Mário Persona
Sempre iremos julgar aquele que morreu em pecado por nos acharmos mais fiéis
que nosso irmão. Mas quando chegarmos ao céu iremos descobrir que a glória de
termos chegado lá "ilesos" não pode ser tributada em qualquer medida
a nós, mas somente a DEUS. A religião sempre irá querer dar ao homem o mérito
de sua salvação na tentativa de evitar perder membros de suas
"igrejas", mas DEUS não divide sua glória com ninguém. Se eu caio, é
graças a mim; se eu não caio, é graças a Deus. Mas vamos ver o que a Palavra de
Deus diz do plano que Deus tem para o salvo e de quem receberá o mérito por
cada etapa cumprida:
Fiz aparecer o "Sujeito oculto" do versículo em Romanos 8:30 para ver
se alguém se atreveria a Deus em Seu trabalho e alegar que uma determinada
etapa de sua salvação foi por seu próprio esforço, disciplina ou fidelidade:
"E aos que...
[DEUS] predestinou a estes também
[DEUS] chamou; e aos que
[DEUS] chamou a estes também
[DEUS] justificou; e aos que
[DEUS] justificou a estes também
[DEUS] glorificou".
Col_1:21-22 “21 A vós
também, que noutro tempo éreis estranhos, e inimigos no entendimento pelas
vossas obras más, agora contudo vos reconciliou 22 No corpo da sua carne, pela
morte, para perante ele vos apresentar santos, e irrepreensíveis, e
inculpáveis,”
1Ts 5:23 “E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso
espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a
vinda de nosso SENHOR Jesus Cristo.”
Mas vamos usar o exemplo prático que você deu, do Fulano que se dizia crente e
morreu no ato do adultério. Perdeu sua salvação? Depende. Se ele para ele
"ser crente" é filiar-se a uma religião evangélica e andar segundo
"lei" de sua "igreja" então nunca creu de fato e nem era
salvo. Foi apenas alguém que se converteu de um modo de vida para outro, algo
que até um ateu consegue se seguir à risca os "Doze Passos" do
"Alcoólicos Anônimos".
Mas digamos que realmente fosse alguém que ouviu "a palavra da verdade, o evangelho
da vossa salvação; e, tendo nele também crido " e tenha sido selado
" com
o Espírito Santo da promessa. 14 O qual é o penhor da nossa herança, para
redenção da possessão adquirida, para louvor da sua glória." (Ef
1:13-14).
Se o Senhor não mentiu quando disse que o Espírito estaria "para sempre
convosco" (Jo 14:16), e eu creio que ele estivesse dizendo a
verdade, então esse que morreu no ato do adultério pode ter sido alcançado pelo
juízo disciplinar de Deus por cometer um "pecado para morte" (1 Jo
5:16), como fizeram Ananias e Safira, e como fez o homem de 1 Co 5 que Paulo
ordenou fosse "entregue a Satanás para destruição da carne, para que o espírito
seja salvo no dia do Senhor Jesus.” (1 Co 5:5). O "pecado para morte"
é para morte física, não para condenação eterna. É o adúltero no ato do
adultério a quem Deus decide interromper sua loucura e levá-lo para o céu antes
que faça mais bobagem. Esse será salvo como de mãos vazias, "o tal será salvo,
todavia como pelo fogo" (1 Co 3:15).
Mas por que usar o exemplo de alguém que "morre no ato do adultério"?
Por que não o de alguém que abusa da macarronada e morre no ato da glutonaria?
Ou que morre no ato da cobiça, por bater o carro enquanto olhava a moça seminua
no outdoor? Ou no ato da mentira, ao terminar de declarar o imposto de renda?
Ou no ato da impureza, enquanto namorava no carro escuro? Ou no ato da
idolatria, ao cancelar o plano de saúde da família para comprar o carro dos
sonhos? Ou da embriaguez, ao abusar da caipirinha do churrasco? Ou de qualquer
ato "contrário
à sã doutrina"? (1 Tm 1:10). Esses pecados sempre aparecem lado a
lado com o adultério, mas costumamos fazer vista grossa para eles por serem
socialmente aceitos.
Visto deste ângulo entendemos o quanto dependemos da graça e misericórdia de
Deus, e não de nossos vãos esforços, para chegarmos ao final da jornada. Os
dois versículos que citou devem ser vistos em seu próprio contexto. O primeiro
foi dito a Caim e fala do pecado que sempre estará à porta querendo nos "picar"
como uma serpente. Sim, o crente deve viver atento e dependente do Senhor.
Sobre os ombros do Pastor estamos a distância segura das cobras. "Se bem fizeres,
não é certo que serás aceito? E se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e
sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar." (Gn 4:7).
O segundo versículo que você citou fala de carreira e prêmio (ou galardão) e é
a isso que Paulo está se referindo, e não à salvação eterna. Ele sabia bem que
jamais perderia a salvação, mas que poderia ser reprovado e perder o prêmio (ou
recompensa ou galardão).
1 Co 9:24-27 "24 ¶ Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na
verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o
alcanceis. 25 E todo aquele que luta de tudo se abstém; eles o fazem para
alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, uma incorruptível. 26 Pois eu
assim corro, não como a coisa incerta; assim combato, não como batendo no ar. 27 Antes
subjugo o meu corpo, e o reduzo à servidão, para que, pregando aos outros, eu
mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado.".
por Mário Persona
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