Consumo Moderado De Bebida Alcoólica


David Cloud







“O vinho é escarnecedor, e a bebida forte alvoroçadora; e todo aquele que neles errar não é sábio.” (Pv 20:1).
 
Afirmar que as bebidas alcoólicas podem ser consumidas com moderação soa razoável, mas poucos entre os que consomem bebida alcoólica têm assumido que sempre acabam ficando bêbados.
 
É irrefutável que um homem que não ingere bebida alcoólica jamais ficará embriagado e nunca se tornará um bêbado. 

Como o falecido Bruce Lackey disse:
 
“Quão enganoso é o vinho alcoólico? Nas muitas maneiras em que as pessoas o estão defendo hoje, dizendo que beber ‘um pouco não vai doer’ [ou um golinho só não vai fazer mal]. Todo mundo admite que beber demais é ruim. Mesmo as empresas de bebidas nos dizem para não beber e dirigir, mas eles insistem em que apenas uma pequena quantidade [ou  só um golinho 'social'] está tudo bem. Entretanto, é aqui que a coisa é bem enganosa. Quem sabe o quão pouco se pode beber? Peritos nos dizem que cada pessoa é diferente. Basta um gole para afetar um, enquanto que mais do que isso é necessário para afetar outro. A mesma pessoa vai reagir ao álcool de forma diferente em situações diferentes. Assim, a ideia de que ‘um pouco não vai doer’ [ou um golinho só não vai fazer mal] é enganosa, e todo aquele que nela errar não é sábio!”
 
Duvido que Noé tenha planejado ficar bêbado, mas o vinho é escarnecedor, e a consequências foram muito além do previsto. O indivíduo nunca pode saber se ele vai controlar o álcool ou se o álcool vai controlá-lo. 

A instrução em Provérbios 20:1 me diz que o homem sábio deixa a bebida alcoólica inteiramente sozinha. Mesmo a as multidões nas igrejas emergentes admitem que a Bíblia proíbe a embriaguez, mas eles podem garantir que eles e seus amigos ‘biriteiros’  nunca ficarão bêbados?
 
Eles podem garantir que não vão servir de tentação para que alguém se torne um “alcoólatra”? Ou que não vão servir de tentação para que um “ex- alcoólatra” acabe “fora dos trilhos” e destrua a si mesmo? Não, eles não podem, porque “o vinho é escarnecedor”.





Traduzido e adaptado (por Pr.Miguel Ângelo Maciel) de texto divulgado pelo boletim Friday Church News Notes do The Way of Life Literature, em 04 de Outubro de 2013. Por David Cloud. Textos em azul são acréscimos do Pr. Migue lÂngelo.



(Consulte o estudo “O Crente e o Consumo de Bebidas Alcóolicas” no The Way of Life Literature para maiores detalhes).

 

 

Outras fontes de pesquisas sugeridas:

 

Crentes: Nenhum Álcool

http://solascriptura-tt.org/VidaDosCrentes/Cinzentas/CrentesNenhumAlcoolOficiaisNenhumaGlutonaria-Helio.htm

 

Fez o Senhor Jesus vinho alcoólico?

http://solascriptura-tt.org/VidaDosCrentes/ComerBeber/FezJesusVinhoAlcoolico-BLackey.htm

 

Resposta a um Defensor de Vinho Alcoólico

http://solascriptura-tt.org/VidaDosCrentes/ComerBeber/RespostaADefensorAlcool-HEvans.htm

 

Ou pesquise diretamente em: http://solascriptura-tt.org/

 



Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.