Na atual e nas outras dispensações,
Há salvação somente por obras e à parte da fé?
E
por uma mistura de fé e obras?

Hélio de Menezes Silva

1) Na atual dispensação (chamada de 6 - Dispensação da Graça, ou das Assembleias Locais), a salvação é toda e somente pela graça, através toda e somente da fé verdadeira (isto é, a fé de acordo com a Bíblia) depositada toda e somente no Cristo da Bíblia. E esta salvação é sem necessidade de nenhum tipo, número ou grau de boas obras, quer para ajudá-la a ser causada, melhorada, aperfeiçoada, aumentada, assegurada, ou preservada:

Quando se crê em cada uma e em toda palavra da Bíblia (inclusive cada uma e toda palavra da Bíblia a respeito do Cristo), a conclusão é que é preciso crer que o Cristo é o único Deus Eterno e Altíssimo, é o único Deus Criador, é o único e todo suficiente Deus Salvador, é o único Deus Senhor, e temos que nos arrepender, converter, crer, recebê-lO como nosso único e suficiente Salvador, Senhor, e Deus. Crer tudo isto. Ponto. O resto vem como conseqüência: a mudança no nosso coração, o desejo e determinação de obedecê-lO e servi-lO, de sermos santos e separados para Ele, a percepção e segurança do fato da imperdibilidade da nossa salvação mesmo se formos imperfeitos e falharmos em nosso desejo e determinação de obedecê-lO e agradá-lO. Ver http://solascriptura-tt.org/SoteriologiaESantificacao/04-EternoMetodoTernarioSalvacao-W.htm .

Depois de ser assim salva, a pessoa nunca perderá sua salvação, mesmo que, por horrível fraqueza, venha a cometer todos os tipo, números ou graus de más obras, por qualquer extensão de tempo, mesmo os “piores” pecados (homossexualismo, adultério, assassinato, suicídio, blasfêmia, etc.). Ver
Calvinismo Vs. Arminianismo Vs. Biblia -- Helio - Valdenira . E 31 - a Completude da Salvação. E http://solascriptura-tt.org/SoteriologiaESantificacao/CrenteSuicidaAdulteroPecadorzao-Helio.htm. E http://solascriptura-tt.org/SoteriologiaESantificacao/EhSalvacSeguraEIncapazSerPerdida-Helio.htm.

Tudo isto é ensinado em cada capítulo da parte do Novo Testamento especificamente endereçada sempre a uma igreja local (Rm-2Ts), ou ao seu pastor- superintendente (Timóteo e Tito), ou a um gentio convertido e tornado membro dela (Filemom): Esta parte do Novo Testamento vai de Romanos até Filemon (88 páginas seguidas na minha ACF 2011)




2) Nas outras dispensações (1 - Dispensação da Inocência (ou do Éden, Edêmica, Adâmica, ou da Liberdade); 2 - da Consciência (ou da Autodeterminação, ou Prediluviana); 3 - do Governo Humano (ou Noeica, ou do Governo Civil, ou Posdiluviana); 4 - da Promessa (ou Abraâmica, ou Patriarcal) ; 5 - da Lei (ou de Israel); 7 - Dispensação do Milênio (ou do Reinar dos Céus, ou do Reino Milenar); os 7 anos de tribulações entre a atual Dispensação da Graça (ou das Assembleias Locais) e a Dispensação do Milênio), TAMBÉM:

2.1) Sem dúvida nenhuma, a fé, sempre, é a condição indispensável para a salvação, ninguém podendo ser salvo sem a fé bíblica depositada plena e exclusivamente no Deus bíblico e na Sua Palavra revelada (particularmente fé no Redentor definitivo, o Messias prometido por Deus tantas vezes desde Gn 3:15, mesmo que não se soubesse o Seu nome Jesus, no passado).

“Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.” (Hebreus 11:6 ACF)

Em todas as dispensações, se alguém tiver o que parecem ser as mais perfeitas obras, mas não tiver a perfeita e completa fé bíblica depositada no Redentor definitivo prometido por Deus na Bíblia (mesmo que não se soubesse o Seu nome Jesus, no passado), será lançado no inferno ao invés de ser salvo. Ef 2:8-9; Ap 20:10

8  Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. 9  Não vem das obras, para que ninguém se glorie;” (Efésios 2:8-9 ACF)
11 ¶  E vi um grande trono branco, e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiu a terra e o céu; e não se achou lugar para eles. 12  E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras. 13  E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras. 14  E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte. 15  E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo.” (Apocalipse 20:11-15 ACF)

 

2.2) Sem dúvida nenhuma, a fé verdadeira (bíblica) é também, sempre, a condição suficiente para a salvação. Nenhuma obra causa em 1mm nada parecido com salvação, nem mesmo ajuda ou aumenta ou mantém a salvação (Ef 2:8-9; Ap 20:11-15). A equação não é, nunca foi, nunca será “Salvação = Fé + Obras”, mas, sim, “Salvação = Fé verdadeira (bíblica), depositada total e somente no Cristo da Bíblia”.
Exemplo, na Dispensação Patriarcal:

ABRAÃO: “1 ¶  Que diremos, pois, ter alcançado Abraão, nosso pai segundo a carne? 2  Porque, se Abraão foi justificado pelas obras, tem de que se gloriar, mas não diante de Deus. 3  Pois, que diz a Escritura? Creu Abraão em Deus, e isso lhe foi imputado como justiça. 4  Ora, àquele que faz qualquer obra não lhe é imputado o galardão segundo a graça, mas segundo a dívida. 5  Mas, àquele que não pratica, mas crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é imputada como justiça. 6  Assim também Davi declara bem-aventurado o homem a quem Deus imputa a justiça sem as obras, dizendo: 7  Bem-aventurados aqueles cujas maldades são perdoadas, E cujos pecados são cobertos. 8  Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não imputa o pecado.” (Romanos 4:1-8 ACF)

Como disse o irmão Flaviano Filho em correspondência particular de 30.08.12:

Salvação será sempre pela graça independente das obras para que ninguém se glorie. E isso inclui os crentes da Antiga Aliança e de qualquer outra dispensação.
Por que Moisés foi salvo? Ele era perfeito? Se ele fosse pesado na balança de Deus ele não seria achado em falta? O sacrifício de Jesus alcançou Moisés? Vamos deixar a Bíblia responder:

24  Pela Moisés, sendo já grande, recusou ser chamado filho da filha de Faraó, 25  Escolhendo antes ser maltratado com o povo de Deus, do que por um pouco de tempo ter o gozo do pecado; 26  Tendo por maiores riquezas o vitupério de Cristo do que os tesouros do Egito; porque tinha em vista a recompensa.” (Hebreus 11:24-26 ACF)

Ele,Moisés, creu no sacrifício de Jesus,pois ele mesmo registrou em Gn 3:15, que Deus prometeu o Remidor!

[15 E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e o {*} Semente dela; Este {*} te ferirá a cabeça, e tu ferirás o calcanhar dEle {*}." {* em hebraico é "ele", masculino. Portanto, é o Semente (o Cristo) de Eva, e não ela, quem feriria a cabeça da serpente,mesmo tendo o calcanhar ferido pelo Diabo. Comp.He 2:14}] (Bíblia LTT-Anotada) ]

Nenhum tribunal da terra julga o que está no coração, porque não tem capacidade para tal, mas Deus sim. E se não for a bendita graça de Deus ninguém será salvo.
O salmista sabia disso, pois disse:

“Se tu, SENHOR, observares as iniqüidades, Senhor, quem subsistirá?” (Salmos 130:3 ACF)

Se isso não for "salvação pela graça, independente das obras", então eu ainda não sei o que é Graça (Favor imerecido).
Sansão foi fiel?. Não. Sansão não foi fiel! Ele foi salvo pela Graça, ele até figura na lista de Hebreus 11.
Na Antiga Dispensação ninguém era justo aos olhos de Deus:
Não há homem justo sobre a face da terra que faça o bem e que não peque.” (Eclesiastes 7:20 ,Salmos 51. 4,Salmo 130:3) Ninguém era fiel suficientemente, na Antiga Dispensação, para alcançar a salvação da sua alma.
Todos os crentes da Antiga Dispensação careceram da graça de Deus e foram alcançados por Jesus. Por ventura não foi Jesus que desceu lá nas partes mais baixas da Terra para resgatar os antigos crentes, porque eles ainda não podiam ter acesso ao céu? (Romanos 10.6-7, Efésios 4:9 ). [Hélio acredita que “levou cativo o cativeiro” significa que a nação de Israel, já há 400 anos cativa de vários povos, tornou-se mais cativa ainda, na dispersão do ano 70 dC]

 

2.3) Mas, para sermos honestos, temos que admitir que, pelo menos à primeira vista, parece que alguma diferença (que devemos estudar muito para identificar) entre a salvação nesta atual dispensação (das assembleias locais) e a salvação nas demais dispensações (e nos períodos de julgamento e transição entre elas).

- Na Dispensação da Inocência (no Éden), Adão não foi enganado, ele sabia que estava pecando. Em um certo sentido ou grau, Ele creu no que Deus lhe falou, mas, mesmo assim, conscientemente, de propósito, de caso pensado, decidiu não fazer a obra certa, antes escolheu desobedecer a Deus:
“E Adão não foi enganado, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão.” (1 Timóteo 2:14 ACF)

Adão foi condenado à morte física, a virar mortal, e a se tornar o pai de uma raça pecadora e corrompida, de seres que começam a ser pecaminosos desde que começam a existir em sua primeira célula nos ventres de suas mães.
Portanto, pelo menos aparentemente, até a queda em Gn 3:6, Adão em um certo sentido ou grau cria, mas tornou-se condenado no teste de sua fé.

- Na Dispensação da Consciência, que é que você acha que teria acontecido se Abel tivesse agido ofertando a Deus 10 toneladas de legumes ao invés do sacrifício de um pequeno cordeirinho, mesmo alegando Abel crer em Deus? Pelo que a Bíblia ensina sobre salvação e não salvação nesse tempo, fico com pelo menos uma pontinha de dúvida, “... Porventura pode a tal fé salvá-lo?” (Tiago 2:14)
E se Noé tivesse agido não construindo nada da arca nem querendo entrar nela, mesmo alegando crer em Deus? Pelo que a Bíblia ensina sobre salvação e não salvação nesse tempo, fico com pelo menos uma pontinha de dúvida, “... Porventura pode a tal fé salvá-lo?” (Tiago 2:14)

- Na Dispensação da Lei, que aconteceria se Moisés não tivesse aceitado o chamado de Deus para liderar o povo, mesmo alegando Moisés crer em Deus? Pelo que a Bíblia ensina sobre salvação e não salvação nesse tempo, fico com pelo menos uma pontinha de dúvida, “... Porventura pode a tal fé salvá-lo?” (Tiago 2:14)
E se Sadraque, Mesaque e Abednego, por medo, tivessem adorado a imagem de Nabucodonosor, mesmo "também" alegando crer em Deus? Pelo que a Bíblia ensina sobre salvação e não salvação nesse tempo, fico com pelo menos uma pontinha de dúvida, “... Porventura pode a tal fé salvá-lo?” (Tiago 2:14)

- Na 70ª Semana de Daniel (a Tribulação), que é que você acha que acontecerá se alguém, mesmo alegando ter sido convertido a Cristo, entregar à morte 1 dos 144.000 varões judeus virgens convertidos, depois que, tendo pregado o evangelho do reinar dos céus a cada ouvido humano sobre toda a face da terra, tiverem terminado seus testemunhos de Cristo? Ou se alguém, mesmo tendo alegando ter sido convertido a Cristo, simplesmente, por pavor da tortura e da morte, colocar a marca da besta? Pelo que a Bíblia ensina sobre salvação e não salvação nesse tempo, fico com pelo menos uma pontinha de dúvida, “... Porventura pode a tal fé salvá-lo?” (Tiago 2:14)

- Na Dispensação do Milênio, que é que você acha que acontecerá se alguém, por cansaço ou comodismo, não subir anualmente para adorar em Jerusalém, mesmo crendo? Pelo que a Bíblia ensina sobre salvação e não salvação nesse tempo, fico com pelo menos uma pontinha de dúvida, “... Porventura pode a tal fé salvá-lo?” (Tiago 2:14)

Hoje, porém, na atual Dispensação das Assembleias Locais, se eu

(que um certo dia passado verdadeiramente, REALMENTE cri, CRI biblicamente (DA FORMA BÍBLICA), no Cristo, O CRISTO DA BÍBLIA),

passasse a sempre desobedecer a Deus mesmo da pior forma imaginável, e viesse uma bala perdida e atingisse minha cabeça de modo a eu morrer instantaneamente, nesse estado tão pecaminoso, sem tempo de me arrepender, então eu teria perdido os galardões que porventura já tivesse ganhado, mais toneladas de galardões que poderia ter ganho, mas não perderia nem sequer 1 bilionésimo de átomo da minha salvação:

1 ¶  Geralmente se ouve que há entre vós fornicação, e fornicação tal, que nem ainda entre os gentios se nomeia, como é haver quem abuse da mulher de seu pai. ... 5  Seja entregue a Satanás para destruição da carne, para que o espírito seja salvo no dia do Senhor Jesus. (1Co 5:1-5 ACF)

Se formos infiéis, Ele permanece fiel; não pode negar-se a Si mesmo.” (2Ti 2:13 ACF)


Uma pergunta foi feita por um judeu a Cristo, em Mt 19:16 (ainda na dispensação da Lei), e (pelo menos aparentemente) a resposta foi que algumas obras eram necessárias para a salvação dele:16 ¶  E eis que, aproximando-se dele um jovem, disse-lhe: Bom Mestre, que bem farei para conseguir a vida eterna? 17  E ele disse-lhe: Por que me chamas bom? Não há bom senão um só, que é Deus. Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos. 18  Disse-lhe ele: Quais? E Jesus disse: Não matarás, não cometerás adultério, não furtarás, não dirás falso testemunho; 19  Honra teu pai e tua mãe, e amarás o teu próximo como a ti mesmo.” (Mateus 19:16-19 ACF)      Depois, foi-lhe dado um teste comprobatório da sua fé: 20  Disse-lhe o jovem: Tudo isso tenho guardado desde a minha mocidade; que me falta ainda? 21  Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, e segue-me.” (Mateus 19:20-21 ACF)

Uma pergunta exatamente equivalente foi feita por um gentio a Paulo e Silas, em At 16:30, e a resposta não foi que algumas obras eram necessárias para a salvação dele, ao contrário, a resposta foi que bastava que ele cresse no Senhor Jesus Cristo: 30  E, tirando-os para fora, disse: Senhores, que é necessário que eu faça para me salvar? 31  E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa. 32  E lhe pregavam a palavra do Senhor, e a todos os que estavam em sua casa. 33  E, tomando-os ele consigo naquela mesma hora da noite, lavou-lhes os vergões; e logo foi batizado, ele e todos os seus. 34  E, levando-os à sua casa, lhes pôs a mesa; e, na sua crença em Deus, alegrou-se com toda a sua casa.” (Atos 16:30-34 ACF). Não há menção de nenhum teste comprobatório da fé tendo sido imposto a esse convertido (nem a nenhum outro convertido, em Rm-Fm).

Sejamos honestos: pelo menos à primeira vista, parece haver uma certa diferença entre essas duas respostas imediatamente acima. Parece haver alguma diferença entre a salvação na atual Dispensação das Assembleias Locais, e nas outras dispensações. Precisamos estudar melhor que diferença pode ser essa, de um modo que não viole 1mm do que está claramente estabelecido para cada dispensação, antes as harmonize perfeitamente. Mas, que, pelo menos à primeira vista, parece haver uma certa diferença, inegavelmente parece.

Você sabe que, se eu tomasse algum tempo, poderia citar muitos outros versos mostrando que há essa diferença. Mas julgo que essas são suficientes.




3) Entre os 6 a 8 pastores que me pastorearam nas 4 igrejas batistas- fundamentalistas- dispensacionalistas das quais eu fui membro desde 1974 até hoje, 2012, e entre as muitas dezenas de outros pastores e alguns milhares de outros crentes também batistas- fundamentalistas- dispensacionalistas que conheci em todo esse tempo, nunca encontrei quem cresse que a salvação nas outras dispensações pudesse ter sido pelas obras, por se alcançar um ponto de se guardar com perfeição toda a Lei de Deus e jamais pecar, ou um ponto em que, apesar dos crentes de outras dispensações terem tido 1 ou 2 pecados na vida, Deus os perdoou e os vê como, basicamente, perfeitos cumpridores da Lei. Mas ouço falar que há alguns raros dispensacionalistas que ensinam alguma coisa parecida com isso. Não li tudo nem com profundidade, mas parece-me que Timothy S. Morton, em http://www.preservedwords.com/ot-salvation-pv.htm (Old Testament Salvation - Could Old Testament Saints Keep the Law?) é um exemplo de um desses raros e distorcidos dispensacionalistas, e http://www.ruckmanism.org/comment/839  (Ruckman's Multiple Plans Of Salvation For Different Ages) apresenta uma sumária repreensão bíblica a eles.



4) É tão evidente o grave erro dos distorcidos dispensacionalistas de (3) que eu nem preciso dizer mais nada:

- Quanto à total pecaminosidade do homem e à total impossibilidade dele guardar toda a Lei com toda perfeição, basta você ler algum dos milhares de bons livros e escritos que existem sobre o assunto. Há alguns deles em http://solascriptura-tt.org/SoteriologiaESantificacao/      e em      http://www.solascriptura-tt.org/Seitas/index.htm. Procure também na internet, por frases semelhantes a total depravity, law can not save, salvation by faith in all dispensations, etc.

- A graça não é graça, se misturada com 1 gota que seja de obras. Os dois princípios são mutuamente excludentes 4  Ora, àquele que faz qualquer obra não lhe é imputado o galardão segundo a graça, mas segundo a dívida. 5  Mas, àquele que não pratica, mas crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é imputada como justiça.” (Romanos 4:4-5 ACF)

- Na Dispensação das Assembleias Locais, Pedro, um judeu, apóstolo para os judeus, declarou, por inspiração de Deus, que foi salvo pela graça, exatamente da mesma forma que os gentios são salvos. 8  E Deus, que conhece os corações, lhes deu testemunho, dando-lhes o Espírito Santo, assim como também a nós; 9  E não fez diferença alguma entre eles e nós, purificando os seus corações pela fé. 10  Agora, pois, por que tentais a Deus, pondo sobre a cerviz dos discípulos um jugo que nem nossos pais nem nós pudemos suportar? 11  Mas cremos que seremos salvos pela graça do Senhor Jesus Cristo, como eles também.” (Atos 15:8-11 ACF)

-
Os judeus da Dispensação da Lei e que creram biblicamente também foram salvos pela graça. E ,se a salvação deles proveio da graça, então não pode ter tido a colaboração de nem sequer 1 gota de obras. 5  Assim, pois, também agora neste tempo ficou um remanescente, segundo a eleição da graça. 6  Mas se é por graça, já não é pelas obras; de outra maneira, a graça já não é graça. Se, porém, é pelas obras, já não é mais graça; de outra maneira a obra já não é obra.” (Romanos 11:5-6 ACF)



5) Mas como harmonizarmos todas essas verdades: o fato de que a salvação é sempre somente pela fé, em todas as dispensações, com o fato de que, pelo menos à primeira vista, há na Bíblia indícios de algum tipo de diferença entre a salvação na atual Dispensação das Assembleias Locais, e a salvação nas outras dispensações (3)?

Ao contrário dos dispensacionalistas distorcidos supracitados, eu digo que:


- Vejo na Bíblia todas as evidências de que sempre, em todas as dispensações e transições de julgamento entre elas, a salvação é toda e somente pela fé: sem ela ninguém será salvo, e mais que ela não é necessário nem de nenhuma ajuda, para a sua salvação ou para a preservação dela. O homem sempre foi salvo, total e somente pela graça de Deus, total e somente através da fé. Nunca houve, nem há, nem haverá nenhuma outra maneira de se ser salvo.

- Sim, é verdade que Deus vê os corações  “Porém o SENHOR disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o SENHOR não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o SENHOR olha para o coração.” (1 Samuel 16:7 ACF). Deus onisciente não precisa de nenhuma demonstração, evidência, expressão, aprovação em algum teste, para Ele saber se a fé de uma determinada pessoa é real, verdadeira, bíblica.

- Sim, em todas as dispensações, todo homem é pecador e totalmente incapaz de agradar a Deus por obras.

- Mas, nas outras dispensações que não a Dispensação das Assembleias Locais, para benefício dos outros seres humanos que olham para um homem que alega que creu biblicamente, há evidências de que Deus pode ter escolhido lhes dar uma determinada obra como comprovação, evidência, expressão da fé daquele homem.
Se aquele que alega ser um crente e salvo tem, sim, tal comprovação, evidência, expressão da sua fé, então os homens que o olham de fora saberão que ele é, sim, um verdadeiro salvo, apesar do fato de que ele não é perfeito, não consegue sempre guardar toda a Lei de Deus (ninguém afora o Filho de Deus, o pode no passado, nem pode agora, nem o poderá no futuro, enquanto tiver este corpo do pecado), e toda a glória é de Deus, e o homem não tem 1mm de motivo para se gabar na eternidade.
Se aquele que alega ser um crente e salvo não tem tal comprovação, evidência, expressão da sua fé, então os homens que o olham de fora saberão que sua fé não é verdadeira e bíblica, portanto ele não é um verdadeiro salvo.
Exemplos:

-- Exemplo na Dispensação da Consciência (ou Prediluviana):
Se os homens virem Caim ou Ninrode alegando ter crido biblicamente, mas sempre se recusando fazer um sacrifício de um cordeiro sem mácula (ofertado a Deus, entendendo e crendo na profecia de Gn 3:5, e seguindo o modelo do sacrifício que Adão viu Deus fazer para que o primeiro casal fosse coberto com pele de animal sacrificado e não com folhas de figueira, e os santos pais e mães sempre ensinaram seus filhos a fazerem), ao contrário virem Caim ou Ninrode modificarem este sacrifício de forma não autorizada por Deus, e o virem zombeteiramente oferecerem a Deus legumes frutos de seu suor, ou urtigas e cactos, adorarem ídolos de deuses estranhos e atirarem flechas contra o céu gritando insultos e desafios a Deus, então todos que virem ou lerem sobre isso saberão que aquela alegada fé não foi verdadeira.
Se, ao contrário, virem Abel amorosamente cumprindo à risca o sacrifício que Deus ensinou Adão que devia ser feito, e que Adão ensinou a seu filho Abel, então todos que virem ou lerem sobre isso saberão que aquela alegada fé foi, sim, verdadeira.
1 ¶  E conheceu Adão a Eva, sua mulher, e ela concebeu e deu à luz a Caim, e disse: Alcancei do SENHOR um homem. 2  E deu à luz mais a seu irmão Abel; e Abel foi pastor de ovelhas, e Caim foi lavrador da terra. 3 ¶  E aconteceu ao cabo de dias que Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao SENHOR. 4  E Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura; e atentou o SENHOR para Abel e para a sua oferta. 5  Mas para Caim e para a sua oferta não atentou. E irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o semblante. 6 ¶  E o SENHOR disse a Caim: Por que te iraste? E por que descaiu o teu semblante? 7  Se bem fizeres, não é certo que serás aceito? E se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar. 8 ¶  E falou Caim com o seu irmão Abel; e sucedeu que, estando eles no campo, se levantou Caim contra o seu irmão Abel, e o matou. 9 ¶  E disse o SENHOR a Caim: Onde está Abel, teu irmão? E ele disse: Não sei; sou eu guardador do meu irmão? 10  E disse Deus: Que fizeste? A voz do sangue do teu irmão clama a mim desde a terra. 11  E agora maldito és tu desde a terra, que abriu a sua boca para receber da tua mão o sangue do teu irmão. 12  Quando lavrares a terra, não te dará mais a sua força; fugitivo e vagabundo serás na terra. 13 ¶  Então disse Caim ao SENHOR: É maior a minha maldade que a que possa ser perdoada. 14  Eis que hoje me lanças da face da terra, e da tua face me esconderei; e serei fugitivo e vagabundo na terra, e será que todo aquele que me achar, me matará. 15  O SENHOR, porém, disse-lhe: Portanto qualquer que matar a Caim, sete vezes será castigado. E pôs o SENHOR um sinal em Caim, para que o não ferisse qualquer que o achasse.” (Gênesis 4:1-15 ACF)

-- Exemplo na 70ª Semana de Daniel (a Tribulação):
Se, no julgamento dos indivíduos gentios, ao final dos 7 anos da Tribulação, os homens virem no corredor de execuções de um presídio do Anticristo um homem que alega tê-lo rejeitado e crido biblicamente, e teve a oportunidade de socorrer algum dos 144.000 varões judeus virgens (os pequeninos irmãos do Cristo, perseguidos de morte ou no corredor de execuções) e o fez, sabendo que o próprio ajudador seria morto por causa disso, então todos que virem ou lerem sobre isso saberão que aquela alegada fé é, sim, verdadeira.: 31 ¶  E quando o Filho do homem vier em sua glória, e todos os santos anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória; 32  E todas as nações serão reunidas diante dele, e apartará uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes as ovelhas; 33  E porá as ovelhas à sua direita, mas os bodes à esquerda. 34  Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo; 35  Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me; 36  Estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e fostes ver-me. 37  Então os justos lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber? 38  E quando te vimos estrangeiro, e te hospedamos? ou nu, e te vestimos? 39  E quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos ver-te? 40  E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.
Se, ao contrário, um homem alega ter crido biblicamente mas tem a marca do Anticristo sobre sua testa e mão direita, e teve a oportunidade de socorrer algum dos 144.000 varões judeus virgens, os pequeninos irmãos do Cristo, perseguidos de morte ou no corredor de execuções, no presídio, mas não o fez, então todos que virem ou lerem sobre isso saberão que aquela alegada fé não é verdadeira. “41  Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos; 42  Porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber; 43  Sendo estrangeiro, não me recolhestes; estando nu, não me vestistes; e enfermo, e na prisão, não me visitastes. 44  Então eles também lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, ou com sede, ou estrangeiro, ou nu, ou enfermo, ou na prisão, e não te servimos? 45  Então lhes responderá, dizendo: Em verdade vos digo que, quando a um destes pequeninos o não fizestes, não o fizestes a mim. 46  E irão estes para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna.” (Mateus 25:31-46 ACF)

- Vejo este entendimento supra- referido harmonizando-se perfeitamente com Tiago capítulo 2, e não conheço outro entendimento que harmonize Tiago 2 (e passagens semelhantes) com tudo que a Bíblia (particularmente Rm-Fm) ensina sobre a graça, a fé salvadora, e a salvação (particularmente para a atual Dispensação das Assembleias Locais). Examine bem cada uma das inspiradas palavras de Deus. E escrevi algumas notas explicativas, no rodapé desta página:

Jacobo (Tiago), Capítulo 2: Palavra de Deus em forma de carta dirigida não a uma assembleia local, nem ao seu pastor, nem a um seu membro, mas, sim, ao grupo misto, de antes da diáspora do ano 70, de judeus (ver 1:1) (o remanescente fiel de Israel) já salvos e judeus ainda no vestíbulo da salvação (sendo atraídos pelo Cristo mas ainda ligados ao Velho Testamento e ainda não estando realmente nEle); estendendo-se àqueles judeus (o remanescente fiel de Israel) que serão salvos durante os 7 anos da Tribulação (e.g. Mt 24-26); e estendendo-se também aos seus descendentes que serão salvos durante o Milênio. Cada palavra só se aplica DIRETAMENTE a nós, da Dispensação das Assembleias Locais, NA MEDIDA EM QUE NÃO CONFLITE com Rm- Fm.

2:14 [1]Qual é o proveito, ó irmãos meus, se algum homem disser ter fé, as obras, porém, não tiver? Porventura pode a tal fé salvá-lo?
15 Se, porém, um irmão ou uma irmã estiverem nus
[2] e estiverem tendo falta do mantimento quotidiano,
16 Mas algum de entre vós lhes disser "Ide em paz, aquentai-vos e sede fartos," e não lhes derdes as coisas necessárias para o corpo {*}, qual é o proveito disso? {* nota Gl 2:10}
17 Assim, também a fé, se não tiver obras, é morta em si mesma.
18 Mas {*}, porventura, dirá alguém (a outrem): "*Tu* tens a fé, e *eu* tenho obras? Mostra-me esta tua fé sem {#} as tuas obras e *eu*, (emergindo) a- partir- das minhas obras, te mostrarei a minha fé
[3].” {# Beza 1589, 1598} {* corretamente}
19 *Tu* crês que Deus é um só. Fazes bem. Mas até- mesmo os demônios creem nisto, e estremecem!
20 Mas, ó homem vão, queres tu saber que a fé sem as obras é morta
[4] ?
21 Porventura não foi o nosso pai Abraão declarado justificado em- decorrência- das obras, em havendo ele oferecido o seu filho Isaque sobre o altar
[5]? Gn 22:9
22
Vês tu que a fé estava- cooperando- com as suas obras? E (vês tu) que a fé foi aperfeiçoada (emergindo) a- partir- das obras?
23 E foi cumprida a Escritura que está dizendo: "Creu, porém, Abraão em Deus, e isso lhe foi imputado para justiça." E ele (Abraão) foi chamado de "O Amigo de Deus". Gn 15:6; Is 41:8
24 Certamente- e- agora, vós
vedes que o homem é declarado justificado em- decorrência- das obras, e não somente em- decorrência- da.
25 E, de igual modo, também Raabe, a fornicária {*}: porventura não foi ela declarada justificada proveniente- de- dentro- das obras (havendo ela recolhido os mensageiros e os havendo despedido por outro caminho)? {* “fornicário" é todo aquele que comete algum qualquer pecado sexual}
26 Porque, assim- como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem as obras é morta.

 



6) Dou graças ao Deus soberano que, na atual Dispensação das Assembleias Locais, ao contrário das outras, não há a necessidade de se dar, para benefício dos outros homens, nenhuma comprovação, evidência, expressão da nossa fé: 7  Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo. 8  O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito.” (João 3:7-8 ACF)



7) Resumindo:
- Sempre, em todas as dispensações (e transições de julgamento entre elas):

- Todo homem é sempre pecador e é totalmente incapaz de sempre agradar a Deus por obras.
- Há um só plano de salvação: A salvação é toda e somente pela graça, através somente da fé (a fé verdadeira, no verdadeiro Salvador, de acordo com a Revelação Escrita): sem a fé verdadeira ninguém será salvo, e mais que ela não é necessário nem de nenhuma ajuda, para a sua salvação ou para a preservação dela. Repito: o homem sempre foi salvo, total e somente pela graça de Deus, total e somente através da fé. Nunca houve, nem há, nem haverá nenhuma outra maneira de se ser salvo.

- A única diferença entre a salvação na presente Dispensação das Assembleias Locais e a salvação nas demais dispensações (e transições entre elas) é que, agora, Deus não se determinou a sempre, para benefício dos outros homens, dar uma comprovação, demonstração, evidência, expressão, aprovação em algum teste, da genuinidade da fé e salvação de cada um que Ele elegeu. Nas outras dispensações, Deus se determinou dar tal comprovação, apesar do fato de que esse eleito não é perfeito, não consegue sempre guardar toda a Lei de Deus, e toda a glória é de Deus, e o homem não tem 1mm de motivo para se gabar na eternidade.



Hélio de Menezes Silva,                              set.2012

*********************************************************

Comentário do irmão MMMM:


Creio que a chave está nas explicações de Paulo e de Tiago.
 
- Paulo apresenta o ponto de vista (o referencial) que é o de DEUS: salvação é sempre pela Graça, favor imerecido de DEUS. (Romanos, ah que epístola! A carta magna do Evangelho!)
 
- Tiago apresenta o posto de vista (o referencial) que é o do homem (a Bíblia sempre dá certeza que os frutos traduzem a árvore: de que bodes são bodes, e que as ovelhas são ovelhas -mesmo perdidas, elas ouvirão e se entregarão ao favor de DEUS)
 
 
Então, creio que em TODAS as dispensações, no que concerne a DEUS a salvação sempre foi Ato Sobreano de Seu Favor.
 
Mas, creio que nas mudanças das dispensações, DEUS determinou que os frutos fossem diferentes (talvez como a árvore da vida que dará doze tipos de frutos). Ou seja, do [ponto de visto do] referencial humano, DEUS mudou a maneira de administrar (oikonomia) e o relacionamento entre os homens.
 
Sempre entre DEUS e o homem foi (e será) sempre Graça (favor imerecido de DEUS, para salvação eterna.
 
Entre homens e homens, DEUS determinou que os comportamentos (processo de santificação) fossem estabelecidos com diferentes atos (condicionados à cultura, tempo, época, povos de acordo com Sua oikonomia - Dispensação).
 
Se fôssemos gentios na época de Isaías e recebêssemos a salvação (Graça, favor imerecido) de DEUS - (premissa de Paulo - entre DEUS e nós pecadores), teríamos que nos circuncidar e nos preparar para a vinda do MESSIAS, como fruto de que é de fato real o que houve (premissa de Tiago - sinal entre homem salvo e demais homens).
 
Como será o confirmar da salvação na Dispensação do Reino (ou Milenar)? Pessoas serão salvas naquele tempo que há de vir. 
Deverão então submeter-se a Cristo com Rei e adorá-lO como DEUS, já não como o fazemos na igreja local!
... ... ...

Mesmo estando [dois crentes] na mesma Dispensação, DEUS em sua misericórdia permite que algumas evidências (obras) se alterem. Por exemplo: Estou lendo um livro sobre a Inquisição Espanhola. Creio que as evidências para o salvo naquele tempo (enfrentar a tortura e fogueira) foram evidências tanto quanto alguém que hoje deixa o catolicismo (ou outra seita) mas sem [sofrer] tanta violência, mas ambos foram salvos pela Graça (favor imerecido de DEUS).
... ...
 

Comentário do irmão CCCC:


Como você mostrou, Hélio, a "prova da salvação era importante" na velha dispensação, mas eu creio que ela é necessária ainda hoje. Não para a salvação, como nunca foi, mas para uma testemunha entre os de fora [da igreja], e claro, com os de dentro também. Por isso temos na Bíblia a ordem "produzi frutos dignos de arrependimento", e temos o detalhe de "os que de bom grado receberam a palavra..."




Resposta de Hélio, aos irmãos MMMM e CCCC:


Muito obrigado pelos seus valiosos comentários.

Eu até concordo que, mesmo na atual dispensação, o natural e usual é que alguma prova, comprovação, expressão, fruto da genuinidade da salvação deve ocorrer. Quando li (parte) de Foxe's Book of Martyrs, não tive dúvidas da fé daqueles irmãos Waldenses, Anabatistas, etc. que sofreram tanto na Inquisição (e mesmo dos reformados mais cruéis, diferentes dos de hoje) mas, até o último momento de suas vidas, sob tortura e a poucos segundos da morte, deram tão brilhante testemunho de sua fé.

Mas, por causa de passagens como a parábola do trigo e do joio, inclino-me a pensar que tal evidência da genuinidade da fé não é obrigatória:
- Parece-me que podem haver, em casos excepcionais, pessoas extremamente parecidas com joio, de tal modo que até os anjos as jogariam no fogo se Deus lhes permitisse, mas que Ele vê no coração deles e os classifica como trigo e os recolherá para Seu celeiro.
- E, em casos excepcionais, podem haver pessoas extremamente parecidas com trigo, de tal modo que até os anjos recolheriam para o celeiro se Deus lhes permitisse, mas que Ele vê no coração deles e os classifica como joio e os jogará no fogo.

“24 ¶ Propôs-lhes outra parábola, dizendo: O reino dos céus é semelhante ao homem que semeia a boa semente no seu campo; 25 Mas, dormindo os homens, veio o seu inimigo, e semeou joio no meio do trigo, e retirou-se. 26 E, quando a erva cresceu e frutificou, apareceu também o joio. 27 E os servos do pai de família, indo ter com ele, disseram-lhe: Senhor, não semeaste tu, no teu campo, boa semente? Por que tem, então, joio? 28 E ele lhes disse: Um inimigo é quem fez isso. E os servos lhe disseram: Queres pois que vamos arrancá-lo? 29 Ele, porém, lhes disse: Não; para que, ao colher o joio, não arranqueis também o trigo com ele. 30 Deixai crescer ambos juntos até à ceifa; e, por ocasião da ceifa, direi aos ceifeiros: Colhei primeiro o joio, e atai-o em molhos para o queimar; mas, o trigo, ajuntai-o no meu celeiro. ... 36 Então, tendo despedido a multidão, foi Jesus para casa. E chegaram ao pé dele os seus discípulos, dizendo: Explica-nos a parábola do joio do campo. 37 E ele, respondendo, disse-lhes: O que semeia a boa semente, é o Filho do homem; 38 O campo é o mundo; e a boa semente são os filhos do reino; e o joio são os filhos do maligno; 39 O inimigo, que o semeou, é o diabo; e a ceifa é o fim do mundo; e os ceifeiros são os anjos. 40 Assim como o joio é colhido e queimado no fogo, assim será na consumação deste mundo. 41 Mandará o Filho do homem os seus anjos, e eles colherão do seu reino tudo o que causa escândalo, e os que cometem iniqüidade. 42 E lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá pranto e ranger de dentes. 43 Então os justos resplandecerão como o sol, no reino de seu Pai. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.” (Mateus 13:24-43 ACF)

Há ainda aquele membro da assembleia de Corinto que continuamente adulterava com a esposa de seu próprio pai (talvez ela fosse sua mãe!). Confesso que se eu visse tal coisa numa assembleia de hoje, acharia que era uma evidência extremamente forte de que aquele homem nunca tinha sido salvo, ainda era um perdido a caminho do inferno. Mas o Espírito Santo de Deus, através de Paulo, ensina que ele devia ser severamente disciplinado pela assembleia, separado dela, entregue a Satanás para destruição da carne, mas, no dia do Senhor Jesus, seu espírito seria salvo.

“1 ¶ Geralmente se ouve que há entre vós fornicação, e fornicação tal, que nem ainda entre os gentios se nomeia, como é haver quem abuse da mulher de seu pai. 2 Estais ensoberbecidos, e nem ao menos vos entristecestes por não ter sido dentre vós tirado quem cometeu tal ação. 3 Eu, na verdade, ainda que ausente no corpo, mas presente no espírito, já determinei, como se estivesse presente, que o que tal ato praticou, 4 Em nome de nosso SENHOR Jesus Cristo, juntos vós e o meu espírito, pelo poder de nosso Senhor Jesus Cristo, 5 Seja entregue a Satanás para destruição da carne, para que o espírito seja salvo no dia do SENHOR Jesus. 6 Não é boa a vossa jactância. Não sabeis que um pouco de fermento faz levedar toda a massa? ... 12 Porque, que tenho eu em julgar também os que estão de fora? Não julgais vós os que estão dentro? 13 Mas Deus julga os que estão de fora. Tirai, pois, dentre vós a esse iníquo.” (1 Coríntios 5:1-13 ACF)

Assim, hoje, para benefício dos outros homens, Deus PODE (e usualmente o faz) dar evidência da genuinidade da fé de um crente. Mas, na Sua soberania, não TEM que dar tal evidência. Ele, somente Ele, vê o coração. A julgar pelos frutos, eu posso pensar dentro de mim que tudo indica que alguém é salvo e que outra pessoa não é salva, mas não posso ter a mais absoluta certeza nem de uma coisa nem da outra.

Só posso ter certeza de mim, olhando não para mim e minhas forças e especulando se perseverarei até o fim, mas olhando simplesmente para o fato de que, aos meus 30 anos, em 27.7.74, depois de 26 semanas lendo a Bíblia e sendo evangelizado toda a tarde de todo sábado pelo Pr. Charles Smith, o Espírito Santo me chamando e convencendo, finalmente CRI no verdadeiro Cristo da Bíblia e cri de modo perfeitamente conforme tudo que já encontrei de Gn a Ap, portanto tenho a segurança infalível (porque baseada na Bíblia) de que sou salvo e de que Deus, Ele e não eu, perseverará segurando-me em Suas poderosas mãos, de onde nada nem ninguém (nem eu mesmo) pode me tirar. Nada que eu faça, nenhuma boa obra, contribui 1 átomo para ajudar na minha salvação final. Nada que eu faça, nenhuma má obra, contribui 1 átomo para prejudicar minha salvação final.

“28 E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão. 29 Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las da mão de meu Pai. 30 Eu e o Pai somos um.” (João 10:28-30 ACF)


Hélio.



************************************************************


Pergunta de FFFF:
Hélio, você está dizendo que:

1) Do início ao fim dos tempos, salvação sempre [em todas as dispensações] é só pela graça, através só da fé [verdadeira] só no Cristo [da Bíblia], nunca [em todas as dispensações] havendo participação das obras para causar 1%, melhorar 1%, fazer perder 1% da salvação. Nunca [em todas as dispensações] nnguém terá 1 átomo de motivo para se gloriar por coisa nenhuma em si mesmo, nem se gloriar em comparação com nenhum outro salvo.
2) Nas outras dispensações que não a atual (das assembleias locais), Deus, que vê os corações e sabe se a fé é verdadeira ou falsa, agora, para benefícios das pessoas que observam um professo, pode fazer 1 teste na vida dele para que sirva de EVIDÊNCIA para que os outros possam discernir se a fé é verdadeira ou não. Quando Abel fez o sacrifício do modo ordenado por Deus a Adão, todos souberam que a fé dele era verdadeira. Quando, na Tribulação, um professo cristão jogar tudo para o ar e colocar a marca da besta e começar a adorar o anticristo, todos saberão que a fé que alegava era falsa.

É isto?


Resposta de Hélio: Sim, irmão. É exatamente isto. Nas outras dispensações, 1 teste por Deus, 1 só vez na vida do crente X, para dar EVIDÊNCIA. DEMONSTRAR aos outros homens Y (não a Deus, que sempre vê os corações) que a fé de X foi verdadeira. Não uma vida sem nenhum pecado e somente com obras perfeitamente boas e que, somadas, compraram ou ajudaram na salvação.


[1] Jc 2:14-26 FÉ FALSA versus FÉ VERDADEIRA (A ÚNICA QUE SALVA, E QUE É PROVADA POR OBRAS QUE SEGUEM APÓS SI ?):
- À luz do contexto local (e de toda a Bíblia), nada afeta o verdadeiro salvo, da dispensação das assembleias, quanto à segurança da salvação, e há 2 soluções para esta passagem:
1) Este livro de Jacobo não foi dirigido direta e somente (nem, ao falar sobre a salvação ou a 2ª vinda do Cristo até à terra, necessariamente se refere) aos crentes da dispensação das assembleias (ver a nota preambular de Hebreus e a nota Jc 1:12).
2) SE tivesse sido escrita e se aplicasse aos salvos da dispensação das assembleias, a passagem se referiria à necessidade da VERDADEIRA conversão.
- A "fé" mencionada nos versos 14 (2 vezes), 17, 18 (as 2 primeiras das 3 ocorrências), 20, 24 e 26, é a FÉ FALSA, morta. A fé relatada nos versos 18 (a terceira ocorrência) e 22 é a FÉ VERDADEIRA, que produz frutos.

[2] Jc 2:15 “NÚS”: Gill: "Vestidos com trapos, ou com muito desprezível e sórdida vestimenta, que não o conserve aquecido ou limpo, ou não apresentável. Não pode ser suposto que estejam totalmente sem roupas, mas sim em um traje muito inconfortável e não apresentável."

[3] Jc 2:18 Obras são necessárias para evidenciarmos aos olhos humanos que temos a verdadeira fé: Somos justificados, judicialmente, por Deus (Rm 8:33); meritoriamente, pelo Cristo (Is 53:11); mediativamente, pela fé (Rm 5:1); e, evidencialmente (perceptível aos olhos dos outros homens), por obras.

[4] Jc 2:20 Mss Alexandrinos/ TC/ bíblias moderninhas adulteram “a fé sem obras é MORTA {3498 nekros}” para " a fé sem obras é INÚTIL {692 argos}”!

[5] Jc 2:21 Primeiramente Abraão teve a fé verdadeira, depois ela provou ser verdadeira por produzir frutos de boas obras, He 11:17. Obras que agradam a Deus são CONSEQUÊNCIAS naturais da fé verdadeira.



Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em http://BibliaLTT.org, com ou sem notas.



(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de http://solascriptura-tt.org)




(retorne a http://solascriptura-tt.org/ SoteriologiaESantificacao/
retorne a http://solascriptura-tt.org/)


Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.