- Todo este incessante joguinho intelectualóide de modificar a Bíblia é
perigosíssimo (Apo 22:18-19). Melhor obedecermos a 2Pe 1:20 "... nenhuma
profecia da Escritura é de particular interpretação" e a Isa 8:20
"Å lei e ao testemunho! Se eles não falarem segundo esta palavra, é
porque não há luz neles". Melhor termos um padrão absoluto nas Bíblias
da Reforma: Reina Valera 1569, King James 1611, Almeida 1681 (representada
pela Almeida Corrigida Fiel), Diodati 1641, etc. FIM DE NOTA.
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