Que Acontecerá Às Crianças No Arrebatamento Dos Salvos De Entre As Igrejas, Antes Da Tribulação?

 

Hélio de Menezes Silva, fev.2019.

 

A Bíblia ensina o Arrebatamento de todos os verdadeiros crentes desta atual dispensação das igrejas locais (não importa se estiverem tomando banho despidos (ha-ha-ha), se estarão em pecado grave, se receberão galardão ou não, pois premiação e disciplinamento são assunto diferente de salvação. Salvação é um presente eterno dado e preservado somente por Deus, incapaz de ser perdido, isto é, nunca, de modo nenhum, por motivo nenhum, pode ser tomado de volta, roubado, devolvido ou perdido . Premiação é recompensa à fidelidade e pode ser aumentada, diminuída, ou totalmente perdida, mas a salvação continuando sendo eterna e garantida por Deus, sem depender de mim.).

 

Serão arrebatados todos os verdadeiros crentes que estiverem vivos (não importa se estiverem tomando banho despidos, se estarão em pecado grave, se receberão galardão ou não, pois premiação e disciplinamento são assunto diferente de salvação. ...), e também serão arrebatados todos os crentes que já "morreram DENTRO DE o Cristo" (1Ts 4:16) ("em Cristo" ou "dentro de o Cristo" são terminologias usadas mais de 20 vezes na Bíblia (Rm 8:1; 16:5,7,10; 1Co 1:2;3:1; ...; Fp 1:1; ...; 1Ts 4:16; ...) somente se aplicando aos crentes da atual dispensação das igrejas locais, nunca aos crentes desde Adão até João (o submersor), e nunca aos que serão convertidos na Tribulação ou no Milênio, esses três grupos de crentes serão salvos sem possibilidade de perdição, mas serão ressuscitados em outra ocasião e formando um grupo diferente daquele dos crentes das igrejas locais). Os crentes a serem arrebatados ao final desta dispensação das igrejas locais, quer os vivos ou os que já morreram e foram ressuscitados, receberão corpos glorificados (corpos eternos, incapazes de pecar, de morrer, de envelhecer, adoecer, enfraquecer e decair) e serão arrebatados juntamente com os crentes vivos que também terão seus corpos transmutados em corpos glorificados. 1Co 15:51-52; 1Ts 4:13-17.

 

1Co 15:51-52  51 Eis, aqui, um mistério  vos digo: em verdade, nem todos [nós]  seremos adormecidos; todos [nós] , porém, seremos transmutados ;  52 Em um momento, em um abrir e fechar de um olho, no [som da] trompa final; porque ela trombeteará, e os  mortos serão ressuscitados incorruptíveis, e, *nós* , seremos transmutados .  LTT

1Ts 4:13-17  13 Não desejo, porém, vós desconhecer[des], ó irmãos, concernente àqueles tendo sido adormecidos, a fim de que não sejais entristecidos exatamente- conforme também os demais [homens], os quais não [estão] tendo esperança, 14 Porque, uma vez  que estamos crendo que Jesus morreu e ressuscitou, assim também Deus, [quanto] àqueles [] havendo sido adormecidos em  Jesus, os trará juntamente- com Ele,  15 Porque isto vos dizemos dentro de [a] Palavra de [o] Senhor: que *nós*, aqueles vivendo, aqueles restando para a vinda de o Senhor, de modo nenhum precedamos aqueles [] havendo sido adormecidos. 16 Porque Ele mesmo, o Senhor, em [um] brado de comando, n[a] voz do arcanjo  e n[o som da] trompa de Deus, descerá proveniente- de- junto- do céu. E os mortos dentro de [o] Cristo ressuscitarão primeiramente;  17 Depois *nós*, aqueles [que estaremos] vivendo, aqueles [que estaremos] restando, simultânea- [e-] juntamente- com eles seremos arrebatados- para- cima, dentro d[as] nuvens, para o encontro de o Senhor, para dentro d[o] ar. E, assim, sempre com [o] Senhor estaremos. LTT

 

Bem, em nenhum desses 7 versos dessas 2 passagens da Bíblia (que são os únicos versos em que ela nos fala clara e explicitamente do Arrebatamento) nos dá ela detalhes sobre o que ocorrerá às crianças. Portanto, não devemos ser muito dogmáticos sobre este assunto, não devemos guerrear em força total contra quem crer e ensinar o Arrebatamento literal, a Tribulação literal, o Arrebatamento vindo antes da Tribulação, mas somente discordar de nós em detalhes sobre o que ocorrerá às crianças quando chegar o Arrebatamento.

 

Mas a Bíblia nos dá exemplos que eu acho que permitem que nos inclinemos para certos posicionamentos genéricos, não pormenorizados, sobre o que acontecerá às crianças no Arrebatamento.

 

Os exemplos que vou considerar são:

a) – Noé, o dilúvio universal e a arca: podem ser considerados como o melhor e mais completo tipo do Arrebatamento pretribulacional, pois o castigo veio sobre todo o povo de que Noé fazia parte, Noé também merecia o castigo por ser parte do mesmo povo, mas ele e sua família eram crentes, então Deus somente mandou o castigo depois de os retirar do alcance dele, e o castigo durou um tempão, ao final Noé e Sua família voltaram à terra para governar sobre ela.
Pergunto:
- Você acha que, se uma das noras de Noé estivesse grávida, Deus retiraria um feto do ventre dela e o deixaria de fora da arca para morrer no castigo??? Que terrível sofrimento isso seria para todos os que seriam salvos!

- Se, na família de Noé, a ser salva na arca, houvesse uma criança que ainda não tivesse chegado à maturidade para crer ou ser responsabilizada, você acha que Deus a deixaria de fora da arca porque ainda não tinha se arrependido e crido? Que terrível sofrimento isso seria para todos os que seriam salvos!

- Dentre a multidão descrente, quanto aos ainda não nascidos ou que ainda não tinham chegado à maturidade para crer ou serem responsabilizados, por ventura Deus tomou algum e colocou dentro da arca? Eles morreram, sim, mas em consequência dos pecados de seus pais, os pais foram os culpados pela morte dos seus pequenos filhos, Deus nunca tem culpa por tais consequências. Mas Deus, em Sua misericórdia e amor, sempre salva a ALMA eterna dos que morreram antes de ter maturidade para serem responsabilizados.

 

b) O livramento de Ló e sua família, antes da completa destruição de Sodoma e Gomorra, não é o melhor e mais completo tipo do Arrebatamento pretribulacional, pois o castigo veio sobre um povo de que Ló não fazia parte, enquanto que, no Arrebatamento, o castigo vem primariamente sobre o povo dos judeus, (que tem irrevogáveis promessas de bênçãos materiais, físicas, para quando for convertido (e o será), mas o castigo também vem sobre todos os gentios a quem o Evangelho foi apresentado, talvez se tornaram membros modernistas de igrejas, mas internamente nunca foram salvos, e recusaram a verdade, por isso Deus lhes mandará a operação do erro para os enganar, e crerão na mentira e crerão no Anticristo). Mas há algumas similaridades parciais de Ló com o que aqui estamos estudando, e cabem algumas perguntas, para raciocinarmos:

- Você acha que, se uma das filhas de Ló estivesse grávida, Deus retiraria feto do ventre da mãe e o abandonaria em Sodoma ou Gomorra para morrer no castigo? Que terrível sofrimento isso seria para todos os que seriam salvos!

- Se, na família de Ló, a ser salva da destruição, houvesse uma criança que ainda não tivesse chegado à maturidade para crer ou ser responsabilizada, você acha que Deus a deixaria em Sodoma ou Gomorra para morrer queimada porque ainda não tinha se arrependido e crido? Que terrível sofrimento isso seria para todos os que seriam salvos!

- Dentre a multidão descrente dentro de Sodoma e de Gomorra, quanto aos ainda não nascidos ou que ainda não tinham chegado à maturidade para crer ou serem responsabilizados, por ventura Deus tomou algum e salvou da destruição, juntamente com a família de Ló? Eles morreram, sim, mas em consequência dos pecados de seus pais, os pais foram os culpados pela morte dos seus pequenos filhos, Deus nunca tem culpa por tais consequências. Mas Deus, em Sua misericórdia e amor, sempre salva a ALMA eterna dos que morreram antes de ter maturidade para serem responsabilizados.

 

c) Outros exemplos, que muitos poderiam considerar tipos do Arrebatamento, incluem os arrebatamentos de Enoque e Elias, mas não vamos considerar esses exemplos como tipos completos do Arrebatamento, pois não há pessoas morrendo em massa, particularmente mulheres grávidas e criancinhas. Outros talvez mencionem Raabe sendo poupada no dia da invasão, mas não vamos tomar isso como tipo completo do Arrebatamento, e o exemplo não é tão relevante para este estudo, pois não há menção de grávidas e de criancinhas entre as pessoas salvas. Outros mencionam a travessia do Mar Vermelho como um tipo do Arrebatamento, mas, novamente, não vamos tomar isso como tipo completo do Arrebatamento, e o exemplo não é tão relevante para este estudo, pois não há mulheres grávidas nem criancinhas entre o exército egípcio exterminado sob o mar.

 

Tomemos, pois, somente estes 2 exemplos: o exemplo da família de Noé e do dilúvio universal, e o exemplo de e sua família salvos da destruição de Sodoma e Gomorra.

 

Baseados nesses exemplos, fortemente nos inclinamos a pensar que:

- Erram muito os que dizem que, "no Arrebatamento, a mulher crente dará à luz antes de seu corpo ser glorificado, e o aborto que sair não subirá ao céu porque, a rigor, ainda não creu em Cristo, ainda não foi salvo, ainda não pertenceu a uma igreja, portanto ficará e morrerá de fome, depois sua alma ficará na fila para vir para o Reino Milenar do Cristo sobre a terra." Eu, Hélio, nunca vi nada parecido com isso ser ensinado na Bíblia, nada que aponte nessa direção, e não posso conceber Deus planejando que cada mulher crente grávida, uma sua amada filha, sofra terrivelmente contemplando seu filho sair dela para morrer como aborto inviável, ou de fome e abandono, possivelmente comido por cães, no pior caos que já houve sobre a terra

- Erram muito, também, os que dizem que, no Arrebatamento,

a) "O ventre da mulher não crente será estourado para seu filhinho ser salvo e arrebatado, e ela morrerá de hemorragia e, se estiver na rua, possivelmente será alimento para cães." Eu, Hélio, nunca vi nada parecido com isso ser ensinado na Bíblia, nada que aponte nessa direção, e não posso conceber Deus fazendo isso, que nunca fez.

b) Ou "o ventre da mulher não crente não será estourado, e ela será deixada para a Tribulação. Depois, algum dia, se ela vier a ser convertida e se depois morrerem ela e seu filho (este ainda no ventre da mãe ou já bebê nascido) os espíritos dela e do filho serão salvos porque o filho herda a salvação da mãe, e ambos subirão ao céu; mas se ela não vier a ser convertida, e se morrerem ela e seu filho (este ainda no ventre da sua mãe ou já bebê nascido), os espíritos de ambos irão para o inferno porque o filho herda a perdição da mãe." Eu, Hélio, nunca vi nada parecido com isso ser ensinado em sequer 1 verso da Bíblia, nada que aponte nessa direção, mas sempre vi versos que apontam o contrário, isso é, que todo ser humano que não chegou a ser suficientemente maduro para ser responsabilizado, está salvo, não importam as condições espirituais de seus pais. Estude bem http://solascriptura-tt.org/SoteriologiaESantificacao/SalvacaoInfantil-Spurgeon.htm    e    http://solascriptura-tt.org/SoteriologiaESantificacao/PagaosNuncaEvangelizados.SeraoElesCondenados-Helio.htm .

 

Da minha parte, dou este pequeno estudo por concluído, mas deixe-me fazer um resumo em forma de tabela, acho que isto lhe ajudará a analisar e comparar, a compreender e fixar melhor:

 

Resumo do que, à luz dos exemplos de Noé no dilúvio, e de Ló na destruição de Sodoma e Gomorra, inclino-me a pensar:

O Que Poderá Acontecer Às Crianças No Arrebatamento

 

 

Feto ou embrião no ventre da mãe.

Filho já nascido, sem ainda ter maturidade para ser responsabilizado.

Filho já nascido, já tendo maturidade para ser responsabilizado.

Mãe biblicamente crente, no Cristo da Bíblia.
Pai crente ou descrente

O feto ou embrião milagrosamente irá para fora da mãe (sem estourar sua barriga) e seu corpo ficará grande e glorificado, e este filho será arrebatado ao céu, será um salvo.

Só não sabemos se o filho será considerado no grupo que creu durante a dispensação das igrejas locais, ou no grupo que creu ainda nos dias do Velho Testamento (ou durante a 70ª Semana), ou se haverá um grupo dos que não chegaram à maturidade para serem responsabilizados.

Como basta o pai ou a mãe ser crente para, com isso, "santificar" o filho (pelo menos o filho que ainda não tem maturidade para ser responsabilizado) (1Co 7:14), ele será arrebatado ao céu juntamente com sua mãe.

Só não sabemos se o filho será considerado no grupo que creu durante a dispensação das igrejas locais, ou no grupo que creu ainda nos dias do Velho Testamento (ou durante a 70ª Semana), ou se haverá um grupo dos que não chegaram à maturidade para serem responsabilizados.

Quanto ao filho que já alcançou maturidade para ser responsabilizado, se ele já for biblicamente crente no Cristo da Bíblia, será arrebatado para o céu. Se ele não for crente, ficará para os 7 anos da Tribulação. Ali, poderá vir a crer biblicamente no Cristo da Bíblia, ser salvo, muito provavelmente ser morto e, assim sendo, ir para o céu, para ressuscitar juntamente com os salvos do VT e da 70 Semana. Se ele não crer durante a 70ª Semana, estará perdido para sempre.

Mãe não biblicamente crente, no Cristo da Bíblia.
Pai crente

Idem a acima

Como basta o pai ou a mãe ser crente para, com isso, "santificar" o filho (pelo menos o filho que ainda não tem maturidade para ser responsabilizado) (1Co 7:14), ele será arrebatado ao céu juntamente com seu pai.

Só não sabemos se o filho será considerado no grupo que creu durante a dispensação das igrejas locais, ou no grupo que creu ainda nos dias do Velho Testamento (ou durante a 70ª Semana), ou se haverá um grupo dos que não chegaram à maturidade para serem responsabilizados.

Idem a acima.

Mãe e pai são descrentes. Não biblicamente crentes no Cristo da Bíblia.

O feto ou embrião ficará no corpo da mãe descrente, ambos entrarão para os 7 anos da Tribulação, ele nascerá, ela poderá vir a morrer perdida, ou poderá vir a crer biblicamente no Cristo da Bíblia, ser salva, muito provavelmente será morta e, assim sendo, irá para o céu, para ressuscitar juntamente com os salvos do VT e da 70 Semana. O filho provavelmente morrerá, e, assim sendo, irá para o céu. Se sobreviver até o fim da 70ª Semana, não terá maturidade para ser responsabilizado, e entrará para o Reino dos Céus sobre a terra, o Milênio.

O filho sem maturidade para ser responsabilizado entrará para a 70ª Semana. Lá, provavelmente morrerá ainda sem maturidade, no meio da maldade humana, guerras, cataclismos, fome, doenças, e, assim sendo, irá para o céu. Se sobreviver até o fim da 70ª Semana, ainda sem maturidade para ser responsabilizado, entrará para o Reino dos Céus sobre a terra, o Milênio. Se viver na 70ª Semana até alcançar a maturidade, então seu destino eterno dependerá se ou não se arrependerá, crerá e receberá o Cristo e não o Anticristo.

Idem a acima.

 

Hélio.

 

*******************************

 

Bruce Anstey assim resumiu o assunto em Acontecimentos Proféticos:

 

As crianças com idade insuficiente para serem consideradas responsáveis por seus pecados e cujos pais (ou mesmo um deles) são redimidos, subirão também, para encontrar o Senhor nos ares. (1 Co 7:14 "Porque tem sido santificado o marido descrente na esposa, e tem sido santificada a esposa descrente no marido; pois, de outra forma, os vossos filhos imundos são; agora, porém, santos são.".)

 

Os filhos de pais incrédulos serão deixados com seus pais não salvos para entrarem na Tribulação.* À medida que forem crescendo, durante a Tribulação, terão oportunidade de ouvir e crer no Evangelho do Reino. Se [antes de entenderem que são pecadores] algum deles for morto durante os sete anos de tribulação, sua alma estará a salvo com Cristo no céu (Mt 18:10,11 (10) Vede, não desprezeis um [sequer] destes pequeninos, porque Eu vos digo que os seus anjos, n[os] céuS, continuamente contemplam a face do Meu Pai, Aquele [que está] n[os] céuS. (11) Porque veio o Filho do homem salvar aquele tendo se perdido.). De qualquer modo isto seria um ato de misericórdia, pois se fossem deixados para crescer e atingir a idade adulta separados da operação da graça de Deus, iriam se tornar como seus pais incrédulos, rejeitando o evangelho e sendo levados a juízo.

 

[ Nota: *Por ocasião do arrebatamento o mundo não ficará esvaziado de suas crianças. "Deus não assaltará [para matar] o berço do incrédulo, no arrebatamento" (C.H. Brown). Os tipos de juízo lançados sobre o mundo no livro de Gênesis nos dão indícios disto. Por ocasião do dilúvio os incrédulos e suas famílias não foram tirados antes que caísse o juízo, como aconteceu  [foram tirados] no caso de Noé e sua família. Do mesmo modo, no julgamento de Sodoma e Gomorra, as famílias incrédulas daquelas cidades não foram tiradas antes que caísse o fogo e a saraiva, como aconteceu com [foram tirados] a família de Ló. ]

 

 

*************************************

O que acontecerá com filhos de incrédulos no Arrebatamento? - Bruce Anstey

 

Será que as crianças, filhas de incrédulos, seriam levadas [ao céu] no Arrebatamento para serem poupadas da Grande Tribulação? Por ser a Grande Tribulação um período tão terrível, muitos acreditam que Deus não permitirá que as crianças venham a passar por ela. Essas pessoas acham que todas as crianças serão tiradas do mundo quando a Igreja for levada no Arrebatamento. Seu argumento é que todas as crianças estão sob o abrigo do sangue.

 

Todavia as Escrituras não indicam isso. Existem no Antigo Testamento figuras desse tempo vindouro de provação e juízo que sugerem que os filhos dos incrédulos não serão tirados da terra e da Tribulação que virá. No caso do Dilúvio, que é uma figura do juízo futuro, os filhos dos incrédulos não entraram na arca, mas se afogaram com seus pais (Gênesis 6-7). Também no caso do juízo que caiu sobre Sodoma e Gomorra, outra figura do período de juízo que está por vir, os filhos dos incrédulos não foram tirados dessas cidades antes que o fogo de Deus caísse do céu (Gênesis 19). Portanto, estes tipos ou figuras sugerem enfaticamente que o mundo não ficará vazio de crianças no Arrebatamento.

 

Podemos achar que tenha sido uma terrível falta de misericórdia da parte de Deus ter agido assim naquelas ocasiões, já que aquelas crianças eram inocentes. Todavia, de uma perspectiva eterna, aquilo foi um ato de misericórdia [de Deus], se considerarmos que aquelas crianças teriam crescido para se tornarem como seus pais, o que as levaria a acabarem sendo julgadas por seus pecados numa eternidade de perdição. Mas já que morreram como crianças quando veio aquele juízo, suas almas foram para o céu (Mateus 18:10).

 

Um princípio que nos é dado em 1 Coríntios 7:14 indica que os filhos de pais crentes (ou mesmo quando apenas um deles é crente) irão para o céu com seus pais crentes no Arrebatamento. C. H. Brown costumava dizer: "Deus não irá roubar o berço de pais incrédulos no Arrebatamento".

 

Além disso, se desenvolvermos essa ideia equivocada até sua conclusão lógica, veremos que ela realmente não faz qualquer sentido. Deus não poderia realizar aquilo que os que advogam essa ideia dizem que Ele estaria tentando realizar — que é manter crianças fora da Grande Tribulação. A razão é que crianças continuarão a nascer durante o período de Tribulação. E já que a cada segundo nasce uma criança em algum lugar do mundo, em questão de semanas e meses após o Arrebatamento o mundo já teria uma quantidade significativa de crianças nascidas aqui.

 

Extraído de "Unsound Doctrinal Statements and Clichés Commonly Accepted as Truth" - Bruce Anstey

 

 

Estude bem, também:

http://www.middletownbiblechurch.org/proph/questrap.htm (Some Questions About the Rapture),

http://www.cobblestoneroadministry.org/Rapture_children_in.html



Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.