Hélio de Menezes Silva, out. 2016
Deus Nunca
Completamente Violou/ Revogou/ Mudou os Significados Originais das Palavras que
Escolheu (dentro do dicionário do hebreus e gregos):
(Seria cruel zombaria.) E supor isto só tem gerado as mais danosas confusão e
erro.
Sempre temos que buscar e adotar o exato significado que as palavras gregas
tinham aos ouvidos dos gregos dos dias do NOVO TESTAMENTO.
Nunca, jamais, em caso nenhum, podemos nos desviar 1mm disso.
A verdadeira e precisa definição ORIGINAL das palavras gregas, seu correto e
preciso significado nos dias do NT (não depois de séculos, isso seria um anacronismo, fujamos disso), é:
(a) o absoluto início de tudo, não podemos fazer 1mm de tradução da Bíblia, nem
1mm de estudo de Teologia Sistemática, sem nos prendermos a isso; e
(b) é também o ponto final, o ponto de decisão definitiva de tudo, o ponto de
silenciarmos; e, no nosso estudo de Teologia Sistemática, não devemos
ultrapassar 1mm disso.
Considerados como dicionário/ léxico:
Tyndale (que não aceitou pressões de ninguém)
deve ser preferido acima de
KJB-1611,
que deve ser preferida acima de
Dicionários dos gregos mais próximos do período neotestamentário,
que devem ser preferidos acima de
Dicionário de Thayer e seus mais conceituados similares modernos.
Não aceite nenhum comentarista influenciado pelo romanismo.
E tenha muito cuidado com comentaristas reformados quando dizem o mesmo que a mãe (o romanismo) deles
*****************************************************
Vejamos as mais antigas e genuínas definições de Ekklesia, sorvamos nas
melhores mais antigas e originais fontes.
Thayer's
Greek Lexicon
Strongs NT 1577: ἐκκλησία
ἐκκλησία, ἐκκλεσιας,
ἡ (de ἔκκλητος chamado para
fora, ou para frente, e isso vem de ἐκκαλέω);
corretamente, uma
reunião de cidadãos [de uma cidade] chamados
para fora de suas casas e para dentro de algum lugar público;
uma assembleia- reunião; assim usada
1. entre os gregos desde Tucídides (cf. Heródoto 3, 142) para baixo, um
ajuntamento do povo reunido no lugar público reservado ao Conselho [algo como
uma câmara de vereadores, em que cada cidadão daquela cidade era um vereador,
podia falar e votar] com a finalidade de deliberar: Atos 19:39.
2. na [fraudulenta] Septuaginta, muitas vezes equivalente a קָהָל,
a assembleia- reunida dos israelitas, Juízes 21: 8; 1 Crônicas 29: 1, etc.,
especialmente quando se reuniram para fins sagrados, Deuteronômio 31:30
(Deuteronômio 32: 1); Josué 8:35 (Josué 9:8), etc.; no N.T. assim em Atos 7:38;
Hebreus 2:12.
3. qualquer ajuntamento ou multidão de homens reunidos por acaso ou
tumultuosamente: Atos 19:32, 41.
4. no sentido cristão [não importa a Hélio, neste artigo, interpretações que se
tenha feito de ocorrências de ekklesia no NT, se elas violam o uso anterior ao
NT]:
a. uma assembleia de cristãos reunidos para cultuar: ἐκκλησία
ἐν, na reunião religiosa, 1 Coríntios 14:19, 35; ἐν
ταῖς ἐκκλησίαις,
1 Coríntios 14:34;
συνέρχεσθαι ἐν
ἐκκλησία, 1 Coríntios 11:18; cf.
Winers Grammar, § 50, 4a.
b. Um grupo de cristãos, ou daqueles que, esperando pela salvação eterna em
Cristo Jesus, observam os seus próprios ritos religiosos, organizam as suas
próprias reuniões religiosas, e gerem os seus próprios assuntos de acordo com
os regulamentos previstos para o corpo para se manter a ordem;
aa. aqueles que, em qualquer lugar, na cidade ou vila, constituem uma grupo
deste tipo e estão unidos em um só corpo: Atos 5:11; Atos 8:3; 1 Coríntios
4:17; 1 Coríntios 6:4; Filipenses 4:15; 3 John 1:6 (cf. Winer's Grammar, 122
(116)); com especificação do lugar, Atos 8:1; Atos 11:22; Romanos 16:1; 1
Coríntios 4:17; 1 Coríntios 6:4; Ap 2:1,8, etc .; Θεσσαλονικέων,
1 Tessalonicenses 1:1; 2 Tessalonicenses 1:1;
Λαοδικέων, Colossenses 4:16; com o
genitivo do possuidor, τοῦ Θεοῦ
(equivalente a יְהוָה קֲהַל,
Números 16:3; Números 20:4), 1 Coríntios 11:22; e menção do lugar, 1 Coríntios
1:2; 2 Coríntios 1:1. Plural, αἱ ἐκκλησίαι:
Atos 15:41; 1 Coríntios 7:17; 2 Coríntios 8:19; Apocalipse 1: 4; Apocalipse
3:6, etc .; com τοῦ Θεοῦ adicionado, 1
Tessalonicenses 2:14; 2 Tessalonicenses 1:4; τοῦ
Χριστοῦ, Romanos 16:16; com menção do
lugar, como τῆς Ἀσίας,
Γαλατίας, etc .: 1 Coríntios 16:1, 19;
2 Coríntios 8:1; Gálatas 1:2; τῆς Ἰουδαίας
ταῖς ἐν Χριστῷ,
unidos a Cristo (ver ἐν, I. 6b.), i. e. assembléias cristãs, em
contraste com as dos judeus, Gálatas 1:22; ἐκκλησίαι
τῶν ἐθνῶν, ajuntadas a partir dos
gentios, Romanos 16:4; τῶν ἁγίων,
compostas dos santos, 1 Coríntios 14:33. ἡ ἐκκλησία
κατ 'οἶκον
τίνος, a igreja em sua casa, i. e. o grupo de cristãos
pertencentes à família de uma pessoa; outros, menos apropriadamente entendem a
frase [como referindo-se] aos cristãos acostumados a se reunir para o culto na
casa de alguém (por como se depreende de 1 Coríntios 14:23, toda a igreja de
Corinto estava acostumado a ajuntar-se em um e no mesmo lugar; (mas veja
Lightfoot em Colossenses 4:15)): Romanos 16:5; 1 Coríntios 16:19; Colossenses 4:15;
Filemon 1:2. O nome ἡ ἐκκλησία é
usado até mesmo por Cristo, enquanto estava na terra, atribuindo-o aos seus
seguidores em qualquer cidade ou vila: Mateus 18:17. [sublinhado por Hélio]
bb. todo o corpo de cristãos espalhados por toda a terra; coletivamente, todos
os que adoram e honrar a Deus e Cristo em qualquer lugar que eles podem ser [Hélio rejeita esta teoria por dois motivos: 1) ela
se choca frontal e violentamente com o único significado que a palavra ekklesia
já tinha quando Deus que fosse escrirta; 2) há uma explicação muito mais fácil
e que perfeitamente harmoniza os próximos versos com a definição original de
ekklesia: a palavra está sendo usada com uma generalização, um conceito
abstrato, um pattern abstrato, um modelo abstrato a ser seguido por todas as
instâncias locais (portanto, uma generalização- conceito- instituição- modelo
aplicando-se a cada igreja local). Perfeitamente análogo a quando se diz
"a família brasileira precisa de pais crentes exemplares", a
expressão "família brasileira" não significa que haja uma só família
literal no país (casamento grupal ?), mas que a generalização abstrata, o
conceito (que serve de modelo a todas as instâncias de famílias) deve ser
assim, portanto cada família individual tambám assim deve ser. Entendeu? É
fácil. Para que complicar e violar o sentido original das palavras (local-
palpável- visível- independente para espalhada.difusa- impalpável, invisível,
escravisada?]: Mateus 16:18 (onde talvez o evangelista
emprega τήν ἐκκλησίαν
embora Cristo pode ter dito τήν
βασιλείαν μου)
[Hélio revolta-se com esta insinuação de erro]; 1 Coríntios 12:28; Efésios
1:22; Efésios 3:10; Efésios 5:23s, 27,29,32; Filipenses 3:6; Colossenses 1:18,24;
com o genitivo do possuidor: κυρίου τοῦ,
Atos 20:28 (R Tr WH leitura marginal τοῦ Θεοῦ);
τοῦ Θεοῦ, Gálatas 1:13; 1 Coríntios 15: 9;
1 Timóteo 3:15.
cc. o nome é transferido para o conjunto dos fiéis cristãos já morto e
recebidos no céu: Hebreus 12:23 (sobre esta passagem ver em ἀπογράφω,
b e πρωτότοκος, no final.).
(Em geral, ver Trench, § 1, e B. D. sob a palavra, edição especial americano; e
para uso patrística Sófocles Lexicon, sob a palavra.) [Hélio discorda http://solascriptura-tt.org/Eclesiologia/Heb12.22-23MalDividido.NaoIgrejaUniversalDifusa-Helio
]
(colchetes [] e sublinhados são acréscimos por Hélio)
James Hope Mouton and George Milligan, The
Vocabulary of the Greek Testament Illustrated from the Papyri and Other
Non-Literary Sources:
"ἐκκλησία ... originalmente significava qualquer
assembléia- ajuntada pública dos cidadãos [de uma cidade] convocados por um
arauto. ... É o termo da LXX para a comunidade de Israel,
reunida ou não. ..."
BDAG - A Greek-English Lexicon of
the New Testament
Oxford Universal English
Dictionary:
Ecclesia [medieval latim e grego - a partir de: CHAMADOS] - Uma assembleia regularmente
convocada, especialmente a assembleia geral dos atenienses.
Mais tarde, [tornou-se] a palavra regular para [o conceito geral ou instância
local de] igreja.
Encyclopedia Britannica:
No Novo Testamento, "ecclesia" (significando convocação) é a única
palavra única que é usada para igreja. Ele (ecclesia) foi o nome dado à assembleia governante da
cidade de Atenas, devidamente convocada (chamada para fora [das suas casas])
por oficiais adequados e possuindo todo o poder político,
incluindo funções até mesmo jurídicas.
... ... ...
Ecclesia, grego ekklesia, ( "ajuntamento daqueles [que foram] convocados"), na Grécia antiga, a assembleia-ajuntamento dos cidadãos de uma cidade-estado. Suas raízes veem da "agora" homérica, a reunião do povo. A
ecclesia ateniense, para a qual existe o registro mais detalhado, já estava
funcionando nos dias de Draco (cerca de 621 aC). No curso de codificação da lei
por Solon (cerca de 594 aC), a ecclesia tornou-se coincidente com o corpo de
cidadãos do sexo masculino de 18 anos de idade ou mais, e tinha o controle
final sobre política, incluindo o direito de ouvir apelos no helieia (tribunais
públicos), participar na eleição de archons (magistrados), e conferem
privilégios especiais sobre os indivíduos. Na Atenas do 5º e 4º séculos aC, os
prítane, uma comissão
do Boule (conselho), convocava a ecclesia tanto para reuniões regulares,
realizada quatro vezes em cada décima parte do ano, e para as sessões especiais. Além da confirmação de magistrados, a consideração de formas e meios
e procedimentos fixos semelhantes, a agenda foi fixada pelas prítane. Uma vez
que moções tinham que se originar na Boule, a ecclesia não poderia iniciar
novos negócios. Depois de uma discussão aberta a todos os membros, um voto era tomado, geralmente por
braços erguidos, a maioria simples determinando o
resultado na maioria dos casos. Reuniões deste tipo existiam na maioria das
cidades-estados gregas, continuando a funcionar ao longo dos períodos
helenístico e romano, embora sob o Império Romano seus poderes gradualmente
foram se atrofiando ".
https://jeraldd.wordpress.com/definition-of-ekklesia/
:
No grego clássico, a palavra "ekklesia" significava "um conjunto de cidadãos [de uma
cidade] convocados pelo pregoeiro, [o que equivale] a [uma] assembléia-
ajuntada legislativa."
Segue-se parte de http://www.acu.edu/legacy/sponsored/restoration_quarterly/archives/1950s/vol_2_no_4_contents/ward.html
:
Background (o segundo plano, o
contexto histórico por trás) Grego.
O uso clássico mais comum de ekklesia e seus cognatos foi como um termo
político, ou seja, um conjunto de cidadãos. Na cidade-estado grega os cidadãos [de uma cidade] eram convocados
pela trombeta do Kerux (arauto) convocando-os para a ekklesia (ajuntamento em
assembleia). A ekklesia era o poder final no governo
constitucional da cidade-estado grega, quer ela fosse uma monarquia,
oligarquia, ou democracia. Da assembleia geral dos cidadãos, em ou antes do
tempo de Dracon (que codificou as leis em 621 aC) nada é realmente conhecido,
embora as pessoas devem ter tido algum poder. Mais tarde Aristóteles aplicou
ekklesiai às assembleias- reunidas homéricas dos pessoas.3 A maioria das nossas
referências ao uso desta palavra diz respeito à ekklesiai de Atenas.4
A ekklesia em Atenas teve uma vida longa a partir de 508 aC até o início do
século IV, dC, na época de Diocleciano. Mas só entre 508-322 aC era uma
instituição estritamente democrática. Neste tempo foi a reunião geral do povo - todos os
cidadãos atenienses podiam comparecer, excluindo apenas os estrangeiros, as
fêmeas, e os marginalizados (atimoi). Que parte dos
cidadãos realmente participava não sabemos, embora Gomme sugira que foram 6000
[homens], talvez, um sétimo da população total [de 42.000 pessoas] [no ano de]
431 aC. (5) Um conselho especialmente designado, o Boule, convocava a ekklesia
[a assembleia] e preparava sua agenda. Por lei, a ekklesia tinha de ser
convocado pelo menos quatro vezes a cada 36 ou 37 dias, ou seja, quarenta vezes
por ano]. Um de cada quatro assembleias era mais importante que as outras,
sendo ela chamada de a ekklesiakuria. O presidente da ekklesia era um membro particular do Boule
que [165] poderia servir como presidente em apenas uma ekklesia em sua vida. Qualquer
cidadão podia falar em debate e iniciar emendas ou moções administrativas. A
votação era normalmente por braços erguidos, a maioria simples decidir a
maioria das questões.6
Deve notar-se que, em
uso comum, ekklesía significava a assembleia- reunião [somente durante o tempo
de reunião], e não o corpo das pessoas envolvidas. O Boule
existia mesmo quando ele não estava realmente em sessão, mas havia uma nova
ekklesia cada vez que [os seus membros] se reuniam.7 Os demos (pessoas) ajuntavam-se em uma
ekklesia, mas quando eles agiam, dizia-se que ação era dos demos [as pessoas],
não da ekklesia.8
Além disso, deve notar-se que o principal significado de ekklesía é simplesmente, "uma
reunião". Lexicógrafos dão como o significado primário, "uma
reunião em assembléia devidamente convocada." 9 Mas é
duvidoso que, na prática "devidamente convocada" era [sempre]
lembrado. Em Atenas, as assembléias extraordinárias eram chamadas de sugkletoi,
em distinção à ekklesiai ordinária que se reunia em dias [previamente]
fixados.10 fi
Finalmente, deve-se notar que no uso [do grego] clássico, ekklesia era, entre
as palavras gregas para reuniões, a palavra mais inclusiva em existência.11
Ekklesia, sendo derivado do verbo ek-kaleo, "chamar para fora ou para
frente," tem sido muitas vezes interpretado como um termo exclusivo,
ligando seu significado etimológico com a doutrina bíblica que os cristãos são
aqueles "chamados para fora do mundo por Deus." 12 No entanto,
FJA Hort, em sua obra clássica, The Ecclesia Christian, lembra-nos que, no uso prático, este significado
exclusivo -- "um chamado para fora de um grupo
maior" -- não tem apoio.
Não há base para a
noção amplamente difundida de que ekklesia significa um povo ou de um número de
homens individuais chamados para fora do mundo ou humanidade, . . . o verbo composto ekkaleo nunca foi assim usado, e ekklesia
nunca ocorre em um contexto que sugere esse suposto sentido ter estado presente
na mente 13 do escritor.
No uso [prático] ek-kaleo significava apenas, [o ato de] "chamar para vir
a frente", e não, como esta interpretação exigiria "chamar a partir
de um grupo maior." Ekklesia, por sua vez, significava apenas "aquilo que é
chamado para se vir à frente, uma reunião." Como
comenta Campbell, "como tantas vezes, etimologia revela-se aqui enganosa
ao invés de útil." 14
No período helenístico [compreendido entre a morte de Alexandre o Grande em 323
a.C. e a anexação da península grega e ilhas por Roma em 146 a.C.] ekklesia
manteve o seu habitual sentido, clássico de uma renião de cidadãos [da cidade]. A ekklesia continuou a ser realizada em Atenas, embora não como a
instituição democrática que tinha sido uma vez, e o termo é encontrado em
outros tempos e condições, com o mesmo significado.15
Há indícios de que nesse período [helenístico] o termo pode ter desenvolvido um
certo significado quasi-técnico, embora isso não exclui o uso não técnico
generalizado simplesmente como uma assembleia- em- reunião. Deissman salientou
que os povos de língua latina do Ocidente tomaram emprestado o termo ekklesia
[o transliteraram, imitando sua pronúncia], em vez de traduzi-lo. Isso não foi
devido a uma escassez de palavras latinas para montagem de (contio e comitia
[donde vem a palavra portuguesa comício] eram frequentemente traduzido para o
grego por ekklesia. Como exemplos Deissman cita [166] a carta de Plínio, o
Jovem (61 / 62-113 dC) a Trajano em que o termo latinizado, ecclesin, é usado,
16 e a inscrição [no pórtico de entrada da cidade] bilíngüe do ano 103/104 dC
em Éfeso, onde ekklesia na metade grega torna-se ecclesin na metade em o latim
.17 Deissman conclui: "deve ter havido alguma razão especial para [os
latinos] tomarem emprestado a palavra grega, e ela estava, sem dúvida, no sentimento
sutil de que o latim não possuía nenhuma palavra exatamente equivalente ao
grego ekklesia". l8 a razão pode ter sido que uma certa dignidade em si
tinha sido anexado a esta palavra, devido ao seu contexto político.
Finalmente, devemos notar que ekklesia nunca foi utilizada no mundo grego como o título de um
grupo religioso. Em torno do início do primeiro século,
aC, o termo foi usado em conexão com uma sociedade de comerciantes e armadores
em Tirianos em Delos que adoravam Heracles.19 Mas aqui ele é usado apenas em
seu sentido clássico: uma assembléia ou reunião daquela sociedade. Convinha que
o termo fosse usado uma vez que estas sociedades tinham seguido o modelo da
cidade-estado.
Background (o segundo plano, o
contexto histórico por trás) judaico
[O resumo desta longa sessão é que, mesmo na fraudulenta Septuagita (LXX), ekklesia sempre significou,
no VT, uma assembleia- reunião de pessoas, e nunca teve sentido religioso.]
Uso no Novo Testamento.
(O resumo desta longa sessão é que em algumas poucas das 114 ocorrências da
palavra ekklesia não NT, algumas vezes ekklesia ganhou, pela 1ª vez na História, o significado do
GRUPO que constitui as assembleias- reuniões locais, quer este grupo esteja ou
não reunido)
Acts 20:28; Ef e Cl. Mas não há, aqui, ekklesia "imaginárias, invisíveis, impalpáveis,
místicas, difusas- espalhadas- infiltradas- entremeadas por toda a terra":
Todas as ocorrências de ekklesia, caem em
apenas dois casos:
a) se trata de igrejas "reais, visíveis, palpáveis, concretas, locais,
independentes, com endereço certo em rua R da cidade C, de crentes que
semanalmente se reunem fisicamente, podendo apertar suas mãos e se
abraçar"; ou
b) se trata da generalização conceitual, do padrão planejado, da instituição
conceitual e abstrata de que todas as igrejas locais são reais exemplos,
instâncias, concretizações.
Exemplo de igrejas locais:
At 20 28 Olhai- cuidai,
pois, por vós mesmos e por todo o rebanho no meio do qual o Espírito, o Santo, vos
constituiu pastores- superintendentes , para apascentar[des]
a assembleia de Deus, a qual Ele resgatou por- operação- de o Seu próprio
sangue.
Exemplo da instituição conceitual generalizante das igrejas locais:
Ef 5:25 [Vós], os maridos: amai as
vossas próprias esposas, assim- como também o Cristo amou a assembleia, e a Si mesmo
entregou para- benefício- e- em- lugar- dela
LTT-ComNotas
Cl 1:18 E *Ele* é a cabeça do corpo , da assembleia ; o Qual é [o] princípio [e o] primeiro- nascido para- fora- de- entre os mortos, a fim de que esteja *Ele*, em todas as coisas, tendo o primeiro lugar. LTT-ComNotas
Cl 1:24 Que agora regozijo n[os] meus sofrimentos em vosso benefício e preencho, na minha carne, as coisas- que- faltam das aflições de o Cristo em benefício de o Seu corpo , que é a assembleia ; LTT-ComNotas
Conclusões
[aceitas por Hélio]:
00) Deus, o verdadeiro, total e único autor de cada letra (jota) e acento (til)
da Bíblia, escolheu cada sua palavra exatamente no sentido dos dicionários
(reais ou virtuais, nas mentes) da pessoas da época e região em que foram
pronunciadas e escritas, não das interpretações qur foram adicionadas depois e
podem ter durado até hoje.
0) A definição dos dicionários de grego (reais ou virtuais, nas mentes) da
pessoas da época so Novo Testamento era:
EKKLESIA = "ASSEMBLEIA [REUNIDA] DE CIDADÃOS [DE UMA CIDADE] CHAMADOS PARA FORA DE
SUAS CASAS E REUNIDOS NO MESMO LOCAL, com um propósito definido."
PORTANTO,
1) 5 das 115 ocorrências da palavra
"ekklesia" no Novo Testamento
At 7:38; 19:32,39,41; He 2:12.
nada têm a ver com uma assembleia neotestamentária:
2) 57 das 115 ocorrências da palavra
"ekklesia" no Novo Testamento:
Mt 18:17a,17b; At 2:47; 5:11; 8:1,3; 11:22,26;
12:1,5; 13:1; 14:23,27; 15:3,4,22; 18:22; 20:17; 20:28; Rm 16:1,5,23; 1Co 1:2;
4:17; 6:4; 10:32; 11:18,22; 14:4,5,12,19,23,28,35; 16:19b; 2Co 1:1; Fp 4:15; Cl
4:15,16; 1Ts 1:1; 2Ts 1:1; 1Tm 3:5,15; 5:16; Fm 1:2; Tg 5:14; 1Pe 5:13
são uma só assembleia local, específica, visível, atual, independente das
outras igrejas, e reunindo-se num local específico sobre a
terra; são a imediata adaptação da definição política que a
palavra ekklesia tinha no mundo de fala grega, para o mais próximo e harmônico
conceito espiritual neo-testamentário, que pode ser assim definido:
"EKKLESIA":
(1) um grupo, um CORPO, um organismo
(diferente de organização);
(2) LOCAL (o grupo de uma légua é completamente independente do grupo de outra
légua) e
(3) ORGANIZADO
(4) de pessoas que já se arrependeram, creram, e foram SALVAS do caminho do
inferno, depois
(5) pediram e foram SUBMERSAS em água, e
(6) foram aceitas e ARROLADAS COMO MEMBROS daquela assembleia local.
(7) Os membros de cada assembleia são chamados para fora de suas casas e se
reúnem física e CORPORALMENTE,
(8) UMA OU MAIS VEZES CADA SEMANA, sob a liderança de um ANCIÃO- PASTOR QUE
TAMBÉM É PROFESSOR- MESTRE,
(9) em um LOCAL FÍSICO, para,
(10) TODOS eles (fisicamente (e espiritualmente) JUNTOS),
(11) CULTUAREM AO DEUS verdadeiro (o da Bíblia), triúno, com
(12) UMA SÓ DOUTRINA + PRÁTICA
(13) PERFEITAMENTE DEFINIDAS, muito estreitas,
(14) absolutamente NEOTESTAMENTÁRIAS, e
(15) UNANIMEMENTE CRIDAS E CONVINCENTEMENTE DEFENDIDAS por todos os seus
membros.
(16) E tendo os objetivos (únicos e dele exclusivos, nenhuma organização tem
todos e somente estes objetivos) de: PROCLAMAR E EXPANDIR O EVANGELHO de o
nosso Senhor e Salvador Jesus, o Cristo de Deus;
(17) ORGANIZAR OUTRAS ASSEMBLEIAS locais da mesma fé e prática;
(18) EDIFICAR OS SEUS MEMBROS espiritualmente (isto inclui pregação, exortação,
repreensão e, quando necessário, disciplinamento);
(19) PRATICAR AMOR, COMUNHÃO E BENEFICÊNCIA entre os irmãos da assembleia
local;
(20) PRATICAR BENEFICÊNCIA para com outros irmãos de outras assembleias locais
de mesma fé e práticas, e, dentro de suas possibilidades, a quantos dela
precisem; e
(21) observar as 2 ORDENANÇAS MEMORIAIS simbólicas (SUBMERSÃO E CEIA).
- Se qualquer uma (basta 1 somente) dessas 21 exigências não for satisfeita,
não temos uma assembleia em acordo com o Novo Testamento.
- Não há outra assembleia além dessas assembleias locais. E o Novo Testamento não
dá autorização para nenhuma organização além/ acima de/ ao lado de/ entre as/
em lugar de a assembleia local soberana e independente (dependente somente de
Deus). Nada de denominação, convenção, junta missionária, associação,
confederação, presbitério, sínodo, seminário, etc. Nada de Igreja Fulana
BRASILEIRA, Igreja Fulana da CONVENÇÃO Cicrana, mas somente "assembleia
dos crentes que se reúnem na rua RRR número NNN, para adorar a Deus, e que ...;
ela crê e pratica ...; ocasionalmente pode ter alguma comunhão informal e
desobrigada com outras assembleias de mesma fé e prática (permanecendo
totalmente soberana e independente), mas se separa das que ..."
3) 36 das 115 ocorrências da palavra
"ekklesia" no Novo Testamento
At 9:31; 15:41; 16:5; Rm 16:4,16; 1Co 7:17; 11:16;
14:33,34; 16:1,19a; 2Co 8:1,18,19,23,24; 11:8,28; 12:13; Gl 1:2,22; 1Ts 2:14;
2Ts 1:4; Ap 1:4,11,20a,20b; 2:7,11,17,23,29; 3:6,13,22; 22:16;
referem-se INDIVIDUALMENTE a um número de igrejas locaiS, específicaS,
visíveIS, atuaIS, independenteS das outras igrejas locais e independentes, cada
uma delas como em (2) e reunindo-se num local específico sobre a terra,
4) 16 das 115 ocorrências da palavra
"ekklesia" no Novo Testamento
Mt 16:18; 1Co 12:28; 15:9; Gl 1:13; Ef 1:22; 3:10,21;
5:23,24,25,27,29,32; Fp 3:6; Cl 1:18,24;
têm o sentido de igreja local tomada como generalização, um conceito abstrato,
um pattern abstrato, um modelo abstrato a ser seguido por todas as instâncias
locais (portanto, uma generalização- conceito- instituição- modelo aplicando-se
a cada igreja local). Perfeitamente análogo a quando se diz "a família
brasileira precisa de pais crentes exemplares", a expressão "família
brasileira" não significa que haja uma só família literal no país
(casamento grupal ?), mas que a generalização abstrata, o conceito (que serve
de modelo a todas as instâncias de famílias) deve ser assim, portanto cada
família individual também assim deve ser. Entendeu? É fácil. Para que complicar
e violar o sentido original das palavras (local- palpável- visível-
independente para espalhada.difusa- impalpável, invisível, escravizada?
5) 1 das 115 ocorrências da palavra
"ekklesia" no Novo Testamento
He 12:22-23
a) pode ser (como já fiz) classificada juntamente com as outras 57 ocorrências
de igrejas LOCAIS de 2) (acima), com a
única diferença que, mesmo sendo uma e única igreja, ela sempre (durante sua
atual formação) foi, e é e, na eternidade futura (quando estará totalizada)
será L-O-C-A-L, sim, local, circunscrita a um local, aquele em que Cristo está
em corpo de carne e ossos, que agora é no terceiro céu, e na eternidade futura
será a Nova Jerusalém aterrisada sobre a nova e glorificdada terra, e sob o
novo e glorificado céu.
b) mas é melhor (reconheço agora) que notemos que
de modo nenhum garante que há, aqui e agora, "uma só assembleia sobre a
face da terra, a assembleia universal, difusa, espalhada, diluída, impalpável,
invisível, aglutinando todos os salvos de todas as assembléias locais de todas
as denominações da face da terra”.
Oxymeron (grego antigo ὀξύμωρον,
originado de ὀξύς ("afiado") +
μωρός ("cego, sem fio").) é um contra-senso
absurdo e ridículo formado pela junção de duas palavras opostas,
irreconciliáveis, tais como "este é um homem gordo-magro, esta é uma
mulher alta-baixa, esta é uma idéia ótima-péssima." Pois bem, "assembleia universal, difusa, espalhada,
diluída, impalpável, invisível, aglutinando todos os salvos de todas as
assembléias locais de todas as denominações da face da terra”, é uma extrema
impossibilidade a combatida com todas as nossas forças, pois mui danosas
consequências a quem a abraça, e é ridículo oxymeron, uma inadimissível
contradição de termos ireconcilíaveis:
- se é assembleia- em- reunião- ou- que- se-
reune, então, sem sombra de escapatória, tem que ser local, seus membros olham
olho no olho, batem nas costas, apertam-se as mãos, regularmente, semana a
semana; e,
- se é universal, difusa, espalhada, diluída, impalpável,
invisível, aglutinando todos os salvos de todas as assembléias locais de todas
as denominações da face da terra, então não é é assembleia- em- reunião- ou-
que- se- reune.
Citarei uma pequena parte de The Universal Church
Theory WEIGHED IN THE BALANCES AND FOUND WANTING, By Thomas Williamson,
<<O último texto de prova que Scofield dá para a existência de
sua "verdadeira igreja" é Hebreus 12:22-23, que diz:
" Hb 12 22 Mas vós [já] tendes chegado a[o] monte Sião,
e à cidade de [o] Deus [que está] vivendo ([à] Jerusalém celestial),
e às miríades de anjos
(ao ajuntamento de todos [estes] ),
Hb 12 23 e
à assembleia d[os] primeiros- nascidos (n[os] céus tendo sido inscritos),
e a Deus ([o] juiz de todos),
e a[os] espíritos d[os] justos tendo sido
tornados completos, (LTT)".
Provavelmente, não há explicação mais excelente desta passagem que aquela dada
por Milburn Cockrell, editor final da Berea Baptist Banner. A respeito dessa passagem, ele diz: "Isso não pode se referir à
igreja universal e invisível de todos os crentes, pois que o escritor diz:
"vós
[já]
tendes chegado a." [perfeito do
indicativo, que indica compleção e persistência] A igreja invisível não tinha
[nem ainda tem] se ajuntado, uma vez que alguns de seus membros [ainda] estavam
[e estão] por nascer. Também isto não pode apontar para algum tipo de igreja em
glória, visível, a ser ajuntada no céu em algum dia futuro. [A declaração]
"vós
[já] tendes chegado a" milita fortemente contra a idéia de igreja na glória. O escritor
não fala em Hebreus 12:22-24 de uma futura igreja, mas de uma igreja [total já]
presente [naqueles dias].
"[Toda] esta seção de Hebreus 12 faz o contraste da dispensação do Antigo
Testamento com a dispensação do Novo Testamento, do terrestre Monte Sinai com o
Monte Sião espiritual. O escritor mostra que as excelências da Nova Aliança são
muito superiores ao Pacto da Lei. Isso está sendo feito como um meio de levar
os hebreus a perseverarem na sua profissão de fé cristã.
"Nós não podemos entender que isso significa que estes cristãos judeus
[destacavam-se porque] tinham literalmente chegado ao monte Sião, em Jerusalém,
porque isto era tão verdadeiro para toda a nação judaica [descrente] como para
aqueles[todos eles crentes] a quem o Apóstolo se dirige. Também não podemos
entender que eles estavam literalmente no Céu, pois nenhum a quem ele escreveu
estava no céu no momento em que ele falava. Ele tem que ter querido dizer que,
pelas características da nova dispensação, os cristãos hebreus tinham feito
essas coisas. Ele está mostrando as bênçãos que atualmente pertencem à
dispensação do evangelho. Estas não são futuras, mas presentes. Por isso ele
diz: "vós [já] tendes chegado a."
"Monte Sião fala da igreja evangélica como uma instituição divina. Os hebreus haviam chegado ao Monte Sião ao se
tornarem membros da igreja do Novo Testamento." ("In
Search of the Universal Invisible Church," Mantachie, Mississippi,
Berea Baptist Church, 1982/2003, pp. 21-22). A
"igreja" a que os hebreus
tinham chegado era uma igreja bíblica local, substituindo o não mais
útil e não mais aceitável Templo judaico.>>
Hélio de Menezes Silva, out.2016.
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Se ainda restar dúvidas, antes de ficar zangado e obstinado estude em
02OQueNenhumaIgrejaEh-Helio.htm 03Os3SentidosDeIgreja-Helio.htm
Ekklesia.Qual_Significado_ORIGINAL_Da_Palavra_Nos_Dias_NT-Helio
Ha_Corpo_Misterioso_Mistico_Do_Cristo.Igreja_Universal_Difusa_Invisivel-HEvans
Hb12.22-23_Esta_Mal_Dividido.Nao_Ha_Igreja_Universal_Difusa-Helio
Teoria_Igreja_Universal_Pesada_Balanca_Achada_Em_Falta-TWilliamson
Argumentos Contra a Igreja Universal
e Invisivel – M. Cockrell
Igreja No Novo Testamento Eh Visivel
E Local, a – A.W. Pink
Males da Teoria da Igreja Universal
invisível e difusa, os -- M. Cockrell
Perguntas e Respostas Sobre o Mito da
Igreja Universal De Hoje, invisível e difusa -- Helio
Perguntas e Respostas Sobre o Mito da Igreja
Universal De Hoje, invisível e difusa -- Helio
Relutância Histórica dos Batistas
Engolirem [o mito da] Igreja Universal Invisível e Difusa -- Helio
À Procura da Igreja Universal e
Invisível -- Cockrell
Igreja Universal e Invisível -- uma
Teoria e um Mito -- Montgomery
Mito da Igreja Universal, o -- F.A.
Gomes
Hélio de Menezes Silva, out.2016
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Um crente muito amigo me respondeu
alegando que algumas coisas de um historiador francês, Fustel,sem religião,
contrário ao cristianismo, escreveu, contrariando léxicos e dicionários que já
vimos. Eu poderia ler (pela 2a ou 3a vez) as citações que meu irmão em Cristo
me enviou, e poderia mostrar que nada ali se sustentava, mas preferi apenas
lançar uma pergunta preliminar a tudo isso:
Mas Quem Foi, Mesmo, Numa Denis Fustel de Coulanges?
a)
Segundo https://pt.wikipedia.org/wiki/Numa_Denis_Fustel_de_Coulanges:
Fustel foi somente um cego e muito ativo POSITIVISTA, implicando, segundo https://pt.wikipedia.org/wiki/Positivismo , um sistema
centrado no HOMEM, inimigo de CRISTO, que propõe à existência humana valores
completamente HUMANOS, afastando radicalmente a TEOLOGIA e a metafísica (embora
incorporando a teologia e a metafísica em uma filosofia da HISTÓRIA) [isto é,
cristianismo é somente uma entre muitas variedades de EVOLUÇÕES de religiões,
todas sem valor absoluto, sem o Deus único e todo poderoso, da Bíblia).
b) Segundo https://pt.wikipedia.org/wiki/Numa_Denis_Fustel_de_Coulanges#Personalidade_e_opini%C3%B5es
Fustel foi adversário declarado da democracia e da república, recusava-se a
aceitar o sufrágio [voto] universal [não aceitava que todos pudessem votar; o
governo devia ser de um ditador, eleito por uma CÚRIA [1. corte pontifícia. 2.
tribunal eclesiástico de um bispado. 3. lugar onde se reunia o senado romano.
4. o próprio senado romano. 5. divisão política do povo romano. 6. décima parte
de uma antiga tribo romana] Ele considerava que a democracia e o voto universal
foram os responsáveis pelo fim do Império [francês], pela derrota da França
contra a Prússia em 1870 e pelo advento daquilo que ele também odiava, A Comuna
de Paris [a primeira tentativa da história de criação e implantação de um
governo socialista. Teve início com a revolução proletária na capital francesa,
durando de 18 de março a 28 de maio de 1871.]
Alega-se que Fustel era defensor da família, da religião e da propriedade, mas,
note que isso era num contexto muito diferente do nosso, cristãos, e muito mal.
Por exemplo, Fustel argumenta em "A Cidade Antiga" que as primeiras
religiões eram cultos de adoração aos mortos [necromancia] que eram
considerados sagrados e seus túmulos eram considerados templos. O livro
argumentava que:
A religião foi o [grande e] único fator na evolução das antigas Grécia e Roma.
A união da família e do estado foi o trabalho da religião, a qual família, por
causa da adoração aos seus ancestrais, atraía e ajuntava [a todos seus
membros], pela necessidade de se envolver nos cultos aos ancestrais, de modo
que se tornou a unidade básica das sociedades antigas, expandindo-se para a
gens, a fratria grega, a tribo romana, para o estado da cidade-país, e esse
recuo na crença e autoridade religiosa, na crise moral provocada pela riqueza
e expansão romana, condenou a república [grega] e resultou no triunfo de
Cristianismo e na morte da antiga cidade-país
c) Portanto, irmão, joguemos no lixo todo o livro de Fustel, um perdido que
queima no inferno, livro que declaradamente, desde seu prefácio e início,
reconhece que tem por objetivo mostrar que Grécia e Roma caíram frente ao
Cristianismo porque abandonaram suas antigas práticas religiosas enraizadas no
culto aos seus ancestrais, e tem o objetivo de derrubar a noção de "um
homem, um voto", e "uma cidade, um país soberano e
independente". É de se entender que quem é perdido, quem não tem
compromisso com a verdade, escreva a História de forma distorcida, enfatizando
coisas secundárias e desprezando coisas principais. Antes de virar historiador,
esse cara já tinha seus axiomas fixos em sua mente ("religião distorcida
foi a fonte de todo governo e poder político, e deve ser usada como poderoso
instrumento; eram um punhado de membros da Cúria que decidiam tudo na Ekklesia;
por sua vez, uma Ekklesia universal [e visível], com um ou poucos
representantes de cada cidade, governava todas as outras ekklesias"). Ele
virou historiador para impor suas ideias preconcebidas, ao invés de formar suas
ideias a partir de estudo honesto e imparcial da História.
Bem, se você me puder mostrar as ideias de Fustel defendidas por grandes,
respeitados historiadores e lexicógrafos ou dicionaristas do grego, que sejam
exemplares crentes demostrando salvação e piedade, perseguido por Roma, combatedores
do Romanismo, ou pelo menos que sejam pessoas demonstrando temor a Deus e
grande imparcialidade, pessoas não querendo distorcer Grego e História para
favorecer a heresia romana da igreja universal, então me envie que eu darei
respeitosa atenção e dedicarei tempo para refutar seus erros, mas Fustel não
merece nosso tempo nem respeito, irmão.
Se eu tivesse 10 vidas de 100 anos, irmão, não dariam para eu ler os 1% dos
melhores livros dos melhores crentes batistas literalistas e mais
fundamentalistas que eu. Por que desperdiçar tempo lendo descrentes que já
estão no inferno? Isso é mais verdade quando esses descrentes são superados na
razão de 100 para 1 por crentes verdadeiros biblicistas e batistas, e mesmo por
pessoas que não são salvas, mas parecem muito mais neutras, honestas, e
harmônicas com a Bíblia, com o bom senso, com os bons frutos das boas
doutrinas.
Por favor, releia, releia mesmo, as definições de Ekklesia que já lhe enviei,
tirada dos melhores dicionários léxicos e dicionários que dão o conceito de
Ekklesia ANTES da Igreja Católica o ter deturpado.
1) Thayer, (presumo que um crente verdadeiro. Muito competente, honesto,
imparcial);
2) Strong, (presumo que um crente verdadeiro. Muito competente, honesto, imparcial);
3) James Hope Mouton and George Milligan, (presumo que dois crentes
verdadeiros. Muito competentes, honestos, imparciais);
4) BDAG - A Greek-English Lexicon of the New Testament, (presumo que um crente
verdadeiro. Muito competente, honesto, imparcial);
5) Oxford Universal English Dictionary
6) Encyclopedia Britannica
7) https://jeraldd.wordpress.com/definition-of-ekklesia/
(presumo que um crente verdadeiro. Muito competente, honesto, imparcial);
8) http://www.acu.edu/legacy/sponsored/restoration_quarterly/archives/1950s/vol_2_no_4_contents/ward.html
(presumo que um crente verdadeiro. Muito competente, honesto, imparcial);
Depois de sua cuidadosa leitura de todos essas 8 fontes, responda-me, irmão, o
que pensam eles sobre o significado de "Ekklesia" desde os primeiros
registros do grego muitos séculos antes de Cristo, até os dias em que o Novo
Testamento foi escrito:
Que pensava (1)?
E (2)?
E (3)?
E (4)?
E (5)?
E (6)?
E (7)?
E (8)?
Hélio, jan. 2018.
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Irmão, mesmo recusando desde o pé tudo que vem de um não salvo como FUSTEL que
fez o objetivo de sua vida distorcer a História para inventar lições
objetivando salvar o sistema político da França e do mundo, dá para se fazer
breves observações correndo-se rapidamente pelo resumo do que ele mesmo escreveu,
ele mesmo (mais dele não preciso nem quero ler):
- Quem decidia as coisas de uma família estendida (avós, pais, filhos, netos)
era uma REUNIÃO (presença física, corpórea) de membros dela,
sem nenhuma outra família podendo intervir,
sem ela intervir em nenhuma outra família,
sem haver algo chamado de "Família UNIVERSAL" que engloba todos os
membros de todas famílias isoladas, sem falar em nome delas, sem ditar nada a
elas.
Quanto às coisas tratadas, só eram da alçada da família, não de outra, e não
desrespeitavam os direitos dos indivíduos. Exemplo "Ajudaremos nosso Zé a
reconstruir a casa incendiada?", nunca coisas de outra família, como
"Vamos pedir às famílias vizinhas para ninguém plantar o que
plantamos?", nem coisas inerentes à autonomia dos indivíduos, como
"vamos pedir a Chico para só vestir preto?"
Que diferença das ditatoriais e hierárquicas igrejas católicas, e
presbiterianas, e associações batistas!!! Já vi pastor ser transferido à força,
sem ele nem nenhum membro da igreja quererem, já vi igreja ser ordenada, sem
querer, expulsar um seu membro, já vi pastor ser proibido de pregar sobre
alguns assuntos (proibido de sequer mencioná-los), há castas dentro das igrejas
e entre elas, etc.
- Idem para Fratia.
Exemplo "Nós, da fraternidade das famílias Silva e Oliveira de Jacumã,
vamos construir uma grande cisterna de água?", não "vamos mandar
outras fraternidades usarem preto?"
- Idem para Tribos
Exemplo: "Nossa tribo da parte alta da cidade deve pavimentar a ladeira de
acesso?", não "vamos mandar outras tribos vestirem preto?"
- Quem decidia as coisas de uma Ekklesia de uma cidade-país era uma REUNIÃO (presença
física, corpórea) de membros dela,
sem nenhuma outra pessoa de outra cidade podendo intervir,
sem ela intervir em nenhuma outra cidade
sem haver algo chamado de "Igreja UNIVERSAL" que engloba todos os
membros de todas igrejas isoladas, sem falar em nome delas, sem ditar nada a
elas.
Quanto às coisas tratadas, só eram da alçada da igreja local, não de outra, e
não desrespeitavam os direitos dos indivíduos. Exemplo "Qual o melhor
horário para nossos cultos de domingo", nunca coisas de outra família,
como "Vamos pedir às igrejas vizinhas para adotarem o mesmo
horário?", nem coisas inerentes à autonomia dos indivíduos, como
"vamos pedir a Chico para só vestir preto?"
Que diferença das ditatoriais e hierárquicas igrejas católicas, e
presbiterianas, e associações batistas!!! Já vi pastor ser transferido à força,
sem ele nem nenhum membro da igreja quererem, já vi igreja ser ordenada, sem
querer, expulsar um seu membro, já vi pastor ser proibido de pregar sobre
alguns assuntos (proibido de sequer mencioná-los), há castas dentro das igrejas
e entre elas, etc.
Hélio, jan. 2018.
Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.