Marcos 16:9-20 - Página 1303 do Vaticanus: Prova do Embuste que Dele Extirpou Marcos 16:9-20





I. De 1800 manuscritos em grego em que o capítulo 16 do Evangelho de Marcos sobreviveu à ação dos séculos de uso,

- 1796 manuscritos contêm todas as palavras de todos os 12 versos de Marcos 16:9-20;
- somente os 3 manuscritos Sinaiticus [Aleph], Vaticanus [B], e o 304 não contêm a passagem!;
(não contamos o 2386, mera cópia do Sinaiticus, feita muitos séculos depois).

mas Sinaiticus e Vaticanus são de longe os piores manuscritos do mundo, pois:

- incluem heresias ou enfraquecem doutrinas através dos livros apócrifos do VT, Bel e o Dragão, o Pastor de Hermas, a Epístola a Barnabé, etc.;
- incluem muitas e graves heresias ou enfraquecem doutrinas através das inúmeras omissões e modificações nos outros livros (os canônicos) da Bíblia (ver, por exemplo, "NVI ... Porque continuamos com as Bíblias Tradicionais. ... 1602 Ultrajes à Palavra de Deus", em http://solascriptura-tt.org/Bibliologia-Traducoes/NVI-PqContBibTrad-Completo.zip;
- são grosseiramente rasurados e reescritos por muitas mãos e caligrafias totalmente diferentes;
- são tremendamente discordantes um do outro;
- cada um até mesmo muito se contradiz a si mesmo;
- e foram totalmente rejeitados pela Igreja, ninguém os copiou ou lhes deu a mínima atenção, durante séculos, até virarem moda somente no século XX, a era dos crentes atenienses eternamente em busca de novidades, a era da igreja de Laodicéia!

Ademais, todas as palavras dos 12 versos da passagem de Marcos 16:9-20 estão em:

- TODOS os cerca de 2000 lecionários gregos sobreviventes;
- TODOS os cerca de 1000 MSS sírios exceto um;
- TODOS os cerca de 8000 MSS em latim exceto um;
- TODOS os MSS cópticos exceto um;
- TODAS [ou praticamente todas?] as versões antigas (a partir de cerca de 150 DC);
- Diatessaron;
- Taciano (bem antes de 199!), Irineu (202 DC!) e inúmeros "pais da Igreja".

Maiores detalhes no clássico, irrespondível livro "The Identity of The Greek New Testament" (Editora Vida: "Qual o Texto do Novo Testamento Grego?"), Wilbur Pickering, capítulo 7.2.8; apêndice F; apêndice H.2.

Decisivo: Deus não falhou ao preservar o texto em TODAS [ou praticamente todas?] as Bíblias dos salvos fiéis, de 1522 a 1881 = 359 anos!




II. Mesmo assim, os 2 manuscritos mais evidente e escandalosamente rasurados do mundo, Sinaiticus e Vaticanus, deixaram os maiores e mais clamorosos rastos do mundo de terem feito a maior farsa do mundo neste exato trecho, portanto seus testemunhos não contam, são de embusteiros!

Quanto à esmagadora evidência do embuste em Sinaiticus, veja http://solascriptura-tt.org/Bibliologia-PreservacaoTT/SinaiticusPag29Mark16-9-20-Helio.htm

Quanto à esmagadora evidência de embuste em Vaticanus, basta que o leitor
- Em primeiro lugar, relembre que (provavelmente para economizar o caríssimo material em que se escrevia), quando um livro terminava, o livro seguinte era escrito começando na coluna imediatamente seguinte, perdendo-se apenas uma fração de uma coluna. NENHUM outro manuscrito deixa uma coluna totalmente em branco entre um fim de um livro e o começo de outro (cheque quantos manuscritos puder encontrar, há milhares de microfilmes disponíveis, inclusive na Internet. (Nome de autor omitido a seu pedido) me disse que fez esta checagem no próprio Vaticanus [fac-símile, claro], entre cada final de livro e início do seguinte!)
- Em segundo, analisemos cuidadosamente a fotografia abaixo (todos nós já devemos saber que Roma não permite que ninguém veja/ fotografe/ filme/ analise bem o Vaticanus em si mesmo, havendo apenas, cá fora, um texto em fac-símile. Portanto, a fotografia não é do manuscrito Vaticanus propriamente dito, mas é uma transposição para grego impresso em type, exatamente na mesma posição em que aparece no manuscrito inacessível. O que importa é isto: o espaço em branco foi assinalado exatamente como aparece no Vaticanus, uma fotografia do manuscrito real não poderia ser mais fiel).




a) Ora, os códices eram livros e não rolos. Constituíam-se de folhonas de pele de boi ou antílope, cada uma delas sendo dobrada ao meio, em duas partes iguais, as quais eram assim encadernadas como livro.
b) A sem paralelo existência de coluna totalmente em branco entre o fim de Marcos e o início de Lucas, em Vaticanus, sendo esta coluna do tamanho suficiente para acomodar os 12 versos de 16:9-20, é evidência contundente de que houve uma grave gatunagem aqui: alguém veio ao Vaticanus inicial, retirou a folha dobrada que continha o trecho, reescreveu em outra folha física, e a inseriu no livro, sendo forçado a deixar a coluna em branco. Ou alguém simplesmente raspou fortemente os 12 versos (será por isto que Roma não deixa ninguém ver este manuscrito?...) 




III. Está provado o abjeto embuste, provado além de qualquer sombra de dúvidas dos honestos e sinceros.



Todas as fotografias me foram gentilmente enviadas por (Nome de autor omitido a seu pedido) . O site http://purl.org/BibleMSS tem fac-símile de todo o Vaticanus.

Hélio de Menezes Silva, Jul.2001.




(retorne a http://solascriptura-tt.org/Bibliologia-PreservacaoTT/
retorne a http://solascriptura-tt.org/)



Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.