Quando Você Não Encontra Nenhuma Boa Igreja



(A importância do crente se ajuntar a uma BOA igreja local e dela ser membro não meramente passivo mas sim extremamente atuante e vibrante, de uma BOA igreja local, essa importância é tão grande que o Novo Testamento simplesmente a assume como uma verdade tão óbvia e forte que não precisa de nenhuma palavra em sua defesa. Em todo Novo Testamento, nenhuma sombra do menor exemplo existe de uma exceção a isso. Nenhuma sombra do menor exemplo existe de um crente que não queira ser membro extremamente ativo, atuante e vibrante, de uma BOA igreja local. É tão natural a ordem das coisas que encontramos em At 2:41-47, que é inconcebível que um crente sequer adie, demore, hesite, ou resista a ela. A ordem natural é crer e receber Cristo como o Deus, o Salvador e o Senhor, crendo em toda a Bíblia; imediatamente confessar o Cristo publicamente; pedir para ser submerso como testemunho de ter sido salvo e obediência ao mandamento do Senhor; agregar-se como membro atuante e vibrante em uma BOA, bíblica igreja local; perseverar na doutrina da Bíblia e na comunhão com os irmãos: “41 De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas, 42 ¶ E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações. 43 E em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos. 44 E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum. 45 E vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com todos, segundo cada um havia de mister. 46 E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração, 47 Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar.” (At 2:41-47 ACF)

O único problema é que hoje, em algumas cidades, às vezes não encontramos com a maior facilidade da nossa vida uma igreja suficientemente BOA... Nestes casos, recomendo o artigo http://solascriptura-tt.org/EclesiologiaEBatistas/QdoVNaoEncontraNenhumaBoaIgreja-Paulson-Helio.htm. Esse é um dos artigos mais importantes e úteis do meu site, um dos que mais gosto, um que eu releio quase que todos os anos, sempre que alguém me pede conselho sobre o assunto. Hélio.)


********************************************************

Quando Você Não Encontra Nenhuma Boa Igreja




Há muitos anos venho entrando em contato (quer pessoalmente, ou por telefone, ou pela Internet, ou por cartas em papel) com milhares de crentes de fala portuguesa por este Brasil afora ou morando em muitos outros países, e há uma pergunta que aparece quase todas as semanas e que me tem afligido extremamente: "Ai de mim, não encontro uma BOA igreja na minha cidade ou aldeia. Que devo eu fazer?"


Bem, eu tenho pensado muito sobre este terrível problema, e tenho tomado a posição de responder em 4 partes:



 




1ª Parte da Resposta [por David Cloud, traduzido por Valdenira N. de Menezes S.]:

Faça Todo o Possível Para Ajudar a Tornar Sua Igreja Mais Forte


Embora possa haver um tempo para se sair de uma igreja (quando ela está, de forma clara e irrevogável, fazendo concessões a caminhos não bíblicos), também é muito importante fazer todo o possível para fortalecer as igrejas existentes na medida em que isso seja possível. E, independentemente de quão forte [isto é, sã em doutrina e prática] uma igreja seja, indubitavelmente há maneiras de [ajudar a] fortalecê-la.

Enquanto há esperança de fortalecê-la, vale a pena lutar por uma igreja [prevalentemente] bíblica, mesmo que ela tenha muitas [pequenas] fraquezas.

Em relação às igrejas, tenho dois objetivos no meu ministério. Um é fortalecer as igrejas existentes que [realmente] creem na Bíblia [creem em toda a Bíblia, creem literalmente, somente usam e defendem a Bíblia fiel], e a outro [objetivo] é encorajá-las [e ajudá-las] a estabelecer novas igrejas que, desde o início, sejam construídas em bases sólidas.

Isso não quer dizer que uma igreja não possa já estar irremediavelmente estragada por pecados e erros dos quais não quer se arrepender. Cristo advertiu a igreja de Éfeso de que, se ela não se arrependesse por ter deixado seu primeiro amor, Ele removeria o candelabro dela para que não fosse mais uma das suas igrejas [reconhecidas] (Apocalipse 2:4-5). Ele advertiu a igreja em Pérgamo de que, se não se arrependesse de seu mundanismo, Ele viria rapidamente e lutaria contra ela (Apocalipse 2:14-16). Ele advertiu outras igrejas de forma semelhante. Há, definitivamente, pecados e erros que podem destruir uma igreja se ela não se arrepender [deles].

Há um tempo para lutar por uma igreja fraca e há um tempo para sair para bem longe [dela], e somente o Senhor pode dar sabedoria sobre esses assuntos.

Conheço um número de igrejas que se tornaram mais fortes nos últimos anos em vez de mais fracas, indo assim em uma direção diferente daquela em que a maioria das igrejas se dirige. As "pessoas" fortaleceram as mãos dos pastores em questões como a oração, a música, os padrões para os obreiros, a edificação dos lares, a separação do mundo, a disciplina, a visão evangelística, etc.

Penso em muitos jovens pregadores ["aprendizes"] que fortaleceram os pastores seniores nos últimos dias pelo zelo pela verdade. E eu encorajo jovens pregadores a fazerem isso mesmo. Não tenha medo do homem. Tema a Deus e ame a Cristo e a verdade e ajude seus colegas pregadores, até mesmo os mais velhos, a serem mais fortes do que mais fracos, nestes maus dias.

Conheço um número de igrejas que se tornaram mais fortes na questão da música, por exemplo, porque os pastores foram desafiados por membros ou por outros pregadores. Alguns membros da igreja estão melhor informados (de muitas maneiras) do que os pastores, e os pastores sábios se beneficiarão do conhecimento e sabedoria espiritual deles.

Penso em uma igreja batista independente muito conservadora, com um pastor apaixonado e piedoso. Ela tem alguns pontos fortes, mas também muitos pontos fracos, alguns deles [bastante] sérios do meu ponto de vista. Na verdade, estou convencido de que esta igreja não estará em pé na próxima geração, a menos que sejam feitas grandes mudanças. Mas o pastor está ficando mais forte ao invés de mais fraco, mais experiente ao invés de menos, e a igreja está se beneficiando. Isto ocorre através da influência de muitas coisas. O pastor é um estudioso e um leitor, por um lado, e ele está disposto a ouvir desafios de uma grande variedade de homens, até "radicais" como eu! E há pessoas piedosas na congregação que estão graciosa e sabiamente empurrando na direção de a igreja se tornar mais forte, e estão segurando as mãos do pastor nessa direção.

A igreja é o que eu chamo de uma multidão mista, composta em grande parte por pessoas que não são crentes apaixonados [de amor a Deus]. Apenas um punhado [de membros] assiste a reuniões especiais de oração, por exemplo, e quando as pessoas não amam reuniões de oração eu tenho momentos difíceis pensando [com certa dúvida] se são verdadeiros crentes. Seja lá o que for, eles não têm o caráter espiritual dos membros da primeira igreja (Atos 2:42). Um homem me disse que ele poderia contar apenas cerca de dez verdadeiros discípulos [na opinião dele] naquela família da igreja, embora ela tenha cerca de 70 membros, eu acho. Isso é típico, como salientamos no livro The Discipling Church.

Mas essa é uma igreja com muitas boas características bíblicas, e está se movendo em direção a se tornar mais forte e por isso estamos gratos ao Senhor. Queremos fazer tudo o que pudermos para ajudar igrejas como essa.


Através de oração

Uma das maneiras mais importantes para isso é a oração sincera. "Estai vós confessando uns aos outros as [vossas] falhas, e estai vós orando cada um em prol de os outros, para que sejais sarados. Largamente prevalece [a] intensa e eficaz súplica de um [homem-] justo." (Tiago 5:16).

A oração pode mudar qualquer situação, mesmo a mais desesperadora, porque a oração efetiva é entrar em comunhão íntima com Deus e se apoderar de Seu poder infinito e sabedoria onisciente. "Orar é entrar no tesouro de Deus e enriquecer-se de um armazém inesgotável de riquezas".

Ao orar por uma igreja, devemos concentrar nossa atenção no poder de Deus, não na fraqueza da situação. Para Abraão e Jeremias, Deus disse: "Haveria coisa alguma difícil ao SENHOR? ..." (Gênesis 18:14; Jeremias 32:27). Deus estava desafiando sua fé. Muitas vezes, Jesus reprovou aos discípulos a falta de fé (Mt 6:30; 8:26; 14:31; 16:8; Lc 12:28).

Eu testemunhei situações em que os pastores se tornaram interessados- preocupados com questões sobre as quais eles não haviam estado anteriormente interessados- preocupados, e não tenho dúvidas de que esta foi uma resposta às orações, e foi resultado do esforço dos membros da igreja interessados- preocupados [com o assunto].

Em vez de meramente criticar pastores, ore por eles! Ore crendo (Mr 11:24); ore com fervor (Rm 15:30; Tg 5:16); ore persistentemente (Mt 7:7; Lc 18:1); ore com jejum (Mt 17:21). Ore com parceiros de oração. Paulo ensinou a importância disso através de seus frequentes e fervorosos pedidos de oração (Rm 15:30; Ef 6:19; Cl 4: 3; 1Ts 5:25; 2Ts 3:1). Combine com irmãos de semelhante pensamento, para orarem por coisas específicas da igreja.



Através de [Benignamente] Desafiar- Encorajar os Pastores

Outra maneira de ajudar a fortalecer uma igreja é [benignamente] desafiar- encorajar os pastores e os professores, de forma graciosa e sábia. Isso nunca está errado. Não é errado falar com um pastor ou professor sobre um problema. Não é errado encorajar um pastor ou professor a ler algo que possa ajudá-los. Muitas vezes fui ajudado por pessoas bem-intencionadas.

Agradeço ao Senhor que eu conheço muitas igrejas que foram fortalecidas por membros que [benignamente] desafiaram- encorajaram os pregadores em uma variedade de questões.

Claro, isso exige que um pregador receba [benignos] desafios- encorajamentos, até instruções, das "pessoas" [os "leigos"].

Nenhum homem gosta naturalmente de ser desafiado ou corrigido, mas um pastor ou professor que não recebe a exortação apropriada não compreende sua posição e sua autoridade. A igreja é um corpo no qual os líderes têm um enorme papel de ensinar, mas eles não são os únicos a terem papel de ensinar (Efésios 4:11-16). Todo membro do corpo [pode e] deve contribuir para a edificação do todo.

"Proveniente- de- dentro- de Quem todo o corpo (sendo bem- ligado- entre- si e sendo unido através do suprimento de toda junta, segundo a efetiva- operação de cada parte em [sua própria] medida) o crescimento do corpo faz, para edificação de si mesmo [(o corpo)] em amor. " (Efésios 4:16).

Os irmãos são instruídos a "exortando[-nos cada um] [a] [os outros]" (Heb 10:25).

Isso não quer dizer que um membro da igreja seja um "canhão solto" [atirando contra todo lado] nem operar independentemente aos [líderes] ou [opondo-se e] desafiando os líderes. Mas, à luz do ensino da Bíblia, por que Deus não poderia usar qualquer membro do corpo da igreja para [benignamente] desafiar o pregador?

O pastor tem autoridade muito real. Nós acreditamos nisso e ensinamos o povo de Deus como se submeter a essa autoridade, mas a autoridade de um pastor não é a autoridade para exigir fidelidade cega e inquestionável. O povo é ordenado por Deus a "todas as coisas ponde à prova" (1Ts 5:21), então não pode estar errado quando [algum crente] o faz [em boa intenção]. Paulo não repreendeu os Bereanos quanto o punham a prova através das Escrituras (Atos 17:11).

Em Lectures to My Students [Palestras Dadas aos Meus Alunos], Charles Spurgeon deu o seguinte conselho:

"Um amigo sensato que irá criticá-lo de semana a semana, será uma bênção muito maior para você do que mil admiradores que nunca discriminam [nenhum erro seu], se você tiver suficiente bom-senso para suportar seu tratamento, e suficiente graça para ficar agradecido por isso. Quando eu estava pregando em Surrey Gardens, um censor desconhecido, de grande habilidade, me enviava uma lista semanal de meus erros de pronúncia e outros escoregões ao falar. Ele nunca assinou seu nome, e essa foi a minha única causa de reclamação contra ele, pois ele me deixou em dívida, sem poder agradecer-lhe. Aproveito esta oportunidade para confessar meu débido para com ele, porque, com um temperamento genial e um desejo evidente de me beneficiar, ele escreveu-me implacavelmente sobre tudo o que ele supôs que eu tivesse pronunciado incorretamente. Sobre algumas dessas correções Ele estava errado, mas, na maioria das vezes, ele estava certo, e suas observações me permitiram perceber e evitar muitos erros. Eu aguardava seus memorandos semanais com muito interesse e confio que eu estou melhor por causa deles. ... Ele exigiu minha autoridade [exigiu provas, quando] [brevemente] chamei um homem [de longe] de ser cobiçoso; e assim por diante. Possivelmente, alguns homens jovens poderiam ter sido desencorajados, se não irritados, por críticas tão severas, mas teriam sido muito tolos, pois, ao ressentir-se de tal correção, estariam jogando fora uma ajuda valiosa para regredirem. Nenhum dinheiro pode comprar julgamento sincero e franco. E, quando podemos obtê-lo sem nada pagar, o utilizemos na maior extensão [que pudermos]" (Spurgeon, Lectures to My Students, vol. 4).


O pregador que não gosta de [benignos] desafios não apenas não entende bem a sua posição e autoridade, ele também é ignorante da realidade de sua própria condição. Ninguém sabe tudo ou vê tudo. Todo homem tem fraquezas e pontos cegos. Não importa quanto tempo se viva, qual a experiência que se tenha e quanto se estudou, somos todos como bebês nesta vida presente. Devemos ter o cuidado de manter a humildade demonstrada por Agur, que disse:

"2 Na verdade eu sou o mais bruto dos homens, nem mesmo tenho o conhecimento de homem. 3 Nem aprendi a sabedoria, nem tenho o conhecimento do santo. 4 Quem subiu ao céu e desceu? Quem encerrou os ventos nos seus punhos? Quem amarrou as águas numa roupa? Quem estabeleceu todas as extremidades da terra? Qual é o seu nome? E qual é o nome de seu filho, se é que o sabes?" (Provérbios 30:2-4).

Agur não estava dizendo que ele era [total, absolutamente] ignorante. Ele estava comparando-se com Deus e não com o homem. Ele estava dizendo que, diante da onisciência de Deus, ele é como um animal idiota. Esta é a humildade que manterá o pregador correto em sua autopercepção, para que ele permaneça aberto para aprender e se corrigir ainda mais.

Através de Estar Ocupado Edificando a Igreja

Todo membro da igreja deve servir a Cristo com todo o seu coração e força, fazendo tudo o que puder para fazer prosperar a igreja. Como vimos em Efésios 4, a igreja é um corpo, e o ministério da igreja é o trabalho de todo o corpo, com cada membro contribuindo diligentemente fazendo a sua parte.

Vemos o mesmo em 1 Coríntios 3. O aviso sobre o Tribunal de Julgamento por Cristo é dado no contexto da obra da igreja.

"9 Porque nós somos cooperadores de Deus; vós sois lavoura de Deus [e] edifício de Deus. 10 Segundo a graça de Deus que me foi dada, pus eu, como sábio arquiteto, o fundamento, e outro edifica sobre ele; mas veja cada um como edifica sobre ele. 11 Porque ninguém pode pôr outro fundamento além do que [já] está posto, o qual é Jesus Cristo. 12 E, se alguém sobre este fundamento formar um edifício de ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha, 13 A obra de cada um se manifestará; na verdade o dia a declarará, porque pelo fogo será descoberta; e o fogo provará qual seja a obra de cada um. 14 Se a obra que alguém edificou nessa parte permanecer, esse receberá galardão. 15 Se a obra de alguém se queimar, sofrerá detrimento; mas o tal será salvo, todavia como pelo fogo. 16 Não sabeis vós que sois o templo de Deus e [que] o Espírito de Deus habita em vós? 17 Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo." (1Co 3:9-17).

A igreja é o templo de Deus; o fundamento [da igreja, considerada se fosse um edifício] é Cristo; e cada membro deve edificar sobre este fundamento, pela unção do Espírito Santo. Paulo, como apóstolo, era um mestre- construtor. Ele não escolheu essa função: ele foi designado por Deus. Paulo foi usado por Deus para escrever uma grande parte da planta-mestre para a igreja no cânon do Novo Testamento. Cada membro tem sua parte designada neste grande negócio, e cada membro será julgado no aspecto de como ele edifica.

Kelly Whiting faz a seguinte observação importante a partir desta passagem:

"É extremamente claro, a partir da passagem, que mesmo a igreja [que estava] em Corinto [sendo] cheia de conflitos- frívolos, e carnal e tolerante para o pecado, era a igreja de Deus, e que os membros, todos eles (1Coríntios 1:1-2; 2:1; 3:1, etc.), receberam a responsabilidade de corrigir os erros da igreja e que sua recompensa no Tribunal de Julgamento por Cristo consistiria em grande parte do que eles fizeram com relação à edificação dessa igreja. O contexto dos versículos 9 a 14 mostra que o Espírito Santo está falando sobre o fundamento da igreja [que estava] em Corinto, e que as recompensas foram [concedidas em função de] as coisas construídas "sobre este fundamento". Assim, o filho de Deus que crê na Palavra de Deus procurará proteger, defender e edificar a igreja em que Deus o colocou, durante todo o tempo em que ele, usando seus sentidos espirituais bem-exercitados (Hebreus 5:14), discernir que ela continua sendo uma igreja, sabendo que seu trabalho de fé receberá recompensa no Tribunal de Julgamento por Cristo. Da mesma forma, se um crente se recusar a fazer sua parte para edificar sua igreja, sofrerá perda nesse julgamento, e [Paulo] continua, dizendo que qualquer homem que [cooperar para] destruir a igreja será destruído por Deus."

Se você quiser tornar a igreja mais forte, [então] seja fiel a todos os cultos, a todas as reuniões de oração, aos programas de visitas. Envolva-se em todas as oportunidades de ministério que estiverem aberta a você, depois pergunte aos pastores o que você pode fazer em particular, além daquilo [que já está fazendo].

Aqueles que são fiéis e estão ocupados servindo são muito mais propensos a ser [atentamente] ouvidos [e atendidos] pelos líderes, em oposição àqueles que se puseram à margem. Um membro da equipe pode [benignamente] "criticar" mais efetivamente do que um [membro meramente] espectador.

E um membro da equipe costuma cuidar da equipe muito mais do que aqueles que meramente ficam observando os outros trabalharem.

Há um ditado: "Se toda a igreja fosse como eu, que seria da igreja?"



2ª Parte da Resposta [por Hélio]:

Você não está sendo perfeccionista, exigente, idealista demais [talvez hipocritamente?]?


Talvez 40% das razões reais de "Ai de mim, não encontro uma BOA igreja na minha cidade ou aldeia, que devo eu fazer?" tenham suas raízes em você [talvez hipocritamente?]  estar sendo perfeccionista, exigente, idealista demais. Digo isto porque fui salvo há 31 anos atrás, em 1974, já morei em várias cidades e 2 países, e sempre tenho orado suplicando que Deus me guiasse para uma boa igreja, e sempre tenho recebido a graça de (após muito intensa mas rápida procura) encontrar uma excelentíssima igreja batista de linha realmente fundamentalista, evangelista, missionária, vibrante de amor cristão, e somente usando Bíblias do TR, onde eu e minha família somos amados e aceitos e crescemos e procuramos trabalhar com todas nossas forças. Nunca fiquei mais de 1 mês sem ser membro de uma excelente igreja, mesmo tendo me mudado tantas vezes, mesmo tendo morado em cidades de menos de 100.000 habitantes. Mesmo em viagens, fazendo Camping, quando eu era moço e meus filhos eram criancinhas, a cada domingo de manhã e de noite, a cada quarta-feira à noite, sempre achamos uma excelente igreja batista para adorar a Deus, mesmo nas menores cidades e mesmo próximos aos campings e hotéis.

Olhe, é bíblico que procuremos diligentemente uma BOA igreja para sermos membros. (Uma vez, no segundo dia da minha chegada a Waterloo, Ontário, no Canadá, enviei uma carta-questionário a todas as igrejas 40 ou 60  igrejas batistas que anunciavam em jornais e no catálogo telefônico, num raio de cerca de 30 ou 40 km). É bíblico que procuremos uma igreja que se enquadre perfeitamente em absolutamente TUDO que a Bíblia ensina super-EXPLICITAMENTE.
Você tem suas convicções retiradas da Bíblia tomada LITERALMENTE (respeitados os contextos, claro), portanto é bíblico que você saia em campo, de rua em rua, de bairro em bairro, usando telefone, internet, questionários por correio, pedindo informações, observando, etc., intensamente procurando por uma igreja que satisfaça suas convicções derivadas da Bíblia onde ela é EXPLÍCITA, CLARA, INDISCUTÍVEL.
Portanto, você poderá fazer um questionário parecido com o abaixo (claro, você pode e deve adaptar e estender para as suas ênfases doutrinárias para os seus dias e suas situações particulares):
 

INÍCIO DO QUESTIONÁRIO QUE HÉLIO SEMPRE USOU PARA PROCURAR UMA IGREJA PARA ELE ***********

Questionário para escolha de uma BOA igreja


Obrigado, Pastor, por ter aceito me dar 20 min no seu escritório, para eu tomar algumas informações. Se quiser, basta responder "sim" ou "não", em "jogo rápido", sem precisar me dar maiores explicações, só estou procurando me informar, não quero discutir:


1o. Nível, para eu poder considerar irmãos, salvos: É ESTA IGREJA REALMENTE EVANGÉLICA?

(100% "somente as Escrituras", "somente pela graça somente através da fé [sem ajuda de obras] somente em Cristo", "somente a Deus a glória")? Se for menos que 100%, não quero parte alguma com ela, tenho a obrigação bíblica, o mandato de Deus de denunciá-la e guerrear contra seus erros, com todas minhas forças. Católicos, Mórmons, Testemunhas de Jeová, Adventistas, Cientistas Cristãos, etc. NÃO são realmente evangélicos, não estão realmente 100% de acordo com a mensagem do Evangelho que encontramos na Bíblia.

Crê a igreja em:
.Trindade? 1Jo 5:7/ Jo 1:1-14; 8:58; 10:30; At 20:28/ At 5:3-4. .........................

.Nascimento Virginal de Cristo? Is 7:14; Mt 1:18,25. .........................

.Morte vicária (em meu lugar) e propiciatória, de Cristo? 1Jo 2:2; Rom 3:25. .........................

.Ressurreição literal e corporal de Cristo? 1Cor 15. .........................

.Iminente e literal volta de Cristo? Mt 24:32-51; 25:1-13; At 1:11. .........................

.Segurança de salvação (uma vez salvo, SEMPRE salvo)? Jo 10:28-30; 6:37,39; Rom 8:35-39; Fp 1:6; Tit 1:2; 2Tim 1:12; 1Jo 5:1113. .........................

.Salvação pela fé e fé apenas? Efe 2:8-9; Rom 3:28; Heb 11:3. .........................

.Inferno e condenação literais, conscientes? Mt 25:41-46; Lc 16:23-26. .........................

.Cristo, 100% Deus Eterno e 100% homem, é o ÚNICO caminho para a salvação? Jo 14:6; At 4:12. .........................

.A Bíblia É a Palavra de Deus, totalmente inspirada, palavra por palavra, infalível? 2Tim 3:16; 1Ped 10:12; 2Ped 1:20-21. .........................
.Há alguma outra fonte inspirada? Dt 4:2; Ap 22:18-19. .........................

.Pode alguém ser salvo fora da sua denominação? Jo 14:6; 3:18. .........................



2o. Nível, para eu poder adentrar e participar de cultos, mesmo sem compromissos. É ESTA IGREJA SADIA?

Se não for, nem parcialmente quero me identificar com ela. Se for, mas parar aqui, posso considerá-la e amá-la como irmã, mas não ser membro dela ou ter plena e irrestrita comunhão e identificação com ela. Os "protestantes" pentecostais, da Assembleia de Deus, carismáticos, e os "renovados" ou "hiper-calvinistas" ou "carismáticos" de qualquer denominação, estão em seríssimo erro doutrinário.

. Cada crente do Novo Testamento foi batizado corporativamente por Cristo, dentro do Espírito Santo, no dia de Pentecostes, uma só vez na História, do mesmo modo que cada judeu foi corporativamente batizado dentro da água do Mar Vermelho, quando Moisés o atravessou Mat 3:11; Efé 4:5; 1Cor 10:1-2;? ......................... Ou, pelo menos, a igreja crê e prega que todo e cada crente foi batizado no Espírito Santo, no instante de sua salvação? .........................

.Habita e sela o Espírito Santo a cada crente, desde a sua salvação? Rom 8:9; 1Cor 12:13; Efe 1:13; 4:5.

.Interpretas a Bíblia literalmente? 2Ped 1:20; 1Cor 2:13; 2Tim 2:15. .........................

.Estão alguns predestinados à condenação e não devemos super- enfatizar evangelismo e missões (hiper- calvinismo)? Jo 3:16; Ez 18:32; 2Ped 3:9; .........................

.Tem esta igreja uma posição forte e militante contra:
*Modernismo ("Bíblia = evolução da cultura humana" ) 2Tim3:16. .........................

*Carismatismo ("Línguas e sinais: indispensáveis à Espiritualidade). Ver 1Cor 14:19-22; 2Tes 2:11; Rom 8:9. .........................

*Ecumenismo & Concílio Mundial de Igrejas – Esd 4:2-4; 2Jo 10-11. .........................

*Legalismo ("A salvação é conservada pela obediência da Lei"; "regras sobre cabelo, vestimentas, comportamento, etc., são impostas pela igreja"). Ver Efe 2:8-9; Gal 2:16; Tg 2:10; 1Jo 1:10. .........................

*Mundanismo (= o mundo dentro da igreja e lares, através da música, métodos, etc.). .........................

*Neo-Evangelicalismo ("os fins justificam os meios, posso crer como os fundamentalistas mas não se separar dos errados, antes ter alguma comunhão com eles, e posso adotar métodos sem total suporte bíblico, mas que funcionam."). .........................

*Condescendência quanto a doutrinas. Gal 1:8-9; 2Jo 1:10-11. .........................

*Evangelho Social ("A Missão da igreja é também social e política"). Ver Jo 12:3-8; Efe 6:5-9; Rom 13:1-7; Mt 22:21? .........................



3o. Nível, para eu desejar ser membro ativo desta igreja. ARDE ESTA IGREJA EM VERDADE + AMOR?

( Identificar- me-ei e unir-me-ei entusiástica e irrestritamente somente a uma igreja 100% sadia e ao menos 90% ARDENTE em verdade e AMOR. Geralmente (mas há honrosas exceções) as igrejas Batistas da Convenção, Presbiterianas e Congregacionais não são 100% aceitáveis. Geralmente as igrejas Batistas (ou Evangélicas Cristãs, ou dos Irmãos Plymouth ou ...) que sejam de linha realmente Fundamentalista (entre aquelas de nome Independente ou Bíblica ou Regular ou ...) são aceitáveis (mas há vergonhosas exceções).

.É a igreja totalmente independente, governada 100% localmente, sem influências externas? .........................

.São só crentes os batizados, e por imersão? .........................

.Devemos honrar o governo civil? São a igreja e o Estado independentes? .........................

.Reinará Cristo pessoal e corporalmente por 1000 anos? .........................

.Arrebatará Cristo cada e todo crente antes da Tribulação? .........................

.Foi a criação em 6 dias literais? ......................... Sem "brecha" entre Gen 1:1 e 2? .........................

.São aceitáveis somente as Bíblias traduzidas por equivalência formal? Ou dinâmica (NVI)? Ou paráfrases (BLH, B.Viva, Boas Novas para o Homem Moderno, etc.)? .........................

.São aceitáveis, para uso na igreja, somente as Bíblias baseadas no Textus Receptus? (a melhor é a Almeida Corrigida Fiel, da SBTB; a Almeida Revista e Corrigida também é boa, particularmente até 1894; todas as outras são baseadas no Texto Crítico e inaceitáveis) .........................

.A música da igreja (e lares) é somente à capela? ......................... Ou somente acompanhada de cordas (dedilhadas uma a uma), piano, órgão sem bateria? ......................... Sem um segundo da menor sombra de semelhança com os estilos e ritmos do mundo? ......................... De modo algum convidam ao acompanhamento por palmas e balanços do corpo, ......................... que realmente nem de sombra existem? ......................... São as letra+ melodia+ harmonia+ compositor+ músico+ cantor, todos eles realmente santos e espirituais, inspirativos e de acordo com a doutrina bíblica? ......................... .

.São frequentes apelos para o descrente receber Cristo? (apelos à realidade interior, não a meros gestos mecânicos) .........................

.Fazem o pastor e a igreja visitas semanais de evangelismo? .........................

.Do orçamento, ......................... % é para missões, + ......................... % para evangelismo local.

.No último ano tivemos ......................... conversões, sendo ......................... de adultos.

.No último ano tivemos ......................... batismos.

. Está esta igreja viva , palpitante ? Nota-se instantaneamente o amor e união e alegria contagiante entre os membros? Podemos sentir o Espírito de Deus atuando? .........................


FINAL DO QUESTIONÁRIO ***********


 

Mas, meu amado irmão leitor deste artigo, não passe daí, não vá além dos pontos explícitos e indiscutíveis da Bíblia, os pontos onde ninguém que segue literalismo + sola scriptura pode discordar e retrucar. Aliás, em certos casos podemos aceitar uma igreja que passe 100% pelos níveis 1 e 2, mas somente 90% pelo nível 3, desde que os 10% que faltam devam-se à relativa ignorância ou desconsideração do assunto, sem ter havido definitiva e teimosa tomada de posição contrária à Bíblia. Basta que a igreja demonstre sinceridade para buscar a vontade de Deus nos 10% que faltam no nível 3.

O problema de certos crentes [particularmente aqueles mais maduros de idade e com muitos anos de estudos sozinhos ou em seminários] é que estão [ou pensam que estão] já tão avançados em estudos teológicos, mesmo com posições da maior qualidade batista fundamentalista, que esses crentes têm muitas dezenas de posicionamentos muito fortes em coisas que de modo nenhum são tão explicitas e indiscutíveis na Bíblia. Deste modo, tais crentes sabichões demais nunca acharão nenhuma igreja tão perfeita quanto eles pensam que são...
Eles convivem com uma igreja por 1 mês, fazem todas essas 37 perguntas acima, a igreja e o pastor passam com nota 10 em 36 perguntas mas apenas com nota 9 em 1 delas, eles se afastam correndo;
anos depois, sempre procurando mas nunca encontrando perfeição, eles encontram uma igreja e um pastor que os deixa maravilhados, eles fazem as 37 perguntas e dão nota 10 a todas elas, depois fazem mais 20 perguntas, dão mais 20 notas 10, até fazerem a 1000a. pergunta, talvez 1 ano depois, e descobrirem horrorizados uma coisinha pequena (por exemplo, se o suco de uvas é feito de uvas frescas ou se já vem engarrafado e com conservantes químicos) em que discordam, daí fogem espavoridos, para viverem até à morte revoltados e amargurados, sem nunca encontrarem uma igreja perfeita...



 




3ª Parte da Resposta [por Hélio]:

Você não está se limitando a proximidades e conveniências demais?



Talvez mais 40% das razões reais de "Ai de mim, não encontro uma BOA igreja na minha cidade ou aldeia, que devo eu fazer?" tenham suas raízes em você [talvez hipocritamente?]  estar se limitando a proximidades e conveniências demais (Que vergonha! Sempre que eu preguei no sítio Dois Carneiros, sem energia elétrica, município de Livramento, no mais pobre e seco Cariri paraibano, vinha uma senhora idosa e magra, a pé, de cerca de 8 km de distância; vinha também outra senhora idosa e gorda, de cerca de 4 km de distância, montada num desconfortável carro de boi; e vinha um senhor que não conseguia andar a pé (era aposentado por invalidez, realmente desequilibrava tanto que caía e não podia andar a pé), ele vinha e voltava 20 km, de bicicleta, mesmo nas mais escuras noites!!!)

Às vezes crentes a cada mês fazem uma viagem de 200 km, para lazer em uma praia, em um clube campestre, na região serrana, em parques de diversão, em corridas, em eventos dos seus esportes preferidos, em visita a familiares e amigos, etc.
Mas, mesmo sabendo que há uma excelente igreja a 10 ou 20 km de suas casas, dizem que ela é excessivamente longe deles, é totalmente impossível frequentá-las, o gasto em tempo e dinheiro para gasolina é demasiado, etc.
Bem, Deus sempre me deu a graça de encontrar uma igreja a média distância de minha casa (minha igreja fica no outro extremo de João Pessoa, a uns 14km de minha casa, mas eu prefiro 1000 vezes ir a ela 3 a 4 vezes por semana, do que ser membro de cerca de 100 igrejas batistas muito mais próximas (1 delas a 100 metros de minha casa, 10 delas a menos de 2 km), algumas delas mesmo de nome batista regular). Mas, mesmo se fosse no tempo em que eu não tinha carro, e mesmo que só houvesse uma boa igreja a 40 km de minha casa, eu preferiria ser membro dela, mesmo que eu só tivesse dinheiro e tempo disponível para ir a ela 1 vez por semana. Se só houvesse uma boa igreja a 150 km e meu dinheiro e tempo só me permitissem ir a ela 1 dia por mês, mesmo assim eu seria membro dela.

Outras vezes crentes têm uma excelente igreja a distância física (geográfica) aceitável, mas não querem frequentá-la:
- Porque as pessoas da igreja são pobres e sem cultura nem estilo, o bairro não é chique, ou o prédio da igreja não é moderno e rico;
- Ou porque a igreja é pequena ainda;
- Ou porque os crentes procurando igreja exigem ser e pensam que não terão oportunidade de serem solista do coral, ou diácono, ou pianista, ou professor de escola dominical;
- Ou porque os filhos e filhas acham que os jovens da igreja não muitos nem muito bonitos para namorar e casar;
etc.
(que vergonha para os crentes que desprezam tal igreja devido a tão pecaminosos motivos!)




Somente depois de 1 semana pensando e você tendo a convicção e paz de Deus que seus motivos não são os 2 motivos acima (Você não está sendo perfeccionista demais nem você está se limitando a proximidades e conveniências demais) é que devemos ir para a




 




4ª Parte da Resposta[por Pr. Paulson]:

Realmente, não há nenhuma igreja tolerável num raio de 100km de onde você mora!
 

Talvez 20% das razões reais de "Ai de mim, não encontro uma BOA igreja na minha cidade ou aldeia, que devo eu fazer?" realmente residam no fato de que, realmente, não existem igrejas aceitáveis, num raio de até 100 ou 40 km de distância de sua casa.

Transcreverei artigo do Pr. Paulson:




 

Quando [realmente] Nenhuma Boa Igreja Existe ...
Você é a igreja!
 

Uma mensagem para incentivar os santos que não têm uma assembleia local



 

Você [realmente] não pode encontrar uma igreja 'BOA'?
 





Este sermão é um resultado de falar com muitos, muitos crentes que não mais podem encontrar uma igreja para frequentar [e ser membro dela] hoje em dia - quer por causa as diferenças doutrinárias ou por não haver nenhuma igreja que exalte a Bíblia do TR (a ACF  [Almeida Corrigida Fiel] ou, pelo menos, a ARC [Almeida Revista e Corrigida de até 1894]) na cidade! Que sério [e difundido] problema é este! Leia em frente!




Como pastor da Igreja Batista de Touchet, eu tenho chegado à posição de entender o quanto Deus nos tem abençoado aqui em nossa pequena igreja em Touchet. Nós estamos localizados em uma pequena comunidade agrícola em um vale no sudeste de Washington onde eles produzem a "Cebolas Doces Walla Walla" juntamente com o trigo, espargos e ervilhas. Nós nos reunimos em um edifício que foi construído em 1902, contudo tem sido conservado maravilhosamente limpo e bonito. Nós soamos nosso antigo e grande sino de mil libras (454 kg) umas 240 vezes, a cada semana, assim o vale inteiro sabe quando alguma coisa vai haver na igreja.

Nós acreditamos que a Bíblia do Rei Tiago [nos países de fala portuguesa, a ACF ou a ARC-1894]  é a autoridade final em todos os aspectos de fé e de prática. Nós cantamos os velhos hinos do passado e não nos suprimos com as músicas novas das igrejas de hoje em dia; nós nem mesmo temos músicas especiais extravagantes nem necessitamos trazer grupos profissionais para cantar - nós mesmos cantamos nossas próprias canções, hinos e canções espirituais!

Nós temos 6 missionários que sustentamos financeiramente, com muitas orações e e-mails encorajadores. Nós temos sido abençoados com muitos evangelistas que nos pregaram bênçãos, repreensões, etc. e, no entanto, não nos tem deixado com mais pessoas feridas e sangrando - Deus tem trabalhado naquelas vidas. De fato, nós, realmente, somos entusiasmados e honrados através daqueles que pregaram em nosso púlpito nestes poucos últimos anos.

Todos nós nos reunimos 3 vezes por semana - algumas vezes mais - nós temos quase as mesmas pessoas vindo a todos os três cultos - não "a [grande] porcentagem usual do domingo de manhã e [ainda mais] do domingo de noite, mas a [pequeníssima] 'família de fato' nos cultos [de oração e doutrina mais profunda] das noites de quarta-feira"! Nós não apoiamos o sistema de escola pública da cidade - nós incentivamos o estudo [das crianças, principalmente até 8a. série] em casa e ajudamos a qualquer um que pede ajuda - o pastor é um antigo professor de escola de música e banda.

Nós visitamos casas de repouso [dos velhos] e centros de aposentadoria e preparamos elaboradas canções antigas com seus instrumentos favoritos - acordeão e piano - junto com a pregação baseada na Bíblia do Rei Tiago [nos países de fala portuguesa, a ACF ou a ARC-1894] . Nós temos estado nas ruas fazendo o mesmo [pregando a Bíblia]. O pastor é cuidadoso com o alimento e orações e tem muito poucas preocupações! Nós temos muitas atividades incluindo comer, comer e mais comer. Nós apreciamos atividades de tiro ao alvo - nós temos 'militares e pessoas autorizadas a portar armas' em nossa igreja - nós queimamos o lixo [madeira estragada] e regularmente nos reunimos ao redor de fogueiras em fazendas de uma família da nossa igreja. Nós ainda podemos mesmo envenenar insetos e não nos preocupamos com um pássaros que possam comer um besouro radioativo - que então caem do céu, mortos, e começam sendo comidos por uma puma - que é então comido por um urso que morde e mata o homem do original besouro envenenado em seu sistema. Os ecólogos não são bem-vindos nesta igreja exceto para se arrependerem de seus caminhos maus e estúpidos, como o são todos os pecadores, sejam eles ridículos, beberrões, fumantes e frequentadores de festas ou pessoas ricas e abastadas. As portas estão abertas!

Nós temos mesmo um website [http://touchet1611.org/] que tem sido bem lido em todo o mundo e tem gerado muitas bênçãos - amigáveis e não-amigáveis.




Em suma - nós temos um lugar único aqui em Touchet, WA. Eu sei que há mais  'igrejas' como esta e nós sabemos que há 'igrejas' que são maiores e melhores, eu tenho certeza.

Mas ultimamente, enquanto eu falo com as pessoas todos os dias por todos os Estados Unidos e por todo o mundo pela Internet, eu tenho observado que há centenas - mesmo milhares de pessoas fiéis crentes na Bíblia que tem mesmo que dirigir [seus automóveis por] uma longa distância para encontrar uma 'igreja ' como nós temos - e muitos que NÃO PODEM [porque não existe] frequentar, de jeito nenhum, uma igreja pelo menos satisfatória, e que usa a Bíblia do Rei Tiago [nos países de fala portuguesa, a ACF ou a ARC-1894] . A cada dia, HÁ MENOS E MENOS IGREJAS BOAS para frequentar ou para recomendar a alguém. Quando eu ajudo alguém em sua salvação através da Internet, é de extrema importância seguir com o discipulado. Muitas pessoas que leem o material em nosso site e têm mais perguntas, estão com necessidade de uma boa igreja para prover respostas. E na maioria das vezes, como um pastor que tenta mostrar a estas pessoas um lugar para frequentar, eu não estou capacitado de encaminhá-los para nenhuma' igreja' [realmente] crente na Bíblia. Isto é uma coisa frustrante para mim, como um pastor.

Eu conheço muitas pessoas boas, crentes na Bíblia que não podem mesmo ir [porque não existe], de jeito nenhum, a uma 'igreja' - Boas 'igrejas' não existem em muitas CIDADES GRANDES mais do que nas comunidades pequenas - ou neste país - ou por todo este mundo.

Bem, que tal você?



 

É VOCÊ UMA DAQUELAS OVELHAS DISPERSADAS?
 

“E Jesus, saindo, viu uma grande multidão, e teve compaixão deles, porque eram como ovelhas que não têm pastor; e começou a ensinar-lhes muitas coisas.” (Mc 6:34)
Marcos 6:34


Quando o Senhor viu o povo como ovelha que não tem um pastor, o que Ele fez? ELE começou a ensinar-lhes muitas coisas. Ele não os enviou para ninguém mais - Ele não os enviou para qualquer lugar mais. ELE começou a ensiná-los. Na verdade, não havia nenhum LUGAR para enviá-los neste tempo, mas observe que ELE era o único que sabia o que eles necessitavam!

De fato, foram os seus discípulos que disseram 'para enviá-los' para conseguir o pão deles ( versos 35, 36 ). E a fim daquelas 'ovelhas' dispersas serem ensinadas, eles sabiam que eles tinham que ir para ELE como Ele disse-lhes assim. E assim um milagre estava a ponto de ocorrer - a alimentação dos 5.000 homens [além das mulheres e crianças]!



 

Quem Dispersou as Ovelhas?
 

Ovelhas se dispersam porque não têm pastor para as agrupar juntas. Ovelhas se dispersam porque não conseguem se alimentar e assim elas devem ir 'para fora' e procurar o alimento. Naturalmente, há sempre aquelas ovelhas que escolhem saltar para fora da cerca de um pastor, e naturalmente, há aquelas ovelhas que rejeitam seu pastor e seu alimento que ele está servindo. Mas na época da igreja de Laodiceia, parece que as Escrituras colocavam também um pouco de responsabilidade sobre os pastores.

 

“Porque os pastores se embruteceram, e não buscaram ao SENHOR; por isso não prosperaram, e todos os seus rebanhos se espalharam.”
Jer 10:21


“Muitos pastores destruíram a minha vinha, pisaram o meu campo; tornaram em desolado deserto o meu campo desejado. Em desolação a puseram, e clama a mim na sua desolação; e toda a terra está desolada, porquanto não há ninguém que tome isso a sério.”
Jer 12:10,11


“Ai dos pastores que destroem e dispersam as ovelhas do meu pasto, diz o SENHOR. Portanto assim diz o SENHOR Deus de Israel, contra os pastores que apascentam o meu povo: Vós dispersastes as minhas ovelhas, e as afugentastes, e não as visitastes; eis que visitarei sobre vós a maldade das vossas ações, diz o SENHOR.”
Jer 23:1,2

 

Estes versículos acima estão cheios de bons  materiais de sermões a respeito de como pastores, hoje em dia, estão expulsando pessoas com as várias versões da Bíblia - o vinhedo do Senhor tem sido destruído com versões satânicas da Bíblia. Mas este estudo está tratando mais com as boas e antigas igrejas da Bíblia do Rei Tiago [nos países de fala portuguesa, a ACF ou a ARC-1894] . Onde estão elas e o que você faz se você não puder mais frequentar uma igreja boa neste país?




 

Quão importante é uma 'igreja', afinal de contas?
 

A intenção deste estudo também não é fazer um estudo profundo sobre a 'igreja'. Naturalmente, é muito importante frequentar uma igreja - uma igreja que crê na Bíblia do Rei Tiago [nos países de fala portuguesa, a ACF ou a ARC-1894] - e há verdadeiramente muitas razões escriturais. Se você tiver uma na sua aldeia ou cidade, vá para ela. Receba, lá, algum pregações bem duras - cante aqueles louvores - dê aquele dinheiro - sustente aqueles missionários, etc. Mas deixe-me mostrar-lhe uma tendência perigosa trazida ultimamente por mais e mais Igrejas Batistas que usam a Bíblia do Rei Tiago [nos países de fala portuguesa, a ACF ou a ARC-1894] , hoje:

 

Esta é ***a*** casa de Deus, eles dizem!
 

Pergunte a muitos pastores quão importante é a igreja e muitos lhe dirão isto: Ela é ***a*** coisa mais importante em sua caminhada cristã. Se você fizer qualquer coisa, deve ser feita através de sua igreja local do Novo Testamento. Você deve sempre relatar-se e [previamente] checar tudo com seu pastor. Eles o levam a I Tim 3:15 para provar a autoridade final e a importância de sua assembleia local.
 

“Mas, se tardar, para que saibas como convém andar na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, [*] a coluna e firmeza da verdade.”
I Tim 3:15

[* A infalível coluna e fundamento da verdade é Deus, não a assembleia local, por melhor que ela seja e por mais que a exaltemos]
 

Se isso parasse por aí, então tudo estaria bem [eles estariam certos]. Então a igreja seria o único templo de Deus - a casa de Deus seria nossa única fonte da verdade - seu pastor seria o homem ordenado por Deus para ser nossa autoridade terrena e porta-voz de Deus.

Mas, sei que você percebe, isso é como o sistema católico é erigido. O papa reivindica que é a autoridade real para a igreja e então toda a autoridade final está em um lugar - a igreja. Não soa demasiado diferente das muitas Igrejas Batistas, hoje.

Muitos dos batistas, não obstante, estão dizendo a mesma coisa, e muitos deles compreendem isto. Os Batistas-Noiva [Briders], por exemplo, dizem que uma pessoa deve ser batizada dentro de uma assembleia local específica [daquela marca, dos Batistas-Noiva] - de outra maneira aquela pessoa não será parte da noiva de Cristo. Há muito poucas variações dentro de cada assembleia local naquelas considerações. Então há aqueles que pregam que a igreja é a autoridade final, e com o pastor sendo o cabeça da assembleia local, **ELE** é sua autoridade final em todas as coisas. Você, como um membro da igreja, tem que sempre fazer todas as coisas com [prévio] conhecimento e aprovação do seu pastor. Eles lhe levam ao livro de Hebreus que o seu pastor é a sua autoridade. Autoridade pastoral, assim eles a chamam.

De fato, há tantos e tão diferentes batistas com suas variadíssimas opiniões nestas matérias, que a melhor coisa a fazer é simplesmente ir às Escrituras para que elas vertam a luz necessária sobre este assunto desconcertante e danoso, de dispersão das ovelhas.




 

1. Como Jesus diz que Ele estava indo se manifestar a nós?
 

João 14:21-23 conta a história de como Judas (não Iscariote) perguntou a Jesus como Este estava indo se manifestar a Seus povo, mas não ao mundo. Jesus respondeu-lhe no verso 23 e disse a Judas que estava indo ser através das Suas PALAVRAS. Não através da igreja [só há igreja local] - não através do pastor - mas através das Suas palavras!

Leia. Aquilo é o que diz. Através das PALAVRAS [“Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele. Disse-lhe Judas (não o Iscariote): Senhor, de onde vem que te hás de manifestar a nós, e não ao mundo? Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada.” (Jo 14:21-23)]

Sim, Jesus Cristo morreu pela ' a igreja ' em Efe 5:25 , mas nós devemos também recordar que Jesus morreu também pelas Suas ovelhas [individualmente, por cada uma delas, uma por uma] em João 10:14. [“Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido.”] [Ver também “Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas.” (João 10:11)]



 

2. Que é a igreja, então?
 

A igreja é o corpo de Cristo - e esta é explicada inteiramente em 1Coríntios 12 e em  Colossenses 1. De fato, a Bíblia deixa muito claro que, como cristãos nascidos de novo, NÓS somos o templo de Deus. A igreja local - todas os milhares deles - não é o corpo de Cristo. NÓS o somos! Nós somos parte de Seu corpo! Nós estamos no mesmo corpo que um cristão em Rússia, porque Cristo está em nós e nós estamos nEle. [Hélio crê que CADA assembleia local é o corpo de Cristo, ver http://solascriptura-tt.org/EclesiologiaEBatistas/00Helio-index.htm]
 

“Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?”
1Cor 3:16

“Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?”

1Cor 6:19
 

A igreja é VOCÊ! Não é nenhum conjunto local especial! Sim, nós somos comandados Escrituralmente nos ajuntarmos como cristãos [formando uma assembleia local, soberana e independente, de um só pensamento doutrinário, e este Bíblico], mas esse conjunto local não é sua AUTORIDADE FINAL. Não é ***A*** igreja.
 

“Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia.”
 
Hebreus 10:25
 

Nós não devemos olhar para a nossa ' igreja ' e para o nosso pastor como se fossem a nossa autoridade final!



 

SUMÁRIO
 

Qual é a essência deste artigo, até agora?

Quando nós fomos salvos, nós nos tornamos a 'casa' de Deus - o templo do Espírito Santo. NÓS nos tornamos a igreja porque nós somos parte do corpo de Cristo. Muitos chamam a esta de igreja invisível, mas chame-a do que você quiser - nós estamos no mesmo corpo com os cristão na Argentina  [Hélio crê que CADA assembleia local é o corpo de Cristo, não há igreja universal difusa reunindo todos os crentes, o que haverá, no futuro, é uma só igreja, TOTALIZADA, na Nova Jerusalém, LOCAL. Ver http://solascriptura-tt.org/EclesiologiaEBatistas/00Helio-index.htm]. NÓS temos o Senhor vivendo em nós. O próprio Senhor, através do Espírito Santo, fala a nós pelas Escrituras, ELE é nossa autoridade final, que faz nossa a palavra escrita de Deus - a Bíblia do Rei Tiago de 1611 [nos países de fala portuguesa, a ACF ou a ARC-1894] em inglês, nossa autoridade FINAL. Suas palavras que Ele prometeu em João 14.

Deus nos chama para nos reunirmos juntos no que é chamado a igreja, significando uma assembleia local. Uma assembleia independente pode reivindicar a Bíblia do Rei Tiago [nos países de fala portuguesa, a ACF ou a ARC-1894] como sua autoridade final, e deve fazer isto. Mas a autoridade final para as pessoas nesta igreja é a palavra de Deus - não o pastor! Não a igreja!




 

Assim, qual é o ponto? (Qual é a coisa principal que eu estou querendo ensinar?)
 


O ponto é este: Todas as pessoas miseráveis, frustradas e solitárias, por aí afora neste país, SEM uma assembleia local para frequentar, lamentam e choram alegando estarem sozinhas e fora da vontade de Deus porque elas não estão crescendo, porque elas não têm uma assembleia local para frequentar. [Mas eu lhes digo:] Tudo que elas têm que fazer é sentar-se, abrirem a Bíblia do Rei Tiago [nos países de fala portuguesa, a ACF ou a ARC-1894] e fazerem tudo que Deus as mande fazer - o mesmo como em uma assembleia local.

Sim, com todas as razões com que Deus quer que frequentemos e nos tornemos membros ativos e frutuosos de uma [boa] assembleia local, da mesma maneira, se alguém NÃO PUDER fazer isto [porque não existe tal boa igreja], então tal pessoa não precisa se sentir abandonada e deixando de receber as bênçãos de Deus.

ELAS [tais pessoas] são a igreja. O pai [da família] é para ser o guia espiritual na família. Assim, ó pai, comece uma congregação local dentro de sua própria família. Você tem a verdade na Versão do Rei Tiago de 1611 [nos países de fala portuguesa, a ACF ou a ARC-1894] - esteja ocupado com seu 'rebanho' [sua família].

A [cada um de] aqueles de vocês lá fora, em terras sem igreja [eu digo:] consiga uma Bíblia do Rei Tiago [nos países de fala portuguesa, a ACF ou a ARC-1894] e sente-se você juntamente com sua família e pregue e ensine. Cantem ao Senhor e sobre o Senhor - enviem dinheiro para alguns missionários, etc. Comecem vocês mesmos uma pequena 'igreja em casa' e peçam que Deus a abençoe.
Sim, o Senhor dá pessoas especiais em sua vida chamadas pastores, evangelistas, etc. (Efe 4:1-16), mas elas são somente parte do plano. VOCÊ é o templo do próprio Deus - sua igreja não é templo de Deus. Sua igreja e seu pastor não são a sua autoridade final. Sim, você deve falar com eles sobre certas coisas - há uma abundância de versículos que dizem isto - você deve procurar seu pastor e sua igreja para obter suas orientações, etc. mas eles [sua igreja e seu pastor] não são a sua autoridade [final].

 Se você não tem [porque não existe] igreja para visitar/frequentar... se você não tem nenhum pastor em sua vida... não está tudo em cima de suas costas! Deus ainda enviará um pastor para você - ou um professor - ou um evangelista. Isso pode acontecer hoje mesmo, através do computador e da web. Há grandes pregações disponíveis [em livros, CD´s, etc.]. Há grandes sermões on line. Com sua Bíblia aberta, você pode reconhecer se eles são lobos que se vestem como ovelhas, não pode? Não pode?

Se não, então [viaje] e novamente converse e cheque [minha orientação] com um [raro] pastor [batista, de linha fundamentalista] com uma fé segura e crente na Versão do Rei Tiago [nos países de fala portuguesa, a ACF ou a ARC-1894] e pergunte a ele. Mas não o deixe tornar-se sua autoridade final - você não precisa de um papa!




Deixe-me mostrar-lhe mais um texto da Bíblia. Como eu disse, é difícil explicar coisas usando somente um teclado de computador. Muitos estudos E observações têm-me trazido para este ponto. Meus mapas e estudos bíblicos em minha homepage sustentam esta direção. Uma mensagem pregada é tão mais fácil de mostrar esta lição - mas, de qualquer modo, vamos terminar aqui e ver se você pode pegar a essência desta lição.
 


Apoc 20:4a  “E vi tronos; e assentaram-se sobre eles, e foi-lhes dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus, e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta, nem a sua imagem, e não receberam o sinal em suas testas nem em suas mãos; ...”

 

De acordo com aquele versículo acima, haverá pessoas que morrerão, naturalmente, à medida que eles mesmos testemunhem de Jesus! Espalhar a Palavra sobre a verdadeira salvação bíblica lançará algumas pessoas a seus próprios funerais. Sempre tem sido assim, ainda é assim, e continuará a ser assim no futuro - especialmente durante a Tribulação.

Mas prossiga lendo - um outro grupo de pessoas também morrerá. Aqueles que estão testemunhando a Palavra de Deus - a Bíblia! Assim, fica manifesto que a Bíblia - nestes dias, a Versão do Rei Tiago de 1611 [nos países de fala portuguesa, a ACF ou a ARC-1894], é valiosa de morrermos por ela. [A Bíblia] tem que ser a coisa mais importante [na nossa vida, imediatamente] depois de Jesus Cristo, amém. O mundo odeia Jesus Cristo e odeia a Palavra de Deus!

Por que? Porque a palavra do Deus - a Versão do Rei Tiago de 1611 [nos países de fala portuguesa, a ACF ou a ARC-1894] - é nossa autoridade final em todos os assuntos de fé e prática. ESTA é que é a nossa autoridade final. Não uma igreja - não um pastor. Deixe-me dizê-lo novamente de modo que eu não seja mal entendido. Você precisa ter uma [boa] igreja para frequentar [e ser membro dela] ... se você puder [isto é, se uma tal igreja existir num raio de 40 a 70 km de sua casa], mas Deus não nos prometeu que sempre teríamos [tal igreja]. Você já pode entender isto, amém - porque você não tem nenhuma igreja para frequentar. Você precisa de um pastor em sua vida. Mas você não tem que ter um pastor para que você ouça de Deus.

Assim, se vocês têm a igreja certa na sua aldeia ou cidade - vão para ela! [Mas,] se vocês não tem uma [boa] igreja para frequentar, então lembrem-se: VOCÊS são a real igreja - o corpo de Cristo. Você tem uma linha direta para Deus e desde Deus, através de Jesus Cristo e das Suas Palavras através do Espírito Santo. Ocupe-se com ela [a Palavra] e faça todas as coisas que você faria se você frequentasse uma assembleia local.


Pessoas morreram por Jesus Cristo!
Pessoas morrem pela Palavra de Deus!

Não há necessidade de morrer - ou ir para a prisão, etc., por causa de uma igreja local. Nós não NECESSITAMOS de um prédio, e, à medida que este mundo vai mais e mais contra o Livro da Versão do Rei Tiago [nos países de fala portuguesa, a ACF ou a ARC-1894] - haverá menos e menos igrejas para frequentar.



 

MAS TUDO NÃO ESTÁ PERDIDO! VOCÊ É AINDA A IGREJA!
 

Esqueça-se os Batistas- Noiva - esqueça os Batistas- Landmarkers - esqueça aqueles papas batistas. Você tem o Salvador e você tem as Suas Palavras. De que mais você precisa? Viva com ela [nos olhos, nos lábios, no coração] e seja um fazedor da Palavra. Você viverá [muito bem] e Deus continuará a suprir a verdade para você e para a sua família.

Ele abençoou minha família com uma igreja funcionando apenas no meu próprio lar, durante mais de um ano, e então Ele, finalmente nos enviou um pastor para uma assembleia local que não ensinava autoridade pastoral - não ensinava a necessidade de aprendermos grego - não ensinava o lixo dos Batistas- Noiva  -  não ensinava qualquer outra coisa senão a Versão do Rei Tiago de 1611 [nos países de fala portuguesa, a ACF ou a ARC-1894] e pregava [ensinando] para seu povo lê-la!



 

Algum dia o Sumo Pastor retornará para nós todos. Até então, pare de lamentar-se, pare de usar a desculpa do "eu não tenho uma igreja para frequentar". O [Sumo] Pastor está ainda com você através do Espírito Santo e das Suas Palavras na Bíblia da Versão do Rei Tiago de 1611 [nos países de fala portuguesa, a ACF ou a ARC-1894]. (veja quão importante é realmente esta questão de somente admitirmos a Versão do Rei Tiago de 1611 [nos países de fala portuguesa, a ACF ou a ARC-1894])

Você pode ainda ter uma 'igreja' impostora e não ter as palavras de Jesus Cristo - as verdadeiras palavras que Ele prometeu a VOCÊ - não ao seu pastor local [que segue na linha] papista católica [cada vez mais exigindo ter superautoridade]. [Cristo deu Suas palavras] a VOCÊ, meu amigo, a VOCÊ!


Você necessita mesmo parar de ir àquelas Igrejas Batistas de linhas papistas- católicas e anti- bíblicas!

Você já tem 'a boa igreja': ... você mesmo!




Apocalipse 3:18,19,20 fala a uma pessoa individual como se ele fosse a igreja...! Bem, esta é sua última chance! Não a jogue fora!

“Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e roupas brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas. Eu repreendo e castigo a todos quantos amo; sê pois zeloso, e arrepende-te. Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.” (Ap 3:18-20)





 

Autor: Pastor Paulson, Touchet Bible Believer Baptist Church

Tradutora: Valdenira N. de M. Silva



 

 



Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em BibliaLTT.org, com ou sem notas).




(retorne a http://solascriptura-tt.org/ EclesiologiaEBatistas/
retorne a http:// solascriptura-tt.org/ )

 



Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.