Hélio de Menezes Silva, 2018.
PALAVRA 1 DE MMMM, UMA
PERGUNTA:
Irmão Hélio,
Supondo que seria do Davi ressuscitado que é dito que será o príncipe de Israel
em Ez 37:25 "E habitarão na terra que dei a Meu servo Jacó, em que habitaram
vossos pais; e habitarão nela, eles e seus filhos, e os filhos de seus filhos,
para sempre, e DAVI, Meu servo, [será] seu príncipe
eternamente.",
Pode-se concluir que Davi ressuscitado voltaria a cometer pecados, por
causa desse texto?
Ver também Ez 45:22 "22 E no mesmo dia o príncipe proverá, em nome de
① si mesmo e em nome
de ① todo o povo da
terra, um novilho como sacrifício pelo pecado [1]. ① Segundo Strong http://bibliaparalela.com/hebrew/1157.htm, e
Brown-Driver-Briggs, a preposição H1157 "בְּעַד"
("baad", pronuncie "beh-ad") pode ser traduzida como
"on behalf of". Isto pode significar "como representante
de", "em nome de", "em lugar de", "[enviado] da
parte de" . Idem quanto a "for", da KJB, https://www.merriam-webster.com/dictionary/for
item 5.b.1."
PALAVRA 1 DE HÉLIO, UMA PERGUNTA PARA ENTENDER MELHOR A PALAVRA 1 DE
MMMM:
Caro irmão MMMM,
Já estou começando a esboçar uma resposta, mas, antes de terminá-la, para
melhor eu organizá-la, pergunto, com respeito e amor,
1) Qual é mesmo a posição escatológica do irmão? Ajudar-me-ia sabê-la, para eu
poder compreender melhor sua pergunta
2) Qual a interpretação que o irmão dá às palavras desses dois versículos Ez
37:25; 45:22?
Se não quiser ser literalista, por que não?
3) O irmão aceita literalmente toda a descrição da adoração durante o Milênio,
aceita literalmente cada uma centenas de palavras dos 9 capítulos de Ez 40-48,
cada detalhe literal sobre o Templo Milenar?
Se não quiser ser literalista, por que não?
Pergunto com todo respeito, amizade e boa intenção, nunca irei divulgar seu nome,
irmão. Nem, nesta resposta, atacar amilenaristas, e aliancistas. Sinceramente,
só estou tentando entender como eles pensam, OK?
CONTINUAÇÃO POR HÉLIO:
Esta visão amilenarista, abaixo, de Lee Harris V, em http://www.reformationtheology.com/2010/04/the_new_temple.php
, representa bem o pensamento amilenarista dos reformados, irmãos? E você
basicamente concorda com ela?
Para quem está se iniciando [no assunto],
G. K. Beale escreveu um livro importante sobre esse assunto e qualquer um que
tenha dúvidas sobre a visão de Ezequiel deve lê-lo com cuidado (O Templo e a
Missão da Igreja). Para mais informações sobre o livro de Beale, "The Temple
and the Church's Mission: A Biblical Theology of the Dwelling Place of
God." Como Beale
assinala, há quatro interpretações principais da profecia de Ezequiel e como
ela é cumprida (ou não) no Novo Testamento.
- Os dispensacionalistas acreditam que
esta visão é uma profecia de um templo terreno a ser construído dentro de
Israel durante a era milenar (cf. Pentecostes, Things to Come [Manual de
Escatologia], 393; Walvoord, "Major Bible Prophecies"
[Profecias Bíblicas Principais, 169]. Os dispensacionalistas baseiam essa
interpretação em sua hermenêutica literal, que, segundo eles, exige que uma
profecia como essa seja interpretada literalmente, a menos que haja uma boa
razão para acreditar que a profecia deve ser interpretada figurativamente.
- Ao contrário dos dispensacionalistas,
os defensores das outras principais interpretações concordam que o contexto
exige uma interpretação figurativa. Concordo. Alguns enxergam isso como um
templo ideal que nunca pretendeu ser construído sobre a terra (na minha
opinião, a interpretação mais fraca), outros enxergam isso como uma visão do
templo ideal (OK, até onde vai), enquanto outros ainda enxergam isso como uma
imagem de um verdadeiro templo celestial, que será estabelecido na Terra de
maneira não estrutural nos últimos dias (Beale, The Temple and the Church's
Mission, 335).
Em outras palavras, acredito que Ezequiel
está nos dando uma imagem da nova terra nos termos proféticos com os quais seus
leitores estavam familiarizados (Hoekema, The Bible and Future, 205).
Esta é uma imagem da nova terra como a morada de Deus. Ezequiel profetiza isto
em termos terrestres (completo com todos os utensílios do templo), enquanto
João descreve sua versão cumprida (em termos escatológicos).
Com base em vários fatores, acho que está
claro que a profecia aponta para um templo não-estrutural do fim dos tempos.
Primeiro, a profecia não pode ser
interpretada literalmente e ainda fazer algum sentido. Quando Deus coloca o
profeta em uma montanha muito alta (40: 1-2), ele vê algo como uma cidade
(obviamente Jerusalém). No entanto, não existe montanha tão alta perto de
Jerusalém, da qual o profeta pudesse ter um ponto tão vantajoso. Mas essa alta
montanha literal é exigida pela visão dispensacionalista. Cadê? Dada a natureza
da profecia de Ezequiel, essa linguagem deve nos alertar para o fato de que o
que se segue é dado à geografia simbólica do profeta.
Isto é confirmado em Apocalipse 21:10,
onde João é levado "no Espírito" a uma alta montanha da qual ele vê a
Cidade Santa descendo do céu. Obviamente, as visões são relacionadas umas às
outras como tipo-antítipo (linguagem terrena, realização escatológica). O que
Ezequiel prometeu, João vê como uma realidade, e ainda a realidade vista por
João excede em muito qualquer coisa na visão de Ezequiel. Como Beale assinala,
há um número significativo de outros exemplos nesta profecia que tornam a
interpretação literal muito improvável, se não impossível (pp. 337-340).
Em segundo lugar, há uma série de
características dentro da profecia que se referem a algo muito maior do que um
templo localizado em Jerusalém durante o milênio. No verso 40:2, é claro que
Ezequiel vê uma estrutura "como uma cidade" (o templo), enquanto no
verso final da profecia (48:35) ele diz que o nome da cidade é "o Senhor
está lá". " Aqui temos a expansão do templo localizado em uma área do
tamanho de toda a cidade de Jerusalém. Esta expansão do templo de Deus é um
tema consistente em todo Ezequiel (Beale, pp. 340-345). Há alusões ao Éden
durante toda a profecia (47: 1-12). A cidade é representada como um quadrado
perfeito [na realidade, um cubo perfeito] e a referência ao rio é obviamente
simbólica, já que é profunda o suficiente para que só possa ser atravessada
pela natação (47: 5).
Finalmente, é óbvio que Apocalipse 21
apresenta a visão de Ezequiel em sua realização consumada. Em outras palavras,
João recebe uma visão do mesmo templo, mas agora do ponto de vista da morte e
ressurreição de Cristo e do alvorecer da nova criação - algo que não faria
qualquer sentido para Ezequiel ou seus ouvintes. Como aponta Beale (pp.
346-345), os novos céus e terra são agora o santo dos santos, assim como
[também são] a nova Jerusalém e o novo Éden. No último dia, toda a criação se
torna o templo de Deus. O templo foi expandido (estendido) de [ser] um
edifício, para [ser] uma cidade, para [ser] toda a criação.
Isso significa que a visão de Ezequiel é
uma profecia não de um templo terreno (embora o profeta use linguagem terrena
que seus leitores pudessem entender), mas de um templo escatológico,
representado (em sua forma consumada e inefável glória) por João em Apocalipse
21-22.
PALAVRA 2 DE MMMM, UMA RESPOSTA À PERGUNTA DE HÉLIO:
0 - Não concordo com a descrição
de Lee Harris V no texto que você me enviou.
1. Minha posição escatológica: Sou pós-milenista e preterista parcial.
Creio que a Igreja é Israel (não 'substituiu', É (Gl 3:28,29), com mudanças de
formas externas (At 6:14), os israelitas que não creram em Jesus foram
cortados, os gentios que creram foram acrescentados Rm 11, At 3:23). Qualquer
promessa que pertença aos filhos de Abraão pertence, portanto a todos os
cristãos. Creio que os ensinos das cartas aos Gálatas e Hebreus não deixam
nenhuma margem para restauração dos 'odres velhos' destruídos pelo próprio Jesus
(At 6:14) (o que sozinho já seria contraditório com o que o próprio Jesus
ensinou durante o Seu ministério). Creio que há muito pouco de profecia do AT
faltando se cumprir, somente a ressurreição dos mortos e juízo final. Creio que
o sermão profético de Jesus, as profecias em 2Ts 2 e o livro de Apocalipse do
capítulo 1 ao 19 se referiam principalmente à queda de Jerusalém em 70DC, como
castigo por sua rejeição do Messias e perseguição aos cristãos.
2 - Minha interpretação das palavras dos dois versículos de Ezequiel:
2a - Ez 37:25 "E habitarão na
terra que dei a Meu servo Jacó, em que habitaram vossos pais; e habitarão nela,
eles e seus filhos, e os filhos de seus filhos, para sempre, e DAVI, Meu servo, [será] seu príncipe
eternamente." - Se refere à restauração após o exílio
da Babilônia. O Davi mencionado aqui é o Messias, Jesus, que já reina do Céu
sobre o mundo todo (Mt 28:18-20). Ez 37:25 se cumpriu literalmente até a vinda
de Cristo, sendo transcendido por Ele em Sua obra. A obra de Cristo expandiu e
transcendeu os aspectos físicos da nação de Israel, para os aspectos espirituais
e mundiais da igreja, conforme ensinado pelo próprio Jesus (Jo 2 19-22 + Jo
4:21-24 e diversas passagens)
2b - Ez 45:22 "22 E no mesmo dia o príncipe proverá, em nome de ① si mesmo e em nome
de ① todo o povo da
terra, um novilho como sacrifício pelo pecado [2]. ① Segundo Strong http://bibliaparalela.com/hebrew/1157.htm, e Brown-Driver-Briggs, a preposição H1157 "בְּעַד"
("baad", pronuncie "beh-ad") pode ser traduzida como
"on behalf of". Isto pode significar "como representante
de", "em nome de", "em lugar de", "[enviado] da
parte de" . Idem quanto a "for", da KJB, https://www.merriam-webster.com/dictionary/for item 5.b.1."
É parte das novas leis
que Deus deu para o povo cumprir no pós-exílio (Ez 43:10,11), as quais parece
que o povo não cumpriu. Sobre o segundo templo, é narrado que Zorobabel
construiu um templo muito menor do que o de Salomão (Ag 2:3), sendo que o
templo ordenado por meio de Ezequiel seria maior ainda. Sobre este fato, e para
desculpa de Zorobabel, podemos sugerir que há diferença entre não cumprir por
rebeldia, e o não cumprir por incapacidade (tratando-se de ex escravos da
Babilônia, provavelmente não tinham recursos ainda para construir do tamanho
ordenado por Ezequiel). Mas a abertura para uma ampliação e reforma do templo
até as medidas de Ezequiel sempre existiu, e fato é que Herodes o Grande fez
isso. A própria Bíblia narra que ele tinha pretensões messiânicas (Mt 2), porém
no caso dele, diferente de Zorobabel, não seguiu o projeto de Ezequiel porque
não quis, selando mais uma rebeldia de Israel diante de Deus. Ver https://apologiadocristianismoreformado.wordpress.com/2018/06/02/roteiro-de-refutacao-do-dispensacionalismo/
- ->> Onde tem mais detalhes sobre as minhas posições.
3 - Creio que não há nenhuma parte não-literal na minha interpretação
(acima) de Ez 40-48. São ordens que Deus deu (Ez 43:10,11) e não foram
cumpridas pelo próprio Israel. Se fossem cumpridas inclusive Deus abençoaria
com a cura literal do Mar Morto, por exemplo.
Imagino que se Moisés e Salomão não tivessem seguido os modelos de tabernáculo
e templo que Deus deu, também não haveria benção de Deus sobre as consagrações,
como é dito que houve. Caiu fogo do céu na inauguração do tabernáculo e no
primeiro templo, mas não no segundo, nem sob Zorobabel, nem sob a reforma de
Herodes... Deus não os aprovou.
Obrigado pela resposta, irmão Hélio, é sempre um prazer conversar contigo.
PALAVRA 3 DE HÉLIO, FINALMENTE RESPONDENDO A PERGUNA ORIGINAL DE MMMM:
Caro irmão MMMM,
Obrigado pela resposta, por ela ter vindo rapidamente e com explicações, e pela
sua habitual boa-educação, bom trato, cordialidade.
Quanto ao preterismo, peço que releia meu http://solascriptura-tt.org/EscatologiaEDispensacoes/i70a.Semana.00.Preliminar_0.Preterismo.Que_E_Isto.E_Escrituristico-Helio.docx
Quanto ao pós-milenarismo, peço que releia http://solascriptura-tt.org/EscatologiaEDispensacoes/TeologiasNaoEscrituristicasAmilenarismoPosmilenarismo-TIce.htm
Finalmente, vamos à sua pergunta original "Fazem-nos Ez 37:25; 45:22
concluir que Davi ressuscitado voltará a cometer pecados?"
00) Antes que eu mesmo o responda, vejamos uma resposta que vi em um fórum:
<< talvez você possa estar pensando que isso [a
afirmação de Ez 45:22, que, no Reino Milenar, seu príncipe- regente (Davi)
preparará, por si e por todo o povo da terra, um novilho como sacrifício pelo
pecado], se for interpretada literalmente, é a mais horrível bofetada que
se poderia dar na face de Cristo. Mas, se aceitarmos o que a Bíblia aqui *DIZ*,
então aceitaremos que Deus pensa diferente, Ele não pensa que o verso, literal-
normalmente interpretado, deva ser considerado uma ofensa a Seu Filho. Ele
ordenou o que está escrito ali, e isso será feito.
Irmão, você crê na Teologia da Aliança? Muito cuidado, não caia nisso, pois ela
imagina que Deus tem alianças com a humanidade que os adeptos de tal Teologia
não podem demonstrar como existindo explicitamente em nenhum lugar das
Escrituras [a começar como afirmando que cessou toda promessa com a nação de
Israel, que mil não significa mil, que anos não significa anos, etc.] E
Teólogos da Aliança são forçados a alegorizar muitas profecias que, em seus
íntimos, querem que tenham sido cumpridas (ou estejam sendo cumpridas) neste
tempo das igrejas locais. Mas o fato é que Aliancistas simplesmente não
conseguem encontrar o cumprimento de muitas dessas profecias.
Se você [ou qualquer outro crente] passasse a ler as Escrituras com
interpretação literal, sem dúvidas você passaria a concordar praticamente 100%
comigo em praticamente 100% das declarações da Bíblia, e passaria a concordar
com os outros literalistas. Pessoas que alegorizam sem um bom motivo estão
inexoravelmente condenadas a interpretar mal as Escrituras em demasiados
assuntos teológicos, muito importantes. E, como resultado, muitas dessas
pessoas acabam chegando a todos os tipos de errôneas interpretações fantásticas
que Deus nunca pretendeu.
Sim, concordo: mesmo para um literalista, a interpretação alegórica [Hélio
diria interpretação figurativa] é às vezes necessária, mesmo que [muito]
raramente. Mas isso depende do contexto. A regra de ouro a seguirmos como a
mais suprema, é mais ou menos assim:
Se o contexto não *EXIGIR* (de
forma incontornável!) alegorismo, então façamos sempre interpretação LITERAL-
NORMAL. Sempre.
Essa é uma regra que é seguida por quase qualquer pessoa que lê qualquer
coisa, desde um relatório estatístico, ou financeiro, ou um conteúdo de curso
científico, ou um [jornal sério], ou uma novela romântica, até todo [livro não
zombeteiro] que você quiser me dar o título.
Essa é regra que temos que usar quanto à Bíblia.
(adaptado de https://forums.carm.org/vb5/forum/theology/general-christian-topics/eschatology/4210004-dispensationalism-and-ezekiel-45-22
)
>>
0) Bem, eu já pensei e ensinei que nós, literalistas- normais (portanto dispensacionalistas)
éramos abrigados a fugir um pouquinho do total literalismo quanto aos
sacrifícios em Ez 40-48 serem realmente expiatórios (no sentido usual). Isto é,
pensei e ensinei que devíamos tomar tais sacrifícios como literalmente
ocorrendo no Milênio, mas sendo de natureza retrospectiva, memorial, ao
invés de serem de natureza expiatória. Hoje, arrependo-me dessa fraqueza
de sair 1mm do literalismo máximo possível, de ter caído na teoria da expiação
memorial. Tenha paciência, espere que eu me explique, não salte para pensar que
virei herético.
Hoje, concordo com pelo menos uma coisa de "The Bible and the Future",
Anthony A. Hoekema, 1979, página 204.
<<
Até mesmo sugerir, no entanto, que estes serão sacrifícios memoriais,
viola o princípio da interpretação literal da profecia. Pois a palavra hebraica
usada para descrever o propósito desses sacrifícios em Ez 45:15,17,20
Ez 45:15 E um cordeiro do rebanho, de
cada duzentos, da terra mais regada de Israel, para oferta de alimentos, e
para holocausto, e para sacrifício pacífico; para que façam EXPIAÇÃO por eles,
diz o Senhor DEUS. LTT
Ez 45:17 E [estarão] a cargo do
príncipe [dar] os holocaustos, e
as ofertas de alimentos, e as libações, nas festas, e
nas luas novas, e nos sábados, em todas as solenidades da casa de Israel. Ele preparará o sacrifício
pelo pecado, e a oferta de alimentos, e o holocausto, e os sacrifícios
pacíficos, para fazer EXPIAÇÃO pela casa de Israel. LTT
Ez 45:20 Assim
também farás no sétimo [dia] do
mês, pelos
que erram, e pelos símplices; assim fareis EXPIAÇÃO pela casa. LTT
é a forma pil de "kphar" (traduzida como
"fazer reconciliação" [KJB] ou "fazer expiação" [ASV, RSV])
. Mas esta é precisamente a palavra usada na descrição, dada pelo Pentateuco,
dos sacrifícios do Antigo Testamento para indicar seu propósito propiciatório
ou expiatório (ver Lv 6:30; 8:15; 16:6,11,24,30,32,33,34); Nm 5:8; 15:28; 29:
5). Se os sacrifícios mencionados em Ezequiel devem ser entendidos
literalmente, eles devem ser expiatórios, não como ofertas memoriais.
>>
Agora, em oração e dependência somente de Deus e Sua Palavra Escrita, deixemos
de lado credos denominacionais e tradições, esforcemo-nos por ser realmente
"Sola Scriptura", e debrucemo-nos em como harmonizar Hb 10 com Ez
40-48 (sem nunca sairmos do máximo literalismo, exceto se, sem ninguém
poder discordar, o contexto com irresistível força nos force a isso),
quanto à natureza e valor dos sacrifícios de animais e quanto à natureza e
valor do sacrifício de o Cristo.
1) Notemos que nunca foi dito por
Deus, em Sua Palavra Escrita, que sacrifícios de animais salvaram ninguém de ir
para o inferno receber sua justa condenação e ir para o céu pela graça de Deus
através da fé.
Lv 4:20 (E fará a este novilho, como fez ao novilho da sacrifício pelo
pecado; assim lhe fará, e o sacerdote por eles fará expiação, e lhes [será] perdoado [o pecado].)
somente diz que o pecado será perdoado. Só diz isto. Não estabelece se o
perdão é somente para não ser imediatamente punido, se o perdão é para todo
sempre, se é para todos os pecados até a última respiração, se é perdão somente
nesta vida, se definitivamente evita que se vá para a merecida condenação, se
garante a eterna salvação, se torna desnecessária a morte de Cristo e a fé
nEle, etc.
Hebreus 10 categoricamente corrobora que sacrifícios de animais nunca salvaram
pessoa alguma:
1) Porque (apenas) uma sombra
tendo a Lei das boas coisas [que estão]
vindo, [e] não a exata imagem das (essas)
coisas, [ela] (a Lei) nunca
pode, pelos mesmos sacrifícios que eles (os
sacerdotes israelitas) oferecem cada ano
em caráter- perpétuo, àqueles [que estão] se
chegando tornar- perfeitos.
...
4) Porque impossível [é] a[o] sangue d[os] touros e d[os] bodes plenamente- remover [os] pecados.
...
10) Dentro de cuja vontade (aquela
do Pai) estamos nós tendo sido
santificados, através da oferta- sacrificial do corpo de Jesus
Cristo, [feita] uma [só] vez
por todas.
11) E, em verdade, todo sacerdote a cada dia se postava
prestando- serviço- de- culto (-do- Templo) e os
mesmos (tipos de) sacrifícios
múltiplas- vezes oferecendo, os quais nunca podem extirpar- de- em- redor [os]
pecados (dos homens);
12) *Ele* (Jesus) ,
porém, uma única vítima sacrificial em- lugar- d[os]
(nossos)
pecados havendo oferecido para a perpetuidade, assentou-Se à
destra de Deus,
...
14) Porque por uma [só]
oferta- sacrificial (Jesus) tem
aperfeiçoado para a perpetuidade aqueles santificados .
...
18) Ora, onde remissão destes (pecados) [há], não
mais [há] oferta- sacrificial concernente a[o]
pecado.
...
Permita-me citar https://answersingenesis.org/sin/did-animal-sacrifices-remove-sin/
:
<<
Em nenhum lugar no Antigo Testamento é que alguma vez alegado que os pecados
foram "tirados para longe" (ou seja, completamente removidos) através
de sacrifícios de animais. A raiz da palavra hebraica traduzida como
"expiação" no Antigo Testamento é "kaphar", que tem a ideia
de "cobrir" [como se cobre, se esconde algo feio, para não ser visto
até que seja tornado não feio], não [tem a ideia] de remoção total [e
definitiva]. Esta palavra "kaphar" também é usada para se referir a
como a arca de Noé devia ser coberta com piche [ou betume].
"Faze para
ti uma arca da madeira de gofer; farás compartimentos na arca e a calafetarás
por dentro e por fora com PICHE."
(Gênesis 6:14, ênfase adicionada)
Dezenas de milhares de animais foram cerimonialmente mortos por sacerdotes
judeus durante séculos, o derramamento de seu sangue ilustrava vividamente a
seriedade mortal do pecado. No entanto, esses sacrifícios eram essencialmente
como uma atadura [de ferida], agindo apenas como uma cobertura para o pecado.
Eles não removeram e não poderiam remover o pecado, como Hebreus 10:4 afirma
claramente. [Porque impossível [é] a[o] sangue
d[os] touros e d[os] bodes plenamente- remover [os] pecados.]
Eles [os sacrifícios de animais] também apontaram no tempo para o Único que
poderia remover o pecado - Jesus Cristo, que derramou Seu sangue precioso para
realizar esse propósito.
"10 Dentro de
cuja vontade (aquela do Pai) estamos nós tendo sido santificados, através da
oferta- sacrificial do corpo de Jesus Cristo, [feita] uma [só] vez por todas.
11E, em verdade, todo sacerdote a cada dia se postava prestando- serviço- de-
culto (-do- Templo) e os mesmos (tipos de) sacrifícios múltiplas- vezes
oferecendo, os quais nunca podem extirpar- de- em- redor [os] pecados (dos
homens); 12*Ele* (Jesus) , porém, uma única vítima sacrificial em- lugar-
d[os] (nossos) pecados havendo oferecido para a perpetuidade, assentou-Se
à destra de Deus, " (Hebreus 10: 10-12)
A frase "extirpar de em redor" no
versículo 11 é traduzida da raiz grega "periaireo", que transmite a
ideia de remoção. Isso é consistente com o uso da "expiação" no
Antigo Testamento, [somente no aspecto de que a palavra que] os sacrifícios
levíticos prenunciavam [não eram, mas apenas prenunciavam, apontavam para] o
sacrifício final [o único eficaz e definitivo, que é o] de Cristo.
Conclusão:
Os sacrifícios de animais só poderiam cobrir os pecados; eles não podiam
removê-los. A passagem de Hebreus 10 estabelece um contraste entre os
sacrifícios de animais e o sacrifício de Cristo. Os primeiros nunca poderiam
tirar pecados, mas quando Cristo derramou Seu próprio sangue, Ele foi, de uma
vez por todas, o sacrifício que remove [para longe] os pecados.
>>
2) É dito que o Cristo reinará com vara de
ferro. Sl 2:9; Ap 2:27.
Sl 2:9 Tu os esmigalharás com uma vara de ferro;
Tu os despedaçarás como
[a] um vaso de oleiro. LTT
Ap 2:27 E 'Ele (o
Cristo) as regerá- como- um- pastor, com vara de ferro' (do modo
como 'os vasos do oleiro são despedaçados'), como também
Eu tenho recebido proveniente- de- ao- lado- do meu Pai. LTT
Ora, essa expressão significa o uso de força para deter e punir o
pecado (ou desobediência, eu bem posso dizer de experiência própria "meu
comandante controlava o batalhão com mão de ferro, todos tinham medo
dele")
Portanto, durante o Milênio (além dos salvos do VT e dos salvos que
morreram na 70ª Semana de Daniel, ambos esses grupos tendo corpos glorificados
e não tendo a possibilidade de pecar):
2.a) haverá sobre a terra dois grupos de pessoas com corpos mortais, podendo
casar e reproduzir, havendo sido convertidas durante a 70ª Semana de Daniel,
sobrevivido a ela e admitidas para o Reino Milenar, estando definitivamente
salvas pelo sangue do Cristo em que já creram e a quem já receberam, e que não
precisam de sacrifícios expiatórios: os judeus ("os pequeninos
irmãos" de Mt 25:40) e os gentios prosélitos ("as ovelhas" de Mt
25:40);
2.b) e haverá também um grupo dos descendentes nascidos das pessoas
salvas de (2.a), e que precisarão vir a ser convertidas e crer e ser
definitivamente salvas pelo sangue do Cristo, enquanto não o forem precisarão
de sacrifícios expiatórios, os quais, mesmo não salvando ninguém, não
"tirando para longe" o pecado e sua condenação, os "cobre",
no sentido que já foi explicado, e aponta para o único sacrifício
realmente salvador, feito na cruz, e que definitivamente "tira para
longe" o pecado e sua condenação.
durante o Milênio (além dos salvos do VT e dos salvos que
morreram na 70ª Semana de Daniel, ambos esses grupos tendo corpos glorificados
e não tendo a possibilidade de pecar), haverá sobre a terra pessoas em
corpos não glorificados, mortais, que casam e se reproduzem, e que ainda terão
a possibilidade de pecar.
No VT e no Milênio, o sangue dos sacrifícios de animais apenas serviu e servirá
de tipo pálido, restrito e deficiente de expiação, quando for comparado com o
sangue de (e propiciação por) o Cristo.
<<Embora haja uma tradução de duas palavras
hebraicas, uma delas, "kaphar", geralmente está em destaque e é usada
cerca de setenta vezes. Seu significado é "cobrir" [como se cobre e
esconde algo feio até se resolver o problema]. Este, o significado distinto e
limitado da palavra hebraica, não deve ser investido [empossado] de ideias do
Novo Testamento, que contemplam uma obra acabada ou concluída
>> Lewis Sperry Chafer, Systematic Theology vol. 7 (Grand Rapids: Kregel
Publications, 1976), page 25.
Portanto, dizer que expiação
ocorrerá por meio do sangue dos animais durante o Milênio é legítimo e é
harmônico com Hebreus 10.
Deixe-me citar http://appleeye.org/2013/05/24/the-sacrifices-performed-in-the-millennial-temple-are-in-harmony-with-that-of-the-messiah/
<<
O segundo propósito provável para sacrifícios no Milênio é que eles aplacarão a
Deus por um tempo e manterão a Ele e Sua casa puros [incontaminados] no meio de
um mundo ainda pecaminoso. A passagem mais operativa sobre esse assunto é
Ezequiel 45: 18-20:
18) Assim diz o Senhor DEUS: No primeiro [mês],
no primeiro [dia] do mês, tomarás um novilho (um
jovem filho da manada), sem mancha, e purificarás o santuário.
19) E o sacerdote tomará do sangue do sacrifício pelo pecado, e porá [dele] sobre as ombreiras da casa, e sobre os quatro cantos da fiada do altar, e sobre as ombreiras da porta do átrio interior.
20) Assim também farás no sétimo [dia] do
mês, pelos
que erram, e pelos símplices; assim fareis expiação pela casa.
No primeiro dia do ano, o sangue de um touro
perfeito deve ser usado para purificar o templo (v. 18-19). Isso sugere que, no
ano anterior, o pecado do lado de fora começará a sujar o templo. O mesmo
ritual é repetido seis dias depois para cobrir os pecados cometidos por
ignorância ou por acidente (v. 20). Isso não apenas nos lembra que o Messias
deve manter Sua casa separada, mas também que a realização anual de expiações ou
purificações de prédios é apenas temporariamente efetiva.
Quando o Messias voltar, Ele voltará como o Leão (Ap 5: 5), governando com uma
vara de ferro (Ap 19:15). No mesmo reino onde Sua santidade residirá, Ele não
permitirá que o pecado prossiga sem ser [imediata e fortemente] repreendido e
impedido. Simplificando, o rei não tolerará o pecado no reino. E, no entanto,
haverá pecadores vivendo ao longo do Milênio. Isto inclui crianças nascidas de
pais (Is. 65:20; Ez. 47:22) que não têm corpos glorificados e, portanto, mantêm
sua natureza pecaminosa (cf. Rom. 5:12). Ao explicar como o sangue do Messias
purifica a consciência das obras mortas, [Deus] diz que os sacrifícios de
animais purificavam ritualmente a carne (Hb 9: 9-10, 13-14). Do mesmo modo como
as ofertas de animais continuarão a apontar para o Messias, elas também
continuarão a prover expiação na forma de limpeza ritual. Os sacrifícios nesse
sentido são essencialmente uma tática de repreensão e impedimento que permita
que pessoas pecaminosas sobrevivam no mundo do Messias até que comece o Estado
Eterno, que será totalmente livre de pecado
>>
Finalmente, vejamos a interpretação literal- normal de Ez 45:22 como acima
conceituada, e à qual eu me submeto:
Texto da Bíblia (Ez 45:22) |
Entendimento o mais literal- normal possível que não colida brutalmente com o contexto |
"E no mesmo dia |
Versos 18
a 21 explicam que é o 14º dia do 1º mês do calendário dado por Deus para
Israel: 19 E o sacerdote tomará do sangue do sacrifício pelo pecado, e porá [dele] sobre as ombreiras da casa, e sobre os quatro cantos da fiada do altar, e sobre as ombreiras da porta do átrio interior. 20 Assim também farás no sétimo [dia] do mês, pelos que erram, e pelos símplices; assim fareis expiação pela casa. 21 No primeiro [mês], no dia catorze do mês, tereis a páscoa, [uma] festa de sete dias; pão ázimo se comerá. |
o príncipe |
Há versos de Ez 40-48 que
fazem difícil se pensar que este príncipe é Jesus: |
proverá, em nome de ① si mesmo e em nome de ① todo o povo da terra, |
Para
dentro do Milênio entrarão somente salvos, com corpos incapazes de pecar: |
um novilho |
Um novilho literal. |
como sacrifício pelo pecado. |
Os poucos remanescentes dos
judeus ("meus pequenos irmãos") e prosélitos gentios
("ovelhas") de Mt 25, ambos convertidos durante a 70ª Semana de
Daniel e que a ela sobreviverão, serão dados entrada no Reino Milenar,
estando salvos para sempre mas tendo corpos ainda mortais, que se casam e
reproduzem, e que ainda podem pecar enquanto não forem ressuscitados (ou
transmutados) em corpos glorificados. Haverá também seus descendentes que
nascerão e que precisarão vir a ser convertidos e crer e ser definitivamente
salvos pelo sangue do Cristo. Enquanto não o forem, estes precisarão de
sacrifícios expiatórios, no sentido do VT e não do NT, isto é, que que são
sacrifícios que, em si mesmos, nunca salvaram nem salvarão ninguém (Hebreus
10:1-18), nunca "tiraram nem tirarão para longe" o pecado e sua
condenação, mas apenas os "cobrem" (escondem), temporariamente
aplacam a ira de Deus e apontam para o único sacrifício realmente salvador,
feito na cruz, e que definitivamente "tira para longe" o pecado e
sua condenação. |
Muito obrigado pelas perguntas, irmão MMMM, por usar seu tempo para me explicar
sua posição, que eu não conhecia, e pela boa educação e gentileza cristã no
trato.
PERGUNTA DE MMMM:
Hélio, porventura você está querendo dizer que a King James Bible errou a
tradução?!?
Ezequiel 45:22
And upon that day shall the prince prepare for himself and for all the people of the
land a bullock for a sin offering.
RESPOSTA DE HÉLIO:
a) Segundo a Concordância de Strong http://bibliaparalela.com/hebrew/1157.htm,
a preposição H1157 "בְּעַד"
("baad", pronuncie "beh-ad") pode ser traduzida como "on
behalf of":
Strong's Concordance
baad: away from, behind, about, on behalf
of
Original Word: בְּעַד
Part of Speech: Preposition
Transliteration: baad
Phonetic Spelling: (beh-ad')
Short Definition: through
b) Igualmente, segundo Brown-Driver-Briggs em http://bibliaparalela.com/hebrew/1157.htm, a preposição H1157 "בְּעַד" ("baad", pronuncie "beh-ad") pode ser traduzida como "on behalf of":
preposition: away from, behind, about, on behalf of :
( Arabic , of time, after)
— absolute Songs 4:1,3; Songs 6:7, elsewhere construct בְּעַד,
with suffix בַּעֲדִי
Exodus 8:24 +, בַּעֲדֵנִי
Psalm 139:11; בַּעַדְךָ
Genesis 20:7 +; בַּעֲדוֺ
etc.; 1 plural בַּעֲדֵנוּ,
Amos 9:10 בַּעֲדֵינוּ;
בַּעַדְכֶם
1 Samuel 7:5 +; בַּעֲדָם
Leviticus 9:7
c) Continuando em Brown-Driver-Briggs, sobre a preposição H1157 "בְּעַד" ("baad", pronuncie "beh-ad"), note que, em Ez 45:22, é impossível o sentido literal ("passar (fisicamente) através de", ver Js 2:15), e é impossível o sentido idiomático ("fechar atrás de si como se faz com uma porta", ver Jz 9:51), portanto seguramente o sentido é o metafórico. Este sentido pode ser "on behalf of". E os autores indicam que somente este deve ser o sentido em Ez 45:22:
2) metaphore: on behalf of (ὑπέρ); very frequently after הִתְמַּלֵּל Genesis 20:7; Numbers 21:7; 1 Samuel 7:5; Psalm 72:15 +; also with other verbs of entreating Exodus 8:24; 1 Samuel 7:9, or consulting (דָּרַשׁ) Isaiah 8:19; 2 Kings 22:13; Jeremiah 21:2; with כִּמֶּר atone Exodus 32:30; Leviticus 9:7; Leviticus 11:6,11 +, עָשָׂה (= offer) Ezekiel 45:22: see also 2 Samuel 10:12; 2 Samuel 12:16; Isaiah 37:4; Jeremiah 7:16; Jeremiah 11:4; Ezekiel 22:30; Proverbs 20:16; Proverbs 27:13; Psalm 138:8; Job 2:4 עוֺר בְּעַד עוֺר (see עוֺר), Job 6:22. Almost = for the sake of, an account of Proverbs 6:26; Jeremiah 11:14 (but ᵐ5. ᵑ6 ᵑ9 ᵑ7 and many MSS. בְּעֵת רָעָתָם, compare Jeremiah 11:12; Jeremiah 15:11). Isaiah 32:14 hill and watch-tower הָיָה בְעַד מְעָרוֺת are come to be on behalf of (i.e. take the place of, serve as) caves for ever: but use is singular, and בְּעַד is probably only dittograph from מער in מערות (so Gr). — With מִן, ׳מִבַּעַד לְ (compare ׳מִמַּעַל לְ, ׳מִתַּחַת לְ): Songs 4:1,3; Songs 6:7 thine eyes are doves מִבַּעַד לְצַמָּתֵךְ from behind thy veil. compare on בַּעַד Grätz Monatsschrift, 1879, 49 ff.
d) Note, em vários dicionários, que eles
admitem para "on behalf of someone", entre outros sentidos, os de "como
um representante de", "em nome de":
-- Cambridge English Dictionary, https://dictionary.cambridge.org/dictionary/english/on-behalf-of-someone :
done for another person’s benefit or support, or because you are
representing the interests of that person [feito para benefício ou apoio de
outra pessoa, ou porque você representa os interesses dessa pessoa]:
[Exemplo:]
"I’d like to say, on behalf of the whole group, that we wish you well in
your new job." [Que pode ser traduzido "Gostaria de dizer, como
representante de todo o grupo, que desejamos o seu melhor no seu novo
trabalho." ou "..., em nome de todo o grupo, ..."]
-- http://www.dictionary.com/browse/on--behalf--of:
1. "a representative of or a proxy for" ["um representante de,
ou um procurador representante de"]: "On behalf of my
colleagues, I address you tonight." ["Como um representante dos
meus colegas, eu me dirijo a vocês esta noite"]
-- https://www.ldoceonline.com/dictionary/on-behalf-of-somebody
:
a) instead of someone, or as their representative [em lugar de alguém,
ou como seu representante]: "She asked the doctor to speak to her
parents on her behalf." ["Ela pediu ao médico para, em lugar dela,
ele falar aos pais dela", ou "... para, como representante dela,
ele ..."]
e) Minha tradução não colide contra a KJB, mas somente contra um
entendimento ("a fim de", ficando implícito que é a fim de
salvar-se da perdição e da justa ira de Deus, o que é contrário à Bíblia)
que muitos dão a uma palavra ("for") da KJB, entendimento que, aqui,
não é o melhor:
Ez 45:22 22) And upon that day shall the prince prepare
for himself and for all the people of the land a bullock [for] a sin offering.
Ora, irmão, "for", em inglês, é uma das palavras que eu acho
mais difíceis de ensinar, pois talvez tenha 10 a 20 significados às vezes
brutalmente conflitantes, e somente uma perspicaz observação do contexto nos
faz entender qual significado é o correto. Por exemplo, se você vir um cartaz
dizendo "Lampião wanted for robbery," então "for" pode
significar que Lampião é procurado PARA QUE possa vir a cometer um assalto (no
futuro), ou pode significar que ele é procurado EM CONSEQUÊNCIA DE ter cometido
um assalto (no passado). Somente o bom-senso casado com o contexto é quem nos
dão a certeza de que apenas o último sentido é que é o correto. (Adaptado do
Online Bible Greek Lexicon.)
Em Ez 45:22, se você tomar para "for", da KJB, o sentido "a fim
de" (ficando implícito que é a fim de salvar-se da perdição e da justa ira
de Deus, o que é contrário à Bíblia), isto leva a uma tal tempestade que lhe
forçará a desnecessariamente sair do literalismo- normal e a extremamente
alegorizar os 260 versículos dos 9 capítulos de Ez 40-48!
Por outro lado, há um sentido simples para "for" que nos permite
continuar a ser literalistas- normais (e eu digo um apropriado Aleluia!).
Vejamos 2 dicionários:
-- https://www.merriam-webster.com/dictionary/for
(item 5.b.1.) ["for" pode significar] "on behalf of " [que
pode significar "como um representante de"] representing
[representando]. [Exemplos:] "he speaks for the court" ["ele
fala como representante de todo o tribunal de juízes"] [ou
"ele fala representando todo ..."]
-- https://www.oxfordlearnersdictionaries.com/us/definition/english/for_1?q=for
, item 4: "as a representative of" ["como representante
de"]. Exemplo: "I am speaking for everyone in this department.
["Eu estou falando como representante de todos deste
departamento."]
PERGUNTA DE MMMM:
Hélio, veja Ez 46:16:
Assim
diz o Senhor DEUS: Quando o príncipe der um presente a algum de seus filhos,
[é]
sua herança, pertencerá a seus filhos; [será]
possessão deles por herança.
Que história é essa de Davi ter filhos no Milênio?
São filhos antigos ressuscitados (portanto com a mesma contradição de pecarem
de novo)? Ou são filhos novos (com a contradição ao ensino de Jesus que na
ressurreição não casam e não se dão em casamento)?
Tu nem mesmo podes inventar um sentido simbólico e atribuir 'filhos de Davi' ao
povo de Israel, já que o verso 18 faz distinção entre ele e o povo em geral ...
18 E o
príncipe não tomará nada da herança do povo por opressão, defraudando-os da sua
possessão; da sua própria possessão deixará herança a seus filhos, para que o
Meu povo não seja disperso, cada homem para fora da sua possessão.
RESPOSTA DE HÉLIO:
Ah, estimado irmão, você bem sabe, como todo mundo, que qualquer
dicionário diz que H1121 ("ben", "filho") pode ser usado
para netos, bisnetos, descendentes em geral, até mesmo para a nação como um
todo. Portanto, não há problema nenhum para, no Milênio, o príncipe ser Davi
literalmente (ressuscitado em corpo glorificado, incapaz de pecar), e para ele
escolher e dar uma herança de terras e propriedades a alguns de seus
descendentes, a saber, a alguns dos israelitas convertidos durante a 70a Semana
de Daniel, que sobreviveram a ela, e que foram recebidos para dentro do Reino
Milenar, com corpos salvos mas ainda não glorificados, e que podem casar e se
reproduzir, e que são da tribo de Judá e descendentes de Davi.
PERGUNTA DE MMMM:
Hélio, creio que minha interpretação de Ez 40-48 como instruções de Deus para o
povo seguir no retorno da Babilônia é mais literal que a sua.
Pois o príncipe visado em Ez 40-48 seria aqueleS que governasseM Israel no
período pós-exílio, tais como Zorobabel, Neemias e os que o seguiram.
Você interpreta literalmente essa parte do texto, que diz a sua finalidade?
10 Tu, pois,
ó filho do homem, mostra à casa de Israel esta casa, para que se envergonhe das
suas maldades, e meça o modelo.
11 E, envergonhando-se eles de tudo quanto fizeram, faze-lhes saber a forma
desta casa, e a sua figura, e as suas saídas, e as suas entradas, e todas as
suas formas, e todos os seus estatutos, todas as suas formas, e todas as suas
leis; e escreve isto aos seus olhos, para que guardem toda a sua forma, e todos
os seus estatutos, e OS CUMPRAM. Ezequiel 43:10,11
A vergonha que os ouvintes de Ezequiel sentiriam seria do seu procedimento na
ordem pré-exílica, sim ou não?
O sentido literal é que passassem a cumprir as instruções assim que voltassem
da Babilônia, sim ou não?
RESPOSTA DE HÉLIO:
Quanto a Ez 43:10-11, note que todo o início do capítulo é uma visão e
infalível profecia referente a um futuro, e note que nada disso foi cumprido
até hoje, portanto tudo ainda o será, literalmente:
1 Então me levou à porta, à porta que olha
em direção ao oriente.
2 E eis que a glória do Deus de Israel vinha do caminho do oriente; e a Sua voz [era] como a voz de muitas águas, e a terra resplandeceu sob a Sua glória.
3 E o aspecto da visão que vi [era] como o da visão que eu vira quando vim para destruir a cidade; e [eram] as visões como a visão que vi junto ao rio Quebar; e caí sobre o meu rosto.
4 E a glória do SENHOR entrou na casa [pelo] caminho da porta, cuja face [olha] em direção ao lado do oriente.
5 E levantou-me o Espírito, e me levou ao átrio interior; e eis que a glória do SENHOR encheu a casa.
6 E ouvi alguém que falava comigo de dentro da casa, e um Homem se pôs em pé junto de mim.
7 E disse-me: "Filho do homem, [este é] o lugar do Meu trono, e o lugar das plantas dos Meus pés, onde habitarei no meio dos filhos de Israel para sempre; e [os] da casa de Israel não contaminarão mais o Meu nome santo, [nem] eles nem os seus reis, por meio de suas prostituições e por meio dos cadáveres dos seus reis, nos seus lugares altos [de idolatria],
8 Pondo o seu limiar ao pé do Meu limiar, e o seu umbral junto ao Meu umbral, e havendo uma parede entre Mim e eles; e contaminaram o Meu santo nome com as suas abominações que cometiam; [por isso Eu] os consumi na Minha ira.
9 Agora lancem eles para longe de Mim a sua prostituição, e os cadáveres dos seus reis, e habitarei no meio deles para sempre.
Portanto, os versos imediatamente seguintes (10 e 11) referem-se a este futuro
distante (o Reino Milenar) quando, com toda certeza, todas as palavras aqui profetizadas
terão pleno cumprimento rigorosamente literal.
Ez 43:10-11: à casa (família, nação de Israel) será mostrada o modelo do
Templo, para que o meçam e o construam exatamente segundo suas medidas, formas
e materiais, depois da nação ter se arrependido de sua iniquidade e descrença,
e se convertido.
O Templo que foi construído pelo remanescente que retornou do exílio não
correspondeu, nem de longe, ao descrito por Ezequiel. "há mais marcas de contraste
do que marcas de semelhança entre o Templo aqui descrito [em Ez 40-48] e aquele
[construído na volta do exílio]." (Gray, J.M., Christian Worker's
Commentary, p. 272). Na visão de Ezequiel, a glória do Senhor retornaria ao
Templo e ali faria Sua morada, mas em contraste, a nuvem de glória jamais veio
ao templo pós-exílio.
Você defende que Ez 40-48 dão detalhado modelo, são como se fossem uma
detalhada planta baixa (como de arquitetos e engenheiros) do Templo e são uma
detalhada especificação de como seriam as cerimônias de adoração nele
prestadas? Defende que Ez 40-48 dão um modelo e especificação planejados para
ser um padrão que os judeus que retornavam deveriam fiel e rigorosamente
seguir? Defende que Ez 40-48 são uma profecia que efetivamente seria seguida e
cumprida ao pé da letra na volta do exílio? Ora, nenhum dos livros pós-exílio
do Antigo Testamento diz palavra confirmando isso. Certamente, se a visão de
Ezequiel tivesse sido planejada como modelo, esperaríamos encontrar muitas
referências a isso em Esdras, Neemias ou Ageu, mas não encontramos nem mesmo
uma letra nesse sentido.
Ou, porventura, você defende que Ez 40-48 descrevem o Templo como ele deveria
ter sido construído, mas, por causa da desobediência / incredulidade/ pobreza
do povo, a profecia falhou vergonhosamente e tal Templo ficou muitíssimo menos
glorioso???? Fuja de defender isso, meu irmão, fuja mesmo, pois se baseia em um
fundamento naturalista sem o devido reconhecimento das características
sobrenaturais, divinas, verbalmente e infalivelmente inspiradas por Deus,
nesses 9 capítulos, e isso seria um insulto ao caráter da Palavra divina.
Poderia ser para seu proveito ler, por exemplo, The Interpretation Of
Ezekiel 40-48, (curto e direto ao ponto) em http://www.angelfire.com/tx5/jeansptx/ezek4048.htm
, que examina 7 interpretações desses 9 capítulos e demonstra que todas elas,
exceto a estrita, rigorosa visão literal- normal, têm problemas que lhes lançam
uma pesada sombra de dúvida, enquanto as objeções levantadas à interpretação
literal podem ser respondidas. Ao final, à pergunta: "Quão literais
deveríamos ser quanto nossa interpretação de Ezequiel 40-48?", ele
responde: "muito literais!"
Hélio de Menezes Silva, julho.2018.
[1] Ez 4:22 "o príncipe proverá ... um novilho como sacrifício pelo pecado": Os poucos remanescentes dos judeus ("meus pequenos irmãos") e prosélitos gentios ("ovelhas") de Mt 25, ambos convertidos durante a 70ª Semana de Daniel e que a ela sobreviverão, serão dados entrada no Reino Milenar, estando salvos para sempre mas tendo corpos ainda mortais, que se casam e reproduzem, e que ainda podem pecar enquanto não forem ressuscitados (ou transmutados) em corpos glorificados. Haverá também seus descendentes que nascerão e que precisarão vir a ser convertidos e crer e ser definitivamente salvos pelo sangue do Cristo. Enquanto não o forem, estes precisarão de sacrifícios expiatórios, no sentido do VT e não do NT, isto é, que que são sacrifícios que, em si mesmos, nunca salvaram nem salvarão ninguém (Hebreus 10:1-18), nunca "tiraram nem tirarão para longe" o pecado e sua condenação, mas apenas os "cobrem" (escondem), temporariamente aplacam a ira de Deus e apontam para o único sacrifício realmente salvador, feito na cruz, e que definitivamente "tira para longe" o pecado e sua condenação.
[2] Ez 4:22 "o príncipe proverá ... um novilho como
sacrifício pelo pecado": Os poucos remanescentes dos judeus (=
"Meus irmãos, o menor", Mt 25:40) e dos prosélitos gentios (=
"ovelhas", Mt 25:33ss), ambos convertidos durante a 70ª Semana de
Daniel e que a ela sobreviverão, serão dados entrada no Reino Milenar, estando
salvos para sempre, mas tendo corpos ainda mortais, que se casam e reproduzem,
e que ainda podem pecar enquanto não vierem a ser ressuscitados (ou
transmutados) em corpos glorificados.
Haverá também seus descendentes que nascerão e que precisarão vir a ser
convertidos, crer e ser definitivamente salvos pelo sangue do Cristo. Enquanto
não o forem, estes precisarão de sacrifícios expiatórios, no sentido do VT e
não do NT, i.é, sentido de que são sacrifícios que, em si mesmos, nunca
salvaram nem salvarão ninguém (He 10:1-18), nunca "tiraram nem tirarão
para longe" o pecado e sua condenação, mas apenas os "cobrem"
(escondem), temporariamente aplacam a ira de Deus, e apontam para o único
sacrifício realmente salvador, feito na cruz, e que definitivamente "tira
para longe" o pecado e sua condenação.
Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.