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(Nem
todos eles, mas alguns deles. Talvez já a maioria deles?)
Baixei e recomendo que todos baixem e leiam o e-book gratuito Biblical
Separatism and its Collapse (“O Separatismo Ordenado pela Bíblia, e seu
Abandono”), de David Cloud, em http://www.wayoflife.org/free_ebooks/downloads/Biblical_Seperatism_Collapse.pdf.,
com 215 páginas.
Comecei a ler o livro, cheguei à página 20, estendi-me até à 27, e meu coração
começou de novo a se apertar por ver antigas fortalezas do separatismo (ordenado
por Deus na Sua Palavra) o abandonando, em particular dois grupos do
fundamentalismo que tiveram muita influência no meu aprendizado como novo
crente, na década de 70, pois representavam o melhor do fundamentalismo batista
que conheci no Nordeste do Brasil.
Leia alguns trechos que selecionei e traduzi, lembre de onde caímos, e chore:
General Association of Regular Baptist Churches (GARBC)
(Associação Geral das Igrejas Batistas Regulares)
A Associação Geral das Igrejas Batistas Regulares era firmemente separatista
quando fui salvo em 1973. A primeira igreja de que fui membro foi pastoreada
pelo reitor de uma das suas faculdades. Eles eram muito conservadores e
separatistas. Eles tinham altos padrões de separação do mundo, com uma ênfase
bíblica sobre a santidade genuína e seguir os princípios bíblicos ao invés de
mera conformidade externa. Eles guerreavam sem tréguas, contra o Neo Evangelicalismo.
Alguns dos escritos GARBC na separação, como “A Limited
Fellowship or a Limited Message” ("Uma Comunhão
Limitada ou uma Mensagem Limitada") por David Nettleton, me ajudou muito
como um jovem cristão. Na década de 1990, porém, a GARBC estava bem avançada no
caminho do neo-evangelicalismo. Muitos pregadores da GARBC, como Bill Rudd e
Strattan Eric da Calvary Baptist Church,
Muskegon, Michigan, participaram entusiasticamente do movimento Promise Keepers
radicalmente ecumênico [cheio de católicos e mórmons, tons machistas], onde eles
se punham em jugo desigual com os sacerdotes católicos. Rudd foi presidente do
Conselho dos Dezoito, o comitê de liderança da GARBC. O Cornerstone
College, seminário- faculdade aprovada pela GARBC, estava
em parceria com organizações neo evangélicas e carismáticas na década de 1990,
através de sua Mission Network News.
Estas organizações incluiam Aliança Batista Mundial, Christian Broadcasting
Network de Pat Robertson, Evangelismo Explosivo, o Projeto Filme de Jesus, a Associação
Evangelística Luis Palau, Lutheran Bible Translators,
e Youth
for Christ International (Mocidade para Cristo
Internacional), que trabalhou muito tempo com os católicos romanos. Richard
Christen, que foi eleito presidente da GARBC em 1996, disse que "em vez de
um muro ao redor da GARBC, vamos construir uma cerca de piquetes." [Nota
de Hélio: cerquinha simbólica, baixinha, de pequenas estacas espaçadas, como se
coloca nos jardins, lobos de 4 e de 2 patas facilmente as derrubam ou pulam por
cima; serpentes e dardos entram por entre as estacas http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcS8jmK3FwE7IKxZFozqifzd9GWJ7YbSY9tBERa6ZvWO2hhJM1x2Fw
]. [Desde então,] as brechas da cerca de piquetes da abordagem da GARBC para o
separatismo têm crescido cada vez mais.
...
[ver “Associação Geral de Igrejas Batistas Regulares (GARBC) - De Separação
para Inclusivismo” http://solascriptura-tt.org/SeparacaoEclesiastFundament/GARBC-DeSeparatPInclusiv-BDiscMin.htm
]
...
Em 1993, aquando da elaboração de uma resolução sobre o inferno, o Conselho dos
Dezoito da Associação Geral de Igrejas Batistas Regulares (GARBC) recusou-se a
indicar, na sua resolução sobre o inferno, que este tem "fogo
literal." “Dr. Argila Nuttall estava presente como testemunha. Em seu relatório
por escrito, ele mencionou que, quando um homem sugeriu 'fogo literal' ser
inserido na resolução GARBC sobre o inferno, um membro do Conselho dos Dezoito disse
que não poderia fazer isso porque muitos dos pastores e pessoas da comunhão GARBC
não acreditavam que há 'fogo literal' no inferno.” (
D.A. Waite, Four Reasons for Defending the King James Bible, 1993, pp.
20, 21).
ASSOCIATION
OF BAPTISTS FOR WORLD EVANGELISM (ABWE)
(ASSOCIAÇÃO DOS BATISTAS PARA EVANGELISMO MUNDIAL) [Metade dos missionários
batistas regulares são da ABWE, outra metade da BMM (Baptist Mid Missions)]
A ABWE moveu-se na direção Neo Evangélica na década de 1980. Dr. Ralph Colas e
Dr. Ernest Pickering demitiram-se do conselho de ABWE no final da década de 80
por causa da transigência delan [ao contrário de separatismo ordenado pela
Bíblia]. O bem conhecido trabalho da ABWE em Bangladesh, liderado pelo médico
Viggo Olson, abandonou o separatismo [ordenado por Deus] em favor de pragmatismo
e popularidade, e cedeu terreno e pôs em risco a verdade em favor de se juntar
com organizações como a Wheaton College e da destroçadamente apóstata United
Bible Societies. Na década de 1990 Charles Ware, proeminente membro do conselho
da ABWE, falou em uma conferência ecumênica em Indianapolis com homens
representando os Promise Keepers e Campus Crusade. William Commons, Diretor de
Alistamento da ABWE, elogiou [o livro] “Choices for Tomorrow’s Mission”,
de David Hesselgrave, da Trinity Evangelical Divinity School. Este livro
subscreve o estilo de evangelismo ecumênico de Billy Graham.
Baptist Bible Fellowship International (BBFI)
(Comunhão
Batista Bíblica Internacional)
A Comunhão Batista Bíblica Internacional (BBFI) capitulou à filosofia
neo-evangélica na década de 1990, e os homens com convicções separatistas deixaram
a comunhão. A primeira vez que eu tomei conhecimento da rejeição de separatismo
por parte dos homens BBFI foi quando escrevi relatórios advertindo sobre o
ecumenismo dos Promise Keepers e recebi grosseiras e contundentes repreensões de
alguns pregadores da BBFI e de alunos de seus seminários.
Veja um super elogio aos Promise Keepers:
[imagem que não consegui copiar]
...
Foi escrito por Billy Hamm, líder da BBFI, e pubicado em jornal. A elogio
estava colado na parede pelo tempo que a conferência anual de 2002 da BBFI foi
realizada na Igreja Batista Bethlehem em Fairfax, Virginia. A música era
liderada por uma "equipe de adoração" contemporânea composto por
quatro mulheres. Por volta dessa época a Igreja Batista Bethlehem retirou do
seu estatuto a cláusula da posição "King James Only", e a New Living
Translation e outras versões corruptas são agora utilizadas a partir do
púlpito. O pastor enviou uma carta aos membros, dizendo: "Com respeito a
vestimenta e modéstia, não obrigamos NENHUMA REGRA aos nossos membros. ...
Questões de vestuário realmente não são de nenhum interesse para nós." A Noite
do Skate, da igreja, foi patrocinada por empresas seculares fabricantes e
vendedoras de skates, e anunciou que seria caracterizada por "throbbing Christian
rock" (“Rock cristão violentamente pulsante”). O pastor de jovens da
igreja, em 2002, usava brincos e promoveu a banda de rock POD [Payable on Death”,
uma terrível blasfêmia disfarçada de brincadeira. Não se brinca com as coisas
de Deus]. Em 2003, a BBFI nas Filipinas convidou o presidente do país, um
católico romano, para falar em uma conferência de evangelismo. Esta é a nova BBFI
não-separatista.
Hélio, dez.2012.
PS: http://solascriptura-tt.org/SeparacaoEclesiastFundament/MensagemLimitadaOuComunhaoLimitada-DNettleton.htm
("Uma
Comunhão Limitada ou uma Mensagem Limitada") por David Nettleton.
Tem a pérola:
O crente não tem liberdade sob Deus para separar e classificar as Escrituras em essenciais e não essenciais! O nosso dever é o de declarar todo o conselho de Deus, e obedecê-lo onde quer que estejamos. |
Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.