A Música Cristã Contemporânea “Adaptada” está Destruindo Algumas [algumas!] Igrejas Batistas Regulares, Bíblicas, Independentes, Fundamentalistas


(Título original: Analyzing "Adapted" CCM Songs)

David Cloud






Muitos fundamentalistas e igrejas batistas independentes [e, no Brasil, batistas regulares, batistas bíblicas, reformadas puritanas, e outras tidas por fundamentalistas ou conservadoras ou  tradicionais] estão "adaptando" Música Cristã Contemporânea (MCC), [isto é,] selecionando músicas com algum tipo de mensagem bíblica e enfraquecendo seu ritmo [pesado], deixando fora a bateria e a guitarra-contrabaixo, e [tentando usar outros disfarces] semelhantes. Eles estão tentando tirar o rock do rock cristão [no Brasil, os pseudo- fundamentalistas- conservadores- tradicionais também estão tentando tirar a música afro-brasileira da música afro-brasileira cristã].

Neste relatório, vamos analisar três exemplos de como isto está sendo realizado na igreja
Lancaster Baptist Church, em Lancaster, California, sede da universidade (e seminário) West Coast Baptist College. Como uma das maiores e mais influentes igrejas, universidades e seminários batistas [americanos], durante muitos anos Lancaster tem estado liderando o caminho na adaptação da MCC, e essa influência se espalhou para igrejas [pseudo- fundamentalistas- conservadores- tradicionais] em muitas partes do mundo.

Nesses clipes, comparamos edições “adaptadas” pelos batistas
pseudo- fundamentalistas- conservadores- tradicionais intercaladas com a MCC original, interpretada pelos grupos originais de MCC. (Por favor, note que esses clips [constantemente, e sem aviso,] mudam a cena entre os artistas roqueiros da MCC e a música gravada na igreja, embora, em alguns casos, eles estejam tão próximas quanto ao tipos de som e de sentimentos produzidos, que pode ser difícil dizer qual é qual.)

Por favor, vá agora para http://www.wayoflife.org/adaptingccm/index.html para ler o resto do artigo, e, principalmente, assistir os vídeos, ouvir as músicas, etc.

Se você tem alguma dúvida e acha que a MCC “adaptada”, sem baterias, sem contra-baixos, sem pandeiros e cuíca, sem os ritmos ao extremo sensuais e eróticos do pior gosto, mas com tudo isto “suavizado”, só que mantendo algo do estilo sensual, mantendo as técnicas de deslizar e “esculpir” as notas, letras mantendo o foco nos sentimentos e emoções ao invés de ensinar doutrina a mais sólida, focada mais no homem do que em Deus, com mais uso de pronomes “eu” do que “vós, ó Deus”, se você tem dúvidas se isso é tão ruim, então por favor, leia

Como Conhecer o Tipo Certo de Música -- Alan Ives. Bom. É um pequeno livro.


Musica - Distinguindo os Estilos Sacro E Contemporaneo – D. Cloud



Alan Ives, apropriadamente, “disse tudo”:

"Como você entende o que música cristã é?

Você nota que ela soa diferente da estação de rádio de Rock, da estação de música dolente, da estação de música de entretenimento. Quando cantamos [hinos e] cânticos espirituais na boa maneira dos tempos antigos, eles não se parecerão com nenhuma outra coisa que o mundo canta [nas suas danças e festas]."




Adaptado por Hélio de Menezes Silva, a partir de artigo de David Cloud

 



Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.