Dispensacionalismo Progressivo – Sua "Hermenêutica Complementar" Não É Literal, Bíblica, Coerente. É Seu 1º Grave Erro.



Hélio de Menezes Silva, ago.2017






PERGUNTA:

Caro irmão Hélio:

- Desde que fui salvo há cerca 15 anos atrás, sempre fui dedicado membro de igrejas batistas de linha regular- fundamentalista, estudo minha Almeida da família Corrigida, e sempre tenho ouvido pregações que me desenvolveram fortes convicção literalista (portanto dispensacionalista), pré-trib e pré-mil (1000 anos literais com cumprimento de todas as profecias sobre Israel).
- Tenho a firme convicção de que o crente não pode ser bíblico, não totalmente de acordo com a Bíblia, se não for literalista.
- Tenho a firme convicção de que o crente não pode ser literalista se não for dispensacionalista, onde "Uma dispensação é uma maneira [um sistema] particular de Deus administrar Seu reinar sobre o mundo, à medida que Ele progressivamente executa Seu propósito para a história do mundo." (Ankenberg).
- Basicamente, concordo com tudo em http://solascriptura-tt.org/EscatologiaEDispensacoes/Dispensacionalismo.7Dispensacoes.PlanoDeusSeculos-Helio.htm
-  Sou avesso à "Teologia da Substituição / Teologia do Pacto / Supersessionismo", a qual nega qualquer quaisquer dispensações ou progressões, ensina um único plano divino através de todos os séculos sem nenhum mm de tipo de diferenciações dentro dele, e que a nação de Israel jamais voltará a existir (foi total e definitivamente substituida pela Igreja) nem receberá as promessas que Deus lhe fez para o Reino Milenar terrestre do Messias após Sua volta.

- Recentemente, um novo pastor assumiu a igreja, e me parece (mas posso estar enganado) que ele simpatiza com e quer introduzir na igreja uma modificação do dispensacionalismo, modificação que ele chama de "Dispensacionalismo Progressivo", a qual parece que ensina a progressão de algumas dispensações dentro de um único plano de Deus para redimir Sua criação, com  revelações progressivas sobre a graça de Deus e Seu plano de salvação, mas não sendo a Igreja uma INTERRUPÇÃO PROVISÓRIA (um parêntese) dentro do tratamento do Senhor com a nação de Israel, mas sim uma EXTENSÃO desse plano aos gentios que creram. Parece-me que o novo pastor pensa que as promessas em Jr 31:31-34 [
31 Eis que dias vêm, diz o SENHOR, em que farei uma aliança nova com a casa de Israel e com a casa de Judá. 32Não conforme a aliança que fiz com seus pais, no dia [em que] os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; porque eles invalidaram a Minha aliança apesar de Eu os haver desposado, diz o SENHOR. 33Mas esta [é] a aliança que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o SENHOR: Porei a Minha lei no interior deles, e a escreverei no seu coração; e Eu [serei] o seu Deus e eles [serão] o Meu povo. 34E não ensinará mais cada homem a seu próximo, nem cada homem a seu irmão, dizendo: "Conhecei ao SENHOR"; porque todos Me conhecerão, desde o menor deles até ao maior deles, diz o SENHOR; porque perdoarei iniquidade deles, e nunca mais Me lembrarei dos seus pecados. ] referem-se a um "Novo Pacto" com TODOS aqueles que, desde Gn 1 a Ap 22, foram salvos, formando um só e mesmo corpo, que o pastor chama de "O Israel de Deus".

- Será que você, Hélio, já pensou sobre esta novidade teológica chamada de Dispensacionalismo Progressivo, e escreveu alguma honesta e bíblica avaliação dela? Ou você tem algum artigo sobre o assunto, no seu site? Ou recomenda algum artigo ou livro?

FFFF



RESPOSTA DE HÉLIO:

Caro irmão FFFF, por enquanto, vou fazer apenas uma sumaríssima observação, sobre somente o primeiro grave erro do Dispensationalism Progressivo, que me veio à mente:

No Dispensationalism Progressivo (DP), uma hermenêutica chamada de "Hermenêutica COMPLEMENTAR" tem forçosamente que ser usada "ao lado" (se segue ao lado do carro, não vai dentro dele, vai a uma certa distância, mas vai FORA) de uma hermenêutica literal, portanto a interpretação do DP não mais é literal, em muitos pontos. Segundo os defensores do DP, tal hermenêutica significa que o Novo Testamento fez extensões, mudanças complementares, adicionais a muitíssimas das promessas do Antigo Testamento (sem invalidar os sentidos originais, somente ampliando seus escopos). Veremos somente alguns exemplos deste processo de estender, complementar, adicionar.
Darei somente alguns exemplos, estou sem tempo de ir mais fundo que isto. Se você quiser se aprofundar mais, talvez as 28 páginas de http://www.pre-trib.org/data/pdf/Bigalke-ProblemswithProgress.pdf sejam um bom começo.



1º Exemplo, de Oséias 1:10:
 --- Para nós, crentes literalistas no Texto Tradicional (isto é, nós que cremos na Bíblia que, em cada letrinha e acento e sinal, é perfeitamente inspirada e preservada (incesssantemente em uso) no Texto Tradicional (TT) = T.Mas. + T.Rec.), a Bíblia tem que ser interpretada ao máximo literalmente (com raríssimas figuras de liguagem de sentido óbvio e não disputado por sequer um só crente, sendo este sentido também explicitado na própria Bíblia), portanto a promessa feita em Oséias 1:10 é à nação e etnia de ISRAEL:
Todavia o número dos filhos de ISRAEL [será] como a areia do mar, que não pode medir-se nem contar-se; e acontecerá que no lugar onde se lhes dizia: Vós não [sois] Meu povo, [ali] lhes será dito: Vós [sois] filhos do Deus vivo.
--- Para os adeptos do Dispensacionalismo Progressivo e da sua "hermenêutica complementar e adicionadora" (que NÃO é exatamente literal), a promessa acima, de Oséias 1:10, [também] foi mudada e espandida no NT, de modo que também passou a ser prometida a (e cumprida em cada) IGREJA LOCAL. Eles alegam, absurdamente, que tal mudança/ complementação/ adição/ extensão está em Romanos 9:22-26
Rm 9:22-26  22 E [que] se, querendo Deus mostrar [Sua] ira e dar a conhecer o Seu poder, suportou em muita paciência [os] vasos d[a] ira ([aqueles] tendo sido tornados- adequados  para [a] perdição),  23 A fim de que também desse Ele a conhecer a riqueza da Sua glória sobre [os] vasos de misericórdia (aqueles que Ele [] de- antemão- preparou  para dentro da glória)?  24 (A quem, também, Ele chamou- convidou – a nós – não somente provenientes- de- dentro- d[os] judeus, mas também provenientes- de- dentro- d[os] gentios) 25 Como, também em Oseias, Ele diz: "Chamarei, àquele que não [era] Meu povo, de 'Meu povo'; e, àquela não tendo sido amada, [chamarei] de 'tendo sido amada.'" 26 "E sucederá [que], no lugar em que lhes foi dito: 'Não [sois], *vós*, o Meu povo'; ali serão eles chamados de 'filhos de o Deus [que está] vivendo'." LTT
--- Ora, o texto alegado pelos adeptos do DP e da Hermenêutica Complementadora- Adicionadora ensina que a igreja local neo-testamentária é constituída de ex-judeus e ex-gentios, ambos convertidos pelo evangelho de o Cristo! Não ensina uma extensão das promessas por Deus feitas no VT à nação- etnia de Israel, extensão para que, agora e no Milênio e na eternidade futura, tais promessas formem um "Novo Pacto" onde elas também se aplicariam a cada crente de igreja local, de um modo que todos os que foram salvos desde Gn 1 a Ap 22 formariam um só e mesmo corpo, sem a menor sombra de distinção entre nenhum dos grupos de toda a História.



2º Exemplo, de Oséias 2:23:
 --- Para nós, crentes literalistas no TT, a Bíblia tem que ser interpretada ao máximo literalmente, portanto a promessa feita em Oséias 2:23 é à nação e etnia de ISRAEL:
E semeá-la-ei para Mim na terra, e compadecer-Me-ei dela que não obteve misericórdia; e Eu direi àquele que não [era] Meu povo: TU [és] Meu povo; e ele dirá: TU [és] meu Deus!"
--- Para os adeptos do DP e da sua "hermenêutica complementar e adicionadora", a promessa acima, de Oséias 2:23, [também] foi mudada e espandida no NT, de modo que também passou a ser prometida a (e cumprida em cada) IGREJA LOCAL. Eles alegam, absurdamente, que tal mudança/ complementação/ adição/ extensão está em
1 Pedro 2:9-10  9 *Vós*, porém, [sois a] linhagem eleita, [o] sacerdócio real, [a] nação santa, [o] povo para exclusiva- propriedade  d[Ele], para que os louvores  anuncieis dAquele para- fora- da treva vos havendo chamado, para dentro d[a] Sua maravilhosa luz.  10 [Vós,] aqueles que, em tempos passados, não [éreis] um povo; agora, porém, [sois] povo de Deus, [sois] aqueles não tendo recebido misericórdia, agora, todavia, havendo [vós] recebido misericórdia. LTT

--- Ora, o texto alegado pelos adeptos do DP e da Hermenêutica Complementadora- Adicionadora NÃO ensina uma extensão das promessas por Deus feitas no VT à nação- etnia de Israel, extensão para que, agora e no Milênio e na eternidade futura, tais promessas formem um "Novo Pacto" onde elas também se aplicariam a cada crente de igreja local, de um modo que todos os que foram salvos desde Gn 1 a Ap 22 formariam um só e mesmo corpo, sem a menor sombra de distinção entre nenhum dos grupos de toda a História.



3º Exemplo, de Êxodo 19:5-6:
 --- Para nós, crentes literalistas no TT, a Bíblia tem que ser interpretada ao máximo literalmente, portanto a promessa feita em Êxodo 19:5-6 é à nação e etnia de ISRAEL:
 5Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a Minha voz e guardardes a Minha aliança, então [sereis] Meu tesouro peculiar, acima de todos os povos. 6E VÓS Me [sereis] um reino de sacerdotes e o povo santo. Estas [são] as palavras que falarás aos filhos de ISRAEL."
--- Para os adeptos do DP e da sua "hermenêutica complementar e adicionadora", a promessa acima, de Êxodo 19:5-6, [também] foi mudada e espandida no NT, de modo que também passou a ser prometida a (e cumprida em cada) IGREJA LOCAL. Eles alegam, absurdamente, que tal mudança/ complementação/ adição/ extensão está em
1 Pedro 2:9 *Vós*, porém, [sois a] linhagem eleita, [o] sacerdócio real, [a] nação santa, [o] povo para exclusiva- propriedade  d[Ele], para que os louvores  anuncieis dAquele para- fora- da treva vos havendo chamado, para dentro d[a] Sua maravilhosa luz.
--- Ora, o texto alegado pelos adeptos do DP e da Hermenêutica Complementadora- Adicionadora NÃO ensina uma extensão das promessas por Deus feitas no VT à nação- etnia de Israel, extensão para que, agora e no Milênio e na eternidade futura, tais promessas formem um "Novo Pacto" onde elas também se aplicariam a cada crente de igreja local, de um modo que todos os que foram salvos desde Gn 1 a Ap 22 formariam um só e mesmo corpo, sem a menor sombra de distinção entre nenhum dos grupos de toda a História.




4º Exemplo, de Amós 9:11:
 --- Para nós, crentes literalistas no TT, a Bíblia tem que ser interpretada ao máximo literalmente, portanto a promessa feita em Amós 9:11 é à nação e etnia de ISRAEL:
Naquele dia levantarei o tabernáculo caído de Davi, e repararei as suas brechas, e levantarei as suas ruínas, e o edificarei como nos dias da antiguidade;
--- Para os adeptos do DP e da sua "hermenêutica complementar e adicionadora", a promessa acima, de Amós 9:11, [também] foi mudada e espandida no NT, de modo que também passou a ser prometida a (e cumprida em cada) IGREJA LOCAL. Eles alegam, absurdamente, que tal mudança/ complementação/ adição/ extensão está em
Atos 15:14-18 14Simeão  relatou como Deus ao princípio olhou- com- cuidado os gentios, para [deles] tomar para fora um povo para dentro do Seu nome.  15E com isto concordam as palavras dos profetas, como tem sido escrito: 16'Depois disto Eu voltarei, e reedificarei o Tabernáculo de Davi, aquele tendo caído, e reedificarei aquilo tendo sido demolido dele, e o reerguerei. 17Para que busque a o Senhor o restante dos homens, e todos os gentios, sobre os quais tem sido invocado o Meu nome, diz [o] Senhor, Aquele [que está] fazendo todas estas coisas.['] 18Conhecidas, desde o princípio do mundo, são a Deus todas as Suas obras.
--- Ora, o texto alegado pelos adeptos do DP e da Hermenêutica Complementadora- Adicionadora NÃO ensina uma extensão das promessas por Deus feitas no VT à nação- etnia de Israel, extensão para que, agora e no Milênio e na eternidade futura, tais promessas formem um "Novo Pacto" onde elas também se aplicariam a cada crente de igreja local, de um modo que todos os que foram salvos desde Gn 1 a Ap 22 formariam um só e mesmo corpo, sem a menor sombra de distinção entre nenhum dos grupos de toda a História.



5º Exemplo, de Ezequiel 37:27:
 --- Para nós, crentes literalistas no TT, a Bíblia tem que ser interpretada ao máximo literalmente, portanto a promessa feita em Ezequiel 37:27 é à nação e etnia de ISRAEL:
E o Meu tabernáculo [estará] com ELES, e Eu [serei] o seu Deus e ELES [serão] o Meu povo.
--- Para os adeptos do DP e da sua "hermenêutica complementar e adicionadora", a promessa acima, de Ezequiel 37:27, [também] foi mudada e espandida no NT, de modo que também passou a ser prometida a (e cumprida em cada) IGREJA LOCAL. Eles alegam, absurdamente, que tal mudança/ complementação/ adição/ extensão está em
2 Coríntios 6:16 E que consenso [tem o] lugar- santo de Deus com [os] ídolos? Porque *vós* sois [o] lugar- santo de Deus ([o Qual está] vivendo), como disse Deus: "Neles habitarei, e entre eles andarei; e Eu serei o Deus deles, e eles serão o Meu  povo."
--- Ora, o texto alegado pelos adeptos do DP e da Hermenêutica Complementadora- Adicionadora NÃO ensina uma extensão das promessas por Deus feitas no VT à nação- etnia de Israel, extensão para que, agora e no Milênio e na eternidade futura, tais promessas formem um "Novo Pacto" onde elas também se aplicariam a cada crente de igreja local, de um modo que todos os que foram salvos desde Gn 1 a Ap 22 formariam um só e mesmo corpo, sem a menor sombra de distinção entre nenhum dos grupos de toda a História.



6º Exemplo, de Joel 2:28-32:
 --- Para nós, crentes literalistas no TT, a Bíblia tem que ser interpretada ao máximo literalmente, portanto a promessa feita em Joel 2:28-32 é à nação e etnia de ISRAEL:
28E há de ser [que], depois, derramarei o Meu Espírito sobre toda a carne, e VOSSOS filhos e VOSSAS filhas profetizarão, os vossos [homens] velhos terão sonhos, os VOSSOS [homens] jovens verão visões. 29E também sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o Meu Espírito. 30E mostrarei prodígios noS céuS, e na terra, sangue e fogo, e colunas de fumaça. 31O sol será volteado para- dentro- de trevas, e a lua para- dentro- de sangue, antes que venha o grande e terrível dia do SENHOR. 32E há de ser [que] todo aquele que invocar o nome do SENHOR será libertado; porque no monte Sião e em Jerusalém haverá livramento, assim como disse o SENHOR, e entre os sobreviventes, aqueles que o SENHOR chamar.
--- Para os adeptos do DP e da sua "hermenêutica complementar e adicionadora", a promessa acima, de Joel 2:28-32, [também] foi mudada e espandida no NT, de modo que também passou a ser prometida a (e cumprida em cada) IGREJA LOCAL. Eles alegam, absurdamente, que tal mudança/ complementação/ adição/ extensão está em Atos 2:16-21 16Mas isto é aquilo tendo sido dito através do profeta Joel: 17'E acontecerá' nos últimos dias, diz Deus, que derramarei- para- fora, proveniente- de- junto- do Meu Espírito, sobre toda [a] carne; e profetizarão os vossos filhos e as vossas filhas, e os vossos [varões] jovens visões verão, e os vossos velhos sonhos sonharão;' 18'E também sobre os Meus escravos e sobre as Minhas escravas, naqueles dias, derramarei proveniente- de- junto- do Meu Espírito,' e profetizarão ;  19'E concederei [aparecerem] prodígios no céu acima,' e sinais 'sobre a terra abaixo: sangue, e fogo, e vapor de fumaça. 20O sol será transformado em treva, e a lua em sangue, antes de' 'chegar o grande e notável' 'dia de [o] Senhor.' 21'E acontecerá [que] todo- e- qualquer- homem que invocar o nome de [o] Senhor será salvo.'
--- Ora, o texto alegado pelos adeptos do DP e da Hermenêutica Complementadora- Adicionadora NÃO ensina uma extensão das promessas por Deus feitas no VT à nação- etnia de Israel, extensão para que, agora e no Milênio e na eternidade futura, tais promessas formem um "Novo Pacto" onde elas também se aplicariam a cada crente de igreja local, de um modo que todos os que foram salvos desde Gn 1 a Ap 22 formariam um só e mesmo corpo, sem a menor sombra de distinção entre nenhum dos grupos de toda a História.
Veja dois comentário na Bíblia LTT:

--- At 2:17 "ÚLTIMOS DIAS": os dias que precedem o segundo advento de o Cristo para pisar sobre a terra e estabelecer Seu reinar de 1000 anos (Gn 49:1; Dt 4:30; Is 2:2; Dn 10:14; Mq 4:1; At 2:17; 2Ti 3:1; He 1:1; Jc 5:3; 2Pe 3:3). São conectados com ISRAEL, não com as assembleias locais, pois, para tais dias serem "os últimos", devem ser parte de alguma operação de Deus que tenha um término, e o lidar de Deus corrigindo e preparando Israel tem tal determinação (Dn 9:24-27), mas nada do Seu lidar com as assembleias a tem (Ef 3:21). No dia de Pentecostes, Pedro pregou à casa de Israel e citou o profeta Joel, como se os judeus estivessem nos "últimos dias" (At 2:17). Nos anos seguintes, os crentes estavam preparando-se para "o dia de o Senhor" {nota em 2Ts 2:2}e para a restauração do reinar (At 1:6-7), esperavam para logo a volta de o Cristo (João 14:1-2; At 1:11), e pregavam oferecendo o reinar do Messias a Israel. Se esta nação, desde At 2 até At 6, tivesse se arrependido de ter rejeitado e assassinado seu Messias, e se nEle tivesse crido, e se O tivesse recebido, então o Senhor imediatamente teria retornado e estabelecido o Seu reinar. Mas, em At 7, Israel (oh coisa espantosa!) mais uma vez rejeitou a oferta do reinar de o Cristo, assassinando Estevão, por causa disso tal nação foi provisoriamente posta de lado (por muitos séculos): o cronômetro dos "últimos dias" (da nação de Israel) foi provisoriamente pausado dando lugar à dispensação das assembleias locais, após a qual tal cronômetro será reacionado para vir a se passar a 70ª Semana de Daniel, que, depois do arrebatamento daqueles que foram verdadeiramente salvos nesta dispensação das assembleias locais, começará com a revelação do Anticristo e com assinatura do pacto de 7 anos, e terminará com o segundo advento de o Cristo para pisar sobre a terra e inaugurar Seu reinar milenar. Nós, os crentes das assembleias locais, estamos anelantemente esperando, como o próximo e iminente evento, não a inauguração do reinar milenar, mas, sim, o nosso arrebatamento, sete anos antes.
--- At 2:17 a promessa de Jl 2, exclusiva para os ISRAELITAS que creriam e receberiam o Cristo, começou a ser cumprida na transição após o final (Pentecostes) da 69ª Semana de Daniel e antes da Diáspora, reiniciará seu cumprimento após a sequência das semanas de Daniel voltar à 70ª (na Tribulação).




7º Exemplo, de Levitico 19:2:
 --- Para nós, crentes literalistas no TT, a Bíblia tem que ser interpretada ao máximo literalmente, portanto a promessa feita em Levitico 19:2 é à nação e etnia de ISRAEL:
 "Fala a toda a congregação dos filhos de ISRAEL, e dize-lhes: Santos sereis, porque Eu, o SENHOR VOSSO Deus, [sou] santo.  
--- Para os adeptos do DP e da sua "hermenêutica complementar e adicionadora", a promessa acima, de Levitico 19:2, [também] foi mudada e espandida no NT, de modo que também passou a ser prometida a (e cumprida em cada) IGREJA LOCAL. Eles alegam, absurdamente, que tal mudança/ complementação/ adição/ extensão está em
1 Pedro 1:15-16 15Mas, conforme Aquele vos havendo chamado [é] santo, também vós mesmos, santos em toda [a vossa] conversação- e- maneira- de- viver , sede vós;  16Porquanto tem sido escrito: "Santos sede, porque, *Eu*, santo sou."
--- Ora, o texto alegado pelos adeptos do DP e da Hermenêutica Complementadora- Adicionadora NÃO ensina uma extensão das promessas por Deus feitas no VT à nação- etnia de Israel, extensão para que, agora e no Milênio e na eternidade futura, tais promessas formem um "Novo Pacto" onde elas também se aplicariam a cada crente de igreja local, de um modo que todos os que foram salvos desde Gn 1 a Ap 22 formariam um só e mesmo corpo, sem a menor sombra de distinção entre nenhum dos grupos de toda a História.



8º Exemplo, de Jeremias 31:31:
 --- Para nós, crentes literalistas no TT, a Bíblia tem que ser interpretada ao máximo literalmente, portanto a promessa feita em Jeremias 31:31 é à nação e etnia de ISRAEL:
Eis que dias vêm, diz o SENHOR, em que farei uma aliança nova com a casa de ISRAEL e com a casa de JUDÁ.
--- Para os adeptos do DP e da sua "hermenêutica complementar e adicionadora", a promessa acima, de Jeremias 31:31, [também] foi mudada e espandida no NT, de modo que também passou a ser prometida a (e cumprida em cada) IGREJA LOCAL. Eles alegam, absurdamente, que tal mudança/ complementação/ adição/ extensão está em
Lucas 22:20 Semelhantemente, também [tomou] o cálice, depois de cear, dizendo: "Este cálice [significa]  o novo testamento no Meu sangue, o qual, para- benefício- e- em- lugar- de vós, sendo derramado- para- fora.
--- Ora, o texto alegado pelos adeptos do DP e da Hermenêutica Complementadora- Adicionadora NÃO ensina uma extensão das promessas por Deus feitas no VT à nação- etnia de Israel, extensão para que, agora e no Milênio e na eternidade futura, tais promessas formem um "Novo Pacto" onde elas também se aplicariam a cada crente de igreja local, de um modo que todos os que foram salvos desde Gn 1 a Ap 22 formariam um só e mesmo corpo, sem a menor sombra de distinção entre nenhum dos grupos de toda a História.



Vou colar aqui, também, algo do meu livro sobre Eclesiologia (http://solascriptura-tt.org/EclesiologiaEBatistas/02OQueNenhumaIgrejaEh-Helio.htm ):

 

.... .... ....
Antes de tudo, relembremos a definição extraída dos dicionários de grego e das páginas do Novo Testamento (compare, por exemplo, com At 2:37-47):
"Cada igreja (ekklesia) neotestamentária é um grupo , um corpo local e organizado de pessoas que já foram salvas do caminho do Inferno (isto é, o Espírito Santo já as "chamou para fora" do mundo e do pecado, e elas biblicamente arrependeram-se, creram, foram regeneradas, convertidas. He 12:23), depois pediram e foram submersas em água e arroladas como membros daquela assembleia local. Os membros de cada igreja se reúnem física e CORPORALmente, 1 OU MAIS VEZES POR SEMANA, num mesmo LOCAL FÍSICO, para, TODOS  eles, [física e espiritualmente] JUNTOS, cultuarem a Deus com uma só doutrina e prática (perfeitamente definidas; e unanimemente cridas e defendidas entre os seus membros; e absolutamente neotestamentárias).".


Agora, comecemos este segundo capítulo deste livro eletrônico:



O QUE NENHUMA IGREJA É:

a. Não é Substituição / Continuação / Expansão de Israel, nem da Lei

Em ambos os sentidos de igreja (cada assembleia local; e a igreja tomada como um instituição, conceito), ela não é substituição / continuação / expansão das sinagogas; nem da Aliança com Abraão em Gn 12 ("Teologia do Pacto"); nem começou com Adão em Gn 3. Ver o capítulo "5. Início das assembleias locais".

Pensar que a igreja (em qualquer dos seus 2 sentidos) é a substituição / continuação / expansão de Israel (ou seja, do Pacto com Abraão, Gn 12) [Nota1] ou a substituição / continuação / expansão do regime da Lei (Ex 19:8 + 2:2-17), é erro gravíssimo, que nunca deve ser cometido, senão:
- aplicaremos a nós mesmos promessas e exigências do Velho Testamento que são específicas aos judeus;
- aplicaremos as nossas promessas e bênçãos a Israel;
- faremos da Doutrina das Últimas Coisas um caos absurdo;
- poderemos resvalar para Judaísmo Cristão, Cristianismo Messiânico, legalismo, Adventismo do 7o. Dia, Israelismo Britânico, Mormonismo, Teologia do Pacto, etc.



Versos chaves mostrando que "ekklesia" difere de Israel:
Tiago, no Concílio de Jerusalém, diferenciou entre igreja e Israel / Lei: "
13 E, havendo-se eles calado, tomou Tiago a palavra, dizendo: Homens irmãos, ouvi-me: 14 Simão relatou como primeiramente Deus visitou os gentios, para tomar deles um povo para o seu nome. 15 E com isto concordam as palavras dos profetas; como está escrito: 16 Depois disto voltarei, E reedificarei o tabernáculo de Davi, que está caído, Levantá-lo-ei das suas ruínas, E tornarei a edificá-lo. 17 Para que o restante dos homens busque ao Senhor, E todos os gentios, sobre os quais o meu nome é invocado, Diz o Senhor, que faz todas estas coisas, 18 Conhecidas são a Deus, desde o princípio do mundo, todas as suas obras. 19 Por isso julgo que não se deve perturbar aqueles, dentre os gentios, que se convertem a Deus. 20 Mas escrever-lhes que se abstenham das contaminações dos ídolos, da prostituição, do que é sufocado e do sangue. 21 Porque Moisés, desde os tempos antigos, tem em cada cidade quem o pregue, e cada sábado é lido nas sinagogas." (At 15:13-21)

"Nem se deita vinho novo em odres velhos
; aliás rompem-se os odres, e entorna-se o vinho, e os odres estragam-se (*); mas deita-se vinho novo em odres novos (**), e assim ambos se conservam."(Mt 9:17) A lição é que o novo (a assembleia local) não deve ser misturado com o velho. Israel (e a dispensação da Lei) e as assembleias locais (e a dispensação da Graça) não podem ser misturados nem confundidos em sequer 1 só milímetro.
(*) Não se pense que um odre novo aguentaria a pressão da fermentação: nenhum odre, velho ou novo, o faria! O que é necessário é que aquilo que é novo não seja contaminado pelo que é antigo: ao se abrir o odre velho, a crosta nele depositada contamina-se em contato com o ar; e o novo e puro suco de uva, que nele vier a ser colocado, fermentará, e o romperá.
(**) Sem resíduos velhos, contaminantes.

"
18 Não te glories contra os ramos; e, se contra eles te gloriares, não és tu que sustentas a raiz, mas a raiz a ti. ... 25 Porque não quero, irmãos, que ignoreis este mistério (para que não presumais de vós mesmos): que o endurecimento veio em parte sobre Israel, até! que a plenitude dos gentios haja entrado. 26 E assim todo o Israel será salvo, como está escrito: De Sião virá o Libertador, e desviará de Jacó as impiedades." (Rm 11:18, 25, 26). As assembleias locais não substituíram nem são a continuação de Israel.

"
Portai-vos de modo que não deis escândalo (1) nem aos JUDEUS, (2) nem aos GREGOS, (3) nem à IGREJA de Deus." (1Co 10:32). Note que "judeus ... gregos ... igreja ..." são três coisas diferentes! Este é o verso chave, o verso mais claro, irrespondível e incontornável: Israel, os gentios, e as igrejas locais, são as 3 partições disjuntas da humanidade! Ninguém pertence a duas dessas partições, elas nada têm em comum uma com outra, cada pessoa está em uma e somente uma delas.

"
De maneira que a lei nos serviu de AIO, para nos conduzir a Cristo, para que pela FÉ fôssemos justificados. Mas, depois que veio  a fé, já não estamos debaixo de AIO. Porque todos sois FILHOS de Deus pela FÉ em Cristo Jesus." (Gl 3:24-26)

Outras referências: Rm 10:1 ("irmãos" é diferente de "Israel"); Rm 11:1
- "
IRMÃOS, o bom desejo do meu coração e a oração a Deus por ISRAEL é para sua salvação." (Rm 10:1) Notemos a distinção entre "irmãos" (os salvos da assembleia local que havia dentro da cidade de Roma) e "Israel".
- "
Digo, pois: Porventura rejeitou Deus o seu povo (*) ? De modo nenhum; porque também eu sou israelita, da descendência de Abraão, da tribo de Benjamim." (Rm 11:1) (* Israel). Deus não rejeitou Israel, não a substituiu pelas assembleias locais. Cada uma das promessas e características de Israel continua valendo literalmente, para a Israel literal.

"Igreja" (ekklesia) nunca se refere a uma nação; ao passo que "Israel" sempre o faz!

Resposta a possíveis objeções:
-   Fp 3:3 não anula os versos acima, apenas deve ser visto no seu contexto imediato de condenar os judaizantes, falsos cristãos que estavam pressionando os verdadeiros a se circuncidarem e guardarem a lei cerimonial dos judeus. Tudo o que Fp 3:3 ensina é que nós não precisamos de circuncisão física, basta-nos a espiritual: "
Porque a circuncisão somos nós, que servimos a Deus em espírito, e nos gloriamos em Jesus Cristo, e não confiamos na carne." (Fp 3:3). De modo algum isto anula as promessas específicas a Israel e no-las transfere, compare com Rm 11, todo o capítulo.
-   Rm 9:6, etc., não provam que somos substituto ou contaminação ou expansão de Israel, mas sim que nem todo aquele que é fisicamente israelita o é espiritualmente. Há duas Israel, distintas: há a Israel física (cada israelita físico no máximo herdou, durante sua vida física, as promessas  das bênçãos materiais ao seu corpo mortal, na terra de Israel), e há a Israel espiritual (cada israelita espiritual [de antes da cruz e de depois do arrebatamento dos salvos na dispensação das igrejas], durante o Milênio virá a herdar toda a plenitude das bênçãos que lhe foram prometidas, tanto as espirituais quanto as materiais): "
Não que a palavra de Deus haja faltado, porque nem todos os que são de Israel (*) são israelitas (**);" (Rm 9:6) (* Israelitas físicos, só pela descendência física) (** Israelitas físicos e espirituais, crendo de todo o coração e obedecendo de todas as forças, em toda a sinceridade, portanto crendo Cristo)



A igreja é composta por "NOVOs HOMENs":
"Na sua carne desfez a inimizade (*) isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois (**) um NOVO! HOMEM, fazendo a paz," (Ef 2:15. Também Cl 3:11) (*) Note que esta mortal inimizade era entre judeus e gentios. (**) Note que esses dois são, de um lado os judeus, de outro lado os gentios.

Cada "igreja neotestamentária, local, de chamados para fora", constitui uma nova classe formada por EX-gentios e EX-israelitas, agora crentes. Antes da cruz, o mundo se dividia em 2 classes (judeus e gentios); depois da cruz, se divide em 3 classes (judeus, gentios, e cristãos). E não faz diferença se eu era judeu ou gentio antes de ser salvo: agora, sou apenas cristão, sem nenhum laço com o passado. (Esses modismos que se auto intitulam de "judaísmo cristão", "cristianismo judaico", "judeus messiânicos", etc., são completas heresias antibíblicas dos últimos dias).



Contraste "Ekklesia" vs. Israel-Lei:

Israelita individual, e Israel:

Salvo individual; e assembleia local; e assembleia local totalizada futura; e assembleia local tomada como instituição, conceito:

Tem promessas e provisões terrestres Ex 15:26; Dt 28

Tem promessas e provisões celestiais Ef 1:3; Cl 3:1-3

É semente física de Abraão Rm 9:7

É semente espiritual de Abraão Gl 3:7

Veio por nascimento físico

Veio por nascimento espiritual

Pertence a esta terra e ao sistema do mundo

É cidadão do Céu, não da terra. Aqui é estrangeiro, peregrino e embaixador

Forma uma só nação

Pode ser de todas as nações

Deus não é relatado como Pai de nenhum israelita individual

Deus é relatado como Pai de cada crente neotestamentário Rm 8:15; 1Jo 3:1

Está sob o presente julgamento da ira de Deus Rm 10:21; 11:8

Está livre de todo presente julgamento da ira de Deus Cl 2:13-15

Foi o servo de Deus Is 41:8

É (cada crente é) filho de Deus Jo 1:12; 1Jo 3:1

É a esposa infiel Is 54:1-17; Jr 3:1,14,20; Ez 16:1-59; Os 2:1-23

É a noiva virginal e fiel, aguardando as núpcias, que se realizarão no Céu 2Co 11:2; Ap 19:7-9

Cristo lhe foi pedra de tropeço 1Co 1:23; 1Pd 2:8

Cristo lhe é o Fundamento, é a Pedra Principal de Esquina Ef 2:20-22; 1Pd 2:4-5

Jesus lhe é O Messias (O Cristo, O Ungido) e O Rei Jo 1:49

Cristo lhe é O Salvador, O Noivo, e A Cabeça Ef 5:23

O Espírito Santo rara e temporariamente veio sobre (visitou) uns pouquíssimos israelitas

O Espírito, sem exceção e permanentemente, habita em cada crente neotestamentário 1Co 6:19

Tinha um só Templo físico, de pedras Ex 25:8

Cada igreja é um templo espiritual, cada crente é um templo feito com o seu coração espiritual Ef 2:21

Verso chave: "Portai-vos de modo que não deis escândalo: [1] nem aos JUDEUS, [2] nem aos GREGOS, nem [3] à IGREJA DE DEUS." (1Co 10:32). (Note as três classes disjuntas: judeus, gentios, igreja.)




Hélio de Menezes Silva, ago.2017

 

 






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