Se um cristão comete suicídio irá para o céu?




[O padreco católico] Agostinho [mega-herege defensor e consolidador das maiores heresias romanistgas, ver http://solascriptura-tt.org/PessoasNosSeculos/FoiAgostinhoUmProtestante-Willcoxson.htm] argumentou no século 5 que o suicídio era uma violação do sexto mandamento; “Não matarás” – Êxodo 20:13

Mais tarde, Tomás de Aquino, sendo um católico e crendo que confissões dos pecados devem serem feitas antes de se partir deste mundo para o próximo, ensinou que o suicídio era o mais fatal de todos os pecados porque a vítima não poderia jamais se arrepender dele. O problema com sua visão é que representa um grosseiro mal entendimento da segurança eterna, a qual as Escrituras ensinam claramente. Nós somos salvos pela graça de Deus, não pelas obras (Efésios 2:8-9) e nada pode separar um Cristão do amor de Deus (Romanos 8:37-39).
     8  Porque pela graça sois salvos, por meio da ; e isto não vem de vós, é dom de Deus. 9  Não vem das obras, para que ninguém se glorie;” (Ef 2:8-9 ACF)
     “
37  Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou. 38  Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, 39  Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.” (Rm 8:37-39 ACF)


Outros versos que claramente ensinam a segurança da salvação para os que crêem são:

“Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida.” (Jo 5:24 ACF)

 “27 As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem; 28 E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão. 29 Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las da mão de meu Pai.” (Jo 10:27-29 ACF)

 “11 E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está em seu Filho. 12 Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida. 13 Estas coisas vos escrevi a vós, os que credes no nome do Filho de Deus, para que saibais que tendes a vida eterna, e para que creiais no nome do Filho de Deus.” (1Jo 5:11-13 ACF)

Entretanto, suicídio não é o que Deus quer para ninguém. Nós temos um Deus que nos ama e cuida de nós e promete atender todas as nossas necessidades (Nota do tradutor: verifique e reflita que necessidades do ponto de vista de Deus certamente não serão as necessidades do ponto de vista humano), se nós colocarmos nossa confiança nEle. (Provérbios 3:5-6).

“5 Confia no SENHOR de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. 6 Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas.” (Pv 3:5-6 ACF)


Traduzido pelo Pr. Luis Henrique L’Astorina,

a  partir de http://christiananswers.net/q-dml/suicide-and-heaven.html
******************************************************

 

O que mais a Bíblia diz sobre suicídio?



http://christiananswers.net/q-dml/dml-y038.html

Você está sentido que a vida não vale a pena mais? Seus problemas parecem muito grandes para lidar com eles? Parece que ninguém se importa ? Alguns destes sentimentos de desespero ou apatia causam o pensamento de suicídio em algumas pessoas. O que a Bíblia diz [sobre isto]?

Abimeleque (Juízes 9:52-54) – Abimeleque perdeu sua identidade pessoal

Sansão (Juízes 16:25-30) – Sansão morreu porque ele creu e não por vingança

Saul (I Samuel 31:4) – Saul foi estressado, incapaz de preencher certas de suas expectativas, sentia-se rejeitado e um fracasso.

Zimri (I Reis 16:15-20) – rebelião, Zimri tinha um problema em aceitar autoridades.

Judas (Mateus 27:3-5) – Depressão, Judas sentiu que caiu na armadilha do materialismo e culpa.



Mas o que a Bíblia diz sobre sua própria vida?

1. Deus tem um grande plano para sua vida. Deus nos criou em Sua imagem (Gen 1:26-27). Ele criou-nos para um propósito. Deus tem um plano específico em mente para cada um de nós. Jeremias 29:11.
 “26 ¶ E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. 27 E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.” (Gn 1:26-27 ACF).
 “Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais.” (Jr 29:11 ACF)


2. O plano de Deus é para a vida, não para a morte. A Bíblia ensina que tanto a morte física como a espiritual são o resultado de nosso pecado e desobediência a Deus, mas a vida eterna é um dom para aqueles que O recebem. Romanos 6:23
“Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor.” (Rm 6:23 ACF)

3. Jesus ensinou que a morte e a destruição são obras do “ladrão” (Satanás). Ele diz em João 10:10 e João 8:44. Os sentimentos de desespero que levam ao suicídio são causados por algumas de suas mentiras.
“O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.” (Jo 10:10 ACF)
 “Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira.” (Jo 8:44 ACF)


4. Jesus quer que nós tenhamos vida. João 10:10
“O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.” (Jo 10:10 ACF)

5. A vida pertence a Deus. Nunca é nossa função tirar nossa própria vida ou de alguém. I Coríntios 6:19-20.
“19 Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? 20 Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.” (1Co 6:19-20 ACF)


Traduzido pelo Pr. Luis Henrique L’Astorina,

a  partir de http://christiananswers.net/q-dml/suicide-and-heaven.html

******************************************************************

SE O SUICÍDIO NÃO É A RESPOSTA, O QUE É?



A solução para o desespero e falta de esperança não é o suicídio, mas fé em Deus.
“20 A nossa alma espera no SENHOR; ele é o nosso auxílio e o nosso escudo. 21 Pois nele se alegra o nosso coração; porquanto temos confiado no seu santo nome. 22 Seja a tua misericórdia, SENHOR, sobre nós, como em ti esperamos.” (Sl 33:20-22 ACF) 

Cristo promete que ele nos dará descanso para nossos problemas.
Mateus 11:28
“Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.” (Mt 11:28 ACF)

Diga a alguém, aos seus pais, seu irmão ou irmã, seu professor da escola ou conselheiro, seu pastor ou líder de jovens que você pensa sobre suicídio.

Se um amigo diz a você que ele ou ela está seriamente pensando em suicídio, então você precisa dizer a alguém que seja responsável e poderá ajudar.

Aceite a graça de Cristo de vida eterna e salvação, se você não ainda o fez.
 “Porque todo aquele que invocar o nome do SENHOR será salvo.” (Rm 10:13 ACF)
 “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome;” (Jo 1:12 ACF)


Quando nós aceitamos a Cristo, Deus nos dá uma nova vida e nos vê como completamente santificados e justificados.
“Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.” (2Co 5:17 ACF)

 “Àquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus.” (2Co 5:21 ACF)

Devido a salvação de Deus através da morte de Jesus na cruz, nós temos segurança de vida eterna com Deus.

“Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida.” (Jo 5:24 ACF)

Gostaríamos que alguém traduzisse para nós os seguintes links:
Are there biblical examples of depression and how to deal with it? Answer
Are you feeling depressed? There are answers. What should a Christian do if overwhelmed with depression?
Answer
How can I be and feel forgiven?
Go...
If God forgives me everytime I ask, why do I still feel so guilty?
Go.
I think I was sexually abused, but I'm not sure. What Is sexual abuse, and what can I do to stop the trauma I am facing now?
Go




***************************************************************


 

Eu sou feia. Por que Deus foi tão injusto comigo deste jeito?


 
Autor: Dawson McAllister



(Carta)
Por que Deus criou algumas pessoas feias e outras de boa aparência? Isto não é justo. Eu descubro a mim mesma olhando no espelho e considerando porque eu tenho que ser tão feia e ter também um corpo feio quando todas as minhas amigas são de boa aparência e têm corpos formosos. Por que Deus foi tão injusto assim comigo?  
--Erin




Erin, muito obrigado pela sua honestidade. Eu conheço muitas adolescentes sentindo o mesmo que você. Obviamente você está irritada com Deus porque você acredita que Ele foi desonesto com você por não haver lhe dado um rosto e um corpo melhor.

E porque você está sendo honesta e direta comigo, deixe-me ser honesto com você – Deus não nos trata com injustiça. Ele nos trata somente com amor. Se Ele nos tratasse com imparcialidade nós possivelmente nunca teríamos nascido. Pelo contrário, Ele poderia nos julgar por todos os pecados que Ele sabe que praticaremos. O fato de você estar viva e saudável significa que Deus está sendo gracioso com você.   

Deus te ama e ao mesmo tempo Ele tem também alguns avisos para você a respeito da sua irritação. Dê uma olhada na Palavra de Deus em Isaias 45:9-10:

 “Ai daquele que contende com o seu Criador! o caco entre outros cacos de barro! Porventura dirá o barro ao que o formou: Que fazes? ou a tua obra: Não tens mãos? Ai daquele que diz ao pai: Que é o que geras? E à mulher: Que dás tu à luz?” (ACF)

Certamente, é verdade que algumas pessoas são mais atraentes que outras – quando se refere ao corpo ou ao rosto. Mas a nossa sociedade enfatiza muito o corpo e não enfatiza suficientemente o seu lado interno. Deus não age assim. Relembre o que Deus disse a Samuel em I Samuel 16:7...

 “Porém o SENHOR disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o SENHOR não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o SENHOR olha para o coração.” (ACF)


Se a boa aparência fosse importante para Deus, então Jesus Cristo deveria ter sido um exemplo, certo? Mas Ele não foi. Em Isaias 53:2, Jesus foi descrito desta forma:

“Porque foi subindo como renovo perante ele, e como raiz de uma terra seca; não tinha beleza nem formosura e, olhando nós para ele, não havia boa aparência nele, para que o desejássemos.” (ACF)

Como você pode vê Erin, Jesus não era de boa aparência, mas Ele chocou e surpreendeu o mundo porque Ele caminhou com Deus.


É nisto que você necessita se concentrar, Erin – caminhar com Deus. Ele tem um plano para você e sue corpo é parte daquele plano. Talvez Ele queira que você trabalhe de alguma forma com as chamadas (pela sociedade) “pessoas de aparência mediana”, ajudando-as a desenvolverem a sua parte interior que é onde realmente Deus olha.       E, acredite-me, Deus ainda está trabalhando com quem você é no seu interior, Erin. Dê a Ele uma chance para que Ele faça o que tem que ser feito.

Ao invés de ficar perguntando – “Por que eu não sou mais bonita do lado externo?” faça esta pergunta: “Como eu posso cooperar com Deus para que Ele me ajude a me tornar mais bonita do lado interno?”

Se você fizer isto, você se sentirá bem. Eu prometo.




Tradução: Afonso Barros, set. 2008.



I'm ugly. Why was God so unfair to me this way?
Go...
If God knows I am hurting, why doesn't He help me?
Go...


 



Todas as citações bíblicas são da ACF (Almeida Corrigida Fiel, da SBTB). As ACF e ARC (ARC idealmente até 1894, no máximo até a edição IBB-1948, não a SBB-1995) são as únicas Bíblias impressas que o crente deve usar, pois são boas herdeiras da Bíblia da Reforma (Almeida 1681/1753), fielmente traduzida somente da Palavra de Deus infalivelmente preservada (e finalmente impressa, na Reforma, como o Textus Receptus).



(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de http://solascriptura-tt.org)



(retorne a http://solascriptura-tt.org/ SoteriologiaESantificacao/
retorne a http:// solascriptura-tt.org/ )



Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.