Salvação Pelo Senhorio Distorce Portão E Caminho Em Mt 7:13-14


Hélio de Menezes Silva, 2017




Um erro grande mas muito sutil e traiçoeiro, de muito más (ou muito terríveis) consequências (como na turma de "Salvação Pelo Senhorio": C.H. Spurgeon (às vezes), A.W. Pink, J. MacArthur Jr., P. Washer, etc.), e erro que quase todo mundo faz (eu fiz muitas vezes, até notar) é o de tomar Mt 7:13-14,


Mt 7:13-14  13 Entrai através do portão estreito, porque largo [é] o portão, e espaçosa [é] a trilha levando à perdição, e muitos são aqueles entrando através dele; 14 [E] porque estreito [é] o portão, e havendo sido apertada [é] a trilha levando à vida, e poucos são aqueles [que] o [estão] encontrando. LTT



e pensar que

- Há um portão ESTREITO (a salvação no momento em que cremos biblicamente) que dá para um caminho ESTREITO (uma vida de dificuldades e renúncias ao pecado, à carne, ao mundo, e de guerra contra as hostes satânicas), caminho que se SEGUE à salvação, temos que ter essas dificuldades todas para sabermos se ou não, lá atrás, entramos pelo portão certo. Ademais, no caminho estreito, temos [enfatizam os mais calvinistas e os mais arminianos] que perseverar até ao fim do caminho (A SALVAÇÃO, sim, FUTURA), temos que desenvolver um certo grau de santidade, e, se não perseveramos e não nos santificarmos "suficientemente", não seremos salvos (os arminianos dizem que éramos salvos e perdemos a salvação, os calvinistas dizem que nunca fomos salvos, mas o final dá tudo na mesma coisa, a condenação eterna no Lago de Fogo).
(notinha secundária: pouquíssimas pessoas entram por esse portão e esse caminho e, assim, são salvas ao final)


- Há um portão LARGO (o caminho de todos que ainda não creram biblicamente, pois todos são pecadores) que dá para um caminho LARGO (uma vida de prazeres, satisfações dadas pela carne, mundo, e demônios), caminho que se SEGUE à passagem naquele portão e que, ao final, leva à condenação.

Se eu tomasse alguns dias procurando em livros da biblioteca do maior seminário da cidade e sermões na internet, poderia reproduzir 5 ou 10 citações dos principais proponentes da Salvação pelo Senhorio para provar que eles pensam e pregam exatamente assim, mas acho que ninguém duvida disso, portanto vou dar apenas uma citação. Paul Washer, em vídeo transcrito em http://www.umsocorpo.com.br/site/pregacao-chocante-texto-video-paul-washer/ , disse:

"Nós, os batistas do Sul, pregamos que você deve ir por essa única porta que é Jesus Cristo, mas nós, batistas do sul, esquecemos algo, e eu quero que pastores de jovens e outros líderes escutem-me, pais, nós esquecemos um ensinamento muito importante do evangelho, e diz que não só a porta é estreita, mas o caminho também é estreito. O que basicamente fazemos é conduzir uma pessoa a Cristo, ou conduzimos alguém a uma oração, e aí essa pessoa passa o resto da vida vivendo igual ao mundo.
...
Quando foi a última vez que você ouviu alguém falar que não existe apenas uma porta estreita, mas também um caminho estreito? Jesus indica que um dos principais sinais para saber se você é um cristão de verdade é se você anda pelo caminho estreito.
...
Se você professa que entrou pela porta estreita, mas continua andando pelo caminho largo, assim como todos da sua escola, assim como todos que são carnais e depravados, a Bíblia quer que você saiba que você deveria ficar terrivelmente amedrontado. Porque
você não conhece a Deus.

Mas, aqui em Mt 7:13-14, interpretar que "há uma porta inicial seguida de um caminho de teste e que pode reprovar" está errado, pois, quer na pecuária, na vida prática, em tudo, primeiro vem o caminho e depois a porta de entrada final em algum local ou posição. A não ser o prisioneiro querendo sair da prisão ou de uma pessoa em um incêndio em um prédio, a maioria das pessoas pensa em porta como em uma ENTRADA que se segue ao caminho que andaram para lá chegar, e que nos protege em verdadeira liberdade e segurança, depois de entrarmos nela. Portanto, pela analogia com a vida prática, o caminho em Mt 7:13-14 não é a vida que se segue a se entrar pela porta, um caminho que nos testa e que pode reprovar.

Mas vamos à Bíblia. Perguntemos a ela 4 coisas:

1) Que é o CAMINHO ESTREITO que leva à vida [eterna], em Mt 7:13-14? É uma VIDA DEPOIS DA PROFISSÃO DE FÉ, vida que é marcada por dificuldades indispensáveis (senão você errou o caminho lá atrás e, se prosseguir, não estará salvo) e é marcada por indispensáveis evidências de progressiva santificação e de plena e incessantemente ter Cristo como seu Senhor-Dono-Controlador (senão você errou o caminho lá atrás e, se prosseguir, não estará salvo)?
Deixemos Cristo mesmo responder:

João 14:6 "Diz-lhe Jesus: "*EU* SOU O CAMINHO, e a Verdade e a Vida. Nenhum homem está vindo até ao Pai, exceto através de Mim."


Entendemos???: Cristo é Quem é o caminho estreito, em Mt 7:13-14, é o único que salva de uma vez para sempre. O caminho é estreito porque poucos escolherão entrar por ele, não necessariamente porque é uma provação em que muitos falham e poucos vencem. Quem, uma vez habilitado por Deus e por Ele chamado, decidiu-se e creu e recebeu o Cristo, tem a salvação já presente e que nunca pode ser perdida ou acabada. (http://solascriptura-tt.org/SoteriologiaESantificacao/22-ImperdibSalvac-PROVAS-Helio.htm )

2) Que é o CAMINHO LARGO que leva à perdição [eterna], em Mt 7:13-14? É uma ...?
A resposta é o complemento da acima: o caminho largo é o que não é o verdadeiro caminho estreito (mesmo que tente imitá-lo e até tenha a aparência externa dele): o caminho largo é o que não é o Cristo da Bíblia.

3) Que é o PORTÃO ESTREITO que leva à vida [eterna], em Mt 7:13-14? É uma VIDA DEPOIS DA PROFISSÃO DE FÉ, vida que é marcada por dificuldades indispensáveis (senão você errou o portão lá atrás e, se prosseguir, não estará salvo) e é marcada por indispensáveis evidências de progressiva santificação e de ter plena e incessantemente ter Cristo como seu Senhor-Dono-Controlador (senão você errou o portão lá atrás e, se prosseguir, não estará salvo)?
Deixemos Cristo mesmo responder:

João 10:9 *EU* SOU A PORTA; se qualquer homem entrar através de Mim, será salvo; e entrará, e sairá, e pastagem achará.


Entendemos???: Cristo é Quem é o PORTÃO ESTREITO, em Mt 7:13-14, é o único que salva de uma vez para sempre. O portão é estreito porque poucos escolherão entrar por ele, não necessariamente porque é uma provação em que muitos falham e poucos vencem. Quem, uma vez habilitado por Deus e por Ele chamado, decidiu-se e creu e recebeu o Cristo, tem a salvação já presente e que nunca pode ser perdida ou acabada. (http://solascriptura-tt.org/SoteriologiaESantificacao/22-ImperdibSalvac-PROVAS-Helio.htm )

4) Que é o PORTÃO LARGO que leva à perdição [eterna], em Mt 7:13-14? É uma ...?
A resposta é o complemento da acima: o portão largo é o que não é o verdadeiro portão estreito (mesmo que tente imitá-lo e até tenha a aparência externa dele): Cristo.
A resposta é o complemento da acima: o portão largo é o que não é o verdadeiro portão estreito (mesmo que tente imitá-lo e até tenha a aparência externa dele): o portão largo é o que não é o Cristo da Bíblia.



Hélio de Menezes Silva, 2017.



Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.