Defesa Contra Odiosas Calúnias Contra Literalistas- Normais. Apocalipse 21:9-12


Hélio de Menezes Silva, 2018.




A interpretação de cada palavra da Bíblia deve ser sempre literal- NORMAL (que dá a toda e cada palavra o significado que normalmente teria no uso diário. Concessões são feitas para símbolos, figuras de linguagem e tipos, é claro, mas tais figuras e tipologia têm claros e fáceis significados literais por trás deles. Por exemplo, quando a Bíblia fala de “mil anos” em Apocalipse 20, este é um período literal de 1.000 anos (a dispensação do Reino dos Céus), pois ninguém pode dar nenhuma razão que a todos convença e até obrigue a interpretar "mil anos" de outra forma.). A interpretação literal- NORMAL sempre coerente com toda a inteira Bíblia se esta for corretamente dividida, isto é, dividida reconhecendo as diferentes dispensações (os diferentes ordenamentos de Deus para governo da humanidade em diferentes épocas, ver http://solascriptura-tt.org/EscatologiaEDispensacoes/Dispensacionalismo.7Dispensacoes.PlanoDeusSeculos-Helio.htm ).



Zombadores tentam nos ridicularizar, chegando ao extremo de nos caluniarem em 2 pontos:

A) Tomam Jonas 4:8

E aconteceu que, erguendo-se o sol, Deus enviou um quente- e- úmido vento oriental, e o sol FERIU a cabeça de Jonas; e ele desfalecia, e desejou com toda a sua alma morrer, dizendo: Melhor me [é] morrer do que viver.
e, como palhaços escarnecedores, mentem dizendo que cremos que o sol é uma bolinha que pode cair com tanta força e velocidade que abrirá um buraco na cabeça da gente, de modo a jorrar sangue desse buraco. Isso é calúnia odiosa, cruel, pois nem sequer um só pessoa no mundo, razoavelmente inteligente e com razoável educação, por mais literalista que a pessoa seja, entende como nos acusam. A diarista que vem nos ajudar uma vez por semana veio hoje com a filha dela, uma menina muito inteligente e que gosta de ver livros, de apenas 10 a 12 anos de idade, e eu lhe perguntei: "O sol FERIU minha cabeça na minha caminhada na praia, sem proteção na cabeça. O que é que isto significa?" Ela respondeu na hora "Ô tio, significa que o sol queimou a pele da parte sem cabelo de sua cabeça. Bota remédio, tio.".
Isto é o literalismo- NORMAL.
O pseudo- literalismo, de nossos zombadores, é somente ridícula calúnia e zombaria.



B) Tomam Êxodo 16:21
Eles, pois, o colhiam cada manhã, cada homem conforme ao que podia comer; porque, AQUECENDO o sol, derretia-se.

e, como palhaços escarnecedores, mentem dizendo que cremos que às vezes o corpo do sol se esquenta muito mais que o normal. Novamente, isso é calúnia odiosa, cruel, pois nem sequer um só pessoa no mundo, razoavelmente inteligente e com razoável educação, por mais literalista que a pessoa seja, entende como nos acusam. À mesma menina de acima, perguntei: "O sol do meio-dia é mais quente do que o de 6 horas da manhã. Isso significa que lá bem longe, na enorme bola que é o sol, fica mais quente meio dia do que de manhãzinha?" Ela respondeu na bucha "Tio, agora o senhor está brincando comigo? É claro que lá no sol a quentura não sobe e desce de hora para hora. Claramente, é somente a inclinação dele no céu, uma vez menos inclinado, outra vez parecendo que está na direção para cima de nossas cabeças, que faz a gente sentir menor quentura ou maior quentura".
Novamente, isto é o literalismo- NORMAL.
Mais uma vez, o pseudo- literalismo, de nossos zombadores, é somente ridícula, mentirosa, cruel, louca, odiosa zombaria.



***********


PERGUNTA: Hélio, como pode seu "literalismo- NORMAL" interpretar Apocalipse 21:9-12?

RESPOSTA: Antes de tudo, concordemos em tomar cada palavra da Bíblia e interpretá-la, entendê-la, aceitá-la e obedecê-la da forma mais literal- NORMAL, conforme procuramos explicar em http://solascriptura-tt.org/Ide/QueEhInterpretacaoLiteralGramaticalAutoridadeSoAasEscrituras-Helio.htm.

Agora, vejamos como poderemos aplicar tal literalismo- NORMAL no entendimento de Ap 21:

 

 

Ap 21

 

1) E vi um novo céu e uma nova terra (porque [] o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar não mais existe).  

Todo espaço do universo (i.é todo o espaço da atmosfera da terra, que é o primeiro céu, e todo o espaço cósmico, que é o segundo céu), e toda a matéria (inclusive o planeta terra) de todo o universo, depois de reduzidos a nada (como em explosão atômica de cada átomo do universo, fusão e fissão de 2Pe 3:10-12). Claro que Deus protegerá os corpos glorificados dos homens que creram e foram salvos. Depois recriará, a partir do nada, toda a matéria e espaço/ energia de um novo universo físico, e uma nova terra, total e eternamente livres da presença, efeitos e possibilidade do pecado.

Não haverá mar na nova terra

2) E *eu*, João, vi a santa cidade [a] nova Jerusalém descendo proveniente- de- junto- de Deus, proveniente- de- dentro- do céu, tendo sido preparada como uma noiva tendo sido adornada para o seu marido.  

Uma cidade literal, nova, santa, a Nova Jerusalém, preparada dentro do céu literal como uma noiva adornada para seu marido, descerá de dentro do céu literal, proveniente de Deus

3) E ouvi uma grande voz proveniente- de- dentro- do céu, dizendo: "Eis, aqui, o Tabernáculo de Deus [está] com os homens! E Ele (Deus) habitará  com eles, e eles [o] povO  dEle serão. E Ele mesmo, Deus, estará com eles, [e será o] Deus deles.  

O Tabernáculo de Deus será tanto uma enorme tenda literal como também será o Cristo.
Será uma enorme tenda (não me admiraria se tiver milhares de quilômetros), substituindo o templo (um enorme edifício) de adoração e sacrifícios que houve no reino milenar e está descrito em Ezequiel capítulos 40 a 48).
E também será o Cristo em Seu corpo ressurreto, tabernaculando (habitando, armando Sua tenda) entre, no meio, e juntamente com os homens.

"[o] povO  dEle": refere-se a todos os salvos de todos os tempos, sim. Mas, de uma maneira especial, refere-se ao povo de Deus que é a etnia de ISRAEL, pois foi somente a esse povo, como NAÇÃO, que Deus prometeu que Ele mesmo habitaria no meio dele [claro que fará isso na pessoa de o Cristo], e que Seu tabernáculo estaria com os homens.  
Ez 43:7; Ex 29:45;
Ez 43:7 E disse-me: "Filho do homem, [este é] o lugar do Meu trono, e o lugar das plantas dos Meus pés, onde habitarei no meio dos filhos de ISRAEL PARA SEMPRE; e [os] da casa de Israel não contaminarão mais o Meu nome santo, [nem] eles nem os seus reis, por meio de suas prostituições e por meio dos cadáveres dos seus reis, nos seus lugares altos [de idolatria], LTT
Ex 29:45 E habitarei no meio dos filhos de ISRAEL, e lhes [serei] o seu Deus,

4) E removerá- secará, Deus, cada lágrimA para- longe- dos olhos deles. E a morte não mais haverá, nem pranto (como de perda por morte), nem clamor, nem dor nenhuma haverá mais, porque [] as primeiras coisas foram passadas para longe."  

Literal.

5) E disse Aquele estando- assentado sobre o trono: "Eis que novas faço todas as coisas." E Ele (também) me diz: "Escreve, porque estas palavras verdadeiras e fiéis são."  

Literal.
Cada cm3 do espaço e cada átomo de matéria do universo terão sido destruídos, e NOVA criação será feita, sem presença nem efeito, nem possibilidade de pecado.

6) E disse-me: "Tem sido cumprido. *EU* SOU o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim. *Eu*, a aquele [que está] tendo sede, darei proveniente- de- dentro- da fonte da água de [a] Vida: de graça.  

Literal

7) Aquele [que está] vencendo herdará todas as coisas; e Eu serei para ele [o seu] Deus, e ele será para Mim o [Meu] filho.  

Literal

8) Quanto a[os]  medrosos, porém, e a[os] descrentes, e [àqueles] tendo sido abominados (por Mim), e a[os] homicidas, e a[os] fornicários , e a[os] feiticeiros , e a[os] idólatras, e a todos os mentirosos, a porção deles [é] dentro do lago, [aquele] que [está] ardendo com fogo e enxofre, o qual (lago) é [a] segunda morte."  

Literal

9) E veio até mim um [] dos sete anjos (os quais [estão] tendo as sete taças estando cheias dos últimos sete flagelos ), e falou comigo, dizendo: "Vem, eu te mostrarei a noiva, a esposa do Cordeiro."  

Os 7 anjos são literais, seres angelicais, espirituais, de Deus.

As 7 taças são literais, reais e de ouro (Ap 15:7), mas são símbolos (sim) dos 7 últimos flagelos (ou pragas) LITERAIS, que são os 7 últimos sofrimentos LITERAIS e supremos em grau e extensão, abrangendo toda a terra, descritos em Ap 15 e 16 (leia, por favor).
1) chaga, má e maligna sobre todos os descrentes;
2) todos os mares tornados sangue humano, morrem todos seres vivos dentro deles (marinheiros também);
3) todas as águas doces de rios, fontes, lagos, represas, torneiras, tornam-se sangue, todos têm que beber dele;
4) todos os homens ficam de pele tostada de tanto calor; blasfemam;
5) trevas espessas no reino do Anticristo; dor tremenda faz homens morder suas próprias línguas, de dor;
6) rio Eufrates fica seco, preparando terreno para invasão dos 200 milhões de soldados dos reis do Oriente; espíritos imundos reúnem, em Armagedom, os reis de todos os países do mundo para a grande batalha;
7) os mais mortalmente fortes terremoto e saraiva, sobre todo o planeta.

Noiva e esposa são usados como sinônimos. Só há versos usando declinações ("é", etc.) do verbo "ser" que ensinam que a noiva/esposa é ISRAEL, e esta é a nação literal, a etnia de Israel, entende-se que já convertida. Leia Is 54:4-8; 62:1-5; Jr 3:14;  31:31-33; Os 2:14-20. Pode alguém encontrar um só verso que diga que a igreja É a noiva/ esposa???

10) E levou-me em espírito  a um grande e alto monte, e mostrou-me a grande cidade, a santa Jerusalém, descendo proveniente- de- dentro- do céu, proveniente- de- junto- de Deus;  

Juntando-se 9+10 poderia por 1 segundo parecer que a noiva/ esposa é a cidade. Mas veja a interpretação literal- NORMAL em nota da Bíblia LTT:
Rv 21:9-10: "a noiva, a esposa do Cordeiro" (v. 9) NÃO é "a santa Jerusalém" (v. 10):
"a santa Jerusalém" (v. 10), a cidade real de pedras, a Nova Jerusalém, originada no céu mas já "aterrissada" sobre a terra, é uma sinédoque (figura de linguagem onde um local é usado significando o conjunto de seus habitantes, como na frase "o Brasil precisa crer e receber o Cristo ...") que significa todos os seres humanos salvos por crerem e receberem o Cristo na dispensação das assembleias locais, reunidos fisicamente, já com seus corpos glorificados. Por Nova Jerusalém, aqui, devemos entender seus habitantes, os salvos da dispensação das assembleias locais. Não faz sentido a Noiva ser, literalmente, a cidade em si, de ruas de ouro e muros feitos de pedras preciosas, mas inanimada.

11) Tendo a glória de Deus. E a sua Fonte- de- Luz [era] semelhante a uma pedra preciosíssima, como [se fosse] uma pedra de jaspe, resplandecendo- como- cristal;  

Literal

12) Também tendo um grande e alto muro, tendo doze portões e, sobre os portões, [tendo] doze anjos, e nomes tendo sido insculpidos- por- cima  (dos portões), os quais (nomes) são [os nomes] das doze tribos dos filhos de Israel.  

Literal

13) Da [direção] d[o] leste, [] três portões; da [direção] d[o] norte, três portões; da [direção] d[o] sul, três portões; da [direção] d[o] oeste, três portões.  

Literal

14) E o muro da cidade [está] tendo doze fundamentos, e neles (estão) [os] nomes dos doze apóstolos do Cordeiro.  

Literal

15) E aquele (anjo) falando comigo tinha um caniço de ouro, a fim de que ele medisse a cidade, e os portões dela, e o muro dela.    

Literal. O caniço de ouro será usado para medir a cidade, a Nova Jerusalém

16) E a cidade está posta [em forma] quadrangular, e o seu comprimento tanto é como também a [sua] largura. E ele mediu a cidade com o caniço até doze mil estádios . [E] o comprimento, e a largura e a altura dela iguais eram.  

A cidade terá cerca de 2.400 km tanto de comprimento, 2.400 km de largura, 2.400 km de altura

17) E ele mediu o muro dela, [de] cento e quarenta e quatro côvados , [conforme a] medida de um homem (que é [a] (mesma) de um anjo).  

O muro ao redor da cidade terá cerca de 72 m de altura.

18) E era o completo- material do seu muro [de] jaspe, e, [d]a cidade, [era de] ouro puro, semelhante a vidro puro.  

Literal

19) E, os fundamentos do muro da cidade, de todo o tipo de pedra preciosa [estavam] tendo sido construídos- e- adornados. O primeiro fundamento [era de] jaspe; o segundo, safira; o terceiro, calcedônia; o quarto, esmeralda;  

Literal

20) O quinto, sardônica; o sexto, sárdio; o sétimo, crisólito; o oitavo, berilo; o nono, topázio; o décimo, crisópraso; o undécimo, jacinto; o duodécimo, ametista.  

Literal

21) E os doze portões [eram] doze pérolas; respectivamente, cada um dos portões era proveniente- de- dentro- de uma [] pérola. E a rua larga da cidade [era] de ouro puro, como [se fosse] vidro transparente.  

Literal

22) E lugar- santo (como se fosse do Templo) não vi [nenhum] dentro dela, porque o Senhor (Jesus)  (o Deus Todo-Poderoso) é o lugar- santo (como se fosse do Templo) dela, a saber, o Cordeiro.  

Literal.
Note que o enorme tabernáculo para adoração, na Nova Jerusalém, não terá lugar santo, portanto não haverá sacrifícios. EoO Senhor Jesus Cristo será como se Ele fosse o lugar santo.

23) E a cidade não tem necessidade do sol nem da lua, a fim de que derramem luz dentro dela, porque a glória de Deus a iluminou, e a lâmpada dela o [é] Cordeiro.  

Literal.

A Nova Jerusalém não terá necessidade de sol nem de lua. A lâmpada que a iluminará será o próprio Jesus Cristo.

24) E, as nações dos [homens] estando- salvos, na luz dela (a glória de Deus) andarão; e os reis da terra trazem a glória e a honra deles para dentro dela (a cidade).  

Literal.
Note que eternamente haverá reis da terra! E eles trarão ofertas e presentes para dentro da cidade.
Pergunto: Será que nós, os salvos que teremos corpos glorificados ao sermos arrebatados vivos ou termos sido ressuscitados, moraremos dentro da cidade da Nova Jerusalém, e haverá outros salvos que morarão fora de Jerusalém, e se diferenciarão de nós.

25) E os portões dela de modo nenhum sejam fechados cada (final de) dia, porque noite não haverá ali.  

Literal.
Não haverá noite, o Cristo sempre estará refulgindo e iluminando todo o universo.

26) E trarão a glória e a honra das nações para dentro dela.  

Literal.
Na eternidade, na Nova Terra, onde somente habitarão os salvos, haverá nações, cada uma com seu rei, elas e eles trarão preciosas ofertas e presentes à Nova Jerusalém

27) E que de modo nenhum entre para ela coisa nenhuma [que está] contaminando e cometendo abominação e mentira; mas [] aqueles [homens] tendo sido escritos no livro- rolo de a Vida [isto é,] de o Cordeiro.  

Literal.

·