O futuro das assembleias locais: não converterão o mundo; cada salvo do NT será arrebatado examinado e recompensado no Bema, comporá uma só noiva nas bodas do Cordeiro, reinará, eternamente morará na Nova Jerusalém com Cristo.



18. O FUTURO DAS IGREJAS LOCAIS

(ver http://solascriptura-tt.org/EscatologiaEDispensacoes/EscatologiaComVersos-CursoHelio.htm )




a. As Assembleias Locais Não Converterão O Mundo

Aproximando-se o arrebatamento dos salvos, o mundo ficará cada vez pior, em todos os sentidos (exceto que ele ou parte dele ficará cada vez mais rico, refinado, auto-suficiente, com falsa religiosidade, com mais maravilhosa ciência). O que o mundo chama de cristianismo ficará cada vez mais podre por dentro, de modo que, pelo menos sob visão global, parecerá não mais existir a verdadeira fé-doutrina-verdade sobre a face da terra. (Lembre que a promessa da pregação do evangelho chegar a todos os ouvidos da terra se refere às boas novas do Reino: "O Rei Leão de Judá está voltando! Arrepende-te, crê, produz as obras devidas, persevera, e serás salvo!"  [a mensagem pregada na tribulação, pelas 144.000 e pelas 2 testemunhas] e não às boas novas da graça pregadas na atual dispensação das assembleias locais: "O Salvador Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo já morreu em teu lugar! Arrepende-te, crê, e serás salvo!").
Lc 18:8; Mt 24:12; 1Tm 4:1. Ver também 2Tm 3:1-9 (últimos dias, homem pior, 25 sinais há muito presentes); Lc 17:26-27 (como nos dias de Noé); Mt 13:24-30,36-43 (joio); 13:47-50 (rede); 2Pd 3:3-4 (escarnecedores). O fermento em Mt 13:33 simboliza crescente corrupção.
   Digo-vos que depressa lhes fará justiça. Quando porém vier o Filho do homem, porventura achará fé na terra? (Lc 18:8)   
   E, por se MULTIPLICAR a INIQÜIDADE, o amor de muitos esfriará. (Mt 24:12)
   Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos APOSTATARÃO alguns da fé, dando ouvidos a ESPÍRITOS ENGANADORES, e a DOUTRINAS DE DEMÔNIOS; (1Tm 4:1)
   1 ¶ Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos. 2 Porque haverá homens {1o} amantes de si mesmos, {2o} avarentos, {3o} presunçosos, {4o} soberbos, {4o} blasfemos, {5o} desobedientes a pais e mães, {6o} ingratos, {7o} profanos, 3 {8o} Sem afeto natural, {9o} irreconciliáveis, {10o} caluniadores, {11o} incontinentes, {12o} cruéis, {13o} sem amor para com os bons, 4 {14o} Traidores, {15o} obstinados, {16o} orgulhosos, {17o} mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, 5 {18o} Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te. 6 Porque deste número são os que {19o} se introduzem pelas casas, e {20o} levam cativas mulheres néscias carregadas de pecados, levadas de várias concupiscências; 7 Que {21o} aprendem sempre, e nunca podem chegar ao conhecimento da verdade. 8 E, como Janes e Jambres resistiram a Moisés, assim também estes {22o} resistem à verdade, sendo {23o} homens corruptos de entendimento e {24o} réprobos quanto à fé. 9 Não irão, porém, avante; porque a todos será manifesto o seu {25o} desvario, como também o foi o daqueles. (2Tm 3:1-9)
   26 E, como aconteceu nos dias de Noé, assim será também nos dias do Filho do homem. 27 Comiam, bebiam, casavam, e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e veio o dilúvio, e os consumiu a todos. (Lc 17:26-27)
   24 ¶ Propôs-lhes outra parábola, dizendo: O reino dos céus é semelhante ao homem que semeia a boa semente no seu campo; 25 Mas, dormindo os homens, veio o seu inimigo, e semeou joio no meio do trigo, e retirou-se. 26 E, quando a erva cresceu e frutificou, apareceu também o joio. 27 E os servos do pai de família, indo ter com ele, disseram-lhe: Senhor, não semeaste tu, no teu campo, boa semente? Por que tem, então, joio? 28 E ele lhes disse: Um inimigo é quem fez isso. E os servos lhe disseram: Queres pois que vamos arrancá-lo? 29 Ele, porém, lhes disse: Não; para que, ao colher o joio, não arranqueis também o trigo com ele. 30 Deixai crescer ambos juntos até à ceifa; e, por ocasião da ceifa, direi aos ceifeiros: Colhei primeiro o joio, e atai-o em molhos para o queimar; mas, o trigo, ajuntai-o no meu celeiro. (Mt 13:24-30)
   36 Então, tendo despedido a multidão, foi Jesus para casa. E chegaram ao pé dele os seus discípulos, dizendo: Explica-nos a parábola do joio do campo. 37 E ele, respondendo, disse-lhes: O que semeia a boa semente, é o Filho do homem; 38 O campo é o mundo; e a boa semente são os filhos do reino; e o joio são os filhos do maligno; 39 O inimigo, que o semeou, é o diabo; e a ceifa é o fim do mundo; e os ceifeiros são os anjos. 40 Assim como o joio é colhido e queimado no fogo, assim será na consumação deste mundo. 41 Mandará o Filho do homem os seus anjos, e eles colherão do seu reino tudo o que causa escândalo, e os que cometem iniqüidade. 42 E lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá pranto e ranger de dentes. 43 Então os justos resplandecerão como o sol, no reino de seu Pai. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça. (Mt 13:36-43)
   47 Igualmente o reino dos céus é semelhante a uma rede lançada ao mar, e que apanha toda a qualidade de peixes. 48 E, estando cheia, a puxam para a praia; e, assentando-se, apanham para os cestos os bons; os ruins, porém, lançam fora. 49 Assim será na consumação dos séculos: virão os anjos, e separarão os maus de entre os justos, 50 E lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá pranto e ranger de dentes. (Mt 13:47-50)
   3 ¶ Sabendo primeiro isto, que nos últimos dias virão escarnecedores, andando segundo as suas próprias concupiscências, 4 E dizendo: Onde está a promessa da sua vinda? porque desde que os pais dormiram, todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação. (2Pe 3:3-4)
   Outra parábola lhes disse: O reino dos céus é semelhante ao fermento, que uma mulher toma e introduz em três medidas de farinha, até que tudo esteja levedado. (Mt 13:33)

b. Cada Salvo Do NT Será Arrebatado Pelo Noivo

(Isto independe do salvo, nos instantes pré arrebatamento, estar num dos seus "pontos altos" ou "pontos baixos") 1Ts 4:15-17. Também 1Co 15:51-53; Ap 4:1
   Dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem. Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo RESSUSCITARÃO primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos ARREBATADOS juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ARES, e assim estaremos SEMPRE com o Senhor. (1Ts 4:15-17)
   51 ¶ Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados; 52 Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos RESSUSCITARÃO INCORRUPTÍVEIS, e nós seremos TRANSFORMADOS. 53 Porque convém que isto que é corruptível se revista da INCORRUPTIBILIDADE, e que isto que é mortal se revista da IMORTALIDADE. (1Co 15:51-53)
   Depois destas coisas, olhei, e eis que estava uma porta aberta no céu; e a primeira voz que, como de trombeta, ouvira falar comigo, disse: Sobe aqui, e mostrar-te-ei as coisas que depois destas devem acontecer. (Ap 4:1)


c. Cada Salvo Do NT Será Examinado e Recompensado no Bema

(Bema [o tribunal de galardoamento, por Cristo] deve ser diferenciado do grande trono branco. No primeiro tribunal o Senhor Jesus o Cristo julgará somente os crentes, a fim de lhes dar galardões e recompensas segundo as suas obras de crentes. No segundo, julgará somente os descrentes, segundo às suas obras de descrentes, a fim de decidir o grau de punição eterna no Lago de Fogo).

1Co 3:12-15; Também Rm 14:10-12; 1Co 3:13; 2Co 5:10
   E, se alguém sobre este fundamento formar um edifício de ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha, 13 A obra de cada um se manifestará; na verdade o dia a declarará, porque pelo fogo será descoberta; e o fogo provará qual seja a obra de cada um. 14 Se a obra que alguém edificou nessa parte permanecer, esse receberá galardão. 15 Se a obra de alguém se queimar, sofrerá detrimento; mas o tal será salvo, todavia como pelo fogo.(1Co 3:12-15)
   10 Mas tu, por que julgas teu irmão? Ou tu, também, por que desprezas teu irmão? Pois todos havemos de comparecer ante o tribunal de Cristo. 11 Porque está escrito: Como eu vivo, diz o Senhor, que todo o joelho se dobrará a mim, E toda a língua confessará a Deus. 12 De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus. (Rm 14:10-12)
   A obra de cada um se manifestará; na verdade o dia a declarará, porque pelo fogo será descoberta; e o fogo provará qual seja a obra de cada um. (1Co 3:13)
   Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal. (2Co 5:10)


d. Todos Os Salvos Do NT Formarão Uma Só Assembleia (Local), Uma Só Noiva

1Ts 4:15-17 (letra b, acima). Também 1Co 15:51-53; Ap 4:1
   51 ¶ Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados; 52 Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. 53 Porque convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade, e que isto que é mortal se revista da imortalidade. (1Co 15:51-53)
   Depois destas coisas, olhei, e eis que estava uma porta aberta no céu; e a primeira voz que, como de trombeta, ouvira falar comigo, disse: Sobe aqui, e mostrar-te-ei as coisas que depois destas devem acontecer. (Ap 4:1)
       Daqui em diante, Apocalipse não menciona nenhuma assembleia sobre a terra (nenhuma assembleia passando pela 70a. Semana de Daniel, nenhuma assembleia passando pela Tribulação ou Grande Tribulação de Jacó), até que, em Ap 19:14, a assembleia local totalizada futura, em corpos glorificados, retorna à terra juntamente com o seu Noivo vitorioso manifestado em plena glória e vindo para reinar eternamente.



e. Esta Assembleia Local Totalizada Futura Será Unida Ao Noivo, Nas Bodas Do Cordeiro

Ap 19:7-8; Também 2Co 11:2; Ef 5:22-23; 
   Regozijemo-nos, e alegremo-nos, e demos-lhe glória; porque vindas são as bodas do Cordeiro, e já a sua esposa se aprontou. E foi-lhe dado que se vestisse de linho fino, puro e resplandecente; porque o linho fino são as justiças dos santos. (Ap 19:7-8)
   Porque estou zeloso de vós com zelo de Deus; porque vos tenho preparado para vos apresentar como uma virgem pura a um marido, a saber, a Cristo. (2Co 11:2)
   22 Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao Senhor; 23 Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo. (Ef 5:22-23)

f. Cada Salvo Do NT Sentar-se-á Com Cristo, Na Ceia Das Bodas Do Cordeiro

   E disse-me: Escreve: Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro. E disse-me: Estas são as verdadeiras palavras de Deus. (Ap 19:9)

g. Cada Salvo Do NT Reinará com o Cristo

AO SEU LADO 1Co 6:2; Ap 1:6; 2:26-27; 3:21; 20:6; 22:5. 
   Não sabeis vós que os santos hão de julgar o mundo? Ora, se o mundo deve ser julgado por vós, sois porventura indignos de julgar as coisas mínimas? (1Co 6:2)
   E nos fez reis e sacerdotes para Deus e seu Pai; a ele glória e poder para todo o sempre. Amém. (Ap 1:6)
   E ao que vencer, e guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei poder sobre as nações, E com vara de ferro as regerá; e serão quebradas como vasos de oleiro; como também recebi de meu Pai. (Ap 2:26-27)
   Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono. (Ap 3:21)
   Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele mil anos. (Ap 20:6)
   E ali não haverá mais noite, e não necessitarão de lâmpada nem de luz do sol, porque o Senhor Deus os ilumina; e reinarão para todo o sempre. (Ap 22:5)

JULGARÁ OS ANJOS CAÍDOS 1Co 6:3
   Não sabeis vós que havemos de julgar os anjos? Quanto mais as coisas pertencentes a esta vida? (1Co 6:3)

REINARÁ COM ELE 2Tm 2:11-13
   Palavra fiel é esta: que, se morrermos com ele, também com ele viveremos; Se sofrermos, também com ele reinaremos; se o negarmos, também ele nos negará; Se formos infiéis, ele permanece fiel; não pode negar-se a si mesmo. (2Tm 2:11-13)

GLORIFICADA Rm 8:17
   E, se nós somos filhos, somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus, e co-herdeiros de Cristo: se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados. (Rm 8:17)

PARA SEMPRE Ap 20:4-6+22:5
   E vi tronos; e assentaram-se sobre eles, e foi-lhes dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus, e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta, nem a sua imagem, e não receberam o sinal em suas testas nem em suas mãos; e viveram, e reinaram com Cristo durante mil anos. Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se acabaram. Esta é a primeira ressurreição. Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele mil anos. (Ap 20:4-6)
   E ali não haverá mais noite, e não necessitarão de lâmpada nem de luz do sol, porque o Senhor Deus os ilumina; e reinarão para todo o sempre. (Ap 22:5)

h. Cada Salvo Do NT  Compartilhará A Nova Jerusalém Com Cristo, Eternamente

Jo 14:1-3; 1Ts 4:17; Também Ap 21:1,2,9-27
   (2) Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também. (Jo 14:1-3)
   Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor. (1Ts 4:17)
   1 ¶ E vi um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe. 2 E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido. ... 9 ¶ E veio a mim um dos sete anjos que tinham as sete taças cheias das últimas sete pragas, e falou comigo, dizendo: Vem, mostrar-te-ei a esposa, a mulher do Cordeiro. 10 E levou-me em espírito a um grande e alto monte, e mostrou-me a grande cidade, a santa Jerusalém, que de Deus descia do céu. 11 E tinha a glória de Deus; e a sua luz era semelhante a uma pedra preciosíssima, como a pedra de jaspe, como o cristal resplandecente. 12 E tinha um grande e alto muro com doze portas, e nas portas doze anjos, e nomes escritos sobre elas, que são os nomes das doze tribos dos filhos de Israel. 13 Do lado do levante tinha três portas, do lado do norte, três portas, do lado do sul, três portas, do lado do poente, três portas. 14 E o muro da cidade tinha doze fundamentos, e neles os nomes dos doze apóstolos do Cordeiro. 15 E aquele que falava comigo tinha uma cana de ouro, para medir a cidade, e as suas portas, e o seu muro. 16 E a cidade estava situada em quadrado; e o seu comprimento era tanto como a sua largura. E mediu a cidade com a cana até doze mil estádios; e o seu comprimento, largura e altura eram iguais. 17 E mediu o seu muro, de cento e quarenta e quatro cóvados, conforme a medida de homem, que é a de um anjo. 18 E a construção do seu muro era de jaspe, e a cidade de ouro puro, semelhante a vidro puro. 19 E os fundamentos do muro da cidade estavam adornados de toda a pedra preciosa. O primeiro fundamento era jaspe; o segundo, safira; o terceiro, calcedônia; o quarto, esmeralda; 20 O quinto, sardônica; o sexto, sárdio; o sétimo, crisólito; o oitavo, berilo; o nono, topázio; o décimo, crisópraso; o undécimo, jacinto; o duodécimo, ametista. 21 E as doze portas eram doze pérolas; cada uma das portas era uma pérola; e a praça da cidade de ouro puro, como vidro transparente. 22 E nela não vi templo, porque o seu templo é o Senhor Deus Todo-Poderoso, e o Cordeiro. 23 E a cidade não necessita de sol nem de lua, para que nela resplandeçam, porque a glória de Deus a tem iluminado, e o Cordeiro é a sua lâmpada. 24 E as nações dos salvos andarão à sua luz; e os reis da terra trarão para ela a sua glória e honra. 25 E as suas portas não se fecharão de dia, porque ali não haverá noite. 26 E a ela trarão a glória e honra das nações. 27 E não entrará nela coisa alguma que contamine, e cometa abominação e mentira; mas só os que estão inscritos no livro da vida do Cordeiro. (Ap 21:1-2,9-27)

i. Cada Salvo Do NT Ilustrará A Glória Do Cristo, Eternamente

Ef 2:1-7; 3:10; Também Ef 1:6,12;
   5 Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), 6 E nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus; 7 Para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus. (Ef 2:1-7)
   Para que agora, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus seja conhecida dos principados e potestades nos céus, (Ef 3:10)
   6 Para louvor e glória da sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado, ... 12 Com o fim de sermos para louvor da sua glória, nós os que primeiro esperamos em Cristo; (Ef 1:6,12)

 


Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em BibliaLTT.org, com ou sem notas. Para começar a ter uma idéia da gravidade de muitas das MILHARES de deturpações de todas as "Bíblias" alexandrinas (baseadas no Texto dos incessantes Críticos), em relação às Bíblias do TR, leia, por EXEMPLO, http://solascriptura-tt.org/Bibliologia-Traducoes/AAlmeidaAtualizadaExposta-Helio.htm
http://solascriptura-tt.org/Bibliologia-PreservacaoTT/ExpondoErrosNVI-Jun2000-Emidio.htm




(retorne a http://solascriptura-tt.org/EscatologiaEBatistas/00Helio-index.htm
retorne a http://solascriptura-tt.org/EscatologiaEBatistas/
retorne a http://solascriptura-tt.org/)



Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.