Posso Eu Ir a Casamento Católico Sem Missa?







PERGUNTA:

Irmão Hélio,

Fui convidado por uma amiga para ir em seu casamento, que será realizado em uma "igreja" católica, o que fazer?
 
É errado comparecer? Mesmo que não faça nada ativamente seria um erro para com Deus?
 
E, não sendo recomendado, como fazer? Falar abertamente?

DDDD


*******************************************


RESPOSTA:
 
Estimado irmão DDDD,

Por favor, primeiro leia http://solascriptura-tt.org/VidaDosCrentes/Cinzentas/SeraQueDevoFazerIsto-Helio.htm , estude mesmo, depois ore e Deus lhe dará convicção sobre o que fazer. Se ainda existir uma pontinha de dúvida (como agora há), não vá.

Na década de 80 eu era membro de uma Igreja Batista (na época fundamentalista) em Campina Grande, e um "importante" membro dela, muitíssimo amigo meu, marcou casamento com uma católica e o casamento seria numa igreja católica. O próprio pastor de minha igreja nos orientou que há casamentos que são conjugados com missa e os noivos recebem a hóstia antes, a esses nunca deveríamos ir, pois a missa é a blasfêmia de re-sacrificar Cristo, re-assassiná-lo. Mas o noivo exigiu que não houvesse missa nem hóstia, portanto o casamento (que tinha efeito jurídico também, era civil e religioso ao mesmo tempo) podia ser considerado apenas um evento social-jurídico, não importava que o realizador do casamento seria um padre porque ele somente leria umas passagens da Bíblia e nada mais. Todos da igreja batista compareceram ao casamento, mas Deus me protegeu e ocorreu alguma coisa (não me lembro se doença minha ou viagem inadiável) e não fui a tal casamento. Mas, depois, fui a uns 2 casamentos de parentes super-próximos, em igrejas católicas, somente depois de me certificar que não haveria hóstia. Em todos esses casos fiquei muito constrangido e triste comigo mesmo, com um sentimento de culpa.

Na década de 90, já em João Pessoa, um outro pastor, PPPP, de deu um exemplo não indo ao casamento da irmã dele, numa igreja católica. Ele ternamente explicou aos noivos quanto os amava, foi ao casamento civil deles, deu-lhes uma belo presente e uma recepção e jantar no dia desse casamento civil, mas amorosamente explicou-lhes que de modo nenhum podia se identificar com nem sequer 1 mm da igreja católica que é a campeã em idolatria, em grosseiras heresias contrárias à Bíblia, levou e leva muitos bilhões de alma ao inferno, e a muitos milhões de crentes matou cruelmente na Inquisição.

Depois disso, lembrei-me muito de duas coisas:
A) que não devemos dar nem sequer a APARÊNCIA do mal, "Abstende-vos de toda a aparência do mal." (1 Tess.. 5:22 ACF)

B) e que não devemos nunca dar sequer a mais remota aparência de que estamos deixando de combater com todas nossas forças contra o mal e o erro, e começando a ter 1 mm de IDENTIFICAÇÃO com eles. Ver artigos em http://solascriptura-tt.org/SeparacaoEclesiastFundament/index.htm


Desde então, tenho seguido o bom exemplo e as boas explicações do Pr. PPPP, e tenho ficado em muita paz comigo mesmo. Até agora ninguém que me convidou para a igreja católica ficou com raiva depois que eu expliquei que os amava mas não podia ir. Aliás, foi uma oportunidade de explicar minha fé, falar de Cristo, do Evangelho.

Este é somente um testemunho de como Deus agiu em minha vida. Mas você mesmo é quem deve procurar estudar o assunto à luz da Bíblia, em oração, até ter certeza e paz sobre qual é o melhor que Deus espera de você. Orarei por isso.



Deus o abençoe.


Hélio.

 


 

Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em BibliaLTT.org, com ou sem notas).

(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de http://solascriptura-tt.org)

 

(retorne a http://solascriptura-tt.org/ Seitas/
http://solascriptura-tt.org/Seitas/Romanismo/
http://solascriptura-tt.org/Seitas/Pentecostalismo/
retorne a http:// solascriptura-tt.org/ )



Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.