E os Pagãos Nunca Evangelizados? Serão Eles Condenados?



PERGUNTA:
E com relação aos que, sendo de outras religiões, nunca ouviram falar de Cristo. Podem ser salvos? Por exemplo: Os índios que habitavam as Américas antes do descobrimento, mais de 1.500 anos sem ouvir sobre Cristo, e, mais centenas de anos antes da mensagem lhes chegar. Todos os que morreram foram para o inferno?

RESPOSTA :

1) Ao contrário do que já ouvi muitos crentes (até pastores) dizerem, o homem não é condenado por ouvir o evangelho e recusá-lo (se assim fosse, seria melhor nunca evangelizar ninguém, então todos seriam salvos!...): Procure na Bíblia, ela ensina que o homem é condenado por ser pecador, isto é, porque ele peca por escolha consciente e deliberada: Isa 64:6; Joã 3:3,5; Gál 2:16; Efé 2:8-9; Tia 2:10
Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças como trapo da imundícia; e todos nós murchamos como a folha, e as nossas iniqüidades como um vento nos arrebatam. (Isaías 64:6)

Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. (João 3:3)      Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. (João 3:5)

Sabendo que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo, temos também crido em Jesus Cristo, para sermos justificados pela em Cristo, e não pelas obras da lei; porquanto pelas obras da lei nenhuma carne será justificada. (Gálatas 2:16)

8 Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. 9 Não vem das obras, para que ninguém se glorie; (Efésios 2:8-9)

Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos. (Tiago 2:10)


2) Deus chama e prega a todos os homens: primeiro o poderosíssimo sermão silencioso pregado pela criação, depois o ouvido da consciência ouvindo o Espírito Santo lhe dizendo que ele é pecador e precisa ouvir e obedecer o verdadeiro Deus e procurá-Lo para ser salvo. E assim por diante. Se o homem der um passo na direção da pouca luz que tenha, Deus lhe mandará mais luz. Se ele der outro passo, Deus mandará ainda mais. Isto foi verdade na minha vida, e lá por 1978 ouvi o testemunho de um velho africano dizendo que na sua tribo nunca tinham ouvido falar de Cristo e do evangelho, mas ele, recém casado, se revoltou com o costume de matarem o primogênito e de fazerem cultos aos demônios, foi condenado à morte, fugiu para bem longe, vagou semanas ou meses pelas florestas com medo de ser morto pelas tribos inimigas, foi aceito numa tribo distante, aprendeu seu idioma, uma vez lhe falaram zombando de um homem estranho e branco, que falava de um Deus que era imaterial e não podia ser visto, mas sempre existiu e criou todo o universo, ele sentiu que tinha que ser o verdadeiro Deus, fugiu de novo para procurar este missionário, aprendeu a língua da tribo onde ele vivia, ouviu o evangelho e foi salvo. Pr. Dionísio Pape (missionário da Convenção Batista do Canadá), em Recife, me contou de um velho mestiço de branco e índio, no Amazonas, que encontraram numa curva de rio enquanto navegavam nele, o velho, criado sem nunca ter ouvido o nome Deus nem Jesus, disse que sabia que estava velho e perto de morrer e que sentiu vontade de esperar no rio onde muito raramente passavam barcos, para parar um deles e lhes perguntar quem era o Deus verdadeiro e como podia ser salvo.

Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis; (Romanos 1:20)


3) Deus é justo e, mesmo condenando os que pecaram por não conhecerem a verdade, tomará isso em consideração e os punirá com menos rigor do que aos que tinham a luz do evangelho e a recusaram.
Porque todos os que sem lei pecaram, sem lei também perecerão; e todos os que sob a lei pecaram, pela lei serão julgados. (Romanos 2:12)



4) Além de haver abortos espontâneos e muitíssimas mortes de criancinhas, nas culturas pagãs as mulheres já sabiam praticar aborto, seja como for um mulher podia ter mais abortos e filhos que morriam cedo, do que os que chegavam à idade adulta. Ora, Deus é onisciente e onipotente, e pode muito bem ter sabido quais ovos fertilizados e embriões e fetos e criancinhas creriam e seriam salvas se tivessem a oportunidade, e pode ter deixado que morressem por aborto ou antes de chegarem a idade da responsabilização, portanto eles foram salvos. Eu não me espantaria se descobrisse, no céu, que mais pessoas foram salvas deste modo, do que as que se perderam.


5) Deus é justo, perfeitamente justo, quem somos nós para questioná-Lo? (Gn 18:25; Dt 32:4; Rm 1:19-32; 2:11-12). Somente no céu compreenderemos algumas das coisas que hoje não entendemos, e exultaremos louvando-O e rendendo-Lhe graças.
Gn 18:25 Longe de Ti que faças tal coisa, que mates o justo com o ímpio; que o justo seja como o ímpio, longe de Ti seja. Não faria justiça o Juiz de toda a terra?  LTT2009

Dt 32:4 Ele é a Rocha, cuja obra é perfeita, porque todos os Seus caminhos justos são; Deus é a verdade, e não há nEle injustiça; justo e reto é.  LTT2009

Rm 1:19-32  19 Porquanto dentro deles (dentro dos homens) está feito manifesto aquilo que é conhecível a respeito de Deus, porque Deus a eles o manifestou.  20 Porque desde a criação do mundo que as coisas invisíveis dEle, tanto o Seu eterno poder como a Sua qualidade- de- Pessoa- da- Divindade, são claramente vistas, sendo entendidas através das coisas que estão criadas, para eles (os homens) serem inescusáveis.  21 Porquanto, havendo eles conhecido a Deus, não O glorificaram como Deus, nem Lhe expressaram toda a gratidão, mas, nas suas imaginações, foram tornados vazios, e o coração insensato deles foi obscurecido.  22 Professando serem sábios, tornaram-se loucos.  23 E mudaram a glória do Deus incorruptível para ser em semelhança de uma imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis.  24 Por isso Deus também os entregou à imundícia, nas concupiscências dos seus próprios corações, para desonrarem os seus próprios corpos entre eles mesmos,  25 Os quais modificaram a verdade de Deus para ser a mentira, e honraram e prestaram culto mais à criatura do que ao Criador, o Qual é bendito para sempre. Amém.  26 Por isso Deus os abandonou a paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural, para aquele uso contrário à natureza.  27 E, semelhantemente, também os machos, havendo deixado o uso natural da mulher, foram inflamados na concupiscência deles uns para com os outros, machos com machos, cometendo a torpeza e recebendo em si mesmos a justa recompensa que convinha ao erro deles.  28 E, como eles não aprovaram ter Deus no pleno- conhecimento deles, assim Deus os entregou a uma mente depravada, para fazerem coisas que não estão convindo,  29 Tendo sido enchidos de toda a iniqüidade, fornicação, impiedade, avareza, maldade; cheios de inveja, homicídio, contenda, enganosa- maquinação, malignidade;  30 Sendo murmuradores, difamadores, detestadores de Deus, injuriadores, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes aos pais- e- mães;  31 Néscios, infiéis nos contratos, sem afeição natural, implacáveis, sem misericórdia;  32 Os quais, havendo conhecido a justiça de Deus (que são dignos de morte aqueles que tais coisas estão praticando), não somente as fazem, mas também consentem àqueles que as estão fazendo.  LTT2009

Rm 2:11-12  11 Porque, da parte de Deus, não há acepção de pessoas.  12 Porque tantos quantos pecaram sem ter a lei, sem a lei também far-se-ão perecer. E tantos quantos pecaram na lei, por meio da lei serão julgados  LTT2009




Por favor, leia http://solascriptura-tt.org/SoteriologiaESantificacao/SalvacaoInfantil-Spurgeon.htm




Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em http://BibliaLTT.org, com ou sem notas.



(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de http://solascriptura-tt.org)




(retorne a http://solascriptura-tt.org/ SoteriologiaESantificacao/
retorne a http://solascriptura-tt.org/)


Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.