E o crente que se Suicida?

Divorcia e casa com outra pessoa?

Vive naquele pecadão?





Hélio de Menezes Silva, 2017




RESPOSTA:

Caro irmão XXXX:

Perguntas dificílimas para todos!

Só posso ter certezas (baseadas na Bíblia) do seguinte:


0) Pelo menos nesta atual dispensação das igrejas locais, se uma pessoa, um certo dia, verdadeiramente, REALMENTE creu, CREU biblicamente (DA FORMA BÍBLICA), no Cristo, O CRISTO DA BÍBLIA, então está definitivamente salvo, sua salvação é incapaz de ser perdida, incapaz de ser tirada por qualquer criatura do universo (inclusive ele mesmo), de qualquer modo, a qualquer tempo, por qualquer motivo, faça aquele crente o que fizer, até mesmo (se isto fosse possível, mas não acredito que seja, pois como poderia eu duvidar que existe o sol, depois de vê-lo? Ou o mar, depois de tocá-lo? Ou o Canadá, depois de lá morar?) poderia dizer que deixou de crer, poderia blasfemar contra o nome da qualquer uma ou de todas as pessoas da Trindade, poderia matar a si mesmo sem tempo de se arrepender e pedir perdão, poderia ter caído no mais imundo pecado que possamos imaginar, vezes e vezes sem conta, e ser atingido por uma bala perdida (daquelas que matam em 0,000.001 segundos) quando estava no mais feio momento daquele mais feio pecado, sem ter ele tempo de se arrepender, poderia ..., poderia ..., ou até mesmo poderia ... . Mas, mesmo, assim continuará salvo, pois sua salvação não depende 1mm de qualquer boa ou má obra que faça depois de ser salvo, sua salvação é garantida exclusivamente pela infinita fidelidade de Deus, nada nem ninguém mais importam.

1) Não posso ser dogmático em casos especiais, com pessoas concretas e específicas.
Não posso com toda certeza dizer: "Fulano com toda certeza é um salvo, vejam sua vida até agora";
nem posso dizer com certeza "Beltrano com toda certeza nunca foi salvo, vejam que terrível pecado dele."
Só posso dizer:
"Fulano dá a aparência exterior (aparência, nada mais posso dizer) de que é um salvo, vejam sua vida até agora";
"Beltrano dá a aparência exterior (aparência, nada mais posso dizer) de que nunca foi salvo, vejam que terríveis, continuados, pecados dele, há tantos anos, aparentemente sem nunca sofrer nenhum tipo de disciplina corretiva enviada por Deus, aparentemente com deleite no pecado, sem parecer se lembrar de Deus"

2) Mas, em linhas gerais, sem particularizar com nomes de pessoas, posso ter certeza de que:
***SE*** (e este é um grande "se") uma pessoa REALMENTE creu biblicamente no Cristo da Bíblia, então NENHUM pecado que ele possa vir a cometer depois pode tirar sua salvação, embora possa tirar seus galardões, sua comunhão com o Senhor, sua usabilidade pelo Senhor, e traga dolorosa disciplina do Pai que, por carinhoso amor, disciplina Seus filhos com dolorosas disciplinas, incluindo doença física e morte, quer aplicadas nele, ou naqueles que tal homem mais ama.

3) Há muita, MUITÍSSIMA gente que engana todo mundo ou quase todo mundo, dizendo que é salva, talvez até mesmo pense que é salva, mas que vive permanentemente em pecado, cometendo iniquidade sem nenhuma vergonha, sem nenhum sentimento de remorso e arrependimento, mas que, ao final, ouvirá as palavras de Mat 7:21-23 “21 ¶ Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. 22 Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas? 23 E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade.” (Mt 7:21-23 ACF)

4) Só Deus sabe diferenciar perfeita e infalivelmente entre o piorzinho do aparente trigo (mas ainda assim é trigo, irá para o celeiro do Senhor!) do melhorzinho do aparente joio (mas ainda assim é joio, irá para o fogo do inferno)

5) Eu só posso pregar em termos gerais, isso é, pregar as duas verdades que encontramos em 1João 1:6-2:3
“6 Se dissermos que temos comunhão com ele, e andarmos em trevas, mentimos, e não praticamos a verdade. 7 Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado. 8 ¶ Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós. 9 Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça. 10 Se dissermos que não pecamos, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós. 2:1 ¶ Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo. 2 E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo. 3 ¶ E nisto sabemos que o conhecemos: se guardarmos os seus mandamentos.” (1Jo 1:5-2:3 ACF)

6) Quanto à pessoa que diz que é crente mas que dá a aparência de que nunca foi salvo, que vive em pecados grosseiros, e isto há muitos anos, aparentemente sem nunca sofrer nenhum tipo de disciplina, aparentemente com deleite no pecado, sem parecer se lembrar de Deus, ... ... ... Eu só tenho que ir pelo lado da segurança e severamente lhe aconselhar que se examine a si mesmo e aja como se fosse um perdido que desesperadamente precisa de salvação, para que, assim, ele deposite sua verdadeira e total fé em Cristo, recebendo-o como Salvador e Senhor-dono-controlador de sua vida. É melhor que eu tratar 999 trigos ruinzinhos como se fossem joio precisando ser convertidos, do que dizer a um joio "fique como está, você não precisa se arrepender e ser salvo, porque já é salvo". ...



Deus te abençoe.

Hélio.

*********************************

RESUMINDO tudo o que, pela Bíblia, cremos sobre este assunto, e que dissemos acima:

- A salvação de quem CREU é PRESERVADA não por ele, mas por DEUS Jo 3:18; 10:28-29; Rm 8:28-30,35,38-39; 1Co 5:3-5; Ef 4:30.

- Uma vez presenteada e recebida a salvação (por ação da graça de Deus, por meio da fé), ela é incapaz de ser perdida, é por DEUS preservada dentro de Suas onipotentes mãos, mesmo se o crente morrer sem arrependimento e sob disciplina, no pior pecado imaginável (inclusive após adultério seguido de assassinado seguido de suicídio) 1Co 3:15 (toda a glória seja dada a Deus), embora nesta terra, ele perca a alegria e a dulcíssima comunhão (com Deus e irmãos da sua igreja), deixe de ser maravilhosamente usado por Deus, perca galardões e coroas, seja moído sob pesada disciplina por parte da igreja e, principalmente, de Deus, até a ponto dEle ordenar sua morte de forma exemplar,

- https://www.evangelicaloutreach.org/suicidebk.htm (embora nos criticando) fornece uma lista de muito influentes pastores com a nossa mesma posição acima, inclusive referindo-se explicitamente ao caso de suicídio:
Les Carter; Charles Stanley; Ron Rhodes and Paul Carden; Rich Thomson assistente de John MacArthur Jr.; Hank Hanegraaff; David Jeremiah; June Hunt; Robert Morey; Adrian Rogers; David Breese; J. Vernon McGee; Radio Bible Class; Bob George; Joseph C. Dillow; Erwin Lutzer; Jack Hayford, etc.

Ver
Calvinismo Vs. Arminianismo Vs. Biblia -- Helio - Valdenira . e
31 - a Completude da Salvação. e
http://solascriptura-tt.org/SoteriologiaESantificacao/EhSalvacSeguraEIncapazSerPerdida-Helio.htm. e
http://solascriptura-tt.org/SoteriologiaESantificacao/HaSalvacaoPorMisturaFeObras-Helio.htm.




Hélio de Menezes Silva, abr.2017



Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em http://BibliaLTT.org, com ou sem notas.



(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de http://solascriptura-tt.org)




(retorne a http://solascriptura-tt.org/ SoteriologiaESantificacao/
retorne a http://solascriptura-tt.org/)


Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.