Nenhuma igreja neotestamentária é organização onde os membros não se reúnem fisicamente, todos eles, a cada semana; nem é o seu prédio; nem é o Reino de Deus; nem é o Reino dos Céus; nem é o que os Briders ensinam; nem é o que a seita "A Assembleia Local" ensina; nem é continuação de Israel ou da Lei. E não comporta um seu membro também sê-lo de outra igreja.
Antes de tudo, relembremos a definição extraída dos dicionários de grego e das
páginas do Novo Testamento (compare, por exemplo, com At 2:37-47):
"Cada igreja (ekklesia) neotestamentária é um grupo
, um corpo local e organizado de pessoas que já foram salvas do
caminho do Inferno (isto é, o Espírito Santo já as "chamou para fora"
do mundo e do pecado, e elas biblicamente arrependeram-se, creram, foram
regeneradas, convertidas. He 12:23), depois pediram e foram submersas em água e
arroladas como membros daquela assembleia local. Os membros de cada igreja
se reúnem física e CORPORALmente, 1 OU MAIS VEZES POR SEMANA, num mesmo LOCAL
FÍSICO, para, TODOS eles, [física e espiritualmente] JUNTOS,
cultuarem a Deus com uma só doutrina e prática (perfeitamente definidas; e
unanimemente cridas e defendidas entre os seus membros; e absolutamente
neotestamentárias).".
Agora, comecemos este segundo capítulo deste livro eletrônico:
O QUE NENHUMA IGREJA É:
Em todos os 3 sentidos de igreja (cada assembleia local; a assembleia local
totalizada futura; e a igreja tomada como um instituição, conceito), ela não
é substituição / continuação / expansão das sinagogas; nem da Aliança com
Abraão em Gn 12 ("Teologia do Pacto"); nem começou com Adão em Gn 3.
Ver o capítulo "5. Início das assembleias locais".
Pensar que a igreja (em qualquer dos seus 3 sentidos) é a substituição /
continuação / expansão de Israel (ou seja, do Pacto com Abraão, Gn 12) [Nota1] ou a substituição / continuação / expansão do regime da
Lei (Ex 19:8 + 2:2-17), é erro gravíssimo, que nunca deve ser cometido, senão:
- aplicaremos a nós mesmos promessas e exigências do Velho Testamento que são
específicas aos judeus;
- aplicaremos as nossas promessas e bênçãos a Israel;
- faremos da Doutrina das Últimas Coisas um caos absurdo;
- poderemos resvalar para Judaísmo Cristão, Cristianismo Messiânico, legalismo,
Adventismo do 7o. Dia, Israelismo Britânico, Mormonismo, Teologia do Pacto,
etc.
Versos chaves mostrando que "ekklesia" difere de Israel:
Tiago, no Concílio de Jerusalém, diferenciou entre igreja e Israel / Lei:
"13 E, havendo-se eles calado, tomou Tiago a
palavra, dizendo: Homens irmãos, ouvi-me: 14 Simão relatou como primeiramente Deus
visitou os gentios, para tomar deles um povo para o seu nome. 15 E com isto
concordam as palavras dos profetas; como está escrito: 16 Depois disto
voltarei, E reedificarei o tabernáculo de Davi, que está caído, Levantá-lo-ei
das suas ruínas, E tornarei a edificá-lo. 17 Para que o restante dos homens
busque ao Senhor, E todos os gentios, sobre os quais o meu nome é invocado,
Diz o Senhor, que faz todas estas coisas, 18 Conhecidas são a Deus, desde o
princípio do mundo, todas as suas obras. 19 Por isso julgo que não se deve
perturbar aqueles, dentre os gentios, que se convertem a Deus. 20 Mas
escrever-lhes que se abstenham das contaminações dos ídolos, da prostituição,
do que é sufocado e do sangue. 21 Porque Moisés, desde os tempos antigos, tem
em cada cidade quem o pregue, e cada sábado é lido nas sinagogas."
(At 15:13-21)
"Nem se deita vinho novo em odres velhos; aliás rompem-se os odres, e entorna-se o vinho, e os odres estragam-se
(*); mas deita-se vinho novo em odres novos (**), e assim ambos se conservam."
(Mt 9:17) A lição é que o novo (a assembleia local) não deve ser misturado com
o velho. Israel (e a dispensação da Lei) e as assembleias locais (e a
dispensação da Graça) não podem ser misturados nem confundidos em sequer 1 só
milímetro.
(*) Não se pense que um odre novo agüentaria a pressão da fermentação: nenhum
odre, velho ou novo, o faria! O que é necessário é que aquilo que é novo não
seja contaminado pelo que é antigo: ao se abrir o odre velho, a crosta nele
depositada contamina-se em contato com o ar; e o novo e puro suco de uva, que
nele vier a ser colocado, fermentará, e o romperá.
(**) Sem resíduos velhos, contaminantes.
"18 Não te glories contra os ramos; e, se
contra eles te gloriares, não és tu que sustentas a raiz, mas a raiz a ti.
... 25 Porque não quero, irmãos, que ignoreis este mistério (para que não
presumais de vós mesmos): que o endurecimento veio em parte sobre Israel,
até! que a plenitude dos gentios haja entrado. 26 E assim todo o
Israel será salvo, como está escrito: De Sião virá o Libertador, e desviará
de Jacó as impiedades." (Rm 11:18, 25, 26). As assembleias locais não
substituíram nem são a continuação de Israel.
"Portai-vos de modo que não deis escândalo
(1) nem aos JUDEUS, (2) nem aos GREGOS, (3) nem à IGREJA de Deus."
(1Co 10:32). Note que "judeus ... gregos ... igreja ..." são três
coisas diferentes! Este é o verso chave, o verso mais claro, irrespondível e
incontornável: Israel, os gentios, e as igrejas locais, são as 3 partições
disjuntas da humanidade! Ninguém pertence a duas dessas partições, elas nada
têm em comum uma com outra, cada pessoa está em uma e somente uma delas.
"De maneira que a lei nos serviu de AIO, para
nos conduzir a Cristo, para que pela FÉ fôssemos justificados. Mas, depois
que veio a fé, já não estamos debaixo de AIO. Porque todos sois
FILHOS de Deus pela FÉ em Cristo Jesus." (Gl 3:24-26)
Outras referências: Rm 10:1 ("irmãos" é diferente de
"Israel"); Rm 11:1
- "IRMÃOS, o bom desejo do meu coração e a
oração a Deus por ISRAEL é para sua salvação." (Rm 10:1)
Notemos a distinção entre "irmãos" (os salvos da assembleia local que
havia dentro da cidade de Roma) e "Israel".
- "Digo, pois: Porventura rejeitou Deus o seu
povo (*) ? De modo nenhum; porque também eu sou israelita, da descendência
de Abraão, da tribo de Benjamim." (Rm 11:1) (* Israel). Deus não
rejeitou Israel, não a substituiu pelas assembleias locais. Cada uma das
promessas e características de Israel continua valendo literalmente, para a
Israel literal.
"Igreja" (ekklesia) nunca se refere a uma nação; ao passo que
"Israel" sempre o faz!
Resposta a possíveis objeções:
- Fp 3:3 não anula os versos acima, apenas deve ser visto no seu
contexto imediato de condenar os judaizantes, falsos cristãos que estavam
pressionando os verdadeiros a se circuncidarem e guardarem a lei cerimonial dos
judeus. Tudo o que Fp 3:3 ensina é que nós não precisamos de circuncisão
física, basta-nos a espiritual: "Porque a
circuncisão somos nós, que servimos a Deus em espírito, e nos gloriamos em
Jesus Cristo, e não confiamos na carne." (Fp 3:3). De modo
algum isto anula as promessas específicas a Israel e no-las transfere, compare
com Rm 11, todo o capítulo.
- Rm 9:6, etc., não provam que somos substituto ou contaminação ou
expansão de Israel, mas sim que nem todo aquele que é fisicamente israelita o é
espiritualmente. Há duas Israel, distintas: há a Israel física (cada israelita
físico no máximo herdou, durante sua vida física, as promessas das
bênçãos materiais ao seu corpo mortal, na terra de Israel), e há a Israel
espiritual (cada israelita espiritual [de antes da cruz e de depois do
arrebatamento dos salvos na dispensação das igrejas], durante o Milênio virá a
herdar toda a plenitude das bênçãos que lhe foram prometidas, tanto as
espirituais quanto as materiais): "Não que a
palavra de Deus haja faltado, porque nem todos os que são de Israel (*) são
israelitas (**);" (Rm 9:6) (* Israelitas físicos, só pela
descendência física) (** Israelitas físicos e espirituais, crendo de todo o
coração e obedecendo de todas as forças, em toda a sinceridade, portanto crendo
Cristo)
A igreja é composta por "NOVOs HOMENs":
"Na sua carne desfez a inimizade (*) isto é, a
lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos
dois (**) um NOVO! HOMEM, fazendo a paz," (Ef 2:15.
Também Cl 3:11) (*) Note que esta mortal inimizade era entre judeus e gentios.
(**) Note que esses dois são, de um lado os judeus, de outro lado os gentios.
Cada "igreja neotestamentária, local, de chamados para fora",
constitui uma nova classe formada por EX-gentios e EX-israelitas, agora
crentes. Antes da cruz, o mundo se dividia em 2 classes (judeus e
gentios); depois da cruz, se divide em 3 classes (judeus, gentios, e cristãos).
E não faz diferença se eu era judeu ou gentio antes de ser salvo: agora, sou
apenas cristão, sem nenhum laço com o passado. (Esses modismos que se auto
intitulam de "judaísmo cristão", "cristianismo judaico",
"judeus messiânicos", etc., são completas heresias antibíblicas dos
últimos dias).
Contraste "Ekklesia" vs. Israel-Lei:
Israelita individual, e Israel: |
Salvo individual; e assembleia local; e assembleia local totalizada futura; e assembleia local tomada como instituição, conceito: |
Tem promessas e provisões terrestres Ex 15:26; Dt 28 |
Tem promessas e provisões celestiais Ef 1:3; Cl 3:1-3 |
É semente física de Abraão Rm 9:7 |
É semente espiritual de Abraão Gl 3:7 |
Veio por nascimento físico |
Veio por nascimento espiritual |
Pertence a esta terra e ao sistema do mundo |
É cidadão do Céu, não da terra. Aqui é estrangeiro, peregrino e embaixador |
Forma uma só nação |
Pode ser de todas as nações |
Deus não é relatado como Pai de nenhum israelita individual |
Deus é relatado como Pai de cada crente neotestamentário Rm 8:15; 1Jo 3:1 |
Está sob o presente julgamento da ira de Deus Rm 10:21; 11:8 |
Está livre de todo presente julgamento da ira de Deus Cl 2:13-15 |
Foi o servo de Deus Is 41:8 |
É (cada crente é) filho de Deus Jo 1:12; 1Jo 3:1 |
É a esposa infiel Is 54:1-17; Jr 3:1,14,20; Ez 16:1-59; Os 2:1-23 |
É o corpo de o Cristo, que é o Noivo 1Co 12:27; Cl 1:24; Cl 1:18 |
Cristo lhe foi pedra de tropeço 1Co 1:23; 1Pd 2:8 |
Cristo lhe é o Fundamento, é a Pedra Principal de Esquina Ef 2:20-22; 1Pd 2:4-5 |
Jesus lhe é O Messias (O Cristo, O Ungido) e O Rei Jo 1:49 |
Cristo lhe é O Salvador, O Noivo, e A Cabeça Ef 5:23 |
O Espírito Santo rara e temporariamente veio sobre (visitou) uns pouquíssimos israelitas |
O Espírito, sem exceção e permanentemente, habita em cada crente neotestamentário 1Co 6:19 |
Tinha um só Templo físico, de pedras Ex 25:8 |
Cada igreja é um templo espiritual, cada crente é um templo feito com o seu coração espiritual Ef 2:21 |
Verso chave: "Portai-vos de modo que não deis escândalo: [1] nem aos JUDEUS, [2] nem aos GREGOS, nem [3] à IGREJA DE DEUS." (1Co 10:32). (Note as três classes disjuntas: judeus, gentios, igreja.) |
em corpo físico, pelo menos 1 vez por semana (mesmo que tenham uma só
doutrina e práticas, as de alguma "Igreja Semi Virtual / Eletrônica / à
Distância"), mas que substituem o culto tradicional por nada ou, no
máximo, por (isoladamente ou em grupinhos informais e variáveis, através do
país) meramente lerem revista ou assistem culto por TV via Satélite ou via
Fitas, ou via CD, DVD, Internet, etc.
Se isto fosse uma igreja, teríamos uma louca e inadmissível contradição de
termos, pois uma igreja neotestamentária é forçosamente um grupo de crentes com
unânimes convicções doutrinárias e práticas (rigorosamente de acordo com o Novo
Testamento, é claro) e que se reúnem física e corporalmente, 1 ou mais
vezes por semana, para adorar e servir a Deus.
Portanto, coisas semelhantes a: União dos Batistas Brasileiros tipo X;
Sociedade dos Presbiterianos Brasileiros tipo Y; Igreja Semi Virtual /
Eletrônica / à Distância Fulano de Tal; etc., etc., etc., não são
igreja, não a substituem, não devem rivalizar com ela, não
aparecem nem são recomendadas no Novo Testamento.
Mesmo sendo luterano, o historiador John L. Mosheim, ao escrever sobre as
mudanças do segundo século (adicionando mais erros aos já introduzidos no
primeiro, só a Bíblia seja nosso padrão para tudo!...) teve que honestamente
reconhecer: "Durante grande parte deste século todas as igrejas
continuavam a ser, como a princípio, independentes umas das outras, nem
eram ligadas por nenhum consórcio ou confederação ... Mas, com o passar do
tempo, tornou-se costume para todas as igrejas cristãs dentro da mesma
província unirem-se e formarem uma espécie de sociedade ou comunidade mais
ampla; e, à maneira das repúblicas confederadas, manterem suas convenções em
tempos determinados, e ali deliberarem pela vantagem comum de toda a
confederação.... Estes concílios -- dos quais não aparece nenhum vestígio antes
da metade deste século -- mudaram quase toda a forma da Igreja." (História
Eclesiástica, Vol. I, pág. 116). (grifo por Hélio)
mesmo que se reúnam física e corporalmente 1 ou
mais vezes por semana, para adorar e servir a Deus.
Portanto, coisas semelhantes a:
Gideões Pelotenses, Encontro Campineiro de Casais com Cristo, Atletas
Recifenses de Cristo, OANSE-Maceió, APEC-Curitiba, ABU-Florianópolis (Aliança
Bíblica Universitária), ABS-Campinas (Aliança Bíblica Secundarista), ABP-Manaus
(Aliança Bíblica de Profissionais), Intervarsity-Aracajú, ABEPEC-Belém, Promise
Keepers-Santos, Impact World- Fortaleza, Seminário Congregacional
Fundamentalista Nacional, Sociedade Bíblica e de Folhetos Nacional, etc., etc.,
etc.,
NÃO são igreja, não a substituem, e não devem rivalizar com
ela (pois não aparecem nem são recomendadas no Novo Testamento),
Essas organizações e muitas outras assemelhadas surgiram porque, em muitas
áreas, as assembleias locais não estão fazendo seus papeis!
Mas a única solução bíblica é a de as igrejas locais , elas mesmas,
fazerem plena e poderosamente todos os seus papéis (isto é, seus membros o
fazerem, dentro delas), no poder de Deus, usando a mensagem e os métodos
encontrados nas páginas do Novo Testamento:
- Uma assembleia local, sozinha e soberanamente, poderia ter uma pequena mas
pura escola de treinamento teológico prático para candidatos a pastores,
objetivando ser "a melhor, mesmo que sendo a menor do país" (e,
talvez, admitindo alunos de outras assembleias locais, desde que de fé e
prática absolutamente idênticas a si). Vemos apoio para isto em Paulo treinando
Timóteo, e na instrução de "E o que de mim,
entre muitas testemunhas, ouviste, confia-o a homens fiéis, que sejam idôneos
para também ensinarem os outros." (2Tm 2:2). No Velho
Testamento, vemos Elias treinando Eliseu, Eli treinando Samuel, etc.
Modernamente, vemos exemplos em centenas de igrejas batistas independentes, dos
USA.
- Outra assembleia local, sozinha e soberanamente, poderia realizar, por
exemplo, um encontro nacional bi-anual de anciãos- pastores de linha anabatista
fundamentalista bíblica independente etc.. Vemos apoio para isto na igreja de
Jerusalém recebendo Paulo e seus acompanhantes (na questão da circuncisão).
Modernamente, vemos exemplo na Igreja Batista de Hammond realizando sua anual
"Escola de Pastores". Etc.
- Outra assembleia local, sozinha e soberanamente, poderia imprimir e
distribuir a Bíblia da Reforma, traduzida literal e formalmente a partir do
Texto Tradicional. Vemos apoio para este ministério de imprensa, nas scriptoria
de cada igreja local dos primeiros séculos, onde os manuscritos eram
cuidadosamente copiados a mão. Modernamente, vemos exemplo no Missionário
Robert R. Breaker III (da Bible Baptist Church de Pensacola, Florida)
imprimindo o Novo Testamendo da Valera 1602 TR. Etc..
- Etc.
- Cada assembleia local, sozinha e soberanamente, deveria ter todos os outros
tipos de ministérios: para casais, para rapazes, para moças; etc. Vemos apoio
para isto em cada assembleia local mencionada no Novo Testamento.
A maioria dos livros de Teologia Sistemática,
mesmo clamando ser de linha batista fundamentalista e mesmo pondo maior ênfase
nas assembleias locais, admite que sempre houve e há (atualmente, e aqui na
terra!) uma tal de "igreja universal", difusa, permeando todas as
denominações e países e diferençazinhas. Escrevem coisas lindas, que poderíamos
tentar resumir como "Vejam, na realidade há um só oceano abrangendo
todo o planeta, e há um só e maravilhoso fundo de oceano, mesmo que nem todos o
percebam e vejam como ele é glorioso. Este fundo de oceano aqui se ergue
formando uma ilha isolada, ali se ergue formando um pequeno arquipélago, acolá
se ergue formando um grande continente, etc. Os habitantes de cada um desses
locais talvez não percebam, mas estão todos sobre um mesmo e majestoso lençol
de terra que é único e universal. Aleluia, semelhantemente é com a igreja: há
dezenas de denominações, há milhões de assembleias locais, há bilhões de
crentes, mas, aleluia, todos formamos uma só igreja universal, o conjunto de
todos os crentes sobre a terra, por sua vez parte da conjunto de todos os crentes
quer sobre a terra quer já no céu." Isto leva muitas pessoas a
dizerem: "Minha igreja mesmo é a 'igreja universal, difusa e invisível
aqui na terra', ela é a única que me interessa, eu não preciso ser membro nem
ser fiel a nenhuma assembleia local, eu freqüento a todas elas sem me amarrar a
nenhuma. Abaixo as separações, abaixo as diferenças doutrinárias, sejamos uma
só religião, sejamos 'A Igreja'."
Este pensar, embora prevalente, é ERRO. É erro porque, como inevitável
conseqüência da definição e uso neotestamentário (rever definição no início
deste capítulo), uma "ekklesia":
. Não é o ecumenismo Romanista, nem o ecumenismo
carismático-pentecostal.
. Não é abstração generalizante e abrangente tal como "A
Igreja", "A Igreja dos 1os. Séculos", "OS
Cristãos, no mundo", "A Igreja Presbiteriana, na América
Latina", "OS Batistas paraibanos, de todos os grupos",
etc.
Quanto a todos estes sentidos acima:
- O Novo Testamento não tem sequer a sombra de 1 átomo de insinuação de suporte
a nenhum deles! Este fato já é mais que suficiente para decidir e encerrar toda
a questão!
- Eles são herança de tradição humana, a pior delas, isto é, a Romanista!...
Sem a menor sombra de dúvida! Não podemos ser mais enfáticos sobre isto.
- São loucas e absurdas contradições de palavras, é dizermos que algo
"universal-difuso e que hoje não pode se reunir fisicamente em assembleia
1 ou mais vezes por semana", é uma "igreja neotestamentária, portanto
se reúne fisicamente 1 ou mais vezes por semana, com uma só doutrina e
prática"! É uma contradição ao nível de dizermos "a doçura do
sal", "a presença do ausente", "os usualmente reunidos, mas
que nunca se reúnem", etc!
- Ver o capítulo "3. - Os 3 Sentidos de Igreja", principalmente a
letra "a. - Uma Assembleia Local". Ver também o capítulo "13. -
Governo".
Ninguém pode encontrar, no Novo Testamento, sequer a sombra de 1 átomo de
insinuação de suporte a nenhum de tais organismos [Nota2]; ora, nós não somos mais
sábios que Deus (sempre que tentamos ou pensamos sê-lo, terminamos sofrendo
terríveis perdas!); portanto, estes fatos já são mais que suficientes para
decidir e encerrar toda a questão!...
Não adianta estar escrito no papel e ser dito pelos lábios que estas
organizações (ausentes do Novo Testamento) são meros escravos a serviço da
igreja local, que existem somente para fortalecer cooperação missionária,
educacional, etc: Embora pareçam ter grandes vantagens, a prática e história
dessas entidades mostram tão enormes perigos e prejuízos que completamente
ofuscam quaisquer alegações de possíveis vantagens! (e, afinal das contas,
somos nós mais sábios do que Deus?)
Desde Gn 2:24 ("deixará o homem seu pai e..."),
parece que o plano de Deus não é ajuntamento demais entre famílias, mesmo com
aquela onde nascemos; desde Babel, parece que ajuntamento demais só tem dado
confusão; semelhantemente, desde a dispersão da igreja de Jerusalém, parece que
o plano de Deus também não é nenhum "ajuntamento" entre assembleias
locais!... Cada uma seja cordial para com as outras de mesmas doutrinas e
práticas básicas e bíblicas, mas cada uma seja separada, independente, livre,
soberana em tudo, todos os dias e em todos os assuntos, inclusive se, como,
quando, quanto, quem, ajudar em caso de qual urgente e inesperada
necessidade.
Em resumo, o plano de Deus (perfeito, incapaz de ser melhorado) é a igreja local,
não é nenhuma organização denominacional, nem nada "a/ anti/ inter/ intra/
supra/ pró/ ajudadora/ para/ meta" assembleia local.
Repitamos: A assembleia local não deve acolher no seu universo nada que seja
"a / anti / inter / intra / supra / pró / ajudadora / para / meta"
assembleia local.
Mais uma vez: Uma assembleia local não deve ter nada a ver com qualquer coisa
"maior / atrás / acima / abaixo / ao lado / além" dela.
Em matéria de Eclesiologia, sejamos "SÓ A IGREJA LOCAL!"
(Pessoalmente, nós somos batistas (adjetivo, iniciais minúsculas, basicamente
significando todas as características que descrevemos neste livro eletrônico),
mas não somos Batistas (nome próprio, iniciais maiúsculas, basicamente
significando direta ou indireta identificação com alguma organização batista
nacional); somos batistas regulares, mas não Batistas Regulares. Sim, somos
membros da Igreja Batista Regular (no sentido de ser conservadora,
ortodoxa, fundamentalista, histórica, e não ser liberal, nem modernista) Emanuel,
que consideramos ser local e independente, e que se reúne na Rua Irani Almeida
de Menezes, sem número, Conjunto Funcionários II, João Pessoa; mas,
pessoalmente, de modo nenhum nos consideramos subalternos à Associação
de Igrejas Batistas Regulares do Estado da Paraíba, nem à Nacional, nem a
qualquer organização religiosa. Agradeço a Deus que esta igreja e seu pastor,
pelo menos até hoje, sequer se afiliaram a nenhuma organização religiosa.
Agradeço a Deus por me ter trazido a uma igreja e um pastor que já tinham essa
posição.)
Vivam as iniciais minúsculas, de meros adjetivos descreventes, não as
Maiúsculas, de nomes próprios!
Que o mundo nos chame e nós aceitemos ser chamados de "fanáticos
discípulos e imitadores de Cristo e Paulo", de "radicalmente literais
crentes na Bíblia do Texto Tradicional", de "bereanos radicais",
de "continuação dos Valdenses e anabatistas e batistas originais,
ferventes, radicais, bíblicos, fundamentalistas, independentes, soberanos,
separatistas quanto pecado pessoal e erro eclesiástico, etc. ...", onde
todas estas palavras são adjetivos (portanto têm iniciais minúsculas),
não são substantivos próprios (que teriam iniciais maiúsculas, personalidade
jurídica, inscrição nos órgãos governamentais, etc.). Sejamos sempre
independentes, não afiliados, e totalmente livres para escolher, a cada dia,
com quem poderemos ter comunhão. Nunca nos amarremos como servos de nenhuma
Denominação, Confissão, Convenção, Associação, União, Comunhão, etc. (todas com
letras maiúsculas).
Nenhuma assembleia local, no Novo testamento, comportou um seu componente
também o ser de outra qualquer organização religiosa
- com (1) nome e (2) com fé & prática
diferentes;
- nem mesmo com absolutamente iguais: (3) nome +
fé & prática + fundador.
O Reino de Deus é aquela esfera ou terreno em que
Deus é recebido como Rei e a sua vontade é obedecida. Inclui os santos anjos, e
os homens redimidos em todas as dispensações.
Os verdadeiros salvos entre os membros das assembleias locais comporão a
assembleia local totalizada futura, a qual será o conjunto de todos os homens
redimidos na atual dispensação.
Portanto, a assembleia local totalizada futura será uma das partes do
Reino de Deus, e este inclui, também, aqueles homens e mulheres que foram
salvos nas outras dispensações (Inocência, Consciência, Governo Humano,
Promessa, Reino), bem como os que foram salvos nas transições entre tais
dispensações (salvos durante a 70a. Semana de Daniel, etc.). O Reino de Deus
também inclui os santos anjos de Deus.
A expressão Reino dos Céus [Nota4], tomada no sentido completo
e futuro, se refere ao tempo (o Milênio seguido da eternidade futura) em que
Cristo, literal e corporalmente, será o único e soberano e indisputado e
glorioso rei sobre Israel e sobre todas as nações e todos os homens, aqui na
terra. Comparemos com Dn 4:25,32,34:
"25 Serás tirado dentre os homens, e a tua morada
será com os animais do campo, e te farão comer erva como os bois, e serás
molhado do orvalho do céu; e passar-se-ão sete tempos por cima de ti; até
que conheças que O ALTÍSSIMO TEM DOMÍNIO SOBRE O REINO DOS HOMENS, E O DÁ A
QUEM QUER. 32 E serás tirado dentre os homens, e a tua morada será com os
animais do campo; far-te-ão comer erva como os bois, e passar-se-ão sete
tempos sobre ti, até que conheças que O ALTÍSSIMO DOMINA SOBRE O REINO DOS
HOMENS, E O DÁ A QUEM QUER. 34 Mas ao fim daqueles dias eu, Nabucodonosor,
levantei os meus olhos ao céu, e tornou-me a vir o entendimento, e eu
bendisse o Altíssimo, e louvei e glorifiquei ao que vive para sempre, CUJO
DOMÍNIO É UM DOMÍNIO SEMPITERNO, E CUJO REINO É DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO."
Assim, a expressão Reino dos Céus é muito semelhante e freqüentemente usada
como sinônimo de Reino de Deus, embora o Reino dos Céus inclua apenas os homens
(excluindo seres angelicais) e enfatize o pleno e corporal e indisputado reinar
de Cristo sobre a terra e sobre todos na terra.
No sentido incompleto e atual, Reino dos Céus se refere à cristandade meramente
professa, aparente, com o joio misturado ao trigo, o fermento do mal querendo tomar
toda a massa, etc.
Portanto, atualmente, os únicos pontos em comum entre o Reino dos Céus e os 3
tipos de igreja (assembleias locais, assembleia local tomada como substantivo
abstrato, e assembleia local totalizada futura) são as profissões de fé que
forem realmente sinceras.
Em uma só frase, os batistas-noiva (também chamados de superbatistas, batistões, etc.) erradamente crêem que só os submersos, biblicamente submersos, constituirão a Noiva de Cristo. [Nota5]
onde a igreja costuma se reunir. O prédio não
tem nenhuma santidade nem valor. Não é nada. Não fosse longa, uma boa placa
identificatória seria, por exemplo: "Mero e temporário local de encontro
da igreja neotestamentária da rua X. submersora, independente, verdadeiramente
crente na Bíblia-TT, guerreadora contra pecado e erro doutrinário,
..."
No Novo Testamento, Deus não está interessado em prédios, mas sim em pessoas.
Edifícios são tão secundários e incidentais que o NT não se digna sequer
mencionar a construção, compra, doação, ou mesmo aluguel ou qualquer outro uso
deles, pelas assembleias locais!
Mas estas coisas podem não ser más, se forem:
(a) inevitáveis e inadiáveis;
(b) clara, forte, consensualmente reconhecidas como absolutamente secundárias;
(c) realmente funcionais- utilitárias, sem luxos, e forem o mínimo realmente
necessário, ao invés de serem a expressão de comodismo, luxo, vaidade, poder
econômico. "E disseram: Eia, edifiquemos nós
uma cidade e uma torre cujo cume toque nos céus, e façamo-nos um nome, para que
não sejamos espalhados sobre a face de toda a terra. (Ge 11:4)
"
Nada disso é encontrado no Novo Testamento!
Nada disso pode substituir ou rivalizar com a assembleia local.
Tanto nas famílias, quanto nas escolas elementares, quanto nas sinagoga
judaicas, quanto no Templo judaico, quanto nas igrejas primitivas, não havia
divisões por idade (sempre havia um só grupo, de 1 dia a 120 anos de
idade!), nem havia divisões por classe intelectual, profissional, função, etc.
Havia sempre um só grupo, individido!
Não estamos dizendo que departamentos, etc., são clara e expressamente
proibidos por Deus, por melhores que possam ser -- só estamos dizendo que eles
não existem no Novo Testamento, e que quem quiser que se arrisque, nós
preferimos pisar nas mesmas pegadas explícita e indiscutivelmente ordenadas na
Bíblia, ou pelo menos exemplificadas por Cristo ou seus apóstolos ou pelas assembleias
locais louvadas por Deus .
Não estamos dizendo que departamentos, etc., têm forçosa e intrinsecamente que
ser maus -- só estamos dizendo que temos observado muitos casos em que, em
maior ou menor escala, de um modo ou de outro, eles têm sido prejudiciais; e
que temos ouvido falar de assembleias locais (não só dos tempos dos apóstolos
como dos nossos dias) funcionando esplendidamente bem como um só corpo
individido, sem departamentos, nem comissões, nem assemelhados.
Não estamos proibindo peremptoriamente que uma assembleia local que queira
departamentalizar-se o faça, mas aconselhamos que pelo menos tenha muito
cuidado com as suas sociedades (sociedade dos homens; das senhoras; da
mocidade; etc.), com os seus departamentos (de educação cristã, de música, do
coral, de missões e evangelismo, de ação social, de administração e zeladoria
do patrimônio, da biblioteca e folhetos, etc.), e, principalmente, com as suas
células ou classes de estudo bíblico, etc. -- para que não aconteça que os seus
membros comecem a se reunir de formas mais ou menos regular e freqüente, para
adorar, contribuir financeiramente, decidir, formar e manter convicções
doutrinárias e práticas litúrgicas e musicais e outras, tudo isto de formas
mais ou menos independentes (às vezes até rivalizando e contrárias) às do corpo
da igreja como um todo.
As diretorias dessas comissões, departamentos, seções, sociedades, células,
clubes, classes, etc. deverão ser escolhidas (ou pelo menos deverão ter suas
escolhas homologadas) pela igreja como um todo. Reconhecendo que não são
nada mais que meras partes do todo e que trabalham para o bem do todo,
todas essas partes do corpo devem exercer extrema vigilância e esforço para
manterem sempre a mais perfeita união e harmonia com a igreja como um todo,
trabalhando sempre sob a liderança espiritual do pastor (que é o presidente
ex-ofício de cada um dos departamentos e sociedades). A orientação do pastor
deve ser constantemente buscada. Todas as atividades (com programação,
calendário, horários, etc.) terão que se harmonizar perfeitamente ou pelo menos
se subordinar às atividades da igreja como um todo. As sociedades e os
departamentos poderão ter alvos específicos, mas estes deverão ser meras
particularizações das metas já estabelecidas pela igreja como um todo.
Assim, os alvos devem ter sido sugeridos pela iniciativa da liderança
espiritual da igreja (ou, pelo menos, devem ser francamente aprovados pela
liderança da igreja, antes de serem divulgados e propostos dentro da sociedade
ou departamento). As orientações do pastor sobre direção e forma dos cultos
deverão ser rigorosamente observadas em todos os cultos e reuniões das
comissões, departamentos, seções, sociedades, células, clubes, classes, etc.
Não encorajamos que os vários departamentos e sociedades arrecadem ofertas em
dinheiro, em serviços, ou em bens materiais, nem que tenham um caixa próprio.
Mas, se forem arrecadadas, enfatize-se muito e sempre que devem obedecer o
espírito de submissão e harmonia acima referidos, e que devem ser relativamente
muito menores (tipicamente moedinhas), nem de longe prejudicando as
contribuições para a igreja como um todo. As receitas deverão ser usadas
estritamente segundo as metas e prioridades estabelecidas pela igreja e segundo
a orientação do pastor.
Witness Lee fundou esta enganadora e perigosa
seita, e a "Editora Árvore da Vida". Os adeptos de Lee usavam o nome
"A Assembleia Local", mas, hoje, preferem terminologias tais como
"A Igreja dos Irmãos", a "A Igreja que está em São Paulo",
etc.
Crêem e ensinam que cada cidade só pode ter uma única igreja (a deles, claro,
absorvendo todas as outras); que Satanás também é nosso salvador, levando sobre
si os nossos pecados; que cada homem tem um trio dentro de si: Adão, Satanás e
Deus; que o batismo nas águas regenera; que João Batista desviou-se e talvez
esteve perdido; que só os de "A Igreja Local" podem ser salvos. Ao
invés de ler e estudar a Bíblia, eles "oram-lêem a Palavra"
(tomam um texto da Bíblia, repetindo-o muitas e muitas vezes, sem sequer
procurar entendê-lo, ou, melhor dizendo, esforçando-se para não entendê-lo).
Nota1: QUANDO "EKKLESIA" SE
REFERE A OUTROS GRUPOS CORPORALMENTE REUNIDOS:
Reconhecemos que, em At 7:38 e He 2:12, "ekklesia" refere-se a Israel,
- Este é o que esteve entre a CONGREGAÇÃO
no deserto, com o anjo que lhe falava no monte Sinai, e com nossos pais, o qual
recebeu as palavras de vida para no-las dar. (At 7:38)
- Dizendo: Anunciarei o teu nome a meus irmãos, Cantar-te-ei
louvores no meio da CONGREGAÇÃO. (He 2:12)
mas este é seu sentido não técnico (ver definição no início deste capítulo),
portanto é o sentido não neotestamentário e que se aplica a qualquer
agrupamento (por exemplo, em At 19:32,39,41, "ekklesia" refere-se à
assembleia de uma cidade grega autogovernante).
- Uns, pois, clamavam de uma maneira, outros de outra,
porque o AJUNTAMENTO era confuso; e os mais deles não sabiam por que causa se
tinham ajuntado. (At 19:32)
- E, se alguma outra coisa demandais, averiguar-se-á em legítima AssembleIA.
(At 19:39)
- E, tendo dito isto, despediu a AssembleIA. (At 19:41)
No Novo Testamento há 115 ocorrências da palavra "ekklesia" e
analisaremos todas elas no capítulo "3. Os 3 Sentidos de 'Igreja'",
particularmente na seção "a. Assembleia Local". 5 ocorrências
referem-se a agrupamentos locais só de judeus ou só de gentios; 1 à
igreja local totalizada futura; todas as demais a igrejas locais
neotestamentárias e/ou a elas tomadas como instituição, conceito; 00 (zero!) à
tal de "igreja universal"!
Nota2: DENOMINAÇÃO, CONFISSÃO,
CONVENÇÃO, ASSOCIAÇÃO, UNIÃO, COMUNHÃO, FEDERAÇÃO, CONFEDERAÇÃO, ETC.
Denominação é uma organização religiosa possuindo e governando
centralizadoramente um número de congregações locais formando um único corpo
legal e administrativo (Dicionário Webster).
Exemplos: "A Igreja Católica e Apostólica, que é a Romana"
(ICAR)) [Nota3],
"A Igreja Anglicana", etc.
Confissão (um corpo religioso organizado tendo um credo em comum), na
prática, é quase igual a denominação.
Convenção (um acordo entre assembleias locais para regulamentar assuntos
afetando todas elas): teoricamente, cada assembleia local é personalidade
distinta;
mas, na prática, mesmo: parte do governo da assembleia local é feito ou
influenciado pela estrutura da convenção; cada congregação local tem que apoiar
missões, seminários e projetos com os quais talvez não concorda plenamente, ou
não conheça bem!, nem conhece bem quem são seus executores, nem os
controla! (há casos de uma parte das contribuições missionárias de
crentes sinceros ter sido canalizada para o terrivelmente ecumênico e liberal
Concílio Mundial de Igrejas e até para comprar armas para guerrilheiros e
terroristas!...)
Exemplos: as grandes subdivisões Luteranas rivais, as grandes subdivisões
Presbiterianas rivais, a "Southern Baptist Convention", a
"Convenção Batista Brasileira", etc.
Associação: teoricamente, é uma associação de congregações locais, cada
uma permanecendo independente e soberana para governar a si mesma;
mas, na prática, mesmo: há pressões sutis praticamente irresistíveis ..., há
algum dos seminários, acampamentos, imprensas, livros, jornais, congressos,
conferencistas, etc., que pode não satisfazer plenamente uma assembleia local,
mas esta é pressionada a ainda aceitar ou, pelo menos, não se opor abertamente
a tais anomalias.
Uma prova de que não há total e real liberdade e independência em uma
associação está nestas perguntas retóricas (que ninguém precisa responder nos
apoiando, nem pode responder negando): Por que há aquelas pressões sutis mas
praticamente irresistíveis? Uma assembleia local poderia fazer parte de 2
associações absolutamente idênticas em fé e prática, porém de nomes diferentes?
Uai, por que não? É normal um igreja convidar umas e recusar outras assembleias
locais das vizinhanças e da mesma associação, para um acampamento, cantata,
etc.?...
Exemplos: "GARBC - General Association of Regular Baptist Churches",
"AIBREB - Associação das Igrejas Batistas Regulares do Brasil",
"AIBREP - Associação das Igrejas Batistas Regulares do Estado da
Paraíba", etc.
União, comunhão, federação, confederação, etc. são semelhantes à uma
associação, mas pretendem ser um pouco mais fracas. Pretendem.
Exemplos: "Comunhão das Igrejas Batistas Bíblicas de Tocantins",
"Bible Baptist Fellowship", etc.
Nota3: ECLESIOLOGIA E
SOTERIOLOGIA DO ROMANISMO (Estes são dogmas promulgados pelos Papas! Como
estes dizem-se infalíveis, então tais dogmas jamais poderão ser
"retificados"! Não somos moscas, não nos deixemos enganar com as
aparentes mudanças camaleônicas da ICAR...):
Alguns dogmas da ICAR pode ser resumidos em um terrível silogismo:
"- A 'Igreja Universal, Difusa, e Invisível'
(o corpo místico de Cristo) e a 'Igreja Universal, Difusa, e Visível na
Terra' são congruentes, idênticas, uma só coisa;
- A 'Igreja Visível na Terra' é, com exclusividade, a organização chamada de 'Igreja
Católica Apostólica Romana' (ICAR);
- Portanto, quem não está Igreja Católica Apostólica Romana, de modo nenhum
pode estar salvo!!!..."
Nota4: REINO DOS CÉUS, 3 aspectos:
a) Passado: Ao ser oferecido por João o batista, e por Cristo, aos israelitas,
o reino estava "próximo" (na pessoa de seu Rei; e também no
sentido que estava "ao alcance da mão", bastava ser aceito que seria
imediatamente instaurado);
b) Presente: É o mistério apresentado nas parábolas de Mt 13, onde o
reino inclui toda a esfera de tudo (verdadeiro ou falso) que alega ser cristão,
sendo sinônimo de "cristandade professa, aparente".
c) Futuro: É profecia que será plenamente cumprida somente na dispensação
"Reino dos Céus sobre a Terra" (Milênio + Eternidade). De modo
algum já estamos nele, nem podemos prever nem sequer apressar sua vinda
(maiores detalhes em http://solascriptura-tt.org/EscatologiaEDispensacoes/EscatologiaComVersos-CursoHelio.htm).
Hoje, as boas novas a pregarmos aos perdidos não são as que o reino está
ao alcance da mão, mas sim que 3 coisas o estão: ou a salvação; ou a
morte + sofrimento eterno; ou a Grande Tribulação sem salvação
para os rejeitadores de hoje.
Nota5: OS LANDMARKERS
(BATISTAS-MARCO). ERROS DOS BAPTIST BRIDERS (Batistas-Noiva):
Embora não haja uniformidade entre eles, muitos baptist briders, ao combaterem
justa e militantemente a herança Romanista da crença em uma "Igreja
Universal- Difusa, Atual", em maior ou menor grau caem nos seguintes erros
(veja http://solascriptura-tt.org/EclesiologiaEBatistas/AreYouABaptistBrider-Cloud.htm
ou peça-nos "Os Erros Dos Batista-Noiva E Dos Batistas-Marco",
por Hélio, 1998):
a. "a Noiva de Cristo é constituída só pelos Batistas, batistas
legítimos (segundo nós, os Noiva, os definimos)". -- Resposta:
contraste Jo 3:16; 11:32; Rm 16:23; 1Co 11:2.
Porque Deus amou o MUNDO de tal
maneira que deu o seu Filho unigênito, para que TODO AQUELE que nele crê não
pereça, mas tenha a vida eterna. (Jo 3:16)
b. "A assembleia local bíblica, válida, é quem recebeu TODA a
autoridade de Cristo, em Mt 28:16-20. Se outras igrejas (ou outras
organizações) não bíblicas, ou se crentes individuais, pregam, convertem,
submergem, discipulam, fundam outros trabalhos, etc., nada disto tem
validade." -- Resposta: (1) Deus usa pessoas, e cada assembleia
local é somatório de pessoas; (2) são a Palavra e o Espírito, perfeitos,
que operam, mesmo através de mensageiros imperfeitos.
c. "Uma assembleia local só é válida se foi organizada por uma outra
válida e tem, assim, um encadeamento retroativo ininterrupto até João, o
batista. Uma submersão só é válida se realizada por uma assembleia local válida
e tem, assim, um encadeamento retroativo ininterrupto até João, o batista".
-- Resposta: essas cadeias sucessivas ininterruptas simplesmente: não são
prometidas nem exigidas no Novo Testamento; não podem ser rigorosamente
provadas na História.
d. "A Noiva de Cristo será composta apenas dos crentes validamente
submersos em assembleias locais válidas (por sucessão inquebrada), de doutrina
submersionista-Brider. Os demais submersores poderão ser os convidados. Os não
submersores não serão salvos." -- Resposta: contraste com Jo 14:6; 2Co
11:2; 1Ts 4:16-18.
"Disse-lhe Jesus: Eu sou O
caminho, e A verdade e A vida; ninguém vem ao Pai, senão por MIM."
(João 14:6)
"Porque estou zeloso de vós com zelo
de Deus; porque vos tenho preparado para vos apresentar como uma virgem pura
a um marido, a saber, a Cristo." (2Co 11:2)
"16 Porque o mesmo Senhor descerá do
céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que 16
Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a
trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. 17
Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas
nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.
18 Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras." (1Ts
4:16-18)
e. "Os crentes validamente submersos, e só eles, serão arrebatados e
não passarão pela Tribulação, mas constituirão a Noiva de Cristo. Os demais
passarão pela Tribulação, para serem peneirados." -- Resposta:
contraste com 1Ts 4:16, acima.
f. "Os submersores arrebatados, mas que não foram bastante fiéis e
frutíferos, serão publicamente envergonhados e condenados a pagarem por suas
falhas. Haverá graus de punição (quanto tipo, intensidade e duração). Alguns
ficarão só fora da Noiva, mas assistirão como convidados, de perto; outros, de
mais longe; outros, das janelas; outros estarão nas trevas exteriores (como os
escravos ficavam na senzala), alguns estarão apenas separados, outros estarão
em correntes, outros no tronco/pelourinho e sendo atormentados! Quem se
comportou como cachorro será tratado como cachorro, quem mereceu açoites será
açoitado. Tudo isto até purgarem suas faltas (este é o verdadeiro purgatório,
não para descrentes serem salvos, mas para crentes (os submersionistas) pagarem
suas faltas e serem purificados)." -- Resposta: contraste 1Ts 4:16-18,
acima.
O que caracteriza os Landmarker Baptist (Batistas Marco) é, em
maior ou menor grau, crerem em (c). Somente alguns Landmarkers também são
Briders, muitos só têm (c) em comum com estes.
Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por
equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das
palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das
KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT
(Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em BibliaLTT.org, com ou sem notas. Para começar a
ter uma idéia da gravidade de muitas das MILHARES de deturpações de todas as
"Bíblias" alexandrinas (baseadas no Texto dos incessantes Críticos),
em relação às Bíblias do TR, leia, por EXEMPLO, http://solascriptura-tt.org/Bibliologia-Traducoes/AAlmeidaAtualizadaExposta-Helio.htm
http://solascriptura-tt.org/Bibliologia-PreservacaoTT/ExpondoErrosNVI-Jun2000-Emidio.htm
(retorne a http://solascriptura-tt.org/EscatologiaEBatistas/00Helio-index.htm
retorne a http://solascriptura-tt.org/EscatologiaEBatistas/
retorne a http://solascriptura-tt.org/)
Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.