Tens Estudos Definitivos Sobre Festa e Votos de Natal e de Ano Novo?
Como Procedermos?

 


Alguns, particularmente os mais novos no grupo, têm-nos escrito perguntando sobre festas de comemoração do Natal, em igreja e em casa; sobre desejar e agradecer votos de “Feliz Natal e Próspero Ano Novo”, etc.




1) Bem, em primeiro lugar, apenas lembramos (amorosamente e para não sermos repetitivos e cansarmos outros irmãos) que o assunto já foi tratado em dezenas de artigos,

1.A) alguns muito antigos (por exemplo http://solascriptura-tt.org/Diversos/NatalVeioDoPaganismo-Helio.htm) (provas históricas e bíblicas, refute-as quem puder),

1.B) outros de dez.2006, tais como http://br.groups.yahoo.com/group/solascripturatt/messages/2351 Enc: O Mito do Papai Noel Versus A Realidade de Jesus Cristo

http://br.groups.yahoo.com/group/solascripturatt/messages/2354  Enc: "O DIA EM QUE CRISTO NASCEU" - Dave Hunt

http://br.groups.yahoo.com/group/solascripturatt/messages/2366  Enc: NATAL & CIA. LTDA. - Humberto R. Fontes)

1.C) outros de dez.2007 ou de outros dezembros, procurem em http://br.groups.yahoo.com/group/solascripturatt/messages ).

Assim, por favor, os interessados poderão reler tais artigos, sempre comparando com a Bíblia, e tirarão suas dúvidas.



2) Em segundo lugar, queremos lembrar que há uma posição de EQUILÍBRIO:

2.A) Odiarmos + denunciarmos + combatermos todos os aspectos pagãos, mundanos, romanistas do Natal comercial do mundo, mas compreendermos que muitos irmãos ainda não entenderam isso, portanto poderemos mostrar alguma paciência e amor para um irmão quando sincera e amorosamente nos desejar um “Feliz Natal, abençoado por Deus!”. Se ele dispuser de alguns minutos, poderemos amorosamente tentar explicar-lhe melhor. Se ele só dispuser de 2 segundos, citemos-lhe algum verso bíblico, tal como “Eis que presto venho: Bem-aventurado aquele que guarda as palavras da profecia deste livro.” (Ap 22:7 ACF), ou “E o Espírito e a esposa dizem: Vem. E quem ouve, diga: Vem. E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida.” (Ap 22:17 ACF); ou “... Certamente cedo venho. Amém. Ora vem, Senhor Jesus.” (Ap 22:20 ACF); ou qualquer outro verso de sua escolha.

2.B) Não fazermos (nas nossas igrejas ou nas nossas casas) árvore de natal, presépio, papai Noel, renas, guirlandas, pinheiros, amigo secreto, “cantatas natalinas”, “culto de natal na igreja”, ou qualquer coisa associada com natal. Mas tomarmos partido de visitantes que venham esperando por isso e, nos 15 segundos iniciais do seu sermão, o pastor poderá começar dizendo mais ou menos assim: “O mundo inteiro comemora essa data quase como se fosse mais uma festa mundana terminando com bebidas, danças e até sexo; primeiro missa ou culto evangélico, depois danceteria e boate, por fim motel; mesmo igrejas bem intencionadas entram na onda e hoje apresentam árvore de natal, presépio, Papai Noel, renas, guirlandas, pinheiros, amigo secreto, etc., e pregam como se fosse indisputável que Cristo nasceu em 25 de dezembro. Ora, sabemos, pela Bíblia e pela simples percepção da História, que tudo isto é puro paganismo, que Cristo sequer nasceu em dezembro, que não sabemos nem devemos querer saber o dia e mês exatos do Seu nascimento, e que NÃO temos instrução na Bíblia para comemorar Seu nascimento em data nenhuma e de modo nenhum. Mas, hoje, vamos pregar sobre o real Cristo da Bíblia, sobre o que Ele realmente é, pregar que Ele brevemente virá para julgar e reinar, que tu precisas ser salvo do inferno para o céu, pelo glorioso Evangelho do nosso Salvador e Senhor Deus Filho, Jesus Cristo.

2.C) Também não há nada de errado em tomarmos ocasião talvez da única ocasião em que todas as muitas dezenas de nossos familiares mais longínquos se reúnem na nossa casa de crentes, para termos uma abençoada noite bem descrita pelas palavras iniciais, mais ou menos assim: “O mundo inteiro comemora essa data quase como se fosse mais uma festa mundana terminando com bebidas, danças e até sexo; primeiro missa ou culto evangélico, depois danceteria e boate, por fim motel; mesmo crentes bem intencionados (mas que não procuraram instrução bíblica sobre o assunto) entram na onda e hoje apresentam árvore de natal, presépio, Papai Noel, renas, guirlandas, pinheiros, amigo secreto, etc., e pregam como se fosse indisputável que Cristo nasceu em 25 de dezembro. Ora, sabemos, pela Bíblia e pela simples percepção da História, que tudo isto é puro paganismo, que Cristo sequer nasceu em dezembro, que não sabemos nem devemos querer saber o dia e mês exatos do Seu nascimento, e que NÃO temos instrução na Bíblia para comemorar Seu nascimento em data nenhuma e de modo nenhum. Mas, hoje, vamos agradecer a Deus pelo dom dessa família estar aqui reunida, e, particularmente, vamos agradecer a Deus pelo dom do Seu Filho ter vindo ao mundo para tomar carne, viver entre nós, pregar Seu glorioso evangelho, morrer na cruz em substituição de pecadores miseráveis como nós. Vamos primeiramente ler e meditar em alguns versículos da Bíblia ACF, depois vamos desfrutar dessa saborosa refeição que Ele nos concedeu, depois vamos dar oportunidade a cada um agradecer publicamente específicas graças de Deus neste ano que se finda, alguns orarem em nome de todos pedindo as bênçãos para o ano vindouro, e finalmente vamos entoar hinos de louvor a Deus, do Cantor Cristão, à escolha de vocês, começando pelas crianças e jovens, enquanto o sono não nos vencer. Será que teremos ‘Especiais Musicais’?





3) Em terceiro e último lugar, é lícito usarmos a ocasião da virada do ano para expressarmos a crentes e descrentes (de nossa família e amigos e conhecidos) que oramos a Deus rogando-Lhe por toda a sua vida, particularmente por todo o ano que se aproxima, que suplicamos que Deus o esteja guiando e iluminando e ensinando, etc.




Hélio e Valdenira.



Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.