Ao FINAL, pelo lado da perspectiva humana, Não Seriam Calvinistas E Arminianos Iguais?



Hélio de Menezes Silva, 2017.



(Ninguém me julgue precipitadamente, nem se ofenda. Considere que estou apenas fazendo uma pergunta. Ao final de uma situação que vou descrever, não consigo ver nenhuma diferença entre calvinistas e arminianos, sob a perspectiva humana e soteriológica, quanto aos resultados finais para o homem. Só quero saber se há uma enorme diferença, e qual é ela. Alguém pode me explicar???...)



Suponhamos que você avalia o pastor sênior de sua igreja como sendo o melhor e mais santificado crente com quem você já conviveu, ele dá sempre dando um maravilhoso testemunho de como Deus o salvou, ele sempre citando os versículos com que Deus tocou seu coração, e ele sempre dando os mais convincentes e lindos frutos de genuína salvação. Suponhamos, agora, que, no último ano, secretamente, dominado pela luxúria, ele veio a cair nos encantos de uma prostituta satanista e possuída por demônios, passou a visitá-la regularmente, tudo em segredo, ontem foi para a cama com ela, e, no meio do ato, uma bala .50 polegadas, perdida, o atingiu na cabeça e ele teve morte instantânea, em zero segundos, sem tempo de perceber nada, muito menos de se arrepender e pedir perdão, sua cabeça explodiu em 30 pedacinhos.

Se você for "100% calvinista da linha mais dura", acho que provavelmente pensará "Ah, coitado! Infelizmente, como ele não perseverou até o fim, isto provou que ele NUNCA FOI SALVO, um eleito, um regenerado! Portanto, infelizmente, ele ESTÁ NO INFERNO eterno!"

E, se você for "100% arminiano da linha mais dura", acho que provavelmente pensará "Ah, coitado! Infelizmente, mesmo tendo ele sido salvo no passado, agora ele PERDEU A SALVAÇÃO, ele ESTÁ NO INFERNO eterno!"

Enquanto possa parecer que há uma grande diferença entre o Calvinismo e o Arminianismo, em ambos os sistemas o pastor sênior acabará indo para o inferno eterno. Em ambos os sistemas, uma "certa" "constância e intensidade" de "obras de compromisso, de obediência e de perseverança" é necessária para que uma pessoa, em última análise, vir a receber a vida eterna, o que somente se sabe com absolutíssima certeza ao final da vida.

Portanto, segundo calvinistas e arminianos, salvação final exige uma certa ajuda das obras realizadas após a fé inicial.

Em contraste, veja a posição que eu percebo que é o equilíbrio da Bíblia:

Clv22 - Calvinismo. P2. Crentes Não Perseveram Por Si Mesmos. Deus Os Preserva – J M Carrol 
Clv22 - Calvinismo. P3. Preservacao Do Salvo. Pelo Salvador Que Persevera – J J G Faria 
Clv22 - Calvinismo. P4. Crente Suicida Adultero Pecadorzao - Helio 
Clv22 – Versos Distorcidos. P. Perseveranca dos Santos - Helio 
Clv22 – Versos Mal Entendidos pelos Negadores da Preservacao da Salvacao - Helio 


A posição que eu creio que é a da Bíblia é:


"Uma vez que cri biblicamente, Deus (Ele e não eu) me preservará salvo eternamente, não importam minhas fraquezas e infidelidades, as quais me trarão dolorosas disciplinas (até mesmo a morte física), a perda da usabilidade por Deus, e a perda de comunhão, de galardões e coroas, mas nunca a perda da minha salvação que está garantida totalmente dentro das onipotentes mãos de Deus."





Hélio de Menezes Silva, 2017.





Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.