[Foi o TC que omitiu ou o TR que acrescentou?!...]
Introdução:
Pretendo, antes que alguém apele a favor da erudição para descartar o abaixo exposto,
chamar a atenção para uma "prova científica", com dotações análogas aos argumentos pró texto crítico.
A teoria de Häeckel: "A ontologia recapitula a filogenia".
Esta teoria afirma que todos os embriões, de todos os animais, são idênticos e que cada qual passa,
durante o seu desenvolvimento, por todos os seus estágios de evolução anteriores.
Ele "provou" através de apresentação visual amplificada que o embrião humano apresenta,
ainda hoje, em seus primeiros estágios de desenvolvimento, guelras, sinal de que descende de peixes,
também.
Acontece, porém, que Häeckel foi desmascarado como falsificador deliberado destes dados já em 1957,
no entanto, até hoje se ensina, inclusive nas nossas faculdades de ciências biológicas,
e na maioria das escolas do mundo inteiro, as provas de Häeckel como fato!
Prova da veracidade da Teoria da Evolução.
Os manuscritos gregos da
Alexandria / minoritários, Textos Críticos TC, são, em geral, mais
curtos do que os manuscritos Bizantinos / majoritários, Texto Recebido TR.
Deus nos adverte através do apóstolo João:
18 "Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro;" 19 "E, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro." Ap. 22:18 -19
a) Ou o TC retirou 6000 palavras ou o TR adicionou 6000 palavras;
b) Ou o TC modificou 2000 palavras ou o TR o fez;
c) Ou o TC adicionou outras 2000 palavras ou o TR as subtraiu,
totalizando 7% das 140.000 palavras do texto do NT.
- Ou as novas versões, todas baseadas sobre o TC, retiraram (ou destruíram com
notas de rodapé e colchetes) 45 versículos completos.... ou as Bíblias baseadas
sobre o TR inseriram / construíram 45 versículos completos....
- Ou o TC deixou de dar ao nosso Salvador:
48 vezes o nome "Jesus",
40 vezes o nome "Cristo",
28 vezes o nome "Senhor",
3 vezes o nome "Cristo Jesus",
4 vezes o nome "Senhor Jesus Cristo",
5 vezes o nome "Filho do Homem",
3 vezes o nome "Filho de Deus",
20 vezes o nome outros títulos sagrados
ou o TR os adicionou.
Isto é tolerável dentro das advertências de Deus? Não tenho dúvidas quanto
à negativa da resposta. Se Deus fez uma advertência contra a corrupção de
sua Palavra [é porque] ele pressupôs que ela seria preservada.
A ameaça se refere contra “acrescentar alguma coisa” ou “tirar
quaisquer palavras” e a punição se refere a “Deus fará vir sobre ele
as pragas que estão escritas neste livro”, para o primeiro caso, e a “Deus
tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão
escritas neste livro”, para o segundo caso.
Esta advertência é dirigida unicamente a Cristãos. Os não Cristãos já estão
debaixo desta condenação por outros motivos.
Ambos, os que acrescentam bem como os que retiram da Palavra de Deus, são,
conforme a advertência divina, casos de perdição eterna! Uma dica do que pode
ser um pecado para a morte referido em I. Jo. 5:16b "... Há pecado para
morte, e por esse não digo que ore.
Imagine alguém que se diz redimido por Cristo mas envolvido na corrupção da
Palavra de Deus, consciente ou inadvertidamente. Ativo ou passivo, ele está
eternamente perdido, independente da sua profissão da salvação em Jesus Cristo!
Se Deus não poupou os deformadores de Sua Palavra no passado não poupará a
nós, pela mesma transgressão, hoje também.
Tamanho desvio entre o TC e o TR deixa claro que ou um acrescentou ou o outro
subtraiu alguma coisa ou palavras ou, por única outra alternativa, Deus não
foi capaz de preservar a sua palavra.
- Se Deus não foi capaz de preservar a Sua Palavra Ele também não é justo
em punir os corruptores de sua Palavra.
- Se não é justo punir os corruptores de Sua Palavra também não é justo punir
qualquer um por qualquer outra transgressão.
- Se não há mais ameaça de um juízo então não há porque pregar a salvação.
A discussão pára aqui. Caso contrário incorreremos em nos tornar meros religiosos
hipócritas, professores de “bons” costumes e convívio sociais, tais como qualquer
um de qualquer outra religião. Aliás, este transparece ser o objetivo de toda
esta questão.
Alguém poderia argumentar que não tem capacidade para analisar ou avaliar
o assunto. Que amenizante isto trás? Por acaso não morreram também os israelitas
“inocentes” por causa dos seus líderes rebeldes, transgressores da Lei,?
Os seguidores de um certo líder rebelde sempre, ou quase sempre, receberam
o mesmo castigo dos seus líderes.
Vide Coré em Números 16, Acã em Josué 7:1
Mas, mesmo assim, será que isto é uma desculpa justa? [Esta,] a de que alguém
não teria capacidade para esta avaliação?
Então voltamos a culpar a Deus pela sua injustiça de estabelecer o Seu juízo
sobre alguém por algo além de sua capacidade de entendimento.
Para uma questão tão relevante, sim, vital, não se aplicam apresentações de
bons motivos ou bons argumentos, mas apenas a Palavra de Deus.
Deus não quer bons motivos, Ele quer boas ações, atitudes, obediência incondicional.
A maioria das pessoas viraram reféns deste assunto por questões de “[depositar]
boa fé” (em homens), de comodidade, de moda, [de influenciar-se] pela força
da maioria, geralmente centralizando em honrar mais a homens do que a Deus;
[viraram reféns] por respeito a um seminário ou universidade, ou a um
líder ou pastor querido e simpático; [viraram reféns] por questão de
[admiração, apreço e lealdade] um professor intelectual e ou aparentemente
piedoso e humilde; [viraram reféns] por conta de [muito valorizarem
e procurarem ter] uma “postura equilibrada”; etc.
Vamos raciocinar um pouco sobre algumas questões bem simples e pôr à prova
a nossa capacidade de avaliar.
1. Os dois representantes principais do TC são o códice Sináiticus, também
chamado de Aleph, e o códice Vaticanus, também chamado de B. Os dois são mais
curtos do que o TR, como já dissemos.
- Vejamos, portanto, se, por serem mais curtos, subtraíram alguma coisa:
. Apocalipse não consta de B.- Já apenas pelo constante acima pode-se extrair que tanto Aleph como B, não somente subtraíram como também acrescentaram.
. Marcos 16:9 – 20 não consta de Aleph nem de B. Aleph “esticou”, aumentou as letras do texto antes deste trecho, para preencher o espaço vazio deixado por esta omissão. B simplesmente deixou o espaço em branco!
. Por outro lado, constam de Aleph e B: a Carta de Barnabé, Bel e o Dragão e, somente em Aleph, os Pastores de Hermas. Estes esboçam, entre outras questões, o Anticristo e seu reino, como [sendo] algo benéfico.
"Por boca de duas testemunhas, ou três testemunhas, será morto o que houver de morrer; por boca de uma só testemunha não morrerá." Dt 17:6.- No caso dos manuscritos, temos quatro testemunhas [basicamente consistentes] contra duas [testemunhas] contraditórias, isoladas.
"Seja ela boa, ou seja má, à voz do SENHOR nosso Deus, a quem te enviamos, obedeceremos, para que nos suceda bem, obedecendo à voz do SENHOR nosso Deus." (Jr 42:6)- A reação do povo:
1 ¶ E SUCEDEU que, acabando Jeremias de falar a todo o povo todas as palavras do SENHOR seu Deus, com as quais o SENHOR seu Deus lho havia enviado, para que lhes dissesse todas estas palavras, 2 Então falaram Azarias, filho de Hosaías, e Joanã, filho de Careá, e todos os homens soberbos, dizendo a Jeremias: Tu dizes mentiras; o SENHOR nosso Deus não te enviou a dizer: Não entreis no Egito, para ali habitar; (Jeremias 43:1-2)
Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.