"Uma Vez Salvo, então Sempre Salvo." *
Mas Foi Você
REALMENTE Salvo???...



Hélio de Menezes Silva, 2017.


( * talvez seja preferível a frase- resumo- a- memorizar: "
Cri, por isso DEUS GARANTE minha salvação")



Creio, pela Bíblia, que, pelo menos na atual dispensação, a das igrejas locais, todo homem que realmente, de uma vez para sempre:

   reconheceu e confessou quão miseravelmente pecador e merecedor do inferno eterno é, e com toda sinceridade se arrependeu;
   creu em o Cristo da Bíblia (não só na Sua existência, mas em toda Sua palavra, portanto, cada palavra de Gn a Ap), que é o seu único Salvador pessoal, seu único e total Senhor-Dono-Controlador, é o próprio Deus único, altíssimo e eterno;
   O recebeu nesta qualidade (o seu único Salvador pessoal, seu único e total Senhor-Dono-Controlador, é o próprio Deus único, altíssimo e eterno),

está salvo para sempre, sendo preservado pela fidelidade de Deus e não do homem http://solascriptura-tt.org/SoteriologiaESantificacao/22-ImperdibSalvac-PROVAS-Helio.htm . Eis alguns versos muito claros sobre isso:

EXPLÍCITO - CLARO - INDISCUTÍVEL - SEM INTERPRETAÇÃO ALTERNATIVA QUE RESPEITE A LITERALIDADE DA BÍBLIA, 100% CERTO, AXIOMÁTICO, NOSSO INQUESTIONÁVEL PONTO DE PARTIDA PARA TODO ESTE ASSUNTO:

a) Textos-prova da “Preservação dos Santos”: a promessa, declaração de Deus

   João 3:18 Quem nEle crê não é condenado; ...
   João 10:28-29 E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da Minha mão. (29) Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las da mão de Meu Pai.
   Rom 8:28-30 ... os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de Seu Filho, a fim de que Ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou.
 (NOTA) 
   Rom 8:35, 38-39 Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? ... (38) Porque estou certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, (39) Nem a altura, nem a profundidade, nem nenhuma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.
   1Cor 5:3-5 ... Seja entregue a Satanás para destruição da carne, para que o espírito seja salvo no dia do Senhor Jesus.
   Efé 4:30 E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção
. (NOTA) 
   Ler depois: Rom 11:29; Col 3:3; 2Ti 2:13; 1Jo 5:11-13.

Tudo que Deus se propôs fazer, que prometeu, que declarou, infalivelmente se cumpre Isa 14:24; Jó 23:13.

   NOTA Rom 8:28-30: O ensino destes versos é que, desde a eternidade passada, antes da criação do universo, o salvo já foi definitiva, imutável, eterna, seguramente: preconhecido, daí predestinado, daí chamado, daí justificado, daí glorificado!!! Se você já creu biblicamente, saiba que, desde antes da fundação do mundo, Deus já o via no céu, com Cristo!!!  Este verso é a maior prova da preservação da nossa salvação! FIM DE NOTA. 

   NOTA Efé 4:30: O espírito e a alma de quem já creu biblicamente já foram efetivamente redimidos no instante em que creu e foi salvo; o dia da redenção referido neste verso é o da efetivação e completação da nossa adoção, isto é, o dia da redenção do nosso corpo, na sua glorificação que ocorrerá no Arrebatamento (Rom 8:23). Até então, quando estaremos para sempre com o Senhor em nosso corpo glorificado e incapaz de pecar, o salvo é selado (portanto garantido) pelo próprioDeus - Espírito Santo!!! FIM DE NOTA.

   Porque os dons e a vocação de Deus são sem arrependimento. (Romanos 11:29)
   Porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus. (Colossenses 3:3)
   Se formos infiéis, ele permanece fiel; não pode negar-se a si mesmo. (2 Timóteo 2:13)
   11 E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está em seu Filho. 12 Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida. 13 Estas coisas vos escrevi a vós, os que credes no nome do Filho de Deus, para que saibais que tendes a vida eterna, e para que creiais no nome do Filho de Deus. (1 João 5:11-13)

   O SENHOR dos Exércitos jurou, dizendo: Como pensei, assim sucederá, e como determinei, assim se efetuará. (Isaías 14:24)
   Mas, se ele resolveu alguma coisa, quem então o desviará? O que a sua alma quiser, isso fará. (Jó 23:13)

 


Notem que a doutrina em que creio e ensino tem uma certa diferença daquela em que creem e ensinam muitos dos calvinistas que conheço. Por exemplo:

   Se perguntarem se cremos na Perseverança dos SALVOS, muitos dos calvinistas que conheço responderão mais ou menos que creem numa contínua estabilidade dos próprios crentes no caminho da salvação, não podendo eles decair do estado da graça, nem total, nem finalmente, mas, com toda a certeza havendo de perseverar nesse estado até o fim para, só assim, serem eternamente salvos. É esta perseverança que prova que são salvos. Se assim não perseverarem, é porque nunca foram salvos.

   Eu responderei que creio na Preservação pelo SALVADOR. Assim, todo o homem (ou mulher) VERDADEIRAMENTE salvo (porque verdadeiramente creu no Cristo verdadeiro) tem sua salvação guardada e garantida por DEUS. Mesmo se tal salvo for infiel, não perderá Sua salvação, pois ela está sendo preservada por DEUS, não pelo homem. Mesmo se ele cair no mais negro pecado e dele jamais se levantar nem sair, e assim morrer sem tempo de arrependimento, mesmo assim Deus permanece fiel ao que jurou preservar, o homem poderá perder todos seus galardões, sofrer o dolorosíssimo castigo de Deus aqui sobre a terra, ter sua vida tirada por Deus, mas não poderá perder sua salvação que está sendo preservada por Deus.

   Se perguntarem se temos a mais absoluta certeza de que, quer morramos num momento inesperado durante este ano ou daqui a muitos anos, muitos dos calvinistas que conheço responderão mais ou menos que, nesse instante atual, têm certeza de que estão salvos, mas, para serem totalmente sinceros, não têm a mais absoluta certeza de que não poderão, no futuro, decair da fé e perderem ou notarem que nunca tiveram nenhuma salvação. Responderão que com toda certeza os ELEITOS, os que foram soberanamente eleitos tiveram seus nomes escritos no livro do Cordeiro desde antes da fundação do mundo, mas eles só saberão com certeza se foram eleitos se perseverarem até ao fim.

   Eu responderei que tenho a mais absoluta certeza de minha salvação, não importa o tempo nem o estado em que eu venha a morrer.


 
"Muitas vezes eu disse que é mais fácil dizer quando alguém é um verdadeiro cristão do que dizer quando eles não são. Em outras palavras, algumas pessoas usam suas convicções [visíveis] sobre suas camisas. O poder do Espírito Santo não poderia ser mais claramente visível. Com essas pessoas, sua paixão, compreensão, graça, humildade e fé são claramente evidentes em tudo o que fazem. Eu sei e posso afirmar com um grande grau de confiança que confiam em Cristo e são salvos. Eles estão na corrida e estão correndo. Para outros, no entanto, é mais difícil de dizer. Eles podem dizer que são salvos, mas eu não tenho o mesmo grau de confiança. Eles podem estar convencidos, mas eu não estou. Eu não estou afirmando que eles não são salvos. Eu só não sei. Algumas pessoas vivem em um estado perpétuo de dúvida, fracasso e pecado terrível. Eles podem estar na corrida, mas eles não estão correndo. No entanto, mesmo quando eles estão no seu pior, eu não posso dizer com confiança que eles não são salvos mais do que eu posso dizer que os indivíduos anteriores são salvos.

Muitas pessoas me contatam, porque elas estão sobrecarregadas com o medo de não serem salvas. ...
"
[C Michael Patton, em
http://www.reclaimingthemind.org/blog/2013/08/my-problems-with-once-saved-always-saved/?nabe=6241452902318080:1 . Note que Hélio não concorda com tudo dele, mesmo neste artigo.]



"
No entanto, há um outro lado para esta moeda. E é este outro lado que eu gostaria de abordar.


Eu tenho alguém que eu não consigo discenir [se é salvo ou não]. Conversas com ele são sempre muito frustrantes. Eu só quero abrir a cabeça dele e ver o que está dentro. Eu quero olhar onde somente Deus pode ver. Quero saber se ele realmente conhece Cristo. Meu coração diz: "Espero [que seja mesmo um salvo]!", Mas minha mente diz: "Eu não sei. Eu tenho dúvidas.". ”

Se você olhasse para a vida desse amigo, você não suspeitaria que ele alguma vez se aproximou da sala do trono de Deus. Você não suspeitaria que ele já se curvou humildemente aos [pés da] cruz, compreendeu sua própria condição ou pediu misericórdia ao Senhor. Nunca o vi lendo sua Bíblia, e nunca o ouvi honrar a Cristo com suas palavras. Sua vida parece ser uma busca interminável do que o mundo tem para oferecer. Além disso, essa atitude mostra evidência de tentar manter controle total sobre seu estado emocional. Consola-lo com conversação espiritual é um exercício aparentemente fútil, especialmente quando recebo um olhar ridicularizador e um silêncio constrangedor quando tento discutir o assunto com ele.

No entanto, quando o empurrar chega ao fogão, este cara vai me dar o seu testemunho. De vez em quando ele vai me dizer por que eu não preciso me preocupar com sua condição espiritual. Contará com confiança o tempo em que ele tinha doze anos e caminhou [à frente] pelo corredor na Igreja para aceitar o Evangelho. Uma vez que sua estorinha está completa, ele esgotou sua capacidade de ter uma conversa espiritual e um silêncio constrangedor se segue.

Esse cara é salvo? Será possível que ele tenha sinceramente caminhado [à frente] aquele corredor há tanto tempo, todavia não flexionou [sequer] um músculo espiritual desde então? Por que ele está tão seguro em sua salvação?

Em seu escritório, há uma relíquia espiritual. É um pedaço de papel velho que ele pendura proeminente em sua mesa, intitulado "A Segurança do Crente." Sobre ele estão listadas todas as passagens da Escritura que dão garantia de que um crente não pode perder a sua salvação. Esta doutrina [sem as devidas advertências] foi algo que lhe foi ensinado imediatamente após sua experiência salvadora. Isto é o que ele saca do banco em todos os dias."
 [C Michael Patton]

...

"
Há muitas pessoas que se sentem muito confortáveis por causa da profissão de fé que fizeram há muito tempo. Tão confortáveis, de fato, que nunca mais se movem em sua caminhada com Deus. Tal como meu amigo, eles contam com a doutrina "uma vez salvo, sempre salvo" que lhes foi ensinada [sem as devidas advertências] imediatamente após a conversão. Eles cruzaram a linha de partida [da santificação progressiva, do progresso em espiritualidade na vida diária, na direção de crescer até a estatura de o Cristo], mas definitivamente não estão correndo a corrida.

Eu não tenho problema em ensinar "uma vez salvo, sempre salvo", mas eu acho que precisamos, muitíssimo, explicar isso [dar detalhes sobre evidências, frutos, armadilhas, etc.]. Eu sei, explicar com detalhes [as condições de aplicação da] nossa própria segurança parece muito contraproducente. Deixe-me ser direto e claro. A doutrina da graça de Deus é radical. É absolutamente radical. É inacreditavelmente radical. Deus nos dá um presente inefável [incapaz de ser descrito em palavras] gratuitamente. Não pagamos [não devemos nem podemos pagar] a Deus qualquer coisa para ela. Não está condicionada a complementação do pagamento [inicial, por Deus]. Na verdade, seria muito ofensivo para Deus que até mesmo  tentássemos pagar por ela. É inestimável [sem preço]. No entanto, este dom, do ponto de vista humano, é recebido pela fé. A fé é a evidência de nossa salvação. É a causa instrumental de nossa salvação. A fé é a prova de que entramos na corrida [da santificação progressiva]. Mas o que não enfatizamos é muitas vezes mais destrutivo para a fé cristã do que não falar do Evangelho de nenhum modo. Falhamos em dizer às pessoas que existe um tipo de fé falsa. Existe uma fé que [aparentemente] cruza a linha de partida [da vida cristã, que é de santificação progressiva], mas … [na maior parte do tempo, não consegue, nem se esforça para, nem mesmo deseja produzir 1 g de fruto. Na maior parte do tempo, não consegue, nem se esforça para, nem mesmo deseja produzir avançar 1 cm em direção à estatura de Cristo, e do servi-Lo]. Há um [tipo] de fé [a falsa] que não salva.

...

Paulo encoraja os coríntios:

5 Examinai-vos a vós mesmos, se permaneceis na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não sabeis quanto a vós mesmos, que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais reprovados. (2Co 13:5)
[Hélio escreveu esta nota na Bíblia LTT: "a Fé (no sentido de corpo de doutrinas da Bíblia)": examinai se viveis concordemente e dentro do corpo de doutrinas da Bíblia, ver notas Lc 18:8 e Jd 3. Ou "a fé (pessoal, salvadora)": examinai se realmente crestes, fostes salvos.]
...

Tiago fala a respeito de uma fé que não salva [somente crer na existência, natureza e atributos das pessoas da Trindade]:

Ó irmãos meus, qual é o proveito se alguém disser ter fé, mas não tiver as obras? Porventura pode a tal fé salvá-lo (Tiago 2:14 LTT)



E o tempo nos fatará se tentarmos contar todos os falsos profetas da falsa esperança no Antigo Testamento. Estes são os que estavam continuamente dizendo aos israelitas que estavam em segurança, quando a destruição estava apenas ao virar da esquina.

Eu acredito que uma vez que uma pessoa é realmente salva, ele ou ela nunca vai perder essa salvação. Contudo, eu penso que nós precisamos advertir às pessoas que nem toda fé é a fé verdadeira.


Eu sinto muito, mas eu não faço nenhum serviço e bem a você tentando dizer-lhe imediatamente que sua fé é verdadeira. Eu não sei se é.

...

Todos nós precisamos questionar se ou não a nossa fé é o tipo de fé que salva. Fazemos um grande desserviço ao Evangelho quando tornamos nossa máxima prioridade a de aliviar imediatamente qualquer ansiedade ou dúvida de salvação naqueles que professam fé. Podemos estar dando a eles uma falsa sensação de segurança que eles levarão à sua sepultura. Isso pode ser o que acontece com o meu amigo. Tenho medo do pior. Tenho medo que, no dia do juízo, ele ... ouvirá Jesus responder: "Afastai-vos de mim. ... Nunca vos conheci. "


Se você é salvo, parte da mensagem do Evangelho é que você pode ter certeza de sua salvação (1João 5:13). Deus quer que você saiba disso.
1Jo 5:13 Estas coisas escrevi a vós outros (os que [estais] crendo  para dentro do nome de o Filho de Deus) a fim de que tenhais sabido que [a] vida eterna vós TENDES, e a fim de que creiais para- dentro- do nome de o Filho de Deus.  LTT

No entanto, eu não quero que ninguém tenha certeza de algo que não é verdade. Infelizmente, eu acredito que há um monte de pessoas que tem.

Hélio de Menezes Silva, 2017

Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em http://BibliaLTT.org, com ou sem notas.



(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de http://solascriptura-tt.org)

(retorne a http://solascriptura-tt.org/ SoteriologiaESantificacao/
retorne a http://solascriptura-tt.org/)



Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.